-EX-MINISTROS MANDETTA E TEICH PRESTAM DEPOIMENTO HOJENA CPI DA COVID
-NÚMERO DE PESSOAS À ESPERA DE LEITOS DE UTI COVID CAI PARA 28 NO ESTADO
-SESI SENAI E PREFEITURA PROJETAM CURSOS NO MUNICÍPIO
-SANTA HELENA CONFIRMA MAIS 12 CASOS DE DENGUE E JÁ CHEGA A 40
-UNIÃO DOS VEREADORES DE SC PROMOVE ENCONTRO ESTADUAL NESTA SEMANA
-DISPARIDADE NO APRENDIZADO DE ALUNOS NO ENSINO HÍBRIDO DESAFIA ESCOLA
-DUAS PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-ADOLESCENTE INVADE ESCOLA E MATA TRÊS CRIANÇAS E UMA PROFESSORA EM SAUDADES
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 16graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 57centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A controladoria do Estado de Israel anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma investigação sobre o tumulto em um festival religioso que deixou 45 mortos e mais de 100 feridos na madrugada de sexta-feira. Responsável por supervisionar o funcionamento das instituições públicas, o órgão do governo israelense já havia alertado duas vezes, em 2008 e 2011, sobre falhas na organização do evento. Os primeiros relatos apontam que pessoas caíram em uma arquibancada, o que causou um princípio de tumulto. Uma multidão então tentou sair por uma passagem estreita e pessoas foram pisoteadas.
Um trem do metrô da Cidade do México descarrilou e despencou após um viaduto desabar na noite desta segunda-feira. Ao menos 23 pessoas morreram e 65 ficaram feridas, segundo a prefeita da capital mexicana, CLAUDIA SHEINBAUM.Há crianças entre as vítimas e sete feridos estão em estado grave.o viaduto do metrô desabou e vagões com passageiros despencaram, atingindo carros que estavam na avenida. Segundo a prefeita, aparentemente uma viga da estrutura do metrô cedeu, mas a causa do acidente ainda será investigada.
Um balanço da Defensoria do Povo, órgão público de fiscalização do governo da Colômbia, estimou nesta segunda-feira que 19 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas durante a violência nos protestos no país contra um projeto de reforma tributária. O número foi atualizado ontem a tarde. Desse total de mortos, 18 eram civis e um era policial. O ministério da Defesa, em outra contagem, diz que 846 pessoas se feriram nas manifestações, 306 deles, civis. Os protestos no país começaram em 28 de abril. O ministro da Fazenda da Colômbia, ALBERTO CARRASQUILLA, renunciou ao cargo.
A Controladoria-Geral da União identificou mais de um bilhão e meio de reais em possíveis pagamentos indevidos de abono salarial em 2019 e 2020 e alertou para o risco de o problema já ter ocorrido nos anos anteriores. Os dados são de um relatório tornado público pelo órgão nesta segunda-feira. Por lei, o abono é pago a quem está cadastrado há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social, recebeu no máximo dois salários mínimos de remuneração média durante o ano e teve emprego formal por pelo menos um mês no período. A CGU identificou, entretanto, que os pagamentos relativos ao ano-base de 2018incluíram pessoas que não atendiam a todos os requisitos e até pessoas mortas.
O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta segunda-feira, sem dar detalhes, a sanção com vetos da lei que prevê ajuda ao setor de eventos durante a pandemia. Em um pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, BOLSONARO disse que os vetos visam evitar a "judicialização" da lei.A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e estabelece ações emergenciais para o setor de eventos a fim de reduzir as perdas causadas pela pandemia por meio da criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Entre outros pontos, o texto aprovado pelo Congresso prevê a possibilidade de renegociação de dívidas, tributárias ou não, descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação.
