ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 04-04-2020 Sábado

-PROPOSTA QUE CRIA ORÇAMENTO DE GUERRA É APROVADA NA CÂMARA E VAI AO SENADO

-ESTADO ANALISA REABERTURA DE CLÍNICAS MÉDICAS, SALÕES DE BELEZA E BARBEARIAS

-NUTRICIONISTA ORIENTA QUANTO À HIGIENIZAÇÃO E HÁBITOS ALIMENTARES DURANTE A QUARENTENA

-PADRE ORIENTA FIÉIS SOBRE ORGANIZAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES DURANTE A SEMANA SANTA

-PREFEITO DE SÃO JOÃO DO OESTE REDUZ O PRÓPRIO SALÁRIO E DE SECRETÁRIOS

-PRESIDENTE JUSTIFICA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA E ANUNCIA DOAÇÃO DE PARTE DO SALÁRIO A HOSPITAL

-DESCARTADOS DOIS CASOS SUSPEITOS PARA CORONAVÍRUS

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE COM QUATRO VEÍCULOS NA SC 283

-HOMEM É PRESO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO

-JOVEM É EJETADO DE VEÍCULO EM ACIDENTE NA BR 282


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de 13graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais e 15 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 30 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.


A Coreia do Sul declarou neste sábado que vai seguir com as regras de distanciamento social que iriam terminar na próxima segunda-feira por mais duas semanas para tentar manter o número de infecções pelo novo coronavírus em cerca de 50 por dia. Na Espanha, o ritmo de mortes caiu pelo segundo dia neste sábado. Nas últimas 24 horas, foram 809 óbitos. Entre quinta e sexta foram 950 óbitos. Na Holanda, houve 164 mortes nas últimas 24 horas por causa do Covid-19. O país tem, oficialmente, mil 651 óbitos pela doença. No entanto, o instituto nacional de saúde diz que o número real é maior do que esse porque há falta de testes em massa para o Sars-Cov-2.


A 3M, empresa que produz, entre outras coisas, máscaras, respondeu nesta sexta-feira a críticas do presidente DONALD TRUMp, que disse que o item está em falta.A 3M disse o que o governo de TRUMP pediu para que ela parasse de exportar para o Canadá e para a América Latina, algo que a empresa diz que teria implicações humanitárias significativas e que iria fazer com que outros países retaliassem os Estados Unidos. A companhia afirmou que está produzindo o maior número possível nas últimas semanas e meses. O primeiro-ministro do Canadá, JUSTIN TRUDEAU, disse que proibir a venda das máscaras da 3M seria um erro.


Os Estados Unidos registraram nesta sexta-feira mil 480 mortes por coronavírus em um dia, marcando um novo recorde no mundo, segundo uma contagem realizada pela Universidade Johns Hopkins. O número total de mortos no país desde o início da pandemia chega a sete mil 406, de acordo com o balanço da universidade. O número representa um salto em relação ao recorde batido na véspera, também pelos Estados Unidos, quando foram registradas mil 169 mortes.Ainda segundo a Johns Hopkins, existem na noite desta sexta-feira 276 mil 995 casos confirmados de Covid-19 nos Estados Unidos, país mais atingido no mundo pela doença.



A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira a proposta de emenda à Constituição que cria um orçamento paralelo, chamado de "orçamento de guerra", para destinar recursos exclusivos às medidas de combate ao coronavírus. Somente o presidente da Câmara, RODRIGO MAIA e alguns deputados compareceram ao plenário. Para evitar uma aglomeração de deputados no plenário, o que aumentaria o risco de contágio pelo coronavírus, a maior parte dos parlamentares participou por meio de videoconferência e registrou o voto em um aplicativo eletrônico. No primeiro turno, a PEC foi aprovada por 505 votos a dois. No segundo, por 423 votos a um. Quando chegar ao Senado, o texto também precisará ser votado e aprovado em dois turnos. A PEC não vai à sanção do presidente, é promulgada pelo próprio Congresso.


O ministro da Cidadania, ONYX LORENZONI, disse nesta sexta-feira que será usado um aplicativo para celulares para identificar os trabalhadores informais que não estão em nenhum cadastro do governo, mas têm direito de receber o auxílio de 600 reais. O benefício é uma das medidas de alívio à crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Ele se destina a pessoas sem carteira assinada e renda fixa, afetadas pelas medidas de isolamento social adotadas para conter a velocidade da Covid-19 no Brasil. De acordo com o ministro, o aplicativo poderá ser baixado a partir da terça-feira. ONYX disse que, além do aplicativo, o cadastro poderá ser feito por telefone, em número que será divulgado posteriormente, e através de um site, que também está em desenvolvimento.


