-MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DIZ QUE FILA DO INSS NUNCA VAI ACABAR
-JORGINHO TROCA CINCO SECRETÁRIOS E COMANDO DE QUATRO ÓRGÃOS DO GOVERNO
-FÉRIAS DE SERVIDORES REDUZ RITMO DOS SERVIÇOS DA SECRETARIA DE OBRAS
-INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DA SECRETARIA DE CULTURA SERÃO ABERTAS SEMANA QUE VEM
-A 41 DIAS DA FAISMO, CCO AINDA AGUARDA APROVAÇÃO DE PROJETO PARA ACESSAR RECURSOS
-HOMEM VAI ATÉ O QUARTEL DA POLÍCIA MILITAR E É PRESO POR EMBRIAGUES AO VOLANTE
-POLÍCIA CIVIL PRENDE HOMEM QUE TENTOU MATAR COMPANHEIRA A FACADAS
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 18 graus e a máxima pode chegar a 30 graus.
Duas explosões mataram nesta quarta-feira 95 pessoas que caminhavam em procissão para o túmulo de QASSEM SOLEIMANI, o general iraniano morto por um ataque com drone dos Estados Unidos em 2020, no Irã. Outras 211 ficaram feridas, segundo serviços de emergência do Irã. O governo do Irã chegou a divulgar que houve 103 mortos, mas depois percebeu que havia nomes repetidos na lista. O governo iraniano chamou a explosão de "atentado terrorista" e disse se tratar de um ataque suicida cometido por pessoas que estavam no meio da multidão. Nenhum grupo havia reivindicado o ataque até a última atualização desta reportagem.
A Ucrânia e a Rússia anunciaram nesta quarta-feira a primeira troca de prisioneiros de guerra em quase cinco meses, com mais de 200 libertados de cada lado. Moscou afirmou que foi uma negociação complexa envolvendo a mediação dos Emirados Árabes Unidos. O Ministério da Defesa da Rússia disse que 248 militares russos foram entregues pela Ucrânia. O governo da Ucrânia informou que 230 pessoas, sendo 224 soldados e seis civis, que lutavam pelo país foram libertadas. Essa foi a maior troca de tropas documentada até o momento. O centro de coordenação de prisioneiros de guerra da Ucrânia também reconheceu brevemente o papel dos Emirados Árabes Unidos no intercâmbio.
A Justiça Trabalhista da Argentina decidiu nesta quarta-feira suspender parte do "decretaço" de JAVIER MILEI, atual presidente do país. A decisão se aplica às medidas relacionadas à reforma trabalhista proposta pelo presidente. MILEI afirma que as mudanças que ele propõe para as regras trabalhistas são uma modernização. Entre as mudanças que mais desagradaram as centrais sindicais estão o aumento do período de experiência para oito meses, a participação em manifestações como motivo legal para demissões e mudanças no sistema de indenizações dos profissionais que saem de uma empresa. A decisão da Justiça do Trabalho é cautelar. A ação foi protocolada na Justiça do Trabalho por uma central sindical argentina.
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, RICARDO CAPPELLI, disse nesta quarta-feira que o governo publicará em fevereiro as diretrizes nacionais para utilização de câmeras corporais pelas polícias. CAPELLI havia anunciado a intenção de divulgar as regras para o uso do equipamento pelas forças de segurança até o final de 2023, mas a medida ficou para este ano. Nesta quarta, o secretário confirmou a apresentação da normatização. Segundo CAPPELLI, a medida é resultado do trabalho do ministério em parceria com os estados, polícias militares, secretarias de segurança e policiais civis. Ele citou que a elaboração das diretrizes é fruto de um processo com consulta pública e construído com a participação das polícias de todos os estados.
