ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 04/03/2022

-STF MANTÉM FUNDO ELEITORAL EM QUATRO BILHÕES E 900 MILHÕES PARA ESTE ANO

-USO DE MÁSCARAS DEIXA DE SER OBRIGATÓRIO NO MUNICÍPIO DE CHAPECÓ

-REDE MUNICIPAL DE ENSINO CONTINUA EXIDINDO MÁSCARA DE ALUNOS

-CASA FAMILIAR RURAL ESCLARECE FAKE NEWS SOBRE INTERDIÇÃO

-PROJETO PREVÊ ATUALIZAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA

-NENHUMA EMPRESA PARTICIPA DO EDITAL DE OBRA DE QUASE R$ 5 MILHÕES

-BAIXO FLUXO DE TURISTAS CONTRARIA EXPECTATIVA DA RECEITA FEDERAL

-MUNICÍPIO FOCA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO POR MEIO DO TURISMO

-MICRO-ÔNIBUS DE AUTOESCOLA TOMBA EM MEIO AO MILHARAL

-VEÍCULO PEGA FOGO EM SAÍDA DE PISTA SEGUIDA DE QUEDA EM RIBANCEIRA

O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e quatro centavos. O euro está valendo cinco reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.

As delegações da Rússia e Ucrânia terminaram o encontro desta quinta-feira e concordaram com uma terceira rodada de negociações entre as duas nações em conflito, na próxima semana. Um porta-voz da delegação ucraniana disse que "houve entendimento" entre as duas nações para a criação de corredores humanitários, entrada de provisões e a retirada de civis do país atacado pelos russos. Imagens divulgadas pelas autoridades mostram os negociadores apertando as mãos na mesa de reunião. Essa é a primeira vez que isso foi registrado.

O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, afirmou nesta quinta-feira que a invasão da Ucrânia avança "como planejado", no oitavo dia de operações, marcado por um bombardeio que deixou 33 mortos e um acordo para a abertura de um "corredor humanitário" para evacuar civis. Após a queda de Kherson, a primeira grande cidade tomada pelos russos, PUTIN não demonstrou vontade de atender ao clamor global pelo fim da guerra, nem se mostrou afetado pelo arsenal de sanções ocidentais. O presidente ucraniano, VOLODIMIR ZELENSKY, pediu maior apoio das potências ocidentais, alertando que, se seu país for derrotado, a Rússia não hesitará em atacar os países bálticos e o resto da Europa.

Um bombardeio russo atingiu nesta sexta-feira a região da maior central nuclear da Europa, localizada no centro da Ucrânia. A Agência Internacional de Energia Atômica disse que não há sinal de vazamento radioativo no local. Segundo a agência, os equipamentos essenciais da usina não foram afetados pelo fogo e não há variação nos níveis de radiação. De acordo com o diretor da agência, o ataque atingiu um prédio de treinamento e os reatores nucleares não foram afetados. O presidente russo, VOLODYMYR ZELENSKY apelou diretamente aos russos, pedindo que organizem protestos contra o controle da usina nuclear.

A portaria que o governo publicou autorizando a concessão de vistos humanitários para ucranianos em fuga da guerra motivada pela invasão do país pela Rússia prevê permanência no Brasil por 180 dias. Depois desse período, os imigrantes ucranianos terão direito a residência temporária de dois anos e poderão reivindicar residência permanente. O anúncio da autorização para a concessão dos vistos aos ucranianos foi feito na última segunda-feira pelo presidente JAIR BOLSONARO. A portaria, publicada nesta quinta-feira no "Diário Oficial da União", é assinada conjuntamente pelos ministros ANDERSON TORRES da Justiça e CARLOS FRANÇA das Relações Exteriores. Segundo o texto, a concessão dos vistos humanitários ficará em vigor até 31 de agosto deste ano.

A janela partidária, prazo em que deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições deste ano sem risco de perder o mandato, começou nesta quinta-feira e vai até primeiro de abril. As eleições estão marcadas para 2 de outubro, com segundo turno no dia 30. Em 2018, ao menos 85 deputados trocaram de sigla para disputar as eleições daquele ano. O prazo de 30 dias integra o calendário eleitoral deste ano e está previsto na Lei das Eleições, de 1997. A regra específica, relativa à fidelidade partidária, foi redefinida por meio da reforma eleitoral de 2015, mas já existia uma decisão neste sentido do TSE.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, por nove votos a dois, manter em quatro bilhões e 900 milhões de reais o chamado fundo eleitoral, verba que será utilizada pelos partidos políticos para financiar campanhas nas eleições deste ano. A ação analisada pelo Supremo foi proposta pelo partido Novo e questiona o aumento do fundo, de dois bilhões e cem milhões de reais para quatro bilhões e 900 milhões, aprovado pelo Congresso e sancionado pelo presidente JAIR BOLSONARO. O Novo pediu que o STF determinasse que o fundo voltasse a ter o orçamento inicial proposto pelo governo. O julgamento teve início no último dia 23 e foi suspenso na semana passada. Na retomada da análise, a maioria dos ministros divergiu do relator, ANDRÉ MENDONÇA, que votou por suspender o aumento.

