ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco terça-feira 04 05 2021

-EX-MINISTROS MANDETTA E TEICH PRESTAM DEPOIMENTO HOJE NA CPI DA COVID

-NÚMERO DE PESSOAS À ESPERA DE LEITOS DE UTI COVID CAI PARA 28 NO ESTADO

-COMUNIDADE VAI RETOMAR TRADICIONAL ROMARIA DE CARAVAGGIO NESTE MÊS

-MUNICÍPIO VACINA IDOSOS COM 60 ANOS E CONCLUI PRIMEIRO GRUPO DA COVID

-PROJETO UNIFICA INDICADOR PARA REAJUSTES DE TAXAS E SALÁRIOS DE SERVIDORES

-IDOSO DE 85 SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ATROPELAMENTO NA SC 163

-POLÍCIA MILITAR PRENDE DUAS PESSOAS SUSPEITAS DE TRÁFICO DE DROGAS

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A controladoria do Estado de Israel anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma investigação sobre o tumulto em um festival religioso que deixou 45 mortos e mais de 100 feridos na madrugada de sexta-feira. Responsável por supervisionar o funcionamento das instituições públicas, o órgão do governo israelense já havia alertado duas vezes, em 2008 e 2011, sobre falhas na organização do evento. Os primeiros relatos apontam que pessoas caíram em uma arquibancada, o que causou um princípio de tumulto. Uma multidão então tentou sair por uma passagem estreita e pessoas foram pisoteadas.

Um trem do metrô da Cidade do México descarrilou e despencou após um viaduto desabar na noite desta segunda-feira. Ao menos 23 pessoas morreram e 65 ficaram feridas, segundo a prefeita da capital mexicana, CLAUDIA SHEINBAUM. Há crianças entre as vítimas e sete feridos estão em estado grave. o viaduto do metrô desabou e vagões com passageiros despencaram, atingindo carros que estavam na avenida. Segundo a prefeita, aparentemente uma viga da estrutura do metrô cedeu, mas a causa do acidente ainda será investigada.

Um balanço da Defensoria do Povo, órgão público de fiscalização do governo da Colômbia, estimou nesta segunda-feira que 19 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas durante a violência nos protestos no país contra um projeto de reforma tributária. O número foi atualizado ontem a tarde. Desse total de mortos, 18 eram civis e um era policial. O ministério da Defesa, em outra contagem, diz que 846 pessoas se feriram nas manifestações, 306 deles, civis. Os protestos no país começaram em 28 de abril. O ministro da Fazenda da Colômbia, ALBERTO CARRASQUILLA, renunciou ao cargo.

A Controladoria-Geral da União identificou mais de um bilhão e meio de reais em possíveis pagamentos indevidos de abono salarial em 2019 e 2020 e alertou para o risco de o problema já ter ocorrido nos anos anteriores. Os dados são de um relatório tornado público pelo órgão nesta segunda-feira. Por lei, o abono é pago a quem está cadastrado há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social, recebeu no máximo dois salários mínimos de remuneração média durante o ano e teve emprego formal por pelo menos um mês no período. A CGU identificou, entretanto, que os pagamentos relativos ao ano-base de 2018 incluíram pessoas que não atendiam a todos os requisitos e até pessoas mortas.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta segunda-feira, sem dar detalhes, a sanção com vetos da lei que prevê ajuda ao setor de eventos durante a pandemia. Em um pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, BOLSONARO disse que os vetos visam evitar a "judicialização" da lei. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e estabelece ações emergenciais para o setor de eventos a fim de reduzir as perdas causadas pela pandemia por meio da criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Entre outros pontos, o texto aprovado pelo Congresso prevê a possibilidade de renegociação de dívidas, tributárias ou não, descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação.

A CPI da Covid abre nesta terça-feira a agenda de convocações, com os depoimentos de LUIZ HENRIQUE MANDETTA e NELSON TEICH, os dois primeiros ministros da Saúde do governo de JAIR BOLSONARO. Eles serão ouvidos na condição de testemunha, quando há o compromisso de dizer a verdade sob o risco de incorrer no crime de falso testemunho. O depoimento de MANDETTA começou as dez horas e o de TEICH está previsto para as duas da tarde. O atual ministro MARCELO QUEIROGA e antecessor dele, EDUARDO PAZUELLO serão ouvidos ainda nesta semana, assim como o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTONIO BARRA TORRES.

