ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 04-02-2020 Terça-Feira

-GOVERNO ESTUDA LOCAL PARA RECEBER BRASILEIROS EM QUARENTENA DO CORONAVÍRUS

-ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA CATARINENSE CRESCEU 11 POR CENTO EM 2019

-DESCANSO ABRE PEDIDOS DE REQUERIMENTOS PARA SERVIÇOS COM AUXÍLIO DA PREFEITURA

-SETOR DE TRIBUTOS REFORÇA ORIENTAÇÕES SOBRE ISENÇÃO DO IPTU E PREFIS

-SINDICATO DOS TRABALHADORES DE MONDAÍ AGILIZA RECADASTRAMENTO DOS AGRICULTORES NA CELESC

-EPAGRI DE DESCANSO IRÁ AMPLIAR DEBATE SOBRE TEMÁTICA AMBIENTAL NESTE ANO

-AVIÁRIO E EQUIPAMENTOS SÃO DESTRUÍDOS POR INCÊNDIO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA TRATOR NA SC 163


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


A Bolsa de Valores de São Paulo abriu a terça-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.


Foi confirmada nesta segunda-feira a primeira morte pelo novo coronavírus no território semi-autônomo de Hong Kong. Em toda a China, já são 426 mortes e mais de 20,4 mil casos confirmados da doença. A vítima é um homem de 39 anos que estava entre os 15 casos da doença confirmados na região. Esta morte em Hong Kong é a segunda fora da China continental. No final de semana, as Filipinas registraram a primeira morte fora do país. No mundo, já são 24 países com infecções confirmadas pelo coronavírus.


Deputados democratas insistiram nesta segunda-feira que DONALD TRUMP deve ser destituído do cargo. Foi a última tentativa dos parlamentares, que atuam como promotores do julgamento de impeachment. O presidente dos Estados Unidos, porém, dificilmente será condenado e destituído do cargo na quarta-feira: o Partido Republicano, governista, ocupa a maior parte das cadeiras. Ontem, os advogados do presidente concluíram suas argumentações, pedindo a absolvição de TRUMP. O presidente é acusado de manter relações ilegais com a Ucrânia para investigar o democrata JOE BIDEN, um dos favoritos a enfrentá-lo nas presidenciais de novembro.Os democratas, majoritários na Câmara dos Representantes, abriram uma investigação com vistas ao julgamento político de TRUMP, alegando que o presidente abusou dos poderes do Estado para "manchar" seu adversário.


O ex-presidente boliviano EVO MORALES formalizou sua candidatura ao Senado na segunda-feira nas novas eleições gerais de três de maio, informou o Supremo Tribunal Eleitoral do país. MORALES, que renunciou à presidência em 10 de novembro e está refugiado na Argentina, encabeça a lista de oito candidatos ao Senado para a região sul de Cochabamba na lista de seu partido Movimento ao Socialismo. Ele não pode concorrer à presidência nessas eleições, por disposição legal. Diante desse impedimento, o MAS formalizou a candidatura presidencial do ex-Ministro da Economia LUIS ARCE para as novas eleições.



O presidente do Congresso Nacional, senador DAVI ALCOLUMBRE, afirmou nesta segunda-feira que o ano será marcado por uma "agenda repleta de pautas improrrogáveis". Como exemplo, citou a reforma tributária, que os líderes esperam votar ainda no primeiro semestre. A declaração foi dada na sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo. Deputados e senadores voltaram a dar expediente no Congresso nesta segunda, após quase um mês e meio de férias. ALCOLUMBRE também citou, na lista de "temas importantes", a chamada PEC emergencial, proposta que cria "gatilhos" a serem acionados sempre que o governo estiver a caminho de descumprir o teto de gastos ou a regra de ouro – ou seja, de aumentar a dívida pública.


Os consumidores de energia pagaram 35 bilhões e 420 milhões de reais a mais nas contas de luz nos últimos cinco anos devido à cobrança extra prevista nas bandeiras tarifárias. A informação está no levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica. Esse valor equivale a quase duas vezes o custo de construção da hidrelétrica de Jirau.A usina, em Rondônia, custou 19 bilhões e tem capacidade para gerar energia para atender a 40 milhões de pessoas. O sistema de bandeiras tarifárias completou cinco anos. Entrou em vigor em 2015, em meio à disparada do custo da energia no país, provocada pela forte estiagem.


