ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 04/03/21

A população voltou a protestar nesta quinta-feira nas ruas de Mianmar contra o golpe militar, mesmo depois do dia mais violento da repressão. Ao menos 38 manifestantes pacíficos foram mortos a tiros pelas forças de segurança ontem, segundo a ONU. Entre as vítimas estão quatro menores de idade, incluindo um adolescente de 14 anos. Até então, o dia mais violento tinha sido o domingo, quando 18 pessoas foram mortas. As forças de segurança têm usado munição letal em várias cidades para dispersar as manifestações pró-democracia.

Os governos federal e dos estados da Alemanha chegaram a um acordo para prorrogar o lockdown em que se encontra o país até o dia 28 de março. A chanceler ANGELA MERKEL e os chefes de governo dos estados concordaram com essa medida numa videoconferência. Os estados federais adaptarão seus regulamentos de acordo com a decisão. Ao mesmo tempo, de acordo com a decisão, as primeiras medidas de relaxamento devem entrar em vigor a partir da próxima segunda-feira. Com a prorrogação do confinamento, permanecem fechados bares, restaurantes, hotéis, academias de ginástica, cinemas, teatros e comércio não essencial.

Um ataque com faca deixou oito feridos nesta quarta-feira na cidade de Vetlanda, na Suécia. As autoridades investigam o caso como suspeita de terrorismo. O suspeito de 20 anos foi baleado na perna pela polícia e está hospitalizado. Inicialmente foi relatado que pelo menos quatro pessoas ficaram feridas no ataque. Mas, depois, a polícia fez contato com um total de oito pessoas que foram afetadas de diferentes maneiras pela agressão. O país sofreu dois ataques nos últimos anos. Em 2017, um requerente de asilo uzbeque que teve seu pedido rejeitado matou cinco pessoas ao atropelá-las com um caminhão roubado em Estocolmo.

O Senado aprovou nesta quarta-feira em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC Emergencial. A proposta prevê uma série de medidas que podem ser adotadas em caso de descumprimento do teto de gastos, regra que limita o aumento dos gastos da União à inflação do ano anterior. O texto também viabiliza a retomada do auxílio emergencial. Em um primeiro momento da sessão, os senadores aprovaram o texto-base por 62 votos a 16. Depois, passaram à análise dos destaques, que visavam modificar o conteúdo. Todos foram rejeitados, incluindo um do PT, que definia em 600 reais o valor do auxílio.

Chegaram no aeroporto de Guarulhos nesta quinta-feira os mais de oito mil litros de insumos para a produção da vacina CoronaVac. A carga, do laboratório Sinovac, responsável pelo desenvolvimento do imunizante contra a Covid-19, veio de Pequim, na China, e antes de desembarcar no Brasil passou por Portugal. A quantidade de oito mil 250 litros de insumos permite a produção de cerca de 14 milhões de doses da vacina pelo Instituto Butantan, que atua em parceria com a Sinovac. O instituto dobrou sua capacidade de produção, passando a operar durante 24 horas, sete dias por semana. Neste mês, 21 milhões de doses serão entregues ao Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde promete enviar, entre os meses de março e abril, 93 milhões 876 mil doses de vacinas aos estados para prevenir as infecções provocadas pelo novo coronavírus, causadoras da Covid-19. Isso é o que mostra um cronograma da pasta com data da última quarta-feira, o mais recente disponível. Dentro do Plano Nacional de Imunizações, para março, estão previstos repasses de 38 milhões de aplicações. São três milhões e 800 mil da vacina de Oxford já produzidas pela Fiocruz no Brasil; 23 milhões de doses da CoronaVac, fabricadas pelo Butantan; quase três milhões de Oxford importadas por meio do consórcio Covax Facility e oito milhões do imunizante da farmacêutica Bharat Biontech, da Índia.

