-GOVERNO PROMOVE HOJE AUDIÊNCIA PUBLICA SOBRE VACINAÇÃO DE CRIANÇAS
-NÚMERO DE CASAMENTOS CRESCE QUASE 30 POR CENTO EM SC EM 2021
-ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE SUPERMERCADOS DIVULGA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EMPRESÁRIO EVERTON CRESTANI
-EPAGRI CONSTATA QUE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE IPORÃ DO OESTE SÃO OS MAIS PREJUDICADOS PELA ESTIAGEM
-IPORÃ DO OESTE REGISTRA 73 POR CENTO DE FALTANTES NA APLICAÇÃO DE VACINAS DA JANSSEN
-TUNÁPOLIS RETOMA ENCONTRO DE IDOSOS NA TARDE DE HOJE
-NOVO COMANDANTE DO GRUPO DE BOMBEIROS MILITARES DE MONDAÍ DESTACA EQUIPE E ESTRUTURA DISPONÍVEIS
-JOVEM SEGUE NA UTI APÓS SOFRER ACIDENTE DE TRABALHO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira que reabrirá suas fronteiras, a partir de domingo, para turistas estrangeiros vacinados contra a Covid-19. A medida vale para estrangeiros procedentes dos países da "lista laranja", que também precisarão apresentar um teste PCR ou de antígeno negativo feito antes do embarque e outro PCR ao chegar em Israel, onde terão de esperar isolados por 24 horas pelo resultado. Na "lista vermelha" estão 17 nações, entre elas Estados Unidos e Reino Unido, França, Canadá e África do Sul, mas nesta segunda o Comitê de Classificação recomendou a remoção de 7 países desta lista, entre eles França, Canadá e África do Sul.
Os cinco países-membros do Conselho de Segurança da ONU, Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França se comprometeram, nesta segunda-feira, a evitar a proliferação de armas nucleares, em uma declaração conjunta, antes de uma conferência sobre o Tratado de Não Proliferação. Estas cinco potências nucleares destacaram sua vontade de trabalhar com todos os Estados para estabelecer um entorno de segurança que permita conseguir novos avanços em desarmamento, com o objetivo final de um mundo sem armas nucleares. Outros três países considerados detentores da bomba atômica, Índia, Paquistão e Israel, não assinaram o tratado.
Pelo menos 23 pessoas morreram em confrontos entre o ELN, a última guerrilha reconhecida na Colômbia, e dissidências das Farc que se afastaram do acordo de paz, em uma região fronteiriça com a Venezuela. A informação é do Ministério da Defesa. O presidente colombiano IVÁN DUQUE afirmou que "é provável que também haja civis" assassinados durante os enfrentamentos no departamento, que tem mais de 300 mil habitantes. Ele atribui os embates à "fronteira porosa" de dois mil e 200 quilômetros que a Colômbia compartilha com a Venezuela. DUQUE acusa o governo de NICOLÁS MADURO de consentir com a presença de grupos armados ilegais.
Analistas do mercado financeiro voltaram a reduzir a estimativa de alta do Produto Interno Bruto para o ano de 2022. Os economistas projetaram que o crescimento será de zero vírgula 36 por cento neste ano. A previsão anterior era de zero virgula 42 por cento. As informações constam do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Trata-se do primeiro boletim divulgado em 2022, porém os dados foram colhidos na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o ano de 2021, os economistas também revisaram a estimativa de crescimento para baixo. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.
A fila para benefícios do INSS começa o ano de 2022 com um milhão 865 mil 209 requerimentos em análise. O estoque alto dos benefícios previdenciários e assistenciais se mantém desde 2019, e em janeiro do ano passado estava em um milhão e 700 mil. O volume inclui tanto os processos que estão com até 45 dias como os acima disso. Do total atualmente na fila, cerca de 400 mil requerimentos se encontram em exigência, ou seja, aguardando alguma documentação do segurado para que o INSS possa concluir a análise, segundo a assessoria de imprensa do órgão. Outros um milhão e 400 mil pedidos são os que necessitam de análise do instituto. Segundo o INSS, o instituto recebe cerca de 800 mil novos pedidos por mês, que incluem perícias, agendamentos e outros serviços, e são analisados cerca de 700 mil benefícios a cada 30 dias.