A Covid-19, síndrome respiratória aguda grave causada pelo novo coronavírus, já matou três vezes mais do que a gripe matou por dia, em média, em 2019.Segundo um levantamento da BBC News Brasil a partir de dados do Ministério da Saúde, no ano passado, o país registrou mil 122 óbitos pelos três tipos de influenza, ou uma média de três vírgula um por dia. Neste ano, até o dia 14 de março, foram 29 mortes, ou média de zero vírgula quatro. Em 2019, a influenza A H1N1 foi responsável pelo maior número de mortos, mais de 700.Já o novo coronavírus matou até esta sexta-feira, 359 pessoas, ou uma média de nove vírgula dois por dia, desde que começou a circular no território nacional, em 25 de fevereiro.



Em três semanas Santa Catarina ultrapassou os 300 casos confirmados de coronavírus. São 334 casos confirmados. 121 pacientes em UTI. 30 deles confirmados para Covid 19. Os demais 91 em investigação. 20 óbitos foram registrados em UTIS. 12 já descartados para coronavírus e oito em análise. A Morte de São Ludgero não foi registrada oficialmente pelas autoridades estaduais. O governador CARLOS MOISÉS também anunciou ontem que o governo passa a pagar o teto aos hospitais filantrópicos de todo o Estado. O investimento ultrapassa os 276 milhões de reais.


O Governo de Santa Catarina está reforçando os hospitais que estão atendendo pacientes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A ideia, segundo disse o governador CARLOS MOISÉS na noite desta sexta-feira, é ter três vírgula 52 leitos para cada 10 mil habitantes em Santa Catarina. Atualmente, a média é de um vírgula 58 leitos por 10 mil habitantes. As unidades que estão atuando no combate à pandemia estão recebendo equipamentos para que possam elevar o número de leitos de UTIs como ventiladores pulmonares, monitores e camas hospitalares, por exemplo. De acordo com o governador, o estado projeta criar novos leitos em todas as regiões até o fim de maio.Ele afirmou que o estado dispõe de 801, mas a projeção é que atinja dois mil e 500 mil no total. Para chegar a esse número, o governo pode contratar leitos em estabelecimentos privados. Além disso, também estuda a criação de hospitais de campanha, caso seja necessário.


Neste fim de semana o governo de Santa Catarina vai estudar a retomada de diferentes atividades como barbearias, salões de beleza e clínicas da área da saúde. Os serviços devem voltar a funcionar na próxima semana, adiantou o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA em coletiva de imprensa no final da tarde desta sexta-feira. O retorno das atividades, no entanto, deve seguir uma lista de regras que serão estabelecidas pelo grupo de estudo do Estado, assim como ocorreu com as áreas que já voltaram a funcionar, como a da construção civil e dos corretores de imóveis. A expectativa do governador é traçar um plano de retomada segura para os autônomos ainda para a próxima segunda-feira. A ideia, conforme expôs MOISÉS, é que voltem à carga horária, mas com critérios diferentes de atendimento especializado e com restrição de aglomerações de pessoas.


-NUTRICIONISTA ORIENTA QUANTO À HIGIENIZAÇÃO E HÁBITOS ALIMENTARES DURANTE A QUARENTENA

-PADRE ORIENTA FIÉIS SOBRE ORGANIZAÇÃO DAS CELEBRAÇÕES DURANTE A SEMANA SANTA

-PREFEITO DE SÃO JOÃO DO OESTE REDUZ O PRÓPRIO SALÁRIO E DE SECRETÁRIOS

-PRESIDENTE JUSTIFICA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA E ANUNCIA DOAÇÃO DE PARTE DO SALÁRIO A HOSPITAL

-DESCARTADOS DOIS CASOS SUSPEITOS PARA CORONAVÍRUS


Movimento na aduana segue intenso mesmo com restrições. O delegado da Alfandega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, VALTER DORIGON explica que em fevereiro houve uma queda bastante acentuada em relação ao mesmo mês do ano passado, parte dela, atribuída ao dólar que aumentou e gerou menor importação. A exportação de carne e outros produtos agrícolas, principalmente do Extremo Oeste para Chile e Argentina, continuaram altos. Em março ainda não houve fechamento dos dados, mas, o balanço parcial aponta para crescimento de 15% no movimento dos caminhões, tanto na saída quanto na entrada. Ele percebe que as restrições devido a pandemia refletiram em todos os setores apesar dos caminhões serem liberados para evitar o desabastecimento em todo Mercosul. Mas, na Argentina as medidas são muito mais rigorosas para turistas e inclusive para veículos de carga. VALTER estima que o movimento diário baixou 30 % desde o dia 20, mas ainda supera o ano passado.