O ministro da Previdência Social, CARLOS LUPI, afirmou nesta quarta-feira que a fila do Instituto Nacional do Seguro Social "nunca vai acabar". Para 2024, a meta traçada pelo ministro é a de que o tempo de espera seja reduzido a 30 dias. Segundo LUPI, atualmente a fila de espera pela análise de pedido de benefício assistencial ou previdenciário é de 49 dias. O ministro deu as declarações em Brasília durante cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS. Quando assumiu o Ministério da Previdência Social, no começo de 2023, LUPI havia prometido zerar a fila até o final de 2023, o que não ocorreu. Nesta quarta-feira, o ministro afirmou que nunca falou, literalmente, em zerar a fila, mas reduzir o tempo de espera para os 45 dias definidos em lei.
A inconsistência de dados do CPF será motivo de bloqueio do pagamento do Bolsa Família a partir deste mês. Caso a situação não seja resolvida em até seis meses, os benefícios serão cancelados. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a medida é para garantir que o benefício chegue às pessoas que realmente precisam. O pagamento deste ano começa no dia 18 de janeiro e segue até o dia 31, de acordo com o número final do NIS, Número de Identificação Social. O programa de transferência de renda do governo federal atendeu, em média, 21 milhões de famílias em 2023. Têm direito ao benefício as famílias cuja renda per capita é de, no máximo, 218 reais por mês.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em três municípios de Santa Catarina devido às fortes chuvas que atingiram as cidades em 2023. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira e envolve Balneário Gaivota, no Sul do Estado, Paial, no Oeste, e Araquari, no Norte catarinense. As cidades com o reconhecimento da Defesa Civil Nacional estão aptas para solicitar recursos do Ministério para que seja feito atendimento à população afetada. Segundo dados da EpagriCiram, Santa Catarina teve apenas 48 dias sem chuva até novembro de 2023, ou seja, a cada dez dias, oito tiveram registro de precipitação.
Foram abertas na última terça-feira as inscrições para o processo seletivo de contratação temporária de profissionais com nível técnico e superior para atuar no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e seguem até 16 de janeiro de 2024. Há cerca de 90 vagas abertas e o período de trabalho temporário para os candidatos selecionados é valido por um prazo máximo de 2 anos. As inscrições estão abertas para vagas nos seguintes cargos: Analista de Comunicação Social; Analista de Informática; Analista de Recursos Humanos; Analista Técnico Administrativo; Psicólogo; Químico; Técnico em Atividades de Engenharia e Médico Veterinário; Analista Jurídico e
Médico. Os candidatos serão avaliados a partir de avaliação curricular mediante somatório de pontos da experiência comprovada e da contagem de títulos. Os aprovados e nomeados poderão receber salários entre setemil e 10 mil e 900 reais.
O governador JORGINHO MELLO formalizou, nesta quarta-feira, as mudanças no primeiro escalão, com nove substituições entre secretarias e órgãos governamentais. A posse será feita em gabinete amanhã. As alterações incluem cinco novos secretários: na Comunicação, Administração, Defesa Civil, Segurança Pública e Casa Civil que será comandada pelo advogado FILIPE MELLO, filho do governador. A Secretaria de Segurança será assumida pelo deputado SARGENTO LIMA e na Secretaria de Comunicação, o comando será de JOÃO PAULO GOMES VIEIRA. A Secretaria da Defesa Civil ficará sob o comando do coronel FABIANO DE SOUZA, que comandava o Corpo de Bombeiros, e a Secretaria de Administração, passa a ser comandada por VÂNIO BOING, que até então estava no Iprev.
A Casa de Apoio do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso completou, em dezembro, um ano de funcionamento. De acordo com o coordenador do espaço, ADEMIR DITBERNER, a nova casa tem condições para atender 37 pessoas simultaneamente. Nesse primeiro ano de funcionamento, o local não teve lotação máxima em nenhum momento. Ele disse que em 2022, 228 pessoas se hospedaram na antiga Casa de Apoio com 767 diárias. Em 2023, cerca de 300 pessoas passaram pelo espaço com o uso de 950 diárias. DITBERNER ressaltou que a Casa de Apoio se mantém pelas doações das pessoas e das entidades parceiras do projeto, como o Rotary, Ameosc e Acismo.