O uso de máscaras de proteção passou a ser facultativo em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com um decreto assinado pelo prefeito da cidade, JOÃO RODRIGUES, nesta quinta-feira, a nova norma vale tanto para locais abertos quanto em locais fechados. De acordo com o documento, fica "sob responsabilidade de vcada cidadão ou do responsável legal dispor sobre a utilização da máscara, sua colocação e retirada". Segundo a prefeitura, a medida não vale para pessoas que estiverem doentes ou com suspeita de contaminação pelo coronavírus. A prefeitura defende que a medida já está sendo tomada em outros países e que a diminuição do número de casos ativos, além dos altos índices de vacinação permiritam que a decisão fosse tomada.

O governo de Santa Catarina liberou o uso de máscara de proteção à Covid-19 para crianças de 6 a 12 anos em ambiente escolar ou outros locais. De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, ficará a critério dos pais ou responsáveis a utilização do equipamento de segurança. A medida já está valendo. De acordo com o governo, a nova determinação não exclui a recomendação da Secretaria de Estado de Saúde quanto à utilização de máscara de proteção individual pelos públicos em ambientes fechados e também em locais abertos onde há aglomeração. A obrigação da máscara para pessoas acima de 12 anos fica dispensada no caso de "pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, deficiência sensorial, ou qualquer outra deficiência que impeçam o uso adequado da máscara".

O Governo do Estado lança, na próxima segunda-feira, o programa Compras SC, que visa aumentar a participação das micro e pequenas empresas em licitações abertas pelo Estado para aquisição de produtos e serviços. A ação é desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Administração, em parceria com o Sebrae e a Associação das Micro e Pequenas Empresas. O Compras SC vai criar estratégias viáveis para que os pequenos produtores possam ter mais condições de concorrer com os grandes fornecedores, estimulando a economia local e criando novos nichos de mercado. O objetivo do programa é ampliar o percentual atual 31 por cento dos valores contratados pelo estado em 2021 com micro pequenas empresas.

A nova diretoria da Coopacep de São José do Cedro e Princesa foi definida e empossada nesta semana. Para o presidente eleito JACIR CICONETTI, um dos objetivos de sua gestão será a busca por novos associados. Também integra a nova diretoria ANTÔNIO KUHN como vice-presidente, CELITO WERLANG como tesoureiro e como secretário ENI VENDRAMIN. A diretoria é composta por mais nove integrantes entre conselheiros e fiscais. O presidente lembrou que a cooperativa passou por momentos de dificuldades financeiras, mas não deixou de assistir os associados buscando meios para pagar os produtores. Ele disse ainda que a cooperativa está avaliando, juntamente com a Fetraf, novas formas para expandir os negócios. A ideia é ampliar o atendimento na alimentação com produtos da agricultura familiar. CICONETTI afirmou também que nos próximos meses será feita aquisição de um novo veículo e construção de um laboratório. Os recursos são provenientes de emenda parlamentar no valor de 350 mil reais.

A Vigilância Sanitária de São José do Cedro está trabalhando com a emissão ou a dispensa do alvará para o exercício 2022. O prazo final para regularização é 31 de março. Conforme o sanitarista MARCOS BAGNARA, é necessário que os estabelecimentos estejam atentos a solicitação. Entre a vistoria e a emissão dos documentos são precisos cerca de sete dias para conclusão. Por isso, os comerciantes devem procurar o quanto antes evitando estourar o prazo e multas por irregularidades. O sanitarista destacou ainda que na grande maioria os estabelecimentos possuem toda a papelada em dia, o que agiliza os serviços. Porém, em certo casos os proprietários não são encontrados no local para a vistoria, sendo necessário retornar em outra oportunidade. Para ele, a vigilância precisa da contribuição dos comerciantes. BAGNARA comentou também que a vigilância recebe com frequência comunicados sobre animais mortos no meio da rua. O sanitarista afirmou que a recolha não é de responsabilidade dos sanitaristas.

