-PROPOSTA QUE CRIA ORÇAMENTO DE GUERRA É APROVADA NA CÂMARA E VAI AO SENADO
-ESTADO ANALISA REABERTURA DE CLÍNICAS MÉDICAS, SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS
-RÁDIO MOSTRA FORÇA E VAI TRANSMITIR MISSAS DE PORTAS FECHADAS PELO CORONAVÍRUS
-SEBRAE APONTA DEMISSÕES E DIFICULDADES PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
-MUNICÍPIO PODE ADQUIRIR ATÉ DOIS MIL TESTES RÁPIDOS DE COVID-19
-SUSPEITO DE ROUBO EM LOJA DE CONVENIÊNCIA É PRESO NO MUNICÍPIO
-POLÍCIA CIVIL NOTIFICA BANCOS E LOTÉRICAS QUE NÃO OBSERVARAM MEDIDAS RESTRITIVAS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 13 graus.
O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
A Coreia do Sul declarou neste sábado que vai seguir com as regras de distanciamento social que iriam terminar na próxima segunda-feira por mais duas semanas para tentar manter o número de infecções pelo novo coronavírus em cerca de 50 por dia. Na Espanha, o ritmo de mortes caiu pelo segundo dia neste sábado. Nas últimas 24 horas, foram 809 óbitos. Entre quinta e sexta foram 950 óbitos. Na Holanda, houve 164 mortes nas últimas 24 horas por causa do Covid-19. O país tem, oficialmente, mil 651 óbitos pela doença. No entanto, o instituto nacional de saúde diz que o número real é maior do que esse porque há falta de testes em massa para o Sars-Cov-2.
A 3M, empresa que produz, entre outras coisas, máscaras, respondeu nesta sexta-feira a críticas do presidente DONALD TRUMp, que disse que o item está em falta. A 3M disse o que o governo de TRUMP pediu para que ela parasse de exportar para o Canadá e para a América Latina, algo que a empresa diz que teria implicações humanitárias significativas e que iria fazer com que outros países retaliassem os Estados Unidos. A companhia afirmou que está produzindo o maior número possível nas últimas semanas e meses. O primeiro-ministro do Canadá, JUSTIN TRUDEAU, disse que proibir a venda das máscaras da 3M seria um erro.
Os Estados Unidos registraram nesta sexta-feira mil 480 mortes por coronavírus em um dia, marcando um novo recorde no mundo, segundo uma contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. O número total de mortos no país desde o início da pandemia chega a sete mil 406, de acordo com o balanço da universidade. O número representa um salto em relação ao recorde batido na véspera, também pelos Estados Unidos, quando foram registradas mil 169 mortes. Ainda segundo a Johns Hopkins, existem na noite desta sexta-feira 276 mil 995 casos confirmados de Covid-19 nos Estados Unidos, país mais atingido no mundo pela doença.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira a proposta de emenda à Constituição que cria um orçamento paralelo, chamado de "orçamento de guerra", para destinar recursos exclusivos às medidas de combate ao coronavírus. Somente o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA e alguns deputados compareceram ao plenário. Para evitar uma aglomeração de deputados no plenário, o que aumentaria o risco de contágio pelo coronavírus, a maior parte dos parlamentares participou por meio de videoconferência e registrou o voto em um aplicativo eletrônico. No primeiro turno, a PEC foi aprovada por 505 votos a dois. No segundo, por 423 votos a um. Quando chegar ao Senado, o texto também precisará ser votado e aprovado em dois turnos. A PEC não vai à sanção do presidente, é promulgada pelo próprio Congresso.
O ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, disse nesta sexta-feira que será usado um aplicativo para celulares para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas têm direito de receber o auxílio de 600 reais. O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Ele se destina a pessoas sem carteira assinada e renda fixa, afetadas pelas medidas de isolamento social adotadas para conter a velocidade da Covid-19 no Brasil. De acordo com o ministro, o aplicativo poderá ser baixado a partir da terça-feira. ONYX disse que, além do aplicativo, o cadastro poderá ser feito por telefone, em número que será divulgado posteriormente, e através de um site, que também está em desenvolvimento.