A arrecadação tributária do Estado alcançou dois bilhões 810 milhões em fevereiro, o que significa um crescimento nominal de cinco vírgula sete por cento frente ao mesmo mês do ano anterior. O resultado surpreendeu positivamente pelo fato de, este ano, não ter sido realizado o Carnaval, que em 2020 aconteceu no final de fevereiro. Também foi um bom resultado por ser mês de 28 dias e após o recorde de janeiro, quando somou três bilhões e cem milhões de reais, com alta de 15 por cento frente ao mesmo período do ano anterior.O levantamento de dados foi realizado pelo Sindicato dos Fiscais da Fazenda de Santa Catarina, que apurou arrecadação de dois bilhões e 200 milhões de ICMS. O setor que mais cresceu na arrecadação foi a construção civil com alta de 37 por cento.

Num comparativo entre janeiro e fevereiro de 2020 com 2021, o Samu de Santa Catarina registrou aumento de 28 por cento nas transferências de pacientes de um hospital a outro. A demanda engloba o transporte inter-hospitalar por avião e ambulâncias terrestres. Neste ano, em janeiro, o Samu transferiu 16 pacientes por avião, 887 por Unidades de Suporte Avançado e 318 por Unidades de Suporte Básico. Em fevereiro, o relatório apontou sete transferências de avião, 866 por suporte avançado e 295 por veículo de suporte básico. O maior número de transferências ocorreram nas cidades de Chapecó, Mafra e Joinville, em fevereiro. Ao todo, o Samu realizou três mil e 57 transferências em apenas 59 dias, uma média de 51 transportes diários de pacientes entre hospitais.

As doses da CoronaVac que chegaram a Santa Catarina começaram a ser distribuídas aos municípios. Das 91 mil e 200 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, 45 mil e 600 foram encaminhadas das 17 regionais de saúde espalhadas pelo estado. Isso acontece pela recomendação do Ministério da Saúde para a imunização em duas etapas. Ainda na quarta-feira, data da chegada da carga no estado, as regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Criciúma fizeram a retirada das doses. Nesta quinta-feira, a partir das sete horas da manhã, dois caminhões saíram da Central Estadual com as doses para Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Concórdia, Lages, Rio do Sul, Joaçaba e Videira. A Polícia Militar fez a escolta dos veículos.

Toda sexta-feira, sino da igreja matriz será tocado ao meio dia. O padre CILDO ROCHEMBACH da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Campo Erê, comenta que objetivo dessa ação é para que exatamente ás 12 horas, as famílias parem o que estiverem fazendo e rezem um Pai Nosso. A ideia é sensibilizar as pessoas com oração e pedir força para as famílias que perderam seus entes queridos pelo coronavírus, ainda rezar pelos profissionais da saúde, para que continuem batalhando pela vida das pessoas, e ainda pedir em oração para que Deus toque o coração da população e se cuidem nesse momento tão delicado da pandemia.

Seguem suspensas atividades na Igreja Matriz. De acordo com Padre CILDO em obediência ao decreto municipal, as celebrações na matriz e nas comunidades católicas da paróquia, estão canceladas. O pároco reforça que a medida de paralização dos trabalhos religiosos, nesse fim de semana, tem a finalidade de contribuir com a determinação das autoridades. Contudo, o horário tradicional da missa aos domingos, será respeitado. Padre CILDO virá ao estúdio da Rádio Atalaia com a equipe de liturgia e de canto restrita para celebração ao vivo especial, assim como foi no domingo anterior.

Pacientes de Campo Erê aguardam vagas para UTI. Conforme a médica MARTA GERBER, duas pessoas precisam de atendimento mais adequado. O problema é que a fila de espera cresceu muito. Agora tem cem pessoas à frente dos 2. Doutora MARTA observa que os doentes estão piorando de maneira muito mais acelerada. Em poucas horas, evoluem para uma necessidade de oxigênio muito alta e com precisão de intubação. Ela classifica a situação como alarmante. O Hospital Santo Antônio faz o que pode para acomodar seus pacientes com Covid-19. Informação da central de jornalismo da Rádio Atalaia de agora pouco é que um dos pacientes conseguiu transferência para UTI em São Miguel do Oeste. A outra paciente segue internada no hospital.