A Secretaria de Educação de Belmonte lançou, nesta quinta-feira, o edital de abertura das inscrições para bolsas de estudo para alunos do município que frequentam cursos técnicos profissionalizantes na área do agro. Esses mesmos alunos já são beneficiados com o Transporte Escolar. As inscrições começam no dia 17 e seguem até 26 de janeiro na Secretaria Municipal de Educação de Belmonte. O aluno interessado deve apresentar CPF, RG, comprovante de Residência, comprovante de conta bancária do requerente bolsa de estudo, atestado de frequência ou matrícula na Unidade Educacional e cópia da nota de produtor rural ou declaração de que não possuem documento. Uma Comissão de Verificação fará a análise dos pedidos e a bolsa será paga em duas parcelas, uma em julho e outra em dezembro.
O prefeito de Descanso, SADI BONAMIGO, sancionou, neste começo de ano, a lei que valoriza a educação e qualificação dos servidores públicos. A lei complementar concede adicional de escolaridade. A nova legislação estabelece critérios claros para a concessão do adicional de escolaridade para servidores efetivos, que varia de 10 a 35 por cento, de acordo com o nível de escolaridade exigido para o cargo de ingresso no serviço público efetivo e o último nível de escolaridade que o servidor possui. Para concessão do adicional os cursos devem ser devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação. O prefeito SADI BONAMIGO enfatizou a importância da medida e disse que a lei reflete o compromisso com a valorização dos servidores e com a promoção da educação.
A Secretaria Municipal de Educação de Guaraciaba abriu as inscrições para o concurso de remoção dos profissionais pertencentes ao quadro do Magistério Público Municipal.
A remoção dos servidores é o deslocamento para outra unidade do mesmo órgão e ocupante do mesmo cargo eou função. O concurso é destinado aos Professores do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Educação Infantil efetivos em exercício na rede Municipal de Ensino. Os documentos relativos a inscrição só poderão ser entregues na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, c no subsolo do Prédio da Prefeitura. As inscrições podem ser feitas até o dia 12, sexta-feira da semana que vem em Guaraciaba.
Termina hoje o período de inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para o cargo de motorista do município de São Miguel do Oeste. As inscrições devem ser efetuadas o final da tarde na sede da Secretaria de Educação, situada na rua Sete de Setembro, no prédio da antiga Câmara de Vereadores. Os critérios de avaliação serão a qualificação profissional e o tempo de experiência. O resultado final será divulgado já no dia 10 de janeiro. A escolaridade exigida para o cargo é de Ensino Médio completo. A remuneração oferecida é de dois mil 439 reais. Os demais detalhes do Edital estão disponíveis no site da prefeitura, na aba “Concursos e Seletivos”.
A Secretaria Municipal Cultura de São Miguel do Oeste está trabalhando na organização do Calendário de Eventos 2024. Todas as comunidades, entidades e instituições que têm algum evento público em sua agenda para o novo ano, devem entrar em contato com o setor de Cultura amanhã. As entidades devem enviar um ofício solicitando a inclusão do referido evento para divulgação. O contato deve ser feito via WhatsApp, no número 3631-2089. O Calendário de Eventos é disponibilizado gratuitamente, no site oficial do Município: www.saomiguel.sc.gov.br. O prazo final para a comunicação e inclusão de eventos no calendário oficial de São Miguel do Oeste termina nesta sexta-feira.
As inscrições para as oficinas de cultura do município em 2024 serão abertas na semana que vem. A informação é do Secretário adjunto de Cultura, SIRINEU LEÃO. De acordo com ele, a pasta vai abrir um link no site da prefeitura a fim de receber os pedidos de participação nas oficinas. Ele disse que além das oficinas tradicionais, a secretaria instituiu duas novidades para este ano: violino e piano. LEÃO destacou que essa é uma ação de grande aceitação por parte da comunidade. Ele ressaltou que a procura é grande e, normalmente, todas as vagas das oficinas são preenchidas, especialmente por estudantes como atividade do contraturno escolar.
