ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 04/05/2023

GLOBO EM FOCO – 04/05/23

-COPOM CONFIRMA MANUTENÇÃO DA TAXA SELIC EM 13,75 POR CENTO AO ANO

-CONSELHO DE SEGURANÇA ESCOLAR DE SC FARÁ SEIS AUDIENCIAS PÚBLICAS REGIONAIS

-VEREADOR MIRIM REALIZA HOJE A PRIMEIRA SESSÃO

-PROBLEMAS NA VENDA DE CARNES GERA POLÊMICA EM ITAPIRANGA

-ITAPIRANGA ASSINA NOVO CONVÊNIO E SEGUE COM INSS NO MUNICÍPIO

-VEREADOR É CONTRA REGULAMENTAÇÃO DE CUIDADORAS DE CRIANÇAS

-MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA SUSPEITO DE HOMICÍDIO APÓS JOGO DE FUTEBOL

-COLISÃO ENTRE DOIS CAMINHÕES DEIXA UMA PESSOA FERIDA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se estável com chuva. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A mínima das últimas horas foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 98 centavos. O euro está valendo cinco reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado em dois vírgula dois centavos.

A Rússia acusou a Ucrânia, nesta quarta-feira, de atacar o Kremlin com drones durante a noite em uma tentativa fracassada de matar o presidente VLADIMIR PUTIN. O Kremlin disse que dois drones foram usados no suposto ataque à residência de PUTIN na cidadela do Kremlin, mas foram desativados por defesas eletrônicas. Uma autoridade presidencial ucraniana disse que o país não teve relação com o suposto incidente. O Kremlin afirmou ainda que a Rússia se reserva o direito de retaliar – um comentário que sugere que Moscou pode usar o suposto incidente para justificar uma nova escalada na guerra com a Ucrânia.

Um cessar-fogo entre o grupo rebelde colombiano Exército de Libertação Nacional e o governo precisa ser cumprido em “100 por cento” se quiser ganhar a confiança do povo colombiano, disse o chefe da delegação do ELN antes de novas conversas em Havana. O presidente da Colômbia, GUSTAVO PETRO, reiniciou as negociações de paz com o ELN no ano passado, mas essas negociações foram interrompidas em março, depois que o grupo matou nove soldados colombianos perto da fronteira com a Venezuela. O negociador-chefe do ELN, PABLO BELTRÁN, disse que qualquer cessar-fogo precisa ser “atingível e mensurável” para conquistar a população colombiana.

A Comissão Interamericana de Direitos Humanos denunciou, nesta quarta-feira, a possível execução e massacre de manifestantes durante a repressão aos protestos contra a presidente do Peru, DINA BOLUARTE, que deixaram 50 mortos entre dezembro e fevereiro. O organismo da Organização dos Estados Americanos apresentou um relatório após a visita de uma representação ao país no início do ano, no qual aponta os agentes do Estado por sua suposta responsabilidade em "múltiplas" mortes de civis e pede à justiça peruana que "investigue, julgue e puna" os responsáveis. A CIDH apontou que resposta dos agentes de segurança "não foi uniforme em todo o território nacional e houve graves episódios de uso excessivo da força em casos específicos".

O Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento mais 250 envolvidos nos atos de oito de janeiro. É o terceiro grupo de investigados, totalizando 550 das mil e 300 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República. O voto do relator, ministro ALEXANDRE DE MORAES, a favor do recebimento das denúncias, foi o primeiro a ser inserido no sistema. O julgamento virtual começou à meia-noite e será finalizado na próxima segunda-feira. Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. Até o momento, 300 investigados se tornaram réus pelo STF.

