ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco segunda-feira 04 04 2022

-APÓS DESISTÊNCIA DE LANDIM, GOVERNO ESTUDA NOVA NOME PARA PETROBRÁS

-SC VOLTA A TER TODAS AS REGIÕES NO NÍVEL MODERADO PARA COVID-19

-MUNICÍPIO RETOMA HOJE CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

-VEREADOR COBRA MAIS ILUMINAÇÃO E MELHORIAS NO ACOSTAMENTO DA SC 492

-PRESIDENTE DA ACATS CRITICA FOME DO GOVERNO EM AUMENTAR IMPOSTOS

-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR FURTO DE VEÍCULO NO MUNICÍPIO

-POLÍCIA MILIAR PRENDE SUSPEITO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando à noite. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 63 centavos. O euro está valendo cinco reais e cinco centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, IRYNA VENEDIKTOVA, corpos de 410 civis foram encontrados ao redor da capital Kiev. Muitos desses cadáveres estavam espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, depois que o exército russo recuou da região. Autoridades ucranianas disseram no sábado que por volta de 280 pessoas foram enterradas em valas comuns. A ONU afirmou neste domingo que a descoberta de valas comuns na mesma cidade levantou sérias questões sobre possíveis crimes de guerra. Um pouco mais cedo, o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKIY, acusou a Rússia de cometer genocídio no país.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que imagens de civis mortos na cidade ucraniana de Bucha, nos arredores de Kiev, foram "ordenadas" pelos Estados Unidos como parte de um plano para culpar a Rússia, informou a agência de notícias Reuters. A porta-voz do ministério, MARIA ZAKHAROVA disse que os protestos ocidentais imediatos sobre as imagens de civis mortos indicavam que a história fazia parte de um plano para manchar a reputação da Rússia. O porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, afirmou nesta segunda-feira que o governo da Rússia nega e rejeita "categoricamente" a acusação de autoria no assassinato de centenas de civis em Bucha onde a Ucrânia diz ter encontrado mais de 400 mortos após tropas russas deixarem a região.

O primeiro-ministro nacionalista VIKTOR ORBAN obteve neste domingo um quarto mandato consecutivo nas eleições legislativas na Hungria afetadas pela guerra na Ucrânia. Para enfrentar o primeiro-ministro, a oposição formou uma aliança inédita de seis partidos, com o objetivo declarado de derrotar o governante, que chamam de "autoritário", de 58 anos. O partido de ORBAN obteve 54 vírgula 24 por cento dos votos após a apuração contra 33 vírgula 92 por cento a oposição, segundo o Gabinete Eleitoral Nacional. A taxa de participação se aproximou da mobilização recorde das eleições de 2018.

Até o fim de maio, a Justiça Eleitoral encerra o prazo para a oficialização de federações partidárias. Esta será a primeira eleição realizada após a entrada em vigor das novas regras sobre este tipo de configuração política. A medida foi aprovada depois das coligações partidáriasserem extintas para pleitos regionais e mantidas apenas para eleições majoritárias. A legislação que criou as federações partidárias foi promulgada no ano passado, alterando a Lei das Eleições e a Lei dos Partidos Políticos. A nova regra permite que duas ou mais siglas atuem em conjunto. A principal alteração é a permanência da federação pós-eleições. Nas coligações, a parceria poderia ser desfeita assim que se encerrasse o processo eleitoral.

O governo dispensou, por meio de portaria conjunta de quatro ministérios, a exigência de apresentação à companhia aérea de teste negativo de Covid como condição para entrada no país de brasileiros ou estrangeiros vacinados. De acordo com a portaria, assinada pelos ministros da Casa Civil, da Justiça, da Saúde e da Infraestrutura e publicada na noite de sexta-feira no "Diário Oficial da União", fica mantida a somente a exigência de apresentação de comprovante impresso ou eletrônico do esquema de vacinação completo emitido pelo menos 14 dias antes do embarque. Segundo informou a Casa Civil, também deixa de ser necessário o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante.

Após a desistência de RODOLFO LANDIM, presidente do Flamengo, para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras, o Ministério de Minas e Energia procura por um novo nome que possa ocupar o cargo. O substituto, ainda indefinido, será referendado em assembleia no dia 13 de abril. LANDIM agradeceu em carta encaminhada ao ministro BENTO ALBUQUERQUE, das Minas e Energia, a indicação ao posto, mas rejeitou a oferta, argumentando que dedicará tempo e esforço ao time de futebol. Ele destacou que, caso fosse conduzido à presidência do Conselho da Petrobras, não conseguiria exercer ambas as funções com a excelência desejada e à altura que a estatal e o time de futebol merecem.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, só em 2021, 39 mil e 23 casos de agressão foram registrados, em média, a cada hora, quatro pessoas foram agredidas no Estado. Os números levam em conta os boletins de ocorrência em que houve o registro de lesão corporal dolosa, que tem intenção de colocar em risco a vida da vítima. De acordo com os dados, Santa Catarina teve aumento de 13 vírgula 43 por cento na quantidade de casos nos últimos três anos. Em 2019, no período pré-pandemia, foram registrados 34 mil 402 casos. Em 2020, foram 36 mil 108 ocorrências, mesmo com o período de isolamento social, provocado pelo coronavírus. Já em 2021, este número saltou para 39 mil 203.

