-GOVERNO ENVIA AO CONGRESSO PROJETO PARA REGULAMENTAR MOTORISTAS DE APLICATIVOS
-SC SE TORNA O QUARTO ESTADO COM MAIOR COLETA ADEQUADA DE ESGOTO
-INICIAM OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA NOVA CASA PAROQUIAL DE IPORÃ DO OESTE
-SECRETÁRIO DEFENDE INSTALAÇÃO DE CENTRAL DE COMPOSTAGEM NA REGIÃO
-QUARTEL DOS BOMBEIROS COMPLETA 17 ANOS DE ATUAÇÃO EM IPORÃ DO OESTE
-MONDAÍ RECEBE RECURSOS PARA RECUPERAÇÃO DE DANOS CAUSADOS POR TEMPORAIS
-CADEIA PRODUTIVA DO LEITE APRESENTA CENÁRIO DE MELHORIAS PARA 2024
-CONDUTOR DE CAMINHONETE FOGE APÓS CAUSAR ACIDENTE NA REGIÃO
-HOMEM É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR DEPOIS DE AGREDIR A PRÓPRIA MÃE
O tempo é de chuva. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável com possibilidade de mais chuva. A mínima nas últimas horas foi de 21 graus e a máxima pode chegar a 27 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 95 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
Sob a pressão da fome que ameaça a população do território palestino, após quase cinco meses de conflito entre Israel e o Hamas, a negociação para uma trégua nos combates na Faixa de Gaza será retomada neste domingo. Uma delegação do Hamas viajou até o Cairo, capital do Egito, para entregar uma resposta oficial à proposta formulada pelos países mediadores e pelos negociadores israelenses no fim de janeiro. Israel não confirmou sua aprovação desse plano. Neste sábado, os Estados Unidos começaram a lançar suprimentos alimentícios por meio de aviões para a população da Faixa de Gaza, que corre risco de fome, segundo a ONU.
Os pré-candidatos à presidência dos Estados Unidos enfrentarão na próxima terça um dos principais desafios do calendário eleitoral do país: a Superterça, como é chamada a data na qual vários estados votam simultaneamente em postulantes à presidência dos Estados Unidos. Historicamente, o dia costuma ser decisivo tanto para o Partido Republicano quando para o Democrata, mas, principalmente, para a sigla que está na oposição -- desta vez, os republicanos. Neste ano, no entanto, as candidaturas dos dois lados já estão praticamente definidas com os nomes de JOE BIDEN e DONALD TRUMP. Por isso, a Superterça deste ano em 15 estados do país será a menos importante das duas últimas décadas.
O governo do Haiti decretou estado de emergência e toque de recolher noturno em Porto Príncipe no domingo, após um ataque contra uma penitenciária que deixou pelo menos 10 mortos e permitiu a fuga de milhares de detentos. O governo decretou estado de emergência no departamento Ouest, que inclui Porto Príncipe, a capital do país, e um toque de recolher entre seis da tarde e cinco da manhã entre domingo e quarta-feira. O estado de emergência e o toque de recolher poderão ser prolongados. O primeiro-ministro ARIEL HENRY estava no Quênia para assinar um acordo para o envio de policiais do país africano como parte de uma missão apoiada pela ONU para ajudar a restabelecer a ordem no país caribenho, muito afetado pelas ações das gangues.
Os governadores dos sete estados das regiões Sul e Sudeste divulgaram uma carta conjunta em que cobram do governo federal maior “celeridade” no combate à dengue e atualização na distribuição de recursos federais. O documento foi divulgado neste sábado, após o décimo encontro do Consórcio Integrado do Sul e Sudeste, o Cosud. Na carta, os governadores ressaltam que os sete estados contabilizam mais de 114 milhões de habitantes e que as regiões mais acometidas pela epidemia no momento são as que eles governam. O governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO, assinou o documento. No encontro, os estados também firmaram um Pacto Regional de Segurança Pública para enfrentar o crime organizado.