As vagas das oficinas de cultura de São Miguel do Oeste serão preenchidas por ordem de inscrição. A explicação é do Secretário adjunto de Cultura, SIRINEU LEÃO. Ele disse que o link para a inscrição dos interessados deve ser aberto no dia 08 de janeiro, segunda-feira da semana que vem. O secretário ressaltou que as pessoas devem estar atentas para garantir as vagas nas oficinas de preferencia. LEÃO também informou, em entrevista para a Peperi, que a decoração natalina do centro da cidade deve começar a ser retirada a partir da próxima semana. Os materiais serão levados para o Barracão da Cultura para reaproveitamento no Natal de 2024.
A secretaria de Agricultura está priorizando o trabalho de confecção de silagem para os agricultores. A informação é do secretário, NILO BEDIN. Ele disse que esse é um período importante para a limpeza dos silos e produção da silagem destinada ao rebanho leiteiro. BEDIN destacou que outra preocupação da pasta é com a conclusão das obras de reforma e ampliação do espaço da feira livre. Além disso, a secretaria também está envolvida com a organização da Mercoleite, evento que vai acontecer junto com a Faismo 2024. Ele disse que a demanda de serviços é muito grande e a equipe é suficiente para o atendimento dos agricultores, mesmo no período de férias.
Entre 80 e 85 por cento dos servidores da secretária de Obras de São Miguel do Oeste estão de férias. A informação é do secretário CLAUDIO BARP. Segundo ele, mesmo com pouco mais de 10 por cento da equipe em atividade, os trabalhos seguem sendo executados. A primeira atividade do ano está ocorrendo na Linha 26 de Outubro. BARP explicou que as próximas ações serão realizadas na Linha Vista Alta e parte da Dois Irmãos que liga à comunidade de Sete de Setembro. O secretário destacou que as demais estradas também precisam de reparos em razão dos grandes estragos causados pelo tempo em 2023. Ele frisou que o setor fez um mapeamento nos últimos dias dos locais que precisam de atenção e citou que nas próximas semanas a atenção dos servidores será para cerca de 20 estradas.
O secretário de Obras, CLÁUDIO BARP, disse que está no comando da pasta desde abril do ano passado e desde então o setor foi fortemente castigado pelo excesso de chuvas. O período mais crítico, de acordo com ele, foi entre setembro e novembro. Ele garantiu porém, que, mesmo com todas as dificuldades, os trabalhos foram executados em diversas localidades, como por exemplo, a britagem nas Linhas Caxias, Santa Catarina, Barra do Guamirim, Oito de Março, Dois Irmãos, Sete de Setembro, Lajeado Direito, Canela Gaúcha e proximidades do aeroporto. Ele disse que a expectativa de trabalho para esse ano é positiva, mas o tempo bom é fundamental para o andamento dos trabalhos realizados pela secretaria de Obras de São Miguel do Oeste.
Além das estradas, pontes e pontilhões também precisam ser reconstruídos. A afirmação é do secretário de Obras, CLAUDIO BARP. Ele salientou que diferente do ano passado, em 2024, a secretaria de Obras possui um estoque considerável de tubos e a colocação vai ocorrer onde for necessário. Ele detalhou que algumas estradas foram recuperadas cinco vezes nos últimos oito meses e ainda precisam de reparos, sendo que os prejuízos maiores estão nas estradas localizadas em áreas de morros. Sobre o retorno da equipe, o secretário afirmou que até o dia 20 deste mês, cerca de 75 por cento dos funcionários já estarão trabalhando em ritmo praticamente normal.
Faltam 41 dias para a abertura da Faismo 2024. O evento, que acontece de dois em dois anos no mês de novembro, neste ano, foi antecipado para o mês de fevereiro. De acordo com o coordenador geral da Comissão Central Organizadora, CLEOMAR ZACCHI, o objetivo é realizar a feira junto com a programação de aniversário dos 70 anos do município. A feira será realizada entre os dias 14 e 18 de fevereiro. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que preparação do parque é uma das principais preocupações da CCO neste momento. ZACCHI citou que o espaço está recebendo os ajustes na parte hidráulica e elétrica, além de melhorias nos pavilhõese no local destinado ao palco de shows em frente a praça de alimentação. O layout da feira, com a distribuição do estandes, deve ser concluído nos próximos dias.