As UTIs de hospitais no Oeste de Santa Catarina estão sem pacientes internados por Covid-19. De acordo com o boletim diário divulgado pelo governo do Estado na sexta-feira, a região tem 568 casos ativos da doença. No total, são 187mil 263 casos confirmados e dois mil 513 óbitos registrados. Ainda conforme o relatório, 44 pessoas com a doença estão internadas em toda Santa Catarina, o que representa menos de quatro por cento da ocupação. A cobertura vacinal de crianças entre 5 e 12 anos de idade é de 38 por cento. Já a imunização com a primeira dose de reforço entre idosos com 60 anos ou mais é de 74 vírgula dois por cento, ainda é abaixo da média recomendada pela Secretária de Saúde. O boletim diário de domingo não registrou nenhuma morte por Covid-19 pela primeira vez em três meses.

Todas as regiões de Santa Catarina estão no menor nível de risco para a Covid-19. Segundo a matriz de risco que monitora a situação da pandemia no estado, divulgada neste sábado, as 17 áreas do estado foram classificadas como situação moderada, na cor azul, para a doença. Em relação ao mapa da semana anterior, houve uma mudança a partir da melhora nos indicadores da região Nordeste. Os municípios daquela área estavam no nível alto para o coronavírus, ou seja, na cor amarela. A primeira vez que o mapa ficou completamente azul, no nível atual, foi em 11 de dezembro de 2021. Em 18 de janeiro de 2022, a situação se repetiu.

O Governo Municipal de Descanso homologou na última semana o processo licitatório para execução da obra de construção da nova creche do município. A empresa vencedora é a Construtora e Incorporadora Cleonor Mahl, de São Miguel do Oeste. A nova escola Proinfância Tipo 1 terá mais de mil quadrados de área construída. O investimento será de três milhões 119 mil reais. O projeto foi aprovado Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Conforme o prefeito SADI BONAMIGO, o próximo passo é encaminhar a documentação ao FNDE. Assim que os documentos forem aprovados pelo Fundo, o município pode emitir a ordem de execução da obra, que tem previsão de ser finalizada em até um ano após seu início.

O município de Bandeirante vai realizar, neste mês, uma ação para coletar resíduos no meio rural. A campanha “Meu Mundo Mais Limpo” vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de abril. A iniciativa prevê o recolhimento de materiais como papel e papelão, plástico, ferro e alumínio. De acordo com a secretaria de Agricultura, os moradores do campo devem levar os resíduos devidamente acondicionados e identificados no ponto de coleta do roteiro do caminhão. Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura e Epagri de Bandeirante.

O excesso de chuvas dos últimos dias afetaram a malha viária do município de Paraíso. De acordo com a prefeita MARLENE GIACOMINI. Ela explicou que a estiagem dos últimos meses criou dificuldades para a execução dos serviços de manutenção das estradas e nas última semanas, a chuva em grande quantidade, também teve efeitos negativos nas estradas, pontes e pontilhões. A prefeita disse que a situação das estradas piorou bastante e agora a prefeitura vai intensificar os trabalhos para a recuperação das vias. MARLENE comentou que as equipes da secretaria de obras vai priorizar as ações nas estradas de maior fluxo do transporte escolar e escoamento da produção de leite.

A prefeita de Paraíso, MARLENE GIACOMINI, esteve em viagem à Florianópolis na última semana onde cumpriu agenda em gabinetes de deputados federais e estaduais. O objetivo foi solicitar apoio para investimentos no município. No gabinete do deputado Federal CELSO MALDANER, a prefeita recebeu a confirmação e entrega de dois carretões basculantes para o município. Ela disse que são equipamentos que contribuirão muito para os trabalhos no município, em especial, os atendimentos ao produtor rural. A prefeita fez outros pedidos e aguarda a resposta dos deputados e do governo para as demandas de Paraíso.

