ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 04 01 2020

-GOVERNO VAI RECORRER DA DECISÃO DO STF QUE IMPEDIU REDUÇÃO DO DPVAT

-IPVA 2020 FICA DOIS VÍRGULA QUATRO POR CENTO MAIS BARATO EM SC

-CICLOFAIXA DA WALDEMAR RANGRAB SERÁ INAUGURADA OFICIALMENTE AMANHÃ

-AUDIENCIA PÚBLICA VAI DISCUTIR REGULAMENTAÇÃO DE CONDOMÍNIOS DE LOTES

-MUNICÍPIO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DE VENDEDORES AMBULANTES NO FINAL DE SEMANA

-POLÍCIA CIVIL PRENDE RAPAZ SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-AGRICULTOR SOFRE FERIMENTOS GRAVES AO SER ATACADO POR BOVINO

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de pancada de chuva isolada. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em alta. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e cinco centavos para a compra e quatro reais e 30 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 60 centavos para a compra e quatro reais e 87 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

Milhares de iraquianos acompanham o funeral e velório do general QASSEM SOLEIMAN neste sábado em Bagdá, no Iraque. O militar, chefe de uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã, foi morto na quinta-feira, após um ataque aéreo dos Estados Unidos, ação que aumentou a tensão no Oriente Médio. Durante a procissão, a multidão gritou "morte à América!". O líder supremo do Irã, aiatolá ALI KHAMENEI, nomeou um novo comandante da Guarda Revolucionária após a morte de QASSEM SOLEIMANI. O chefe da unidade especial agora é o major-general ESMAIL QAANI. O Irã promete vingar a morte do general.

O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou na tarde desta sexta-feira que a morte do general iraniano QASSEM SOLEIMANI foi uma ação necessária para "conter o terror" e que não deseja iniciar uma nova guerra no Oriente Médio. SOLEIMANI era considerado o segundo homem mais importante do Irã. Líder da Força Al Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária, o comandante morreu em um bombardeio ordenado por TRUMP em Bagdá, capital do Iraque. Em nota divulgada após o ataque, o Pentágono culpou SOLEIMANI por mortes de americanos no Oriente Médio e afirmou que o objetivo foi deter planos de futuros ataques iranianos.

A Bolívia vai eleger seu novo presidente no dia três de maio. O pleito irá acontecer mais de seis meses depois das polêmicas eleições que provocaram manifestações populares que resultaram na renúncia de EVO MORALES e na posterior posse de JEANINE ÁÑEZ como presidente interina. Em novembro, senadores e deputados aprovaram um projeto de lei para convocar novas eleições presidenciais para Bolívia. O projeto também anulou a votação de outubro, que foi cercada de denúncias de fraude, e que deu vitória ao então presidente EVO MORALES.

O Conselho Nacional de Justiça se reuniu nesta sexta-feira pela primeira vez para discutir como será feita a implementação do chamado juiz de garantias. A medida foi sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO dentro do pacote anticrime. O CNJ abriu uma consulta pública sobre o assunto e está recebendo sugestões até dia 10 de janeiro. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro DIAS TOFFOLI, afirmou que é possível implementar o juiz de garantias com a estrutura atual do Judiciário. Pela nova lei, dois juízes ficam responsáveis pelos processos. O juiz de garantias cuida da fase inicial, de investigação, até o acusado virar réu. Depois, entra em cena o segundo juiz, que dará a sentença. Em 2018, segundo o Conselho Nacional de Justiça, 19 por cento das varas na Justiça estadual e 21 por cento na Justiça Federal tinham apenas um juiz.

O presidente JAIR BOLSONARO afirmou nesta sexta-feira que se reunirá com ministros ainda neste mês para dar "polimento" à proposta de reforma administrativa. O objetivo do governo é reduzir os gastos com os servidores públicos e, segundo BOLSONARO, a reforma a ser implementada só valerá para os novos concursados. Ele também tem dito que o texto será o "mais suave possível". Ao conceder uma entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, BOLSONARO disse ainda que houve um "problema de entendimento" porque a equipe econômica vê "números", enquanto ele precisa analisar "números e pessoas". o secretário especial de Desburocratização do Ministério da Economia, PAULO UEBEL, já afirmou que o governo avalia flexibilizar as regras de contratação de novos servidores públicos.

O presidente JAIR BOLSONARO disse nesta sexta-feira que o governo vai recorrer da decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, DIAS TOFFOLI, que suspendeu a redução dos valores do DPVAT, o seguro obrigatório que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. A Advocacia-Geral da União informou que não há prazo de quando apresentará o recurso. Na última terça-feira, TOFFOLI suspendeu a resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados que previa redução dos valores do DPVAT em 2020. Houve redução em todas as categorias de veículos. A cobrança para motos, por exemplo, caiu 86 por cento, chegando a 12 reais e 30 centavos. O pedido de suspensão da redução, foi feito pela seguradora Líder, administradora do DPVAT.

