De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O governo de Israel anunciou nesta segunda-feira que reabrirá suas fronteiras, a partir de domingo, para turistas estrangeiros vacinados contra a Covid-19. A medida vale para estrangeiros procedentes dos países da "lista laranja", que também precisarão apresentar um teste PCR ou de antígeno negativo feito antes do embarque e outro PCR ao chegar em Israel, onde terão de esperar isolados por 24 horas pelo resultado. Na "lista vermelha" estão 17 nações, entre elas Estados Unidos e Reino Unido, França, Canadá e África do Sul, mas nesta segunda o Comitê de Classificação recomendou a remoção de 7 países desta lista, entre eles França, Canadá e África do Sul.
Os cinco países-membros do Conselho de Segurança da ONU, Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França se comprometeram, nesta segunda-feira, a evitar a proliferação de armas nucleares, em uma declaração conjunta, antes de uma conferência sobre o Tratado de Não Proliferação. Estas cinco potências nucleares destacaram sua vontade de trabalhar com todos os Estados para estabelecer um entorno de segurança que permita conseguir novos avanços em desarmamento, com o objetivo final de um mundo sem armas nucleares. Outros três países considerados detentores da bomba atômica, Índia, Paquistão e Israel, não assinaram o tratado.
Pelo menos 23 pessoas morreram em confrontos entre o ELN, a última guerrilha reconhecida na Colômbia, e dissidências das Farc que se afastaram do acordo de paz, em uma região fronteiriça com a Venezuela. A informação é do Ministério da Defesa. O presidente colombiano IVÁN DUQUE afirmou que "é provável que também haja civis" assassinados durante os enfrentamentos no departamento, que tem mais de 300 mil habitantes. Ele atribui os embates à "fronteira porosa" de dois mil e 200 quilômetros que a Colômbia compartilha com a Venezuela. DUQUE acusa o governo de NICOLÁS MADURO de consentir com a presença de grupos armados ilegais.
Analistas do mercado financeiro voltaram a reduzir a estimativa de alta do Produto Interno Bruto para o ano de 2022. Os economistas projetaram que o crescimento será de zero vírgula 36 por cento neste ano. A previsão anterior era de zero virgula 42 por cento. As informações constam do relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Trata-se do primeiro boletim divulgado em 2022, porém os dados foram colhidos na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o ano de 2021, os economistas também revisaram a estimativa de crescimento para baixo. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.
A fila para benefícios do INSS começa o ano de 2022 com um milhão 865 mil 209 requerimentos em análise. O estoque alto dos benefícios previdenciários e assistenciais se mantém desde 2019, e em janeiro do ano passado estava em um milhão e 700 mil. O volume inclui tanto os processos que estão com até 45 dias como os acima disso. Do total atualmente na fila, cerca de 400 mil requerimentos se encontram em exigência, ou seja, aguardando alguma documentação do segurado para que o INSS possa concluir a análise, segundo a assessoria de imprensa do órgão. Outros um milhão e 400 mil pedidos são os que necessitam de análise do instituto. Segundo o INSS, o instituto recebe cerca de 800 mil novos pedidos por mês, que incluem perícias, agendamentos e outros serviços, e são analisados cerca de 700 mil benefícios a cada 30 dias.
O Ministério da Saúde realiza, nesta terça-feira, uma audiência pública para discutir a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Segundo a pasta, a audiência deve "promover um debate com especialistas na área de saúde", "a fim de obter informações para nortear a estratégia de operacionalização e tomada de decisões". A imunização de crianças, no entanto, já é recomendada pela Anvisa desde 16 de dezembro e já ocorre em diversos países. Na segunda-feira, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, disse a jornalistas que a audiência vai ouvir especialistas "das diversas correntes" para que se possa decidir sobre a imunização.
Santa Catarina confirmou mais 13 casos da variante Ômicron nesta segunda-feira. Com isso, o Estado conta com 54 casos confirmados em ao menos nove municípios, sendo que 42 deles estão em Florianópolis. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, dos novos casos, 12 foram registrados na Capital e um ainda segue em investigação para identificar o município onde o paciente reside. Além disso, outros 178 seguem aguardando o resultado. Na quinta-feira, a Superintendência de Vigilância em Saúde havia confirmado a transmissão comunitária da variante Ômicron em Santa Catarina. Isso significa que não é mais possível identificar a origem das infecções registradas no Estado.