O Plano Plurianual, com metas até 2027 e que será divulgado na tarde desta segunda-feira, vai propor a redução em 10 por cento da disparidade de renda média do trabalho entre mulheres e homens no período. O documento também aponta que a gestão de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA vai perseguir uma diminuição em 16 por cento do número de mortes violentas de mulheres em suas casas. O documento apresentará o compromisso de ampliar a rede de atendimento destinada às mulheres em situação de violência para mais de 100 novas unidades nas capitais e interiores do país. A ideia é oferecer atendimento humanizado e acesso aos serviços especializados de saúde, segurança pública, justiça e rede socioassistencial.
O governo federal vai enviar ao Congresso Nacional nesta segunda-feira um projeto de lei complementar para regulamentar os serviços prestados por motoristas por aplicativos. O texto foi construído pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, entre outras coisas, sugere um valor mínimo por hora rodada e cria uma contribuição previdenciária obrigatória, que vai ser deduzida na fonte e recolhida pelas empresas. Desde o ano passado, o governo vem debatendo com os setores a proposta de fornecer garantias e direitos que considera essenciais para os profissionais exercerem suas atividades. Inicialmente, o governo tinha a intenção de enquadrar os motoristas por aplicativo na CLT. No entanto, houve resistência das empresas e o projeto deve tratar a categoria como autônoma.
Começa hoje o período de inscrições para o Programa Nascer, edição 2024. As apresentações encerram no dia 23 de março de 2024 e vão totalizar 17 eventos nos municípios polos: São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Joaçaba, Videira, Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque, Florianópolis, São José, Araranguá, Rio do Sul, Itajaí, Joinville, além da Turma Extra Virtual e Turma Virtual. Atualmente, 187 projetos participam do Nascer, envolvendo 354 pessoas. Neste ano, as ideias inovadoras poderão receber um total de até 470 mil reais em subvenção econômica para alavancar os projetos. Os recursos serão repassados pelo Governo do Estado, por meio da Fapesc.
Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, na última semana, a criação do comitê Integra, proposta que reúne 27 entidades governamentais, públicas e privadas, em um fórum de discussão permanente sobre a segurança das instituições de ensino. Agora, o projeto passará pela redação final e depois será encaminhado para sanção do governador JORGINHO MELLO. A implementação do comitê faz parte de um pacote de 10 projetos de lei que resultaram dos debates promovidos pela Alesc ao longo do ano passado, inclusive com missões internacionais à Colômbia e aos Estados Unidos, para buscar soluções que ajudem Santa Catarina a enfrentar o problema. O presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADA já havia indicado que este será o grande debate da Assembleia no primeiro semestre.
Dos sete milhões e 600 mil moradores de Santa Catarina, seis milhões e 800 mil, o que equivale a 89 vírgula dois por cento moram em casas com coleta adequada do esgoto sanitário. Segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE, é o quarto maior percentual do Brasil e acima da média nacional que ficou em 75 virgula sete. O Plano Nacional de Saneamento Básico considera adequadas as seguintes formas de esgotamento sanitário: a rede geral de esgoto ou pluvial e a fossa séptica ou fossa filtro, ligada ou não à rede geral ou pluvial. Em Santa Catarina, mais da metade da população tem fossa séptica.
A expectativa para o ano de 2024 no mercado de leite aponta para um cenário oposto ao observado em 2023. A afirmação é do diretor Agropecuário da Cooper A1, PAULO COSTACURTA. Ele enfatiza que o leite têm registrado a terceira alta consecutiva, chegando ao valor de dois reais e 13 centavos por litro pago ao produtor. COSTACURTA frisa que o aumento do preço se explica em virtude de uma baixa de cerca de 20% na produção, o que tem acirrado a disputa entre laticínios e cooperativas por fornecedores. O diretor agropecuário salienta que fatores climáticos como a seca e o calor têm influenciado negativamente na produção desde setembro do ano passado. Por outro lado, as margens espremidas dos pecuaristas causaram redução de investimentos, reforçando o cenário de oferta limitada. A importação de leite de outros países para o Brasil também têm causado uma desvalorização dos preços nacionais.