Três policiais da Argentina vão ajudar nos atendimentos e ocorrências envolvendo turistas daquele país durante a ação Verão 2020 em Santa Catarina. Os agentes são da província de Missiones e vão ficar no estado até o final da temporada. Um vai ficar à disposição da Polícia Militar, outro da Polícia Civil e um terceiro vai atuar no Corpo de Bombeiros, em Florianópolis, Balneário Camboriú e no litoral catarinense em geral. Os policiais, que chegaram na quinta-feira, visitaram o aparato de Segurança Pública do estado nesta sexta. A colaboração entre o estado e Missiones é feita por meio de acordo entre as duas partes.

Já está em vigor em Santa Catarina a lei que regulamenta a emissão do Certificado de Registro de Veículos e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos por serviços de despachante. A sanção do Projeto de Leiocorreu em uma solenidade no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, na manhã desta sexta-feira. O ato do Governo dá autonomia, estabilidade e garante mais segurança jurídica ao trabalho realizado pelos despachantes. Na prática, a lei autoriza o Detran de Santa Catarina a credenciar e habilitar despachantes para esse serviço. Segundo o governador CARLOS MOISÉS, a força de trabalho dos despachantes, que estão presentes nos 295 municípios do Estado, passa a ser utilizada a favor da administração pública.

Os proprietários de veículos emplacados em Santa Catarina irão pagar, em média, dois vírgula quatro por cento menos de IPVA em 2020. O índice representa a desvalorização dos veículos em relação a 2019 de acordo com a tabela Fipe, utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda como base de cálculo. A expectativa é que a arrecadação com IPVA em 2020 seja de dois bilhões e cem milhões de reais. Desse total, 50 por cento serão repassados, no ato do recolhimento, ao município onde o veículo estiver emplacado. Até novembro de 2019, o Estado arrecadou com o imposto um bilhão e 800 milhões, o que significa um incremento de 10 vírgula 79 por cento em relação ao ano anterior.

O Sesc de São Miguel do Oeste está recebendo inscrições para o projeto “Brincando nas férias”. Trata-se de uma colônia de férias para crianças de três a 10 anos. Aqui no município serão formadas duas turmas, uma de três a seis anos e outra de sete a 10 anos. A técnica de atividades, lazer e saúde do Sesc, JOICIANE PAGLIARINI, o “Brincando nas férias” é uma opção de lazer e recreação com atividades lúdicas e educativas, promovendo a diversão e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. A colônia de férias do Sesc vai acontecer nas duas últimas semanas de janeiro e as inscrições podem ser feitas na entidade.

Os moradores usaram a criatividade para protestar contra um buraco e vazamento de água no centro da cidade. O buraco fica bem no meio da rua Almirante Tamandaré, proximidades da avenida Willy Barth. Uma bananeira foi colocada no local. De acordo com moradores das proximidades, o vazamento existe a quase uma semana e muitas ligações foram feitas para a Casan resolver o problema. O chefe da Agência local da empresa, EDNILSON MELLO. Ele confirmou que a equipe vai consertar o vazamento na tarde de hoje. As fotos da bananeira “plantada” no asfalto da Almirante Tamandaré estão no portal da Peperi na internet.

O município de Guaraciaba recebeu no começo desta semana a informação da liberação de uma emenda parlamentar superior a um milhão de reais. A informação é do prefeito ROQUE MENEGHINI. Conforme ele, o valor foi destinado pelo deputado federal do MDB, CELSO MALDANER e será utilizado para continuar as obras de pavimentação asfáltica na comunidade de Linha Indio, interior do município. Segundo MENEGHINI, com o montante recebido, a Administração vai conseguir executar cerca de um quilômetro de asfaltamento na comunidade beneficiada.

O governo de Guaraciaba está trabalhando agora para protocolar o projeto de pavimentação asfáltica junto a Caixa Econômica Federal. A explicação é do prefeito ROQUE MENEGHINI. De acordo com ele, a equipe da prefeitura está empenhada nesse quesito. Ele destacou que a obra de asfaltamento na comunidade de Linha Indio vai começar somente após a análise, aprovação e liberação do valor por parte da Caixa. MENEGHINI lembrou que o projeto para seguimento da obra de asfaltamento no interior havia iniciado ainda em 2017e desde então o governo estava buscando recursos para efetuar o prosseguimento da ação no interior.

