-APÓS DESISTÊNCIA DE LANDIM, GOVERNO ESTUDA NOVA NOME PARA PETROBRÁS
-SC VOLTA A TER TODAS AS REGIÕES NO NÍVEL MODERADO PARA COVID-19
-PROGRAMA JOVEM APRENDIZ ENCERRA INSCRIÇÕES AMANHÃ
-CRIANÇA DE ITAPIRANGA É TRANSFERIDA PARA FLORIANÓPOLIS
-CÂMARA DEBATE PROJETOS DE REVISÃO DO PLANO DIRETOR E FAIXA DE DOMÍNIO
-MUNICÍPIO INICIA REMOÇÃO DE CALÇADAS PARA ATENDER EXIGÊNCIA DE ACESSIBILIDADE
-GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO INTERROMPE RODOVIA
-HOMEM INVADE RESIDÊNCIA, FURTA VEÍCULO E É PRESO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se instável. A previsão para as próximas horas é de chuva, melhorando à noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 28 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 63 centavos. O euro está valendo cinco reais e cinco centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
De acordo com a procuradora-geral da Ucrânia, IRYNA VENEDIKTOVA, corpos de 410 civis foram encontrados ao redor da capital Kiev. Muitos desses cadáveres estavam espalhados pelas ruas da cidade de Bucha, depois que o exército russo recuou da região. Autoridades ucranianas disseram no sábado que por volta de 280 pessoas foram enterradas em valas comuns. A ONU afirmou neste domingo que a descoberta de valas comuns na mesma cidade levantou sérias questões sobre possíveis crimes de guerra. Um pouco mais cedo, o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKIY, acusou a Rússia de cometer genocídio no país.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que imagens de civis mortos na cidade ucraniana de Bucha, nos arredores de Kiev, foram "ordenadas" pelos Estados Unidos como parte de um plano para culpar a Rússia, informou a agência de notícias Reuters. A porta-voz do ministério, MARIA ZAKHAROVA disse que os protestos ocidentais imediatos sobre as imagens de civis mortos indicavam que a história fazia parte de um plano para manchar a reputação da Rússia. O porta-voz do Kremlin, DMITRY PESKOV, afirmou nesta segunda-feira que o governo da Rússia nega e rejeita "categoricamente" a acusação de autoria no assassinato de centenas de civis em Bucha onde a Ucrânia diz ter encontrado mais de 400 mortos após tropas russas deixarem a região.
O primeiro-ministro nacionalista VIKTOR ORBAN obteve neste domingo um quarto mandato consecutivo nas eleições legislativas na Hungria afetadas pela guerra na Ucrânia. Para enfrentar o primeiro-ministro, a oposição formou uma aliança inédita de seis partidos, com o objetivo declarado de derrotar o governante, que chamam de "autoritário", de 58 anos. O partido de ORBAN obteve 54 vírgula 24 por cento dos votos após a apuração contra 33 vírgula 92 por cento a oposição, segundo o Gabinete Eleitoral Nacional. A taxa de participação se aproximou da mobilização recorde das eleições de 2018.
Até o fim de maio, a Justiça Eleitoral encerra o prazo para a oficialização de federações partidárias. Esta será a primeira eleição realizada após a entrada em vigor das novas regras sobre este tipo de configuração política. A medida foi aprovada depois das coligações partidáriasserem extintas para pleitos regionais e mantidas apenas para eleições majoritárias. A legislação que criou as federações partidárias foi promulgada no ano passado, alterando a Lei das Eleições e a Lei dos Partidos Políticos. A nova regra permite que duas ou mais siglas atuem em conjunto. A principal alteração é a permanência da federação pós-eleições. Nas coligações, a parceria poderia ser desfeita assim que se encerrasse o processo eleitoral.
O governo dispensou, por meio de portaria conjunta de quatro ministérios, a exigência de apresentação à companhia aérea de teste negativo de Covid como condição para entrada no país de brasileiros ou estrangeiros vacinados. De acordo com a portaria, assinada pelos ministros da Casa Civil, da Justiça, da Saúde e da Infraestrutura e publicada na noite de sexta-feira no "Diário Oficial da União", fica mantida a somente a exigência de apresentação de comprovante impresso ou eletrônico do esquema de vacinação completo emitido pelo menos 14 dias antes do embarque. Segundo informou a Casa Civil, também deixa de ser necessário o preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante.
