-ANVISA ANALISA HOJE NOVOS PEDIDOS DE LIBERAÇÃO DA COVAXIN E SPUTNIK V
-ALESC APROVA PROJETO DE CEM MILHÕES PARA ENFRENTAMENTO DA ESTIAGEM
-EPAGRI INICIA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DOS PRÓXIMOS TRABALHOS
-AGRICULTURA REALIZA DURANTE ESTE MÊS O FÓRUM DE AGROECOLOGIA
-PREFEITURA INICIA EMISSÃO DAS GUIAS PARA PAGAMENTO DO IPTU
-LIONS CLUBE PROMOVE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS NESTE SÁBADO
-SAÚDE COMEÇA VACINAR CAMINHONEIROS A PARTIR DA PRÓXIMA SEMANA
-HOMEM FICA FERIDO EM QUEDA DE MOTOCICLETA NA SC 163
-ASSALTANTES INVADEM CASA E LEVAM TV E CAMINHONETE
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e seis centavos. O euro está valendo seis reais e 16 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Justiça uruguaia condenou à prisão nesta quinta-feira sete militares aposentados por crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura militar entre os anos de 1973 e 1985. Três deles já cumprem penas por outros crimes semelhantes no mesmo período. Eles foram processados e condenados por "privação de liberdade e violência privada" contra cerca de trinta detidos no centro clandestino de tortura "300 Carlos", que funcionou entre 1975 e 1977 em um complexo militar na capital Montevidéu.
As novas infecções anuais pelo vírus HIV caíram 73 por cento entre 1981 e 2019, de acordo com uma nova análise das autoridades de saúde dos Estados Unidos, divulgada nesta quinta-feira. No entanto, a proporção de negros e latinos infectados aumentou, de acordo com o Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que divulgou seu primeiro relatório sobre o vírus há quase 40 anos. Estima-se que um milhão e 200 mil pessoas vivam com HIV nos Estados Unidos e cerca de 13 por cento delas não sabem que têm o vírus.
Os Estados Unidos incluíram o Brasil na lista com mais de 40 nações que irão receber parte do primeiro lote de doações das vacinas contra a Covid-19, com 25 milhões de doses. O anúncio foi feito por autoridades americanas nesta quinta-feira. O país precisará dividir cerca de seis milhões de doses com ao menos outros 14 países da América Latina. Ao todo, os EUA se comprometeram a redistribuir cerca de 80 milhões de doses das vacinas AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson para outros países até o final de junho. Do total, 25 milhões de doses serão enviadas neste primeiro lote.
A Fundação Oswaldo Cruz deve entregar nesta sexta-feira mais cinco milhões e cem mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. Ao todo, estão previstas 100 milhões de doses na primeira fase de produção, até o fim de junho, disponibilizadas ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. Com a nova remessa, a fundação vai ultrapassar a marca de 50 milhões de vacinas ofertadas,contando também com quatro milhões de imunizantes importados prontos do Instituto Serum, da Índia. A instituição teve a produção interropida por cinco dias no final de maio em decorrência da falta de insumos importados da China. Mas ainda tem outras seis milhões e 500 mil doses em diferentes estágios de controle de qualidade.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária se reúne na tarde desta sexta-feira para analisar os pedidos de importação de duas vacinas contra a Covid-19: a russa Sputnik V e a indiana Covaxin. O encontro está previsto para começar às duas horas. Atualmente, as únicas vacinas que têm autorização para aplicação no país são CoronaVac, AstraZenecaOxford, PfizerBioNTech e Janssen. Em março, um pedido protocolado pelo Ministério da Saúde para a importação de 20 milhões de doses da Coxavin foi rejeitado em decisão unânime. Em abril, a Anvisa negou o pedido de autorização feito por 14 estados para importação de quase 30 milhões de doses da Sputnik V.
O comando do Exército informou nesta quinta-feira que decidiu não punir o general e ex-ministro da Saúde EDUARDO PAZUELLO pela participação em um evento político com o presidente JAIR BOLSONARO no Rio de Janeiro, no último dia 23. Segundo a corporação, "não restou caracterizada a prática de transgressão disciplinar" por parte de PAZUELLO. Com a decisão do comandante PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA, o processo disciplinar foi arquivado. O Regulamento Disciplinar do Exército e o Estatuto das Forças Armadas proíbem a participação de militares da ativa em manifestações políticas. No ato que gerou o procedimento disciplinar, PAZUELLO chegou a subir em um carro de som com BOLSONARO e fazer um breve discurso.
