ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - terça-feira - 04 02 2025

-LIGUE 180 RECEBEU MAIS DE 130 MIL DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM 2024

-SALÁRIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA DE SC DEVEM AUMENTAR 21,5% ATÉ 2026

-BANCADA DO OESTE REDUZ REPRESENTATIVIDADE NA MESA DIRETORA DA ALESC

-SECRETÁRIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PROMOVE EVENTO SOBRE INOVAÇÃO NO MUNICÍPIO

-GAECO DEFLAGRA OPERAÇÃO QUE INVESTIGA FRAUDES EM LICITAÇÕES NA REGIÃO

-POLÍCIA MILITAR PRENDE TRÊS HOMENS SUSPEITOS DE TRÁFICOS DE DROGAS NA FRONTEIRA

-MULHER SOFRE FERIMENTOS EM COLISÃO DE VEÍCULOS EM ESTRADA DO INTERIOR

O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancada isolada de chiva. Nas últimas horas, a mínima foi de 19 graus. A máxima pode chegar a 30 graus.

A Missão de Monitoramento de Direitos Humanos da ONU disse nesta segunda-feira que registrou um “aumento alarmante” em execuções relatadas de soldados ucranianos capturados pelas forças armadas russas durante a guerra nos últimos meses. A missão na Ucrânia disse ter recebido relatos de 79 execuções em 24 incidentes separados desde o final de agosto do ano passado. O direito internacional humanitário proíbe a execução de prisioneiros de guerra e feridos, e considera isso um crime de guerra. O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse que as atrocidades russas exigiam ação internacional urgente.

A China impôs nesta terça-feira novas tarifas sobre importações dos Estados Unidos em uma resposta às novas taxações norte-americanas determinadas pelo presidente DONALD TRUMP sobre produtos chineses. Tarifas adicionais de 10 por cento em todas as importações chinesas para os Estados Unidos entraram em vigor nesta terça, depois que TRUMP alertou que a China não estava fazendo o suficiente para interromper o fluxo de drogas ilícitas para os Estados Unidos. A China informou que vai impor taxas de 15 por cento para carvão e Gás Natural Liquefeito e 10 por cento para petróleo bruto, equipamentos agrícolas e alguns automóveis dos Estados Unidos.

O presidente do Equador, DANIEL NOBOA, anunciou nesta segunda-feira que vai aplicar uma tarifa de 27 por cento sobre produtos mexicanos. O objetivo, segundo ele, é promover um tratamento mais justo para as empresas equatorianas. Em uma publicação no X, NOBOA afirmou que é favorável a um maior intercâmbio de bens com outros países, incluindo um possível acordo de livre comércio com o México, “mas não quando há abuso”. Até que esse acordo seja firmado, acrescentou, a tarifa de 27 por cento será aplicada. O Ministério da Economia do México ainda não comentou a medida. No ano passado, Equador e México romperam relações diplomáticas.

Os novos presidentes da Câmara e do Senado usaram a cerimônia de abertura do Ano Legislativo nesta segunda-feira para pregar a pacificação e defender o respeito entre os Poderes. A sessão solene marcou o início dos trabalhos do Congresso e contou com a presença de ministros do STF e do Executivo. O presidente do Senado, DAVI ALCOLUMBRE pregou a pacificação, mas defendeu um legislativo forte. Ele dedicou boa parte do discurso à necessidade de harmonia entre os poderes. Já o presidente da Câmara, HUGO MOTTA fez um discurso protocolar, mas mandou recados sobre a necessidade de os Poderes respeitarem suas atribuições. Ele disse acreditar na “renovação de expectativas” sobre a Casa e destacou a busca por convergência nas pautas do Congresso.

A violência psicológica foi o tipo de violência contra a mulher mais recorrente entre as denúncias do Ligue 180 em 2024. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério das Mulheres. No ano passado, entre denúncias, pedidos de ajuda e esclarecimentos por telefone e pelo canal de WhatsApp, foram 750 mil atendimentos. Em média, foram dois mil e 51 chamados por dia. Os atendimentos pelo WhatsApp cresceram 63 por cento passando de seis mil 689 em 2023 para 14 mil 572 em 2024. Dos 750 mil atendimentos no ano passado, 132 mil foram denúncias de violência contra a mulher, 15 por cento a mais que em 2023. Desse total, 100 mil foram de violência psicológica.