O Ministério da Saúde realiza, nesta terça-feira, uma audiência pública para discutir a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Segundo a pasta, a audiência deve "promover um debate com especialistas na área de saúde", "a fim de obter informações para nortear a estratégia de operacionalização e tomada de decisões". A imunização de crianças, no entanto, já é recomendada pela Anvisa desde 16 de dezembro e já ocorre em diversos países. Na segunda-feira, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse a jornalistas que a audiência vai ouvir especialistas "das diversas correntes" para que se possa decidir sobre a imunização.
Santa Catarina confirmou mais 13 casos da variante Ômicron nesta segunda-feira. Com isso, o Estado conta com 54 casos confirmados em ao menos nove municípios, sendo que 42 deles estão em Florianópolis. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, dos novos casos, 12 foram registrados na Capital e um ainda segue em investigação para identificar o município onde o paciente reside. Além disso, outros 178 seguem aguardando o resultado. Na quinta-feira, a Superintendência de Vigilância em Saúde havia confirmado a transmissão comunitária da variante Ômicron em Santa Catarina. Isso significa que não é mais possível identificar a origem das infecções registradas no Estado.
Nas primeiras 48 horas de 2022, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina atendeu mais de dois mil casos, segundo relatório divulgado. Foram dois mil 254 ocorrências que precisaram de regulação médica no Estado. O dia primeiro de janeiro marcou também o primeiro dia do SAMU sob a nova gestão compartilhada, com a Secretaria de Saúde assumindo as Centrais de Regulação e o aeromédico, enquanto a Organização Social FAHECE ficou encarregada da parte operacional. Grande parte das ocorrências anotadas pelo Serviço foram relacionadas a doenças cardiovasculares. Houve também 251 atendimentos neurológicos nestes dois primeiros dias e 209 respiratórios.
O número de casamentos oficializados em Santa Catarina no ano passado cresceu 29 vírgula quatro por cento, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. Foram 31 mil 128 uniões oficializadas contra 24 mil e 58 em 2020. O incremento foi superior à média brasileira, que teve alta de 20 vírgula nove por cento no período. O crescimento fora da curva é consequência do represamento provocado pela pandemia ao longo de 2020. Com eventos suspensos para tentar conter a transmissão de Covid-19, muita gente preferiu ou teve de adiar a troca de alianças. O início da vacinação e a flexibilização das restrições abriram caminho para a retomada em 2021.
-ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE SUPERMERCADOS DIVULGA NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EMPRESÁRIO EVERTON CRESTANI
-EPAGRI CONSTATA QUE MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE IPORÃ DO OESTE SÃO OS MAIS PREJUDICADOS PELA ESTIAGEM
-IPORÃ DO OESTE REGISTRA 73 POR CENTO DE FALTANTES NA APLICAÇÃO DE VACINAS DA JANSSEN
-TUNÁPOLIS RETOMA ENCONTRO DE IDOSOS NA TARDE DE HOJE
-NOVO COMANDANTE DO GRUPO DE BOMBEIROS MILITARES DE MONDAÍ DESTACA EQUIPE E ESTRUTURA DISPONÍVEIS
Diretor Comercial do Bonno e Super Vipi morreu em hospital de Porto Alegre. EVERTON CRESTANI, que é Diretor Comercial do Grupo Crestani e também filho do empresário FRANCISCO CRESTANI, morreu nesta terça-feira. Segundo nota divulgada pelas empresas Bonno e também Vipi Supermercados, EVERTON faleceu no Hospital Moinho de Ventos em Porto Alegre – RS. O velório acontece nesta terça-feira, por volta das 20h na Cripta da Igreja Matriz de São Miguel do Oeste, e após o corpo será conduzido para a cremação em Francisco Beltrão – PR.
Em Nota de Pesar, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) cumpre o doloroso dever de informar o falecimento do empresário EVERTON CRESTANI, Diretor Comercial do Grupo Crestani. EVERTON estava com 38 anos e lutava contra complicações de uma rara doença (Síndrome Hemofagocítica surgida a partir de uma doença autoimune chamada Still), mas não resistiu e veio a falecer no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre às 4h30 deste dia 04 de janeiro de 2022. Ele deixa os pais, ALMECI E FRANCISCO, os irmãos ARIEL e FRANCIELLY a esposa GABRIELA e a filha GIOVANA. Os atos fúnebres acontecem nesta terça-feira, com velório a partir das 20h na cripta da Igreja Matriz de São Miguel do Oeste; em seguida, velório e cremação em Francisco Beltrão (PR) em horário a ser definido.