Santa Catarina acelerou o ritmo da vacinação contra a Covid-19 nos últimos sete dias. O aumento no número de doses aplicadas foi de 75 por cento na comparação com os sete dias anteriores. Segundo os dados disponibilizados no vacinômetro do Governo estadual, foram 274 mil 143 doses aplicadas entre 26 de maio e dois de junho, com uma média diária de 39 mil 163. No período anterior, entre os dias 19 e 26 de maio, haviam sido 155 mil 905, o que resulta em uma média diária de 22 mil 272. Ao todo, já foram aplicadas pouco mais de dois milhões e 500 mil vacinas no Estado, entre primeira e segunda dose.
O secretário de Estado da Administração, JORGE EDUARDO TASCA, voltou a receber nesta semana, representantes de 16 entidades ligadas à segurança pública de Santa Catarina. Durante o encontro, as entidades entregaram ao governo um estudo com os números da inflação dos últimos anos e o reforço no pedido para a reposição salarial da categoria. Os servidores da segurança pública estão sem reposição há sete anos o que provocou uma defasagem de 45 por cento nos vencimentos dos servidores. O governo deve dar um retorno com uma proposta em até duas semanas. Não foi fixado um prazo para a definição do reajuste salarial para a segurança pública do estado.
Os deputados estaduais aprovaram, na tarde de quarta-feira, dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo que viabilizam a liberação de 100 milhões para o enfrentamento dos efeitos da estiagem que atinge Santa Catarina, principalmente na região Oeste. As matérias seguem para sanção do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. Um dos projetos altera o Plano Plurianual para incluir duas subações na Secretaria de Agricultura que tratam da construção de cisternas e da conservação de fontes e nascentes. O outro autoriza a abertura do crédito especial em favor da secretária, para destinar os 100 milhões para o enfrentamento da estiagem. São 70 milhões para a construção de cisternas nas propriedades rurais e 30 milhões para a preservação das nascentes.
Conforme o site oficial da Epagri/Ciram, a previsão para os próximos meses, é de média de 20 a 30 milímetros nas poucas chuvas que devem ocorrer. Pouco mais que no mês de abril, por exemplo, quando houve precipitações de 15 milímetros, em média. Para junho, não há nenhuma perspectiva de chuva razoável, e a situação que já é grave tende a ficar crítica. Com menos chuva, aliada à massa de ar seco mais frequente e contínuo no Estado, a previsão é de noites geladas e ondas de frio com três a cinco dias consecutivos de temperaturas baixas ao amanhecer. Já em julho deverá haver cinco a seis dias consecutivos com maior onda de calor à tarde, o que se caracteriza como o chamado veranico. Os congressos sobre o clima ocorrem mensalmente, sempre no final do mês, quando são discutidas as previsões para os três meses seguintes.
O presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, LOSIVÂNIO DE LORENZI, lamentou a falta atitude política, desde os governos municipais ao estadual e federal, para providenciar melhores condições de preço à suinocultura. Apesar do agronegócio ser um dos setores que não pararam durante a pandemia, LORENZI disse que não recebeu nenhum apoio do governo federal. Com a estiagem, além de prejudicar as lavouras, dificulta a atividade das barragens, o preço da energia elétrica também deverá aumentar. LOSIVÂNIO DE LORENZI comentou que as exportações de carne suína vinham sendo positivas nas últimas semanas, mas agora começam a cair. Um dos motivos apontados pelo presidente da ACCS é que o mercado externo está sobrecarregado de produtos e a produtividade aumentou muito.
A prefeitura de Anchieta realiza durante este mês ações voltadas à agroecologia. Os trabalhos iniciaram ontem e serão realizados até o próximo dia 17. O objetivo é aprender e cultivar materiais orgânicos visando um futuro mais sustentável. Conforme o secretário da Agricultura de Anchieta, RAFAEL DA SILVA, a intenção era realizar palestras presenciais, mas devido a pandemia a prefeitura e entidades envolvidas optaram em realizar de forma virtual. As palestras iniciaram com uma ceia em Família, seguida de feira agroecológica e hoje encerra a primeira semana com uma palestra online. SILVA comentou que para a próxima semana será realizado um trabalho com o cardápio da escola municipal. O secretário destacou que as palestras servem para ser debatidos sobre ações sustentáveis no município.
O secretário da Agricultura de Anchieta, RAFAEL DA SILVA, comentou que nos dias 15 e 16 de junho os envolvidos estarão realizando a recolha de materiais recicláveis nas comunidades interioranas. Já no dia 17, entre as 8 e as 18 horas, o município estará promovendo a coleta de vidros na praça municipal. O secretário solicita para quem tenha vidros, se desloquem até a praça. Além disso, ele destacou outras ações que a secretaria está realizando no município. RAFAEL comentou que ações como troca de sementes entre os produtores. Esta ação visa trabalhar com outros tipos de sementes para cultivo nas propriedades.