O Banco Central afirmou nesta terça-feira ter identificado que as expectativas de inflação elevaram-se de forma significativa nos últimos meses – para curto, médio e longo prazo. Essas expectativas são medidas por diferentes instrumentos e obtidas de diferentes grupos de agentes financeiros. A instituição também observou que os preços de alimentos se "elevaram de forma significativa", em função, dentre outros fatores, da estiagem observada ao longo do ano e da elevação de preços de carnes, também afetada pelo ciclo do boi. As informações constam na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central, realizada na semana passada, quando a taxa básica de juros da economia foi elevada de 12 vírgula 25 para 13 virgula 25 por cento ao ano.

Salários de trabalhadores que compõem as forças da Segurança Pública devem aumentar 21 e meio por cento. O anúncio foi feito pelo governador de Santa Catarina, JORGINHO MELLO nesta segunda-feira. O aumento representa o dobro da inflação nos últimos dois anos, que foi cerca de nove por cento. Após implementação total, o valor final do investimento será de um bilhão e 400 milhões e reais. O reajuste abrange mais de 35 mil servidores da Segurança Pública. O reajuste será concedido em três parcelas: em maio será repassado um valor referente ao primeiro aumento, a segunda parcela será enviada em dezembro de 2025 e a terceira, em abril de 2026. Um projeto de lei com a proposta do aumento salarial será enviado à Assembleia nos próximos dias.

Com custo total de sete milhões e 900 mil reais, Santa Catarina ganhou um reforço no combate à dengue em 2025. Cerca de 800 aparelhos, que vão identificar a gravidade de pacientes diagnosticados com a doença, serão disponibilizados em 33 cidades catarinenses. A tecnologia, de origem alemã, deve chegar até fevereiro em todas as cidades contempladas. Segundo o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, o equipamento, chamado hemoglobinômetro, faz o monitoramento do hematócrito, ou seja, mede a porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue. Com isso, casos mais graves devem ser identificados de forma mais rápida. Entre os municípios beneficiados estão Anchieta, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste.

Após a escolha do deputado estadual JULIO GARCIA do PSD como novo presidente, a Assembleia Legislativa se reúne para a primeira sessão ordinária do ano na tarde desta terça-feira. O encontro deve ser dedicado apenas à tradicional leitura da mensagem do governador JORGINHO MELLO. A análise dos projetos deve começar, de fato, somente a partir da sessão de quarta-feira. A ordem do dia com as primeiras pautas do ano a serem analisadas pelos deputados ainda não está totalmente definida. Nesta segunda, o governador definiu que o deputado IVAN NAATZ do PL será o novo líder do governo na Assembleia. Lideranças ligadas ao governo informaram que uma reunião esta semana a Casa d’Agronômica ainda deve apontar as pautas prioritárias da gestão estadual junto à Alesc ao longo de 2025.

A operação Piracema terminou no sábado, dia primeiro de fevereiro no extremo-oeste. Durante quatro meses, a Polícia Militar Ambiental aumentou a fiscalização sobre a prática da pesca, especialmente no rio Uruguai. Nesse período, foram realizadas 14 operações com a fiscalização de mais de 150 pessoas e de cerca de 70 veículos. Os policiais ambientais vistoriaram 35 embarcações e apreenderam quase seis mil metros quadrados de rede de pesca. Foram recolhidos 530 metros de espinhéis e 54 peixes foram devolvidos aos rios. O número de flagrantes ou de pescadores que atuaram de forma irregular não foi confirmado pela Polícia Militar Ambiental.

O Motocão 2025 será lançado oficialmente na próxima sexta-feira em São Miguel do Oeste. O ato está programado para as sete e meia da noite na sede do Motogrupo Cães do Asfalto. Durante o evento serão apresentados os detalhes da programação do encontro de motociclistas que vai acontecer no primeiro final de semana de março. Neste ano, o Motocão chega a vigésima edição. De acordo com o presidente do grupo, EVANDRO PIAIA, o Motocão é um evento tradicional que se tornou um atrativo turístico com um impacto positivo na economia do município.

O Motocão deste ano, organizado pelo Motogrupo Cães do Asfalto, deve reunir cerca de 20 mil pessoas e até quatro mil motociclistas ao longo dos três dias. Segundo o presidente do grupo, EVANDRO PIAIA, a programação contará com grandes atrações musicais, incluindo nomes de renome nacional, além do tradicional show de motos, um dos pontos altos da festa. O Motocão 2025 será realizado mais uma vez na Praça Central de São Miguel do Oeste, local que já se tornou um símbolo do evento. Ele disse que a entidade criou um forte vínculo forte com o centro da cidade, e isso faz do Motocão uma festa para toda a família.