O município de São José do Cedro registrou nesta quinta-feira, 12 novos casos, totalizando 50 casos ativos. Monitorados em isolamento domiciliar 119 pessoas. O município não tem paciente em enfermaria/UTI.

O trânsito de turistas pela aduana em Dionísio Cerqueira foi significativamente abaixo do esperado pela Receita Federal do município durante o final de semana com os dias de carnaval. Se comparado ao primeiro mês deste ano, o delegado da Receita MARK TOLLEMACHE, afirmou que não foram registrados filas de longa extensão que levasse uma ou duas horas para visitar a Argentina. Parte do movimento foi de passagem de pessoas que foram realizar compras no país vizinho, mas que retornaram no mesmo dia. Outra grande parte se deve aos argentinos, que estavam de férias no Brasil, voltando para o país de origem. Segundo o delegado, o resultado contrariou as expectativas da Receita Federal que aguardava um movimento bastante expressivo. Sem relatar quais, TOLLEMACHE comentou ainda que algumas regras sanitárias foram simplificadas oferecendo desta forma maior agilidade aos fiscais da alfândega que, mesmo com baixo efetivo, conseguiram manter a fluidez no despacho de turistas.

Na aduana de cargas o número de veículos de transportes ingressando por Dionísio Cerqueira registrou aumento nas últimas semanas. Para o delegado da Receita Federal MARK TOLLEMACHE, isso causa engarrafamento na liberação dos caminhões. Ele atribui esse problema ao baixo efetivo de servidores que a aduana de cargas possui atualmente. O delegado lembrou ainda que a Receita Federal do Brasil teve um corte orçamentário de 50 por cento para este ano. O corte ultrapassa a marca de um bilhão de reais. Até o momento não houve acordo para solucionar o impasse. MARK destacou também que a falta de reposição salarial e concurso público para contratação de servidores afetam os trabalhos da Receita Federal.

Lançado Projeto de “Capacitação Continuada de Mulheres” em Princesa. A ação visa a promoção do empoderamento feminino no município, e recebe o nome de “Mulheres em Movimento”. A informação é da vice-prefeita DIANGELE MARMITT. Ela explicou que são capacitações continuadas, que visam ampliar o conhecimento e a troca de experiências entre as participantes. Os temas foram sugeridos por diferentes setores da administração com foco no autocuidado, saúde física e psíquica, econômico e outras atividades relacionadas com o cuidado da família e o social. A vice-prefeita destacou que ao todo serão dez encontros durante o ano, sendo um por mês. As palestras serão conduzidas por profissionais da Unoesc, que através de diálogos, escutas e sugestões, incentivarão o engajamento e o desenvolvimento de múltiplas ações com as mulheres. O primeiro encontro será dia 15 de Março entre às 19 e 21 horas, no auditório da Câmara de Vereadores. As interessadas em participar poderão na prefeitura. A ação é gratuita, voltada para mulheres maiores de 18 anos.

O município de Anchieta através da Secretaria de Desenvolvimento Local executou o projeto de calçamento Bairro Cantu, as Servidões Públicas beneficiadas com a obra são; Reinaldo Signori trecho de ligação a Rodovia SC-305, compreendido entre a Servidão Pública Vicente Freo Garlet e a própria Rodovia SC-305. Servidão Pública Geremina Teresinha Milan, no trecho de acesso via a Servidão Pública Reinaldo Signori. Servidão Pública Vicente Freo Garlet, no trecho de acesso via Servidão Pública Reinaldo Signori. Segundo o secretário VILMA PIOVEZANI, esta obra é uma reivindicação antiga dos moradores locais, e agora se concretiza beneficiando a todos os moradores melhorando a mobilidade. A administração busca trazer melhorias e qualidade de vida à população de Anchieta.

Licitação para asfaltamento de estrada no interior não registra interesse de empresa e prefeitura necessita fazer novo edital. Ao todo são quatro quilômetros com valor orçado em quatro milhões e 829 mil reais. Segundo o prefeito de Guaraciaba VANDECIR DORIGON, trata-se do trecho entre a Linha Tigre e Linha São Roque. A partir de agora a prefeitura estuda a elaboração de um novo projeto com valores atualizados para mais tarde lançar novamente o edital. O chefe do executivo explicou que durante este período de licitação houve aumento de valores em alguns itens, o que provocou a falta de interesse de empresas. Os novos valores estão sendo analisados pela administração. Com este impasse, a nova empresa deve ser conhecida daqui a 45 dias quando a ordem de serviço foi emitida. DORIGON comentou também que depois da flexibilização do Estado sobre o uso de máscara nas escolas, o município de Guaraciaba decidiu deixar a critério dos pais a decisão do uso ou não da máscara nos filhos.