Após a desistência de RODOLFO LANDIM, presidente do Flamengo, para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras, o Ministério de Minas e Energia procura por um novo nome que possa ocupar o cargo. O substituto, ainda indefinido, será referendado em assembleia no dia 13 de abril. LANDIM agradeceu em carta encaminhada ao ministro BENTO ALBUQUERQUE, das Minas e Energia, a indicação ao posto, mas rejeitou a oferta, argumentando que dedicará tempo e esforço ao time de futebol. Ele destacou que, caso fosse conduzido à presidência do Conselho da Petrobras, não conseguiria exercer ambas as funções com a excelência desejada e à altura que a estatal e o time de futebol merecem.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, só em 2021, 39 mil e 23 casos de agressão foram registrados, em média, a cada hora, quatro pessoas foram agredidas no Estado. Os números levam em conta os boletins de ocorrência em que houve o registro de lesão corporal dolosa, que tem intenção de colocar em risco a vida da vítima. De acordo com os dados, Santa Catarina teve aumento de 13 vírgula 43 por cento na quantidade de casos nos últimos três anos. Em 2019, no período pré-pandemia, foram registrados 34 mil 402 casos. Em 2020, foram 36 mil 108 ocorrências, mesmo com o período de isolamento social, provocado pelo coronavírus. Já em 2021, este número saltou para 39 mil 203. /
As UTIs de hospitais no Oeste de Santa Catarina estão sem pacientes internados por Covid-19. De acordo com o boletim diário divulgado pelo governo do Estado na sexta-feira, a região tem 568 casos ativos da doença. No total, são 187mil 263 casos confirmados e dois mil 513 óbitos registrados. Ainda conforme o relatório, 44 pessoas com a doença estão internadas em toda Santa Catarina, o que representa menos de quatro por cento da ocupação. A cobertura vacinal de crianças entre 5 e 12 anos de idade é de 38 por cento. Já a imunização com a primeira dose de reforço entre idosos com 60 anos ou mais é de 74 vírgula dois por cento, ainda é abaixo da média recomendada pela Secretária de Saúde. O boletim diário de domingo não registrou nenhuma morte por Covid-19 pela primeira vez em três meses. /
Todas as regiões de Santa Catarina estão no menor nível de risco para a Covid-19. Segundo a matriz de risco que monitora a situação da pandemia no estado, divulgada neste sábado, as 17 áreas do estado foram classificadas como situação moderada, na cor azul, para a doença. Em relação ao mapa da semana anterior, houve uma mudança a partir da melhora nos indicadores da região Nordeste. Os municípios daquela área estavam no nível alto para o coronavírus, ou seja, na cor amarela. A primeira vez que o mapa ficou completamente azul, no nível atual, foi em 11 de dezembro de 2021. Em 18 de janeiro de 2022, a situação se repetiu.
Criança de Itapiranga consegue vaga em hospital de Florianópolis para tratamento especializado. VITOR EMANUEL MACHADO, de apenas seis meses, estava internado na UTI em Chapecó. Ele possui doença grave e ainda não identificada com detalhes. Conforme a mãe da criança, ANA CRISTINA PELISON DA SILVA, o quadro de saúde se agravou por ter contraído Covid. VITOR já passou por vários tratamento, porém sem resultado efetivo para identificar o real problema que afeta o sangue. Amigos realizam diferentes campanhas para ajudar o pequeno VITOR EMANUEL MACHADO.
Na noite de sábado foi autorizada a transferência para o Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis. ANA CRISTINA comenta que o atendimento foi extremamente profissional e carinhoso por parte das pessoas envolvidas no transporte com aeronave do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O pequeno VITOR já está aos cuidados de uma equipe médica especializada e passa por novos exames para iniciar o tratamento necessário. A mãe do bebe demonstra confiança e está bastante otimista. ANA CRISTINA também demonstra gratidão a corrente de ajuda das pessoas que torcem pela recuperação do VITOR e estão empenhadas para viabilizar o tratamento.
Encerra nesta terça-feira o prazo para inscrições no Programa Jovem Aprendiz Cooperativo Cooper A1. É uma oportunidade de emprego para jovens entre 15 e 22 anos. De acordo com o gerente de controladoria da Cooper A1, MARCELO SPIELLMANN, o programa jovem aprendiz cooperativo estabelece contrato de aprendizagem é de 16 meses. A oferta de trabalho é para meio período do dia, permitindo que o jovem mantenha os estudos com normalidade. SPIELLMANN ressalta que os jovens interessados em participar do Programa devem preencher a ficha de inscrição até esta terça-feira.
