-PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS CAI PELO SEGUNDO MÊS CONSECUTIVO
-BOMBEIROS DE SC CRIAM PRIMEIRO PROTOCOLO DE ATENDIMENTO A AUTISTAS DO PAÍS
-EXPO GUARUJÁ COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA COM A PARTICIPAÇAO DE CEM EXPOSITORES
-CERCA DE 80 PROFESSORES DA REGIÃO PARTICIPAM DA ASSEMBLEIA ESTADUAL DO SINTE
-FIORINI EXPLICA MOTIVOS DA SAÍDA DO MDB E DIZ QUE VAI EM BUSCA DE NOVOS ESPAÇOS
-COLISÃO ENTRE CARRO E MOTO DEIXA UMA PESOSA FERIDA NA BR 282
-HOMEM É MORTO A TIROS EM POSSIVEL ACERTO DE CONTAS
A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima pode chegar a 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus.
Em uma área montanhosa e com as principais estradas e linhas ferroviárias destruídas, equipes de resgate de Taiwan começaram nesta quarta-feira a resgatar centenas de pessoas que ficaram presas em túneis, edifícios e até pedreiras por conta do forte terremoto que atingiu a ilha. Nove pessoas morreram e mil e 11 ficaram feridas por conta do tremor, de magnitude 7,4 - o pior no território em 25 anos. Nesta quarta, o Escritório de Representação do Brasil em Taiwan disse que não há brasileiros entre as vítimas.
O procurador-geral do Equador disse nesta quarta-feira que 14 pessoas foram presas em uma investigação sobre o crime organizado no país sul-americano. Os presos incluem juízes, advogados e policiais acusados de ajudar criminosos perigosos a sair livres por meio de manobras legais, disse a procuradoria-geral. O Equador está enfrentando enormes picos de violência atribuídos pelas autoridades a gangues de narcotráfico. O presidente DANIEL NOBOA, que assumiu o cargo em novembro, declarou 22 grupos como terroristas e disse que o país está em guerra.
O presidente NICOLÁS MADURO promulgou uma lei que cria uma província da Venezuela em Essequibo, que é um território internacionalmente reconhecido como sendo da Guiana. Uma cerimônia para a assinatura do texto foi realizada na noite desta quarta-feira. A lei começou a ser discutida pela Assembleia Nacional da Venezuela no fim de 2023. À época, o país realizou um referendo ao qual 95 por cento dos eleitores votaram a favor de que o país incorpore Essequibo ao mapa venezuelano. O texto chamado de "Lei Orgânica para a Defesa de Essequibo" tem 39 artigos e regulamenta a fundação do estado da "Guiana Essequiba".
O ministro de Minas e Energia, ALEXANDRE SILVEIRA, assinou nesta quarta-feira os contratos do segundo leilão de transmissão de energia de 2023. Realizado em dezembro do ano passado, foi o maior certame da história, com todos os lotes arrematados e previsão de 21 bilhões e 700 milhões de reais em investimentos nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. Foram leiloados três lotes arrematados por um grupo chines, uma companhia espanhola e o consórcio brasileiro Olympus 16, composto por Alupar e Mercury Investimentos. Por meio de leilões, o governo contrata a construção e manutenção das linhas de transmissão e outros equipamentos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná suspendeu novamente o julgamento de ações contra o senador SERGIO MORO por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2022. A desembargadora CLÁUDIA CRISTINA CRISTOFANI pediu vistas. O julgamento será retomado na próxima segunda-feira. Até o momento, a votação está empatada em um a um. O relator das ações, desembargador LUCIANO CARRASCO FALAVINHA SOUZA, votou contra a cassação de MORO. Nesta quarta, o desembargador JOSÉ SADE votou favoravelmente ao pedido de cassação do mandato. O TRE do Paraná julga duas ações nas quais o PT, o PL e o Ministério Público Eleitoral acusam o senador SERGIO MORO, ex-juiz da Operação Lava Jato de abuso de poder econômico pela suposta realização de gastos irregulares no período de pré-campanha nas eleições passadas.
