-STF MANTÉM FUNDO ELEITORAL EM QUATRO BILHÕES E 900 MILHÕES PARA ESTE ANO
-USO DE MÁSCARAS DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ
-ASAPREV DEFINE DATA PARA ELEIÇAÕ DA NOVA DIRETORIA DA ENTIDADE
-GUARACIABA VAI RECEBER CARAVANA DA MULHER DA ALESC NA SEMANA QUE VEM
-REGIÃO EXTREMO-OESTE TEM DUAS CIDADES EM EPIDEMIA DE DENGUE
-POLÍCIA MILITAR FLAGRA TRANSPORTE IRREGULAR DE ESTUDANTES NO MUNICÍPIO
-MICRO ONIBUS SAI DA PISTA E PEGA FOGO EM ESTRADA DO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva à tarde. A temperatura pode chegar a 34 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
As delegações da Rússia e Ucrânia terminaram o encontro desta quinta-feira e concordaram com uma terceira rodada de negociações entre as duas nações em conflito, na próxima semana. Um porta-voz da delegação ucraniana disse que "houve entendimento" entre as duas nações para a criação de corredores humanitários, entrada de provisões e a retirada de civis do país atacado pelos russos. Imagens divulgadas pelas autoridades mostram os negociadores apertando as mãos na mesa de reunião. Essa é a primeira vez que isso foi registrado.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quinta-feira que a invasão da Ucrânia avança "como planejado", no oitavo dia de operações, marcado por um bombardeio que deixou 33 mortos e um acordo para a abertura de um "corredor humanitário" para evacuar civis. Após a queda de Kherson, a primeira grande cidade tomada pelos russos, PUTIN não demonstrou vontade de atender ao clamor global pelo fim da guerra, nem se mostrou afetado pelo arsenal de sanções ocidentais. O presidente ucraniano, VOLODIMIR ZELENSKY, pediu maior apoio das potências ocidentais, alertando que, se seu país for derrotado, a Rússia não hesitará em atacar os países bálticos e o resto da Europa.
Um bombardeio russo atingiu nesta sexta-feira a região da maior central nuclear da Europa, localizada no centro da Ucrânia. A Agência Internacional de Energia Atômica disse que não há sinal de vazamento radioativo no local. Segundo a agência, os equipamentos essenciais da usina não foram afetados pelo fogo e não há variação nos níveis de radiação. De acordo com o diretor da agência, o ataque atingiu um prédio de treinamento e os reatores nucleares não foram afetados. O presidente russo, VOLODYMYR ZELENSKY apelou diretamente aos russos, pedindo que organizem protestos contra o controle da usina nuclear.
A portaria que o governo publicou autorizando a concessão de vistos humanitários para ucranianos em fuga da guerra motivada pela invasão do país pela Rússia prevê permanência no Brasil por 180 dias. Depois desse período, os imigrantes ucranianos terão direito a residência temporária de dois anos e poderão reivindicar residência permanente. O anúncio da autorização para a concessão dos vistos aos ucranianos foi feito na última segunda-feira pelo presidente JAIR BOLSONARO. A portaria, publicada nesta quinta-feira no "Diário Oficial da União", é assinada conjuntamente pelos ministros ANDERSON TORRES da Justiça e CARLOS FRANÇA das Relações Exteriores. Segundo o texto, a concessão dos vistos humanitários ficará em vigor até 31 de agosto deste ano.
A janela partidária, prazo em que deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições deste ano sem risco de perder o mandato, começou nesta quinta-feira e vai até primeiro de abril. As eleições estão marcadas para 2 de outubro, com segundo turno no dia 30. Em 2018, ao menos 85 deputados trocaram de sigla para disputar as eleições daquele ano. O prazo de 30 dias integra o calendário eleitoral deste ano e está previsto na Lei das Eleições, de 1997. A regra específica, relativa à fidelidade partidária, foi redefinida por meio da reforma eleitoral de 2015, mas já existia uma decisão neste sentido do TSE.
O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por nove votos a dois, manter em quatro bilhões e 900 milhões de reais o chamado fundo eleitoral, verba que será utilizada pelos partidos políticos para financiar campanhas nas eleições deste ano. A ação analisada pelo Supremo foi proposta pelo partido Novo e questiona o aumento do fundo, de dois bilhões e cem milhões de reais para quatro bilhões e 900 milhões, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. O Novo pediu que o STF determinasse que o fundo voltasse a ter o orçamento inicial proposto pelo governo. O julgamento teve início no último dia 23 e foi suspenso na semana passada. Na retomada da análise, a maioria dos ministros divergiu do relator, ANDRÉ MENDONÇA, que votou por suspender o aumento.
