O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 34 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
Após a condenação de ALEXEI NAVALNY, na terça-feira, mais de mil pessoas foram presas em protestos a favor do ativista na Rússia, de acordo com dados desta quarta-feira de uma ONG que monitora as prisões. Desde que começaram as manifestações a favor do ativista, mais de 10 mil pessoas já foram detidas. A Justiça da Rússia condenou NAVALNY a dois anos e seis meses em detenção. Assim que a pena foi anunciada, começaram as marchas pelo país, principalmente em Moscou.
Os eleitores do Equador vão votar no primeiro turno das eleições presidenciais do país no domingo. O favorito, por enquanto, é ANDRES ARAUZ, um economista de 35 anos, aliado do ex-presidente RAFAEL CORREA. O principal concorrente é GUILLERMO LASSO, um ex-banqueiro. ARAUZ tem sinalizado que vai aumentar os gastos do governo, uma marca dos anos de CORREA no poder. Uma de suas promessas de campanha é a distribuição de mil dólares para um milhão de famílias assim que ele assumir o poder.
O governo do presidente JOE BIDEN nos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira que não prevê contatos diretos com o presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO. O líder do chavismo venezuelano tem pedido uma melhoria nas relações entre os dois países após as tensões com a Casa Branca no mandato de DONALD TRUMP. O porta-voz do Departamento de Estado, NED PRICE, disse que BIDEN e a vice-presidente, KAMALA HARRIS, continuarão com a política de TRUMP de reconhecer o líder opositor JUAN GUAIDÓ como presidente interino da Venezuela.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou nesta quarta-feira a flexibilização de uma das principais exigências que dificultava o pedido de uso emergencial de novas vacinas contra Covid-19 no país: a realização de testes clínicos de fase três no Brasil. Até então, apenas OxfordAstraZeneca e CoronaVac conseguiram essa modalidade de liberação por terem estudos conduzidos no país. PfizerBioNTech e Janssen também estão aptas, mas não entraram com o pedido até hoje. A atualização das diretrizes da Anvisa abre caminho para vários fabricantes de vacinas pedirem a autorização, mas a possível beneficiada neste primeiro momento deve ser a vacina russa Sputnik V.
Representantes do Ministério da Saúde, do instituto russo Gamaleya, fabricante da vacina Sputnik V, e do laboratório indiano Bharat Biotech, fornecedor do imunizante Covaxin, reúnem-se na próxima sexta-feira para negociar a aquisição de mais 30 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, o avanço nas negociações foi decidido depois que a Anvisa autorizou o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de Fase 3. O ministério espera ter acesso aos imunizantes ainda neste mês.
O Ministério Público Federal no Paraná anunciou que a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba deixou de existir a partir de primeiro de fevereiro deste ano. Quatro de seus integrantes passarão a integrar o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado com mandatos até agosto de 2022, para garantir a continuidade das investigações em curso. Os casos que faziam parte do acervo da Lava Jato serão conduzidos por procuradores alocados no Gaeco, sem dedicação exclusiva
A medida atende a uma portaria assinada em dezembro de 2020 pela Procuradoria-Geral da República. O procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, declarou que o objetivo é impor uma "correção de rumos" nas forças-tarefa do Ministério Público, com a adoção de um novo modelo de investigação sem métodos "personalistas" nem "caixas-pretas".
O radar meteorológico de Lontras, no Vale do Itajaí, voltou a funcionar após ficar fora de operação por pelo menos cinco meses, divulgou a Defesa Civil estadual na quarta-feira. O equipamento de 10 milhões passou por vistoria e está com "' funcionamento assistido". Ele foi acionado no sábado. Agora, funciona normalmente, mas segue sendo monitorado pela empresa responsável pela manutenção e troca de uma peça de rolamento, que estragou em agosto. O radar é fundamental para Santa Catarina, pois emite alertas precisos e de curto prazo para os moradores, especialmente no Vale do Itajaí.
Os deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina decidiram na tarde de quarta-feira revogar a prisão do deputado JÚLIO GARCIA do PSD. A decisão é relativa ao segundo mandado de prisão expedido contra ele, da primeira fase da Operação Alcatraz. O deputado foi preso na segunda fase da Operação Alcatraz em 19 de janeiro. A prisão é domiciliar, com tornozeleira. Por causa de um artigo nas constituições estadual e federal, a Alesc pôde votar pela revogação da prisão, o que aconteceu ontem. Foram 27 votos favoráveis na Alesc, cinco contrários e duas abstenções. Após a aprovação, os deputados transformaram a decisão em resolução para encaminhar para cumprimento.