A Faismo de 2024 vai ter um aumento do número de estandes destinados aos expositores. A informação é do coordenador geral da CCO, CLEOMAR ZACCHI. Na última edição da exposição foram 287 espaços. Neste ano, serão 300 estandes. ZACCHI disse que praticamente todos já estão comercializados. Ele ressaltou que os ajustes finais podem permitir o ingresso de mais alguns expositores. ZACCHI também destacou que a montagem das estruturas básicas para a feira devem começar ainda neste mês. Outra preocupação da CCO é com as condições do tempo para os dias do evento. Por enquanto, segundo ZACCHI, não há previsão de chuva para o período de realização da Faismo no mês que vem.
A Comissão Central Organizadora da Faismo ainda aguarda a aprovação do projeto para a captação de recursos por meio do Programa de Incentivo a Cultura de Santa Catarina. De acordo com o coordenador geral da CCO, CLEOMAR ZACCHI, os recursos serão usados para ampliar a grade de shows e atrações culturais do evento. Ele disse que a expectativa é boa e que a previsão é de que o projeto seja aprovado nesta semana. ZACCHI citou que com a aprovação do projeto serão contratados shows regionais e um de nível nacional. Por enquanto, estão confirmados os show de MARCOS E BELUTTI no dia 15 de fevereiro e de LAUANA PRADO no dia 17. Não haverá cobrança de ingresso para os shows. O estacionamento que está sendo ampliado para a feira do mês que vem também será gratuito.
A Faismo de 2024 terá um impacto diferente para a economia local neste ano. O comentário é do coordenador geral da CCO, CLEOMAR ZACCHI. Ele disse que a feira, normalmente acontece em novembro, período em que a economia já está movimentada e projetada para as festas de final de ano. A antecipação da Faismo para fevereiro terá um impacto adicional na economia local já no começo do ano.
Um homem foi preso pela Polícia Militar por embriaguez ao volante no centro de São Miguel do Oeste nesta quarta-feira. Por volta de uma hora da tarde, o condutor de um Monza foi até a sede Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, localizado na Rua 21 de Abril. Segundo a PM, o homem estava embriagado e muito alterado. Depois de questionar e discutir com os policiais, ele deixou o batalhão conduzindo o veículo. Logo depois, uma guarnição abordou o carro na rua Florianópolis. O homem saiu do veículo bastante alterado, questionando o motivo da abordagem. Ele se recusou a fazer teste do bafômetro e autuado por embriagues ao volante. Segundo a PM, ele apresentava odor etilíco, alterado, exaltação e olhos vermelhos. A Polícia Militar confeccionou o boletim de ocorrência e levou o homem para a delegacia de polícia.
A Polícia Civil prendeu na tarde desta quarta-feira um homem investigado por tentativa de feminicídio. A ação foi realizada pela Divisão de Investigação Criminal - DIC de Maravilha. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito de matar a companheira a golpes de faca no final de dezembro do ano passado em Cunha Porã foi localizado em Mondaí. O homem foi abordado na rua, enquanto dirigia um Pálio e n?o ofereceu resistência durante a prisão. O suspeito de 26 anos é natural de Vicente Dutra, Rio Grande do Sul, e possui mais de 70 boletins de ocorrência no histórico policial. Ele foi detido no começo da tarde e está em um presídio da região.
De acordo com a Polícia Civil, o homem preso nesta quarta-feira por tentativa de feminicídio cometeu o crime na noite de 26 de dezembro em Cunha Porã. Segundo a Polícia Civil, o homem invadiu a casa de familiares da vítima e a atacou com arma branca. O suspeito desferiu três golpes de faca nas costas da mulher. Ele ainda ameaçou matar familiares da vítima e os próprios filhos antes de fugir do local. De acordo com a Polícia Civil, as agressões foram praticadas na frente dos três filhos do casal. O homem tinha uma medida protetiva de não aproximação e contato com a vítima. Ele foi preso ontem e será indiciado por tentativa de feminicídio.