O ex-presidente JAIR BOLSONARO e outras 15 pessoas foram alvos de uma operação da Polícia Federal nesta quarta-feira que investiga um suposto esquema de falsificação de cartões de vacina. Ao todo, seis pessoas foram presas, entre elas o ajudante de ordens do ex-presidenntem MAURO CID. BOLSONARO não foi alvo de mandado de prisão. Segundo as investigações, um grupo inseriu informações falsas no ConecteSUS para obter vantagens ilícitas. O objetivo do esquema era obter certificados de vacinação contra a Covid-19. BOLSONARO afirmou que a operação da PF foi feita para “esculachar”, que nunca pediram para apresentar o cartão de vacinação para entrar nos Estados Unidos e que não se vacinou. Ele também negou adulteração no cartão de vacinação.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu, nesta quarta-feira, manter a taxa Selic em 13 vírgula 75 por cento ao ano, patamar em vigor desde o início de agosto de 2022. A decisão se deu em meio às persistentes críticas do presidente LULA e de ministros do governo ao atual nível da taxa de juros. No comunicado divulgado após o encontro, o comitê avalia que o momento requer "paciência e serenidade na condução da política monetária". O comitê ressalta ainda que poderá "retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado". Ou seja, poderá voltar a aumentar a Selic em outro momento, se necessário, porém, cita que este é um "cenário menos provável".

A primeira reunião do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar, realizada na manhã desta quarta-feira na Assembleia Legislativa, teve como destaque a divulgação das estratégias e primeiras ações a serem tomadas pelo colegiado, do qual fazem parte representantes de 24 entidades, públicas e privadas, do estado. O Comseg já conta com duas propostas iniciais: a criação de um grupo permanente de combate à violência nas escolas e de um observatório de acompanhamento da segurança escolar. As seis audiências públicas já programadas pelo Comseg pelas macrorregiões do estado também tiveram suas datas divulgadas: Blumenau em 25 de maio, Joinville no dia 26, Lages em primeiro de junho, Chapecó dia dois, Criciúma dia 15 e Florianópolis em 16 de junho.

As possibilidades para a abertura de rotas aéreas regionais em Santa Catarina será discutida por órgãos do Governo do Estado e Alesc junto às companhias áreas. As empresas serão procuradas para avaliar as operações atuais e discutir a ampliação dos serviços nos aeroportos catarinenses. O encaminhamento foi dado após uma reunião entre os secretários de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, BETO MARTINS, e da Fazenda, Cleverson Siewert, com a bancada de deputados do Oeste na Alesc. O encontro foi motivado pela reivindicação dos parlamentares para a ampliação de voos entre Chapecó e Florianópolis, que tem atualmente um único voo direto para Florianópolis.

Os municípios catarinenses que cumpriram todos os requisitos no tempo estipulado começam a receber nos próximos dias os recursos do cofinanciamento da Assistência Social em Santa Catarina. A primeira parcela contempla 34 cidades e soma mais de um milhão e 300 mil de um total de 55 milhões de reais que serão repassados até o final do ano. A diretora de Assistência Social da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, GABRIELLA DORNELLES, comentou que pela primeira vez o pagamento será através dos pisos de acordo com o porte e os serviços ofertados pelo município. Entre as cidades que vão receber os valores neste momento estão Riqueza, Romelândia, São Bernardino, São Lourenço do Oeste e Tigrinhos.

A Câmara de Itapiranga realiza nesta quinta-feira, a primeira sessão ordinária da Legislatura de 2023. Depois da cerimônia de diplomação e posse no dia dois de março, a primeira sessão dos vereadores mirins vai ocorrer às 15 horas de hoje, comandada pelos estudantes. No dia da posse, foi realizada a eleição da Mesa Diretora que ficou definida como ANA MARIA KUHN presidente; vice presidente FELIPE DELLAZARI, Primeira secretária LUANA SCHMITZ e Segundo secretário GABRIEL ENGELMANN. Os vereadores mirins não possuem projetos de lei para votar, mas possuem proposições de interesse deles e que vão a votação, a exemplo de indicações, requerimentos e moções.

São João do Oeste iniciou o curso de Eletricista Residencial Básico. A qualificação é promovida pelo município em parceria com o SENAI de São Miguel do Oeste. Conforme o Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, ELIAS SCHNEIDER, o curso que oferece 15 vagas, teve uma procura surpreendente, preenchendo todas as vagas já no primeiro dia de inscrição e inclusive gerando lista de espera, o que demostra o interesse dos munícipes em buscar uma qualificação. O curso de 68 horas sobre noções básicas de instalações elétricas prediais, residenciais e comerciais, possui aulas teóricas desenvolvidas no auditório da prefeitura municipal e aulas práticas em uma empresa da cidade.