PAULO COSTACURTA possui expectativa de que os volumes de importação no primeiro semestre de 2024 sejam menores do que no mesmo período de 2023, apesar de permanecerem em níveis elevados. O diretor agropecuário da Cooper A1 frisa que embora muitos desafios ainda estejam presentes, como limites no aumento de preços e o cenário das importações, é importante que os produtores mantenham o otimismo para 2024, considerando a perspectiva de recuperação do consumo de lácteos. Reforça à necessidade dos produtores em se alinhar aos custos do mercado e garantir uma alimentação de qualidade ao gado leiteiro, para que seja possível se manter na atividade, com uma boa produção durante o ano.
A suplente de vereador, LISETE FOLLMANN TERNUS assumiu durante o mês de fevereiro, a cadeira do vereador GERVÁSIO JUNGBLUT, que esteve licenciado durante o período de 30 dias, na Câmara de São João do Oeste. Em entrevista à Rádio Oeste, LISETE enalteceu que foi um mês de muito trabalho, com resultados positivos alcançados, através de recursos conquistados para o município. A suplente destacou o recebimento de três emendas parlamentares do Deputado Estadual, MARCOS VIEIRA, no valor de 250 mil reais, destinados para o asfaltamento da rua Padre André, no centro da comunidade de Beato Roque, 100 mil reais para a construção da nova sede da APAE e outros 150 mil reais que serão investidos na digitalização do aparelho de Raio X, que já está em funcionamento no Hospital Santa Casa Rural.
LISETE TERNUS salienta que o município também foi contemplado com uma emenda no valor de 200 mil reais, através da Deputada Federal do PSDB, GEOVANIA DE SÁ, que foi investida em obras de asfaltamento da rua Pio 12 em Beato Roque e aquisição de um veículo zero quilômetro para uso exclusivo da APAE. Enquanto esteve ocupando a vaga de suplente do vereador GERVÁSIO JUNGBLUT, LISETE também conseguiu através do Deputado Federal, PEDRO UCZAI, do PT, a aquisição de um veículo para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e uma emenda de 100 mil reais, onde 20 mil foram destinados para a saúde básica e 80 mil reais para a aquisição de móveis para a nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
LISETE TERNUS destacou ainda o recebimento de 100 mil reais, que devem ser investidos no Hospital Santa Casa Rural e outros 100 mil reais para os grupos de corais. Desse montante, 76 mil reais foram investidos no coral de Medianeira e 24 mil reais para os corais Santa Cecília, Luar de Prata de Beato Roque e Associação Coral de Cristo Rei. Em parceria com o presidente do partido e vereador, GERVÁSIO JUNGBLUT, licitaram uma emenda no valor de 100 mil reais, através do Deputado MARCOS VIEIRA, que deve ser entregue até o final do ano. O valor será investido em infraestrutura. Na última semana em que ocupou o cargo de suplente, LISETE fez o encaminhamento de três ofícios em busca de verbas para as comunidades e entidades do município. Ela enalteceu satisfação pelo trabalho feito e por representar de forma transparente e desafiadora, a vaga ocupada pelo vereador GERVÁSIO JUNGBLUT.
Foi lançado no dia 14 de fevereiro, durante a abertura da 25ª Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, o programa Terra Boa 2024, da Secretaria de Agricultura do Estado. Nesta edição, os convênios para os municípios, somados ao saldo do ano passado, deve atingir mais de 111 milhões de reais. De acordo com o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí, FLAVIO ZANG, o programa Terra Boa disponibiliza insumos agropecuários aos agricultores, objetivando o aumento da produtividade das lavouras e criações, a diversificação de culturas e a melhoria da renda das famílias rurais. Para operacionalização do Programa são necessários Termos de Homologação de Cooperação entre o Governo do Estado, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e Federação das Cooperativas Agropecuária do Estado de Santa Catarina (Fecoagro).
Conforme FLÁVIO ZANG, o programa Terra Boa integra às linhas de calcário, sementes de milho, incentivo ao cultivo de forrageiras e apicultura, solo saudável e incentivo ao plantio de cereais de inverno para produção de ração para a safra 2024-2025. Em Mondaí, o Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar enfatiza que está disponível a distribuição de mais de 400 toneladas de calcário aos agricultores que necessitam do produto para fazer a correção do solo prejudicado por enxurradas. Para acessar o Programa, os agricultores devem entrar em contato com a Epagri e realizar o seu cadastro. A liberação é feita através do Governo do Estado, por meio da parceria com a Fecoagro, agroindústrias, cooperativas e casas agropecuárias credenciadas.
