ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 04/05/21

A controladoria do Estado de Israel anunciou nesta segunda-feira a abertura de uma investigação sobre o tumulto em um festival religioso que deixou 45 mortos e mais de 100 feridos na madrugada de sexta-feira. Responsável por supervisionar o funcionamento das instituições públicas, o órgão do governo israelense já havia alertado duas vezes, em 2008 e 2011, sobre falhas na organização do evento. Os primeiros relatos apontam que pessoas caíram em uma arquibancada, o que causou um princípio de tumulto. Uma multidão então tentou sair por uma passagem estreita e pessoas foram pisoteadas.

Um trem do metrô da Cidade do México descarrilou e despencou após um viaduto desabar na noite desta segunda-feira. Ao menos 23 pessoas morreram e 65 ficaram feridas, segundo a prefeita da capital mexicana, CLAUDIA SHEINBAUM. Há crianças entre as vítimas e sete feridos estão em estado grave. o viaduto do metrô desabou e vagões com passageiros despencaram, atingindo carros que estavam na avenida. Segundo a prefeita, aparentemente uma viga da estrutura do metrô cedeu, mas a causa do acidente ainda será investigada.

Um balanço da Defensoria do Povo, órgão público de fiscalização do governo da Colômbia, estimou nesta segunda-feira que 19 pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas durante a violência nos protestos no país contra um projeto de reforma tributária. O número foi atualizado ontem a tarde. Desse total de mortos, 18 eram civis e um era policial. O ministério da Defesa, em outra contagem, diz que 846 pessoas se feriram nas manifestações, 306 deles, civis. Os protestos no país começaram em 28 de abril. O ministro da Fazenda da Colômbia, ALBERTO CARRASQUILLA, renunciou ao cargo.

A Controladoria-Geral da União identificou mais de um bilhão e meio de reais em possíveis pagamentos indevidos de abono salarial em 2019 e 2020 e alertou para o risco de o problema já ter ocorrido nos anos anteriores. Os dados são de um relatório tornado público pelo órgão nesta segunda-feira. Por lei, o abono é pago a quem está cadastrado há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social, recebeu no máximo dois salários mínimos de remuneração média durante o ano e teve emprego formal por pelo menos um mês no período. A CGU identificou, entretanto, que os pagamentos relativos ao ano-base de 2018 incluíram pessoas que não atendiam a todos os requisitos e até pessoas mortas.

O presidente JAIR BOLSONARO anunciou nesta segunda-feira, sem dar detalhes, a sanção com vetos da lei que prevê ajuda ao setor de eventos durante a pandemia. Em um pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, BOLSONARO disse que os vetos visam evitar a "judicialização" da lei. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional e estabelece ações emergenciais para o setor de eventos a fim de reduzir as perdas causadas pela pandemia por meio da criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos. Entre outros pontos, o texto aprovado pelo Congresso prevê a possibilidade de renegociação de dívidas, tributárias ou não, descontos de até 70 por cento e prazo de até 145 meses para quitação.

A CPI da Covid abre nesta terça-feira a agenda de convocações, com os depoimentos de LUIZ HENRIQUE MANDETTA e NELSON TEICH, os dois primeiros ministros da Saúde do governo de JAIR BOLSONARO. Eles serão ouvidos na condição de testemunha, quando há o compromisso de dizer a verdade sob o risco de incorrer no crime de falso testemunho. O depoimento de MANDETTA começou as dez horas e o de TEICH está previsto para as duas da tarde. O atual ministro MARCELO QUEIROGA e antecessor dele, EDUARDO PAZUELLO serão ouvidos ainda nesta semana, assim como o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANTONIO BARRA TORRES.

Integrante do Tribunal do Impeachment dos respiradores, o deputado estadual LAÉRCIO SCHUSTER do PSB foi ao Supremo Tribunal Federal para adiar o julgamento da próxima sexta-feira. Ele alega, entre outros pontos, que o desembargador RICARDO ROESLER, presidente do Tribunal, negou pedidos de juntada de provas e o interrogatório do governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. O recurso do deputado é uma Reclamação. Esse tipo de apelação é usado em casos em que eventualmente está sendo descumprida uma jurisprudência definida pelo próprio STF. Até a noite desta segunda-feira não havia relator definido para a decisão liminar.