O advogado e ex-prefeito de Chapecó, LUCIANO BULIGON, é o novo Secretário do Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina. Reunido no início da noite desta quarta-feira com o governador CARLOS MOISÉS, ele indicou que vai aceitar o convite para integrar o governo estadual. BULIGON pediu tempo para uma resposta definitiva até sexta-feira. A participação do ex-prefeito de Chapecó no governo MOISÉS é um projeto que começou a ser costurado em 2020, antes das eleições municipais, quando o ex-prefeito filiou-se ao PSL. Durante a conversa, o governador MOISÉS fez uma exposição sobre o futuro político e administrativo do Estado.
Evento marca início das aulas no centro de evento. Conforme ROZÂNGELA MOCELINI – secretária de educação de Campo Erê, as 8 e 15 professores, estudantes e autoridades começaram a ser recepcionados. Logo em seguida começou o primeiro ato da educação do município em 2021. De início artistas locais fizeram apresentações. As apresentadoras do evento recapitularam os principais episódios da educação do município, dos últimos anos.
Secretaria de Educação reúne todos os envolvidos na educação. O encontro foi planejado com apresentações, palavra de autoridades e uma formação para os profissionais. Quem comandou a formação foi ANA PAULA DO PRADO, nova coordenadora dos estudos pedagógicos do ensino infantil de Campo Erê. Conforme a secretária ROSÂNGELA MOCELINI, o encontro envolveu as classes da educação, pois o cuidado será exigido em todos os lugares e etapas do ensino.
Evento da manhã em Campo Erê é o primeiro encontro presencial da educação no ano. Segundo as lideranças, os envolvidos com a educação se reuniram para iniciar o ano letivo falando sobre os objetivos da educação para 2021. Frisam que o ano vai exigir preparo e avaliação diária, pois o modo de atender e fazer a educação mudou, e isso vai exigir muito empenho e dedicação dos profissionais. Os cuidados com a pandemia vão exigir avaliações e modificações continuas na maneira de fazer a educação, pois é algo novo e tudo precisa ser planejado e testado.
Autoridades municipais e regionais presenciaram o evento, agora de manhã, no centro de evento de Campo Erê. Secretária ROZÂNGELA MOCELINI aproveita para informar que os ACT’s – Admitidos em Caráter Temporário foram chamados para trabalhar na educação, saúde, assistência social e dentro da prefeitura. Entre eles estão os melhores 19 colocados na função de auxiliar de serviços gerais.
São contratados 6 professores ACT’s habilitados em artes; 10 professores de educação física;14 para o ensino fundamental de primeiro ao quinto ano; 9 professores habilitados em educação infantil e 1 para língua estrangeira. A secretária de educação de Campo Erê salienta que havendo necessidade, será feito novo edital para mais contratações. ROZÂNGELA volta a dizer que os pais podem escolher: mandar os filhos para escola, em sistema de alternância, ou deixarem estudando em casa mesmo. Seja qual for a escolha, todas as crianças são obrigadas a estudar.
2021 é um ano desafiador. Assim classifica a vereadora de Campo Erê SUZIANE TESKE. Ela que também esteve presente no evento de agora a pouco no Centro de Eventos, diz que como a Secretaria de Educação colocou, 2021 será escrito por nós. A educação, em especial tem um papel fundamental nisso tudo, pois é necessária uma formação adequada, uma acolhida diferenciada para receber os alunos no dia 18, nas escolas. Essas mudanças, envolvem desde a servente da cozinha até o professor e diretor. Parabeniza a secretária ROSÂNGELA pela organização da abertura do ano letivo de 2021.
Vereadora quer que professores e alunos entrem no grupo prioritário para receber a vacina do coronavírus. SUZI, relata que na próxima sessão que acontece na segunda-feira, vai apresentar uma moção de apelo que deve ser enviada à Assembleia Legislativa do estado. Acredita que será assinada por todos os vereadores, pois entende que assim como os profissionais da saúde que estão na linha de frente, agora com o retorno das atividades presenciais, os professores e alunos também.
Pré-matrículas da rede estadual de educação ainda estão sendo feitas. Quem lembra é o supervisor regional de educação GILBERTO ZATERA. De acordo com ele, os pais tem até amanhã ás 14 horas para fazer a pré-matrícula, mas a confirmação se dá até as 17 horas. Isso tudo, é feito de forma on-line. Já a documentação deve ser entregue nas escolas, segunda-feira, até ás cinco e meia da tarde. Pais ou responsáveis que não tenham acesso a internet, ou que tenham alguma dificuldade para fazer a pré-matrícula, podem procurar as Secretarias das escolas que estão abertas.
Retorno das aulas presenciais é um desafio para administração municipal. Segundo a prefeita de Campo Erê, ROSANE MOREIRA, o inicio das aulas cria muitas dificuldades. Observa que os estudantes estão ansiosos para o retorno, porém o acolhimento nas escolas será um desafio. Ela frisa que é necessário esse retorno ao presencial, pois o tempo em que o ensino foi remoto criou uma diferença entre aqueles com mais e menos condições de aprendizado nas aulas online. Conforme ROSANE, será necessária formação especial para os professores, aprimorando e reformulando o retorno, para que aconteça de forma segura.