Órgãos integrados do Brasil seguem fiscalização aos caminhões que ingressam pelo porto seco. O delegado da alfandega afirma que sempre houve um serviço minucioso da Anvisa, Ministério da Agricultura e Receita Federal na fiscalização das cargas, seja o tipo, a quantidade e as notas fiscais. Mas, agora a ação ocorre também em parceria com a secretaria da saúde de Dionísio Cerqueira e com o exército. No local motoristas respondem um questionário sobre origem e destino, o prazo para chegada, o retorno e as condições de saúde para monitorar possíveis diagnósticos de Coronavírus. VALTER DORIGON afirma que a intenção é dar dignidade também aos caminhoneiros que muitas vezes estão sem amparo e levando alimentos, produtos de higiene e cargas variadas para evitar a falta de itens essenciais. Ele percebe que na Argentina o cenário é diferente pois vários órgãos se retiraram da fiscalização, gerando atrasos e filas. DORIGON considera que o local deveria atuar de uma forma integrada.


Parlamentar sugere criação de programa para socorro emergencial aos municípios atingidos pela estiagem. O vice-presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL, encaminhou na última semana uma indicação ao Governo de Santa Catarina para a criação de um programa de socorro emergencial aos municípios que estão decretando situação de emergência em razão dos efeitos da falta de chuvas na agricultura e também no abastecimento de água. O deputado lembra que a pandemia da Covid 19 é um assunto importante, mas, ao mesmo tempo, existem outras dificuldades que precisam ser superadas. O pedido é que o Estado elabore um plano de ação para auxílios a aqueles que estão enfrentando o problema e que demandam de caminhões pipa para abastecimento também no perímetro urbano quanto rural.


Celesc mantém apenas serviços de desligamentos e ligações novas. De acordo com o gerente comercial da Celesc regional de SMOeste, SANDRO VALMORBIDA, cumprindo os decretos governamentais, as agencias de atendimento presencial estão fechadas até dia sete de abril. Ele explica que os consumidores podem acionar aCelesc pelo número 0800 48 01 96, e por meio da página de internet, www.celesc.com.br. O gerente ressalta que pelo site é possível ter acesso a praticamente todos os serviços, mas em função da pandemia, estão sendo mantidos somente os atendimentos emergenciais. VALMORBIDA destaca que estão liberados os serviços de desligamentos e ligações novas onde não há necessidade de outro serviço pela Celesc, como a mudança ou a instalação de rede nova. Ele esclarece que os pedidos devem ser feitos pelo site da Celesc e o email [email protected]. No momento a Celesc mantém a bandeira verde, com tarifa mais baixa, considerando que ficando em casa as famílias consomem mais.


Nutricionista orienta quanto à higienização de alimentos e hábitos alimentares durante a quarentena. Segundo a nutricionista da secretaria de Educação, MARCIELE DAL BOSCO, anteriormente ao período de quarentena estava ocorrendo à chamada pública e as licitações para compra de alimentos da merenda escolar, reuniões com direções, professores e merendeiras, além da avaliação nutricional das crianças. A nutricionista destaca que dentro do possível todo este trabalho está sendo realizado a distância, com o cadastro de peso e altura das crianças e a organização dos alimentos. MARCIELE ressalta que não há comprovação científica de que o alimento pode estar associado a transmissão do vírus, mas a contaminação ocorre por meio de gotículas. Em função disso, a profissional orienta que as pessoas mantenham cuidados de higiene com os alimentos, já desde a escolha dos produtos na hora da compra. Isso deve estar associado a higienização das mãos e de frutas e verduras.