Itapiranga vai manter atendimento do INSS no município. O serviço do INSS em Itapiranga é prestado deste 2005. O município possuía um convênio em parceria com São João do Oeste para a divisão das despesas de aluguel e servidor. O Instituto Nacional do Seguro Social disponibilizava um servidor e a prefeitura tinha outro funcionário para prestar o atendimento a população. Conforme o Secretário de Administração de Itapiranga, ARTÊMIO SCALON, este modelo de convênio não existe mais e por isso o atendimento foi interrompido neste ano. Ele afirma que foi preciso uma ampla negociação com a agência de São Miguel do Oeste e a regional de Chapecó para retomar a prestação de serviços. Com o novo contrato terá alterações no atendimento em Itapiranga. O município de São João do Oeste não faz mais parte do convênio e também terá um novo local e dois turnos de funcionamento do Posto do INSS.

Conforme o Secretário de Administração, já foi alugado uma sala no centro da cidade e nos próximos dias as pessoas que necessitam de atendimento do Seguro Social terão este serviço no horário de expediente da prefeitura. De acordo com ARTÊMIO SCALON, atualmente os encaminhamentos são feitos de forma online, porém uma boa parcela da população não tem acesso a tecnologias necessárias ou enfrentam problemas para concluir os procedimentos. O Secretário salienta que o atendimento do Posto do INSS em Itapiranga é livre para a população de outros municípios e prestará os mesmos serviços que são disponibilizados na agência de São Miguel do Oeste.

Regulamentação do trabalho de cuidadoras de crianças gera discussão em São João do Oeste. Assunto é debatido há vários anos e agora o Ministério Público exige uma definição. Projeto de lei foi enviado ao legislativo. O tema ganha maior repercussão com o posicionamento do vereador CORNÉLIO SCHNEIDER. Ele é contra o modelo proposto para regulamentar o trabalho de cuidadoras de crianças. Segundo ele, as exigências inviabilizam esta atividade, considerada relevante, pois possibilita que os pais deixem seus filhos em local de confiança, enquanto trabalham. O vereador reconhece a importância de adequações que proporcionam segurança para as crianças, porém defende maior debate e flexibilização para que este serviço continue sendo prestado em São João do Oeste.

CORNÉLIO SCHNEIDER diz que o projeto do executivo, que tramita na Câmara, aborda questões sanitárias e exigências dos bombeiros que geram necessidade de investimentos significativos e muitas vezes inviáveis. Ele observa que é contra o projeto na forma que ele foi apresentado e também argumenta que São João do Oeste não necessita ser o primeiro município a colocar esta lei em prática. CORNÉLIO SCHNEIDER defende um procedimento de observar outros municípios que possuem medidas neste sentido e fazer ajustes que tornam a exigência mais adequada para a realidade local. Cita ainda que o Ministério Público vai exigir de outros municípios e lembra que este debate iniciou em 2018 quando ele era presidente da Câmara de Vereadores.

CORNÉLIO SCHNEIDER explica que na oportunidade o promotor de justiça da comarca esteve no município para falar sobre este assunto. Segundo o parlamentar, o debate precisa ser realizado em parceria do legislativo, executivo e ministério público em busca de ajustes necessários para manter a viabilidade do projeto. SCHNEIDER avalia que a prefeitura corre o risco de arcar com um custo muito elevado tendo atendimento prolongado na creche, incluindo o tempo integral para mais crianças, além do trabalho sendo iniciado mais cedo e prolongado além do expediente escolar. Cita ainda os períodos de férias escolares que necessitariam de funcionamento das creches, caso as cuidadoras não ofereçam este serviço.