O ministro da Casa Civil, Onyx LORENZONI, afirmou nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Gaúcha, que o governo avalia montar a quarentena para brasileiros que voltarem da China em Anápolis, Florianópolis ou em uma cidade do Nordeste. Segundo ONYX, no momento, a tendência é que seja na cidade goiana. O governo decidiu no fim de semana realizar uma operação para buscar os brasileiros que estão na cidade chinesa, origem do surto de coronavírus. De acordo com ONYX, deverão voltar ao país cerca de 30 a 40 pessoas. Ao chegarem ao Brasil, elas deverão ficar em quarentena, em um local que ainda vai ser definido pelo governo.



A Secretaria da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta segunda-feira o segundo caso de febre amarela em humano de 2020. O paciente tem 40 anos e é morador de Jaraguá do Sul, no Norte do estado. Ele e o outro homem que contraiu a doença este ano estão internados em Florianópolis. Nenhum dos dois tinha registro de vacinação no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. Em 24 de janeiro, a Dive confirmou o primeiro caso, de um morador de São Bento do Sul, também na região Norte catarinense. O paciente tem 47 anos. Em 2019, o estado registrou duas mortes por febre amarela, de moradores da mesma área.


A Celesc apresentou nesta segunda-feira o orçamento previsto para investimentos e custeio da companhia em 2020. O valor chega a um bilhão e 200 milhões de reais e será aplicado nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia, além do custeio das atividades operacionais e de apoio, de projetos em Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética. Os números foram apresentados pelo presidente da Celesc, CLEICIO POLETO MARTINS, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira. Ele explicou que cerca de 354 milhões serão destinados à compra de materiais e à contratação de serviços, enquanto 833 milhões do capital serão destinados à construção, ampliação e modernização de subestações e melhorias nas redes dos sistemas de Média e Baixa Tensão. Parte dos recursos será destinada à conclusão de quatro novas subestações, ampliação de 17 subestações e instalação de cerca de mil e 500 quilômetros de rede do Programa Celesc Rural.


O Estado encerrou 2019 com 29 bilhões de arrecadação tributária própria bruta, alta de 11 vírgula dois por cento em relação ao ano anterior. O número considera os impostos estaduais, como ICMS, IPVA, ITCMD e demais receitas. A arrecadação do IPVA, por exemplo, foi de um bilhão 930 milhões, alta de dez por cento. Somente com o ICMS, a arrecadação bruta foi de 23 bilhões e 700 milhões, incremento de 11 vírgula dois por cento. O secretário de Estado da Fazenda, PAULO ELI, o bom resultado se deve, principalmente, à retirada de diversos produtos da Substituição Tributária e a revisão de benefícios fiscais, além da intensificação de medidas no combate à sonegação.


-DESCANSO ABRE PEDIDOS DE REQUERIMENTOS PARA SERVIÇOS COM AUXÍLIO DA PREFEITURA

-SETOR DE TRIBUTOS REFORÇA ORIENTAÇÕES SOBRE ISENÇÃO DO IPTU E PREFIS

-SINDICATO DOS TRABALHADORES DE MONDAÍ AGILIZA RECADASTRAMENTO DOS AGRICULTORES NA CELESC

-EPAGRI DE DESCANSO IRÁ AMPLIAR DEBATE SOBRE TEMÁTICA AMBIENTAL NESTE ANO


Profissionais de ensino de Descanso participam de semana de formação. O programa Saúde do Professor desenvolvido pelo Governo Municipal iniciou com o objetivo de cuidar da saúde mental dos profissionais da educação. A secretaria de Educação iniciou nesta segunda-feira a semana pedagógica para formação dos profissionais do setor. Durante o período matutino, a decretaria realizou um café da manhã com cerca de cem profissionais da área. Já no período vespertino, orientadoras, merendeiras, motoristas, professores, zeladoras, auxiliares e diretoras de escolas participaram da palestra intitulada “Saúde do Professor”, ministrada pelo palestrante SÉRGIO RIBEIRO, graduado em Serviço Social e terapeuta de casal e família. A palestra faz parte de um projeto de oito palestras que será desenvolvido durante o ano letivo.