O município de Mondaí recebeu um recurso no valor de 540 mil reais através do programa Reconstrói SC, que deve ser destinado para a recuperação de estruturas, máquinas ou equipamentos que garantam a continuidade dos processos produtivos e as condições de moradia para as famílias rurais afetadas por eventos climáticos extremos. FLÁVIO ZANG lembra que o governo do Estado está auxiliando os agricultores no custeio agropecuário no valor de até 50 mil reais, através do pagamento de três por cento dos juros sobre o valor do empréstimo. Com relação aos incentivos fornecidos pelos programas Federais, o coordenador do Sintraf salienta que até o momento, a FETRAF anunciou somente para os municípios, o projeto de prorrogação de dívidas da linha de custeio e agropecuária, com prazo de pagamento para um ano nas agências bancárias.
O quartel do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste completou no último sábado, 17 anos de fundação. De acordo com o Comandante Interino BERTILO BOURSCHEID, trata-se de uma longa história de serviços prestados para à comunidade, com cerca de 12 mil atendimentos realizados em diversas áreas. Frisa que inicialmente, o quartel de Iporã do Oeste foi uma adaptação de uma garagem existente no município, com um tamanho reduzido. No decorrer dos anos, foi realizada uma ampliação do espaço, com uma área de assepsia específica, dentro das exigências da Vigilância Sanitária, com um espaço adequado para garagem, e limpeza e manutenção das viaturas, além do cercamento e asfaltamento do pátio. BOURSCHEID salienta que atualmente a Corporação de Bombeiros de Iporã do Oeste conta com viaturas e equipamentos modernos, de acordo com as tecnologias existentes, para atender as demandas e ocorrências no município de Iporã do Oeste, Tunápolis e Santa Helena.
O comandante Interino da corporação destaca que o quadro de profissionais é composto por dez militares efetivos, que atuam em Iporã do Oeste, e realizam demais funções em todo o Estado. A corporação conta ainda com servidores cedidos pelo município de Iporã do Oeste e Tunápolis, que auxiliam na formação da guarnição. Além de ocorrências, o Corpo de Bombeiros é destaque na realização de projetos sociais. A afirmação é do Comandante interino da corporação BERTILO BOURSCHEID. Ele frisa que o Corpo de Bombeiros de SC, está desenvolvendo os projetos Bombeiro Comunitário, que envolve e capacita pessoas da comunidade, para auxiliar e realizar atendimentos emergenciais, Projeto Golfinho, criado em 1998, e que atende crianças de sete à onze anos.
A ação é desenvolvida durante o ano inteiro em cidades do interior do estado, com o intuito de garantir à prevenção em praias, durante a Operação Veraneio, entre os meses de dezembro e março. Por meio de brincadeiras e jogos coletivos, as crianças aprendem sobre os cuidados com o mar, piscinas, lagos e rios, a fim de descobrir locais adequados para tomar banho. BERTILO BOURSCHEID enaltece que para esse ano, há uma expectativa da retomada do projeto Bombeiro Mirim, que teve uma pausa em virtude da pandemia de Covid-19. O comandante interino da Corporação dos Bombeiros de Iporã do Oeste salienta que o projeto é destinado para estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Santa Catarina. O objetivo é capacitar as crianças e adolescentes para agirem de maneira preventiva em situações de risco de acidentes, através do desenvolvimento de práticas suplementares ao processo educativo, contribuindo para uma sociedade mais segura e promovendo o exercício pleno da cidadania.
