ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 04/06/2020

GLOBO EM FOCO – 04/06/20

-TCU SUSPEITA QUE 6 MILHÕES RECEBERAM AUXÍLIO DE 600 REAIS SEM TER DIREITO

-JUSTIÇA DE SC NEGA PEDIDO DO MP PARA REDUÇÃO DAS MENSALIDADES ESCOLARES

-BIBLIOTECA TERÁ SISTEMA INFORMATIZADO COM 60 MIL LIVROS

-ESTADO HOMOLOGA DECRETO DE EMERGÊNCIA DE TUNÁPOLIS

-ASSEMIT PREPARA PRIMEIRA ASSEMBLEIA VIRTUAL

-ITAPIRANGA TEM 75% DAS CERTIFICAÇÕES DE PROPRIEDADES EM SC

-CRIANÇA MORRE NO HOSPITAL APÓS CAIR EM TACHO DE ÁGUA QUENTE

-PM RECUPERA DOIS VEÍCULOS FURTADOS E PRENDE DOIS HOMENS

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 15 graus.

O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 30 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos para a compra e cinco centavos e meio para venda.

A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta quarta-feira que vai retomar os testes solidários com hidroxicloroquina, uma semana e meia depois de anunciar que ia suspender os testes com o medicamento. A substância é uma das várias sendo estudadas para tratar pacientes com sintomas severos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ainda não existe um remédio que seja 100 por cento eficiente no tratamento da doença e a OMS incentiva pesquisas que possam ajudar a encontrar medicamentos que ajudem a cuidar de pacientes com covid-19.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, MARK ESPER, disse nesta quarta-feira que se opõe ao uso de uma lei que permite que os militares sejam mobilizados para impedir a onda de protestos contra o racismo e a brutalidade policial que abala o país. Segundo a agência France Presse, a declaração foi dada dois dias depois que o presidente americano, DONALD TRUMP, indicou que poderia usar os militares para reprimir as mobilizações. O presidente americano também reforçou o pedido para que governadores e prefeitos convocassem a Guarda Nacional para conter tumultos. A solicitação foi rechaçada por governadores de estados como Illinois, Oregon e Nova York. Governadores republicanos, como o de Maryland, apoiaram TRUMP.

Manifestantes que participam de atos contra o racismo voltaram a desafiar o toque de recolher na quarta-feira, o nono dia de protestos nos Estados Unidos. Mais de 10 mil prisões aconteceram desde o início da onda de protestos motivados pela morte do ex-segurança GEORGE FLOYD em uma abordagem policial em Minneapolis. O número de prisões vem crescendo nos últimos dias à medida em que aumenta o efetivo da polícia nas ruas para colocar em prática o toque de recolher, que vigora em 40 cidades americanas. De acordo com a Associated Press, a maioria das prisões, cerca de três mil, ocorreu em Los Angeles.


O desperdício de água aumentou pelo terceiro ano seguido no Brasil, segundo estudo do Instituto Trata Brasil feito em parceria com a Water.org. Os dados mostram que, em 2015, 36 vírgula sete por cento da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. Já em 2018, ano mais recente com os dados disponibilizados, o índice atingiu 38 e meio por cento. Isso significa que, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para se tornar potável, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes, fraudes, “gatos”, erros de leitura dos hidrômetros e outros problemas. Como essa água não foi faturada pelas empresas responsáveis pela distribuição, os prejuízos econômicos chegaram a 12 bilhões de reais, mesmo valor dos recursos que foram investidos em água e esgoto no Brasil durante todo o ano.

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União apontou que cerca de seis milhões de pessoas podem estar recebendo sem ter direito o auxílio emergencial de 600 reais pago pelo governo em razão da crise do coronavírus. Segundo o ministro BRUNO DANTAS, relator do processo, isso representa cerca de 10 por cento de todas as pessoas que se beneficiaram da primeira parcela do auxílio. Segundo o TCU, o pagamento a essas seis milhões de pessoas pode representar uma despesa indevida da ordem de três bilhões e 600 milhões de reais por mês. Sobre o pagamento indevido do auxílio emergencial, o ministro BRUNO DANTAS não fez nenhuma recomendação. Segundo ele, esse pagamento indevido está sendo tratado em outro processo.

