-SENADO APROVA PROJETO DE AJUDA EMERGENCIAL À ESTADOS E MUNICÍPIOS
-ZEFERINO DETALHA COMPRA DE RESPIRADORES E EXPLICA SAÍDA DO GOVERNO
-SÃO MIGUEL DO OESTE CONFIRMA O 1º CASO DE CORONAVÍRUS
-SÃO JOÃO DO OESTE POSSUI PROGRAMA OPORTUNIDADES PARA PESSOAS CARENTES
-EPAGRI AUXILIA NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19 E ESTIAGEM
-PROMOTORA DE JUSTIÇA DEIXA A COMARCA DE ITAPIRANGA
-DELEGADA RELATA PREOCUPAÇÃO COM CRIMES EM REGIÃO DE FRONTEIRA
-VÍTIMA DE ACIDENTE MORRE NO HOSPITAL REGIONAL
-POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE COCAÍNA E NOTIFICA MOTORISTA
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 80 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
A Alemanha iniciou nesta segunda-feira um relaxamento gradual das medidas de confinamento, com a retomada parcial das aulas nas escolas e das atividades em alguns setores do comércio, assim como a reabertura de áreas de recreação, igrejas e instituições como museus e zoológicos que estiveram fechados em razão da epidemia de Covid-19. Todos esses locais deverão obedecer regras rígidas de segurança e distanciamento social e observar as exigências de higiene e controle de acesso, além de evitar aglomerações. As medidas foram definidas ao longo das últimas semanas em reuniões entre o governo federal e governadores dos 16 estados.
O governo da França apresentou neste sábado projeto para estender o estado de emergência sanitária por causa da Covid-19 até 24 de julho — dois meses a mais do que o esperado. O texto precisa de aprovação no Congresso. Além disso, a França apresentou um plano de desconfinamento. A saída gradual ocorrerá por departamento, tipo de região administrativa francesa, de acordo com os seguintes requisitos: grau de circulação ativa do novo coronavírus e capacidade nos hospitais. A partir de 11 de maio, algumas atividades começam a ser retomadas, mas isso também dependerá da situação em cada departamento.
Portugal inicia nesta segunda-feira uma flexibilização das medidas de confinamento com a reabertura de pequenos estabelecimentos comerciais, salões de beleza e concessionárias de automóveis, mas os portugueses deverão respeitar regras estritas de distanciamento físico. O uso de máscaras ou viseiras de proteção é obrigatório nas lojas, prédios públicos e nos transportes, de acordo com o plano de desconfinamento do governo, que será aplicado de forma gradual durante todo o mês de maio. A infração da norma nos transportes públicos será punida com multa de até 350 euros. Portugal suspendeu no domingo o estado de emergência que estava em vigor desde 19 de março e que permitiu ao governo restringir a liberdade de circulação para frear a propagação da pandemia do coronavírus.
O ex-ministro da Justiça SERGIO MORO entregou à Polícia Federal o histórico de conversas recentes com JAIR BOLSONARO pelo WhatsApp, incluindo o diálogo em que o presidente supostamente pressiona pela saída de MAURÍCIO VALEIXO da diretoria-geral da Polícia Federal. No depoimento de sábado, MORO repassou ainda o conteúdo das conversas com a deputada federal CARLA ZAMBELLI, aliada do presidente. Numa das mensagens já reveladas pelo ex-ministro, a parlamentar tenta interceder para que ele fique no governo em troca de uma nomeação ao Supremo Tribunal Federal. No depoimento, o ex-ministro manteve as acusações contra o presidente a quem atribuiu uma tentativa de interferência em investigações conduzidas pela PF.
O Senado aprovou em sessão virtual na noite deste sábado, por unanimidade, o pacote de 120 bilhões de socorro aos estados e municípios na crise do coronavírus, sendo 60 bilhões de repasse direto para o caixa de governadores e prefeitos. O socorro previsto aos entes federados será de quatro meses. Se após esse período estados e municípios ainda estiverem com as contas apertadas, não poderão usar a pandemia para tentar suspender o pagamento de dívidas que têm com a União. Agora, o texto vai para apreciação da Câmara dos Deputados. O projeto prevê ainda a suspensão dos pagamentos de dívidas de estados e municípios com a União neste ano e com bancos públicos, o que resultará em uma economia de 49 bilhões. Como contrapartida da ajuda financeira da União, os estados e municípios ficam impedidos de criar despesas obrigatórias, como conceder reajustes ao funcionalismo público até o final de 2021. Com isso, o projeto estima uma economia entre 121 e 132 bilhões de reais.