A região extremo-oeste recebe, neste começo de semana, a segunda rodada do roteiro das Conferências Microrregionais de Inovação do governo do Estado. A iniciativa é do programa SC Mais Inovação, idealizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação e executado pela Associação Catarinense de Fundações Educacionais, Acafe. As conferências começaram ontem à tarde em Maravilha. Hoje, as agendas são em São Miguel do Oeste, às oito e meia da manhã, e São Lourenço do Oeste, às quatro da tarde. Por fim, as cidades de Xanxerê, oito da manhã e Concórdia, às três da tarde, encerram a segunda rodada de eventos na quarta-feira.

A programação das Conferências Microrregionais de Inovação reúne representantes das universidades, do setor produtivo e da sociedade civil organizada. Durante os eventos, são discutidos o ecossistema inovador da região e as estratégias para fortalecer a inovação em todos os setores da economia catarinense. As conferências microrregionais têm como principal objetivo incentivar a troca de conhecimentos e experiências, além de promover a colaboração entre universidades, empresas e autoridades locais. Em São Miguel do Oeste, o evento foi realizado hoje pela manhã realizado no espaço Cowrking da Acismo.

O novo ciclo do programa SC Mais Inovação tem o objetivo de fortalecer o ecossistema tecnológico em todas as regiões do estado. Com um investimento de 24 milhões de reais previsto para 2025, o programa busca ampliar a Rede de Centros de Inovação, adicionando mais nove unidades aos 15 já existentes. A iniciativa também pretende gerar 30 mil novas vagas no setor de tecnologia até 2026. No caso de São Miguel do Oeste, a expectativa é de que o governo coloque recursos para fortalecer o Centro de Inovação Fábrica que vai funcionar em um espaço cedido pela Unoesc em uma parceria envolvendo a prefeitura, o universidade, o Citeosc e as entidades empresarias da cidade.

O SC Mais Inovação tem uma série de ações que podem ser implementadas no Centro de Inovação Fábrica de São Miguel do Oeste. A informação é do secretário de Ciencia e Tecnologia do estado, MARCELO FETT. Ele disse que o programa pode atuar, por exemplo, no suporte operação e na estruturação dos escritórios para captação de recursos para financiar a inovação nas empresas. Esse escritório funcionaria dentro do centro Fábrica. FETT comentou que o objetivo do governo é fortalecer o ecossistema de inovação e mobilizar as entidades e os empreendedores nesse processo.

O ecossistema de inovação de São Miguel do Oeste conta com o governo do estado para reforçar o processo de instalação do Centro de Inovação Fábrica. O comentário é do Presidente do Citeosc, TIAGO KLEIN. Ele disse que a confirmação do governo em potencializar com recursos o trabalho que vem sendo realizado no município para transformar a inovação em uma força motriz da economia regional é uma questão importante. KLEIN comentou o Centro de Inovação Fábrica deve ser aberto nos próximos meses. O espaço vai dar o suporte necessário para ideias inovadoras funcionando como referencia para os empreendedores do município.

O Peperi Entrevista desta segunda-feira recebeu o deputado estadual do PT, PADRE PEDRO BALDISSERA. No último sábado, ele foi eleito segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado, o resultado da eleição é fruto de um acordo construído nos últimos meses na Alesc. O deputado JULIO GARCIA do PSD assumiu a presidência do Poder Legislativo. FERNANDO KRELLING do MDB foi eleito primeiro vice-presidente, PADRE PEDRO BALDISSERA do PT é o segundo vice-presidente, ANA CAMPAGNOLO do PL é a primeira secretária, MARCOS DA ROSA do União é o segundo secretário, LUCAS NEVES do Podemos foi eleito terceiro secretário e OSCAR GUTZ do PL ficou na quarta secretaria.

A bancada do oeste terá menos representantes na mesa diretora da Alesc no biênio 2025-2026 do que teve nos últimos dois anos. A diretoria da casa em 2023 e 2024 contava com três deputados da bancada regional: MAURO DE NADAL do MDB foi o presidente da casa, MAURICIO ESKUDLARK do PL era um dos vice-presidentes e PADRE PEDRO BALDISSERA estava na secretaria. A nova diretora conta apenas com o petista na vice-presidente. Na visão de PADRE PEDRO, a representatividade política foi mantida e a bancada do oeste vai continuar trabalhando na defesa dos interesses da região da mesma forma.

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, em apoio à Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, deflagrou a segunda fase da Operação Unidade Móvel para dar cumprimento a 50 mandados de busca e apreensão. A ação faz parte da investigação que apura possíveis crimes de fraude em licitações públicas e associação criminosa, que teriam sido praticados no período de 2021 a 2024. As ações desencadeadas no dia de hoje são desdobramentos da primeira fase da Operação Unidade Móvel, deflagrada em março de 2024. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços comerciais, residenciais e em órgãos públicos nos municípios da região.