O presidente JAIR BOLSONARO vetou o uso do saldo remanescente do Fundo de Reservas Monetárias, de cerca de oito bilhões e 600 milhões, para o combate ao novo coronavírus. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União". A destinação do dinheiro tinha sido aprovada em maio pelo Congresso Nacional durante a análise de medida provisória editada por BOLSONARO e que extinguiu o fundo. Ao justificar o veto, BOLSONARO argumentou que a mudança feita pelo Congresso Nacional criava uma despesa obrigatória ao poder público sem indicar o impacto financeiro, violando regras constitucionais. Com o veto presidencial, a verba fica, em princípio, sem destinação.

A Primeira Vara da Fazenda Pública de Florianópolis negou o pedido do Ministério Público de Santa Catarina para que houvesse redução nas mensalidades de escolas particulares porque as aulas presenciais não estão ocorrendo. Para o juiz LAUDENIR FERNANDO PETRONCINI, as negociações sobre preços precisam ser feitas de forma individual. Segundo o processo, o MP argumentou que "as instituições de ensino não podem exigir o pagamento integral por um serviço que não está sendo prestado ou está sendo prestado de forma diversa do originalmente contratado" e que a "continuidade das aulas à distância proporcionaram economia com insumos e mão de obra para as escolas, com aumento de gastos para os pais, que passaram a ter os filhos 24 horas por dia em casa". O juiz não aceitou o argumento e negou o pedido de redução das mensalidades das escolas particulares.

A seca tem prejudicado a produção de leite em cidades de Santa Catarina. Em algumas delas, o prejuízo já chega a 30 por cento. Isso porque as chuvas irregulares desde o ano passado deixam o pasto mais seco e comprometem a produção de milho para silagem, usada na alimentação dos animais. Ao menos 92 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Segundo dados da Epagri, somente em março e abril mais de 26 milhões de litros de leite deixaram de ser produzidos em todo o estado, o que representa cerca de 33 milhões de reais que deixaram de ser gerados pelos produtores.

A prestação de contas do Governo do Estado, referente ao primeiro ano de gestão do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, foi aprovada por unanimidade em sessão telepresencial do Tribunal de Contas de Santa Catarina, realizada nesta quarta-feira. Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, um dos destaques foi a evolução do resultado orçamentário. Santa Catarina saiu de déficit de um bilhão e 200 milhões em 2018, para superávit de161 milhões em 2019. Já na Saúde, a aplicação mínima, segundo critério constitucional, é 12 por cento da Receita Corrente Líquida. Em 2019, o Estado repassou 12 vírgula 99 por cento e, portanto, ultrapassou a meta. A recomendação pela aprovação das contas será encaminhada para votação na Assembleia Legislativa.

Itapiranga é responsável por 75% das certificações de propriedades em Santa Catarina. Município iniciou há três anos o processo para certificar propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. Trabalho ocorre em parceria do Instituto I-FAI, Sebrae, Senar e município. Segundo o coordenador dos trabalhos de certificação, professor do curso de veterinária LAZIE DE COL, o processo é lento e inicia com a conscientização dos produtores rurais. Os encaminhamentos são feitos por um médico veterinário credenciado no Ministério da Agricultura e seguindo normativa rigorosa. Os animais são testados duas vezes com exames em laboratório autorizado. DE COL explica que após todos os animais terem resultado livre das doenças, novo exame é feito em todo o plantel após seis meses. Com dois resultados favoráveis ocorre o encaminhamento para a certificação.

Propriedades com atividade leiteira são prioridade na certificação. Produtores recebem três centavos a mais por litro de leite. LAZIE DE COL salienta que a certificação livre de Brucelose e Tuberculose, impacta em dois pontos importantes; a saúde pública pois é garantia de leite com qualidade e o valor agregado que no volume total do mês gera vantagem significativa. O professor também chama atenção para a importância de erradica doença que é transmissível para o ser humano. LAZIE DE COL avalia que o primeiro passo é a preocupação do produtor rural em ter qualidade no seu produto e interesse em permanecer e evoluir no seguimento leiteiro com status livre Brucelose e Tuberculose. O professor alerta que o principal problema ocorre com o ingresso de animais na propriedade sem os devidos cuidados e nestes casos o processo é prejudicado causando atraso nos encaminhamentos.