No fim da manhã deste domingo, o presidente JAIR BOLSONARO voltou a participar de uma manifestação em Brasília contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso. Em discurso aos manifestantes, o presidente pediu a Deus para não ter problemas esta semana porque, segundo afirmou, chegou ao limite. Manifestantes também hostilizaram a imprensa que cobria o evento. O protesto era contra o Supremo Tribunal Federal, contra o Congresso e também contra o ex-ministro SÉRGIO MORO. O presidente JAIR BOLSONARO disse ainda que não vai mais admitir interferências no governo dele. O presidente afirmou que o povo está com ele e as Forças Armadas, ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade - também estão com ele.
O conjunto de cooperativas catarinenses fechou 2019 com faturamento de 40 bilhões e 700 milhões de reais, 13 vírgula 71 por cento superior ao do ano anterior quando alcançou 35 bilhões e 800 milhões. Esses resultados foram puxados principalmente pelo setor agropecuário, que obteve receita bruta de vendas de 25,8 bilhões com crescimento de 16 por cento e o de crédito, que movimentou seis bilhões 130 milhões e cresceu 17 e meio por cento. Os dados integram o balanço da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina. O sistema cooperativo catarinense é um dos mais sólido do Brasil com 254 organizações que têm dois milhões e 700 milassociados e oferecem 67 mil 558 empregos diretos.
Em reunião no fim da tarde deste domingo, os líderes das bancadas e dos blocos parlamentares da Assembleia Legislativa decidiram pela retomada das atividades legislativas presenciais no Parlamento catarinense. As sessões plenárias serão realizadas às terças e quartas, a partir das três horas, para pronunciamentos dos deputados, dentro do horário reservado aos partidos. Às quatro horas, ocorre a Ordem do Dia, com a votação de projetos. As comissões permanentes farão reuniões às terças, quartas e quintas. Tanto as sessões quanto as reuniões das comissões serão realizadas apenas no Plenário Deputado Osni Régis. Amanhã deve ocorrer a instalação da CPI que vai investigar supostas irregularidades na compras de 200 respiradores ao custo de 33 milhões de reais.
O ex-secretário de Saúde do Estado HELTON ZEFERINO falou pela primeira nesta segunda-feira sobre sua saída do cargo após a polêmica compra dos 200 respiradores por 33 milhões. Em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, ele confirmou que autorizou a aquisição com dispensa de licitação, mas afirmou que não cabe ao secretário certificar a nota e confirmar o pagamento. HELTON disse ainda que deixou o cargo no governo CARLOS MOISÉS por decisão própria, independentemente das investigações, segundo ele para que o combate ao coronavírus não perdesse o foco. Ele defendeu que o processo de compra dos respiradores seja devidamente esclarecido. Questionado sobre quais teriam sido os erros na compra, o ex-secretário afirmou que responder a essa pergunta foi um dos motivos que levaram a instalação de sindicâncias dentro da secretaria. Ele também disse que ‘provocou’ a Polícia Civil e a Procuradoria-Geral do Estado para que procedimentos fossem instalados para investigar o processo.
São Miguel do Oeste confirma o primeiro caso de coronavírus. O comitê de combate o coronavírus de São Miguel do Oeste confirmou na manhã de hoje o primeiro caso de Covid-19 no município. O anuncio foi feito em uma live no salão nobre da prefeitura com a presença do prefeito WILSON TREVISAN e dos membros do comitê. O caso confirmado é de uma mulher de 36 anos. Ela teve um quadro de tosse seca, febre, diarreia e fraqueza. A paciente foi atendida no dia 29 de abril e o material para exame foi coletado no dia 30. O resultado do Laboratório Central do Estado foi divulgado hoje confirmando a doença. A paciente está em isolamento domiciliar. Até o momento, na região Extremo Oeste casos de coronavírus foram confirmados em Itapiranga, Palmitos, Tunápolis, Santa Helena, São Lourenço do Oeste, Palma Sola e agora também SMOeste.