O uso de máscaras de proteção passou a ser facultativo em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com um decreto assinado pelo prefeito da cidade, JOÃO RODRIGUES, nesta quinta-feira, a nova norma vale tanto para locais abertos quanto em locais fechados. De acordo com o documento, fica "sob responsabilidade de vcada cidadão ou do responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada". Segundo a prefeitura, a medida não vale para pessoas que estiverem doentes ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus. A prefeitura defende que a medida já está sendo tomada em outros países e que a diminuição do número de casos ativos, além dos altos índices de vacinação permiritam que a decisão fosse tomada.
O governo de Santa Catarina liberou o uso de máscara de proteção à Covid-19 para crianças de 6 a 12 anos em ambiente escolar ou outros locais. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, ficará a critério dos pais ou responsáveis a utilização do equipamento de segurança. A medida já está valendo. De acordo com o governo, a nova determinação não exclui a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde quanto à utilização de máscara de proteção individual pelos públicos em ambientes fechados e também em locais abertos onde há aglomeração. A obrigação da máscara para pessoas acima de 12 anos fica dispensada no caso de "pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, deficiência sensorial, ou qualquer outra deficiência que impeçam o uso adequado da máscara".
O Governo do Estado lança, na próxima segunda-feira, o programa Compras SC, que visa aumentar a participação das micro e pequenas empresas em licitações abertas pelo Estado para aquisição de produtos e serviços. A ação é desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Administração, em parceria com o Sebrae e a Associação das Micro e Pequenas Empresas. O Compras SC vai criar estratégias viáveis para que os pequenos produtores possam ter mais condições de concorrer com os grandes fornecedores, estimulando a economia local e criando novos nichos de mercado. O objetivo do programa é ampliar o percentual atual 31 por cento dos valores contratados pelo estado em 2021 com micro pequenas empresas.
O Peperi Debates deste sábado vai fazer uma reflexão sobre a contribuição da educação para a quebra de paradigmas ou consolidação de visões a respeito do papel da mulher na sociedade. O programa vai olhar para o tema a partir da correlação entre como a educação formal trata a relação de gênero e o que as pessoas ensinam e aprendem em outros espaços sociais, como a família, por exemplo. O Peperi Debates de amanhã vai receber a coordenadora do curso de Pedagogia da Unoesc, JANES KOHNLEIN, a assistência social e psicóloga SIRLEI CETOLIN e a psicopedagoga ROSANE PELISSARI. O debate, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre o avanço da dengue no extremo-oeste. O programa vai receber as biólogas da Gerência Regional de Saúde, ELAINE KROMBAUER e MARCIELI BOGO. Elas vão explicar porque a região está registrando tantos casos da doença, a gravidade desse quadro e as ações para enfrentar esse problema. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas com a análise das notícias da semana. A entrevista com as biólogas da gerência de saúde está programada para as 11 e meia. Daqui a pouco o Globo em Foco vai atualizar as informações sobre o quadro da dengue na região.
O município de Barra Bonita, assim como praticamente todos os demais da grande região Oeste de Santa Catarina vem sofrendo drasticamente com a estiagem. A afirmação é do prefeito, AGNALDO DERESZ. De acordo com ele, apesar das chuvas dos últimos dias, os prejuízos são enormes em vários setores agropecuários. Ele lembrou que na última semana o município teve reconhecido por parte do governo federal o decreto de situação de emergência em razão da estiagem. Conforme ele, esse procedimento é extremamente importante para que ações sejam tomadas com o objetivo de amenizar os impactos causados pela falta de chuva em Barra Bonita.
Durante a estádia em Brasília, o prefeito AGNALDO DERESZ também solicitou recursos diversos para a Defesa Civil. Um deles trata sobre uma possível ajuda no transporte de água. Na oportunidade também foram feitos pedidos para o Ministério da Agricultura e visitas a gabinetes de deputados federais e senadores. Segundo ele, o objetivo é pressionar o governo para que recursos sejam liberados para o município. AGNALDO DERESZ destacou que o governo estadual está fazendo sua parte, diferente do governo federal, que está deixando a desejar no auxílio aos municípios afetados pela estiagem.