Cumprindo o cronograma, nesta quinta-feira os professores participam de uma oficina de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros. O evento será realizado na escola Getúlio Vargas, às 14 horas. Já na sexta-feira será realizada mais uma palestra do Programa Saúde do Professor, novamente com o palestrante SÉRGIO RIBEIRO. De acordo com a secretaria, MARISE GIOMBELLI, a semana antecede o retorno do ano letivo 2020. Ela explica que este ano a formação continuada está voltada também para a saúde emocional e mental dos profissionais. Ainda no decorrer da semana será desenvolvido planejamento coletivo, por escola e individual. As atividades escolares começam na segunda-feira, dia 10 de fevereiro.


Grupo Reviver de Santa Helena irá retomar atividades no dia seis de fevereiro. Segundo a assistente social do CRAS, TALITA SACANDOLARA, o grupo Reviver atende especificamente homens, com foco na recuperação de vícios como álcool e cigarros, além da depressão. Ela cita que o grupo é mantido desde 2013 para auxiliar os participantes no fortalecimento do seu vínculo com a família e a sociedade. Para este ano os encontros serão retomados dia seis, às 14 horas, no CRAS. Atualmente são 11 participantes. TALITA lembra que os pacientes são encaminhados pela rede de atendimento, principalmente a secretaria de Saúde. A assistente social enfatiza que é necessário que os participantes tenham persistência, pois o resultado não é imediato, e cada encontro tem uma continuidade dos temas que são abordados. Cerca de 90% dos participantes conseguem se livrar do vício.


Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Descanso instala novo parquinho na área industrial. Segundo o secretário, GIOVANI BUSNELLO, o parquinho teve investimento de cerca de 19 mil reais. Ele afirma que o objetivo é oferecer um espaço de entretenimento e melhorar a qualidade de vida das famílias e crianças. O secretário lembra que o parquinho poderá ser usado somente a partir de sexta-feira, dia sete de fevereiro. O investimento foi realizado com recursos próprios do município e vai beneficiar famílias residentes na área industrial, Bairro Vila Real e proximidades.


Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste irá contratar novo dentista. Segundo o secretário de Saúde, MAURO BARELLA, em março do ano passado a secretaria contava com três dentistas. Dois atuavam durante 40 horas cada um, e o outro 20 horas. BARELLA lamenta que mesmo sendo avisadas pelos agentes de saúde, muitas pessoas procuravam o dentista com menor carga horária quando ele não estava atendendo. O secretário enfatiza que para preencher as outras 20 horas, foi contratado mais um profissional, aprovado em concurso público. Logo na sequencia, BARELLA comenta que o dentista PAULO SODER encaminhou a aposentadoria. No momento, estão atendendo os dentistas ELIANE e GENOIR. Segundo o secretário, em breve um terceiro profissional deve ser contratado, e além disso, o setor também possui projeto para incrementar o atendimento na odontologia.


Cooperativa dos Agricultores Familiares de Santa Helena recebe confirmação de emenda para compra de insumos. Conforme o presidente da Coopasa, CLAIRTON WALCARENGHI, a emenda no valor de 100 mil reais, do deputado CELSO MALDANER, será destinada para compra de abubo e uréia para todos os agricultores associados. Ele explica que a compra será dividida de forma igual entre todos os associados. O presidente da Coopasa enfatiza que esta distribuição de insumos incentiva os agricultores a permanecerem na cooperativa, e o valor também contribui para movimentar a economia do mercado local. Atualmente o leite comprado pela Coopasa é revendido para duas outras lacticínios, com as quais o produtor faz a negociação do preço. A cooperativa também disponibiliza toda linha de produtos de agropecuária para os associados, que somam cerca de 94 agricultores.


São João do Oeste enfrenta problemas com poços artesianos. A perfuração de poço profundo é uma prática bastante utilizada no município. Produtores rurais buscam garantir abastecimento de água em propriedades de grande consumo. Problemas de pouca vazão geram dúvidas sobre a eficiência deste método. Conforme o vice-prefeito e secretário da Agricultura, GENÉSIO ANTON, o município está localizado em uma área de rocha desfavorável para a perfuração de poços artesianos. Ele integra o Comitê da Bacia do Rio Das Antas e afirma que os estudos comprovam que menos de 30 por cento dos poços perfurados em São João do Oeste possuem durabilidade superior a cinco anos. Salienta que são apenas bolsões de água no subsolo que não compensa o investimento de até 50 mil reais. O secretário da Agricultura recomenda investimento em cisternas para armazenamento de água da chuva.