Epagri desenvolve políticas públicas de enfrentamento ao Covid-19 e estiagem que atinge região Extremo Oeste. O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, destaca que a situação vivida pela falta de chuva é extremamente complicada e por isso a Epagri está trabalhando de forma intensa no auxílio aos mais atingidos. Uma das ações desenvolvidas pela Epagri nesse momento é auxiliar os agricultores na elaboração de laudos do programa Proagro. Conforme SIMON, essa ação está sendo realizada quando os agricultores conseguem comprovar que tiveram perdas nas lavouras financiadas. Segundo ele, outra linha de frente que a empresa vem desenvolvendo é quanto ao apoio aos empreendimentos de agregação de valor com duas medidas lançadas pela secretaria de Agricultura do Estado. Entre elas, o gerente destaca a dificuldade encontrada pelas famílias perante a estiagem e também pela dificuldade de comercializar os produtos em virtude da pandemia.
Empreendimentos rurais voltados a agricultura familiar que estiverem legalizados vão receber ajuda financeira para que não encerrem suas atividades. O gerente regional da Epagri destaca que são duas linhas, uma que permite a liberação de recursos via BRDE onde a maior parte dos juros será bancada pelo governo. Já o outro benefício permite que o Estado aporte recursos financeiros para o apoio aos empreendimentos. SIDINEI SIMON declara que a Epagri tem conhecimento dos prejuízos e por isso vem realizando um levantamento frequente da real situação dos municípios. Ele lembra que a maioria dos municípios da Ameosc já decretou situação de emergência devido à estiagem. No período de um ano, a região registrou 580 milímetros de chuva a menos. Os atendimentos presenciais realizados pelos extensionistas da Epagri estão sendo realizados, porém com todos os cuidados necessários.
Secretário alerta para importância da prevenção ao novo coronavírus. DAVINO RAUBER informa que o momento é de muito cuidado em virtude de novos registros na região. Cita confirmação de Covid-19, em Pinhalzinho e outras cidades do Extremo Oeste. Salienta que a equipe da saúde esta fazendo sua parte com os cuidados necessários na prevenção e no atendimento aos pacientes. DAVINO RAUBER comemora o fato de todos os exames solicitados na semana passada terem resultado negativo para a doença. Alguns casos eram de alto risco por serem de pessoas que apresentavam sintomas e tiveram contato com paciente que contraiu o novo coronavírus. O secretário considera que é fundamental manter os cuidados para evitar contágio.
Programa Oportunidades atende munícipes em situação de vulnerabilidade social em São João do Oeste. De acordo com o secretário de Saúde e Promoção Social, VITUS RITTER, o programa foi criado há vários anos a partir da discussão do Conselho Municipal de Assistência Social, com parecer favorável do Ministério Público. O secretário explica que por meio desta ação o município se beneficia do trabalho prestado pelas pessoas que recebem auxílio da assistência social, mas sem criar vínculo empregatício. RITTER esclarece que os beneficiados são pessoas em vulnerabilidade social, sem trabalho formal e sem carteira assinada. Cada munícipe que se enquadra no programa trabalha por oito horas semanais, no auxílio principalmente nos serviços de limpeza e paisagismo do setor de Urbanismo. Em troca, os beneficiários recebem uma cesta básica mensal.
No momento, o secretário de Saúde e Promoção Social de São João do Oeste cita que seis pessoas estão inscritas no programa. VITUS RITTER explica que a participação é em caráter temporário para que outros munícipes também sejam beneficiados. Ele avalia que para o município a contribuição destas pessoas é muito importante, para manter a cidade limpa e organizada, considerando que muitos turistas visitam São João do Oeste todos os anos. Da mesma forma, RITTER cita que é disponibilizado também o programa Cidadão Mirim, que atende adolescentes que estão estudando. Os jovens desenvolvem atividades no viveiro municipal, com o replantio de mudas e coleta de sementes. O benefício para os adolescentes é também uma cesta básica mensal. Interessados em participar dos programas devem procurar o Setor Social.