Para a higienização, a nutricionista orienta que frutas e verduras sejam deixados por dez minutos em uma mistura de água com água sanitária. Para cada litro de água deve ser acrescentada uma colher de água sanitária. Somente depois disso, MARCIELE explica que os alimentos devem ser lavados em água corrente e armazenados. Já em relação a outras embalagens deve ser usado um pano com álcool 70 para desinfetar. Ainda em relação à alimentação, a nutricionista comenta que neste período em casa os filhos vão adotar a alimentação que for praticada pelos pais, e a orientação é manter um cardápio semelhante ao da merenda escolar. Ela cita que este cardápio contempla alimentos como arroz, feijão, legumes, temperos naturais, carne, ovo, sementes e produtos integrais, associados a chás calmantes. Alimentos industrializados devem ser evitados pois como são ricos em conservantes, gordura, açúcar e sódio, aumentam a ansiedade. As orientações também são estabelecidas pelo Guia Alimentar Brasileiro, que rege a atuação das nutricionistas quanto a conduta relacionada à alimentação saudável.


Prefeito de São João do Oeste reduz o próprio salário e de secretários. O prefeito FERNANDO BISIGO está adotando medidas de economia que incluem redução do próprio salário. Ele afirma que o momento é preocupante com a pandemia da Covid 19, provocando fechamento de empresas. O município também está sendo castigado pela estiagem que resulta em queda de produção agrícola. Ontem o prefeito assinou decreto reduzindo em 20 por cento o salário dos secretários municipais e de outros servidores com cargos comissionados. Já o corte no salário do prefeito e vice-prefeito será de 25 por cento. BISIGO afirma que a economia mensal será de 38 mil reais. Ele fez sugestão para o legislativo seguir o exemplo. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores, ERNI JUVER, o legislativo também deve reduzir os vencimentos dos vereadores em 25 por cento para os próximos 90 dias. O proposta será analisada na sessão de terça-feira.


Conforme o prefeito, com o decreto do executivo e do legislativo para os próximos três meses, a economia será de 150 mil reais. FERNANDO BISIGO informa que este recurso vai ficar para reserva de investimento caso seja necessário na saúde ou até mesmo no auxilio aos produtores, em virtude da estiagem. BISIGO também implantou um Plano de Ação e determinou aos departamentos e secretarias municipais para rever gastos, despesas com contratos e até possíveis demissões para manter a máquina pública funcionando com normalidade. Segundo o prefeito é preciso adotar medidas fortes para dar exemplo e contribuir de maneira efetiva. BISIGO alerta que novos encaminhamentos podem ser necessários e com ajustes ainda mais rigorosos pensando na saúde financeira da prefeitura diante de uma situação nova e que preocupa a todos.


São João do Oeste mantém situação tranquila na prevenção ao Coronavírus. Município possui monitoramento rigoroso do controle a pandemia da Covid 19. O prefeito FERNANDO BISIGO diz que estão sendo seguidas todas as orientações do Ministério Público para ações do governo municipal. O prefeito elogia o trabalho da Secretaria da Saúde seguindo orientações do Ministério da Saúde e decreto estadual de isolamento social. Ele diz que todos os servidores da saúde estão com dedicação extra com a coordenação do secretário VITUS RITTER. O prefeito chama atenção para outro problema, considerado mais grave, que é a estiagem. FERNANDO BISIGO afirma que as perdas já superam 40 por cento da produção agrícola. Cita queda na atividade de leite, soja e safrinha de milho. Para agravar mais a situação está ocorrendo aumento no custo de produção reflexo da quarentena em decorrência da pandemia do Coronavírus.


Prefeito é contra medidas que estabelecem fechamento do comércio e indústria. FERNANDO BISIGO relata que já tem empresas em São João do Oeste que nem vão mais abrir as portas devido os prejuízos que acumulam. Segundo o prefeito, é preciso ter uma retomada gradativa da economia. BISIGO demonstra preocupação com o anuncio do Secretário da Fazenda Estadual indicando queda de 40% na arrecadação dos municípios. Salienta que o governo precisa olhar o lado empresarial porque todos precisam honrar com seus compromissos. O prefeito lembra que Santa Catarina já registra 150 mil demissões e mesmo São João do Oeste sendo um município agrícola também sente o impacto. BISIGO tem opinião contrária as medidas do estado e defende revisão dos conceitos do governador. Alerta que o decreto do estado é soberano perante a vontade dos prefeitos que vão sofrer consequências econômicas. BISIGO observa que o Ministério Público fiscaliza a aplicação da lei e depende do governador flexibilizar as restrições e permitir que as empresas desenvolvam suas atividades.


