ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 04/01/2024

GLOBO EM FOCO – 04/01/24

- MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL DIZ QUE FILA DO INSS NUNCA VAI ACABAR

-JORGINHO TROCA CINCO SECRETÁRIOS E COMANDO DE QUATRO ÓRGÃOS DO GOVERNO

- NÚMERO DE ACIDENTES REDUZ QUASE 30% EM ITAPIRANGA

- EXPOSIÇÃO FEIRA DE ITAPIRANGA SERÁ GERIDA PELO PRÓPRIO MUNICÍPIO

-ITAPIRANGA POSSUI DOIS MIL VENEZUELANOS CADASTRADOS NO MUNICÍPIO

- SINDICALISTA COMEMORA AUMENTO DO LIMITE NO CRÉDITO FUNDIÁRIO

- HOMEM É PRESO POR EMBRIAGUEZ E DESACATO EM SMO

- HOMEM INVESTIGADO POR TENTATIVA DE FEMINICÍDIO É PRESO EM MONDAÍ

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 91 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.

Duas explosões mataram nesta quarta-feira 95 pessoas que caminhavam em procissão para o túmulo de QASSEM SOLEIMANI, o general iraniano morto por um ataque com drone dos Estados Unidos em 2020, no Irã. Outras 211 ficaram feridas, segundo serviços de emergência do Irã. O governo do Irã chegou a divulgar que houve 103 mortos, mas depois percebeu que havia nomes repetidos na lista. O governo iraniano chamou a explosão de "atentado terrorista" e disse se tratar de um ataque suicida cometido por pessoas que estavam no meio da multidão. Nenhum grupo havia reivindicado o ataque até a última atualização desta reportagem.

A Ucrânia e a Rússia anunciaram nesta quarta-feira a primeira troca de prisioneiros de guerra em quase cinco meses, com mais de 200 libertados de cada lado. Moscou afirmou que foi uma negociação complexa envolvendo a mediação dos Emirados Árabes Unidos. O Ministério da Defesa da Rússia disse que 248 militares russos foram entregues pela Ucrânia. O governo da Ucrânia informou que 230 pessoas, sendo 224 soldados e seis civis, que lutavam pelo país foram libertadas. Essa foi a maior troca de tropas documentada até o momento. O centro de coordenação de prisioneiros de guerra da Ucrânia também reconheceu brevemente o papel dos Emirados Árabes Unidos no intercâmbio.


A Justiça Trabalhista da Argentina decidiu nesta quarta-feira suspender parte do "decretaço" de JAVIER MILEI, atual presidente do país. A decisão se aplica às medidas relacionadas à reforma trabalhista proposta pelo presidente. MILEI afirma que as mudanças que ele propõe para as regras trabalhistas são uma modernização. Entre as mudanças que mais desagradaram as centrais sindicais estão o aumento do período de experiência para oito meses, a participação em manifestações como motivo legal para demissões e mudanças no sistema de indenizações dos profissionais que saem de uma empresa. A decisão da Justiça do Trabalho é cautelar. A ação foi protocolada na Justiça do Trabalho por uma central sindical argentina.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, RICARDO CAPPELLI, disse nesta quarta-feira que o governo publicará em fevereiro as diretrizes nacionais para utilização de câmeras corporais pelas polícias. CAPELLI havia anunciado a intenção de divulgar as regras para o uso do equipamento pelas forças de segurança até o final de 2023, mas a medida ficou para este ano. Nesta quarta, o secretário confirmou a apresentação da normatização. Segundo CAPPELLI, a medida é resultado do trabalho do ministério em parceria com os estados, polícias militares, secretarias de segurança e policiais civis. Ele citou que a elaboração das diretrizes é fruto de um processo com consulta pública e construído com a participação das polícias de todos os estados.

O ministro da Previdência Social, CARLOS LUPI, afirmou nesta quarta-feira que a fila do Instituto Nacional do Seguro Social "nunca vai acabar". Para 2024, a meta traçada pelo ministro é a de que o tempo de espera seja reduzido a 30 dias. Segundo LUPI, atualmente a fila de espera pela análise de pedido de benefício assistencial ou previdenciário é de 49 dias. O ministro deu as declarações em Brasília durante cerimônia de abertura do curso de formação dos aprovados no último concurso do INSS. Quando assumiu o Ministério da Previdência Social, no começo de 2023, LUPI havia prometido zerar a fila até o final de 2023, o que não ocorreu. Nesta quarta-feira, o ministro afirmou que nunca falou, literalmente, em zerar a fila, mas reduzir o tempo de espera para os 45 dias definidos em lei.