Não resta outra coisa senão pedir a população para analisar o comportamento de cada um. A médica MARTA GERBER aconselha a cada cidadão se cuidar porque ninguém sabe quem vai passar mal nas próximas horas. Um dos internados de Campo Erê com coronavírus tem 40 anos de idade e sem qualquer comorbidade, e não era para estar na situação em que se encontra. Os critérios de atendimento em UTI, agora, são por gravidade e não mais por ordem de chegada. Quando tem, por exemplo, um paciente com 40 anos e outro com 90, o mais novo é que receberá atenção porque tem mais chance de sobreviver. Setenta por cento de quem vai para UTI acaba morrendo.

Sintraf trabalha com vários serviços voltados a agricultura. Quem lembra é NEURI GARBIN – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de São Lourenço do Oeste. De acordo com ele, mesmo com a restrição do trabalho causada pela pandemia do coronavírus, o Sintraf segue fazendo elaboração de contratos; declaração de ITR; emissão do CAR e DAPES. Ainda pode ser encaminhado pelo sindicato o processo de aposentadoria; auxílio doença; salário maternidade; pensão por morte e também agendamento de perícias no INSS.

Análise de solo pode ser feita no Sintraf de São Lourenço do Oeste. Quem informa é o presidente. Segundo ele, o sindicato tem uma parceria com uma Universidade de Pato Branco que faz esse trabalho. Associados e não associados podem se dirigir até o Sintraf e solicitar algum desses serviços. Crédito fundiário é outro serviço prestado pelo Sintraf, frisa o presidente. GARBIN, acrescenta que os agricultores também podem procurar o Sintraf para emissão de nota eletrônica. Observa que muitos produtores estão aderindo esse novo modelo de nota, deixando de lado os blocos.

Administração de Romelândia começa mandato com dificuldade. A afirmação é do chefe do excetivo JOAREZ FURTADO. De acordo com ele, desde que assumiu a prefeitura em primeiro de janeiro tem encontrado dificuldades em todos os setores, em especial no da agricultura, devido a precariedade do maquinário. Agora, entrando no terceiro mês de mandato, alega que está conseguindo colocar tudo em ordem e dando início a recuperação das estradas em várias comunidades do interior. FURTADO, pede a compreensão da população, e assegura que o trabalho vai chegar a todas as pessoas que precisam da administração.

Prefeito viaja a capital em busca de recursos para município. JOAREZ FURTADO de Romelândia esteve em Florianópolis, onde visitou vários gabinetes de deputado e entregou inúmeros pedidos. Classifica, como muito positiva sua viagem, pois voltou com mais de um milhão de emenda garantida para o município. FURTADO destacou em entrevista à Rádio Atalaia que, são muitas as demandas da cidade e interior. Contudo, tranquiliza a população, pois os encaminhamentos foram feitos na capital do estado com sucesso, e ainda esse ano, essas demandas começam a ser atendidas. Em Brasília, o prefeito conta que esteve também e deve ter boas notícias em breve dos pedidos feitos.

Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa discute dois projetos de lei na primeira reunião ordinária do ano. A Alesc reuniu-se nesta quarta-feira, através da Comissão de Finanças, que é uma das principais comissões, ao lado de Justiça. A deputada MARLENE FENGLER, integrante da Comissão de Finanças, enfatiza que um dos projetos de lei mais importantes que foram discutidos é o que assegura a presença de acompanhante em internação hospitalar de pessoa com deficiência, acometida de Covid-19. O projeto de autoria do deputado NILSO BERLANDA gerou amplo debate, por causa da superlotação dos hospitais. Segundo MARLENE, embora a necessidade de acompanhante seja óbvia, é preciso saber se os hospitais têm essa condição, especialmente no cenário da pandemia.