GENÉSIO ANTON reforça que São João do Oeste não incentiva a perfuração de poços profundos devido aos seguidos problemas constatados. Cita que é comum o relato de agricultores que possuem poços secos, problema causado pela falta de infiltração de água para o reabastecimento do subsolo, segundo o vice-prefeito. GENÉSIO ANTON observa que municípios próximos possuem rocha fragmentada e com grande potencial de água no subsolo como, por exemplo, São Miguel do Oeste, Guaraciaba, Paraíso, Bandeirante e Dionísio Cerqueira. O secretário reconhece que o armazenamento de água é uma grande preocupação no setor agropecuário devido ao crescimento nos investimentos em construções de aviários e chiqueiros. O momento favorável na avicultura e suinocultura motiva novos empreendimentos que exigem grande consumo de água.


Projeto Rio Fortaleza terá nova etapa em fevereiro. Conforme o secretário da Agricultura de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, dois quilômetros de extensão de cerca já foram concluídos nas duas margens do Rio Fortaleza. A preservação da mata ciliar iniciou a partir da ponte próximo ao campo do Ipiranga. Na próxima semana os trabalhos terão continuidade com a colocação de cerca para impedir o acesso do gado ao leito do rio e também facilitando o restabelecimento da mata ciliar. ANTON elogia a adesão dos proprietários de áreas rurais demonstrando o interesse da população na preservação do meio ambiente. A proteção da mata ciliar do Rio Fortaleza é considerada prioridade ambiental no município por ser o rio que abastece o sistema de tratamento e distribuição de água na cidade. O vice-prefeito explica que grande extensão do leito do rio está protegida.


Secretaria de Agricultura de Descanso abre pedidos de requerimentos para serviços com auxílio da prefeitura. De acordo com o secretário de Agricultura, IVAN RECH, está sendo retomado o programa Porteira Adentro, beneficiando os agricultores com cascalhamentos dentro da propriedade, principalmente leiteiras, também o programa de proteção de fontes, auxílios de máquinas para terraplanagens e a liberação do bônus fiscal, em que o agricultor pode optar em usar o crédito nos serviços de máquina pelas empresas terceirizadas, na compra de sementes de pastagem de inverno ou na realização de exames de brucelose e tuberculose. O valor do bônus varia conforme o movimento financeiro de cada propriedade, no limite de mil reais de incentivo.


Para aderir aos programas, o secretário explica que o agricultor deve fazer o requerimento na secretaria de Agricultura de Descanso. IVAN RECH lembra que no programa Porteira Adentro o agricultor tem direito a quatro horas de serviço de máquina, mas deve fornecer o cascalho. Já para as fontes protegidas o município fornece até três tubos de 60 centímetros, o transporte da pedra rachão e dos tubos, a máquina para fazer o serviço e o acompanhamento de técnico na execução da fonte. No momento, RECH cita que a secretaria está realizando serviços em fontes na linha Campinas.


Setor de Tributos de Iporã do Oeste reforça orientações sobre isenção do IPTU e Prefis. De acordo com o fiscal do setor de Tributos, LEANDRO MAGNAGUAGNO, o programa de recuperação fiscal objetiva rever valores que estão vencidos até dezembro do ano passado. São valores que podem estar inscritos em dívida ativa, executados de forma judicial, protestados em cartório, ou vencidos até final do último ano. O fiscal enfatiza que toda dívida, indiferente da sua origem, pode ser negociada até dia 14 de fevereiro. Pelo Prefis, LEANDRO explica que o munícipe em débito terá o desconto de juros e multas, conforme as opções de pagamento. Se o débito for quitado em uma vez, o desconto dos juros e multas será de 100%, no pagamento parcelado em até três vezes o desconto será de 75%, e em até seis parcelas o desconto de juros e multa será de 50%. Para pessoa jurídica o valor mínimo da parcela deve ser de 350 reais, e para pessoa física é de 175 reais.


O fiscal de Tributos lembra que na parcela a vista, o pagamento deve ser feito em até cinco dias úteis após a negociação. O contribuinte pode obter pelo site da prefeitura um formulário que deve ser preenchido e entregue no setor de Tributos. O formulário também está disponível na prefeitura. LEANDRO MAGNAGUAGNO orienta que o contribuinte em débito que perder o prazo do Prefis ainda pode fazer a negociação, mas perde os descontos. O valor total em dívida ativa na prefeitura de Iporã do Oeste soma cerca de 500 mil reais, e destes, 200 mil estão sendo cobrados judicialmente. O fiscal de tributos destaca que é um valor que se acumula há cerca de dez anos. Ele cita que os débitos dizem respeito principalmente as taxas de alvarás, IPTU, e o ISS, Imposto Sobre Serviço. O contribuinte em débito com a prefeitura deixa de ter direito a vários serviços públicos.


