ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 04/05/2021

GLOBO EM FOCO – 04/05/21

-EX-MINISTROS MANDETTA E TEICH PRESTAM DEPOIMENTO HOJE NA CPI DA COVID

-NÚMERO DE PESSOAS À ESPERA DE LEITOS DE UTI COVID CAI PARA 28 NO ESTADO

-INICIA PODA DE ÁRVORES EM LOCAIS PUBLICOS DE ITAPIRANGA

-SENAI DEVE OFERECER CURSOS EM SÃO JOÃO DO OESTE

-ITAPIRANGA CONFIRMA INVESTIMENTOS EM NOVAS REDES DE ÁGUA

-BANCO CENTRAL APÓIA EXPANSÃO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO

-MOTORISTA É PRESO APÓS ACIDENTE NO INTERIOR DE TUNÁPOLIS

-ADOLESCENTE INVADE CRECHE E MATA CRIANÇAS E PROFESSORA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 46 centavos. O euro está valendo seis reais e 57 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


A controladoria do Estado de Israel anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma investigação sobre o tumulto em um festival religioso que deixou 45 mortos e mais de 100 feridos na madrugada de sexta-feira. Responsável por supervisionar o funcionamento das instituições públicas, o órgão do governo israelense já havia alertado duas vezes, em 2008 e 2011, sobre falhas na organização do evento. Os primeiros relatos apontam que pessoas caíram em uma arquibancada, o que causou um princípio de tumulto. Uma multidão então tentou sair por uma passagem estreita e pessoas foram pisoteadas.


Um trem do metrô da Cidade do México descarrilou e despencou após um viaduto desabar na noite desta segunda-feira. Ao menos 23 pessoas morreram e 65 ficaram feridas, segundo a prefeita da capital mexicana, CLAUDIA SHEINBAUM. Há crianças entre as vítimas e sete feridos estão em estado grave. o viaduto do metrô desabou e vagões com passageiros despencaram, atingindo carros que estavam na avenida. Segundo a prefeita, aparentemente uma viga da estrutura do metrô cedeu, mas a causa do acidente ainda será investigada.


Um balanço da Defensoria do Povo, órgão público de fiscalização do governo da Colômbia, estimou nesta segunda-feira que 19 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas durante a violência nos protestos no país contra um projeto de reforma tributária. O número foi atualizado ontem a tarde. Desse total de mortos, 18 eram civis e um era policial. O ministério da Defesa, em outra contagem, diz que 846 pessoas se feriram nas manifestações, 306 deles, civis. Os protestos no país começaram em 28 de abril. O ministro da Fazenda da Colômbia, ALBERTO CARRASQUILLA, renunciou ao cargo.


A Controladoria-Geral da União identificou mais de um bilhão e meio de reais em possíveis pagamentos indevidos de abono salarial em 2019 e 2020 e alertou para o risco de o problema já ter ocorrido nos anos anteriores. Os dados são de um relatório tornado público pelo órgão nesta segunda-feira. Por lei, o abono é pago a quem está cadastrado há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social, recebeu no máximo dois salários mínimos de remuneração média durante o ano e teve emprego formal por pelo menos um mês no período. A CGU identificou, entretanto, que os pagamentos relativos ao ano-base de 2018 incluíram pessoas que não atendiam a todos os requisitos e até pessoas mortas.


O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta segunda-feira, sem dar detalhes, a sanção com vetos da lei que prevê ajuda ao setor de eventos durante a pandemia. Em um pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, BOLSONARO disse que os vetos visam evitar a "judicialização" da lei. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e estabelece ações emergenciais para o setor de eventos a fim de reduzir as perdas causadas pela pandemia por meio da criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Entre outros pontos, o texto aprovado pelo Congresso prevê a possibilidade de renegociação de dívidas, tributárias ou não, descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação.

A CPI da Covid abre nesta terça-feira a agenda de convocações, com os depoimentos de LUIZ HENRIQUE MANDETTA e NELSON TEICH, os dois primeiros ministros da Saúde do governo de JAIR BOLSONARO. Eles serão ouvidos na condição de testemunha, quando há o compromisso de dizer a verdade sob o risco de incorrer no crime de falso testemunho. O depoimento de MANDETTA começou as dez horas e o de TEICH está previsto para as duas da tarde. O atual ministro MARCELO QUEIROGA e antecessor dele, EDUARDO PAZUELLO serão ouvidos ainda nesta semana, assim como o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTONIO BARRA TORRES.