Segundo semestre do Lions Clube de Iporã do Oeste foi movimentado. O destaque é do presidente da entidade no município, FERNANDO BIESDORF. Ele lembra que a primeira ação foi a Primeira Feijoada Beneficente, que registrou lucro de aproximadamente cinco mil e 800 reais. Grande parte foi repassada ao hospital de Iporã do Oeste. Outra ação foi a campanha de arrecadação de fundos, para ajudar uma família que perdeu casa em incêndio. Já em outubro foi realizada campanha de prevenção ao diabetes e da visão, com 400 testes de glicose e 200 de visão, todos gratuitos. Ainda no mesmo mês houve participação na Terceira Semana do Lixo Zero Iporã, em parceria com a Asanio, na qual o Lions colaborou com coleta de vidros de conserva e garrafas de cachaça. Também nessa programação o Lions Clube de Iporã do Oeste lançou o Projeto Dez Mil Árvores Nativas, com o desafio de plantar dez mil árvores nativas no município até a entidade completar dez anos, em maio de 2029. Em dezembro, o Lions ainda realizou campanha com entrega de cestas de Natal, com distribuição de 33 cestas básicas para famílias carentes no município.
O presidente do Lions Clube de Iporã do Oeste, FERNANDO BIESDORF, lembra ainda que a entidade conta com um Banco de Ortopédicos, com mais de 50 itens, entre muletas, cadeiras de rodas e de banho, andadores, os quais são emprestados gratuitamente para as pessoas necessitadas. Desde julho do último ano, 42 famílias já foram atendidas com empréstimo de ortopédicos. Um dos objetivos do Lions Clube para esse ano, segundo BIESDORF, é fortalecer o Banco de Ortopédicos, comprando novos equipamentos para atender a demanda, que é crescente. Uma Ação Entre Amigos foi lançada no início de dezembro para arrecadar recursos nesse sentido, com contribuição de valor espontâneo.
Asanio busca área para cessão de uso no interior. A informação é da integrante da Associação dos Amigos dos Animais e da Natureza de Iporã do Oeste, JOANA REICHERT. Segundo ela, a cessão de uso já foi aprovada pela Câmara de Vereadores e falta apenas o repasse do local à Asanio, que será no interior do município. A prefeitura já disponibilizou espaço e falta apenas a formalização, que deverá ser feita nos próximos dias. JOANA destaca que os trabalhos da Asanio estão mais focados nos cuidados com os animais. Em 2021, por exemplo, houve em torno de 30 adoções e também há pessoas que procuram a entidade para doar animais. A integrante da Asanio cita que a entidade dispõe de cerca de dez cães para doação, todos castrados. Eles estão no canil na casa de ROSANE MUELLER. Entre as ações do último ano, JOANA REICHERT destaca a parceria com a UCEFF de Itapiranga, na campanha de vacinação contra raiva e ainda as campanhas de castração. Ela também agradece à Rádio Oeste por divulgar quando algum animal se perde, o que ajuda na localização. JOANA comenta que não é possível estimar quantos animais foram resgatados, mas ressalta a importância de estimular as pessoas a ajudarem a encontrá-los.
Municípios da região de Iporã do Oeste são os mais prejudicados com a estiagem. A constatação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Os maiores prejuízos são registrados no milho, principalmente no grão para silagem. A maior gravidade no desenvolvimento das lavouras, conforme SIMON, é registrada nos municípios ao sul de SMO, como Iporã do Oeste, Itapiranga e SJO. Esses municípios tiveram precipitação de chuva menor que outros ao norte de SMO até o final do último ano, como é caso de Dionísio Cerqueira. O gerente regional da Epagri, com sede em SMO, estende a preocupação também para a soja, que já foi cultivada, mas ainda não recebeu precipitação suficiente. Com as chuvas previstas para essa semana, a soja até poderá se desenvolver, mas ainda assim, conforme SIDNEI SIMON, em muitas lavouras de milho e soja as perdas já são irreversíveis.