Padre orienta fiéis sobre organização das celebrações durante a semana santa. O padre da paróquia Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste, OSNI DE SOUZA, enaltece que o momento continua sendo de cuidados redobrados com a saúde, e o pedido que as pessoas permaneçam em casa e aproveitem o momento para fortalecer a sua fé. Conforme o padre, a paróquia está seguindo as orientações da Confederação Nacional dos Bispos, CNBB e do Ministério da Saúde, de não realizar celebrações abertas ao público neste período. OSNI DE SOUZA ressalta que estão sendo realizadas somente as celebrações na igreja matriz transmitidas pela Rádio Oeste, em que poucas pessoas, fora do grupo de risco, auxiliam na organização, mas mantendo os devidos cuidados. Segundo o padre, neste domingo de Ramos inicia a semana santa, com celebração transmitida pela Rádio Oeste a partir das oito horas e 30 minutos.


A orientação da paróquia é que as famílias coletem os ramos ou outros chás já no sábado, e enfeitem a casa, além de preparar uma mesa com vela, bíblia, uma jarra de água para consumo e um copo para aspergir os ramos que serão abençoados. Estes ramos serão queimados na quarta-feira de cinzas do próximo ano. O padre OSNI DE SOUZA lembra que nas comunidades também não estão sendo realizadas celebrações, e os ministros não estão autorizados a fazer qualquer oração na igreja, outros espaços públicos ou nas casas. OSNI DE SOUZA reforça que as mesmas orientações são válidas para a quinta-feira santa, dia nove, e sexta-feira da Paixão, dia 10 de abril. Na quinta-feira santa a celebração será transmitida às 19 horas pela página do facebook da paróquia, e na sexta-feira da Paixão a transmissão será ás 15 horas.


No sábado da vigília, dia 11 de abril, em que tradicionalmente ocorre a benção da água e do povo, o padre OSNI DE SOUZA esclarece que não haverá a benção do povo. Na igreja matriz será feito o acendimento dos círios pascais também das comunidades, já que nestes espaços a reunião de público não será possível. Em função disso, é solicitado que os representantes das comunidades levem as velas até a paróquia para serem acessas no sábado que antecede a Páscoa. No dia 11 haverá também a transmissão da celebração pelo Facebook da paróquia às 19 horas. Já no domingo da ressurreição, dia 12 de abril, páscoa, a Rádio Oeste novamente transmite a celebração, às oito horas e 30 minutos.


Presidente do legislativo justifica sessão extraordinária e anuncia doação de parte do salário ao hospital. Na quarta-feira os vereadores de Iporã do Oeste realizaram uma sessão extraordinária para votar os projetos que tratam da revisão geral anual de 3,92% para servidores públicos e agentes políticos do município, além de um termo de fomento para repasse de auxílio à Associação Comercial e Industrial. A aprovação da revisão nos vencimentos em pleno período de quarentena e de dificuldades econômicas gerou manifestações contrárias da população. O presidente do legislativo, vereador ADRIANO KLEIN, recebe de forma positiva a discussão feita pela comunidade em relação à aprovação dos projetos, e afirma que está tranquilo porque segue o que define a lei. Ele lembra que sessões extraordinárias são permitidas para aprovação de projetos considerados urgentes, o que segundo o vereador, ocorreu com os projetos aprovados nesta semana por terem data limite de votação, que era ontem, dia três.


Em função do ano eleitoral, o presidente da Câmara de Vereadores de Iporã do Oeste explica que não pode ser concedida nenhuma revisão geral no vencimento dos servidores 180 dias antes da eleição, prazo que encerra na segunda-feira, dia seis. Ele lembra que o servidor poderia levar o caso a justiça se a revisão não fosse concedida, levando em conta que a data base da revisão salarial anual em Iporã do Oeste é no mês de março, coincidindo este ano com a pandemia. ADRIANO KLEIN ressalta que a revisão se justifica neste momento principalmente para os profissionais da saúde pela importância que representam no combate a pandemia. Sobre o questionamento de não ter havido divulgação da realização da sessão, o presidente diz que foi orientação do Comitê de Crise e da polícia para evitar aglomeração de público.