Foi assinado na tarde de ontem o convênio para o transporte escolar de alunos da rede estadual de Princesa. A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito. De acordo com o chefe do executivo EDILSON VOLKWEIS, o Estado deverá repassar 152 mil reais ao município para o custeio do transporte. Serão dez parcelas iguais e subsequentes, com a primeira neste mês de março. Participaram do ato o coordenador regional da Educação de Dionísio Cerqueira, a técnica Educacional e a secretária de Educação de Princesa ANGÉLICA NÓS.

Na manhã de ontem foi realizada uma reunião com os profissionais da Educação e os diretores das escolas de Guaraciaba. Segundo a secretária SANDRA GASPERIN, foram debatidos alguns assuntos, entre eles, o decreto do governador sobre o uso da máscara que a partir desta sexta-feira não será mais exigido para crianças até 12 anos. Ela lembrou que as escolas estão organizando assembleias presenciais com os pais, encontros esses que não eram mais realizados devido a Covid nos últimos dois anos. A secretária destacou que foi feita uma avaliação sobre o início do ano letivo de cada escola e que está tudo ocorrendo dentro da normalidade. Também está sendo feita uma avaliação sobre o Sistema de Ensino Aprende Brasil que será realizada a cada bimestre nas instituições de ensino que atendem do primeiro ao nono ano em Guaraciaba. SANDRA afirmou ainda que na reunião desta quinta-feira também foi feita uma revisão do calendário escolar do ano.

A rede municipal de ensino em Palma Sola vai continuar exigindo o uso da máscara aos alunos que frequentam as unidades. A secretária de Educação ROSA LARA, afirmou que a medida foi adotada devido às poucas informações sobre a retirada da obrigatoriedade do uso dentro dos colégios. Ela afirmou ainda que a equipe de saúde vai se reunir para debater este assunto, mas de momento o uso de máscara dentro das escolas segue sendo obrigatório em Palma Sola. Para flexibilizar esta medida, a secretária citou a importância da vacinação contra a Covid-19 das crianças e dos pais delas. Contudo, há muitos pais que ainda se recusam a se vacinar contra o vírus, consequentemente os filhos da mesma forma. ROSA afirmou ainda que a rede estadual de ensino no município também vai continuar exigindo a máscara dos alunos. Ela explicou que esteve em conversas com a direção para que as unidades adotem uma decisão única em Palma Sola evitando questionamentos.

A Casa Familiar Rural de São José do Cedro recebeu uma série de mensagens e telefonemas de pais e também da sociedade questionando sobre uma notícia falsa que circula nas redes sociais sobre a interdição da instituição. A direção esclarece que houve de fato uma fiscalização na cozinha da escola por parte da vigilância sanitária com a presença dos representantes da coordenadoria regional de ensino de Dionísio Cerqueira, tendo em vista que a responsabilidade pela alimentação é do Estado. Durante a fiscalização foi constatado que a cozinheira não possuía a carteira de saúde e não atendia às exigências. A Casa Familiar esclarece que agora caberá ao Estado e a empresa a adequação. Já durante o período noturno o município vai destinar uma servidora para alimentação dos estudantes que ficam alojados. Na publicação falsa que circula nas redes sociais também cita que um aluno teria passado mal devido a alimentação. Um jovem de fato teve problemas de saúde, sendo atendido pelos bombeiros do município, no entanto, nenhum exame até o momento apontou que os sintomas tenham relação com a merenda.

A Câmara de Vereadores do município de Princesa possui dois projetos de lei que se destacam para serem analisados em comissões e consequentemente votados em plenário. Os projetos se tratam de ampliação na carga horária do contador da Casa, que atualmente está em dez horas semanais. Já o segundo o projeto se trata da atualização do regimento interno. Conforme o líder da bancada de oposição VALDIR MARKUS, o regimento em vigor foi elaborado pela primeira legislatura de Princesa baseado nas normas similares ao regimento interno da Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Para o vereador, o atual conjunto de normas é bastante velho e não atende mais às demandas nos dias de hoje. Entre várias diretrizes para serem atualizadas, o vereador citou a norma sobre o tempo mínimo para entrada de um projeto de lei vindo o poder executivo. Atualmente a administração pode encaminhar uma mensagem até 15 minutos antes de iniciar uma sessão para apreciação e votação dos vereadores. Esta lei está ultrapassada e necessita ser ajustada para garantir tranquilidade aos vereadores sobre análise de um projeto.