A inconsistência de dados do CPF será motivo de bloqueio do pagamento do Bolsa Família a partir deste mês. Caso a situação não seja resolvida em até seis meses, os benefícios serão cancelados. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, a medida é para garantir que o benefício chegue às pessoas que realmente precisam. O pagamento deste ano começa no dia 18 de janeiro e segue até o dia 31, de acordo com o número final do NIS, Número de Identificação Social. O programa de transferência de renda do governo federal atendeu, em média, 21 milhões de famílias em 2023. Têm direito ao benefício as famílias cuja renda per capita é de, no máximo, 218 reais por mês.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em três municípios de Santa Catarina devido às fortes chuvas que atingiram as cidades em 2023. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União nesta terça-feira e envolve Balneário Gaivota, no Sul do Estado, Paial, no Oeste, e Araquari, no Norte catarinense. As cidades com o reconhecimento da Defesa Civil Nacional estão aptas para solicitar recursos do Ministério para que seja feito atendimento à população afetada. Segundo dados da Epagri/Ciram, Santa Catarina teve apenas 48 dias sem chuva até novembro de 2023, ou seja, a cada dez dias, oito tiveram registro de precipitação.


Foram abertas na última terça-feira as inscrições para o processo seletivo de contratação temporária de profissionais com nível técnico e superior para atuar no Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e seguem até 16 de janeiro de 2024. Há cerca de 90 vagas abertas e o período de trabalho temporário para os candidatos selecionados é valido por um prazo máximo de 2 anos. As inscrições estão abertas para vagas nos seguintes cargos: Analista de Comunicação Social; Analista de Informática; Analista de Recursos Humanos; Analista Técnico Administrativo; Psicólogo; Químico; Técnico em Atividades de Engenharia e Médico Veterinário; Analista Jurídico e Médico. Os candidatos serão avaliados a partir de avaliação curricular mediante somatório de pontos da experiência comprovada e da contagem de títulos. Os aprovados e nomeados poderão receber salários entre setemil e 10 mil e 900 reais.


O governador JORGINHO MELLO formalizou, nesta quarta-feira, as mudanças no primeiro escalão, com nove substituições entre secretarias e órgãos governamentais. A posse será feita em gabinete amanhã. As alterações incluem cinco novos secretários: na Comunicação, Administração, Defesa Civil, Segurança Pública e Casa Civil que será comandada pelo advogado FILIPE MELLO, filho do governador. A Secretaria de Segurança será assumida pelo deputado SARGENTO LIMA e na Secretaria de Comunicação, o comando será de JOÃO PAULO GOMES VIEIRA. A Secretaria da Defesa Civil ficará sob o comando do coronel FABIANO DE SOUZA, que comandava o Corpo de Bombeiros, e a Secretaria de Administração, passa a ser comandada por VÂNIO BOING, que até então estava no Iprev.

Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial será gerida pelo próprio município. Uma série de critérios precisa ser observada que começa com publicação e trâmites legais. A observação é do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga e Coordenador da Feira, ALEXANDRE SIQUEIRA. Ainda nesta quinta-feira deverá será publicado o Edital e um dia após a publicação, será disponibilizado o link para comercialização de standes, inicialmente para empresas locais. No dia 15 de janeiro, será aberto para as demais empresas da região. A escolha do espaço será de acordo com a ordem de inscrição. Para confirmação será necessário firmar contrato e comprovação do pagamento através de guias. SIQUEIRA afirma que como a Décima Primeira EFRAIT integra a programação dos 70 anos de emancipação político administrativo de Itapiranga, os valores praticados por espaços na feira serão abaixo do preço de eventos paralelos na região.

Décima Primeira EFRAIT terá no total 161 standes com espaços em três locais no Complexo Oktober. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga e também Coordenador do evento, serão 114 internos nos pavilhões A e C, e 47 externos. A Exposição Feira acontece de oito à 10 de Março. Para ALEXANDRE SIQUEIRA, a Decima Primeira edição será uma oportunidade de negócios para indústria, comércio e agropecuária. Também será disponibilizado um espaço para a divulgação do turismo local e regional. O coordenador ALEXANDRE SIQUEIRA informa que nos próximos dias a comissão irá definir os shows e a programação completa. Entre as preocupações dos organizadores estão a limpeza, segurança e trânsito. ALEXANDRE SIQUEIRA destaca que vários encaminhamentos ainda estão sendo feitos, mas garante várias opções de lazer, gastronomia e cultural na décima primeira EFRAIT de Itapiranga.