O município de Barra Bonita está transportando diariamente mais de 100 mil litros de água para o interior. A declaração é do prefeito AGNALDO DERESZ. Ele comentou que são cerca de 120 mil litros de água por dia entregues para as propriedades rurais. Ele disse que o transporte é feito com o auxílio de três caminhões com capacidades para transportar cerca de 30 mil litros por carga. Das 15 comunidades pertencentes à Barra Bonita, ao menos quatro foram as mais afetadas com a estiagem e por isso o transporte de água se concentra com maior intensidade nessas localidades, sendo as Linhas, 25 de Maio, 3 Irmãos, 13 de Maio e Alto São José.
A Associação de aposentados e pensionistas do extremo-oeste vai realizar, no sábado da semana que vem, a assembleia geral da entidade. O encontro está marcado para as 10 horas da manhã na sede do Grupo Foclórico Tio Amadeus, na Linha Santa Catarina. De acordo com o presidente da Asaprev, SERGIO VOLPI, a pauta da assembleia prevê a prestação de contas do ano de 2021 e a apresentação da propostas orçamentária para 2022. No encontro também ocorre a eleição e posse da nova diretoria. VOLPI é candidato único à reeleição para mais um mandato.
Dois municípios do extremo-oeste vão receber, na semana que vem, a Caravana da Inclusão da Mulher na Política, ação criada pela Escola do Legislativo de Santa Catarina. O objetivo da iniciativa, que vai passar por todas as regiões do estado, é conscientizar as catarinenses sobre a necessidade da participação da mulher na política. O primeiro dos eventos será na próxima segunda-feira em Chapecó. A Caravana vai estar em São Lourenço do Oeste, no dia oito, terça-feira que vem, na Câmara de Vereadores. Na quarta-feira, dia nove, o evento vai acontecer na câmara de vereadores de Guaraciaba. O encontro, com palestras e debates sobre o tema, começa as seis horas da tarde.
O Colegiado de Movimento Econômico da Ameosc se reuniu na manhã desta quinta-feira no auditório da entidade. O encontro serviu para discutir as atividades desenvolvidas no ano de 2021 e as ações voltadas para apuração do movimento econômico do ano passado. Os dados serão levantados neste ano em conjunto com a Secretaria de Estado da Fazenda. De acordo com o diretor do Movimento Econômico da Associação, JACSON SONAGLIO, a apuração do movimento econômico de Santa Catarina é de extrema importância para os municípios. Em 2021, o retorno de ICMS passou de 150 milhões de reais na região da Ameosc. No encontro, MARCKIELA PELEGRINI, de Guaraciaba, foi eleita como nova coordenadora do colegiado.
A Câmara Mirim de São Miguel do Oeste realizou a primeira sessão de 2022 nesta quinta-feira. O encontro, realizado no plenário do Poder Legislativo, foi marcado pela eleição da Mesa Diretora para este ano. O estudante do Senai, LUIZ LERNEN, foi eleito presidente da câmara mirim para este ano. Na sessão também foram empossados os suplentes DIEGO DALZUT, MARIO MELLO e VITÓRIA LUIZA DE SOUZA. A câmara mirim realiza sessões mensais entre março e novembro. Alguns temas abordados pelos estudantes são usados pelos vereadores em indicações e projetos no legislativo.
O número de casos ativos de Covid em São Miguel do Oeste teve queda de 40 por cento nos últimos sete dias. Na sexta-feira da semana passada, a cidade estava com 250 casos ativos. No boletim divulgado no final da tarde de ontem, o número de pessoas com a doença em isolamento domiciliar ou hospitalar caiu para 147. Ontem, 12 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 e 17 entraram para a lista de recuperados. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação é de 80 por cento na UTI Covid com sete pacientes confirmados e um suspeito. A enfermaria não tem nenhuma pessoa internada.
A semana está terminando com a aplicação da vacina contra a covid em mais três públicos da campanha contra a Covid. Hoje, a secretaria está oferecendo a primeira dose para adolescentes e adultos retardatários, a terceira dose para vacinados até quatro de novembro e a segunda dose da JANSSEN para retardatários. A vacinação vai até as quatro horas da tarde no posto de saúde do centro, ao lado da praça Belarmino Anoni. As pessoas com a segunda dose da vacina Coronavac em atraso, também podem agendar atendimento pelo telefonewhats 9 9168-1133. Na segunda-feira, o trabalho será retomado com a aplicação da terceira dose para vacinados até sete de novembro e a segunda dose JANSSEN para retardatários.
