O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 16 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 30 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos para a compra e cinco centavos e meio para venda.
A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta quarta-feira que vai retomar os testes solidários com hidroxicloroquina, uma semana e meia depois de anunciar que ia suspender os testes com o medicamento. A substância é uma das várias sendo estudadas para tratar pacientes com sintomas severos de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ainda não existe um remédio que seja 100 por cento eficiente no tratamento da doença e a OMS incentiva pesquisas que possam ajudar a encontrar medicamentos que ajudem a cuidar de pacientes com covid-19.
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, MARK ESPER, disse nesta quarta-feira que se opõe ao uso de uma lei que permite que os militares sejam mobilizados para impedir a onda de protestos contra o racismo e a brutalidade policial que abala o país. Segundo a agência France Presse, a declaração foi dada dois dias depois que o presidente americano, DONALD TRUMP, indicou que poderia usar os militares para reprimir as mobilizações. O presidente americano também reforçou o pedido para que governadores e prefeitos convocassem a Guarda Nacional para conter tumultos. A solicitação foi rechaçada por governadores de estados como Illinois, Oregon e Nova York. Governadores republicanos, como o de Maryland, apoiaram TRUMP.
Manifestantes que participam de atos contra o racismo voltaram a desafiar o toque de recolher na quarta-feira, o nono dia de protestos nos Estados Unidos. Mais de 10 mil prisões aconteceram desde o início da onda de protestos motivados pela morte do ex-segurança GEORGE FLOYD em uma abordagem policial em Minneapolis. O número de prisões vem crescendo nos últimos dias à medida em que aumenta o efetivo da polícia nas ruas para colocar em prática o toque de recolher, que vigora em 40 cidades americanas. De acordo com a Associated Press, a maioria das prisões, cerca de três mil, ocorreu em Los Angeles.
O desperdício de água aumentou pelo terceiro ano seguido no Brasil, segundo estudo do Instituto Trata Brasil feito em parceria com a Water.org. Os dados mostram que, em 2015, 36 vírgula sete por cento da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. Já em 2018, ano mais recente com os dados disponibilizados, o índice atingiu 38 e meio por cento. Isso significa que, a cada 100 litros de água captada da natureza e tratada para se tornar potável, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes, fraudes, “gatos”, erros de leitura dos hidrômetros e outros problemas. Como essa água não foi faturada pelas empresas responsáveis pela distribuição, os prejuízos econômicos chegaram a 12 bilhões de reais, mesmo valor dos recursos que foram investidos em água e esgoto no Brasil durante todo o ano.
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União apontou que cerca de seis milhões de pessoas podem estar recebendo sem ter direito o auxílio emergencial de 600 reais pago pelo governo em razão da crise do coronavírus. Segundo o ministro BRUNO DANTAS, relator do processo, isso representa cerca de 10 por cento de todas as pessoas que se beneficiaram da primeira parcela do auxílio. Segundo o TCU, o pagamento a essas seis milhões de pessoas pode representar uma despesa indevida da ordem de três bilhões e 600 milhões de reais por mês. Sobre o pagamento indevido do auxílio emergencial, o ministro BRUNO DANTAS não fez nenhuma recomendação. Segundo ele, esse pagamento indevido está sendo tratado em outro processo.
O presidente JAIR BOLSONARO vetou o uso do saldo remanescente do Fundo de Reservas Monetárias, de cerca de oito bilhões e 600 milhões, para o combate ao novo coronavírus. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira do "Diário Oficial da União". A destinação do dinheiro tinha sido aprovada em maio pelo Congresso Nacional durante a análise de medida provisória editada por BOLSONARO e que extinguiu o fundo. Ao justificar o veto, BOLSONARO argumentou que a mudança feita pelo Congresso Nacional criava uma despesa obrigatória ao poder público sem indicar o impacto financeiro, violando regras constitucionais. Com o veto presidencial, a verba fica, em princípio, sem destinação.
A Primeira Vara da Fazenda Pública de Florianópolis negou o pedido do Ministério Público de Santa Catarina para que houvesse redução nas mensalidades de escolas particulares porque as aulas presenciais não estão ocorrendo. Para o juiz LAUDENIR FERNANDO PETRONCINI, as negociações sobre preços precisam ser feitas de forma individual. Segundo o processo, o MP argumentou que "as instituições de ensino não podem exigir o pagamento integral por um serviço que não está sendo prestado ou está sendo prestado de forma diversa do originalmente contratado" e que a "continuidade das aulas à distância proporcionaram economia com insumos e mão de obra para as escolas, com aumento de gastos para os pais, que passaram a ter os filhos 24 horas por dia em casa". O juiz não aceitou o argumento e negou o pedido de redução das mensalidades das escolas particulares.