Integrante do Tribunal do Impeachment dos respiradores, o deputado estadual LAÉRCIO SCHUSTER do PSB foi ao Supremo Tribunal Federal para adiar o julgamento da próxima sexta-feira. Ele alega, entre outros pontos, que o desembargador RICARDO ROESLER, presidente do Tribunal, negou pedidos de juntada de provas e o interrogatório do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. O recurso do deputado é uma Reclamação. Esse tipo de apelação é usado em casos em que eventualmente está sendo descumprida uma jurisprudência definida pelo próprio STF. Até a noite desta segunda-feira não havia relator definido para a decisão liminar.

Chegaram nesta segunda-feira 17 mil 550 doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer. Esta é a primeira vez que o estado recebe uma remessa desse imunizante. A vacina será destinada para aplicação em Florianópolis e São José, cidade vizinha à capital. Os dois municípios vão fazer a imunização com as doses nesta terça. Além do imunizante da Pfizer, chegaram também 232 mil 750 doses da AstraZeneca. Elas serão usadas para concluir a vacinação, com aplicação da primeira dose, no grupo dos idosos entre 60 e 64 anos e trabalhadores da saúde. Esta vacina também será usada para dar continuação à imunização dos profissionais de segurança e iniciar a das pessoas com comorbidades, deficiência permanente, grávidas e puérperas.

O número de pessoas aguardando um leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid caiu para 28 nesta segunda-feira. No domingo, eram 43 pacientes nessa lista. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 93 vírgula zero seis por cento. Se forem levados em conta apenas os leitos de UTI adulto Covid, a ocupação no estado é de 92vírgula 31 por cento. No entanto, na prática, os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, já não estão disponíveis. Dos mil 831 leitos de UTI SUS para Santa Catarina, mil 704 estão ocupados, sendo 988 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

O delegado CLAUDIR STANG será o novo Controlador Geral Adjunto da Assembleia Legislativa. Ele disse que foi surpreendido pelo convite, mas que aceitou o desafio. STANG foi delegado da Dpcami e delegado regional de São Miguel do Oeste. Atualmente, ele desempenha a função de delegado titular da Delegacia de Proteção da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de Chapecó. Ele estava há três anos da Dpcami e pediu afastamento para assumir o cargo na Alesc.

A tradicional Romaria em honra à Nossa Senhora do Caravaggio voltará a ser realizada neste ano no município de Guaraciaba. A informação é do coordenador da comunidade, CELSO GASPERIN. Ele participou do RPN primeira edição do último sábado e trouxe detalhes do evento que vai ocorrer neste mês de maio. Segundo ele, a programação religiosa já iniciou no último sábado, dia primeiro e seguirá até o dia 26 deste mês, data em que é comemorado o dia de Nossa Senhora do Caravaggio. Ele lembrou que no ano passado foram realizadas as celebrações, porém, sem a presença de fieis e sem a parte festiva na comunidade.

Durante praticamente todo o mês de maio haverá a reza do terço todas as noites às oito horas da noite no santuário da comunidade. A informação é do coordenador, CELSO GASPERIN. De acordo com ele, essa ação vai ocorrer até o dia 26 de maio. Já nos dias 23, 24 e 25 será realizado o tríduo também no santuário. Conforme ele, o ponto alto da programação será no dia 26, onde serão realizadas três missas, sendo às seis horas e 10 horas da manhã e também as seis horas da tarde, esse último horário sendo novidade. Ele destacou que o objetivo com esses horários diferenciados é fazer com que os devotos participem das celebrações respeitando os protocolos de saúde em relação a Covid-19.

O Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio poderá ser ocupado por 25 por cento dos fieis em cada uma das celebrações. O comentário é do coordenador da comunidade, CELSO GASPERIN. Ele disse que existe uma expectativa que a capacidade a ser ocupada chegue a 50 por cento se as autoridades de saúde permitirem. Ele pediu para que as pessoas tenham bom senso e respeitem todos os protocolos de saúde. Já em relação a parte festiva, GASPERIN declarou que novamente essa questão não será realizada. Ele pontuou que neste ano a Romaria está na quinquagésima quarta edição e o tema é “Ó Maria, mãe de Caravaggio, diante das dificuldades, ajudai-nos a perseverar na fé e na oração”.