Em entrevista a Rádio Oeste, o presidente do legislativo de Iporã do Oeste anunciou a doação de 30% do seu salário de vereador, durante três meses, ao hospital para o enfrentamento ao vírus, o que representa mil e 242 reais por mês. ADRIANO KLEIN comenta que a doação do salário esteve em discussão na sessão extraordinária desta semana, e mais vereadores devem se posicionar em relação ao gesto de solidariedade. Ainda no dia nove de março, o então suplente de vereador GERÔNIMO KROETZ, ao devolver o cargo ao titular, anunciou que faria a doação de todo o valor recebido neste um mês para o hospital. O presidente do legislativo de Iporã do Oeste anuncia que para quarta-feira está prevista mais uma sessão extraordinária. O executivo encaminhou dois projetos em regime de urgência referentes ao enfrentamento a pandemia. Um projeto trata da concessão de férias a servidores, que devido à pandemia estão em casa, e o outro projeto se refere ao remanejamento de recursos entre setores.


Dois casos suspeitos para coronavírus em Iporã do Oeste tem resultado negativo. Nesta sexta-feira o Laboratório Central de Florianópolis, LACEN, confirmou para a secretaria de Saúde que os dois exames, os quais o município aguardava o resultado, tiveram resultado negativo para coronavírus. Até o momento os cinco casos suspeitos que o município registrou foram todos descartados. No total 36 pessoas que apresentam sintomas gripais e mais oito sem sintomas permanecem em isolamento domiciliar, e que são monitoradas. Estas oito pessoas, mesmo sem sintomas, devem ficar em isolamento porque viajaram ou tiveram contato com as pessoas que apresentam algum sintoma. O Secretário de Saúde e coordenador do Comitê de Crise, MAURO BARELLA, afirma que mesmo com os resultados negativos a orientação é que a população continue adotando as medidas de prevenção, que são o isolamento social e os cuidados com higiene. Ele considera que até o momento as ações adotadas estão tendo bom resultado e por isso é necessário que a população continue colaborando.


-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM ACIDENTE COM QUATRO VEÍCULOS NA SC 283

-HOMEM É PRESO POR DISPARO DE ARMA DE FOGO

-JOVEM É EJETADO DE VEÍCULO EM ACIDENTE NA BR 282


Concessionária e PRF entregam lanches a caminhoneiros na BR 282. A concessionária de caminhões Ingá Veículos, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, entregou na tarde desta sexta-feira, lanches e água a caminhoneiros que, diariamente, cruzam rodovias federais para abastecer as cidades. A ação foi realizada na BR 282, em São Miguel do Oeste. Os profissionais têm tido dificuldades para encontrar estabelecimentos comerciais e de conveniência abertos ao longo das estradas durante a pandemia do novo coronavírus. Foram entregues mais de 300 lanches para os profissionais.


Suposto disparo que matou cachorro gera polêmica em SMOeste. O Canil do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de São Miguel do Oeste fez buscas na residência de um homem, de 32 anos, suspeito de atirar e matar um cachorro no bairro Agostini, na tarde desta sexta-feira. A reportagem da Peperi conversou com a dona do cachorro e também com o homem que está sendo acusado do disparo.


Segundo o suspeito, ele estava em casa, na noite de quinta-feira, quando o cachorro da vizinha veio e começou a brigar com o seu Pit Bull. Ele contou que tentou afastar o cachorro por algumas vezes e que o mesmo avançou contra ele. Não tendo sucesso para tirar o cachorro de sua casa, ele teria pego uma espingarda de pressão e disparado contra o cão, que saiu.


A dona do cachorro atingido pelo disparo, de raça Husky Siberiano, contou que ele escapou da corrente e foi brincar com o Pit Bull do vizinho, como já teria feito outras vezes. Sabendo que o cão do vizinho era bravo, a jovem teve medo de capturá-lo e também porque achou que não tinha ninguém na residência, afinal todas as luzes estavam desligadas. Como não conseguiu retirar o seu cachorro do local, ela contou que retornou para casa, quando escutou o disparo de arma e voltou. Foi neste momento que o animal veio para o meio da rua, já sangrando. Um veterinário foi acionado, porém o cão não resistiu. Eles acreditam que o disparo foi feito por uma arma de fogo e não pela espingarda de pressão, como relata o suposto autor. O suspeito também contou para a Peperi que auxiliou a família e que o objetivo não era matar o cão, mas sim retirar ele do local. A espingarda, supostamente foi utilizada para atingir o cão, foi apreendida, juntamente com outros acessórios de arma de fogo. O homem foi conduzido à delegacia por posse de acessório de arma de fogo e para esclarecer o fato.