O Governo de Santa Catarina publicou na quarta-feira, um decreto que torna opcional o uso de máscaras por crianças de 6 a 12 anos nas escolas públicas e privadas do estado. O município de São Miguel do Oeste acatou a decisão e a partir de hoje, não será mais obrigatório o uso das máscaras por crianças nas escolas do município. De acordo com a Administração Municipal, desde o dia 25 de setembro de 2020, o Município de São Miguel do Oeste recepciona, de forma automática, todos os decretos e portarias estaduais relativos às normas de enfrentamento à covid. Isso vale também para esta normativa sobre a utilização facultativa de máscaras por crianças nas escolas. A nova regra vale todas as escolas sejam públicas ou privadas em São Miguel do Oeste.
Dois municípios da região estão vivendo uma epidemia de dengue. Romelândia e Belmonte tem mais de 300 casos da doença por grupo de cem mil habitantes e esse índice coloca as duas cidades em situação epidêmica de dengue. Belmonte tem 109 casos confirmados. Em Romelândia, são 35 moradores com a doença. Nos últimos dias, cinco cidades da região tiveram registros da doença: além dos dois já citados, São José do Cedro, Iporã do Oeste e Guaraciaba tiveram casos positivos confirmados.
O vírus da dengue foi introduzido na região a partir dos primeiros casos importados da doença em pessoas que viajaram para o centro-oeste do país. A informação é da bióloga da Gerência Regional de Saúde, MARCIÉLI BOGO. Como muitas cidades da região estão infestadas pelo mosquito aedes aegypti, o vírus se espalhou rapidamente. MARCIELI disse que a situação é muito grave.
O avanço da dengue em cidades da região está preocupando a vigilância epidemiológica de São Miguel do Oeste. O enfermeiro do setor, MARCOS BORTALANZA, esteve no Boa Tarde Peperi de ontem e afirmou que a situação é grave. Ele disse que o município está infestado pelo mosquito e a confirmação de casos da doença na região é um sinal de que o vírus está circulando. BORTOLANZA informou que a cidade tem quatro casos, mas houve um aumento muito significativo de pessoas com os sintomas e dengue nos últimos dias. Nesta semana, oito moradores procuraram a rede de saúde e fizeram o exame. Os resultados ainda não chegaram. Ele comentou que isso pode ser o início de uma onda de muitos casos no município.
São Miguel do Oeste vem intensificando as ações de combate ao mosquito aedes aegypti. A informação é do enfermeiro da vigilância epidemiológica, MARCOS BORTOLANZA. Ele disse que as equipes de combate à dengue seguem o trabalho de contato direto com os moradores orientando e monitorando a limpeza dos quintais. Além disso, algumas ruas nos bairros receberam a aplicação do fumacê nos últimos dias. BORTOLANZA disse que as pessoas, além de eliminar os locais com água parada, devem ficar atentas também aos sintomas da doença para buscar atendimento médico imediatamente.
A Polícia Militar flagrou um veículo realizando transporte escolar sem permissão e com excesso de passageiros nesta semana em São Miguel do Oeste. O Fiat Ducatto foi abordado na rua Columbia, bairro Jardim Peperi, na quarta-feira. Segundo a Polícia Militar, o veículo não possuía autorização para o transporte escolar. Além disso, o número de passageiros era maior do que a capacidade do veículo. Algumas crianças não estavam utilizando cinto de segurança. Nos bancos traseiros, estavam quatro crianças além do permitido. A condutora providenciou transporte adequado para as crianças e foi liberada depois receber as multas previstas em lei. O Boletim de ocorrência também será encaminhado ao órgão competente.
Uma caminhonete Chevrolet D10 com placas de Descanso, foi furtada nesta semana no bairro São Jorge em São Miguel do Oeste. O crime aconteceu por volta das por volta das duas e meia da madrugada de quarta-feira na rua dos Bandeirantes. Segundo os proprietários, o veículo estava estacionado na frente da residência. A Polícia Militar já foi acionada e um Boletim de Ocorrência foi feito a fim de comunicar o furto. A caminhonete tem cor VERMELHA e a placa é AFZ 9170. Quem tiver mais informações, deve comunicar imediatamente a PM através do 190.
O micro ônibus saiu da pista, capotou e pegou fogo na madrugada de hoje em uma estrada rural de Tunapolis. O acidente aconteceu por volta das quatro e meia na Linha São Pedro. Quando os bombeiros foram chamados, o Micro Ônibus Renault, com placas de Iporã do Oeste, já estava tomado pelas chamas. O veículo caiu em uma ribanceira de cerca de 70 metros. O condutor foi conduzido ao hospital por populares. O Hospital de Tunápolis informou que a vítima apresentava ferimento cortante na face e escoriações na perna direita.