Ensino misto não deve durar o ano todo. Conforme a prefeita de Campo Erê, a forma adotada dos estudantes voltarem às escolas foi o melhor método encontrado pela educação, mas é um processo gradativo. Explica que há a possibilidade de se modificar a maneira de ensino durante o decorrer de 2021. ROSANE MOREIRA garante que a administração vai ampliar a frota de ônibus, já voltou com a progressão por mérito para os professores e vai disponibilizar todos os equipamentos de proteção necessários para que os educadores tenham um retorno seguro.
Ensino online deixa uma lacuna na aprendizagem. A chefe do executivo, ROSANE MOREIRA, que é professora, indica que o método remoto não atende a todos os estudantes igualmente, aumentando a diferença no conhecimento entre os alunos. Aqueles com menos acesso aos recursos acabam não tendo o mesmo resultado quando comparados aos estudantes com mais condições. Isso causa preocupação, e será necessária grande habilidade dos professores, que devem se esforçar para diminuir essa diferença no conhecimento entre os alunos.
Ambiente escolar é todo preparado para volta às aulas. A prefeita ROSANE MOREIRA garante que os pais podem ficar tranquilos em mandar seus filhos para a escola, pois eles precisam do convívio escolar e todas as medidas para garantir a segurança serão tomadas. Reforça a importância da presença dos alunos, pois o isolamento acaba causando outros problemas, principalmente sociais. Todo o ambiente escolar é preparado para assegurar um acesso seguro e com qualidade a educação. As aulas presenciais iniciam dia 18 para os estudantes, porém os professores voltam hoje com suas atividades.
Polícia Militar prende envolvidos em furto. Por volta de 14 horas e 30 minutos de ontem, a PM recebeu informações que dois homens estariam roubando objetos de uma casa em Flor da Serra do Sul. Foram levados, um televisor, um monitor de computador, dois gabinetes, teclado, frigobar, entre outros objetos. Durante as buscas os policiais receberam informações de que um frigobar, idêntico ao furtado, estava sendo anunciado para venda. Na casa do suposto criminoso, ele acabou confessando a participação no furto.
O homem já havia vendido o eletrodoméstico. Os policiais foram até a casa de um segundo suspeito envolvido no crime, que também confessou ter participado. Vários produtos foram recuperados, e os homens foram presos e entregues na delegacia da Polícia Civil.
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Anchieta. A guarnição atendeu na noite de ontem, um acidente de trânsito na Avenida Anchieta, no centro do município, por volta da 20 horas e 30 minutos. Segundo a guarnição, o acidente envolveu um FordKA e uma moto Twister. O motociclista, de 18 anos, estava deitado na rua sem capacete e relatou para o Corpo de Bombeiros fortes dores na região da perna. Após avaliação e realização dos procedimentos foi conduzido ao Hospital de Anchieta. A condutora do veículo não se feriu.
Saída de pista deixa caminhoneiro ferido. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, Posto 17 de São Lourenço do Oeste, foi ontem, por volta das seis da tarde, na SC-157. Após sair da estrada o caminhão Scania tombou. Ele puxava um Semirreboque, ambos emplacados em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. O motorista, de 27 anos, teve apenas ferimentos leves. O veículo não teve grandes danos.
Duas pessoas são presas investigadas por triplo homicídio. O crime ocorreu dia 30 de janeiro, em Quilombo, numa propriedade privada na Linha Pinhal. Três jovens, dois de 19 e um de 16 anos, foram assassinados. Uma mulher, de 25 anos, sofreu lesões causadas por estilhaços. Os quatro estavam no local quando dois homens encapuzados chegaram e mandaram que deitassem. Depois, atiraram. Um jovem de 19 anos morreu no local. Os outros dois chegaram a ser socorrido, mas morreram logo depois. Dois dos mortos eram de Coronel Freitas. A outra vítima fatal e a mulher são de Quilombo.
Conforme a polícia, no início da semana houve representação por duas prisões temporárias. Na terça-feira, a Polícia Civil, por meio da Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DIC-Fron) de São Lourenço do Oeste, cumpriu dois mandados de prisão, sendo dois homens, de 20 e 24 anos. Eles são investigados pelas três mortes violentas.
Depois de presos, ambos foram ouvidos e encaminhados para o Presídio Regional de Chapecó. Segundo a polícia, as investigações continuem e em sigilo. O delegado WILHERM NEGRÃO, que está à frente do caso, explica que, por enquanto, são essas as informações que a polícia pode divulgar, já que as investigações continuam.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.G