A usina de Asfalto do Consórcio de Desenvolvimento dos municípios da Ameosc está se preparando para a execução dos primeiros contratos com as prefeituras da região. A informação é do coordenador do programa Mais Asfalto, VOLMIR GIUMBELLI. Ele disse que a previsão é de começar a entregar a massa asfáltica para os municípios a partir da semana que vem. De acordo com GIUMBELLI, a usina recebeu mais de 20 projetos que foram protocolados pelas prefeituras. Dois deles já tiveram os contratos aprovados e estão prontos para a execução. Ele lembrou que em dezembro, a equipe da usina produziu e implantou o asfalto em três quadras para testes na avenida Willy Barth. O coordenador comentou que a equipe está preparada para começar a atender a demanda dos municípios.

A usina de asfalto do CONDER lançou um edital para a contratação de veículos para o transporte do asfalto. A informação é do coordenador do programa Mais Asfalto, VOLMIR GIUMBELLI. Ele explicou que o objetivo do processo é o credenciamento de caminhões para fazer esse serviço. GIUMBELLI disse que a usina não tem caminhões para levar a massa asfáltica até os municípios e que a saída encontrada é a terceirização do transporte. O edital está aberto no site da Ameosc e os interessados devem fazer contato com a entidade para participar do processo.

Os primeiros trabalhos de 2024 da administração de São João do Oeste estão relacionados a atendimentos de emergência e licitações. O prefeito em exercício, RUDI RASCH, destaca que o atendimento na saúde não pode parar. Na secretaria de Transportes e Obras permanece uma equipe para trabalhos de emergência. Enquanto a maioria dos servidores estão em férias coletivas até o dia 20 deste mês, RASCH acompanha as licitações, destacando a definição de empresas para fornecimento de combustíveis e prestação de serviços horas máquinas.

Município vai revitalizar ruas da cidade. Através da Usina de Asfalto do Conder, São João do Oeste, espera pavimentar com nova camada asfáltica pelo menos seis ruas no decorrer deste ano. O prefeito em exercício, RUDI RASCH, destaca que as ruas em direção ao cemitério e fundos da empresa Cooper A1, em péssimas condições, serão revitalizadas. RASCH comemora a instalação da Usina do Asfalto pela AMEOSC, o que proporciona projetos menores nos municípios. Segundo ele, empresas maiores dificilmente participam de licitações para pavimentações em perímetros urbanos devido a demanda de projetos maiores em rodovias estaduais e federais.

Máquinas trabalham na recuperação da malha viária em Tunápolis. O Secretário de Transportes e Obras, ADRIANO GASSEN, havia feito um cronograma para os mais de 700 quilômetros de extensão dos acessos e estradas vicinais. Com as fortes enxurradas durante o ano de 2023, muitos trechos necessitam de nova recuperação. Em paralelo, com serviços de máquinas terceirizadas, são efetuados trabalhos em propriedades rurais através do programa Hora Máquina. GASSEN salienta que parte dos valores são subsidiados nos trabalhos em lavouras, enquanto nas terraplanagens o auxílio depende da área construída no setor produtivo. Nas próximas semanas também serão intensificados os trabalhos visando a Exposição Feira em abril.

A Polícia Militar de Itapiranga realizou diversas operações em 2023. Conforme o Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, Sargento, FLÁVIO PAULUS, a guarnição atua na prevenção de crimes e infrações, promovendo ações de conscientização e orientando a comunidade sobre medidas de segurança. PAULUS revela que em 2023 houve a redução no número de acidentes, que muitas vezes era provocada por falta de atenção. Com o aumento de fiscalização, o número de acidentes diminuiu aproximadamente 30 por cento. Por outro lado, houve aumento de 33 por cento no número de infrações de trânsito. Atualmente o grupamento da Polícia Militar de Itapiranga possui no efetivo 13 policiais e três viaturas a disposição dos serviços.

O Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, sargento FLÁVIO PAULUS, reforça a importância da fiscalização na prevenção de crimes e acidentes. PAULUS destaca ainda a importância de programas institucionais desenvolvidas em prol da comunidade. Ele cita o Proerd, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, que tem por objetivo, capacitar jovens estudantes para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Em 2023, a Polícia realizou a formatura de mais de 200 alunos.

Rede de Vizinhos possui envolvimento de mais de mil moradores em Itapiranga. O Comandante do Grupamento da Polícia Militar de Itapiranga, Sargento FLÁVIO PAULUS, destaca também a importância da Rede de Vizinhos, atualmente com 25 grupos em Itapiranga e contando com a participação de mil e 100 moradores. Conforme ele, o programa é uma estratégia de policiamento, em que uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, que reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem na proteção de residências./Além deste programa, a Polícia Militar atua na Rede Catarina de Proteção à Mulher, tendo atualmente uma policial em Itapiranga responsável pelo programa. O programa é direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. FLÁVIO PAULUS destaca que em 2022 foram 47 medidas protetivas geradas, e em 2023, o número caiu para 38 medidas. Destas, seis mulheres do município possuem ativo o botão do pânico. O botão foi criado para que vítimas de violência doméstica tenha contato direto com a polícia, caso se sintam ameaçadas. Desde a criação do programa Rede Catarina no município em 2020, já foram emitidos 170 medidas protetivas.