Parceria com o Sebrae reduz custos para os produtores. Itapiranga possui diferencial com o projeto Cidade Empreendedora e a parceria com o Instituto I-FAI. O professor LAZIE DE COL relata que o Sebrae Tec contribui com 60 por cento do valor da certificação e o restante é bancado pelo agricultor. Tendência no futuro é ter 100 por cento das propriedades com certificação. Meta inicial no município é atingir 50 por cento das propriedades. DE COL afirma que não é muito difícil seguir a instrução normativa, porém é preciso ter responsabilidade na gestão do plantel. De acordo com o professor, Itapiranga possui 250 propriedades envolvidas em certificação e no processo de realização de exames. Aproximadamente 12 mil animais passam por exames.

Município volta registrar caso de Covid-19. Ontem a secretaria de Saúde de Itapiranga recebeu a confirmação de exame positivo para o novo Coronavírus. Agora são sete casos confirmados. Seis pacientes já estão recuperados. Desde o inicio da pandemia o município já registra 149 casos descartados. Ontem a secretaria da saúde também incluiu mais dois pacientes como suspeitos que estão sendo monitorados. Mondaí registrou ontem o primeiro caso de Covid-19. São João do Oeste segue com apenas uma confirmação.

Novas medidas de enfrentamento da pandemia do coronavírus devem ser discutidas e adotadas conjuntamente pelos municípios da Ameosc. A posição é da coordenadora do colegiado de secretários de Saúde da Associação, DÉBORA PREVEDELLO. Ela comenta que apesar de algumas cidades terem casos confirmados de Covid-19 e outras não, é importante que as decisões sejam da região. A secretária em Palma Sola citou que os municípios não deveriam adotar medidas isoladas. Ela explicou que os moradores das cidades sem registro da doença tem contato profissional ou familiar com as localidades onde os casos confirmados, por isso, é importante que as estratégias sejam definidas regionalmente. A secretária comentou ainda que as medidas serão adotadas a partir da classificação de risco que será anunciada pelo estado e com base nos critérios técnicos, como número e gravidade dos casos e taxa de ocupação dos leitos hospitalares.

É preciso ter muita cautela na definição das novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, com a liberação de atividades, porque a região está registrando um crescimento da transmissão do vírus. De acordo com a coordenadora do colegiado dos secretários municipais da saúde da Ameosc, DÉBORA PREVEDELLO, o vírus está circulando e a transmissão está ocorrendo dentro das cidades. Ao contrário que o decreto de gestão compartilhada parece sugerir, ela entende que este não é momento de ampliar a flexibilização e liberar atividades que ainda estão medidas restritivas. Dos 19 municípios oito não tem nenhum caso confirmado: Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Paraíso e Princesa. O boletim da Ameosc também informa que a região tem cerca de 210 pessoas com sintomas respiratórios.

Municípios do Extremo Oeste deverão adotar medidas regionalizadas de restrições. O assunto esteve em pauta na reunião da Ameosc realizada ontem de forma online. O secretário da associação, AIRTON FONTANA, explica que em um primeiro momento foi discutido o que determina o Decreto 630, do Governo Estadual, divulgado na segunda-feira. Conforme o decreto, as aulas presenciais permanecem suspensas até dois de agosto. Já os eventos como shows, festas em casas noturnas, museus, parques temáticos, cinemas, espetáculos, ficam suspensos até cinco de julho. Nos esportes, o calendário oficial da Fesporte segue cancelado. Com relação ao decreto do governador CARLOS MOISÉS, o presidente da Ameosc, prefeito de SJCedro PLÍNIO DE CASTRO explica que a grande expectativa é a reunião onde serão repassadas as ferramentas necessárias para que as regiões tenham autonomia para as decisões.