Buscar ajuda profissional é fundamental para vencer problemas em tempos de dificuldade. Conforme o psicólogo ABEL PETTER, as informações divulgadas pela mídia sobre formas de ajuda, de prevenção ou de alerta sobre problemas relacionados à saúde mental sempre são muito importantes. O profissional esclarece que a restrição no convívio social, fundamental neste momento para evitar a contaminação do vírus, está trazendo conseqüências e prejuízos emocionais, além do risco de desenvolver doenças mentais, comportamentos físicos ou mentais de isolamento e consequentemente transtornos psicológicos. ABEL PETTER chama atenção para sinais que merecem destaque. Ele comenta que uma das formas mais fáceis de perceber se houve algum prejuízo é a qualidade do sono. Se mesmo dormindo a noite toda, mas acordando cansado, ou não conseguir dormir ou sonhar bastante, o psicólogo afirma não são bons sinais e merecem atenção.
A falta de diálogo, comportamentos agressivos e compulsão alimentar também são sinais do organismo de que algo está errado e de que a pessoa precisa de ajuda. ABEL PETTER cita ainda que em casos mais graves ocorre o excesso no consumo de álcool ou drogas. De acordo com o psicólogo, além do isolamento outro fator que tem agravado a saúde das pessoas são as dificuldades econômicas e a incerteza sobre o futuro. Ele cita que pesquisas apontam que o estresse econômico gera uma série de conseqüências, inclusive o aumento de casos de depressão, ansiedade e até suicídio. Segundo o psicólogo, são doenças que merecem atenção pela sua gravidade. A Organização Mundial da Saúde lançou um guia sobre saúde mental, em que orienta por exemplo, a mostrar compaixão pelo próximo, ajudar em vez de julgar, manter uma alimentação saudável, praticar atividade física, acessar menos informações ruins e se necessário buscar ajuda profissional.
Delegada relata preocupação com crimes em região de fronteira. A delegada JOELMA ALBERTON, atuou na comarca de Itapiranga durante o mês de abril. O rodízio é mensal devido ausência de um delegado titular para atender os municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. JOELMA afirma que foi um desafio como tem sido trabalhar em prol da segurança pública. A delegada relata uma particularidade por ser uma região de fronteira com o Rio Grande do Sul e Argentina. Cita que pessoas com residências no Rio Grande do Sul trabalham em Itapiranga ou circulam no município e isso acaba dificultando a investigação policial quando ocorrem crimes. Os crimes mais comuns são de furto e agressões envolvendo moradores de outros municípios.
A delegada relata também preocupação com a violência sexual, crimes Maria da Penha e estelionatos que são comuns na comarca de Itapiranga. JOELMA ALBERTON diz que a violência sexual contra crianças e adolescentes surpreende. Ela cita que os municípios da comarca são referência cultural, porém crianças e adolescentes acabam vítimas, muitas vezes no ambiente familiar. A delegada considera que a delegacia esta carente de profissionais. São dois investigadores, um escrivão e um agente de polícia destinado ao Detran, além dos policiais que atuam em Tunápolis e São João do Oeste. Além da limitação de policiais, a comarca carece de um delegado titular fixo. JOELMA ALBERTON chama atenção para a importância das pessoas realizarem registros de formam online. O isolamento visa preservar policiais e a população. Registros online são necessários em casos de ameaças, perdas de documentos e outros crimes de menor gravidade.
Promotora de justiça deixa a comarca de Itapiranga. ANA CAROLINA CERIOTTI atuou na região por quase dois anos. Ela diz que é uma movimentação normal na carreira no Ministério Público. A promotora iniciou em Blumenau e permaneceu em Itapiranga por um ano e 10 meses. A partir deste mês ela vai assumir a comarca de Correia Pinto, na Serra Catarinense. Na comarca de Itapiranga terá um promotor substituto até a definição do novo titular nas próximas semanas. ANA CAROLINA faz uma avaliação positiva do trabalho realizado na comarca de Itapiranga que engloba ainda Tunápolis e São João do Oeste. Destaca a contribuição de instituições privadas e órgãos públicos que sempre estiveram abertos para dialogar, acatando orientações e viabilizando a missão do Ministério Público que é a defesa da legislação, aplicação da constituição e direitos do cidadão.