A segunda fase da Operação Unidade Móvel foi realizada em 26 cidades, 15 do extremo-oeste: São Miguel do Oeste, Paraíso, Guaraciaba, Bandeirante, Iporã do Oeste, São José do Cedro, Princesa, Maravilha, Flor do Sertão, São João do Oeste, Santa Helena, Descanso, Belmonte, Riqueza e Mondaí. Segundo a investigação, um grupo de pessoas estaria cometendo crimes em licitações e contratos administrativos, com possível envolvimento de servidores públicos que facilitariam a contratação das empresas que atuavam no ramo de transporte de pacientes, de assessoria às Secretarias de Saúde dos municípios contratados e na aquisição de sistemas informatizados.

Além das ordens de busca e apreensão, o Poder Judiciário deferiu o pedido de suspensão da participação dos investigados em licitações e contratações com o Poder Público, tanto pessoalmente quanto por intermédio das empresas implicadas na investigação. A decisão também determinou o bloqueio de valores e ativos financeiros na ordem de três milhões 450 mil reais em relação a investigados e pessoas jurídicas envolvidas nos ilícitos apurados. O nome "Unidade Móvel" faz alusão ao transporte intermunicipal de pacientes, principal serviço colocado à disposição dos municípios pelas empresas investigadas. Segundo o Ministério Público, a investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações serão divulgadas.

A Administração de Bandeirante emitiu uma nota oficial na manhã de hoje sobre a Operação do Gaeco. O município informou que recebeu, na manhã desta terça-feira, integrantes do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado forneceu prontamente toda a documentação requisitada e se colocou integralmente à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos. A nota cita que é importante ressaltar que os documentos solicitados abrangem o ano de 2023, e todas as informações foram disponibilizadas de forma célere à equipe responsável pela operação. Por fim, o Governo Municipal reafirmou o compromisso com a transparência na gestão pública e disse que apoia a rigorosa apuração dos fatos, colaborando com as investigações para o total esclarecimento das questões levantadas.

A prefeitura de Guaraciaba também emitiu uma nota sobre a operação do Gaeco. A Administração Municipal informou que recebeu o Gaeco que solicitou uma série de documentos e materiais para a investigação referente ao ano de 2024. A nota cita que que o município, em total cooperação, disponibilizou toda a documentação solicitada. A administração destacou que em respeito à investigação, vau aguardar a conclusão do processo para fornecer maiores informações. Já a administração de São Miguel do Oeste informou que a Assessoria Jurídica tomou ciência da operação, que é relacionada a situações pretéritas, e acompanhou os trabalhos desta manhã. O Município disse está à disposição para colaborar com a investigação e prestar todos os esclarecimentos que forem necessários.

Duas pessoas ficaram feridas em uma saída de pista de veículo na BR 282. O acidente aconteceu por volta das quatro horas da tarde de ontem em Maravilha. A condutora de uma caminhonete IX-35 perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra uma arvore. Quando os bombeiros chegaram ao local, as vítimas já haviam saído do veículo por meios próprios. Uma mulher e um adolescente tiveram lesões leves. Eles receberam os primeiros atendimentos no local e foram encaminhados para o Hospital São José de Maravilha.

Uma colisão entre um Etios e um Polo deixou uma mulher ferida no interior de São Miguel do Oeste nesta segunda-feira. O acidente aconteceu por volta das quatro da tarde na Linha Barra do Guamerim, nas proximidades da Linha Famoso. O Polo era ocupado por três adultos e uma criança. Uma das passageiras sofreu ferimentos em um dos braços. Ela recebeu os primeiros socorros e depois foi encaminhada ao Hospital Regional pelo Corpo de Bombeiros. O Etios era ocupado apenas pelo condutor, que não sofreu ferimentos.

Três pessoas suspeitas de tráfico de drogas foram presas nesta segunda-feira em Dionísio Cerqueira. Durante o dia, a Polícia Militar monitorou uma residência suspeita de ser ponto de venda de drogas. No local, foram registradas movimentações suspeitas de pessoas que chegavam à residência e saíam em seguida. Em diferentes momentos do dia, três homens foram abordados em outros pontos da cidade após saírem do local, sendo flagrados com pequenas quantidades de maconha e autuados por posse de drogas para consumo pessoal. Na casa, foram encontrados três homens, dois de 21 e um de 20 anos. Os policiais apreenderam 237 gramas de maconha já fracionada para venda, porções menores da mesma substância embaladas, três balanças de precisão, dinheiro e munições. Os três foram presos e levados para a delegacia de polícia de São Miguel.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.