Integrante do Tribunal do Impeachment dos respiradores, o deputado estadual LAÉRCIO SCHUSTER do PSB foi ao Supremo Tribunal Federal para adiar o julgamento da próxima sexta-feira. Ele alega, entre outros pontos, que o desembargador RICARDO ROESLER, presidente do Tribunal, negou pedidos de juntada de provas e o interrogatório do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. O recurso do deputado é uma Reclamação. Esse tipo de apelação é usado em casos em que eventualmente está sendo descumprida uma jurisprudência definida pelo próprio STF. Até a noite desta segunda-feira não havia relator definido para a decisão liminar.

Chegaram nesta segunda-feira 17 mil 550 doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer. Esta é a primeira vez que o estado recebe uma remessa desse imunizante. A vacina será destinada para aplicação em Florianópolis e São José, cidade vizinha à capital. Os dois municípios vão fazer a imunização com as doses nesta terça. Além do imunizante da Pfizer, chegaram também 232 mil 750 doses da AstraZeneca. Elas serão usadas para concluir a vacinação, com aplicação da primeira dose, no grupo dos idosos entre 60 e 64 anos e trabalhadores da saúde. Esta vacina também será usada para dar continuação à imunização dos profissionais de segurança e iniciar a das pessoas com comorbidades, deficiência permanente, grávidas e puérperas.

O número de pessoas aguardando um leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid caiu para 28 nesta segunda-feira. No domingo, eram 43 pacientes nessa lista. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 93 vírgula zero seis por cento. Se forem levados em conta apenas os leitos de UTI adulto Covid, a ocupação no estado é de 92vírgula 31 por cento. No entanto, na prática, os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, já não estão disponíveis. Dos mil 831 leitos de UTI SUS para Santa Catarina, mil 704 estão ocupados, sendo 988 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Assemit promove Live para comemorar o Dia das Mães, quinta-feira, às 19 horas. Uma data muito especial que é valorizada pela Associação Empresarial de Itapiranga. Como ainda não é possível realizar evento presencial a alternativa encontrada é de se conectar virtualmente com a mesma intensão de gratidão para todas as mamães. Conforme a auxiliar administrativa da Assemit, ANA FLÁVIA DE AZEVEDO, a Live terá transmissão pelo google meet com a palestrante, psicóloga ALINE SABINO. O tema abordado será Maternar, uma invenção de cada mãe. O limite de participação será de 200 pessoas com prioridade para as associadas da Assemit.

Técnico da Celesc vistoria execução do Programa de Eficiência Energética no município. Itapiranga aderiu o programa para a troca das luminárias convencionais pela iluminação pública com tecnologia LED. O gerente de Projetos de Eficiência Energética da Celesc, FABRÍCIO ENGELKES, esteve no município para inspecionar a execução do projeto. O técnico da Celesc e o eletricista, vistoriou os pontos contemplados com as novas luminárias LED, com o propósito de avaliar as obras realizadas e constatar eventuais problemas. A implantação do novo sistema tem como objetivo proporcionar mais economia e maior eficiência energética. Foram substituídas ao todo mil e 100 luminárias com expectativa de gerar uma economia anual de aproximadamente 115 mil nas faturas de energia elétrica. O custo estimado do projeto é de um milhão e 400 mil reais, sendo um milhão e 200 mil do convênio com a Celesc, com contrapartida de cerca de 200 mil reais da prefeitura.

Fetraf discute cenário do leite no estado. Segundo o coordenador geral da Federação que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar em Santa Catarina, JANDIR SELZLER, o debate será semanal. Toda quinta-feira, 19 horas, quando vão discutir as principais cadeias produtivas para a agricultura familiar. O primeiro encontro foi voltado à produção leiteira, que atualmente é a atividade mais importante para a agricultura familiar em Santa Catarina. Comenta que a área leiteira está preocupando muito, já que não tem muita estabilidade e o preço sobe e desce bastante durante o ano.

