-TCU SUSPEITA QUE 6 MILHÕES RECEBERAM AUXÍLIO DE 600 REAIS SEM TER DIREITO
-JUSTIÇA DE SC NEGA PEDIDO DO MP PARA REDUÇÃO DAS MENSALIDADES ESCOLARES
-POSTO LOCAL DO SINE TEM MAIS DE 540 OFERTAS DE EMPREGO NO MUNICÍPIO
-CONDER FINALIZA 80% DOS PEDIDOS DE LICENCIAMENTO PROTOCOLADOS NESTE ANO
-ASSEMBLÉIA DA AMEOSC DISCUTE DECRETO DE GESTÃO COMPARTILHADA DA COVID-19
-PM APREENDE CAIXAS DE VINHOS TRAZIDOS IRREGULARMENTE DA ARGENTINA
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMENS QUE FURTARAM DOIS VEÍCULOS NO MESMO DIA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 30 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos para a compra e cinco centavos e meio para venda.
A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta quarta-feira que vai retomar os testes solidários com hidroxicloroquina, uma semana e meia depois de anunciar que ia suspender os testes com o medicamento. A substância é uma das várias sendo estudadas para tratar pacientes com sintomas severos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ainda não existe um remédio que seja 100 por cento eficiente no tratamento da doença e a OMS incentiva pesquisas que possam ajudar a encontrar medicamentos que ajudem a cuidar de pacientes com covid-19.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, MARK ESPER, disse nesta quarta-feira que se opõe ao uso de uma lei que permite que os militares sejam mobilizados para impedir a onda de protestos contra o racismo e a brutalidade policial que abala o país. Segundo a agência France Presse, a declaração foi dada dois dias depois que o presidente americano, DONALD TRUMP, indicou que poderia usar os militares para reprimir as mobilizações. O presidente americano também reforçou o pedido para que governadores e prefeitos convocassem a Guarda Nacional para conter tumultos. A solicitação foi rechaçada por governadores de estados como Illinois, Oregon e Nova York. Governadores republicanos, como o de Maryland, apoiaram TRUMP.
Manifestantes que participam de atos contra o racismo voltaram a desafiar o toque de recolher na quarta-feira, o nono dia de protestos nos Estados Unidos. Mais de 10 mil prisões aconteceram desde o início da onda de protestos motivados pela morte do ex-segurança GEORGE FLOYD em uma abordagem policial em Minneapolis. O número de prisões vem crescendo nos últimos dias à medida em que aumenta o efetivo da polícia nas ruas para colocar em prática o toque de recolher, que vigora em 40 cidades americanas. De acordo com a Associated Press, a maioria das prisões, cerca de três mil, ocorreu em Los Angeles.
O desperdício de água aumentou pelo terceiro ano seguido no Brasil, segundo estudo do Instituto Trata Brasil feito em parceria com a Water.org. Os dados mostram que, em 2015, 36 vírgula sete por cento da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. Já em 2018, ano mais recente com os dados disponibilizados, o índice atingiu 38 e meio por cento. Isso significa que, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para se tornar potável, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes, fraudes, “gatos”, erros de leitura dos hidrômetros e outros problemas. Como essa água não foi faturada pelas empresas responsáveis pela distribuição, os prejuízos econômicos chegaram a 12 bilhões de reais, mesmo valor dos recursos que foram investidos em água e esgoto no Brasil durante todo o ano.
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União apontou que cerca de seis milhões de pessoas podem estar recebendo sem ter direito o auxílio emergencial de 600 reais pago pelo governo em razão da crise do coronavírus. Segundo o ministro BRUNO DANTAS, relator do processo, isso representa cerca de 10 por cento de todas as pessoas que se beneficiaram da primeira parcela do auxílio. Segundo o TCU, o pagamento a essas seis milhões de pessoas pode representar uma despesa indevida da ordem de três bilhões e 600 milhões de reais por mês. Sobre o pagamento indevido do auxílio emergencial, o ministro BRUNO DANTAS não fez nenhuma recomendação. Segundo ele, esse pagamento indevido está sendo tratado em outro processo.