Isenção do IPTU não se aplica a taxa de recolha de lixo. A isenção se aplica aos aposentados, pensionistas e proprietários de chácaras urbanas e a partir deste ano também a contribuintes com doença crônica. De acordo com o fiscal de tributos, o carne prevê além do IPTU, também a taxa de recolha de lixo, que fica em média 190 reais. LEANDRO MAGNAGUAGNO lembra que mesmo sendo concedida a isenção dos impostos para quem tem direito, as taxas não se enquadram nesse descontoe. Para ter direito a isenção, o contribuinte deve receber até dois salários mínimos, possuir apenas um imóvel e que seja usado como moradia, proprietário de chácara urbana deve comprovar pelo bloco o vínculo rural e doentes crônicos também devem apresentar laudo pericial, que comprove a doença, emitido por médico do município. O prazo para solicitar a isenção é até o dia 10. Ainda até dia 20 pode ser feito o pagamento em cota única com maior desconto, mas somente com a impressão pela internet.


Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Mondaí agiliza recadastramento dos agricultores com direito a desconto na fatura de energia elétrica. Segundo o presidente do sindicato, FLÁVIO ZANG, o desconto é fornecido aos agricultores em função da energia elétrica ser usada na produção de alimentos. Para ter direito ao benefício, ZANG comenta que os agricultores têm prazo para atualizarem o seu cadastro junto a Celesc e a Anel, e em Mondaí, este serviço está sendo prestado também pelo sindicato como forma de agilizar o encaminhamento final na Celesc. Para atualizar o cadastro, o presidente explica que o agricultor deve apresentar os documentos pessoais e preencher um formulário. Depois esta documentação deve ser entregue na Celesc.


O agricultor que precisa fazer o recadastramento é notificado na conta de energia solar. O prazo que encerrava no final do ano foi prorrogado até final de fevereiro. FLÁVIO ZANG destaca que como o atendimento da Celesc em Mondaí é somente pela manhã, a orientação é que os demais agricultores ainda não notificados façam o recadastramento somente após a notificação. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Mondaí cita que nesta atualização de cadastro estão sendo percebidos muitos problemas quanto a divergências no endereço dos agricultores, que são diferentes na escritura e na fatura de energia elétrica. Ele orienta os agricultores a regularizarem essa situação na Celesc, para evitar transtornos.


Epagri de Descanso irá ampliar debate sobre temática ambiental neste ano. Conforme o extensionista, ZOLMIR FRIZZO, o atendimento no escritório municipal de Descanso foi retomado na semana passada, e a partir desta semana toda equipe retornou das férias. Ele lembra que nas segundas-feiras a equipe permanece no escritório para atender os agricultores, e nos demais dias, os extensionistas rural e social saem a campo. FRIZZO comenta que a expectativa é de um ano muito bom para a agricultura, levando em conta o clima favorável e os preços que estão sendo praticados. Ele lembra que a prioridade de atuação da Epagri de Descanso continua sendo a área ambiental, na preservação da água e do solo, mas também no debate relacionado ao encaminhamento das licenças ambientais agora pelos municípios por meio do Conder, considerando que o município é a sede da estação de tratamento de dejetos humanos, que irá atender oito municípios da região.


O extensionista da Epagri de Descanso afirma que é preciso haver uma reflexão maior sobre a responsabilidade que as pessoas têm diante do ambiente onde vivem. ZOLMIR FRIZZO cita como exemplo a tragédia em Brumadinho, cidade mineira, que na semana passada completou um ano. Ele diz que o rio surgiu antes da cidade naquele local, e os impactos gerados pela ação humana contribuíram para este problema ambiental. O extensionista ressalta que o rio Macaco Branco, que corta a cidade, com freqüência sofre pela poluição devido à ação humana. Para fortalecer as ações de educação ambiental, FRIZZO comenta que está sendo organizada uma programação especial para o Dia Mundial da Água em março, em parceria com prefeitura e outras entidades. O extensionista comenta que aqueles agricultores que estão tendo cuidado maior na conservação do solo, estão colhendo os resultados positivos na produção.