Área de soja em SC cresceu 100 por cento em três anos. A afirmação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Segundo ele, cerca de 730 mil hectares de soja foram cultivados no estado. Esse plantio, segundo SIMON, foi favorecido pelos bons preços do trigo que foram pagos ao produtor. O gerente regional da Epagri enfatiza que muitos agricultores optaram por fazer plantio de trigo e a soja na sequência, que também está com expectativa de bons preços. O volume da área de soja em SC é cerca de 100 por cento superior ao que existia há três anos. SIDNEI SIMON destaca que o câmbio tem sido favorável para essa cultura, tornando-se uma commodity de exportação e com bons valores pagos ao agricultor.
O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, cita ainda a reunião realizada ontem com a equipe do Centro de Treinamento, na sede em SMO, para tratar sobre estratégias em relação à estiagem. SIMON observa que os recursos do tesouro do estado ainda não estão disponíveis para elaborar projetos de financiamento e a Epagri aguarda a definição nesse sentido. O órgão estadual quer atuar junto aos agricultores para definir as principais ações a serem feitas, ainda antes dos recursos chegarem. Em contato com o secretário de Estado da Agricultura, ALTAIR SILVA, o gerente regional da Epagri foi informado de que os recursos deverão chegar no início de fevereiro.
O deputado federal DARCI DE MATOS é o relator do projeto do Código Florestal sancionado pelo presidente BOLSONARO no final de 2021. Segundo o deputado federal, o projeto repassa poderes para as Câmaras de Vereadores e municípios fazerem sua legislação, o que na visão de DARCI DE MATOS é fundamental para o desenvolvimento econômico. O deputado defende que a vida não acontece somente em Brasília, mas em Iporã do Oeste e municípios do interior, e que a sanção desse projeto permite ao município fazer a lei dos rios que passam em seu território. DE MATOS explica que a partir de agora o prefeito e a Câmara vão fazer sua legislação, com base num diagnóstico socioambiental, e com isso serão regularizadas milhões de casas e residências.
Conforme DARCI DE MATOS, o Código Florestal que vinha sendo aplicado vale para a Floresta Amazônica. Antes do novo Código Florestal, segundo o deputado federal, um comerciante que tivesse suas instalações há 15 metros das margens do rio estava irregular, e agora será possível dar um recuo nesse espaço e poder regularizar. DARCI DE MATOS também destacou em entrevista à Rádio Oeste que o valor que seria repassado para construção da nova creche em Iporã do Oeste, que estava orçado em dois milhões 150 mil reais, deverá ser corrigido para um valor maior, de dois milhões e 500 mil reais.
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste registrou 73 por cento de faltantes na etapa de vacinação realizada na manhã de ontem. Conforme a responsável da sala de vacinas, KARIN BLATT, houve uma repescagem das vacinas da Janssen e compareceram apenas 31 das 112 pessoas a serem beneficiadas. KARIN acredita que as ausências sejam em função do período de férias, com as pessoas viajando para outras regiões. A responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste destaca que o município não tem enfrentado problemas em relação à vacinação contra Covid, mas no caso dos imunizantes do laboratório da Janssen foi registrada maior taxa de faltosos. KARIN BLATT lembra que as vacinas da Janssen eram para ser dose única, mas o Ministério da Saúde voltou atrás e orientou que se aplicasse o reforço, fator que também pode ter influenciado nas ausências registradas na manhã de ontem.
A responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste, KARIN BLATT, lembra que os frascos da Janssen vêm com cinco doses e têm validade de seis horas após a abertura do frasco. Na etapa de vacinação realizada ontem foram perdidas três doses, as quais não serão substituídas, o que significa que três pessoas vão ficar sem a vacina. KARIN enfatiza ainda que os frascos não abertos são conservados em câmara fria, com a data da validade mais estendida e haverá nova etapa de vacinação, com data a ser marcada. Para essa semana não haverá vacinação contra o Coronavírus em Iporã do Oeste e uma nova campanha é projetada para o dia 26, para aplicação da terceira dose. KARIN BLATT explica que o motivo de não ter campanhas de vacinação nas próximas duas semanas é o período de férias de servidores da Saúde. O setor trabalha com equipe reduzida e se organiza para convocar alguns profissionais no dia 26 de janeiro, para auxiliar na vacinação.