O presidente JAIR BOLSONARO vetou o uso do saldo remanescente do Fundo de Reservas Monetárias, de cerca de oito bilhões e 600 milhões, para o combate ao novo coronavírus. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União". A destinação do dinheiro tinha sido aprovada em maio pelo Congresso Nacional durante a análise de medida provisória editada por BOLSONARO e que extinguiu o fundo. Ao justificar o veto, BOLSONARO argumentou que a mudança feita pelo Congresso Nacional criava uma despesa obrigatória ao poder público sem indicar o impacto financeiro, violando regras constitucionais. Com o veto presidencial, a verba fica, em princípio, sem destinação.
A Primeira Vara da Fazenda Pública de Florianópolis negou o pedido do Ministério Público de Santa Catarina para que houvesse redução nas mensalidades de escolas particulares porque as aulas presenciais não estão ocorrendo. Para o juiz LAUDENIR FERNANDO PETRONCINI, as negociações sobre preços precisam ser feitas de forma individual. Segundo o processo, o MP argumentou que "as instituições de ensino não podem exigir o pagamento integral por um serviço que não está sendo prestado ou está sendo prestado de forma diversa do originalmente contratado" e que a "continuidade das aulas à distância proporcionaram economia com insumos e mão de obra para as escolas, com aumento de gastos para os pais, que passaram a ter os filhos 24 horas por dia em casa". O juiz não aceitou o argumento e negou o pedido de redução das mensalidades das escolas particulares.
A seca tem prejudicado a produção de leite em cidades de Santa Catarina. Em algumas delas, o prejuízo já chega a 30 por cento. Isso porque as chuvas irregulares desde o ano passado deixam o pasto mais seco e comprometem a produção de milho para silagem, usada na alimentação dos animais. Ao menos 92 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Segundo dados da Epagri, somente em março e abril mais de 26 milhões de litros de leite deixaram de ser produzidos em todo o estado, o que representa cerca de 33 milhões de reais que deixaram de ser gerados pelos produtores.
A prestação de contas do Governo do Estado, referente ao primeiro ano de gestão do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, foi aprovada por unanimidade em sessão telepresencial do Tribunal de Contas de Santa Catarina, realizada nesta quarta-feira. Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, um dos destaques foi a evolução do resultado orçamentário. Santa Catarina saiu de déficit de um bilhão e 200 milhões em 2018, para superávit de161 milhões em 2019. Já na Saúde, a aplicação mínima, segundo critério constitucional, é 12 por cento da Receita Corrente Líquida. Em 2019, o Estado repassou 12 vírgula 99 por cento e, portanto, ultrapassou a meta. A recomendação pela aprovação das contas será encaminhada para votação na Assembleia Legislativa.
A administração de Paraíso entregou nesta quarta-feira a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica de ruas do município. A entrega foi realizada pelo prefeito, VALDECIR CASAGRANDE ao proprietário da empresa vencedora do processo licitatório. De acordo com o prefeito, serão executados mais de dois mil e 200 metros quadrados de asfalto na rua Atílio Granzotto trecho entre as ruas dos Pinheiros e Fioravante Furlan e mais mil e 300 metros quadrados na Rua Alcides Zanin, quadra do Campo Municipal no acesso ao Ginásio de Esportes do Clube Cruzeiro. CASAGRANDE também confirmou ontem que será construída a área coberta nesse mesmo local. O projeto está em fase de licitação. Segundo o prefeito, o investimento está sendo feito com as economias feitas pela administração vinda dos impostos pagos pela população.
O Sistema Nacional do Emprego em Santa Catarina tem mil 488 vagas de trabalho abertas no estado. As ofertas estão nas 44 cidades com postos locais do Sine. O maior número de vagas é para São Miguel do Oeste. Aqui, são 545 vagas, seguido de Chapecó com 177 e Concórdia, com 89 oportunidades. As ofertas são para diversos cargos e funções. Os trabalhadores interessados podem buscar outras informações no posto do Sine que fica no prédio do Centro de Educação de Jovens e Adultos, ao lado do posto de saúde do centro. O horário de atendimento é do meio-dia as cinco da tarde. O telefone para contato é o 3631-2956.