O presidente da Ameosc, IVAN CANCI, está em Florianópolis para cumprir uma série de compromissos em nome da Ameosc. Amanhã, ele vai se reunir com a equipe da secretaria de saúde para discutir o processo de investimentos e melhorias no Hospital Regional. Na semana passada, a associação dos municípios definiu uma comissão de três prefeitos para fazer um levantamento das necessidades e organizar os pedidos que serão defendidos pela entidade junto ao governo do estado. CANCI também vai participar nesta terça-feira da reunião de diretoria da Fecam, a federação catarinense dos municípios.

Os empresários do setor de turismo realizaram na manhã deste sábado um pedágio com o objetivo de divulgar o turismo em São Miguel do Oeste. A ação foi desenvolvida no calçadão da Almirante Tamandaré, centro do município. Durante a manhã, eles entregaram material informativo e de divulgação dos principais turísticos da cidade. Segundo os empresários, São Miguel do Oeste tem um grande potencial para o turismo e as pessoas precisam valorizar os empreendimentos do setor. Até o momento, nove locais que fazem parte do roteiro turístico do município.

Termina hoje o prazo de inscrição para o processo seletivo simplificado para estagiários que tenham interesse em atuar no município. O edital está disponível no site da prefeitura e tem vagas de estágio para estudantes dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia, além do Ensino Médio. Os estudantes devem estar matriculados e frequentando regularmente as aulas, estar cursando a partir da segunda faseperíodo, ou segundo ano do Ensino Médio; ter no mínimo 16 anos na data da inscrição e não ter sido estagiário pelo período de dois anos no Poder Executivo Municipal. As inscrições podem ser feitas até o final da tarde na prefeitura.

O vereador do PSD, PAULO DRUMM, apresentou uma indicação, na semana passada, para que o executivo encaminhe um projeto de lei objetivando a descompactação dos vencimentos dos profissionais do Magistério Público. O vereador citou que o Piso Nacional do Magistério tem sofrido reajustes acima da inflação nos últimos anos, consequentemente acarretando o achatamento dos vencimentos salariais da carreira do Magistério Público Municipal. DRUMM disse ainda que há um aumento considerável nos valores do Fundeb repassados ao município e que essa proposta não comprometerá o limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele sugeriu que a Administração encaminhe projeto de lei para que ocorra a correção de todos os níveis da carreira.

A proposta do vereador PAULO DRUMM é que o município aplique o piso nacional do magistério de três mil 845 reais para o nível um dos professores e coordenadores pedagógicos com licenciatura. Ele sugeriu que ocorra a elevação de cinco por cento em cada nível. Aos profissionais com pós-graduação, o vereador sugerou o adicional de 16 por cento sobre o valor do piso, também adicionando cinco por cento a cada nível. Aos profissionais com mestrado, a sugestão é de adicional de 32 por cento, adicionando também cinco por cento a cada nível. Para os profissionais com doutorado, ele sugere o adicional de 48 por cento também com cinco por cento a cada nível.

Os vereadores também aprovaram, na última semana, uma moção de apelo por melhorias na rodovia SC-492, no trecho compreendido entre a UPA 24 horas e a entrada da comunidade de Linha Campo Salles. O vereador destaca que o intuito é proporcionar maior segurança a todos os que utilizam a rodovia, em especial no período noturno. Os pedidos são a implantação de acostamento e iluminação pública às margens da rodovia. CONRAD afirmou que devido à falta de acostamento e iluminação pública é difícil caminhar às margens da rodovia. Ele disse ainda que a rodovia dá acesso a inúmeras comunidades do interior e é o principal acesso ao município de Bandeirante. Junto com o pedido, CONRAD anexou um abaixo-assinado por 94 moradores que solicitam as melhorias.

A Secretaria de Saúde divulgou na sexta-feira o cronograma completo de vacinação contra covid para a próxima semana em São Miguel do Oeste. O atendimento será das oito da manhã as quatro da tarde na Unidade de Saúde Central, ao lado da Praça Belarmino Annoni, de segunda a quinta-feira. A equipe da Saúde também está realizando a aplicação da quarte dose a domicílio para idosos acima de 80 anos que estão acamados e que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Nesta segunda-feira está sendo aplicada a quarta dose para idosos de 80 anos acima que receberam a terceira dose até o dia 04 de dezembro de 2021. Em razão da chuva, o movimento foi pequeno no posto de saúde do centro.

A campanha contra a Covid segue amanhã com a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias, a segunda dose da BUTANTAN para crianças vacinadas em oito de março e retardatários da segunda dose deste laboratório. Na quarta-feira, o município vai oferecer a primeira dose para adolescentes e adultos retardatários, a segunda dose da BUTANTAN para adultos vacinados em quatro e nove de março e a terceira dose para vacinados até seis de dezembro. O cronograma da semana termina na quinta-feira com a primeira dose para crianças de 5 a 11 anos retardatárias e a segunda dose da PFIZER para crianças vacinadas em oito e 10 de fevereiro.