O projeto de construção da nova casa paroquial de Iporã do Oeste teve início na semana passada com a demolição da antiga casa que servia de residência ao pároco da paróquia Nossa Senhora das Mercês. De acordo com o integrante da comissão de construção, ÊNIO EICH, durante as obras, o padre vai residir em um imóvel alugado. Ele explica que o Projeto começou a ser elaborado ainda em 2018 e de lá pra cá, foram feitas algumas adaptações com diminuição da metragem total da obra para diminuir os custos. EICH explica que até o momento foram arrecadados cerca de metade dos recursos necessários para a construção e por isso, doações voluntárias seguem sendo recebidas. Outra fonte de recursos será a programação de aniversário da paróquia no mês de abril.
O integrante da comissão de construção da nova casa paroquial de Iporã do Oeste, ÊNIO EICH, destaca que a previsão de conclusão da obra é de até 18 meses, porém, tudo vai depender das condições climáticas favoráveis para a realização dos trabalhos. Ele faz um agradecimento especial a todos as pessoas que já contribuíram de alguma forma, fazendo com que o projeto da nova casa paroquial pudesse começar a ser executado.
Uma iniciativa do colegiado de secretários de Agricultura e Meio Ambiente da Ameosc decidiu pela criação de um projeto de compostagem de animais mortos para fabricação de adubo orgânico. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, a destinação inadequada dos animais mortos é um problema sério enfrentado em toda a região e precisa de uma solução definitiva para evitar poluições ambientais e riscos de transmissão de doenças de uma propriedade para outra. Ele observa que quando os animais mortos são depositados a céu aberto, acabam sendo consumidos por urubus, que muitas vezes, carregam pedaços da carcaça de um local para outro, aumentando o risco de transmissão de doenças como tuberculose e brucelose entre rebanhos vizinhos.
ROGÉRIO RECH salienta que o assunto foi debatido pelo colegiado, que usou como base para a busca de soluções, um projeto existente no Paraná existente há vários anos e que consiste na recolha de carcaças para compostagem e transformação em adubo orgânico. O secretário destaca que representantes da região foram conhecer de perto o projeto, que funciona de forma legal e amparado por todas as licenças ambientais necessárias. A nível regional, a ideia é incentivar a iniciativa privada a investir na infraestrutura necessária, já que o Poder Público possui limitações nesse quesito para oferecer o serviço à população. Aos municípios, por meio do Conder Ambiental, caberá organizar a logística de recolha dos animais mortos para levá-los até o local da compostagem, o que deverá ocorrer por meio da licitação de uma empresa para realizar esse trabalho.
ROGÉRIO RECH garante que desse modo será resolvido um sério problema ambiental, sem criar nenhum outro problema, visto que os caminhões para o transporte são fechados e não entram nas propriedades, mas sim, em um local seguro para a coleta indicado pelos próprios agricultores. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São João do Oeste, ROGÉRIO RECH, a expectativa é que o projeto avance já no mês de março com a publicação do edital de licitação para contratação da empresa que prestará o serviço. O secretário salienta que é de fundamental importância que a região tenha o serviço de logística em funcionamento e garante que a central de compostagem é segura e não gera impactos ambientais.
A Polícia Militar Ambiental realizou na última sexta feira, uma operação aquática no rio Uruguai, no trecho localizado entre os municípios de Mondaí e Caibi. Durante a ação, foram recolhidos 1.945 m² de redes de malhas diversas que estavam armadas no leito do rio sem identificação, e em área de corredeiras ou com malhas inferiores às permitidas, e muito próximas umas das outras. Além das redes, também foram recolhidas oito esperas fixas, além de 16 peixes que foram capturados capturados e devolvidos ao seu habitat natural.