Já o projeto de lei, de origem legislativa, altera a carga horária do contador da Câmara de Vereadores, e o mesmo ainda precisa passar pela análise dos camaristas. O líder da oposição VALDIR MARKUS, explicou que o projeto propõe ampliar das atuais dez horas semanais para 20 horas. O mesmo texto deixa em aberto a possibilidade de ajustar a carga horária entre dez e 40 horas semanais sem a necessidade de submeter um novo projeto para votação. Por acreditar que não se trata de uma lei polêmica, o vereador está otimista com a aprovação do texto. MARKUS destacou que a proposição desta nova lei se deve a demanda de trabalho do profissional. VALDIR está no seu período de licença e deixou sua cadeira para seu irmão MÁRCIO MARKUS durante 30 dias. Para ele, é importante proporcionar um período no legislativo aos suplentes visando trabalhar em prol da comunidade tendo em vista uma possível nova candidatura nas próximas eleições.

No próximo dia nove, a comissão de turismo do município de Palma Sola estará realizando um encontro para debater assuntos voltados ao desenvolvimento econômico. Ramos como alimentação e hotelaria estará presente na reunião. Segundo a assessora de Gestão IZABEL VISSOTTO, o incentivo turístico foi um dos eixos definido para fortalecer pelos próximos meses deste ano. Ela explicou que nesta mesma ocasião será debatido o Pedem, montado neste ano em Palma Sola. O objetivo é desenvolver ainda políticas sustentáveis que envolvam o turismo visando também atrair turistas ambientalistas. A assessora afirmou que a ideia é oferecer oportunidades de crescimento econômico às pequenas propriedades rurais. IZABEL comentou também sobre a importância de reunir os municípios da Ameosc para desenvolver o turismo na região. Demonstrando aos representantes políticos a necessidade de trazer novos investimentos nesta área no extremo-oeste.

Os 19 municípios da Ameosc necessitam trabalhar em conjunto com objetivo de atrair turistas para toda região do extremo-oeste, incentivando assim o desenvolvimento econômico de forma geral. A assessora de Gestão de Palma Sola IZABEL VISSOTTO, destacou que os esforços podem trazer resultados positivos como, por exemplo, a busca por verbas estaduais e federais tendo em vista o complexo de turismo na região. Ela destacou que desta maneira seria menos burocrático um município buscar investimentos. A assessora comentou que todos os municípios possuem um atrativo específico que pode atrair turistas, assim aquecendo a economia como um todo. IZABEL lembrou ainda que Palma Sola começou a trabalhar com o turismo em 2021 e busca ampliar as ações com objetivo de destacar o município em nível de Estado. Segundo ela, turistas de vários lugares de Santa Catarina e Brasil já visitaram Palma Sola.

Uma saída de pista, seguida de capotamento em ribanceira de aproximadamente 70 metros, deixou um veículo em chamas por volta das quatro e meia desta madrugada, na Linha São Pedro, interior de Tunápolis. De acordo com os Bombeiros, o veículo micro-ônibus, de cor prata, com placas de Iporã do Oeste, se encontrava tomado pelas chamas no local. O combate e rescaldo teve duração aproximada de 30 minutos e foram utilizados cerca de dois mil e 300 litros de água. O condutor estava sozinho no veículo e já havia sido conduzido ao hospital por populares. O Hospital de Tunápolis informou que a vítima apresentava ferimento cortante no rosto e escoriações na perna direita.

Um micro-ônibus de autoescola foi encontrado tombado em meio a plantação de milho, por volta das sete horas, desta manhã, na Linha Santa Terezinha, interior de São José do Cedro. A saída de pista seguida de tombamento ocorreu na rodovia estadual entre São José do Cedro e Princesa. Um poste de internet também foi derrubado pelo veículo. A reportagem da Rádio Cedro se deslocou até o fato do acidente, mas ninguém foi encontrado no local. Em contato com o posto de saúde e hospital de São José do Cedro, a Peperi foi informada que ninguém desta ocorrência buscou atendimento em ambos os locais. Apenas uma pessoa estava no veículo e saiu ilesa. O Corpo de Bombeiros e a PM também não foram acionados para atender o acidente.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.