Outro projeto de lei abordado dispõe sobre a obrigatoriedade de as instituições de longa permanência de idosos atenderem com responsável técnico de formação superior na área da Saúde. Este projeto, de autoria do deputado FELIPE ESTEVÃO, também resultou em grande discussão, uma vez que a maioria das instituições que acolhem idosos são criadas por voluntários. De acordo com a deputada MARLENE, implementar restrições para esse tipo de instituições pode dificultar o cumprimento da causa. Por outro lado, observa que quanto mais qualificação tiverem os funcionários, melhor será o atendimento aos idosos. A deputada lembra que o projeto será analisado pela Comissão de Finanças para avaliar se é institucional. Ela explica que se o projeto tiver qualquer tipo de custo para a sociedade, precisa ser discutido por esta comissão.

Deputada defende fiscalização mais rígida para conter propagação do coronavírus. MARLENE FENGLER frisa que é necessário analisar vários aspectos no cenário da pandemia. Um lockdown poderia reduzir o número de infecções, mas também prejudicaria a economia, em especial das pessoas que trabalham no ramo privado, segundo a deputada. MARLENE reitera que se posicionou contra as eleições de 2020 e justamente depois delas os casos de Covid-19 voltaram a aumentar rapidamente. As festas de fim de ano e o Carnaval também aglomeraram pessoas. Além disso, a notícia da chegada da vacina, na visão da deputada, fez muitas pessoas relaxarem nas medidas de prevenção, acreditando que não seria mais necessário se cuidar.

Parlamentar pontua que o estado deve aumentar a fiscalização e punir quem descumprir as normas, para evitar a necessidade de um fechamento total. A deputada MARLENE FENGLER, ressalta que o Ministro da Saúde, EDUARDO PAZUELLO, virá ao Sul ainda nesta semana para ver a realidade, e espera que ele traga recursos para ajudar nos leitos de UTIs e dos hospitais, além de reforçar as solicitações de usar máscara, álcool em gel e de manter o distanciamento social.

Deputada está se recuperando da Covid-19.Ela teve apenas uma gripe forte, enquanto a sogra da deputada esteve internada em estado grave, embora hoje se recupere bem. Outros familiares da deputada já estiveram internados em UTI por conta do vírus. Neste sentido, ela pede para as pessoas que apresentarem sintomas de Covid procurarem atendimento de saúde o quanto antes.

Bombeiros atendem princípio de incêndio no bairro Industrial. Foi no final da tarde de ontem em São Lourenço do Oeste. Por volta das 17 horas e 45 minutos, os bombeiros atenderam a ocorrência numa residência, onde o fogo teria iniciado em uma churrasqueira e se alastrado para um quarto. Não houve grandes danos e ninguém ficou ferido.



Casa tem prejuízos em princípio de incêndio. Foi em Campo Erê, por volta da meia noite e 50 de hoje, na Rua João Rodrigues, no Bairro Vila Feliz. Ao chegar no local os bombeiros se depararam com casa mista de aproximadamente 63 m², com princípio de incêndio no forro de PVC do banheiro, forro de PVC da sala e fiação elétrica, o que já havia sido extinto por populares. Foi feita avaliação, procedimentos e isolamento do local. A Polícia Militar também esteve presente na ocorrência. A informação repassada aos bombeiros e polícia é de que viram um homem dentro da residência ateando fogo e fugindo.

Carro e moto colidem na SC-161. A Polícia Rodoviária Estadual atendeu a um acidente de trânsito ontem, na rodovia em Flor do Sertão. A colisão envolveu um Celta emplacado em Maravilha, dirigido por um homem de 42 anos, e uma moto, placa de Flor do Sertão, conduzida por um homem de 29 anos. O motoqueiro sofreu ferimentos leves e o motorista do carro não se feriu. Os veículos tiveram danos de pequena monta.

Homem compra arma para praticar assalto e acaba preso. Policiais militares da equipe ROTAM, realizavam patrulhamento pela rua Marilia, no bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, quando avistaram um homem carregando uma bolsa com o cano de uma espingarda para fora. Ao ser abordado, foi constatado se tratar de uma espingarda calibre 22 municiada com um cartucho intacto. Ele disse que teria vindo da cidade de Pato Branco para comprar a arma com intenção de furtar um veículo ou fazer um assalto e poder retornar ao município de origem. O preso junto com a arma foram entregues na 19ª Subdivisão Policial.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.