Esse é o segundo ano que a parte festiva não é realizada na comunidade de Caravaggio, em Guaraciaba. O lembrete é do coordenador, CELSO GASPERIN. Ele salientou que a festa é fundamental para manter as contas da comunidade em dia e para realizar investimentos e melhorias necessárias. Ele citou reformas no pavilhão no valor de 70 mil reais. GASPERIN declarou que assumiu o conselho no ano passado e sem o dinheiro da festa, a comunidade se mantém com doações dos sócios e com a realização de promoções menores realizadas pelo conselho. O coordenador enfatizou que apesar das dificuldades, todas as contas da comunidade estão em dia.

As 12 creches de São Miguel do Oeste retomaram o atendimento presencial nesta segunda-feira. De acordo com a secretária de Educação, SISSE VELOSO, as unidades estão seguindo todos os protocolos sanitários e demais cuidados para preservação da saúde das crianças e profissionais. A fim de evitar aglomerações, neste primeiro momento, o atendimento ocorre somente em meio período. Pela manhã, as aulas são das sete e meia às 12 e 15 e na parte da tarde entre uma e 15 e seis horas. Depois de um ano pronta, a nova creche do centro, localizada no prédio do antigo Besc, pôde receber crianças pela primeira vez. O imóvel foi adquirido pelo Município no final de 2018, e totalmente remodelado para funcionar como creche. No local, 105 crianças serão atendidas a partir desta semana.

A secretaria de Educação ainda está recebendo pedidos de famílias com interesse em colocar os filhos nas creches da rede municipal. De acordo com a secretária SISSE VELOSO, cerca de mil crianças estão matriculadas nos centros de educação infantil. Ela explicou que o município está preparado para receber um número ainda maior de alunos. Os pais interessados em matricular os filhos podem entrar em contato pelo número 3631-2011 e consultar a disponibilidade de vagas em cada unidade. SISSE destacou a importância de oferecer um atendimento humanizado e seguro às crianças, para que os pais possam trabalhar com tranquilidade. Ela disse que o primeiro dia foi tranquilo, com os protocolos de segurança sendo observados por professores e pais.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou, nas últimas 24 horas, mais um óbito relacionado ao coronavírus. O caso é de uma idosa de 83 anos de São Miguel do Oeste.A ocupação na UTI Covid é de 23 pacientes confirmados. Dois leitos estão disponíveis no setor. Na enfermaria, são 11 confirmados. Em São Miguel do Oeste, 22 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. Outras 10 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, 74 moradores estão com o vírus ativo na cidade.

O município de São Miguel do Oeste realizou, na manhã de hoje, a vacinação da última faixa etária do primeiro grupo prioritário da campanha de imunização contra a Covid. Os idosos de 60 anos foram até a praça Walnir Botaro Daniel receber a primeira dose no imunizante. A trabalho começou por volta das oito horas e foi até as 11 horas. De acordo com a secretária de Saúde, GENI GIRELLI, o município já vacinou 28 vírgula sete por cento da população com a primeira dose da vacina contra covid-19 e nove e meio por cento com as duas doses necessárias para completar a imunização. Além dos idosos, a primeira etapa também vacinou os profissionais da saúde.

A Secretaria de Saúde confirmou agora à pouco o cronograma para aplicação da segunda dose do medicamento nos moradores que receberam a primeira dose no dia seis de abril. O grupo é composto, principalmente, por idosos com idade acima dos 66 anos. A organização será por ordem alfabética. Na manhã desta quarta-feira, entre oito e 11 horas, devem comparecer à Praça Walnir Bottaro Daniel as pessoas deste grupo que tenham a letra inicial do primeiro nome de “A” até “M”. As pessoas com a inicial do primeiro nome de ‘N’ a ‘Z’ terão que aguardar a chegada de mais doses. Assim que isso ocorrer, a secretaria vai informar o calendário pela imprensa e todos os canais digitais disponíveis.

O município foi obrigado a dividir o grupo que vai receber a segunda dose da vacina contra a Covid em razão do número reduzido de doses que foi enviado pelo Estado. A afirmação é da secretária de Saúde, GENI GIRELLI. Ela disse que os outros municípios da região também receberam uma quantidade menor do que o esperado para aplicar a segunda dose na população idosa. Para receber o imunizante amanhã, os idosos de 66 anos ou mais que tem o nome iniciado entre as letras “A” e “M” devem apresentar a Carteira de Vacinação, onde consta a comprovação da aplicação da primeira dose.

