ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 04/05/2022

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

foco dos ataques da Rússia, a cidade portuária de Odessa, no sudoeste da Ucrânia, teve um centro de logística militar bombardeado nesta terça-feira, informou o Ministério da Defesa russo. Moscou afirma que o local abrigava armas enviadas a Kiev por países do Ocidente. O novo objetivo de Moscou é atingir cidades que têm servido como base para a chegada de armamento de países europeus e dos Estados Unidos. Na semana passada, o Kremlin ameaçou o Ocidente de forte retaliação caso continuasse enviando armas à Ucrânia. O ataque foi feito com mísseis de alta precisão, que as tropas russas têm adotado para destruir os depósitos de armamento internacional.

Os países da União Europeia vão deixar de comprar petróleo e produtos refinados da Rússia em até seis meses. A informação é da chefe da Comissão Europeia, URSULA VON DER LEYEN. A reunião propôs uma sexta rodada de sanções contra Moscou por causa da invasão na Ucrânia. A proposta ainda precisa de aprovação de todos os 27 países da União Europeia. Além desta medida, também fazem parte do pacote de sanções a exclusão de mais bancos russos do sistema Swift e o banimento de três canais estatais russos de comunicação, que não poderão distribuir conteúdo na Europa via cabo, satélite, internet ou aplicativos.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, pediu nesta terça-feira aos americanos que votem nas eleições de novembro para defender o direito "fundamental" ao aborto, se a Suprema Corte anular as garantias constitucionais que permitem o procedimento. Ele alertou que ainda não tinha sido verificado o furo do site Politico de um rascunho da opinião majoritária da mais alta corte do país para acabar com o direito à interrupção voluntária da gravidez a nível nacional. Ele disse que se o máximo tribunal anular a jurisprudência que fundou o direito ao aborto nos Estados Unidos desde 1970, "caberá aos funcionários eleitos em todos os níveis de governo proteger o direito de escolha da mulher”.

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira a votação de um projeto de lei que torna crime hediondo o homicídio contra menor de 14 anos. O texto, que segue agora para a sanção presidencial, também aumenta as punições para os crimes de injúria e difamação cometidos contra menores. O texto recebeu o nome de "Lei Henry Borel", diante da repercussão da morte do menino, de quatro anos, em março de 2021, no Rio de Janeiro. A criança foi morta no apartamento onde morava com a mãe, MONIQUE MEDEIROS, e o padrasto, o ex-vereador, JAIRO SOUZA SANTOS, o JAIRINHO. Um crime é considerado hediondo quando é praticado com crueldade e causa repulsa na sociedade. Neste tipo de infração, não cabe fiança, indulto ou anistia e a proposta ainda prevê o aumento da pena em dois terços se o responsável pela morte do menor de 14 anos ocupar os seguintes papéis: pai ou mãe, padrasto ou madrasta, tio, irmão, cônjuge ou companheiro.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta terça-feira, por três votos a dois, abrir seis ações penais contra o senador JORGE KAJURU do Podemos de Goiás por injúria e difamação. Os processos envolvem ataques e ofensas de KAJURU em redes sociais contra o senador VANDERLAN CARDOSO e o ex-deputado ALEXANDRE BALDY. A decisão dos ministros reforça o entendimento de que parlamentares podem ser responsabilizados por manifestações em redes sociais caso sejam consideradas ofensivas à honra, divulgação de informações falsas, discursos de ódio e até mesmo incitação a crimes. Deputados e senadores têm a chamada imunidade parlamentar, ou seja, não podem ser responsabilizados na Justiça, em ações cíveis e penais, por suas opiniões, palavras e votos, desde que relacionadas com sua atuação no Congresso. A medida é uma garantia ao exercício do mandato, mas o STF vem entendo que o direito não é absoluto.

Após dois anos de congelamento e decréscimo nas mensalidades dos planos de saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar deve indicar o percentual de reajuste para 2022 neste mês. A estimativa é de um aumento de 15 vírgula sete por cento, o maior percentual desde 2000. A projeção é da FenaSaúde, Federação Nacional de Saúde Suplementar, com base nos critérios de reajuste adotados pela ANS e com informações das operadoras. A Agência também informou em nota que o percentual máximo de reajuste a ser autorizado para os planos individuais ou familiares está sendo calculado e será divulgado pela agência após conclusão dos cálculos e manifestação do Ministério da Economia.

Um esquema de pirâmide financeira envolvendo depósitos em dinheiro e negociação de criptomoedas foi alvo de uma operação da Polícia Federal de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, na manhã desta terça-feira. O grupo causou um prejuízo total de cerca de 15 milhões às 120 vítimas, estimou a investigação. Foram cumpridos três mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão nas cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, no Litoral Norte catarinense, Tubarão, no Sul do estado, e em Barueri, que fica em São Paulo. Além dos mandados, a PF também faz o bloqueio e sequestro de bens que estão no nome de pessoas e empresas suspeitas de envolvimento. Segundo a Polícia Federal, cerca de 20 indivíduos participam da organização.