O Lions Clube Renascer e o Leo Clube de SJCedro lançaram em meados de maio a campanha Inverno Solidário em parceria com o poder público municipal, entidades, comércio, Polícia Militar e instituições bancárias. E amanhã, dia 5, o Lions Club realiza o dia D desta campanha. A ação tem como objetivo principal a arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza. Os detalhes são da presidente da entidade, SALETE KLAUS. Conforme ela, serão três pontos de arrecadação neste sábado. A presidente destacou que o ginásio de Esportes Lauté Weber, próxima prefeitura do município e também próximo ao Posto Portal. SALETE explicou que o motivo de alterar a doação neste ano, é que durante os meses as pessoas têm doado roupas conforme a necessidade. Por isso, neste dia D de arrecadação será priorizado produtos de limpeza e alimentos para auxiliar famílias de baixa renda. As pessoas poderão levar os donativos a partir das oito horas da manhã deste sábado.
A ação envolve a prefeitura de SJCedro, Cras e secretaria de Assistência Social do município. Desde o início da pandemia as entidades têm registrado um número maior de pessoas precisando de auxílios. Atualmente o Cras atende mais de 280 famílias de baixa renda. A entrega dos produtos ocorrerá conforme o estudo socioeconômico realizado pelo setor social do município. As datas de entrega estão sendo organizadas para formação de cestas básicas e distribuição as famílias.
A equipe de Planejamento de Guaraciaba segue com os trabalhos para regularização fundiária de loteamentos. O setor esteve reunido nesta semana para acertar detalhes da área Loteamento Pelle, que está em andamento para ser regularizado. Conforme a responsável pelo setor, ELEANDRA KUNZ, a área a ser regularizada está em condomínio e participaram da reunião o proprietário e também o representante da área. Mais dois condôminos já foram verificados os lotes. Essa reunião teve como objetivo a verificação dos lotes que pertencem a cada condômino para levantamento topográfico que será realizado na próxima semana. São 40 lotes que farão parte dessa regularização. De acordo com os proprietários das áreas, alguns lotes foram vendidos há aproximadamente 40 anos. ELEANDRA destacou que após várias conversas com o proprietário, a regularização será encaminhada via administrativa, no Cartório de Registro de Imóveis de São Miguel, pelo Reurb.
A Epagri de SJCedro está trabalhando no planejamento das ações para os próximos três anos. Para elaboração deste plano, a equipe de profissionais passou por algumas capacitações, além de reuniões. A informação é do extensionista do órgão, CLEITON FURLANETTO. Segundo ele, o escritório está oportunizando para a população um questionário para facilitar a elaboração do planejamento. Todos os escritórios da empresa no Estado estão realizando esta elaboração. No final deste mês, a Epagri estará se reunindo com as entidades e lideranças da agricultura do município com o mesmo objetivo de debater escolhas e ações da empresa. Para os produtores, FURLANETTO destacou que está sendo encaminhado um formulário pelos aplicativos de mensagem. A Epagri também está disponibilizando este formulário nos escritórios.
O extensionista da Epagri de SJCedro, CLEITON FURLANETTO, disse que a elaboração do planejamento não está alterando o atendimento ao público e até mesmo as visitas nas propriedades. Ele comentou que a empresa está registrando uma expressiva demanda de trabalho principalmente em projetos para financiamentos e também do programa de Crédito Fundiário. Além destes atendimentos, a equipe segue trabalhando com os serviços rotineiros da Epagri. FURLANETTO informou ainda que o escritório está fechado devido ao ponto facultativo do Estado. O atendimento retorna na próxima segunda-feira.
Vacinação contra a Covid-19 será a partir de hoje para pessoas com 59 anos e caminhoneiros. A vacinação acontece no Centro de Convivência dos Idosos, das 14 às 16 horas e 30 minutos. A secretaria de Saúde de Guaraciaba está vacinando hoje as pessoas na faixa etária de 59 anos e também os caminhoneiros. A informação é da secretária de Saúde DAIANE DORIGON. Ela explicou que a Nota Técnica do Estado, prevê que neste primeiro momento receberão a vacina os caminhoneiros que realizam distâncias mais longas. Outra informação é de que é necessário comprovar vínculo empregatício com empresas sediadas em Guaraciaba. Além de apresentar carteira de trabalho ou declaração da empresa, para receber a vacina. DAIANE lembrou que é imprescindível as pessoas que vão receber a vacina estejam munidas dos documentos pessoais, carteira de vacinação e o Cartão do SUS.
A secretária de Saúde de SJCedro também informou que na próxima segunda-feira estará sendo aplicada a primeira dose aos caminhoneiros. A imunização acontece na Sala de Vacinas do posto de Saúde Central entre as 13 e 16 horas e 30 minutos. Os municípios de Palma Sola e Guarujá do Sul também iniciam a campanha da vacinação a partir da próxima segunda-feira. No caso de Guarujá, os caminhoneiros que estarão trabalhando na próxima semana, já estão recebendo a primeira dose.