Na campanha realizada próximo ao Natal, no dia 23 de dezembro, segundo a responsável da sala de vacinas de Iporã do Oeste, foram aplicadas todas as doses disponíveis. Já na etapa do dia 30 sobraram algumas. KARIN BLATT salienta para as pessoas que vão receber a terceira dose, chamada de reforço, no dia 26 desse mês, já se organizem. Ela lembra ainda que o Ministério da Saúde baixou o período para aplicação da terceira dose para quatro meses após a segunda. Referente à segunda dose para adolescentes, KARIN reitera que ainda não há data confirmada para o recebimento das doses. Assim que a Secretaria de Saúde receber, os agentes de saúde vão entrar em contato para informar familiares sobre essa segunda dose.
Tunápolis retoma encontros com idosos na tarde de hoje. Segundo a coordenadora da Assistência Social, MARLEI BIEGER, o município conta no momento com 11 grupos funcionando oficialmente. O retorno das atividades já havia sido planejado anteriormente, porém acabou adiado pela demora das obras de reforma do Centro Municipal do Idoso. Os encontros para todos os grupos iniciam às 14h. Na tarde de hoje, será para os grupos das comunidades de Pitangueira, São Jorge e Canaleta. Amanhã começam as atividades com o grupo da sede, Linha Bonita, Raigão Baixo e Raigão Alto. Já na quinta-feira, será para os grupos de São Pedro, São José e Fátima, enquanto São Sebastião terá abertura oficial conforme a programação do município de Itapiranga. Haverá abertura oficial com o prefeito e em seguida a coordenação inicia as atividades.
A coordenadora da Assistência Social de Tunápolis, MARLEI BIEGER, destaca a importância das atividades para a terceira idade, depois dos idosos estarem praticamente dois anos em casa, devido à pandemia. Segundo MARLEI, muitos deles são grandes líderes nas suas comunidades, e desde o mais humilde, todos precisam ter uma vida social, rever pessoas, conversar com amigos e fazer novas amizades. MARLEI BIEGER lembra que Tunápolis conta com mil e 59 pessoas acima de 60 anos cadastradas na saúde e que podem participar dos grupos. A coordenadora registra que alguns idosos estão acamados e não conseguem participar, enquanto outros aguardam ansiosamente. Ela observa que o Comitê da Covid decidiu por unanimidade pelo retorno das atividades dos idosos. Solicita para que todos usem máscara nos encontros e também será exigido cartão de vacina, além de disponibilizar álcool em gel no local.
TIAGO BIEGER, natural da cidade de Tunápolis e com experiência profissional como bombeiro em Palmitos e Itapiranga, assumiu ontem o GBM de Mondaí. BIEGER obteve formação de sargento entre 2020 e 2021, e assumiu o comando dos bombeiros de Mondaí a convite do Batalhão de SMO. O terceiro sargento TIAGO BIEGER destaca que o quartel de Mondaí já estava estruturado sob os cuidados do sargento OLDAIR SCHMITZ, comandante do Grupamento de Iporã do Oeste que ajudou na organização desse quartel, fundado no ano passado. BIEGER frisa que Mondaí e Riqueza são a área oficial sob circunscrição do GBM. Nesses dois municípios os bombeiros farão trabalhos como vistorias e análises. Em caso de necessidade, como eventos de maior proporção, o quartel de Mondaí também vai ajudar guarnições vizinhas, como Iporã do Oeste, Cunha Porã e Palmitos, assim como poderá ser auxiliado por esses Grupamentos.
TIAGO BIEGER salienta que junto à ativação do comando do Grupo de Bombeiros Militares de Mondaí foram transferidos mais um soldado e um cabo, ambos lotados em Iporã do Oeste. Já o terceiro sargento BIEGER foi transferido de Itapiranga, onde trabalhou até domingo. O novo comandante frisa que já havia dois soldados em Mondaí, portanto agora serão cinco militares para coordenar as atividades numa escala de 24 por 72 horas de trabalho, com um militar por dia no trabalho. BIEGER agradece aos municípios de Mondaí e Riqueza, que cedem servidores para o quartel. No caso de Mondaí são três servidores, e Riqueza um servidor, totalizando pelo menos duas pessoas por dia trabalhando no GBM. Além dessas pessoas, os bombeiros comunitários também prestam atividades junto ao quartel.