A CPI da Covid abre nesta terça-feira a agenda de convocações, com os depoimentos de LUIZ HENRIQUE MANDETTA e NELSON TEICH, os dois primeiros ministros da Saúde do governo de JAIR BOLSONARO. Eles serão ouvidos na condição de testemunha, quando há o compromisso de dizer a verdade sob o risco de incorrer no crime de falso testemunho. O depoimento de MANDETTA começou as dez horas e o de TEICH está previsto para as duas da tarde. O atual ministro MARCELO QUEIROGA e antecessor dele, EDUARDO PAZUELLO serão ouvidos ainda nesta semana, assim como o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTONIO BARRA TORRES.
Integrante do Tribunal do Impeachment dos respiradores, o deputado estadual LAÉRCIO SCHUSTER do PSB foi ao Supremo Tribunal Federal para adiar o julgamento da próxima sexta-feira. Ele alega, entre outros pontos, que o desembargador RICARDO ROESLER, presidente do Tribunal, negou pedidos de juntada de provas e o interrogatório do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. O recurso do deputado é uma Reclamação. Esse tipo de apelação é usado em casos em que eventualmente está sendo descumprida uma jurisprudência definida pelo próprio STF. Até a noite desta segunda-feira não havia relator definido para a decisão liminar.
Chegaram nesta segunda-feira 17 mil 550 doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer. Esta é a primeira vez que o estado recebe uma remessa desse imunizante. A vacina será destinada para aplicação em Florianópolis e São José, cidade vizinha à capital. Os dois municípios vão fazer a imunização com as doses nesta terça. Além do imunizante da Pfizer, chegaram também 232 mil 750 doses da AstraZeneca. Elas serão usadas para concluir a vacinação, com aplicação da primeira dose, no grupo dos idosos entre 60 e 64 anos e trabalhadores da saúde. Esta vacina também será usada para dar continuação à imunização dos profissionais de segurança e iniciar a das pessoas com comorbidades, deficiência permanente, grávidas e puérperas.
O número de pessoas aguardando um leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid caiu para 28 nesta segunda-feira. No domingo, eram 43 pacientes nessa lista. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 93 vírgula zero seis por cento. Se forem levados em conta apenas os leitos de UTI adulto Covid, a ocupação no estado é de 92vírgula 31 por cento. No entanto, na prática, os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, já não estão disponíveis. Dos mil 831 leitos de UTI SUS para Santa Catarina, mil 704 estão ocupados, sendo 988 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.
-SESI SENAI E PREFEITURA PROJETAM CURSOS NO MUNICÍPIO
-SANTA HELENA CONFIRMA MAIS 12 CASOS DE DENGUE E JÁ CHEGA A 40
-UNIÃO DOS VEREADORES DE SC PROMOVE ENCONTRO ESTADUAL NESTA SEMANA
-DISPARIDADE NO APRENDIZADO DE ALUNOS NO ENSINO HÍBRIDO DESAFIA ESCOLA
Fetraf discute cenário do leite no estado. Segundo o coordenador geral da Federação que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar em Santa Catarina, JANDIR SELZLER, o debate será semanal. Toda quinta-feira, 19 horas, quando vão discutir as principais cadeias produtivas para a agricultura familiar. O primeiro encontro foi voltado à produção leiteira, que atualmente é a atividade mais importante para a agricultura familiar em Santa Catarina. Comenta que a área leiteira está preocupando muito, já que não tem muita estabilidade e o preço sobe e desce bastante durante o ano.
Estiagem afeta toda produção da região. Com chuvas abaixo da média, e a previsão de um inverno seco, a preocupação com a área de grãos e alimentação do gado é grande para a região. A falta de água e ataque de cigarrinhas foram os fatores principais para a silagem com baixa qualidade vista esse ano na maioria dos lugares, como conta o coordenador da Fetraf, JANDIR SELZLER. Salienta que o custo alto para produzir leite e a política econômica que incentiva à exportação, faz o preço pago no Brasil subir muito. Segundo ele, deve ficar ainda pior com a expectativa de aumento do óleo diesel e preço mais alto na energia com a retirada de subsídio do governo.