O ex-prefeito de São Miguel do Oeste, ALFREDO SPIER, não faz mais parte do Partido Progressista. Depois de mais de 20 anos, ele se desfilhou da sigla ainda no mês de fevereiro. SPIER disse que uma das razões para deixar o PP foi a falta de apoio do partido para que ele fosse candidato a reeleição repetindo a coligação com o prefeito WILSON TREVISAN. Ele permanece sem partido e ainda não decidiu em que sigla deve ingressar. SPIER vai estar no Peperi Entrevista da próxima quinta-feira para explicar os motivos que o levaram a deixar o PP depois de mais de duas décadas militando na sigla.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, encaminhou à Câmara de Vereadores nesta terça-feira um Projeto de Lei que visa estabelecer um novo índice para a correção anual de taxas e impostos. O mesmo indicador deve ser usado para a Revisão Geral Anual dos Servidores. O projeto prevê que o IPCA passe a ser o único índice utilizado pela prefeitura. Atualmente, o indicador usado para a correção de taxas e impostos municipais é o IGP-M. Já para a Revisão Geral Anual dos Servidores, o município usa os números do INPC. A proposta deve ser encaminhada para a análise das comissões da câmara na sessão desta terça-feira.

O projeto que institui o IPCA como indicador padrão para reajuste das taxas e revisão salarial dos servidores tem o objetivo de simplificar as contas públicas, de forma desburocratizada e moderna. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Em 2020, o INPC acumulado ficou em cinco vírgula 45 por cento e o IGP-M em 23, virgula 14 por cento. Segundo TREVISAN, isso forçou, por exemplo, um reajuste mais alto de todos os impostos e taxas. Já o IPCA fechou o ano em quatro vírgula 52 por cento. TREVISAN citou que ao utilizar o mesmo parâmetro em as nossas contas, o município busca um resultado justo para todos sem que ninguém seja penalizado.

Essa não é a primeira vez que o governo de WILSON TREVISAN encaminha um projeto de lei para usar o mesmo indicador na correção de taxas e reajuste salarial dos servidores. No primeiro mandato, o prefeito tentou fazer a mudança, mas a proposta foi rejeitada pela câmara de vereadores. Como o contexto político é outro e o executivo tem a maioria na câmara, TREVISAN acredita que o projeto será aprovado pelo legislativo.

Um homem foi preso por embriagues ao volante depois de sofrer um acidente de transito na noite de ontem no interior de Tunápolis. Segundo a Polícia Militar, o condutor de um Gol emplacado no Paraná, perdeu o controle da direção, saiu da pista e bateu em uma árvore. Um dos ocupantes do carro, um homem de 58 anos, foi preso às ferragens e foi socorrido pelos bombeiros. Ele sofreu ferimentos leves e foi levado ao Hospital de Tuna polis. O motorista, de 25 anos de idade, morador de Tunápolis, foi detido pela Polícia Militar por embriaguez ao volante.

Um idoso de 85 anos foi atropelado no final da manhã de ontem na SC 163. O acidente aconteceu por volta das 10 e meia entre os municípios de Descanso e Iporã do Oeste. O homem foi atingido por um veículo Up emplacado em Itapiranga e conduzido por uma mulher de 28 anos. O pedestre teve ferimentos, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para atendimento no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.

Duas pessoas foram detidas por tráfico de drogas nesta segunda-feira na Linha Nereu Ramos, interior de São Miguel do Oeste. Durante o serviço de rondas, uma guarnição da Polícia Militar abordou um veículo por volta das dez horas da noite de ontem. Durante a revista dos passageiros, foram localizados três sacos plásticos escondido nas roupas íntimas da mulher. Ao todo, foram apreendidos 15 gramas de cocaína. Também foi apreendida uma balança de precisão. O motorista e a mulher foram detidos e levados para a delegacia de polícia.

Um adolescente invadiu uma escola armado com um facão na manhã desta terça-feira, em Saudades. De acordo com a secretária municipal de Educação, GISELA HERMAN, três crianças e uma professora foram mortos. Uma outra professora ficou ferida. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi apreendido após o crime. O delegado regional de Chapecó, RICARDO CASAGRANDE, disse que o adolescente entrou na escola, que fica no Centro do município, e atingiu as vítimas com um facão. Em seguida, ele foi preso. As informações ainda estão sendo atualizadas. A motivação do ataque ainda não foi confirmada pela polícia. O caso está repercutindo em todo o país.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.