Situações da agricultura, educação e saúde também estiveram em pauta na assembleia de prefeitos. O presidente PLINIO DE CASTRO salienta que um dos assuntos foram os possíveis decretos de calamidade pública e emergência devido à estiagem. Eles debateram sobre a Portaria do Ministério da Economia que estabelecia prazo até 9 de abril para os municípios tivessem seus decretos de estado de emergência reconhecidos em função da estiagem e para que os agricultores pudessem se habilitar as renegociações de financiamento e linhas de crédito. Já há alguns dias, os prefeitos pediram que o prazo fosse estendido até final de maio. Ainda na manhã de ontem os prefeitos deliberaram sobre uma solicitação que será encaminhada aos deputados, para que votem pelo descontingenciamento dos orçamentos da educação e da saúde. O presidente afirma que está faltando recurso do Fundeb que é usado principalmente para pagar professores. Ele esclareceu que as prefeituras tiveram que tirar o recurso próprio para emendar e fazer esse pagamento.

São João do Oeste realiza primeiros procedimentos após autorização para retomada das cirurgias eletivas. A retomada dos procedimentos, com metade da capacidade do atendimento, foi autorizada pelo governo do estado na última semana. De acordo com o secretário de Saúde, VITUS RITTER, ainda em março o programa de cirurgias eletivas foi cancelado em função da pandemia para evitar aglomerações com as possíveis superlotações de hospitais. O secretário lembra que alguns hospitais ainda não retomaram os procedimentos por serem referencias no caso de internações de pacientes com coronavírus. RITTER reforça que podem ser realizadas apenas metade das cirurgias contratualizadas, o que já é suficiente para auxiliar na redução da demanda que o município possui. Conforme o secretário, já no sábado foram realizados os seis primeiros procedimentos, de hérnia, pedra na vesícula e retirada de útero, o que terá continuidade nos próximos dias.

A fila de espera das cirurgias eletivas, segundo VITUS RITTER, é para diversas especialidades. O município está autorizado a realizar no hospital procedimentos de dez especialidades no total. O secretário de Saúde destaca que hérnia e pedra na vesícula representam hoje a maior demanda. Ele cita que a equipe de profissionais que realiza os procedimentos é contratada pelo hospital, em parceria com a secretaria, que faz o controle da lista de pacientes e os agendamentos para consultas pré-operatórias e as cirurgias. RITTER enfatiza que em relação aos recursos aplicados, o município custeia o valor da equipe médica e o governo do estado custeia as despesas de internação hospitalar. No período em que as cirurgias eletivas não foram possíveis, alguns casos da fila de espera acabaram se tornando urgentes, e dessa forma os pacientes foram atendidos pelo hospital de referencia no regional de SMOeste.

Nova sede da Cooper Fronteira Sul tem projeção de conclusão e inauguração em dezembro. A nova sede está sendo construída em um terreno próximo ao trevo de Iporã do Oeste. Conforme o presidente da cooperativa, EDSON THESING, a Cooper Fronteira Sul surgiu da necessidade da união dos transportadores, e da luta por benefícios em comum da classe, como fretes, compras, e melhorias na gestão e serviços. O presidente explica que o foco da cooperativa é melhorar a logística e garantir o transporte aos associados. A nova sede irá contemplar centro administrativo, área de estacionamento, área de abastecimento de combustíveis, restaurante e estrutura de banheiros para o atendimento aos caminhoneiros. THESING destaca que as obras tiveram início no começo deste ano, e a projeção de conclusão é de um ano. No momento está sendo levantada a estrutura base, e segundo o presidente, a obra está dentro do cronograma planejado.

O quadro de associados da cooperativa, segundo EDSON THESING, foi composto inicialmente por empresários de Iporã do Oeste, São João do Oeste e Itapiranga. O presidente da Cooper Fronteira Sul destaca que hoje o quadro de associados foi ampliado, com um total de 70 transportadores, contemplando também Mondaí, SMOeste e Frederico Wetsphalen, no Rio Grande do Sul. THESINGlembra que o foco continua sendo a organização dos transportadores da região extremo Oeste. Ele afirma que no momento o maior desafio é pensar o setor de transportes para o futuro, e não deixar que a classe se desanime com a situação da pandemia que trouxe uma série de conseqüências. O presidente acrescenta que há grande expectativa quanto a conclusão da nova sede, um espaço de quase três hectares, e isso também irá auxiliar para melhorar as condições de trabalho da categoria dos transportadores.