Um morador de Descanso flagrou o descarte irregular de lixo no interior do município nesta sexta-feira. O fato aconteceu na Linha Itajubá. O morador fez uma foto do momento em que uma caminhonete Strada estaciona e o motorista joga o lixo em uma propriedade rural. Ele divulgou as fotos nas redes sociais e repassou o material para a Polícia Militar. O morador comentou que isso é uma falta de respeito com os moradores da comunidade e um poluição direta do meio ambiente. O boletim de ocorrência já foi confeccionado e a polícia vai para apurar a responsabilidade pela ação.

A secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste vai retomar os trabalhos normais a partir da próxima segunda-feira. A informação é do secretário, ANTONIO ORSO. Ele disse que uma das principais demandas para o início do ano são os serviços de limpeza de silos para a silagem. Outros pedidos são para a abertura de poços caxambu. Ele comentou que esse trabalho é importante para garantir o abastecimento das propriedades. ORSO explicou que a secretaria fornece dois tubos e a lona para a fonte. Os produtores entram com as pedras e parte da mão de obra. O secretário também lembrou que os agricultores devem ficar atentos aos prazos para a prestação de contas do bloco de produtor.

A prefeitura de São Miguel do Oeste está intensificando a fiscalização sobre os vendedores ambulantes que comercializam produtos sem a autorização do município. De acordo com a secretária adjunta de Administração e Finanças, ELIZETE DOS SANTOS, o setor de fiscalização recebeu diversas denúncias sobre a presença de vendedores ambulantes no final de semana. Por isso, os fiscais de postura farão um trabalho especial entre hoje e amanhã. ELIZETE disse que o objetivo é verificar se os ambulantes possuem alvará e inibir a atuação dos vendedores que não se regularizaram para a venda dos produtos. O telefone para denúncias é o 9 9180-0670.

O aumento da fiscalização sobre vendedores ambulantes durante o final de semana foi adotado para evitar uma concorrência desleal com as empresas que estão regularmente estabelecidas e pagam impostos. A afirmação é do prefeito WILSON TREVISAN. Ele disse que o comércio que gera empregos e renda na cidade não pode sofrer com a presença irregular dos vendedores ambulantes. Uma das principais reclamações das empresas da cidade é sobre a atuação dos vendedores de rua nos finais de semana que é quando o setor de fiscalização da prefeitura não trabalha. Agora, os fiscais de postura do município vão atuar nos sábados e domingos para monitorar a atuação dos ambulantes na cidade.

A administração municipal está desenvolvendo uma série de ações voltadas a mobilidade urbana na cidade. Entre as medidas que já foram adotadas estão as vias de mão única no centro, o estacionamento rotativo e a ciclofaixa na Valdemar Rangrab. Esse espaço destinado aos ciclistas será entregue oficialmente a comunidade no próximo domingo. O evento vai acontecer amanhã de manhã na praça Belarmino Anoni entre nove e meio-dia. A programação prevê atrações culturais, brincadeiras e sorteio de uma bicicleta entre os participantes. A ciclofaixa foi construída do lado direito da Valdemar Rangrab no trecho compreendido entre as proximidades da sede do Ministério Público Federal e o trevo da BR 282.

A ciclofaixa é uma obra importante dentro do projeto de mobilidade urbana que a administração está desenvolvendo na cidade. A afirmação é da secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. De acordo com ela, a criação de um espaço exclusivo para ciclistas atende uma reivindicação da comunidade, especialmente dos dois grupos de ciclismo da cidade. MARLI comentou que a ciclofaixa vai trazer mais segurança para os usuários do transito e estimular o uso da bicicleta como meio de transporte.

A prefeitura ainda vai analisar a viabilidade da implantação de mais uma ciclofaixa no centro da cidade. De acordo com a secretária de Urbanismo, MARLI DA ROSA. Ela disse que o município vai analisar como será o uso da faixa de ciclistas na Waldemar Rangrab para avançar a ideia de colocar mais um espaço desse tipo nas ruas da cidade. Uma das possibilidades que será avaliada é uma ciclofaixa entre a rodoviária e a Unoesc. MARLI também citou que a prefeitura vai executar outras ações neste ano para melhorar a mobilidade urbana, especialmente as obras de pavimentação asfáltica para interligar o centro e os bairros. Neste ano o investimento vai passar dos 10 milhões de reais em novos asfaltos na cidade.