A seca tem prejudicado a produção de leite em cidades de Santa Catarina. Em algumas delas, o prejuízo já chega a 30 por cento. Isso porque as chuvas irregulares desde o ano passado deixam o pasto mais seco e comprometem a produção de milho para silagem, usada na alimentação dos animais. Ao menos 92 municípios decretaram situação de emergência por causa da estiagem. Segundo dados da Epagri, somente em março e abril mais de 26 milhões de litros de leite deixaram de ser produzidos em todo o estado, o que representa cerca de 33 milhões de reais que deixaram de ser gerados pelos produtores.
A prestação de contas do Governo do Estado, referente ao primeiro ano de gestão do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA, foi aprovada por unanimidade em sessão telepresencial do Tribunal de Contas de Santa Catarina, realizada nesta quarta-feira. Segundo o secretário da Fazenda, PAULO ELI, um dos destaques foi a evolução do resultado orçamentário. Santa Catarina saiu de déficit de um bilhão e 200 milhões em 2018, para superávit de161 milhões em 2019. Já na Saúde, a aplicação mínima, segundo critério constitucional, é 12 por cento da Receita Corrente Líquida. Em 2019, o Estado repassou 12 vírgula 99 por cento e, portanto, ultrapassou a meta. A recomendação pela aprovação das contas será encaminhada para votação na Assembleia Legislativa.
Paroquia Sagrado Coração de Jesus transmite missa de Corpus Christi. A informação é do padre CILDO ROCHEMBACH. Segundo ele, como esse ano tudo está suspenso devido a pandemia do coronavírus e para evitar aglomeração de pessoas a celebração de Corpus Christi vai acontecer de portas fechadas, mas será inteira transmitida pela Rádio Atalaia. A missa começa às 9 horas da manhã. O religioso lembra que no dia de Corpus Christie se vive o que Jesus instituiu na última ceia. Explica que houve uma evolução do termo Corpus Christi. O nome mais real agora, é Solenidade do Santíssimo Corpo de Cristo, que significa que a realidade do sacramento da eucaristia está junto a vida humana.
Comunidades do interior devem seguir cronograma da matriz. O padre CILDO, reforça que nenhuma igreja que pertence a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, deve realizar celebrações com a presença de público. Isso vale também para as igrejas dos bairros. As lideranças podem organizar um tempo de exposição e adoração do santíssimo. A exposição com as hóstias consagradas deve ser feita por um ministro da comunidade. É preciso definir horário em que as pessoas poderão ir fazer o seu momento de adoração e seu gesto concreto. Ter sempre os cuidados para não haver aglomeração de pessoa e seguir as normas sanitárias para esse tempo de pandemia. Está proibido também fazer qualquer tipo de carreata, transporte do santíssimo pelas ruas.
Diocese quer que igrejas fortaleçam campanhas de arrecadação de alimento. O padre CILDO ROCHMEBACH relata que a recomendação é que em todas as comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus os Conselhos de Evangelização e Pastoral devem organizar e fortalecer campanhas de alimento, materiais de higiene, roupas e cobertores. Os pontos de recolhimento devem ser igrejas, sedes dos municípios, bairros e matriz. Tudo o que for arrecadado será destinado a entidades beneficentes nos municípios e paróquia para famílias em vulnerabilidade social.
Igreja Católica de Marmeleiro volta a celebrar com presença de fieis. Conforme o padre ADENILSO BARBON, a primeira celebração já foi feita já na semana passada. Segundo ele, a orientação do Bispo ás paróquias é que obedeçam aos decretos das autoridades civis em cada município. Em Marmeleiro as missas tiveram retorno, mas somente na matriz e alguns bairros e comunidades que conseguiram se adequar as normas de prevenção ao coronavírus.
São muitas as exigências para retorno das celebrações. O padre cita a obrigação do uso de máscara, álcool em gel, distanciamento de dois metros entre os bancos e higienização adequada da igreja ao final das missas. BARBON comenta que para o retorno das atividades é exigido que os fieis ocupem no máximo 30 por cento da capacidade da igreja. Ele orienta as pessoas que fazem parte de grupos de risco que ainda não retornem as celebrações. Frisa ainda que todas essas orientações estão afixadas na igreja.
Colégio agrícola altera plantão de recesso. A diretora do Cedup Campo Erê, CLECI FINARDI, conta que mudaram a organização que mantém a estrutura da escola. Até então vinha funcionando o esquema de plantões, em que as equipes eram compostas por professores, alunos e funcionários. Após alteração, os alunos foram liberados, e foi optado por uma escala que envolve somente professores e servidores.
Funcionamento da escola continua, mas sem alunos. CLECI explica que foram montadas quatro equipes de plantão durante o dia, compostas de quatro a seis pessoas cada uma. O revezamento é diário, pensando no caso de que alguém contraia o coronavírus, cause o mínimo de contaminação. Cada equipe permanece doze horas de plantão. A diretora informa que durante a noite o colégio é mantido pelos professores residentes, que já fariam esse trabalho no período normal.
Coordenador de Educação está satisfeito com aulas em sistema remoto. Contudo, ERNO SCHWERTZ – da região de Maravilha, admite que apesar de se superarem, professores e alunos precisam ir se ajustando ao isolamento social. Ele observa que toda comunidade escolar está se reinventando. Aluno que não tem computador em casa está recebendo material impresso nas escolas. Acontece até de funcionário da escola levar o material a casa do aluno que não tem condição de se deslocar.