Obras da primeira etapa do projeto de revitalização da Avenida Uruguai contemplam o trecho entre a rotatória de acesso à Avenida Uruguai e a rua Padre Teodoro Treis. A colocação da última camada de asfalto começou na semana passada. As obras terão continuidade nos próximos dias exigindo cuidados os motoristas que devem redobrar a atenção ao trafegarem pela Avenida Uruguai, respeitando os operadores de tráfego e as placas de sinalização. Para evitar maiores transtornos, os veículos leves devem usar rotas alternativas. O estacionamento também é alterado, gerando acumulo de veículos no centro da cidade.
As UTIs de hospitais no Oeste de Santa Catarina estão sem pacientes internados por Covid-19. De acordo com o boletim diário divulgado pelo governo do Estado, a região tem 568 casos ativos da doença. No total, são 187 mil casos confirmados e duas mil 513 óbitos registrados. Ainda conforme o relatório, 44 pessoas com a doença estão internadas em toda Santa Catarina. Os esforços do Estado e municípios para a vacinação de crianças e da segunda dose de reforço e idosos com mais de 80 anos seguem. A cobertura vacinal de crianças entre cinco e 12 anos de idade é de 38 por cento. Já a imunização com a primeira dose de reforço entre idosos com 60 anos ou mais é de 74 por cento, ainda é abaixo da média recomendada pela Secretária de Saúde.
O governador CARLOS MOISÉS anunciou que não iria renovar o decreto de calamidade pública pela doença no Estado. Santa Catarina tem 16 regiões classificadas no nível moderado. A nova matriz de risco potencial regionalizado foi divulgada sábado pelo Governo do Estado mostra que a situação de Covid é tranquila. Os municípios da região já mudaram os protocolos de atendimento na saúde e até mesmo de divulgação dos casos da doença. No momento a maior preocupação é com a Dengue que registra aumento diário de casos confirmados.
São João do Oeste prepara alteração no centro da cidade, com novas calçadas e acessibilidade. As obras de adequações iniciam nesta semana e visam ajustes no passeio público dos dois lados da Rua Santa Cruz, no centro da cidade. Conforme a engenheira civil da prefeitura, GRAZIELA KERKHOFF é a principal rua da cidade e que concentra maior parte do comércio. Por Exigência do Ministério Público será retirado todo o passeio público nos dois lados da rua e realizada a construção de novas calçadas, com acessibilidade. A engenheira explica que o projeto foi concluído e já é possível iniciar as obras. Foi contratada uma empresa para realizar as adequações necessárias. O município vai substituir todo sistema da rede de água para facilitar futuras manutenções.
GRAZIELA KERKHOFF destaca que atualmente os canos estão no leito da rua e qualquer manutenção provoca danos ao asfalto. As novas redes serão instaladas no passeio público. Ela reconhece que vai dar transtornos aos comerciantes e pedestres e exigir maior atenção também aos motoristas devido a presença de máquinas e trabalhadores. GRAZIELA informa que foi decidido fazer as obras por etapas com remoção das calçadas e meio fio no trecho de duas quadras até completar toda a extensão da Rua Santa Cruz. A engenheira observa que São João do Oeste terá uma alteração significativa no centro da cidade, com passeios públicos padronizados e com total acessibilidade.
São João do Oeste também modificou a Rua Encantado com alteração no estacionamento. Medidas foram adotadas em parceria com o Conselho Municipal de Trânsito atendendo antiga solicitação. A engenheira civil da prefeitura, GRAZIELA KERKHOFF, explica que a Rua onde está localizada a prefeitura é muito estreita e não permite estacionamento nos dois lados e ainda o espaço livre para o fluxo de trânsito. Outra alteração ocorre na Rua Santa Cruz com obras de nova pavimentação asfáltica. A engenheira cita que o momento é o mais crítico com a fase de drenagem que gera transtornos com lama devido a movimentação de terra. Em dias de chuva causa sujeira e reclamações. Nos próximos dias inicia a colocação de brita para acabar com o barro. A necessidade de retirada de pedras geram atraso nas obras.
Legislativo de São João do Oeste possui vários projetos que exigem amplo debate. Parlamentares necessitam de maior tempo para análise das matérias para a votação nas próximas sessões. O presidente da Câmara de Vereadores destaca vários projetos relevantes que estão em pauta no legislativo. Segundo EVERTON WENHER, está exigindo um amplo debate a reforma de cargos e salários que está em avaliação por um projeto importante e que vai causar impacto na equipe de servidores públicos do município. Salienta que o documento teve solicitação de regime de urgência por parte do governo municipal, porém em virtude da complexidade os vereadores precisam de um tempo para analisar e até propor alguma alteração com emenda.