Promotora revela situações distintas no trabalho diário e destaca ocorrência de crimes ambientais. O principal problema está nas cidades em áreas de preservação permanente. ANA CAROLINA CERIOTTI salienta que em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis é problema recorrente em casos que envolvem construção próximas a cursos de água. Ela diz que é uma situação burocrática e que demora para a regularização. A promotora salienta que o número de crimes graves reduziu bastante neste ano. Uma das formas de atuação do Ministério Público está nas reuniões com agentes do CRAS, Conselho Tutelar e outros órgãos visando fortalecer a rede de proteção (........). ANA CAROLINA informa que Itapiranga está em processo de implantação de um CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, que exigi população mínima de 15 mil habitantes e o município já superou este número para um centro de tratamento de pessoas com doenças mentais. Outra conquista será a instalação do Procon em parceria com a prefeitura de Itapiranga.
Vítima de acidente em São José do Cedro morre no hospital. VALDECIR GOMES, de 50 anos, morreu sábado, no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Ele estava internado na UTI desde quarta-feira, após se envolver em uma grave colisão em São José do Cedro. A ocorrência na linha São Domingos envolveu uma picape Strada de Dionísio Cerqueira e um caminhão tanque de Bom Retiro do Sul-RS. O motorista da Strada estava preso às ferragens e ficou gravemente ferido com fraturas nas pernas e braços e suspeita de traumatismo craniano. A vítima foi levada ao hospital de São José do Cedro e transferido ao hospital regional onde faleceu. Outro ocupante do veículo também se feriu. O condutor do caminhão, 30 anos saiu ileso do acidente.
Jovem sofre ferimentos em acidente de motocicleta no interior de Itapiranga. Foi por volta das 16 horas e 40 minutos de sábado, na ITG 070 em linha Laranjeira, próximo ao centro da comunidade. Os bombeiros de Itapiranga atenderam um jovem de 20 anos, vítima de saída de pista e queda de motocicleta. Ele foi encontrado deitado, consciente e orientado aos cuidados de populares. Conforme os bombeiros, o motociclista sofreu escoriações nos braços e pernas. Ele foi encaminhado ao Hospital Sagrada Família de Itapiranga.
Bombeiros de Iporã do Oeste atendem vítimas de capotamento e colisão entre carro e trator. O primeiro acidente foi registrado por volta das 18 horas de ontem, próximo ao Auto Posto Boa Viagem em Iporã do Oeste. De acordo com a guarnição que atendeu a ocorrência, foi um capotamento de um Fiat Siena emplacado em São Miguel do Oeste e conduzido por uma mulher de 53 anos que não teve ferimentos. O segundo acidente foi registrado próximo às 19 horas, na linha Capivara interior de Mondaí. Este foi uma colisão frontal, envolvendo um veículo Gol e um trator. De acordo com os bombeiros, no veículo Gol, havia um homem que teve ferimentos na região da cabeça e foi transferido pela ambulância da saúde de Mondaí ao Hospital. No carro também estava seu filho, uma criança que estava na cadeirinha e não teve ferimentos. O operador da máquina agrícola não se feriu.
Saída de pista deixa dois feridos na SC-163 em São Miguel do Oeste. Duas pessoas ficaram feridas em uma saída de pista na noite deste domingo, no Bairro Santa Rita. De acordo com a Polícia Militar uma Parati placas de Descanso saiu da pista e colidiu em uma árvore e parou em uma cerca. O Corpo de Bombeiros atendeu as vítimas que apresentavam apenas escoriações.
Tombamento de caminhão deixa dois feridos. Os bombeiros de Anchieta foram chamados por volta das 18 horas deste sábado, para atendimento de um acidente na SC-161. A ocorrência foi na altura da Linga Gaúcha em Anchieta. No local a guarnição constatou se tratar de uma saída de pista seguida de tombamento envolvendo um caminhão com placas de Ijuí-RS. O veículo era ocupado por dois homens que já estavam esperando o socorro ao lado da rodovia. Um deles apresentava possível fratura no antebraço e o outro apenas escoriações. Ambos foram avaliados no local e conduzidos ao pronto atendimento do município.
Polícia Rodoviária apreende cocaína e notifica condutor que estava com direito de dirigir suspenso. Foi por volta das 15 horas de sábado, no município de Iporã do Oeste. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, efetuou a abordagem do veículo Honda City emplacado no município de São Miguel do Oeste, e conduzido por um homem de 49 anos. Durante revista no interior do veículo foi localizado uma porção de cocaína. Em consulta no sistema foi verificado que o condutor possui suspensão no direito de dirigir. Foi efetuado a notificação de trânsito cabível, e um Termo Circunstanciado pela posse do entorpecente.