Chegaram nesta segunda-feira 17 mil 550 doses da vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer. Esta é a primeira vez que o estado recebe uma remessa desse imunizante. A vacina será destinada para aplicação em Florianópolis e São José, cidade vizinha à capital. Os dois municípios vão fazer a imunização com as doses nesta terça. Além do imunizante da Pfizer, chegaram também 232 mil 750 doses da AstraZeneca. Elas serão usadas para concluir a vacinação, com aplicação da primeira dose, no grupo dos idosos entre 60 e 64 anos e trabalhadores da saúde. Esta vacina também será usada para dar continuação à imunização dos profissionais de segurança e iniciar a das pessoas com comorbidades, deficiência permanente, grávidas e puérperas.

O número de pessoas aguardando um leito de Unidade de Terapia Intensiva Covid caiu para 28 nesta segunda-feira. No domingo, eram 43 pacientes nessa lista. A taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública é de 93 vírgula zero seis por cento. Se forem levados em conta apenas os leitos de UTI adulto Covid, a ocupação no estado é de 92vírgula 31 por cento. No entanto, na prática, os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, já não estão disponíveis. Dos mil 831 leitos de UTI SUS para Santa Catarina, mil 704 estão ocupados, sendo 988 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Semana que antecede Dia das Mães gera boa expectativa para o comércio. SIDNEI KASBURG presidente da CDL de São Lourenço do Oeste, acredita numa grande movimentação nas lojas da cidade e na região. Aposta em ótimas vendas em todos os setores. Conforme ele, membros da Câmara dos Dirigentes Lojistas são livres para estender horários de funcionamento, como bem entenderem. Para sábado, a CDL de São Lourenço sugere aos lojistas da cidade que mantenham suas portas abertas até as 5 da tarde. Além dos estabelecimentos terem um faturamento maior, irão proporcionar a população mais horários para fazerem suas compras para o Dia das Mães.

População precisa continuar se cuidando para não disseminar Coronavírus. SIDNEI KASBURG quer que as pessoas frequentem o comércio sempre, mas tomando todos os cuidados para não haver aglomeração, sem deixar de usar máscara e álcool em gel. O presidente da CDL de São Lourenço salienta que é comum, cada vez que o vírus aumenta, surgirem rumores de fechamento do comércio. Por isso o dirigente condena eventos clandestinos, porque todo mundo sai perdendo. SIDNEI lamenta os desempregos que a pandemia provocou por causa do fechamento de empresas que não suportaram paralisar suas atividades por causa da Covid.

Situação da dengue segue sendo controlada em São Bernardino. Ainda sem casos confirmados, a agente de endemias do município confirma que todo o cuidado é tomado para que isso seja possível. IVANES PRESTES conta que no dia 26 de fevereiro foi feito o LIRAa – o levantamento de Índice Amostral, que informa qual a situação da infestação do mosquito Aedes aegypti em São Bernardino. Pontua que apenas um foco foi confirmado, mas reforça que para que continue assim, todos os cuidados para evitar a reprodução do inseto devem ser tomados.

Cidadãos são obrigados por lei a prevenir a disseminação do mosquito transmissor da dengue. A agente de endemias de São Bernardino - IVANES PRESTES reforça que não deixem água parada, vedando caixas d'água e limpando calhas. Conforme ela, não cumprindo as determinações, o munícipe pode ser penalizado com termo de responsabilidade, conforme o protocolo da saúde. É dado um prazo para a pessoa se adequar às normas, e caso não cumpra, é dado encaminhamento no processo. Ela cita como principais sintomas: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, dor no abdômen e enjoo.

Primeira parcela do IPTU vence em menos de 15 dias. O secretário de administração de Palma Sola - RODRIGO CALEGARI, informa que o vencimento do Imposto Predial Territorial Urbano é dia 13 agora de maio. Para incentivar os munícipes, destaca que no pagamento a vista a prefeitura da18 por cento de desconto. O carnê de pagamento foi entregue em todas as residências de Palma Sola, mas para quem não reside no município, conta que está disponível pelo site: www.palmasola.sc.gov.br. Segundo o secretário, o imposto pode ser parcelado em até seis vezes.

Cidadãos que não pagaram o IPTU ano passado devem procurar o setor de tributos para regularizar. RODRIGO CALEGARI pontua que em 2020 muitas pessoas de Palma Sola renegociaram suas dívidas, e esse ano é possível parcelar. Salienta como secretário de administração, que sua pasta inicia maio com muitos projetos. Está sendo instalada uma nova indústria, que já de início deve gerar dez empregos. Ainda, um projeto encaminhado à câmara de vereadores, para incentivar a instalação de novas empresas em Palma Sola, subsidiando o aluguel.