Estiagem afeta toda produção da região. Com chuvas abaixo da média, e a previsão de um inverno seco, a preocupação com a área de grãos e alimentação do gado é grande para a região. A falta de água e ataque de cigarrinhas foram os fatores principais para a silagem com baixa qualidade vista esse ano na maioria dos lugares, como conta o coordenador da Fetraf JANDIR SELZLER. Salienta que o custo alto para produzir leite e a política econômica que incentiva à exportação, faz o preço pago no Brasil subir muito. Segundo ele, deve ficar ainda pior com a expectativa de aumento do óleo diesel e preço mais alto na energia com a retirada de subsídio do governo.

Produção leiteira é afetada de vários lados. JANDIR SELZLER - Coordenador geral da Fetraf Santa Catarina expõe que além de ficar mais caro para produzir, o leite deve ter menos venda esse ano. Como a maior parte do que é produzido na região, é também consumido aqui, e a renda local está diminuindo, a população deve comprar menos. Comenta que a Federação está negociando com o governo e a Conab para baixar o custo para produzir leite, pedindo que o preço de balcão do milho fosse o mínimo da Conab. Porém, iniciando as tratativas, descobriu que o governo vendeu todo o estoque de grãos que seria para controle de preço, e não é possível negociar.

A prefeitura de Itapiranga contratou duas empresas para poda de árvores em locais públicos da cidade. Trabalho iniciou nesta semana e deve se estender por até 60 dias devido à grande quantidade de árvores ornamentais e destinadas para sombra. Empresas farão o corte de galhos em ruas e praças em todo perímetro urbano. O Diretor de Urbanismo, NELSON ARENHARDT considera que o momento é propicio para o corte de árvores e limpeza de terrenos. Ele chama atenção que é fundamental a contribuição dos moradores para agilizar a recolha . A poda de árvores nos terrenos deve ocorrer no mesmo período do corte efetuado em locais públicos, pois desta forma a equipe de recolha aproveita para fazer a limpeza simultânea. Segundo ARENHARDT a cada ano é recolhido um grande volume de galhos e entulhos que são destinados para uma área licenciada.

O diretor de Urbanismo também comenta sobre a sequência na limpeza de ruas e praças públicas. O trabalho iniciou pelo centro da cidade e já contemplou também diversos bairros. Nesta semana o serviço ocorre no bairro Jardim Bela Vista. A equipe atua na retirada de terra, entulhos e pintura do meio fio. NELSON ARENHARDT comemora novo investimento na compra de uma mini carregadeira que vai agilizar os serviços do setor de urbanismo. A meta é ampliar atuação na limpeza das ruas e praças oferecendo um ambiente mais agradável.

Santa Helena confirmou na manhã de hoje mais 12 casos de dengue. Agora já são 40 casos da doença, somente neste ano. Ainda ontem o município aguardava 17 casos suspeitos, dos quais 12 foram confirmados. De acordo com o agente de endemias, JOEL DE GODOIS, a grande maioria dos casos são autóctones, ou seja, ocorreram dentro do município. GODOIS afirma que quase todos os casos positivos foram registrados numa mesma área. Em dois bairros, a situação é crítica. Na manhã de ontem foi efetuado fumacê e dedetização das bocas de lobo, e hoje o procedimento acontece novamente, em outros locais ainda não atendidos. O objetivo é combater os mosquitos e outros insetos que possam estar nestes locais.

JOEL DE GODOIS solicita para a população colaborar um pouco mais e que evite deixar água parada. Reitera que em alguns lugares onde já havia pedido para ajudarem no combate do mosquito, as reivindicações não foram atendidas, e foi necessário retornar para reforçar a solicitação. A situação é delicada, pois o município está com alto número de focos. O agente de endemias espera que o mosquito da dengue não se espalhe ainda mais e agrave o problema. Na última quarta-feira, representantes da administração municipal e entidades reuniram-se com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, DIVE, para discutir a situação e tomar medidas para o combate à dengue.

A partir de convite do município, o SESI SENAI avalia a possibilidade de oferecer cursos em São João do Oeste. De acordo com o gerente de operações da instituição, IVANOR FINATTO, a reivindicação da administração municipal é por cursos na área do agronegócio, laticínio, metalmecânica e alguns projetos de Educação, no contraturno escolar. FINATTO explica que teve uma primeira conversa com a administração, na qual mostrou os potenciais do SESI SENAI, e agora deverá assinar possível parceria com o município. O gerente de operações ressalta que a parceria pode resultar em cursos técnicos, focados nas indústrias locais, com cursos de curta duração e específicos para algumas áreas. Entre eles, cita soldagem e manutenção mecânica.