O Liquida São Miguel está cumprindo o propósito inicial de retomada do otimismo do consumidor e do empresário. A avaliação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. De acordo com ele, é necessário pensar em estratégias e ações que atinjam diretamente o comércio de forma positiva e o Liquida é uma dessas ações. A campanha de vendas com descontos de até 70 por cento começou no dia 18 do mês passado e vai até o dia 18 deste mês. Ele lembrou que os próximos dois sábado terão horário especial, com atendimento até as quatro horas da tarde. Cerca de 130 lojas participam do Liquida São Miguel deste ano. SPENGLER adiantou que a CDL está planejando outras ações para o fortalecimento do comércio nos próximos meses.
O Exército Brasileiro segue na linha de frente na Operação Covid-19 em todo o país e consequentemente na região Extremo Oeste de Santa Catarina. A informação é do comandante do décimo quarto regimento de cavalaria mecanizada com sede em São Miguel do Oeste, comandante, CARLOS ALBERTO MOUTINHO VAZ. Ele participou do RPN segunda edição desta terça-feira e trouxe detalhes da operação na região, além de destacar o trabalho em geral do exército nesse momento de pandemia causada pela Covid-19. Segundo ele, a unidade de São Miguel do Oeste continua em pleno funcionamento, porém, com todos os cuidados e prevenções exigidos pelos órgãos de Saúde mundial.
O funcionamento do décimo quarto RCMec ocorre com base em três pilares básicos. A afirmação é do comandante do décimo quarto regimento de cavalaria mecanizada com sede em São Miguel do Oeste, comandante, CARLOS ALBERTO MOUTINHO VAZ. Conforme ele, entre eles, está o emprego da tropa em operações, como por exemplo, a Covid-19, o preparo dos 245 jovens que foram incorporados neste ano e a administração para manter a unidade de São Miguel do Oeste em pleno funcionamento. De acordo com MOUTINHO VAZ, a única diferença nesse ano é o aumento das medidas de prevenção devido ao novo coronavírus.
A tropa do décimo quarto RCMec passa por procedimentos rígidos de triagem médica e medidas de higiene. O comentário é do comandante da unidade de São Miguel do Oeste, comandante, CARLOS ALBERTO MOUTINHO VAZ. Ele lembrou que o quartel possui mais de 600 militares em atividades e apesar desse grande número, a corporação não registrou até o momento nenhum caso suspeito ou confirmado da doença. Ele reforçou que as medidas preventivas aumentaram desde o mês de março, com a descontaminação da equipe e também das viaturas que entram na área do quartel de São Miguel do Oeste.
A Operação Covid-19 segue em pleno funcionamento em todo o território nacional e foi pensada pelo Ministério da Defesa incluindo a Marinha, Força Aérea e Exército Brasileiro. A declaração é do comandante do décimo quarto regimento de cavalaria mecanizada com sede em São Miguel do Oeste, comandante, CARLOS ALBERTO MOUTINHO VAZ. Ele disse que o trabalho começou no dia 23 de março e a principal função do exército na região é o controle das fronteiras, além de apoios diversos aos órgãos de trabalho da Saúde. Questionado sobre o término da operação, o coronel CARLOS ALBERTO MOUTINHO VAZ ressaltou que atualmente não existe um prazo definido para finalizar o trabalho. Ele garantiu, porém, que o efetivo está preparado para atuar até que for necessário nas áreas de fronteira da região Extremo Oeste de Santa Catarina .