EVERTON WENHER destaca a importância de uma reunião dos vereadores com equipe do executivo para esclarecimento de dúvidas. Ele reconhece a defasagem em algumas funções que gera a necessidade de novos cargos para inclusão em concurso público que deve ser realizado em breve. O presidente da Câmara de Vereadores de São João do Oeste também cita a revisão no plano diretor. Segundo EVERTON WENHER tem algumas alterações sugeridas pelo vereadores. Ele aponta como exemplo a questão da área de APP que é de 30 metros e Câmara está pedindo para reduzir para 15 metros, que é o mínimo depois da alteração feita a nível federal dando poder aos municípios definir qual a metragem. WENHER lembra que são diversas situações dentro da cidade com riachos que exigem preservação. Os vereadores cobram agilidade do executivo na revisão do plano diretor.
Outra alteração que foi sugerida é para reduzir a área de domínio do município em relação aos lotes que ficam nas margens de rodovias. EVERTON WEHNER cita como exemplo áreas próximo a SC163. A área de comício do Deinfra é de 25 metros a partir do cento da pista e o município exige mais cinco metros. Os vereadores pretendem a retirada da exigências destes cinco metros para o município. Também é uma solicitação do Legislativo de São João do Oeste utilizar o limite mínimo de Área de Preservação Permanente nas margens de cursos de água. WEHNER diz que é possível ter apenas 15 metros, pois cada município pode definir este limite. Outro debate é sobre o aumento no valor das diárias. O projeto foi retirado pelo executivo e será preciso nova análise e se necessário emenda para aprovação. O índice usado para o reajuste é do IGPM que ficou próximo a 17 por cento.
Um grave acidente de trânsito na manhã deste domingo deixou a rodovia BR 158, totalmente bloqueada por mais de duas horas. A colisão frontal envolvendo um carro de passeio e uma carreta ocorreu por volta das sete horas na comunidade de Linha Marcon, no interior de Palmitos. Segundo informações, o condutor do veículo Gol ficou preso nas ferragens e morreu no local. Ele foi identificado como CRISTIAN FERRAZ SOUZA, de 31 anos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, quando a guarnição chegou ao local, encontrou o homem ainda dentro do carro, sem cinto de segurança, apresentando fratura no braço, sangramento nasal, sem a presença dos sinais vitais. As causas do acidente não foram divulgadas e a Polícia Rodoviária Federal foi acionada para dar suporte na ocorrência.
Homem é preso por embriaguez ao volante em São Miguel do Oeste. Um homem foi preso após ser flagrado dirigindo embriagado na noite de sábado, no Bairro Santa Rita em São Miguel do Oeste. A abordagem foi feita pela Polícia Militar durante patrulhamento por volta das 23 horas. Ao ser abordado foi constatado que o homem estava embriagado, sendo então conduzido à Delegacia de Polícia da Comarca para os procedimentos cabíveis. Como se recusou a realizar o teste do bafômetro, o perito da Polícia Científica, constatou a embriaguez. O veículo foi recolhido ao pátio conveniado.
Um homem foi preso depois de apontar uma arma para pedestres na comunidade conhecida como Pedreira em São Miguel do Oeste na noite de sábado. De acordo com a Polícia Militar, as equipes estavam em patrulhamento quando receberam a informação que um homem conduzindo um Gol estaria armado e apontando a arma contra residências e populares. Segundo a PM, as equipes encontraram e ao tentar abordar o carro, o mesmo empreendeu fuga, jogando pela janela a arma. Em seguida ele parou e foi detido. Em buscas a arma, um revólver calibre 32 foi encontrado com duas munições intactas. Diante dos fatos ele recebeu voz de prisão sendo encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis.
Homem invade residência, furta veículo e é preso 15 minutos depois em SMOeste. Um homem foi preso por volta das 21h30 deste domingo, 15 minutos após invadir uma residência no Bairro Estrela, pegar chave e fugir com o veículo da família em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, o homem que é do Paraná trabalha em uma construção nas proximidades da residência na qual furtou o carro, um Cruze. Em buscas, uma guarnição de Guaraciaba que se deslocava em outra ocorrência, localizou o veículo na Avenida Salgado Filho, Bairro Agostini e interceptou o suspeito. Ele foi preso e entregue à Delegacia de Polícia da Comarca de São Miguel do Oeste. Participaram da ação guarnições de São Miguel do Oeste e Guaraciaba.