De acordo com CORNÉLIO SCHNEIDER, os pais visam segurança de seus filhos e com isso inclui a quantidade do serviço prestado pelas cuidadoras de crianças. Ele admite que foram constatadas situações que não atendem o que ficou estabelecido em 2018, sendo apenas duas crianças por período para cada cuidadora. SCHNEIDER também observa que, se rejeitarem o projeto os vereadores podem ser responsabilizados pelo funcionamento de locais que não atendem as exigências. Cita ainda que o custo pode ser maior para os pais e para as cuidadoras, porém não se pode abrir mão da segurança e das normas necessárias para realização deste atendimento.

Itapiranga enfrenta uma polêmica devido a constatação de irregularidades em entreposto de comercialização de carnes e açougues. Foram feitas notificações, incluindo multas significativas para estabelecimentos da cidade que não cumpriam com as exigências. Segundo o Coordenador do Núcleo de Alimentos da Assemit, PEDRO PAULO PEREIRA, uma das medidas adotadas é referente ao esclarecimento de dúvidas dos empresários. Na próxima segunda-feira terá um bate papo para os empresários, especialmente para os proprietários de estabelecimentos com entreposto de carne e açougues. Profissionais da Cidasc de São Miguel do Oeste estarão no auditório da Associação Empresarial de Itapiranga para falar com os responsáveis pela comercialização de carnes e derivados.

PEDRO PAULO PEREIRA lembra que a lei é antiga e somente está sendo cobrado o que é regulamentado visando a qualidade dos alimentos que são oferecidos. Ele reconhece que ocorrem divergências e dúvidas sobre as fiscalizações, porém garante que os responsáveis possuem conhecimento e preocupação e oferecer alimento de qualidade. O Coordenador do Núcleo de Alimentos da Assemit evitar apontar responsáveis pelas notificações e cita a importância de ter o máximo de cuidado na manipulação de alimentos e comercialização de carnes e derivados. PEDRO PAULO PEREIRA reconhece que multas para estabelecimentos geram preocupação e desperta maior necessidade de interpretações corretas da lei. Ele argumenta que o bate papo com a Cidasc vai ser fundamental para melhorar os cuidados com a manipulação de alimentos.

PEDRO PAULO PEREIRA ressalta que o cliente merece segurança total na qualidade dos alimentos que está comprando, seja carne, linguicinha, salame ou outros produtos. O Coordenador do Núcleo de Alimentos informa que estão previstas capacitações visando seguir em todos os detalhes as normativas municipais, estaduais e federais. As medidas visam garantir que o cliente tenha alimento de origem segura. A preocupação do Núcleo é dar tranquilidade aos empresários para trabalharem sem risco de consequências desagradáveis em fiscalizações dos órgãos responsáveis. PEREIRA avalia que a vigilância sanitária possui profissionais capacitados para orientações e também fiscalização. Cita ainda que é preciso que todos caminhem no mesmo sentido, empresários, funcionários e órgãos fiscalizadores.

Conforme o médico veterinário da Cidasc de São Miguel do Oeste, ALEXANDRE SCHWENGBER, coordenador regional do Serviço de Inspeção Estadual, o foco principal nas fiscalizações está nas boas práticas de fabricação nos entrepostos em mercados e açougues. Ele reforça que todos os envolvidos conhecem a legislação so0bre manipulação de alimentos de origem animal. ALEXANDRE SCHWENGBER considera que o esclarecimento de dúvidas pode contribuir para maior eficiência no serviço de manipulação de alimentos. O veterinário da Cidasc menciona que existem casos em que o estabelecimento possui autorização para manipulação, mas não cumpre as exigências. SCHWENGBER avalia que a região bem servida de inspeção municipal e defende que os proprietários, serviço de inspeção e vigilância sanitária precisam do mesmo entendimento para oferecer um produto de qualidade ao consumidor.