A Covid-19, síndrome respiratória aguda grave causada pelo novo coronavírus, já matou três vezes mais do que a gripe matou por dia, em média, em 2019. Segundo um levantamento da BBC News Brasil a partir de dados do Ministério da Saúde, no ano passado, o país registrou mil 122 óbitos pelos três tipos de influenza, ou uma média de três vírgula um por dia. Neste ano, até o dia 14 de março, foram 29 mortes, ou média de zero vírgula quatro. Em 2019, a influenza A H1N1 foi responsável pelo maior número de mortos, mais de 700. Já o novo coronavírus matou até esta sexta-feira, 359 pessoas, ou uma média de nove vírgula dois por dia, desde que começou a circular no território nacional, em 25 de fevereiro.
Em três semanas Santa Catarina ultrapassou os 300 casos confirmados de coronavírus. Em transmissão ao vivo nesta sexta-feira, o governo do Estado divulgou que 301 pacientes já testaram positivo para a doença, o que representa cerca de cinco vírgula oito por cento a mais em relação ao dia anterior. O número de mortes continua em cinco. Em relação aos pacientes hospitalizados em Unidade Intensiva de Saúde também houve aumento: são 31 pessoas infectadas por Covid-19 com agravamento do quadro de saúde e outros 84 pacientes hospitalizados em UTI com suspeita da doença. O governador CARLOS MOISÉS também anunciou ontem que o governo passa a pagar o teto aos hospitais filantrópicos de todo o Estado. O investimento ultrapassa os 276 milhões de reais.
O Governo de Santa Catarina está reforçando os hospitais que estão atendendo pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A ideia, segundo disse o governador CARLOS MOISÉS na noite desta sexta-feira, é ter três vírgula 52 leitos para cada 10 mil habitantes em Santa Catarina. Atualmente, a média é de um vírgula 58 leitos por 10 mil habitantes. As unidades que estão atuando no combate à pandemia estão recebendo equipamentos para que possam elevar o número de leitos de UTIs como ventiladores pulmonares, monitores e camas hospitalares, por exemplo. De acordo com o governador, o estado projeta criar novos leitos em todas as regiões até o fim de maio. Ele afirmou que o estado dispõe de 801, mas a projeção é que atinja dois mil e 500 mil no total. Para chegar a esse número, o governo pode contratar leitos em estabelecimentos privados. Além disso, também estuda a criação de hospitais de campanha, caso seja necessário.
Neste fim de semana o governo de Santa Catarina vai estudar a retomada de diferentes atividades como barbearias, salões de beleza e clínicas da área da saúde. Os serviços devem voltar a funcionar na próxima semana, adiantou o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA em coletiva de imprensa no final da tarde desta sexta-feira. O retorno das atividades, no entanto, deve seguir uma lista de regras que serão estabelecidas pelo grupo de estudo do Estado, assim como ocorreu com as áreas que já voltaram a funcionar, como a da construção civil e dos corretores de imóveis. A expectativa do governador é traçar um plano de retomada segura para os autônomos ainda para a próxima segunda-feira. A ideia, conforme expôs MOISÉS, é que voltem à carga horária, mas com critérios diferentes de atendimento especializado e com restrição de aglomerações de pessoas.
As celebrações da Semana Santa da paróquia São Miguel Arcanjo serão realizadas sem o acesso do público neste ano. Em razão da pandemia de coronavírus, as missas vão ser celebradas de portas fechadas. Desse modo, a única forma de acompanhar as celebrações é pela rádio Peperi, único veículo de comunicação que vai transmitir toda a programação da semana Santa, direto da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo. As transmissões podem ser acompanhadas pela rádio Peperi, no canal de FM 99 vírgula nove ou pelo site da Peperi, no ícone rádios.