Nas primeiras 48 horas de 2022, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina atendeu mais de dois mil casos, segundo relatório divulgado. Foram dois mil 254 ocorrências que precisaram de regulação médica no Estado. O dia primeiro de janeiro marcou também o primeiro dia do SAMU sob a nova gestão compartilhada, com a Secretaria de Saúde assumindo as Centrais de Regulação e o aeromédico, enquanto a Organização Social FAHECE ficou encarregada da parte operacional. Grande parte das ocorrências anotadas pelo Serviço foram relacionadas a doenças cardiovasculares. Houve também 251 atendimentos neurológicos nestes dois primeiros dias e 209 respiratórios.
O número de casamentos oficializados em Santa Catarina no ano passado cresceu 29 vírgula quatro por cento, segundo dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais. Foram 31 mil 128 uniões oficializadas contra 24 mil e 58 em 2020. O incremento foi superior à média brasileira, que teve alta de 20 vírgula nove por cento no período. O crescimento fora da curva é consequência do represamento provocado pela pandemia ao longo de 2020. Com eventos suspensos para tentar conter a transmissão de Covid-19, muita gente preferiu ou teve de adiar a troca de alianças. O início da vacinação e a flexibilização das restrições abriram caminho para a retomada em 2021.
Uma menina foi o primeiro nascimento do novo ano no hospital de Campo Erê. Ela nasceu dia primeiro, as 6 e 26 da manhã, de cesariana, pesando 3 quilos e 95 gramas. Os pais moram na cidade e a mãe ainda não tinha certeza do nome que colocaria na filha. Ocorreu tudo bem no parto e as duas já estão em casa. Primeiro nascimento de 2022 em São Lourenço do Oeste é um menino. Ele veio ao mundo, no Hospital da Fundação, dia primeiro, as 5 e 20 da tarde, de parto normal. A criança pesou 2 quilos 845 gramas. Conforme o serviço de enfermagem, ocorreu tudo bem com a mãe e o menino. Os pais são da cidade, ela é manicure e já receberam alta.
O primeiro nascimento do ano no hospital de Maravilha só ocorreu ontem. Foi de uma menina, de parto normal, que pesou 2 quilos 320 gramas e a mãe é da cidade de Cunha Porã. Ela continua internada e não tem ainda previsão de alta. O primeiro bebê que nasceu no hospital de Palma Sola é de uma família do interior de Anchieta. Eles são da comunidade de Nossa Senhora da Saúde. Nasceu dia primeiro, as 17 horas e 34 minutos, um menino, de cesariana, pesando 3 quilos 175 gramas. Mãe e filho já se recuperam em casa.
Chuvas dos últimos dias trazem esperança ao homem do campo. De acordo com o secretário de agricultura de Saltinho – ROBERTO ANDRETTA, as recentes precipitações foram boas, mas não o suficiente para resolver a situação das lavouras. Segundo ele, há previsão de mais chuvas, o que aumenta a esperança do produtor. Atualmente o departamento agrícola do município trabalha com dois caminhões e dois distribuidores para fazer o abastecimento das famílias do interior, que ainda dependem da prefeitura. Por outro lado, ANDRETTA informa que a construção de um poço artesiano na cidade está ajudando no transporte de água.
Novo poço de Saltinho diminui dependência da Casan de Campo Erê. ROBERTO ANDRETTA – secretário de agricultura do município conta que a perfuração feita na sede do município possibilita a extração de um bom volume de água potável, que antes precisava ser comprado da Casan de Campo Erê. O departamento agrícola também conseguiu caixas d’água, que emprestou para agricultores que tem poço artesiano na propriedade, em troca de abastecimento. Ele explica que com mais pontos de coleta espalhados pelo município, a administração economiza combustível e consegue atender os produtores mais rapidamente.