Homem é vítima de estelionatários em Dionísio Cerqueira. O fato foi registrado pelo 36º Batalhão de Polícia Militar de Dionísio no último sábado. De acordo com a guarnição, um homem foi até o batalhão, relatando que teria encontrado um anúncio na internet de uma motocicleta sendo vendida por 5 mil reais, e de imediato iniciou o contato com o vendedor, visto que o valor de mercado da motocicleta era de sete mil reais. Durante as negociações, o suposto vendedor informou que não poderia comparecer no local para mostrar a motocicleta, por ela estar de posse de um terceiro que lhe devia dinheiro. Após ver a motocicleta, a vítima realizou o depósito de 5 mil reais reais para o suposto vendedor, e ao tentar retirar o veículo com o verdadeiro proprietário, foi informado que só poderia levar a motocicleta após o pagamento, momento em que percebeu ter sido vítima de um golpe. O caso será investigado pela Polícia Militar de Dionísio Cerqueira.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu três pessoas suspeitas de venda de entorpecentes no Vila Nova 2. Dois homens e uma mulher foram detidos no final da noite de sexta-feira, depois que uma guarnição da PM abordou um usuário logo depois de comprar entorpecentes no local. A Polícia Militar fez as três prisões por tráfico de drogas e associação para o tráfico e levou os suspeitos para a delegacia de polícia. Por volta das 23h45, uma guarnição da PM realizou a abordagem de um veículo que havia acabado de sair da frente de uma residência, conhecida como um local de venda de entorpecentes. O condutor estava com 6 pedras de crack. O homem relatou que comprou a droga de um casal da Vila Nova. Diante do fato, a guarnição deslocou até a residência e realizou a abordagem do morador. Ele estava de posse de três gramas de cocaína.
Também, na residência ao lado, foi realizada a abordagem da mulher citada pelo condutor do veículo. Em outra residência, na mesma rua, foi identificado outro homem que teria vendido a droga. Ele foi flagrado com dois vírgula três gramas de droga, uma furadeira de marca STANLEY, um aparelho de telefone de marca Samsung e 906 reais em dinheiro. A Polícia Militar apreendeu a droga e os objetos que foram encontrados no Vila Nova 2. Os três suspeitos foram presos em flagrante e levados para a Delegacia de Polícia. O caso será investigado pela Polícia Civil do município.
Uma colisão lateral entre carro e caminhão foi registrada pela Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste na tarde deste domingo. O acidente aconteceu por volta das 14h45, na SC-283, em Palmitos. A colisão envolveu um carro Fox, com placas de Palmitos, dirigido por uma mulher, de 53 anos, que fazia a ultrapassagem de um caminhão Volkswagen, emplacado em Caibi e dirigido por um homem, de 45 anos, em local permitido. A condutora do carro foi surpreendida por uma caminhonete que adentrou de uma estrada vicinal sem reduzir a velocidade e sem dar preferência aos veículos que já estavam na pista. Ela freou e colidiu o Fox na lateral do caminhão, enquanto que a caminhonete se evadiu do local. Houve apenas danos materiais e agora o acidente será investigado na tentativa de identificar o condutor da caminhonete, que fugiu do local.
Um homem foi preso pela Polícia Militar depois de agredir sua própria mãe, em Riqueza. O fato aconteceu no sábado, por volta das 14h. A guarnição foi acionada para averiguar uma denúncia de violência doméstica, sendo que ao chegar no local informado, os policiais conversaram com a vítima, a qual relatou que seu filho, de 33 anos, chegou em casa agressivo pedindo dinheiro para comprar bebida. Como ela não deu, ele acabou a segurando pelo pescoço, a sufocando e ainda a ameaçou de morte. A mulher ainda relatou aos policiais que seu outro filho conseguiu afastar o autor e a defendeu. Logo depois, o filho agressor fugiu para o mato nas proximidades da residência. A Polícia Militar informou que enquanto era registrado o Boletim de Ocorrência, o homem foi avistado caminhando nas proximidades da residência, sendo imediatamente abordado e preso. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil.
A Polícia Militar de SMOeste prendeu por volta das 05h30 desta segunda-feira, um homem por furto no Bairro São Luiz. De acordo com a PM, o suspeito chegou na residência localizada no Bairro Sagrado Coração de Jesus e pediu um copo de água. Enquanto a vítima foi buscar água ao homem, o mesmo subtraiu um aparelho celular e fugiu do local. Quando a vítima retornou com a água, o suspeito já não estava mais e nem o aparelho celular. Com as características repassadas, a guarnição se deslocou até a residência do suspeito no Bairro São Luiz, onde o encontrou discutindo com a família e em posse do telefone furtado. Diante dos fatos o homem foi preso em flagrante, sendo conduzido a delegacia de polícia da comarca de São Miguel do Oeste.