A chuva intensa que atingiu Santa Catarina nesta terça-feira provocou duas mortes, suspendeu aulas, fechou unidades básicas de saúde e interditou estradas. As condições são causadas por um ciclone extratropical que está em formação e influenciará o tempo no Estado até quinta-feira. A Secretaria estadual de educação cancelou as aulas na Escola Costa Carneiro, no município de Orleans. A Defesa Civil interditou uma ala da escola, próxima a um terreno que cedeu em razão das fortes chuvas. As aulas também foram suspensas nas escolas e os postos de saúde foram fechados em Tubarão. Além disso, unidades básicas de saúde também foram fechadasEm São Joaquim, dois homens morreram afogados dentro de um carro, que foi encontrado no Rio Rondinha. O nível do rio subiu nesta terça devido ao temporal.

O projeto que reduz o ICMS para alimentos foi aprovado, por unanimidade, nesta terça-feira, na Assembleia Legislativa. Os deputados deram aval ao texto original apresentado pelo governo do Estado, que não inclui as bebidas entre os itens que terão redução do imposto. O texto segue para sanção do governador CARLOS MOISÉS. O projeto também amplia de 30 de junho deste ano para 31 de dezembro de 2023 o prazo para a redução do ICMS cobrado dos produtos da cesta básica, além de incluir o leite e a manteiga entre as mercadorias beneficiadas com essa medida. Com isso, a alíquota para esses produtos, que subiria para 12 por cento a partir de julho, fica mantida em sete por cento até o fim do ano que vem. Os alimentos tiveram queda de sete para três vírgula dois por cento. Para bebidas quentes não houve alteração e a alíquota segue em 25 por cento do ICSM para vinhos, espumantes e uísque.

Núcleo da Mulher Empresária da Acislo realiza Festival gastronômico. O primeiro Show de Brasa será no dia 14, agora de maio, com o assador GERSON ALMEIDA. O formato é inspirado na famosa parrilla argentina. A proposta é garantir uma nova experiência ao público lourenciano e da região. LORITA REITER, coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, adianta que o evento não é uma churrascada. Ela explica que serão seis estações de carne e seis horas de assado. O cardápio inclui cordeiro patagônico, costela bovina, suíno na brasa, chorizo, bife ancho, legumes gratinados e sobremesas na parrilla.

A pessoa recebe um passaporte para o evento e pode permanecer degustando por seis horas. A coordenadora diz que o pessoal vai comer o tempo inteiro. As carnes serão servidas no estilo finger food – pequenas porções em barquinhas. No dia serão servidas duas marcas de chopp – Patagônia e Brahma. O evento é ao ar livre, na Casa das Palmeiras, em São Lourenço do Oeste. LORITA acrescenta que com o objetivo de gerar conhecimento, na sexta-feira, dia 13, o núcleo realizará um workshop sobre carnes. Na oportunidade assador GERSON ALMEIDA vai falar, sobre os tipos de carnes, cortes, temperos, brasa e uso de parrilla.

O público vai aprender sobre técnicas e, mais que isso, a fazer a escolha certa da carne para o assado. LORITA REITER, coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária da Acislo, informa que o curso é aberto para homens e mulheres. De acordo com a coordenadora, por conta do espaço e da capacidade de preparo, as vagas são limitadas. Os ingressos para o Show de Brasa estão disponíveis ao valor de 150 reais com seis horas de carne mais três copos de chopp. No caso do workshop, o ingresso está sendo comercializado por 180 reais. Na compra de ingressos para as duas programações o combo sai por 280.

Interessados podem adquirir os ingressos com as nucleadas ou diretamente na Acislo. Não será permitida a entrada de crianças e adolescentes menores de 14 anos. LORITA adianta que 70 por cento dos ingressos já foram vendidos. A coordenadora acrescenta que além de proporcionar uma experiência diferente, o objetivo do Festival gastronômico, com o primeiro Show de Brasa, é levantar recursos para a manutenção das atividades como treinamentos, visitas técnicas e capacitações das nucleadas.

O Cras do município de Palma Sola será reinaugurado. O ato está marcado para a quinta-feira da semana que vem, a partir das 15 horas. A informação é do secretário de Assistência Social IVANOR DE MOURA. Ele lembrou que o Cras está localizado em um espaço de difícil acesso sendo necessários investimentos para melhorar a acessibilidade. Conforme ele, foram investidos mais de 200 mil reais para deixar o local adaptado para os moradores. O local conta com amplo pátio para estacionamento facilitando para os idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Além de melhorar a acessibilidade aos cadeirantes. MOURA também destacou que a parte interna do Cras recebeu alguns investimentos tendo em vista a infiltração de água, além da instalação de novos móveis.