Perdas na silagem podem chegar a 50 por cento em Saltinho. O responsável pelo departamento agrícola do município – ROBERTO ANDRETTA, lamenta os prejuízos sofridos no milho. Conta que quem plantou cedo até conseguiu produzir um pouco melhor, mas a quebra geral deve ficar entre 40 e 50 por cento. Segundo ele, o homem do campo está muito preocupado que falte silagem, e agora torce para que as chuvas voltem e o pasto possa ser plantado. A Administração de Saltinho auxilia os produtores a fazer o alimento para os animais, tanto através das associações de agricultores, quanto por meio de um bônus que pode ser usado para a contratação de máquinas terceirizadas, pago por hectare de silagem produzido.
Pancadas de chuva ajudam lavouras mas preocupação segue com o consumo das famílias. PAULINHO DA COSTA – secretário de agricultura e infraestrutura rural de Campo Erê, conta que as precipitações incentivam o produtor a esperar um pouco mais para fazer silagem, na esperança de vir mais água. Lamenta que o período está crítico para quem plantou milho, embora os agricultores que apostaram no plantio no cedo conseguiram um pouco mais de qualidade, escapando do forte da estiagem. Vários serviços de silagem agendados para a semana passada foram adiados por causa da chuva. Muitos produtores, com medo de perder tudo, haviam escolhido fazer o estoque de alimento antes do ponto do milho.
Secretaria de agricultura de Campo Erê terceiriza equipamentos. Buscando a qualidade na silagem através da produção no tempo certo, o responsável pelo setor fala que é possível pagar o serviço terceirizado caso seja necessário. PAULINHO DA COSTA salienta que o departamento agrícola do município conta com duas patrulhas equipadas para o serviço, mas se muitos produtores solicitarem atendimento de uma única vez, o maquinário não será suficiente. Com sua equipe de volta do recesso, planeja concluir a estrada do Alto da Serra. Antes da pausa para o fim do ano, o pior trecho havia sido recuperado, e agora dá continuidade para terminar o serviço.
Produtores de tabaco tem produção excelente devido à estiagem. O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, a Afubra, BENÍCIO WERNER, destaca que os produtores estão colhendo fumo de alta qualidade. Segundo ele, na região oeste do estado, onde se produz variedade de galpão, em torno de 70 por cento da produção já foi colhida. A escassez de chuva, conforme WERNER, foi um ponto fundamental para a qualidade fumo. Na visão do presidente da Afubra, apenas produtores que iniciaram o cultivo mais tarde tiveram prejuízos, principalmente por causa do sol forte a partir de 20 de dezembro.
Preço do tabaco tem mudanças para 2022. O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, BENÍCIO WERNER, explica que a entidade se reuniu com empresas nos dias 20 e 21 de dezembro, para tratar sobre o assunto. Foi decidido que dessa vez haverá negociação de preços apenas se as empresas fizerem pesquisas em conjunto com associações de fumicultores e a Afubra. A maioria das compradoras de fumo apresentou preço abaixo do desejado pela entidade, e as tratativas deverão prosseguir na próxima semana. Para as negociações, a associação quer valor fixado em dez por cento acima do custo para produzir.
Defesa Civil de Campo Erê aguarda homologação do decreto de emergência. Conforme o diretor ANDRÉ RISTI, o município tem um gasto muito grande com a estiagem e por isso necessita de socorro dos governos estadual e federal. Passando por Santa Catarina, os pedidos serão levados a União. Antes desse, decreto havia sido assinado pela prefeita ROZANE MOREIRA em abril do ano passado. Como não são poucos os municípios nessa situação, o reconhecimento do documento pode demorar um pouco mais. Campo Erê vai pedir valores em dinheiro para perfuração de poços artesianos, aquisição de caminhão pipa e novos reservatórios de água. Geralmente a Defesa Civil Estadual atende os municípios. O decreto é acompanhado por fotos das lavouras e das fontes de água.
Até aqui Campo Erê já conseguiu 22 reservatórios com capacidade de 5, 10 e 15 mil litros da Defesa Civil Estadual. Além disso, vieram 2 kits moto bomba para fazer a transposição de água limpa. A família que necessita de abastecimento vai ao escritório da Casan, paga uma pequena taxa e aguarda o transporte. O município recebeu ainda 30 mil reais para serem gastos com combustível. Já, com o valor de 48 mil e 700 reais vindos do Estado, o município comprou cestas básicas e distribuiu para mais de quatrocentas famílias atingidas pela falta de chuva. Conforme ANDRÉ RISTI – Diretor da Defesa Civil Estadual, no total, Campo Erê recebeu mais de 200 mil reais em dinheiro e materiais. As chuvas que vem caindo na região são poucas e muito mal distribuídas.