Produção leiteira é afetada de vários lados. JANDIR SELZLER expõe que além de ficar mais caro para produzir, o leite deve ter menos venda esse ano. Como a maior parte do que é produzido na região, é também consumido aqui, e a renda local está diminuindo, a população deve comprar menos. Comenta que a Federação está negociando com o governo e a Conab para baixar o custo para produzir leite, pedindo que o preço de balcão do milho fosse o mínimo da Conab. Porém, iniciando as tratativas, descobriu que o governo vendeu todo o estoque de grãos que seria para controle de preço, e não é possível negociar.
Mesmo diante das limitações impostas pela pandemia do coronavírus, a Escola de Educação Básica Delminda Silveira, de Mondaí, conduz as atividades dentro da normalidade. De acordo com o diretor MARCOS RECH, as atividades presenciais retornaram no dia 18 de fevereiro, com cerca de 420 alunos matriculados. Alguns optaram pelo modelo online, na escola pólo, com aulas pela plataforma Google Classroom. A escola também tem atendimento presencial, com alterações devido à pandemia. Turmas que ficaram grandes tiveram que ser divididas em dois grupos, A e B. Eles alternam com uma semana na escola e na outra fazem trabalhos em casa. RECH admite que houve receio sobre como seria o retorno das aulas presenciais, mas os alunos tem se comportado muito bem e respeitam o distanciamento, uso de máscara e álcool em gel. O educandário também desenvolveu um livro chamado Plancon, que dita todas as regras que devem ser seguidas.
A escola estadual de Mondaí recebeu na última semana kits de alimentação destinados a todos os alunos. Eles passaram a ser entregues a partir de quarta-feira e a divulgação dos kits é feita através das ferramentas de comunicação da escola, como WhatsApp, nos grupos de pais e alunos. MARCOS RECH salienta que os pais e alunos com interesse podem vir na escola e retirar, pois cada aluno tem direito a um kit de alimentação. As entregas ocorrem no horário de expediente da escola, de manhã das 7h30 às 11h30, à tarde da uma e meia até às cinco e meia e à noite, da seis e 30 até as dez horas.
O município de Santa Helena busca atender as solicitações da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis, AEST. Conforme o prefeito BLÁSIO HICKMANN, nas últimas eleições a AEST entregou cartilha para os candidatos, chamada Voz Única, com pedido de ações que atendam demandas da indústria e do comércio. Em reunião na última quarta-feira, junto com a secretária de Educação, Desporto, Lazer e Turismo, o secretário de Administração, Fazenda, Indústria e Comércio, e a direção da AEST, o prefeito tratou sobre assuntos referentes à Cartilha Voz Única. Nesta reunião, a AEST apresentou trabalho que vem desenvolvendo com os associados e mais algumas reivindicações à prefeitura. Segundo HICKMANN, o município se comprometeu a trabalhar para atender às metas relativas ao desenvolvimento econômico e sustentável, código tributário e possíveis campanhas para aumentar a arrecadação do comércio local. Entre as ações, também foram discutidos incentivos que a municipalidade poderia oferecer na área de indústria e comércio.
O prefeito de Santa Helena destaca que a administração avalia ações para desenvolver políticas cada vez mais próximas a estes setores, já que indústria e comércio representam praticamente 40 por cento do movimento econômico do município. BLÁSIO HICKMANN enfatiza que a prefeitura também estuda programas de atividades para aumentar a circulação de mercadorias e serviços no município, o que representaria ganhos para todos. Algumas visitas foram efetuadas a indústrias do município e conforme o prefeito, futuramente serão visitadas todas as empresas, com intuito de ouvir os anseios dos empresários e oferecer empréstimos. Acrescenta que na agricultura a falta de chuva está atrapalhando as atividades. Em alguns setores, como o de Obras, a estiagem exigiu adotar outro ritmo de trabalho.