A terceira dose da vacina contra a Covid ainda não foi autorizada pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes menores de 18 anos. As pessoas com a segunda dose da vacina BUTANTAN em atraso, também podem agendar atendimento pelo telefonewhats (49) 9 9168-1133. Em caso de dúvidas sobre a vacinação ou qualquer outra situação referente à covid, a população pode entrar em contato com a Central de Informações Covid-19, pelo telefone (49) 3631-2078. Para receber a vacina, é necessário apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência. Os adolescentes que não estejam acompanhados dos pais, ainda precisam de um Termo de Consentimento.

O preço pago pelo litro de leite em Santa Catarina subiu cerca de dez por cento no mês passado. A informação é do presidente do Conseleite, VALTER BRANDALISE. Ele explicou que a valorização do produto é fruto da chegada da entressafra que resultou em uma demanda maior que a oferta. Os novos valores foram definidos na última reunião realizada pelo conselho. O preço apontado pelo Conseleite representa entre 18 e 20 centavos a mais por litro de leite. BRANDALISE disse que o aumento é importante para os produtores da região extremo-oeste catarinense que, nos últimos anos, vem sofrendo impactos negativos com a falta de chuva regular. O preço do leite padrão passou de um real e 73 centavos para um real e 91 centavos. O alto padrão passou de dois reais e três centavos para dois e 35 centavos o litro.

Desde a última sexta-feira, o consumidor catarinense passou a pagar 17 por cento de alíquota de ICMS para o leite longa vida. Antes, estava em sete por cento. Esse aumento da carga tributária é resultado de lei aprovada pela Assembleia Legislativa no final do ano passado para atender sugestão dos fabricantes do setor que argumentaram ser necessário para poder competir com estados vizinhos, de onde vem produto com alíquota de 12 por cento e é complementada por cinco por cento. Como haveria impacto ao consumidor, com alta de preços, o parlamento e o governo foram pressionados pela Associação Catarinense de Supermercados e outras entidades, mas não houve uma solução de consenso para evitar o aumento. O tema segue na pauta do governo e da Alesc, que analisa outras mudanças em ICMS para alimentos até junho.

A Acats emitiu, na última semana, um comunicado alertados os supermercadistas a respeito das novas alíquotas do ICMS. O presidente da associação, FRANCISCO CRESTANI, esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado e disse que a alteração dos índices foi aprovada via emenda apresentada pelo deputado JULIO GARCIA no final do ano passado. CRESTANI disse que a proposta passou junto com um pacote de medidas aprovadas pelo parlamento e agora existe um impasse em relação ao tema. Ele explicou que os estoques de leite dos mercados ainda estão com preços baseados nas alíquotas antigas, mas as compras feitas a partir de agora já terão os valores adequados aos novos patamares do ICMS para o produto. O empresário citou que o preço do leite ficará maior para o consumidor.

O presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI, fez uma crítica ao governo do estado em razão da aplicação de novas alíquotas do ICMS sobre o leite longa vida. O empresário comentou que a entidade fez contato com os deputados e com o governo do estado para reverter essa situação. CRESTANI disse que o problema está no voracidade em arrecadar impostos e na falta de atenção do governo as reivindicações dos setores envolvidos com esse assunto.

Um homem foi preso pela Polícia Militar depois apontar uma arma de fogo pela janela de um veículo nas ruas da cidade. O fato aconteceu por volta das nove e meia da noite de sábado na rua São Cristóvão, no bairro São Gotardo. A Polícia Militar recebeu informações que o condutor de um veículo gol de cor bordô estaria trafegando pelo bairro e apontando uma arma de fogo pela janela do veículo. A guarnição deslocou até ao local aproximado e abordou o carro na rua Marco Domenico Orso. Em busca pessoal, foi localizada a importância de seis mil 340 reais em espécie e um coldre em tecido. Nas proximidades do local da abordagem foi encontrada um revólver calibre 32. O homem não quis fazer o teste do bafômetro, mas admitiu que ingeriu bebida

alcoólica. Ele foi preso e levado para a delegacia de polícia.

Um homem foi preso por furto de veículo neste domingo em São Miguel do Oeste. A vítima relatou aos policiais que deixou o carro estacionado em frente a residência na rua rua Predro Alvares Cabral no sábado. Ela contou que foi tomar banho e deixou a chave do carro em cima da mesa. Quando saiu do banheiro, percebeu que o veículo, um Cruze, havia sido furtado. Uma guarnição de Guaraciaba que estava trazendo um autor de violência doméstica para São Miguel, acabou abordando o Cruze na rua Salgado Filho à cerca de 200 metros do local do furto. O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.