A produção industrial brasileira recuou zero vírgula três por cento em fevereiro na comparação com janeiro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE. O resultado representa o segundo mês consecutivo de queda, com perda acumulada de um vírgula oito por cento. No mês, uma das quatro grandes categorias econômicas e 10 dos 25 ramos industriais pesquisados tiveram redução na produção. Entre as atividades, a maior influência negativa foi assinalada por produtos químicos, indústrias extrativas e produtos farmoquímicos e farmacêuticos. Com esses resultados, a produção industrial se encontra um vírgula um por cento abaixo do patamar pré-pandemia em fevereiro de 2020.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina criou um protocolo padrão voltado exclusivamente ao atendimento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista. A iniciativa teve início na terça-feira, Dia Mundial de Conscientização do diagnóstico, e é a primeira do país neste modelo, conforme a instituição. O objetivo é que os socorristas estejam preparados para lidar com possíveis intercorrências no atendimento de crianças e adultos atípicos. O protocolo foi encaminhado para a rede interna para que os dois mil e 600 bombeiros militares tenham acesso. De acordo com o tenente-coronel HENRIQUE PIOVEZAN DA SILVEIRA, presidente da Coordenadoria de Atendimento Pré-Hospitalar do bombeiro, o protocolo deve ser sensível, adaptado e inclusivo.
A Celesc anunciou, nesta quarta-feira, em Florianópolis, cinco milhões e 500 mil reais para a nova etapa do projeto ConverTE, que consiste na conversão de carros da frota da companhia movidos a combustão em veículos elétricos. Durante o evento, que ocorreu na sede central da companhia, em Florianópolis, foi assinada ordem de serviço para o início da segunda fase, que irá envolver a conversão de três tipos de veículos – uma caminhonete com cesto aéreo, uma caminhonete com escada giratória e um carro mais operacional, estilo Doblò. Vinculado à Agência Nacional de Energia Elétrica, o projeto integra o programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Celesc, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina.
Treze universidades de Santa Catarina foram bem avaliadas nos indicadores de qualidade da educação superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, de 2022. No levantamento, foram avaliadas mil 998 instituições de educação superior de todo país, sendo públicas e privadas. As universidade do estado com boas avaliações são a Udesc, de Florianópolis; Unoesc, de Joaçaba; Unochapecó, de Chapecó; Univali, de Itajaí; Unisul, de Tubarão; UFSC, de Florianópolis; Univille, unidades de Joinville e São Bento do Sul; Universidade Católica, de Jaraguá do Sul; Centro Universitário Estácio, de São José; Faculdade de Santa Catarina, de São José; Facasc, de Florianópolis; Universidade Católica, de Joinville e IFSC, de Florianópolis.
A Expo Guarujá começa nesta sexta-feira em Guarujá do Sul. De acordo com o presidente da feira, FABRÍCIO WAGNER, a estrutura está praticamente pronta para o evento. Os estandes da área externa e da praça de alimentação já estão prontos e os comerciantes começaram a montagem dos espaços com produtos, estrutura e layout próprio. O presidente da CCO menciona que a feira estará aberta para visitação nesta sexta, a partir das duas da tarde. A abertura oficial acontecerá às sete horas da noite com a presença de autoridades locais e estaduais. O evento vai contar com cerca de cem expositores, 25 produtores que vão expor animais, 48 expositores na Feira Regional Saberes e Sabores e uma praça de alimentação com 25 bares e lanchonetes.
A Expo Guarujá 2024 terá cerca de 20 atrações artísticas nos três dias do evento. Segundo o prefeito CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER destacou que a maioria dos músicos são de Guarujá do Sul e da região, o que mostra a preocupação do evento em valorizar a cultura local. Mesmo assim, a programação conta com dois shows nacionais: JEAN e JULIO nesta sexta, dia cinco e BRUNO ROSA, no sábado, dia seis. CLAUDIO JUNIOR disse que não haverá cobrança para a feira e para os shows. No entanto, os dois shows principais terão um espaço especial na frente do palco onde haverá a cobrança de ingresso no valor de 50 reais, assim como aconteceu nos shows nacionais da Faismo de São Miguel.
A Epagri de Descanso, em parceira com a Assembleia Legislativa vai realizar, nesta sexta-feira, uma roda de conversas sobre plantas bioativas. O evento está programado para as oito e meia da manhã na câmara de vereadores de Descanso. O tema será abordado pelo especialistas em plantas medicinais ALÉSSIO DOS PASSOS SANTOS. De acordo com a extensionista da Epagri, FLAVIA DE OLIVEIRA ÓTT, o objetivo é divulgar a importância do uso de plantas para a promoção da saúde e prevenção das doenças. O evento de amanhã não tem custo para os participantes.