A programação da Semana Santa começa amanhã com a celebração de Domingo de Ramos. A missa, com transmissão ao vivo pela rádio Peperi, começa as oito e meia da manhã. Na quinta-feira, dia nove, ocorre a Celebração da Ceia do Senhor a partir das sete horas da noite. Para a sexta-feira Santa, dia 10, está programada a Celebração da Paixão do Senhor a partir das três horas da tarde. No sábado, as oito horas da noite, ocorre a Celebração da Vigília Pascal. No domingo, as oito e meia da manhã, tem a Celebração da Ressurreição do Senhor. Todas as missas serão transmitidas ao vivo pela Rádio Peperi.
Mais uma vez o rádio mostra sua força, sua importância e seu poder de atingir a população. O comentário é do Jornalista e diretor da Rede Peperi, ADILSON BALDISSERA. Ele fez a declaração considerando que as missas da Semana Santa serão realizadas sem a presença de público etransmitidas pela Rádio Peperi. Segundo o padre da Paroquia São Miguel Arganjo, CLAIR LOVERA, essa é a primeira vez que será celebrada uma missa de portas fechada. BALDISSERA aproveitou e destacou a importância do rádio que mostra, mais uma vez, sua importância de sempre estar levando a informação para o povo, como por exemplo, neste momento das transmissões das missas da semana Santa.
A Secretaria Municipal de Agricultura divulgou nesta sexta-feira as informações sobre a venda de peixes para a Semana Santa. Com o período de quarentena devido aos riscos de contaminação pelo coronavírus, serão observados alguns cuidados especiais na venda do pescado. De acordo com o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, não poderão ser formadas aglomerações de pessoas no momento da compra dos peixes e será necessário manter o distanciamento de dois metros por pessoa. Outra orientação é de que os idosos que tenham interesse em comprar peixes solicitem aos familiares ou pessoas próximas para irem ao local. O mesmo vale para outras pessoas que estejam inclusas nos grupos de risco, como diabéticos, cardíacos ou pacientes que estejam em tratamento de saúde.
A Feira Livre para a venda de peixes na semana Santa está confirmada para a semana que vem com as restrições para evitar a contaminação pelo coronavírus. A comercialização de peixes no pavilhão nas proximidades da prefeitura acontecerá na quarta e quinta-feira, das oito da manhã as sete da noite com venda de peixes inteiros no gelo e peixes eviscerados, além de filé de tilápia, postas, empanado, quibe e outros.Durante a semana, também haverá venda de peixes e produtos à base de peixe, no Pescado Vô Priori, no bairro São Gotardo. Nas propriedades rurais do interior, a venda começa já na terça-feira, com prosseguimento da quarta e quinta, das oito da manhã às seis da tarde. O pescado será vendido nas propriedades de IVO ECHER, na linha Canela Gaúcha, e de PAULO SCHMITT, na linha Santa Catarina.
As cobranças realizadas pelos monitores do Estacionamento Digital em São Miguel do Oeste permanecem suspensas. A informação é do gestor da empresa Serbet que administra o Estacionamento Rotativo no município, JÚNIOR OLIVEIRA. De acordo com ele, as cobranças não estão sendo realizadas desde a tarde do último dia 18. Segundo ele, ao todo, já são 16 dias em que o sistema está fora de operação no centro da cidade. Conforme OLIVEIRA, a empresa está obedecendo rigorosamente as medidas impostas tanto pelo governador CARLOS MOISÉS DA SILVA quanto pelo prefeito WILSON TREVISAN.
As pessoas que acabaram alocando vagas na chamada “Zona Azul” nos últimos dias terão os valores devolvidos. A afirmação é do gestor da empresa Serbet que administra o Estacionamento Rotativo em São Miguel do Oeste, JÚNIOR OLIVEIRA. Ele destacou que muitas pessoas acabaram alocando vagas especialmente na tarde do dia 18, período em que o sistema já não estava mais em funcionamento. Ele ressaltou que aqueles que estão nessa situação devem procurar a Central de Atendimentos localizada no Edifício Ogliari na sala 409, no centro de São Miguel do Oeste. OLIVEIRA disse que no local haverá uma pessoa que vai ajudar os usuários a reverter esse valor.