Projeto de abastecimento de água reativa poço artesiano no interior de São Bernardino. Mais especificamente voltado para a linha São José, o planejamento é de que cerca de 200 famílias sejam abastecidas, como conta o secretário de agricultura do município - ALCIONE RIBEIRO. Por enquanto estão preparando a estrutura que vai abastecer a comunidade. O reservatório já está no local do poço e logo serão instalados os equipamentos para levar energia elétrica para a estação, que deve coletar, armazenar e distribuir água para toda a linha São José.

Cerca de um milhão de reais devem ser investidos na distribuição de água para São José. O secretário de agricultura de São Bernardino - ALCIONE RIBEIRO, informa que será enviada a retroescavadeira do município, para passar cerca de um mês trabalhando na comunidade. O equipamento será usado para abrir os buracos onde vão ficar os encanamentos de distribuição da água. Conforme RIBEIRO, a maioria das comunidades de São Bernardino tem falta de água. O secretário comenta sobre um poço artesiano na linha São Francisco, que também deve ser ativado, e que vai buscar recursos para perfurar em mais linhas do município.

Epagri tem programas para amenizar impactos da estiagem na agricultura. O extensionista rural em Campo Erê - CLAUDIR GILIOLI, conta que foi liberado recurso para o Programa Emergencial de Apoio aos Agricultores. Segundo ele, produtores rurais com renda abaixo dos 50 mil reais podiam pegar até dez mil reais de financiamento. O subsídio ainda permitia ser pago sem juros, em até cinco anos e com 70 por cento de subvenção para o homem do campo investir em captar, armazenar e distribuir água. Na visão dele o programa ajudou muito quem mais sofria com as estiagens e no total foram feitos cerca de 20 projetos em Campo Erê.

Produtores com renda acima dos 50 mil também puderam aproveitar. Para esses agricultores, segundo CLAUDIR GILIOLI, não houve subvenção, mas também têm cinco anos para pagar e vão poder usar o recurso para a compra de alimentos. O extensionista rural da Epagri em Campo Erê comenta que esses subsídios ficaram válidos até nove de março, e depois foram lançados novos, mas seguiram no mesmo caminho. GILIOLI cita que a única alteração no financiamento foi a subvenção para produtores menores, que passou de 70 para 50 por cento. O extensionista informa ainda que os beneficiados podem procurar a Epagri, que orienta, conforme a atividade, qual o tamanho ideal do reservatório.

Fetraf discute cenário do leite no estado. Segundo o coordenador geral da Federação que representa todos os trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar em Santa Catarina - JANDIR SELZLER, o debate será semanal. Toda quinta-feira, 19 horas, quando vão discutir as principais cadeias produtivas para a agricultura familiar. O primeiro encontro foi voltado à produção leiteira, que atualmente é a atividade mais importante para a agricultura familiar em Santa Catarina. Comenta que a área leiteira está preocupando muito, já que não tem muita estabilidade e o preço sobe e desce bastante durante o ano.

Estiagem afeta toda produção da região. Com chuvas abaixo da média, e a previsão de um inverno seco, a preocupação com a área de grãos e alimentação do gado é grande para a região. A falta de água e ataque de cigarrinhas foram os fatores principais para a silagem com baixa qualidade vista esse ano na maioria dos lugares, como conta o coordenador da Fetraf JANDIR SELZLER. Salienta que o custo alto para produzir leite e a política econômica que incentiva à exportação, faz o preço pago no Brasil subir muito. Segundo ele, deve ficar ainda pior com a expectativa de aumento do óleo diesel e preço mais alto na energia com a retirada de subsídio do governo.

Produção leiteira é afetada de vários lados. JANDIR SELZLER - Coordenador geral da Fetraf Santa Catarina expõe que além de ficar mais caro para produzir, o leite deve ter menos venda esse ano. Como a maior parte do que é produzido na região, é também consumido aqui, e a renda local está diminuindo, a população deve comprar menos. Comenta que a Federação está negociando com o governo e a Conab para baixar o custo para produzir leite, pedindo que o preço de balcão do milho fosse o mínimo da Conab. Porém, iniciando as tratativas, descobriu que o governo vendeu todo o estoque de grãos que seria para controle de preço, e não é possível negociar.