Assistência Social e Polícia Federal realizam legalização de imigrantes no município de Itapiranga. Com a crise humanitária na Venezuela, o Brasil disponibiliza estrutura para legalização em Rio Branco, no Acre. No entanto, em Itapiranga chegam muitos imigrantes daquele país via Argentina e Chile, em situação irregular. A Assistente Social, SIMONE FELIN, explica que são preenchidos formulários e a cada dois ou três meses, a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira desloca uma equipe com estrutura para emissão dos documentos no município.

Conforme a Secretária, para desenvolver políticas públicas de acolhimento aos Imigrantes, Itapiranga receberá meio milhão de reais do governo federal. Atualmente Itapiranga possui dois mil, 227 venezuelanos cadastrados. São 640 crianças, 125 adolescentes, mil 569 adultos e 48 idosos. As quase 800 crianças e adolescentes impactam diretamente no setor de educação com necessidade de mais espaço nas escolas. A Secretária de Assistência Social lembra que Itapiranga necessita de mão de obra de fora, uma vez que somente as agroindústrias ocupam mais de quatro mil e 500 trabalhadores. SIMONE FELIN observa que o município também recebe imigrantes argentinos e cubanos, porém, em proporções bem menores.

Sindicalista comemora aumento do limite no Crédito Fundiário. O valor passou de 187 mil para 280 mil reais por beneficiado. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com sede em Itapiranga e atuação também nos municípios de Tunápolis e São João do Oeste, NESTOR HAMMERSCHMIDT, considera um avanço do Crédito Fundiário, antigo Banco da Terra. Como a maioria dos projetos de aquisição de terras são de pai para filho, avô para neto ou tio para sobrinho, garante a sucessão familiar. NESTOR HAMMERSCHMIDT enfatiza que nestes casos, além da terra já há uma infraestrutura para dar continuidade as atividades. Ele lembra que os três municípios são responsáveis por 25 por cento de todos os projetos liberados em Santa Catarina no último ano.

NESTOR HAMMERSCHMIDT explica que para se habilitar, o jovem precisa ter vocação ao meio rural e participar de curso de capacitação. A devolução do financiamento tem prazo de 25 anos com juros de dois e meio por cento ao ano. Pagamentos feitos nos vencimentos ainda garantem um rebate, além de financiamentos da Linha PRONAF, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar com subsídios. Outra modalidade é o empreendedorismo com liberação de meio milhão de reais e faturamento anual até 200 mil reais. NESTOR HAMMERSCHMIDT cita que em dezembro foi liberado o primeiro projeto em Tunápolis. HAMERCHMIDT enaltece a parceria com as secretarias da agricultura, Conselhos Municipais e Comissões de avaliações dos três municípios. O sindicato inicia hoje o atendimento ao público depois das férias coletivas dos diretores e funcionários.

Um homem de 47 anos foi preso por embriaguez ao volante e desacato durante o começo da tarde de ontem, em São Miguel do Oeste. De acordo com informações, na parte da manhã o homem foi até o batalhão da PM denunciar que alguns venezuelanos teriam o agredido. Após falas desconexas e de forma alterada o homem saiu do batalhão dirigindo. Diante das informações, as guarnições localizaram o homem e o abordaram. Ele estava em visível estado de embriaguez e foi preso pela Polícia. Na delegacia ele desacatou os policiais sendo enquadrado também por desacato.

A Polícia Civil capturou na tarde de ontem, um homem investigado por tentativa de feminicídio. A ação foi realizada pela Divisão de Investigação Criminal – DIC. Segundo a investigação, na noite de 26 de dezembro de 2023, o homem invadiu a casa de familiares da vítima em Cunha Porã e atacou a ex-companheira com uma faca, desferindo pelo menos três facadas nas costas da mulher. O investigado ainda ameaçou matar familiares da vítima e os próprios filhos antes de fugir do local. As agressões foram praticadas na frente dos três filhos do casal. A mulher já tinha medida protetiva de não aproximação e contato com a vítima. Após uma semana de buscas, o foragido foi encontrado ontem em Mondaí. Ele não ofereceu resistência. O preso de 26 anos de idade e natural de Vicente Dutra, Rio Grande do Sul, que já possui em seu histórico policial mais de 70 boletins de ocorrência, foi encaminhado ao presídio da região.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.