As secretarias da Saúde dos municípios da região divulgaram mais um boletim epidemiológico da Covid-19. A próxima atualização ocorre hoje a tarde. Os municípios com maior número de casos ativos no momento são: SJCedro com 139 casos ativos, seguido por Anchieta com 121 e Guaraciaba com 107 pessoas com a doença ativa. A secretaria de Saúde de Princesa teve sua última atualização no dia 2, portanto ainda registra 44 casos ativos. Guarujá do Sul da mesma forma continua registrando 33 pessoas com vírus ativo. Já Palma Sola, 66 casos ativos. Dos três municípios que mais vacinaram estão: SJCedro com mais de seis mil e 200 doses aplicadas. Guaraciaba com mais de quatro mil e 800 pessoas receberam ao mínimo a primeira dose. E Anchieta com quase três mil pessoas vacinadas.
A emissão das guias de IPTU em Guarujá do Sul já estão disponíveis para impressão. A prefeitura está concedendo dez por cento de desconto para pagamentos em cota única ou parcelamento em até cinco vezes. A primeira parcela ou a parcela única do imposto vence no dia 15 de Julho. O site da prefeitura disponibiliza as guias de pagamento para serem impressas e pagas na rede bancária. De acordo com o fiscal de tributos do município, JUNIOR MATTOS, com a modernização, muitos serviços agora estão disponíveis online. Uma dessas ferramentas é a emissão dos boletos de IPTU, com isso os moradores evitam aglomeração. A prefeitura prevê que se todos os carnês do IPTU forem pagos, o município poderá arrecadar aproximadamente 745 mil reais. Sendo 256 mil de coleta de lixo, 472 de imposto e cerca de 17 mil reais de contribuição para custeio da Iluminação Pública, em terrenos não edificados.
O fiscal de tributos do município, JUNIOR MATTOS, informou que os cidadãos em condições de vulnerabilidade são isentos do IPTU. Ele citou os aposentados, deficientes físicos ou mentais, portadores de câncer e outras doenças graves. Estas pessoas precisam possuir um único imóvel e com renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos, puderam solicitar a isenção de pagamento. No ano de 2021, 82 contribuintes solicitaram e tiveram seus pedidos deferidos, gerando um valor aproximado de 33 mil em isenções. MATTOS alertou que para manter a isenção para o ano de 2022, devem renovar o pedido entre primeiro de outubro a 30 de novembro deste ano. Ele lembrou que a isenção é apenas para o IPTU, a coleta de lixo não é isenta.
O acidente aconteceu por volta das 20 horas e 30 minutos de ontem na SC 163 em São Miguel do Oeste, nas proximidades do aeroporto Hélio Wassun. Segundo apurado pela Rede Peperi, dois amigos seguiam sentido a São Miguel quando um deles teria sofrido a queda na rodovia. O condutor da moto teve escoriações generalizadas e precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros, que foi acionado, fez a imobilização e conduziu até o Hospital Regional para a realização de exames. A moto que era conduzida pelo homem, foi recolhida e retirada do local antes da chegada da Polícia Militar e da PMRv que responde pela rodovia. As causas que levaram o motociclista a sofrer a queda na SC 163 não foram divulgadas.
A Polícia Militar de São Miguel atendeu uma ocorrência de roubo ocorrido ontem por volta das 19 horas na Rua dos Imigrantes no Bairro Flor da Serra, em Bandeirante. A PM só foi acionada por volta das 20 horas e 50 minutos para atender a ocorrência. No local, os policiais encontraram a residência revirada. Conforme a PM os assaltantes levaram uma caminhonete Toro, cor Prata, uma televisão, um aparelho celular e uma carteira contendo documentos pessoais. Ainda segundo a guarnição, a vítima foi abordada em frente à residência por dois homens de pele clara, usando máscaras. Um deles estava armado com revólver e anunciou o assalto. Para a guarnição a vítima relatou ainda que ela foi amarrada com presilhas e trancada no banheiro de sua residência. Enquanto isso um dos autores fazia buscas na casa na tentativa de encontrar dinheiro ou armas, sendo que outro fazia a guarda da vítima.
A Polícia Militar informou que havia um terceiro suspeito permaneceu no veículo no Gol. Enquanto isso, os suspeitos tentaram encontrar valores em dinheiro, mas após não encontrar dinheiro e nem armas, os assaltantes avisaram a vítima que levariam a caminhonete. Um deles pegou o veículo e fugiu do local, já os outros dois autores permaneceram na casa por mais algum tempo. Mas em seguida, os assaltantes fugiram e também levaram a televisão, o celular e a carteira da vítima. Após a divulgação do assalto e do roubo da caminhonete, os policias do Paraná abordaram um veículo suspeito em Capitão Leônidas Marques. Depois de buscas no sistema, os policiais confirmaram o motorista era um dos autores do assalto e prenderam o homem. Com isso o veículo foi recuperado.