Vereador é contra aditivar valor, que é aumentar o preço de uma obra para a empresa vencedora de uma licitação. ANTÔNIO TEIXEIRA votou contra o projeto de lei para aditivar de 11 mil e 200 reais para uma firma de Pinhalzinho. Trata-se de uma reforma no posto de saúde central de Campo Erê. Todos os demais vereadores aprovaram a proposta, mas TEIXEIRA foi contra. Ele explica que não é a favor de aditivo municipal, estadual ou federal, entendendo que quando uma empresa faz a proposta para ganhar uma obra pública, tem, que ter todos os custos calculados de uma vez.

Para ganhar uma obra de reforma ou construção, muitas vezes empresas de fora baixam o orçamento o máximo que podem para eliminar da concorrência firmas da cidade. Mais tarde, vendo que não vão suportar os custos, pedem aditivação para aumentar o valor. O vereador ANTÔNIO TEIXEIRA diz que respeita a opinião de seus colegas, mas ele é contra esse tipo de procedimento, depois que tudo já foi licitado. Por outro lado, a Câmara aprovou projeto permitindo aos agricultores parcelarem suas dívidas para com a prefeitura, como serviço de silagem, por exemplo. Agora, dependendo do valor pode haver parcelamento para facilitar o pagamento.

A ROTAM prendeu um homem por tráfico e apreendeu mais de três quilos de maconha. Por volta das 21 horas e 50 minutos de ontem, os policiais faziam patrulhamento pela Rua União da Vitoria, em Francisco Beltrão, quando viram um motoqueiro em atitude suspeita, que ao ver a viatura tentou fugir. Já na Rua Marília, o condutor entrou num terreno próximo a garagem da prefeitura, tentou passar por uma cerca de arame farpado, caiu e acabou detido. Com ele foram encontrados sete gramas de cocaína e mais trinta e um gramas de maconha. Na casa do homem, com entrada autorizada com apoio da equipe do canil, foram localizados numa mochila quase três quilos e meio de maconha, vinte e duas gramas de cocaína, dinheiro e embalagens para droga.

Pai denuncia próprio filho por furto em residência. A equipe da Furtos e Roubos do 21º Batalhão de Polícia Militar recebeu uma ligação ontem, de um homem informando que seu filho havia deixado alguns objetos furtados escondidos numa casa nos fundos de onde mora, e que teria praticado o crime junto com um menor. Os policiais foram até a Rua Pedro Antônio Casaril averiguar, e encontraram um notebook, uma impressora, um violão, uma furadeira, um celular, dois receptores de TV digital, um secador de cabelo, dois relógios de pulso, 33 peças de semi joias, uma prancha de alisar cabelos, uma máquina de cortar cabelos, dois jogos de chaves e um molinete para pesca.

Na casa do menor, que esteve junto no furto, foi encontrado mais um molinete de pesca. O maior de idade foi localizado no bairro São Miguel, e assumiu a participação no furto, mas disse que foi o menor entrou na casa. Os objetos recuperados somam um total de oito mil e quatrocentos reais. Os envolvidos foram encaminhados para a 19ª Subdivisão de Polícia.

Acidente de transito deixa dois feridos na SC-157. A colisão foi ontem, no contorno viário Armindo Echer, próximo à entrada para o bairro Araucária Park, de Vitorino. Os bombeiros relataram que os feridos estavam num Fiat Uno, e o outro carro envolvido no acidente foi um Fiesta. A carona do Uno ficou presa as ferragens e a motorista estava fora do carro, com lesões na cabeça. Ambas as vítimas foram levadas para atendimento médico. As causas do acidente não foram informadas.

Homem invade creche esfaqueia crianças e professores em Saudades. Um homem, cuja identidade não foi divulgada, esfaqueou crianças e professores em uma creche localizada em Saudades, no Oeste de Santa Catarina. O fato aconteceu na manhã de hoje. Informações preliminares dão conta que duas crianças e uma professora foram atingidas com as facadas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro óbitos são confirmados no local. Os socorristas informaram que há registro de feridos. Entretanto, ainda não há mais informações.

Ainda informações preliminares dão conta que o homem estava no hospital e populares invadiram e o agrediram. Devido aos ferimentos foi encaminhado ao Hospital de Pinhalzinho pelo SAERSARA.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.