Uma operação conjunta envolvendo Secretaria de Estado da Saúde, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Defesa Civil começou a entregar, na manhã desta quarta-feira, 36 mil testes rápidos para a Região Oeste. A operação continua nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. O material, usado como estratégia de combate da Covid-19 em Santa Catarina, foi transportado pelos aviões Arcanjos 02 e 04 dos Bombeiros. Ontem, foram realizadas quatro viagens para as cidades de Concórdia, Xanxerê e Chapecó, garantindo a agilidade no transporte destes materiais. São Miguel do Oeste receberá os kits nesta quinta.
Mais sete pessoas entraram para a lista de pacientes recuperados da covid-19 em São Miguel do Oeste, nesta quarta-feira. Ao todo, já são 45 pessoas nesta condição. Outras duas mulheres testaram positivo e foram encaminhadas para isolamento domiciliar. Elas tem sintomas respiratórios leves e não houve a necessidade de internação hospitalar. Até o momento, 68 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus no município, sendo que 23 ainda estão com a doença em isolamento domiciliar. O município tem apenas um caso de internação hospitalar.
A municipalização dos serviços ambientais via Conder está prestes a complementar meio ano na região. Desde o mês de janeiro, os processos para obtenção de licenças ambientais é feito pelo consórcio de desenvolvimento dos municípios, órgão ligado a Ameosc. O Conder Ambiental assumiu algumas responsabilidades que eram do IMA, Instituto do Meio Ambiente do estado com um grande objetivo: reduzir o tempo de análise dos pedidos e emissão das licenças. De acordo com o coordenador do Conde Ambiental, JOSÉ MORA, o trabalho está ocorrendo dentro do previsto e a municipalização dos serviços ambientais na Ameosc está atingindo os objetivos. Ele disse que os processos estão mais rápidos e atendendo a demanda dos empreendedores.
O Conder recebeu 461 pedidos de licenciamentos ambientais desde o começo de janeiro até metade do mês de maio. A informação é do coordenador do Conder Ambiental, JOSE MORA. Desse total, 10 por cento são para a renovação de licenças. A maior demanda é na suinocultura, com 78 pedidos, o que representa 17 por cento do total. Depois, o maior volume de pedidos está na área de avicultura e de loteamentos que correspondem a cinco por cento do total cada um. MORA disse que a equipe técnica do Conder está conseguindo analisar os pedidos e responder os empreendedores dentro do prazo projetado quando o serviço foi implantado. Os pedidos são protocolados nas prefeituras que remetem os processos para o Conder. A tramitação pode ser acompanhado pelo sistema do Conder Ambiental via internet.
Cerca de 80 por cento dos pedidos protocolados no Conder Ambiental neste ano foram analisados e tiveram as licenças ambientais emitidas pelo órgão. A informação é do coordenador do serviço, JOSÉ MORA. Dos 461 processos, 370 foram liberados e cerca de 90 ainda permanecem em análise pelo corpo técnico. Entre os projetos aprovados, MORA cita a liberação de 23 licenças ambientais para loteamentos e 18 autorizações para novos prédios. A média, segundo MORA, é de 100 novos pedidos de licenciamento ambiental por mês, número que caiu um pouco em maio. Ele citou que o tempo de espera para a emissão das licenças é baixo diante do volume processos apresentados.
Os prefeitos da Associação dos Municípios do Extremo Oeste participaram de uma assembleia via webconferencia na manhã desta quarta-feira. Um dos principais assuntos do encontro foi o decreto do Governo Estadual, divulgado na segunda-feira, e que prevê um sistema compartilhado entre Estado e municípios para a definição das medidas de enfrentamento do coronavírus. De acordo com o presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO, os prefeitos concordam com a regionalização das medidas a partir dos indicadores a respeito do avanço da doença. Ele ressaltou que o extremo-oeste tem casos confirmados e é preciso ter muita cautela para tomar novas medidas. PLINIO comentou que a discussão, a partir de agora, deve ser em relação aos três setores que ainda estão fechados ou paralisados: as aulas presenciais, os eventos e o transporte coletivo.