Segundo FINATTO, em respeito aos protocolos referentes à Covid-19, o SESI SENAI vem atuando e incrementando com aulas presenciais, à distância ou interativas, com pessoas em salas diferentes e transmissões simultâneas. A instituição está se ajustando para também atender as demandas de maneira presencial, com número reduzido em sala de aula. O SESI SENAI já atua em SMO, Itapiranga, Mondaí, São José do Cedro e Princesa, com atividades presenciais.

Ajustes no sistema de água de Itapiranga estão sendo feitos para garantir o abastecimento com maior qualidade. Medidas também visam reduzir custos de manutenção e desperdício de água. A prefeitura de Itapiranga realizou licitação para compra de tubulação e já deu garantias de pagamento para agilizar a entrega do material. Conforme o Diretor de Água e Esgoto, OSMAR MULLER, a equipe deve iniciar os trabalhos na próxima semana para solucionar problemas constatados nas comunidade de São Sebastião e Santa Isabel, com instalação de nova rede. Seguidos vazamentos causam transtornos, falta de água e alto custo de manutenção. Outro trabalho que ocorre nesta semana é na distribuição a partir da Estação de Tratamento de Água de linha Glória com captação no Rio Peperi.

Nova canalização visa abastecer a comunidade de Laranjeira, pois o modelo atual utiliza água da Estação de Tratamento localizada na cidade que está operando em sua capacidade máxima. MULLER lamenta que problemas recorrentes sejam responsáveis por transtornos e demanda de serviço da equipe da prefeitura. Ao contrário de vários municípios, Itapiranga não costuma enfrentar problemas de abastecimento em período de estiagem. Porém cresce a demanda no interior, devido ao baixo nível de água dos reservatórios das propriedades agrícolas. OSMAR MULLER, alerta aos consumidores para terem o máximo de atenção para evitarem desperdícios com vazamentos.

O presidente eleito do Sicoob Creditapiranga, SIMPLICIO MEURER faz uma avaliação positiva da expansão do cooperativismo de crédito. Ele cita a abertura de novas agências de várias sistemas cooperativistas na região. A expansão das cooperativas de crédito tem apoio do Banco Central que estimula maior atuação deste sistema financeiro. MEURER observa que a Central das Cooperativas possui plano para desenvolvimento das instituições filiadas para ocupar espaços que oferecem demandas nos sistemas produtivos e também de movimentação financeira e pagamentos com diferentes credenciamentos. Salienta que existe espaço aberto para atuação mais intensiva e com aumento de capital com associados de participação ativa.

Política de expansão de território segue limites operacionais e também necessita de folego financeiro para melhorar os resultados sociais e econômicos. SIMPLICIO MEURER aponta o Sicoob Creditapiranga com grande identificação com a comunidade por ser a mais antiga de Santa Catarina com quase 90 anos de atuação. Ele projeta ações para ocupar espaços ainda existente entre os associados, empresários e produtores rurais. Destaca que mais importante que a quantidade de associados é a participação ativa usufruindo dos produtos e serviços oferecidos pela cooperativa e proporcionando maior movimentação financeira.

Posse da nova diretoria do Sicoob Creditapiranga segue indefinida. A eleição do Conselho de Administração passa pelo crivo do Banco Central que precisa aprovar os atos da Assembleia Geral Ordinária para depois a cooperativa proceder com a posse da nova diretoria. SIMPLICIO MEURER reforça sua intenção de dar continuidade aos projetos desenvolvidos pelo Sicoob Creditapiranga. O presidente eleito desta a implantação da Governança Corporativa visando maior eficiência com a participação ativa dos diretores, gerentes, conselheiros e colaboradores. SIMPLICIO MEURER elogia a equipe de trabalho e afirma que o Sicoob Creditapiranga possui funcionários aprovados em cursos superiores e sistema operacional reconhecido como um dos melhores do Brasil. O desafio é flexibilizar ações para maior participação dos colaboradores visando colocar a cooperativa em novo patamar de desenvolvimento.