Para ter o valor devolvido as pessoas deverão comprovar que realizaram a alocação de alguma vaga nas últimas semanas. O comentário é do gestor do Estacionamento Rotativo em São Miguel do Oeste, JÚNIOR OLIVEIRA. Ele citou como comprovante o ticket dos parquímetros ou mesmo a alocação realizada via aplicativo. Questionado sobre um possível prejuízo registrado pela empresa nesse período, OLIVEIRA declarou que assim como outras empresas, com o rotativo não é diferente. Ele revelou que infelizmente uma das medidas que a Serbet está tomando nesse momento é a demissão de alguns profissionais.
Cerca de 148 mil trabalhadores perderam o emprego desde o dia 18 de março nas micros e pequenas empresas do estado. Este é um dos impactos do coronavirus segundo uma pesquisa feita pelo Sebrae. O levantamento ouviu 2.120 empresários de todas as regiões do Estado nos dias 30 e 31 de março. De acordo com a pesquisa, 19 e meio por cento das empresas entrevistadas afirmam ter feito, em média, duas demissões nesse período. O levantamento também apontou que os pequenos negócios tiveram queda de quatro bilhões e 400 milhões de reais em razão do coronavírus. O diretor financeiro do sebrae, ANACLETO ORTIGARA esteve no Peperi entrevista de ontem e disse que todas as regiões foram fortemente impactadas.
Os números da pesquisa do Sebrae sobre as consequências da paralisação da economia diante da pandemia do coronavírus são impactantes e preocupantes. A afirmação é do diretor financeiro do Sebrae, ANACLETO ORTIGARA. De acordo com ele, o levantamento é um espelhamento da realidade catarinense no momenton atual. Na visão de ORTIGARA, os reflexos da crise do coronavirus serão graves, inclusive com o possível fechamento de muitas empresas. Ele ressaltou, no entanto, que a consequência não será uniforme para o segmento dos micro e pequenos negócios. Alguns setores, como do agronegócio, devem sair mais rapidamente desse momento difícil. Outros terão mais problemas para superar a crise.
A primeira preocupação do Sebrae é com a saúde e com a superação do coronavirus, mas a manutenção das empresas e dos empregos também é uma questão importante.A observação é do diretor financeiro do Sebrae, ANACLETO ORTIGARA. Ele disse que os empreendedores catarinenses vão buscar alternativas, se reinventar e encontrar caminhos para superar as dificuldades, mas a intervenção do poder público é fundamental para manter os pequenos negócios de portas abertas.
Mais dois casos suspeitos de coronavírus em São Miguel do Oeste foram descartados neste sexta-feira. Os exames feitos no laboratório central do estado descartaram a Covid 19 para dois moradores que apresentaram os sintomas da doença e buscaram atendimento nos hospitais da cidade. Ao todo, 10 casos já foram descartados. Dois pacientes com suspeita da Covid 19 ainda estão internados em isolamento hospitalar aguardando os resultados dos exames. Cem pessoas com sintomas respiratórios leves estão em isolamento domiciliar.
O município de São Miguel do Oeste tem a previsão de adquirir até dois mil testes rápidos para diagnóstico de Covid-19. Neste primeiro momento, será encaminhada a aquisição de 200 kits. Com o apoio financeiros de entidades serão compradas outras 500 unidades. Os outros mil e 300 kits de testes serão adquiridos pela Secretaria de Saúde conforme a necessidade. Cada teste custa cerca de 124 reais. A medida foi aprovada pelo Comitê de Crise, que esteve reunido na tarde desta sexta-feira, para tratar deste e outros assuntos ligados à prevenção ao coronavírus. O comitê também avaliou as ações adotadas para enfrentar o coronavírus e a primeira semana de funcionamento do centro de triagem no salão Paroquial.