Quanto à estrutura do Grupo de Bombeiros Militares de Mondaí, TIAGO BIEGER enfatiza que o quartel está equipado com viatura de combate a incêndio, ambulância e ainda uma caminhonete para resgates. A viatura de combate a incêndio, segundo BIEGER, tem previsão de ser substituída, por ser muito antiga. Na parte náutica, o GBM de Mondaí conta com duas embarcações: um bote inflável e um barco de alumínio, e existe previsão de receber uma viatura administrativa para realização de serviços diversos. A Operação Veraneio, que acontece nessa época do ano, é a que mais demanda a estrutura náutica dos bombeiros. Conforme o terceiro sargento BIEGER, em 2014 o Corpo de Bombeiros do estado estendeu essa operação para o interior, com o serviço de guarda-vida. Na área do 12º Batalhão dos bombeiros militares, os lugares que recebem o serviço de guarda-vida são o Parque da Festa da Fruta, em Mondaí, no entroncamento do Rio das Antas com o Uruguai, e em Itapiranga na área de lazer Barra do Macaco. No último fim de semana, os guarda-vidas registrara grande número de pessoas nesses lugares com rios. Em Itapiranga, chegaram a salvar uma pessoa que estava se afogando.
-POLÍCIA RODOVIÁRIA RECUPERA MOTO QUE HAVIA SIDO FURTADA
-JOVEM SEGUE NA UTI APÓS SOFRER ACIDENTE DE TRABALHO
Um adolescente foi flagrado conduzindo moto adulterada na SC-161. Durante os trabalhos de barreira da Polícia Militar Rodoviária, no KM 40 da SC-161, em Anchieta, alguns veículos foram abordados, mas uma motocicleta chamou atenção dos policiais por desviar da barreira e entrar em uma estrada secundária da rodovia estadual. A polícia acompanhou a motocicleta, fez a abordagem e verificou que a placa de identificação da moto CG 125 estava alterada, além de não ter numeração do chassi e o número do motor não ser possível identificar nos sistemas. A moto também era conduzida por um menor, um adolescente de 16 anos. A PMRv encaminhou o adolescente e a motocicleta foi conduzida à delegacia de Anchieta para os procedimentos cabíveis.
A Polícia Militar Rodoviária Estadual recuperou na manhã de hoje uma motocicleta que havia sido furtada. As guarnições da PMRv foram informadas do furto de uma motocicleta YAMAHA/YBR 125, cor prata, no município de Descanso, na noite de ontem. Durante o retorno para suas residências, a guarnição que deixou o serviço, por volta das 08h20 de hoje, encontrou a moto numa vegetação ao lado da SC 163. A motocicleta estava às margens do Km 71 da rodovia estadual, na Linha Campinas, interior de Descanso. Ao verificar, os policiais contataram se tratar da motocicleta furtada. Foram providenciados os encaminhamentos e o referido veículo entregue ao seu proprietário.
Um homem foi preso com mandado em aberto pelo crime de vias de fato, que se trata de ameaça à integridade física de outra pessoa. O cumprimento do mandado de prisão foi realizado nessa segunda-feira, pela Polícia Militar, em Descanso. O homem foi localizado, abordado e conduzido até a Unidade Prisional Avançada em São Miguel do Oeste.
Jovem está na UTI após sofrer acidente de trabalho. JOÃO PAULO RODRIGUES DA SILVA, de 26 anos, morador de Itapiranga, está internado em estado grave na UTI do Hospital Regional de SMO, após sofrer acidente de trabalho no dia 29 de dezembro. Conforme informações de familiares, o jovem trabalhava como servente de pedreiro em Linha Guabiroba, interior do município, realizando reparos em um galpão, quando parte da estrutura caiu sobre ele. Naquele dia a região foi atingida por um temporal. Outros dois funcionários da obra foram arremessados com o forte vento. Segundo moradores do local, inclusive árvores foram arrancadas e retorcidas, assim como caixas de água de 20 mil litros foram derrubadas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu o jovem até o Hospital de Itapiranga. Devido à gravidade dos ferimentos, ele foi transferido para o Hospital Regional. O trabalhador sofreu traumatismo craniano. Ele passou por cirurgia de urgência na cabeça, mas conforme os familiares, o estado é considerado grave. Ele está sedado e respira com ajuda de aparelhos.