Um grande desafio é integrar o aluno que tem dificuldade de ter acesso a tecnologia. SCHWERTZ acrescenta que outro problema que se enfrenta é o próprio desinteresse de alguns estudantes em se empenhar para se superar. De 37 escolas da CRE de Maravilha, 25 estão acessando ou retirando material impresso. ERNO salienta que toda semana tem informação nova na educação a respeito de comportamento e tendências. Há princípio as aulas presenciais ficam suspensas até 2 de agosto.
Alunos estão sem ir as escolas desde 19 de março. Para ERNO SCHWERTZ, quanto mais a população colaborar para frear o contágio do coronavírus, mais rápido sairemos dessa situação. O Coordenador frisa que da maneira como é praticado o ensino não é o ideal, mas é o melhor que se pode fazer no momento.
Saltinho confirma primeiros casos de coronavírus. A Prefeitura de Saltinho, através da Secretaria Municipal de Saúde, registrou ontem, os primeiros casos positivos para coronavírus (Covid-19) no município. Trata-se de quatro pacientes mulheres com idade entre 25 e 55 anos, ambas assintomáticas, testaram positivo pelo método teste rápido IGMIGG. Sendo que uma delas não reside no município. Também dois homens com idade entre 45 a 50 anos, também confirmado pelo teste rápido, sendo que um deles confirmou IGG, ou seja, já teve contato com vírus, porém já se encontra recuperado. A Vigilância Epidemiológica, seguindo os protocolos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde, realizou a coleta do exame.
Os pacientes encontram-se em domicílio, assintomáticos e sob monitoramento. A Secretaria de Saúde de Saltinho reforça a importância de que a população siga as orientações dos especialistas, mantendo os cuidados de prevenção, higiene e evitando aglomerações de pessoas.
Produtores rurais reivindicam aumento no preço do litro de leite. O conselheiro do Conseleite, JOSÉ CARLOS ARAÚJO explica que o preço do produto aumentou nos mercados há dois meses mas os agricultores não tiveram aumento nesse período. Ele afirma que como todos os anos nesta época de entressafra há aumento no preço da produção já que as pastagens ainda não estão desenvolvidas e há necessidade de complementar alimentação. O produtor comenta que existe negociações, já que não existe motivo para baixa na remuneração e por outro lado acréscimo nas prateleiras, ao consumidor.
Estiagem trará redução no volume e chance de aumento, mas, sem nenhuma certeza. ARAÚJO salienta que o ano passado iniciou com exigências do MAPA que obrigaram as propriedades a investir ainda mais em qualidade, mas, como não houve valorização e os prejuízos são frequentes há desistência. JOSÉ prevê uma seleção, onde apenas os maiores vão seguir na atividade leiteira. Ele reforça que a única saída é melhorar a qualidade para que a venda atenda, além do mercado interno, também outros países.
Temos que cuidar da saúde, mas também precisamos olhar para a economia. O comentário é do senador JORGINHO MELO, que claramente defende um equilíbrio entre a pessoa e o capital. Ele acredita que Santa Catarina fechou muito cedo sua economia pelo coronavírus. Observa que o Estado tem 150 municípios que ainda hoje não tem um caso sequer de pessoa infectada pela doença.
Um carro capotou na PR-180 na noite de ontem, próximo a entrada do Loteamento Pedra Branca, envolvendo um veículo de Francisco Beltrão. O condutor disse que perdeu o controle da direção e acabou saindo da pista. O motorista estava sozinho no veículo e não sofreu ferimentos. A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e registrou a ocorrência.
Veículos colidem na SC-157. Um acidente entre dois veículos foi registrado na noite de ontem na rodovia SC-157, em Novo Horizonte. Se envolveram um Gol de Novo Horizonte e um Fox de São Lourenço do Oeste, conduzido por um homem de 52 anos. O acidente ocorreu por volta de 21 horas e 30 minutos. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, o motorista do Gol não ficou no local do acidente até a chegada da polícia, não sendo possível localizado. Os veículos tiveram danos de pequena monta.
Menino tem corpo queimado com água quente, e morre no hospital. O acidente aconteceu no sábado, na Linha Alfa Dois, interior de São Bernardino. Segundo a saúde pública do município, a família fazia o processo para abate de suíno, quando a criança de três anos, acabou caindo dentro de um tacho com água fervente. Os pais do menino, o levaram até a Unidade de Saúde de São Bernardino, que fez o transporte de ambulância para o Hospital de Palma Sola, e devido à gravidade da queimadura, posteriormente para Pato Branco.
Devido à gravidade da queimadura, criança é levada para hospital especializado. Ainda no sábado, o menino de três anos foi levado para o hospital especializado em Curitiba, porém não resistiu e morreu na madrugada de hoje. O corpo será velado na comunidade.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.