A Administração de São Miguel do Oeste vai promover na semana que vem uma audiência pública para debater o projeto de lei que dispõe sobre o parcelamento do solo para a criação de Condomínios de Lotes no Município. A audiência será na próxima sexta-feira, dia 10, às duas da tarde, no Salão Nobre do Centro Administrativo. O objetivo é ampliar a discussão com a comunidade sobre a regulamentação dos Condomínios horizontais, ou seja, de casas e terrenos. De acordo com o advogado assessor da Administração, DOUGLAS ARCARI, atualmente, o município não tem nenhuma regra ou lei especifica para a implantação desses condomínios. Depois da audiência pública, o projeto que trata do assunto ainda precisa ser discutido e aprovado pelos vereadores.

A maioria dos municípios catarinenses já possui lei especifica regulamentando a modalidade de parcelamento do solo para condomínios horizontais. A afirmação é do advogado assessor da Administração, DOUGLAS ARCARI. Na visão do profissional, São Miguel do Oeste deve se adequar a essa realidade para permitir investimentos imobiliários desse tipo. ARCARI comentou que a participação da população na audiência da semana que vem é fundamental para definir os detalhes sobre os condomínios horizontais na cidade.

Depois da campanha S.O.S. BR 163, a região começa a se mobilizar para cobrar soluções para os problemas da BR 282, trecho São Miguel do Oeste a Chapecó. Um manifesto, nos moldes do que foi realizado no trevo de São Miguel em dezembro, será realizado no sábado da semana em Pinhalzinho. Lideranças regionais, empresários, moradores e usuários da estrada vão fazer um protesto para reivindicar a recuperação total da pista, que é um importante canal de escoamento de produção da região. A coordenação do ato é de empresários de Pinhalzinho e Nova Erechim, mas entidades do extrem-oeste vão se juntar ao movimento. As obras de revitalização da BR 282 começaram, mas estão paradas por falta de recursos do governo federal.

Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina apontou que o trajeto entre Chapecó e São Miguel do Oeste é considerado um dos mais perigosos do estado. O estudo também apontou que o pavimento da BR 282 é um dos mais deteriorados de Santa Catarina. O objetivo do protesto organizado para a semana que vem é chamar a atenção do Dnit e do governo federal para o tamanho desse problema e pedir que as obras sejam retomadas imediatamente. Assim como no ato de São Miguel do Oeste, a mobilização deve ocorrer as margens da rodovia.

Um incêndio destruiu um pequeno galpão no centro de Barra Bonita na manhã de hoje. A estrutura de madeira ficava na avenida Buenos Aires. O galpão era usado para depósito de materiais e foi completamente destruído. O fogo iniciou por volta das nove e meia. Os bombeiros de Guaraciaba estiveram no local e impediram que as chamas atingissem um estabelecimento comercial que ao lado do galpão incendiado. As causas do incêndio ainda não foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.

Um homem ficou ferido ao ser atacada por um bovino nesta sexta-feira em Cunha Porã. O caso foi atendido pelos bombeiros da cidade por volta do meio-dia de ontem na linha Pindorama, interior do município. No local, os bombeiros atenderam um homem de 68 anos, que havia sido atacado por um boi. O idoso foi encontrado pelos bombeiros deitado no potreiro, com suspeita de fratura de fêmur na perna esquerda e deformidade óssea na coxa da perna esquerda. Ele se queixava de dores intensas e foi encaminhado para a Fundação Hospitalar de Cunha Porã.

A Polícia Militar confirmou nesta sexta-feira que vai intensificar as rondas e operações para evitar as ocorrências de sujeira e vandalismo na Almirante Tamandaré, proximidades da Willy Barth. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da PM, coronel MARCELO DE WALLAU, as operações continuam sendo feitas nesse local, porém com menos intensidade já que o problema havia diminuído. Nas últimas semanas, porém, a situação piorou. Ontem, por exemplo, as calçadas amanheceram tomadas por garrafas, copos e outros resíduos de produtos consumidos durante a noite e madrugada. WALLAR disse que a Polícia Militar voltará a intensificar ações buscando a manutenção da tranquilidade nesse ponto da cidade.

A Polícia Civil prendeu um rapaz suspeito de tráfico de drogas nesta semana em Caibi. Após receber uma denúncia sobre venda de entorpecentes na cidade, os policiais abordaram os suspeitos que estavam sentados em frente à uma residência, alvo das investigações. Um rapaz de 18 anos foi flagrado com seis buchas de cocaína e uma porção semelhante à maconha. Ele não relatou a origem nem mesmo o destino da droga. O rapaz foi preso em flagrante por tráfico de drogas e conduzido ao Sistema Penitenciário. Outro suspeito relatou ser o proprietário da casa e autorizou a equipe de policiais a entrar e verificar o local. No interior da residência, foram localizados dois celulares e dois notebooks. Os equipamentos foram apreendidos para verificação.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.