O diretor da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel, de Iporã do Oeste, PEDRO GAUER, comenta que a maior preocupação do educandário é em relação à falta de comprometimento de muitos alunos quanto ao tema de casa. Reitera que a situação é mais recorrente nos anos finais, já que cinco turmas dos anos iniciais são atendidas no formato 100 por cento presencial. GAUER enfatiza que na maioria dos níveis de ensino, os estudantes vão uma semana na escola e na outra devem fazer atividades em casa, e muitos deles não estão cumprindo o dever neste tempo à distância. A carga anual de aulas é de 800 horas, em 200 dias letivos e neste período também são consideradas as semanas de atividades remotas. O diretor lembra que os pais também têm responsabilidade de cobrar dos filhos a realização do tema de casa, pois o não cumprimento acarreta em prejuízo no processo de ensino aprendizagem. Segundo o diretor, os alunos já vão para casa na semana de estudo remoto com o conteúdo bem explicado pelos professores, e devem resolver as atividades por conta própria.
A partir de convite do município, o SESI SENAI avalia a possibilidade de oferecer cursos em SJO. De acordo com o gerente de operações da instituição, IVANOR FINATTO, a reivindicação da administração municipal é por cursos na área do agronegócio, laticínio, metalmecânica e alguns projetos de Educação, no contraturno escolar. FINATTO explica que teve uma primeira conversa com a administração, na qual mostrou os potenciais do SESI SENAI, e agora deverá assinar possível parceria com o município. O gerente de operações ressalta que a parceria pode resultar em cursos técnicos, focados nas indústrias locais, com cursos de curta duração e específicos para algumas áreas. Entre eles, cita soldagem e manutenção mecânica.
Segundo FINATTO, em respeito aos protocolos referentes à Covid-19, o SESI SENAI vem atuando e incrementando com aulas presenciais, à distância ou interativas, com pessoas em salas diferentes e transmissões simultâneas. A instituição está se ajustando para também atender as demandas de maneira presencial, com número reduzido em sala de aula. O SESI SENAI já atua em SMO, Itapiranga, Mondaí, São José do Cedro e Princesa, com atividades presenciais.
Santa Helena confirmou na manhã de hoje mais 12 casos de dengue. Agora já são 40 casos da doença, somente neste ano. Ainda ontem o município aguardava 17 casos suspeitos, dos quais 12 foram confirmados. De acordo com o agente de endemias, JOEL DE GODOIS, a grande maioria dos casos são autóctones, ou seja, ocorreram dentro do município. GODOIS afirma que quase todos os casos positivos foram registrados numa mesma área. Em dois bairros, a situação é crítica. Na manhã de ontem foi efetuado fumacê e dedetização das bocas de lobo, e hoje o procedimento acontece novamente, em outros locais ainda não atendidos. O objetivo é combater os mosquitos e outros insetos que possam estar nestes locais.
JOEL DE GODOIS solicita para a população colaborar um pouco mais e que evite deixar água parada. Reitera que em alguns lugares onde já havia pedido para ajudarem no combate do mosquito, as reivindicações não foram atendidas, e foi necessário retornar para reforçar a solicitação. A situação é delicada, pois o município está com alto número de focos. O agente de endemias espera que o mosquito da dengue não se espalhe ainda mais e agrave o problema. Na última quarta-feira, representantes da administração municipal e entidades reuniram-se com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, DIVE, para discutir a situação e tomar medidas para o combate à dengue.
União dos Vereadores de SC promove encontro estadual nesta semana. O principal objetivo da entidade é fornecer conhecimento aos vereadores, principalmente aos de primeiro mandato, sobre as atribuições deles. Conforme o superintendente da União dos Vereadores de SC, UVESC, ILMAR DALLA COSTA, o Encontro Estadual dos Vereadores inicia nesta quarta-feira e segue até sexta, em Florianópolis. Ele reitera que em primeiro momento havia possibilidade de receber até 480 vereadores. Devido ao novo decreto do governo do estado, no entanto, a capacidade máxima de atendimento será de 200. Por este motivo, a UVESC adianta que terá que ligar para algumas Câmaras e pedir para cancelarem a vinda, pois o limite de 200 participantes já foi atingido.