Os prefeitos da Ameosc vão participar de um novo encontro virtual nesta sexta-feira onde o governo do estado vai apresentar os indicadores e a classificação da região em relação ao risco de contágio do coronavírus. O evento vai começar as nove e meia da manhã e será decisiva para a definição das novas medidas regionalizadas em relação ao Covid-19. O presidente da Ameosc, PLINIO DE CASTRO, disse que é partir dessa reunião que a região vai discutir as atividades que podem ser flexibilizadas ou não.
Outro tema discutido pelos prefeitos da Ameosc na Assembleia de ontem foi a Portaria do Ministério da Economia que estabelecia prazo até nove de abril para que os municípios tivessem os decretos de estado de emergência reconhecidos em função da estiagem. Esse também foi o prazo fixado pelo governo para que os agricultores pudessem habilitar as renegociações de financiamento e linhas de crédito. Ainda em abril, os prefeitos da região da Ameosc encaminharam reivindicação solicitando que o prazo fosse estendido até final de maio. O grupo deve reforçar o pedido com o encaminhamento de um novo expediente. A reivindicação também será enviada a toda bancada federal catarinense e ao Ministério da Economia.
Os prefeitos da Ameosc vão pedir formalmente ao Congresso Nacional a aprovação do projeto que prevê o descontingenciamento dos orçamentos da educação e da saúde. De acordo com o presidente da associação, PLINIO DE CASTRO, os município não tem mais condições de pagar salário de servidor e está faltando recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Ele disse que o valor do FUNDEB complementava o pagamento dos vencimentos dos servidores da educação. Segundo CASTRO, todos os municípios tiveram que tirar o recurso próprio para emendar e garantir o salários dos professores. Além do descontigenciamento do orçamento, os prefeitos vão renovar o pedido para que o governo reautorize a utilização dos recursos do Programa de Atendimento Básico para bancar folha de pagamento dos servidores da área de saúde.
A Polícia Militar fez uma apreensão de vinho trazido irregularmente da Argentina na noite de ontem em Dionísio Cerqueira. Durante rondas da Operação Hórus, a Guarnição Reforçada de Fronteira da Polícia Militar avistou um homem caminhando com uma caixa de vinho nas proximidades da aduana de cargas. Ele correu em direção a mata e não foi mais localizado. No local, os policiais encontraram 20 caixas de vinhos de origem Argentina, totalizando 120 garrafas. A suspeita é que ele fez o transporte do produto a pé e deixou a mercadoria no matagal para ser recolhida mais de tarde. As caixas foram apreendidas pela polícia.
A Polícia Militar apreendeu 32 armas de fogo nos cinco primeiros meses de 2020 na região extremo-oeste. O dado foi divulgado na manhã de hoje pelo comandante da nona região, coronel MARCELO DE WALLAU. Em comparação com o mesmo período de 2019, houve um aumento de 18 e meio por cento no total de apreensões de armas. De acordo com ele, esse número é resultado das operações policiais voltadas para o enfrentamento de situações especificas, como o tráfico de drogas. Estas ações, juntamente com o reforço de ações rotineiras, como a abordagem de pessoas e veículos em atitudes suspeitas, resultaram na apreensão de mais de 30 armas dos mais variados tipos na região.
A Polícia Militar recuperou dois veículos furtados em São Miguel do Oeste e prendeu os dois suspeitos dos crimes nesta quinta-feira. A dupla furtou um Corsa na Waldemar Rangrab por volta das oito horas da manhã e seguiu pela BR 282. O objetivo dos homens era seguir até Concórdia, mas eles perceberam que o carro não tinha combustível suficiente para isso. Eles voltaram para São Miguel do Oeste, abandonaram o veículo no bairro São Jorge e furtaram outro Corsa na rua Primeiro de Janeiro. Eles seguiram pela BR 282 e acabaram interceptados pela PM nas proximidades de Maravilha. Os suspeitos ainda tentaram fugir para o mato, mas foram presos. Eles confessaram os dois furtos e afirmaram que cometeram os crimes depois que sofrer um acidente com o veículo da empresa em que trabalham. Os dois foram levados para a delegacia de polícia.