Problemas constatados em estabelecimentos de Itapiranga foram de falta de instruções nos rótulos. Conforme o veterinário responsável pela inspeção municipal, JOSÉ SALDANHA, as situações poderiam ser evitadas com maior atenção. Ele ressalta que a inspeção municipal libera o funcionamento dos estabelecimentos após o proprietário apresentar completa documentação necessária. SALDANHA alerta que oi proprietário deve ter um responsável técnico, que será o braço direito para o correto funcionamento. O veterinário observa que não se pode infringir leis superiores. Cita como exemplo que portaria e decreto estadual de setembro de 2022 liberam determinados estabelecimentos para produção de carnes temperadas, porém não tem autorização de produzir embutidos.

Irregularidades foram constatas em força tarefa coordenada pelo Ministério Público e participação de vários órgãos. O veterinário responsável pela inspeção municipal, JOSÉ SALDANHA lembra que dois estabelecimentos não apresentaram conformidades de acordo com a rotulagem dos embutidos. Ele diz que algumas situações exigem adequações nas instalações, como climatização e salas especificas para cada setor. O problema está no investimento necessário e espaço para as adequações. SALDANHA reforça que o responsável técnico precisa estar atento a rotulagem sobre ingredientes na industrialização de alimentos.

Corpo de Bombeiros de Itapiranga registra saída de pista na SC 163. Foi por volta das sete horas de hoje, em Santa Isabel, interior de Itapiranga. O motorista de uma Fiat Strada perdeu o controle da direção e saiu da pista e tombou o carro ao lado da rodovia. O homem de 49 anos sofreu escoriações na face e relatava dores no tórax. Ele foi socorrido pelo bombeiros de Itapiranga e conduzido ao Hospital Sagrada Família.

Ministério Público denuncia suspeito de matar homem após jogo de futebol em São Miguel da Boa Vista. A Promotoria de Justiça da Comarca de Maravilha, ofereceu uma denúncia contra o suspeito de matar um homem no dia 12 de fevereiro deste ano no município de São Miguel da Boa Vista. Conforme a peça acusatória, no dia do crime ocorreu a semifinal de um campeonato de futebol amador na linha Poço Parado, no interior de São Miguel da Boa Vista. Logo após o fim da partida, teria iniciado uma briga generalizada, momento em que o réu teria desferido golpes que atingiram a cabeça da vítima. Pessoas que estavam no local afastaram o réu, prestaram socorro imediato à vítima, que estava caída no chão, e realizaram manobras de reanimação. Na sequência, o homem foi levado pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital São José de Maravilha.

Entretanto, diante da gravidade das lesões, a vítima foi transferida ao Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, e, posteriormente, ao Hospital Santa Isabel de Blumenau. Porém, em 25 de fevereiro foi constatada a morte encefálica do homem. Na denúncia, o Promotor de Justiça MARCOS SCHLICKMANN ALBERTON aponta que o acusado teria cometido homicídio qualificado por motivo fútil, uma vez que o suposto crime ocorreu em função de uma discussão decorrente do resultado de uma partida de futebol. Com o recebimento da denúncia, o acusado se torna formalmente réu em ação penal, na qual terá amplo direito à defesa.

A Polícia Civil vai descentralizar a atuação do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio para todas as regiões do Estado. A instituição está criando pontos focais de combate aos crimes contra o agronegócio em cada região policial do Estado. Dessa forma, a delegacia regional da Polícia Civil do extremo-oeste vai terá um Policial Civil designado para atuar no tratamento de informações de inteligência policial entre as unidades locais e o CAOGRO, no acompanhamento de investigações policiais e, sobretudo, no compartilhamento de informações de investigação e operações, com o objetivo de tornar mais célere e efetiva a atuação da Polícia Civil. A regional de São Miguel do Oeste ainda não formalizou a nomeação para o cargo. O objetivo é intensificar o combate aos crimes contra o agronegócio no Estado.

Uma colisão envolveu dois caminhões e deixou uma pessoa ferida no começo da noite de ontem na SC 282. O acidente aconteceu por volta das sete horas entre Maravilha e Pinhalzinho. Um caminhão furgão colidiu na traseira de caminhão bitrem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor do bitrem nada sofreu. Já o motorista do furgão sofreu ferimentos leves. Ele foi socorrido pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros e conduzido ao hospital de Pinhalzinho.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.