Prefeito de Tunápolis está otimista com homologação do estado de emergência do município. O documento foi emitido pelo prefeito RENATO PAULATA no dia 19 de março devido os problemas causados pela estiagem. O decreto foi homologado pelo Governo do Estado reconhecendo os prejuízos causados pela estiagem que se prolongou por vários meses. PAULATA cita que os agricultores familiares ficam autorizada a concessão de crédito especial enquadrados no Pronaf bem como ao produtores rurais que se enquadram no Pronamp que tiveram prejuízos em decorrência da seca em municípios com decretos de emergências ou do estado de calamidade pública no período de primeiro de janeiro a nove de abril. A homologação também precisa ter o reconhecimento da Defesa Civil e do Ministério do Desenvolvimento Regional para garantir benefícios ao setor produtivo rural.

Estiagem causou aumento de custo de produção e maior investimento por parte do municípios. O prefeito RENATO PAULATA ressalta que os problemas causados pela falta de chuva nos primeiros meses ainda terão reflexo negativo. Foi preciso investir no abastecimento de água, além de perdas registradas em lavouras de milho e pastagens. Com o decreto homologado, as instituições financeiras ficam autorizadas a renegociar as parcelas e as operações de crédito rural de custeio e de investimento. De acordo com PAULATA o município fica autorizado a fazer processo de compras por dispensa de licitação que é um processo mais rápido para atender a demandas causadas pela estiagem e pandemia.

Incentivo a leitura recebe novo investimento em Itapiranga. A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa terá todo sistema informatizado. Leitor terá acesso remoto ao acervo para conferir de casa os livros disponíveis para leitura. São 60 mil exemplares no acerto disponível para empréstimo aos leitores. Sistema começou ser implantado ontem e vai revolucionar com modernidade e praticidade para quem busca bons livros. Conforme a diretora da biblioteca municipal, MARLI SCHOFFEN, informatizar os dados é um projeto que vem de vários meses e finalmente está sendo colocado em prática. Salienta que tudo foi coordenado pela secretaria de Educação que licitou empresa para o processo de informatização do acervo e serviços. A diretora observa que após a finalização da implantação dos sistemas, os cerca de 60 mil títulos literários, assim como o cadastro de todos os leitores, estarão catalogados digitalmente.

Processo para digitalizar informações da biblioteca será demorado. Segundo, MARLI SCHOFFEN a informatização não tem data para ser concluída devido ao grande número de livros a ser registrado. A diretora da biblioteca pública de Itapiranga destaca que os leitores poderão fazer consulta e até reserva de livros on-line, após efetuarem um cadastro. MARLI SCHOFFEN reforça que este processo levará alguns dias para finalizar, e assim que concluído, estará disponível aos usuários através de um link a ser criado no site do município. Atualmente são mais de mil e 500 leitores cadastrados quase 60 por cento do público infantil.

Eventos online podem gerar vários benefícios e principalmente economia de dinheiro público. A observação é do presidente da Assemit a Associação Empresarial de Itapiranga. Ele cita como exemplo os gastos das câmaras de vereadores, com frequências em polêmicas devido ao excesso de viagens e diárias para participar de congressos, cursos e seminários. LUCIR GUARESCHI avalia que a pandemia está mostrando que muitos eventos podem ser de forma remota evitando gastos desnecessários. A Assemit também evita gastos com palestras e outros eventos que envolvem custos. Um bom exemplo é o que vai ocorrer na próxima segunda-feira, dia oito, às 19 horas. A Associação Empresarial vai promover a primeira Assembleia Virtual. O evento vai ter participação do presidente do Conselho Superior da Facisc, JOÃO RECK e do presidente da Facisc, JONNY ZULAUF.

Será uma oportunidade para testar o envolvimento dos associados no novo sistema de contato para decisões e capacitações. LUCIR GUARESCHI avalia como fundamental os empresários se ajustarem rapidamente ao contato online para efetuarem diferentes ações. O presidente da Assemit destaca que esta semana foi realizada mais uma reunião on-line com o JEI, Núcleo do Jovem Empreendedor de Itapiranga. O Núcleo desenvolve ações focadas ao combate do mosquito da dengue e campanha de doações dos livros. LUCIR GUARESCHI cita ainda que a Associação Empresarial Curso Online de Microsoft Excel em parceria com a UCEFF. Núcleos da Assemit também realizam eventos online e promovem campanhas em período de pandemia.