Policia Militar Rodoviária divulga estatística de apreensões em 2021. Foram retiradas de circulação quatro mil, 607 quilos de drogas, um aumento de 229 por cento quando comparado a 2020. A PMRv também atuou forte no combate ao contrabando, principalmente na área de fronteira, totalizando mais de cinco milhões de reais em mercadorias apreendidas, 139 por cento a mais que no ano anterior. De acordo com os policiais, são mercadorias ilegais ou irregulares, que significam prejuízos fiscais, e trazem perdas para o comercio, indústria e aos produtores locais. Esses produtos, além de serem feitos sem o devido controle de qualidade, podendo trazer riscos à saúde, prejudicam também a economia, já que não pagam os devidos impostos. A Policia Militar Rodoviária continuará fazendo ações e operações para coibir esses crimes em 2022.
Adolescente é flagrado conduzindo moto adulterada em Anchieta. A Polícia Militar Rodoviária fazia trabalho de barreira na SC-161, quando abordou a motocicleta que chamou a atenção por desviar dos policiais e entrar numa estrada secundária. Os militares fizeram o acompanhamento e a abordagem da CG 125, que estava com a placa adulterada, sem numeração do chassi nem do motor. Ao identificarem o piloto, perceberam que era um menor de idade, de 16 anos. O adolescente e a moto foram encaminhados à delegacia de Anchieta.
Ladrões furtam combustível e rádio de veículos da prefeitura de Marmeleiro. Os carros estavam no pátio do Departamento de Viação e Obras do município, ontem, quando foi percebido o furto. A prefeitura divulgou uma nota relatando o roubo de combustível de três veículos que estavam com a tampa do tanque aberta. No local foi também encontrada uma mangueira utilizada no crime. De uma Van, os criminosos ainda arrancaram a borracha da janela e furtaram o rádio. A garagem da prefeitura e o parque de máquinas, onde ficam os veículos, são monitorados por câmeras de segurança. O Boletim de Ocorrência foi registrado e a polícia vai investigar o caso.
Motorista perde controle de carro, sai da pista e bate em arvore. O acidente foi registrado por volta das sete horas da manhã de hoje, no acesso Sul, em Quilombo. De acordo com os bombeiros, a motorista, de 26 anos estava dirigindo um HB20 no momento da colisão. Segundo ela, estava indo em direção a Quilombo quando perdeu o controle do carro devido a alguma pedras na estrada. Junto com ela estava seu filho de apenas seis mesmos, que não sofreu ferimentos, já que estava na cadeirinha seguindo todas as normas de segurança. A motorista foi encaminhada ao Hospital do município para avaliação médica.
Ladrões furtam silo de aproximadamente 23 mil reais no interior de Campo Erê. A estrutura de alto valor estava montada, pronta para ser instalada, numa propriedade da linha São Roque. De acordo com o proprietário - IDINILSO VICARI, o silo chegou em sua propriedade dividido em várias partes, mas já estava pronto para ser fixado no chão. O dono da terra conta que os criminosos invadiram a propriedade estourando dois portões, provavelmente na madrugada de sábado para domingo. Ele acredita que os bandidos utilizaram um caminhão grande, pois a estrutura era feita para comportar 16 toneladas de ração.
Proprietário oferece recompensa de dez mil reais por informações que levem a recuperação de silo. IDINILSO VICARI pede que caso alguém tenha alguma pista de onde está a estrutura, entre em contato pelo 9 8837-7056. Acrescenta que o equipamento é novo, adesivado com o logo da empresa Tecnoesses em verde, amarelo e branco. A estrutura de aproximadamente três por cinco metros não cabe na carroceria de um caminhão normal, por isso deve ser de fácil identificação. A propriedade tem vizinhos, mas ninguém viu movimentação estranha ou ouviu barulho. Também há um caseiro que mora no local, mas ele havia sido liberado no final de semana para a virada de ano.