DALLA COSTA enfatiza que no evento haverá palestras sobre temas importantes para o trabalho dos vereadores. Cita que a intenção da UVESC é passar informações para que os representantes dos legislativos possam melhorar as atividades nos seus municípios de forma efetiva. O superintendente da UVESC enfatiza que os vereadores que participam da entidade são exemplo para o Brasil todo, assim como a entidade, pela sua forma de trabalho e organização dos eventos. ILMAR DALLA COSTA reforça que a programação desta semana vai atender todas as normas do decreto estadual, respeitando distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel.
Depois de um ano de ensino à distância, as aulas retornaram no Centro Integrado de Ensino Fundamental, (CIEF) de Iporã do Oeste, com 92 por cento dos estudantes no modelo semipresencial. Dos 446 matriculados na escola que recebe alunos do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental, apenas 36 seguem totalmente no remoto. A diretora RAQUEL WANDSCHEER enfatiza que no momento os alunos alternam com uma semana de aulas na escola e na outra fazem atividades em casa. Ela lembra que o número de estudantes que vem na escola oscila constantemente, porém agora que os casos de Covid no município estão diminuindo, cada vez mais alunos optam por vir ao educandário. Segundo a diretora, os alunos que permanecem no remoto geralmente são de pais com receio de enviá-los para a escola, ou quando há alguma pessoa do grupo de risco na família.
Uma das maiores dificuldades apontadas por RAQUEL é em relação à diferença de aprendizagem entre os estudantes, principalmente no último ano, quando não houve ensino presencial. Enquanto parte dos alunos compreende o conteúdo proporcional ao nível de ensino que frequenta, outros regrediram. A situação preocupa a comunidade escolar, pois muitos precisam receber reforço. Além de preparar as aulas e encaminhar trabalhos para fazerem em casa, os professores também enviam atividades de forma online para os alunos. Todos esses fatores, conforme a diretora, requerem que os professores façam trabalho redobrado. A escola teve reunião de avaliação no início do ano letivo e continua conversando constantemente com os professores, para encontrar possibilidades de melhorar o ensino. As mudanças são feitas conforme encontram necessidade.
RAQUEL WANDSCHEER salienta que os professores postam conteúdos por meio da plataforma Educar Web, principalmente para alunos dos anos finais. Estes alunos, segundo a diretora, ainda devem fazer avaliação dos colegas e encaminhar ao professor, seja por WhatsApp, foto ou pelo sistema. Já para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, a maior parte do material é impressa. De forma a melhorar a estrutura de ensino, o educandário também adquiriu laboratório novo no final do ano passado, com 20 computadores novos. Os antigos foram disponibilizados nas salas de aula e também foi ampliado o número de computadores do laboratório dois, o que segundo RAQUEL proporciona estrutura boa aos estudantes. Algumas adequações também foram realizadas principalmente quanto à questão de internet, pois a escola não estava conseguindo fazer a transmissão online de algumas aulas.
-ACIDENTE DEIXA DOIS FERIDOS E MOTORISTA É PRESO POR EMBRIAGUEZ
-DUAS PESSOAS SÃO PRESAS POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-ADOLESCENTE INVADE ESCOLA E MATA TRÊS CRIANÇAS E UMA PROFESSORA EM SAUDADES
Polícia flagra adolescente conduzindo motocicleta. Ele sofreu queda em estrada no interior do município de Itapiranga, na manhã de hoje. A ocorrência iniciou próximo à Uceff, quando a guarnição da Polícia Militar flagrou um adolescente conduzindo motocicleta Honda CG 125. Ele fugiu da polícia, porém a guarnição acompanhou pela Estrada Beira Rio. Já na comunidade de Sede Capela o adolescente perdeu o controle da motocicleta e caiu. Ele sofreu escoriações e foi atendido pelos bombeiros e conduzido para a delegacia de polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado e acompanhou a ocorrência. O adolescente de 16 anos, natural de Itapiranga, conduzia uma moto que estava sem licenciamento e ela foi recolhida ao pátio conveniado.