-AVIÁRIO E EQUIPAMENTOS SÃO DESTRUÍDOS POR INCÊNDIO

-MOTOCICLISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM COLISÃO CONTRA TRATOR NA SC 163


Colisão traseira é registrada na SC 163. O acidente ocorreu por volta das oito horas da manhã de ontem na SC 163 em São Miguel do Oeste. A colisão traseira envolveu uma Ecosport de Palma Sola, conduzida por um homem de 48 anos e um Uno de Descanso, conduzido por um homem de 23 anos. Ninguém se feriu e houve apenas danos de pequena monta nos veículos.


Ocupantes de automóvel saem ilesos de capotamento na BR 163. A guarnição do Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionada para atender um acidente de trânsito na BR 163. A ocorrência foi por volta das 12 horas e 45 minutos desta segunda-feira, na Linha São Roque. No local, foi confirmada uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um veículo de passeio com placas de Sapiranga, RS. / Conforme os bombeiros, todos os ocupantes recusaram atendimento, sendo o motorista de 51 anos, a caroneira do banco dianteiro de 52 anos, além do caroneiro banco traseiro de 11 anos. Todos usavam cinto de segurança. A guarnição permaneceu no local fazendo controle do trânsito e dando suporte para as vitimas até a chegada da PRF.


Dois carros colidem em frente ao destacamento da PM. Duas pessoas foram atendidas pelos bombeiros em um acidente na manhã de segunda na rua Padre Aurélio, em frente ao pelotão da Polícia Militar de São José do Cedro. A colisão envolveu uma Montana com placas de SJCedro, ocupada por duas pessoas, e um Siena, placas de Maravilha. O motorista da picape, de 72 anos, e a caroneira, de 64, foram encaminhados para o posto de saúde devido a dores no tórax. Já o Siena era ocupado pela condutora, de 38 anos, que não teve ferimentos e dispensou atendimento dos bombeiros. Segundo a PM, o acidente aconteceu quando a condutora do Siena atravessou a rua Padre Aurelio. Ela seguia sentido Santos Dumond ao lado do destacamento da PM. Já a Montana seguia da delegacia sentido ao Fórum, quando aconteceu a colisão.


Incêndio danifica aviário e vários equipamentos no interior de Cunha Porã. A ocorrência foi registrada por volta das nove horas da manhã de ontem, na linha Progresso, interior de Cunha Porã. O incêndio atingiu uma área de aproximadamente 160 metros quadrados do aviário que tinha uma área total de 400 metros quadrados. Os bombeiros realizaram o combate e posteriormente o rescaldo das chamas, utilizando cerca de quatro mil e 500 litros de água. Segundo o proprietário do aviário, o incêndio teve origem no local onde havia dois freezers, forno industrial e caixa de energia elétrica. No local havia também um fogão a lenha, forrageira, misturador de ração, motosserra, cortador de grama e materiais de uso do campo. Os equipamentos foram queimados pelo fogo. O agricultor disse ainda que somente percebeu as chamas quando o fogo tinha tomado parte da edificação de madeira. A edificação não tinha seguro.


Motociclista sofre ferimentos graves em colisão contra trator na SC 163. O acidente ocorreu por volta das sete horas e 15 minutos da manhã desta terça-feira, na SC 163, linha Cabeceira do Taquarussu, próximo ao cemitério da comunidade. No local ocorreu uma colisão traseira, de uma moto CBX 250 Twister placa de Iporã do Oeste, pilotada por um homem de 57 anos, e um trator Valmet acoplado com um implemento agrícola pé de pato. A máquina agrícola era operada por um homem de 59 anos. O agricultor relatou a reportagem da Rádio Oeste que transitava com o trator no acostamento da rodovia, sentido Iporã do Oeste a Descanso, quando o motociclista, que trafegava no mesmo sentido, colidiu na traseira da máquina.


Com o impacto da colisão da moto contra a máquina agrícola, o motociclista teve laceração com hemorragia na face, fratura exposta na perna direita com hemorragia, suspeita de fratura fechada no cotovelo esquerdo, suspeita de fratura fechada no antebraço direito e ferimento lacerante no braço direito. O homem de 57 anos foi atendido pelos bombeiros de Iporã do Oeste e conduzido ao hospital de Iporã do Oeste, e na sequencia transferido para o hospital regional de São Miguel do Oeste. Os bombeiros realizaram ainda a limpeza da pista, devido ao sangue e os destroços da moto que ficaram na rodovia. A Polícia Militar Rodoviária também atendeu a ocorrência.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.