PM já tirou mais de 30 armas irregulares de circulação na região neste ano. O comandante da nova região, MARCELO DE WALLAU afirma que as equipe vem atuando no enfrentamento a criminalidade atuar antes que o crime ocorra e desta forma aumentando a segurança do cidadão. Ele destaca que, para atingir estes objetivos, a 9ª Região de Policia Militar de Fronteira tem desencadeado a cada 15 dias operações voltadas para o enfrentamento de situações especificas, como o tráfico de drogas. Estas ações, juntamente com ações rotineiras, como a abordagem de pessoas e veículos em atitudes suspeitas, ocasionaram nos primeiros cinco meses dea apreensão de 32 armas de fogo, na maioria resolveres calibre 38, 22, pistolas e espingardas. Em comparação com o mesmo período de 2019, houve um aumento de quase 20 por cento nas apreensões de armas.

Criança morre no hospital após cair em tacho de água quente. Um menino de pouco mais de três anos, morador da linha Alfa Dois, interior de São Bernardino morreu na madrugada desta quinta feira, no hospital especializado de queimados em Curitiba. O acidente doméstico foi na tarde de sábado enquanto a família trabalhava no processamento da carne suína. Ele brincava com mais dois irmãos, quando por motivos desconhecidos, caiu dentro de um tacho de água quente. Socorrido pela família o menino foi levado até a unidade de saúde do município e em seguida ao hospital de Palma Sola. Devido a necessidade de especialista a vítima foi transferida para Pato Branco, e após, ao hospital de queimados de Curitiba. O corpo da criança esta sendo transladado para São Bernardino e o velório será na comunidade onde a família reside com sepultamento ainda a ser marcado.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo. O fato ocorreu ontem,às 12 horas na Rua 7 de setembro em Riqueza. Em rondas a Polícia Militar avistou um homem com uma arma na mão entrando em um veículo. Foi realizada a abordagem e encontrada uma espingarda calibre 22 de fabricação artesanal no interior do veículo. O homem foi preso e a arma de fogo apreendida pela Polícia Militar.

PRF apreende quase 300 garrafas de vinho contrabandeadas na BR 282. Policiais rodoviários federais apreenderam por volta das 14 horas desta quarta-feira, na BR 163 em Guaraciaba, 294 garrafas de vinho de origem Argentina importadas irregularmente. Durante fiscalização de rotina a um Toyota Etios de locadora, os agentes encontraram 49 caixas do produto ocupando todo o porta-malas e também o banco traseiro. O motorista, de 47 anos, disse que levaria a bebida para revender em Blumenau. Ele foi liberado, mas vai responder pelo crime de descaminho. O veículo e a mercadoria foram levados à Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Conforme o Ministério da Fazenda, a cota máxima mensal de importação de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.

PM recupera dois veículos furtados e prende ladrões. A Polícia Militar atendeu na manhã de ontem, por volta das oito horas, uma ocorrência de furto de um Corsa na Avenida Waldemar Rangrab, no Bairro Jardim Peperi em SMOeste. Em rondas a polícia localizou o veículo abandonado na Rua Arno Schwambach, no Bairro São Jorge. Em seguida a Polícia Militar registrou uma tentativa de furto de uma Touro, novamente na Avenida Waldemar Rangrab, porém a chave não estava no interior do veículo o que dificultou o furto. Na sequência foi registrado o furto de outro veículo, um Corsa, na Rua Primeiro de Janeiro, no centro. A Polícia Militar realizou um cerco na região e uma viatura localizou o veículo em Iraceminha, na BR 282. O motorista não acatou as ordens de parada, realizou diversas manobras perigosas na via, parando somente em Maravilha.

Os dois homens que estavam no interior do veículo saíram em fuga a pé, sendo capturados e presos minutos após pela Polícia Militar. Os homens que estavam com o veículo furtado confessaram o furto dos dois veículos. Segundo eles, o primeiro carro estava sem combustível e por isso os ladrões foram com o automóvel até Iraceminha e retornaram a São Miguel do Oeste para furtar outro veículo que tivesse combustível. O objetivo deles era ir até Concórdia. Ainda segundo a PM, os homens cometeram os furtos após colidirem um veículo da empresa em que trabalham em São Miguel do Oeste e abandonarem o carro em seguida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.