O objetivo da compra dos kits de testes para Covid 19 é aumentar capacidade de vigilância sobre os casos positivos, isolando as pessoas que realmente tem a doença. A explicação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que essa medida vai tornar as ações da saúde ainda mais efetivas. O médico coordenador do comitê, MAURICIO PIACENTINI explicou que, normalmente, o coronavírus começa a circular em uma localidade semanas antes dos primeiros casos graves aparecerem. Por isso, a compra mais kits para testes é uma medida de prevenção necessária. O enfermeiro Marcos BORTOLANZA, coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal, disse que o Estado tem previsão de enviar à Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 50 kits de teste rápido, mas o número considerado bem abaixo das necessidades do município.
A aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da saúde, como luvas, máscaras e aventais, também foi discutida durante a reunião do Comitê do coronavírus nesta sexta-feira. Segundo o médico coordenador do grupo, MAURICIO PIACENTINI, um novo entendimento do Ministério da Saúde abre a recomendação do uso de máscaras, inclusive de materiais alternativos, como pano, para outros públicos, desde que estejam em ambientes fechados e com um número maior de pessoas. Essa diretriz deve aumentar significativamente a procura pelo produto nos próximos dias. Por isso, o comitê está estudando uma forma de auxiliar na viabilização destes equipamentos. Segundo o médico, as medidas preventivas que foram tomadas no município podem ter atrasado a chegada do vírus, mas também existe a possibilidade da doença já estar presente na comunidade, em pessoas que não foram testadas.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de disparo de arma de fogo, posse irregular de munição, desobediência e ameaça no município de Palma Sola nesta sexta-feira. A Polícia Militar foi acionada para atendimento de uma denúncia de um homem que estaria armado e havia ameaçado um familiar. Quando as guarnições chegaram ao local, um homem correu para o quarto e pegou uma espingarda. Segundo a PM, ele fez um novo disparo contra o teto da residência. A Polícia Militar isolou o local e iniciou a negociação para que o homem saísse da casa e se entregasse. A ocorrência durou a madrugada toda e só terminou por volta das sete horas da noite. Ninguém ficou ferido. O suspeito foi preso em flagrante por disparo de arma de fogo, posse ou porte ilegal de munição, desobediência e ameaça.
Mais um acidente foi registrado na manhã deste sábado no trecho da “curva da morte” da SC 161 em Romelândia.
A ocorrência foi registra pouco antes das nove horas. Foi uma saída de pista seguida de capotamento de uma carreta Scânia P380, com placas de Rondonópolis, Mato Grosso. O veículo estava carregado de ração e trafegava no sentido Anchieta para Romelândia. O condutor de 47 anos foi socorrido pelo corpo de bombeiros de Anchieta e encaminhado com lesões aparentemente leves para o hospital onde passou por avaliação médica.
A Polícia Civil realizou a fiscalização de agências bancárias, correspondentes, lotéricas e cooperativas de crédito, nos municípios que compõem a Comarca de Maravilha. Ao todo, 19 estabelecimentos foram notificados nos municípios de Maravilha, Iraceminha, Flor do Sertão, Tigrinhos e São Miguel da Boa Vista por não cumprirem as recomendações para evitar o contágio pelo coronavírus. Entre as medidas que deveriam ser observadas pelos estabelecimentos estão providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, bem como a organização das filas para que seja mantida a distância mínima de um metro e meio entre cada pessoa. Segundo a Polícia Civil, o trabalho de fiscalização vai continuar nos próximos dias.
A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de cometer um assalto em uma loja de conveniência em São Miguel do Oeste. O crime aconteceu no último sábado. Nesta sexta-feira, os policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva expedidos pela Justiça Criminal da cidade contra o suspeito de 21 anos. Assim que tomou conhecimento do roubo a Polícia Civil passou a investigar o caso para identificar o autor. Durante as buscas de ontem, foram localizados diversos objetos relacionados ao crime. O suspeito foi detido e levado para a Unidade Prisional Avançada.