Motorista de caminhão é atacado por abelhas. Foi na tarde ontem por volta das 17 horas e 20 minutos, quando a guarnição dos Bombeiros foi acionada para atendimento de um homem que foi atacado por enxame de abelhas na Linha Santo Isidoro, SJCedro. No deslocamento, antes do local do fato, um colega de trabalho estava conduzindo a vítima com carro de passeio. O homem relatou ser motorista da prefeitura do município, e ao conduzir caminhão foi atacado dentro da cabine por enxame de abelhas africanas. Ele levou mais de 50 ferroadas em seu abdômen, tórax, pescoço e cabeça. Apresentava sinais vitais alterados, extrema agitação e vermelhidão na área atingida. Os Bombeiros ofereceram oxigênio para a vítima e em seguida foi conduzida para atendimento médico. Com equipamento específico, os bombeiros se deslocaram ao local onde haviam as abelhas no caminhão. O enxame não estava mais no caminhão.
Um idoso de 85 anos foi atropelado com ferimentos graves por volta das 10h10 desta segunda-feira, na rodovia SC 163, Km 70, no município de Descanso. O Posto 12 da Polícia Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu o acidente de trânsito, no qual o pedestre foi atropelado por automóvel VW Up Take MA, emplacado no município de Itapiranga e conduzido por uma mulher de 28 anos. Os danos materiais do veículo foram de pequena proporção.
Acidente deixa dois feridos e motorista é preso por embriaguez. Um motorista embriagado perdeu a direção do carro e bateu numa árvore por volta das cinco e meia da tarde de ontem, na comunidade de São Pedro, interior de Tunápolis. O caroneiro, um homem de 58 anos, ficou preso no interior do veículo, foi socorrido e imobilizado pelos bombeiros, e em seguida conduzido ao hospital de Tunápolis, com ferimentos leves. Já o condutor do veículo Gol, com placas do Paraná, de 25 anos, morador de Tunápolis, foi detido pela Polícia Militar e preso por embriaguez ao volante. Assim como o caroneiro, ele apresentava cortes no rosto e hálito etílico, e também foi conduzido para atendimento médico, antes de ser preso. O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste e Polícia Militar de Tunápolis.
Segundo informações coletadas pela Polícia Militar, ocorreu uma briga entre dois homens que estavam ingerindo bebidas alcoólicas, restando lesões em um deles. Na sequência, o homem que causou as lesões saiu do local dirigindo em alta velocidade, com o agredido na carona. Após um quilômetro o veículo saiu da estrada, colidindo frontalmente em árvore. Para o condutor foi lavrado o auto de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora e preso. O veículo envolvido foi removido ao pátio conveniado, a CNH do condutor foi recolhida e foram expedidos os autos de infração. No veículo foi encontrado uma faca com aproximadamente 30 cm de lâmina, sendo que enquanto era socorrido, o homem que ficou encarcerado disse que o condutor lhe ameaçou de morte.
Duas pessoas são presas por tráfico de drogas na região. Nesta segunda-feira a Polícia Militar flagrou tráfico de drogas na Linha Nereu Ramos, em São Miguel do Oeste. Foi realizada abordagem de um veículo, quando visualizaram o condutor entregando algo para a passageira, solicitando para que a mesma escondesse. Em busca pessoal nos dois, foram localizados três sacos plásticos escondidos nas roupas íntimas da mulher. Em dois sacos foi localizada cocaína, sendo que um pesou dez gramas e outro cinco gramas. Também foi encontrado dinheiro com os dois. A polícia apreendeu ainda uma balança de precisão e foi dada voz de prisão por tráfico de drogas e apreendidos o veículo, droga, dinheiro e objetos.
Um adolescente invadiu uma escola armado com um facão na manhã desta terça-feira, em Saudades. De acordo com a secretária municipal de Educação, GISELA HERMAN, três crianças e uma professora foram mortos. Uma outra professora ficou ferida. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi apreendido após o crime. O delegado regional de Chapecó, RICARDO CASAGRANDE, disse que o adolescente entrou na escola, que fica no Centro do município, e atingiu as vítimas com um facão. Em seguida, ele foi preso. As informações ainda estão sendo atualizadas. A motivação do ataque ainda não foi confirmada pela polícia. O caso está repercutindo em todo o país.