Hoje é o último dia de atendimento do Cartório Eleitoral na prefeitura de Paraíso nesta semana. A ação faz parte do programa “Justiça Eleitoral em Movimento” que está levando a estrutura da Justiça Eleitoral para os municípios que não são sede de cartório. De acordo com a chefe da quadragésima quinta zona eleitoral, DEANA FANTON, o objetivo é prestar atendimentos neste período de alteração do cadastro eleitoral para o pleito de outubro. Desde terça-feira, os eleitores de Paraíso podem fazer o alistamento eleitoral, transferência de domicílio eleitoral, solicitar a troca do local de votação e qualquer outra revisão no cadastro. Hoje será o último dia de atendimento do cartório eleitoral na prefeitura a partir da uma e meia da tarde.
Cerca de 80 professores da região estão em Florianópolis para participar da assembleia estadual do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina. A coordenação do SINTE regional fretou dois ônibus para levar os educadores do extremo-oeste para a assembleia. O evento vai discutir as demandas prioritárias do magistério. Entre os pontos em destaque estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do desconto de 14 por cento das aposentadorias e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores. A assembleia está marcada para as duas horas da tarde de hoje.
A expectativa do Conselho Deliberativo do SINTE é que aproximadamente cinco mil trabalhadores da educação participem da assembleia geral desta quinta-feira. O evento será realizado na praça Tancredo Neves, em Florianópolis. O objetivo é decidir se a categoria seguirá em negociações com o governo do estado sobre os pontos da pauta de reivindicaço ou iniciará uma greve. Nas últimas semanas, as coordenações regionais do sindicato, como a de São Miguel do Oeste, visitaram mais de 400 escolas em todas as regiões do estado convidando os trabalhadores da educação a participarem da assembleia.
O programa Lar Legal, promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina em parceria com a Prefeitura de São Miguel do Oeste, vai beneficiar 311 famílias em São Miguel do Oeste. A informação é do coordenador da Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina, DJALMA MOREL. A Adehasc é responsável pela execução do programa. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que 228 processos foram finalizados com a entrega dos documentos para os moradores. 83 famílias das áreas da Pedreira e do Ivo Manto ainda aguardam pelas matriculas dos imóveis. Os processos estão em cartório e as matrículas devem ser entregues até a metade do ano.
Na última semana, a Adehasc finalizou o processo de regularização de mais 30 imóveis no município. Os documentos foram entregues para cinco moradores do núcleo Andreata e 25 do núcleo Conrad. De acordo com o presidente da Adehasc, DJALMA MOREL, a entrega dos títulos permite que os moradores tenham a propriedade reconhecida e devidamente registrada sobre o imóvel que possuem. Ele disse que isso possibilitará financiamentos para reformas ou novas construções, valorizará o imóvel e, também, a localidade poderá receber investimentos públicos, já que agora os moradores terão o seu cadastro imobiliário regular na Prefeitura. O Lar Legal foi instituído em 2014 do Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e, desde então, vem sendo executado em São Miguel do Oeste pela Adehasc.
Além do Lar Legal, outro programa criado para regularizar a situação de imóveis na área urbana é o Reurb. A informação é do presidente da Adehasc, DJALMA MOREL. Ele explicou que, até agora, cerca de mil escrituras foram emitidas na cidade. MOREL estima que outros mil imóveis ainda estão em situação irregular em São Miguel do Oeste. Ele disse no Peperi Entrevista de hoje que o primeiro passo para acessar os programas é fazer contato com a prefeitura.
O município de Descanso está em epidemia de dengue. A informação foi confirmada no final da tarde desta quarta-feira pela secretaria de Saúde. Desde o começo do ano foram registrados 22 casos da doença. Além disso, foram notificados outros 14 casos suspeitos. Em nota divulgadas nas redes sociais do município, a secretaria de saúde citou que a cidade tem uma alta taxa de incidência da doença e está na hora de agir. O pedido é para que as pessoas limpem os quintais e eliminem qualquer foco de água parada, além de usar o repelente para evitar as picadas do mosquito.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste divulgou nesta quarta-feira, o boletim semanal dos casos de dengue. Na última semana, foram confirmados mais 53 casos da doença. Desse modo, a cidade chegou a marca de 200 diagnósticos de dengue. Desde o começo do ano, foram notificados 541 casos suspeitos da doença. Desse total, 328 foram descartados e 200 tiveram resultado positivo. 13 moradores com os sintomas da doença ainda aguardam o resultado dos exames de laboratório. A orientação é de que as pessoas busquem atendimento médico em caso de sintomas da doença, como febre alta e repentina, cansaço e dores intensas pelo corpo.