Famílias continuam perdendo o Auxílio Brasil por não atualizar cadastro. Em Campo Erê muita gente depende desse dinheiro do Governo Federal, mas não tirou tempo de ir ao CRAS para regularizar sua situação. CLAUDIA DA SILVA – responsável pelo programa está preocupada com o problema e desabafa: não foi por falta de aviso que as famílias vão ficar sem esse dinheiro. Já em março muitos benefícios foram cancelados. No mês passado foram bloqueados diversos benefícios. A pessoa que é responsável por sua família precisa manter seu cadastro em dia no Centro de Referência e Assistência Social, principalmente repassando a informação sobre a renda mensal.

Mesmo que um membro arranjou emprego com carteira assinada a família continua recebendo o Auxílio Brasil. Quem, garante é CLAUDIA DA SILVA – responsável pelo CRAS. Ela explica que por causa da pandemia o Governo Federal havia suspenso a fiscalização dos cadastros, mas agora retomou. Seiscentas famílias de Campo Erê estão com sua situação cadastral irregular e por isso terão os pagamentos suspensos. O Cadastro Único tem no município em torno de mil e quatrocentas famílias inscritas, mas nem todas recebem o Auxílio Brasil. Tem caso que se enquadra no Baixa Renda Na Luz e Na Carteira Do Idoso, todos vinculados ao Cadastro Único. O valor do Auxílio Brasil é de 400 reais.

Investimentos no Centro de Educação Municipal Irma Roberto Florêncio ultrapassam 200 mil reais. A Diretora da Escola de Campo Erê, MARCIA KAEFER ressalta a importância das melhorias que foram e ainda estão sendo feitas na unidade para atender cada vez com melhor os alunos. MARCIA conta que entre as melhorias está o fechamento da quadra coberta, que era um sonho antigo de toda a comunidade escolar, e que esse ano se tornou realidade. O clima de Campo Erê é frio e chuvoso, nos meses de inverno, disse a diretora e os alunos ficavam impossibilitados de fazer suas atividades, pois era muito frio o molhado. Agora esse problema está solucionado.

Asfalto em frente à Escola Irma Roberto Florêncio é mais um dos anseios da direção. A diretora comenta que apesar dos investimentos já feitos, ainda falta melhorar o acesso a escola. A diretora ressalta que a apresentação de todo esse investimento da escola será feito no Dia da Família na Escola, que está marcado para acontecer, no dia 14, agora de maio, a partir das 14 horas. A diretora MARCIA KAEFER destaca também a importância desse momento, em que a família participa da vida escolar do aluno.

Jovem volta a ser presa em São Lourenço do Oeste. Uma jovem de 19 anos foi presa, no início da tarde de ontem, pela Divisão de Investigação Criminal da Fronteira (DIC-Fron) processada pelo crime de tráfico de drogas. A prisão ocorreu no bairro São Francisco, em São Lourenço do Oeste. Conforme a Polícia Civil, a mulher já havia sido presa em flagrante no dia 10 de fevereiro deste ano, pelo crime de tráfico de drogas. Na ocasião, a polícia encontrou maconha escondida em uma cadeirinha de bebê. Na audiência de custódia, a mulher foi posta em liberdade provisória, porém com monitoramento eletrônico e recolhimento noturno. Passados dois meses, a polícia explica que a mulher compareceu para se apresentar e deixou descarregar a tornozeleira eletrônica. Com isso, a prisão preventiva foi decretada.

Caminhão baú tomba ao lado da rodovia estadual em Romelândia. O acidente foi atendido pela PMRv por volta das seis e meia de ontem. Segundo a Polícia, o fato foi registrado no quilômetro 44,5 da rodovia estadual SC-161. A carreta Mercedes Benz, emplacada no município de ErechimRS era conduzida por um homem de 56 anos. O tombamento não teve feridos, apenas danos no caminhão.

Polícia Militar prende assaltantes de joalheria. Dois ladrões armados com pistolas invadiram uma joalheria na manhã de hoje, na Rua Ibiporã em Pato Branco. Os ladrões renderam o proprietário, funcionários e clientes e praticaram o roubo de joias, relógios e objetos de alguns clientes. Segundo o Major VICENTE JUNIOR, a Polícia Militar foi acionada e uma equipe estava próximo ao local. Ao avistarem os dois assaltantes saindo da relojoaria, os policiais deram voz de abordagem, porém os dois correram. Os policiais então efetuaram dois disparos, e os suspeitos voltaram para o interior da loja e acabaram sendo dominados pelos militares.

Um deles sofreu ferimentos ao se cortar em um balcão de vidro na tentativa de fuga. Conforme a polícia, um é maior e outro menor de idade e estavam de posse de dois simulacros de pistola. O Corpo de Bombeiros foi acionado, prestou atendimento para as vítimas da loja que estavam abaladas e encaminharam um dos assaltantes para atendimento médico. Posteriormente os dois foram encaminhados para a quinta Subdivisão de Polícia. Uma sacola com os produtos do furto também foi recuperada.


PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.