Polícia flagra adolescente conduzido motocicleta em Itapiranga. Ele sofreu queda em estrada no interior do município. A ocorrência registrada na manhã de hoje, iniciou próximo a Uceff por volta das nove horas, quando a guarnição da Polícia Militar flagrou um adolescente conduzindo uma motocicleta Honda CG 125. Ele fugiu da polícia, porém a guarnição fez o acompanhamento pela Estrada Beira Rio. Já na comunidade de Sede Capela o adolescente perdeu o controle da motocicleta e caiu. Ele sofreu escoriações e foi atendido pelos bombeiros e conduzido para a delegacia de polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado e acompanhou a ocorrência. O adolescente de 16 anos, natural de Itapiranga, conduzia o veículo que estava sem licenciamento e foi recolhida ao pátio conveniado.

Duas pessoas são presas por tráfico de drogas. Nesta segunda-feira a Polícia Militar flagrou tráfico de drogas na Linha Nereu Ramos, em São Miguel do Oeste. Foi realizada abordagem de um veículo, quando visualizaram o condutor entregando algo para a passageira, solicitando para que a mesma escondesse. Em busca pessoal nos dois, foram localizados três sacos plásticos escondidos nas roupas íntimas da mulher. Em dois sacos foi localizada cocaína, sendo que um pesou dez gramas e outro cinco gramas. Também foi encontrado dinheiro com os dois. A polícia apreendeu ainda uma balança de precisão. Eles foram presos por tráfico de drogas. A PM apreendeu o veículo, droga, dinheiro e objetos.

Motorista de caminhão é atacado por abelhas. Foi na tarde ontem por volta das 17 horas e 20 minutos, quando a guarnição dos Bombeiros foi acionada para atendimento de um homem que foi atacado por enxame de abelhas na Linha Santo Isidoro, SJCedro. No deslocamento, antes do local do fato, um colega de trabalho estava conduzindo a vítima com carro de passeio. O homem relatou ser motorista da prefeitura do município, e ao conduzir caminhão foi atacado dentro da cabine por enxame de abelhas africanas. O mesmo apresentava mais de 50 ferroadas em seu abdômen, tórax, pescoço, cabeça. O mesmo apresentava sinais vitais alterados, extrema agitação, vermelhidão por área atingida. A vítima foi conduzida para atendimento médico.

Acidente de trânsito deixa dois feridos no interior de Tunápolis. Motorista foi preso por embriaguez ao volante. Foi por volta das 17 horas e 30 minutos desta segunda-feira, na comunidade de São Pedro, interior de Tunápolis. Ocorreu uma saída de pista seguida de colisão em árvore de um veículo Gol. O caroneiro, de 58 anos, ficou preso no interior do veículo, foi socorrido pelos bombeiros e conduzido ao hospital de Tunápolis com ferimentos leves. O motorista, 25 anos de idade, sofreu escoriações, foi atendido pelos bombeiros e detido pela Polícia Militar por embriaguez ao volante. O acidente mobilizou equipes do corpo de bombeiros de Itapiranga e Iporã do Oeste e Polícia Militar de Tunápolis.

Segundo informações da Polícia Militar, ocorreu uma briga entre dois homens que estavam bebendo em um bar. Um deles sofreu lesões. Na sequência, o homem que causou as lesões saiu do local dirigindo em alta velocidade, com o agredido na carona. Após um quilômetro o veículo saiu da estrada, colidindo frontalmente em árvore. A pessoa que estava com as lesões ficou presa ao veículo, sendo removida pelo Corpo de Bombeiros. Os envolvidos apresentavam sinais de embriaguez. O motorista foi autuado por dirigir embriagado e teve a carteira de habilitação apreendida. O veículo foi recolhido ao pátio conveniado e foram expedidas notificações. No veículo foi encontrado uma faca. O caroneiro disse que o condutor lhe ameaçou de morte.

Um adolescente invadiu uma escola armado com um facão na manhã desta terça-feira, em Saudades. De acordo com a secretária municipal de Educação, GISELA HERMAN, três crianças e uma professora foram mortos. Uma outra professora ficou ferida. Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi apreendido após o crime. O delegado regional de Chapecó, RICARDO CASAGRANDE, disse que o adolescente entrou na escola, que fica no Centro do município, e atingiu as vítimas com um facão. Em seguida, ele foi preso. As informações ainda estão sendo atualizadas. A motivação do ataque ainda não foi confirmada pela polícia. O caso está repercutindo em todo o país.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.