São Miguel do Oeste está em epidemia de dengue desde a última semana. O município já ultrapassou a relação de mais de 300 casos por grupo de 100 mil habitantes, condição que caracteriza o quadro de epidemia. Desde a metade de março, o número de casos semanais vem crescendo. Na semana de 12 a 19 de março foram 35 casos confirmados. Entre os 20 e 27 foram registrado 61 pacientes com a doença. Nos últimos sete dias foram mais 53 novos casos de dengue. Somente nas últimas três semanas foram 149 casos, o que representa 75 por cento do total de diagnósticos de 2024. A secretaria de saúde reforçou o pedido para que os moradores limpem os terrenos e quintais para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypit.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram, nesta semana, uma indicação para aumentar a proteção da população contra o mosquito da dengue. A sugestão é do vereador MOACIR FIORINI. Ele quer que o município forneça, nas escolas da rede pública municipal de ensino, repelentes contra o mosquito Aedes aegypti. O vereador disse que as crianças são um dos grupos de maior risco da doença e que é necessário proteção redobrada para que os casos não se agravem. Na visão do autor da indicação, a disponibilização dos repelentes nas escolas vai reduzir o número de contaminações pela picada do mosquito, sendo que estas crianças estarão mais protegidas. O pedido é destinado ao prefeito e à secretária municipal de Educação.
O vereador MOACIR FIORINI explicou, agora há pouco no Peperi Entrevista, os motivos que o levaram a deixar o MDB e ingressar no União Brasil. Ele ficou quatro anos no partido e foi o vereador mais votado da sigla na eleição de 2020. FIORINI disse que foi respeitado e bem tratado no MDB, mas decidiu trocar de sigla para buscar mais espaço na política. Ele comentou que chegou a defender chapa pura do MDB para o pleito deste ano, mas não conseguiu avançar com a ideia. FIORINI foi para o União Brasil e anunciou nesta quinta-feira, no Peperi Entrevista, que é pré candidato a vice-prefeito pela sigla.
O vereador MOACIR FIORINI disse que outro motivo para deixar o MDB foi o receio de uma eventual dificuldade na eleição para a câmara de vereadores. Ele citou que o MDB terá dificuldades em fazer duas legendas para o legislativo. O vereador comentou que essa é uma questão que vai atingir diversos partidos da cidade no pleito deste ano. Com a ida de FIORINI para o União Brasil, o partido passa a ter a maior bancada da câmara de vereadores junto com o PSD com três cadeiras cada um. O PL também tem três vereadores, mas o vereador NINI SCHARNOSKI deve deixar o partido Liberal. Uma das possibilidades é o ingresso de NINI no PSDB.
O vereador MOACIR FIORINI também se manifestou, no Peperi Entrevista de hoje, sobre as últimas trocas de partido. Ele esteve no PSDB, passou para o PDT, mudou para o MDB e agora assinou ficha no União Brasil. FIORINI disse que as mudanças são normais na política e que os eleitores votam nas pessoas porque deixaram de acreditar nos partidos. Ele destacou que a troca de partido não é uma questão negativa.
Morreu nesta quarta-feira, no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, o menino de quatro anos que sofreu um acidente no elevador do prédio em que morava com a família, no centro da cidade de Mondaí. O fato ocorreu no dia 25 de março. ANGELO MULLER KICH ficou prensado no elevador e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Após ser desencarcerado, o menino foi conduzido ao Hospital de Mondaí, de onde foi transferido para Chapecó no mesmo dia. ANGELO não resistiu e morreu. O corpo dele sepultado nesta manhã no cemitério municipal de Mondaí.
Um motociclista, de 52 anos, ficou ferido em um acidente de trânsito nesta quarta-feira na BR 282. A colisão aconteceu por volta das sete e 40 da noite de ontem nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal em Maravilha. Quando o SAMU chegou ao local, encontrou a vítima caída na lateral da via, com escoriações nos braços e na lombar, além de um corte na perna direita. Ele foi imobilizado e encaminhado para atendimento médico no Hospital São José de Maravilha.
Um homem foi morto a tiros na noite desta quarta-feira em São José do Cedro. De acordo com a Polícia Militar, três homens chegaram em uma camionete Amarok de cor branca e entraram em um estabelecimento comercial. Eles estavam armados com pistola e pediram onde estava um homem. Os suspeitos afirmaram que tinham contas para acertar com a vítima e obrigaram a pessoa que estava no estabelecimento a indicar o paradeiro da vítima. Em seguida, os suspeitos foram o local indicado e efetuaram vários disparos de arma contra a vítima. MARCELO DE MOURA, de 32 anos, foi executado e tiros. Os homens deixaram o local e fugiram em uma caminhonete Amarok.