Polícia prende acusado de assaltar conveniência em SMOeste. A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira, o homem de 21 anos acusado de furtar uma conveniência na manhã do último sábado, no centro de São Miguel do Oeste. Foi expedido um mandado de prisão em desfavor do homem e repassado aos órgãos de segurança, que localizaram e prenderam o acusado. / No dia do crime, por volta das 11 horas e 30 minutos, um homem, que usava máscara de proteção respiratória, óculos de sol, boné e capuz, entrou no local e foi direto ao caixa. A dona do estabelecimento estava na cozinha naquele momento e logo percebeu a movimentação. O autor anunciou o assalto e começou a recolher o dinheiro que estava no caixa. Logo após, ele foi até um freezer, pegou um fardo de cerveja e colocou dentro de uma mochila. Imagens do circuito interno de monitoramento flagraram a ação. Antes de sair, em tom de ameaça, o autor exigiu que a proprietária não acionasse a Polícia e depois fugiu. Ele foi detido ontem e encaminhado à UPA.


Caminhoneiro sofre ferimentos leves em tombamento na SC 161. O acidente na manhã deste sábado mobilizou os bombeiros de Anchieta na SC 161. A ocorrência foi registradas próximo as nove horas no trecho da “curva da morte” em Romelândia. No local já ocorreram diversos acidentes semelhantes, envolvendo caminhões e carretas nos últimos anos. Os socorristas foram ao local e atenderam uma saída de pista seguida de capotamento de carreta Scânia P380, com placas de Rondonópolis, MT. O veículo estava carregado de ração e trafegava sentido Anchieta para Romelândia. O condutor de 47 anos, que não foi identificado até o momento, foi socorrido pelo corpo de bombeiros de Anchieta e encaminhado para o hospital local para avaliação.


Motociclista sofre ferimentos graves em acidente com quatro veículos na SC 283. O acidente foi registrado no início da tarde desta sexta-feira na SC 283 em Guatambu. A ocorrência, atendida pela Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste envolveu quatro veículos. Um caminhão Volvo, com placas de Cunha Porã, dirigido por um homem de 42 anos, tombou sobre a rodovia. No mesmo acidente um Saveiro de Chapecó, dirigido por um homem de 31 anos, um Renault Master de Águas de Chapecó, dirigido por um homem de 53 anos, e, uma motocicleta Honda CG Titan de Chapecó, pilotada por um homem de 31 anos, saíram da pista. O motociclista sofreu ferimentos graves, sendo que os demais motoristas e passageiros não se feriram gravemente. Eles foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Regional do Oeste em Chapecó. O trânsito no local ficou parado por aproximadamente duas horas até os veículos serem removidos da pista. As causas do acidente não foram detalhadas pela Polícia Militar Rodoviária.


Homem é preso por disparo de arma de fogo em Palma Sola. Na sexta-feira, às três horas da madrugada a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de disparo de arma de fogo, posse irregular de munição, desobediência e ameaça na Avenida Lelia Caldato Crestani, no Bairro Azaleia no município de Palma Sola. A Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de disparo de arma de fogo e ameaça, onde um homem estava em sua residência armado e havia ameaçado um familiar. Quando as guarnições chegaram no local um homem correu para o quarto e pegou uma espingarda, disparando a arma novamente contra o teto da residência. A PM isolou o local e iniciou a negociação para que o homem saísse da residência e se entregasse. A ocorrência foi finalizada por volta das sete horas e ninguém saiu ferido. O homem foi preso pelos crimes de disparo de arma de fogo, posse ou porte ilegal de munição, desobediência e ameaça que havia praticado contra um familiar. Foi apreendido uma espingarda calibre 12 e munições.


Jovem é ejetado de veículo em acidente na BR 282. Um grave acidente de trânsito foi registrado por volta das quatro horas da madrugada deste sábado, na BR 282, em Pinhalzinho. O acidente envolveu um Honda Civic de Águas Frias. O carro era conduzido por jovem de 20 anos, que saiu da pista e colidiu violentamente em árvores a margem da rodovia. A violência do impacto foi tamanha, que o carro partiu ao meio e o jovem foi ejetado para fora do veículo, sendo localizado a cerca de 10 metros em meio a mata fechada. Com graves ferimentos pelo corpo, o rapaz foi conduzido ao hospital para os atendimentos médicos. As causas do acidente não foram informadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.