-PRESIDENTE ELEITO DIZ QUE 80% DOS MINISTROS ESTÃO DEFINIDOS
-FIESC LANÇA AGENDA ESTRATÉGICA PARA A INFRAESTRUTURA
-SAÚDE REALIZA MUTIRÃO DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
-PODER PÚBLICO FAZ AQUISIÇÃO DE MINI ESCAVADEIRA POR R$ 211 MIL
-EPAGRI REALIZA ACOMPANHAMENTO DA PRODUÇÃO LEITEIRA
-FORTES CHUVAS CAUSAM ESTRAGOS EM ESTRADAS DO INTERIOR
-PÚBLICO LOTA GINÁSIO PARA VER APRESENTAÇÕES CULTURAIS
-COLÉGIO CEDRENSE REPRESENTA REGIONAL EM EVENTO ESTADUAL
-ESTUDANTE FAZ DENÚNCIA E PAI É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
-BATIDA ENTRE DOIS CARROS TERMINA EM BRIGA ENTRE ENVOLVIDOS
O tempo é de sol com algumas nuvens. A previsão é de condições nubladas com possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A mínima desta manhã foi de 17 graus e a máxima para hoje deve ser de 32 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo cinco reais e 48 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Várias cidades da China decidiram flexibilizar as rígidas medidas anticovid a partir desta sexta-feira, após as manifestações históricas dos últimos dias para exigir o fim das restrições e mais liberdades. A indignação e a frustração da população com a política de "covid zero" - imposta pelas autoridades para lutar contra a pandemia - resultaram no fim de semana passado nos maiores protestos em décadas no país. Depois das manifestações, várias cidades começaram a flexibilizar as restrições, como o fim da exigência de testes diários para milhões de pessoas.
A Índia iniciou sua presidência do G20, nesta quinta-feira, com um apelo do primeiro-ministro NARENDRA MODI pelo fim da guerra. A declaração é uma referência implícita à Rússia, sua aliada, por invadir a Ucrânia. MODI fez o apelo em um artigo, no qual descreve as ambições da Índia para sua presidência do G20. Até agora, a Índia não condenou a Rússia, de forma explícita, por invadir a Ucrânia, ignorando repetidamente os apelos dos Estados Unidos para que o faça. Nova Délhi e Moscou têm laços que remontam à Guerra Fria, e a Rússia continua sendo seu maior fornecedor de armas.
Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul anunciaram novas sanções contra pessoas e entidades norte-coreanas em resposta à recente série de testes de mísseis de Pyongyang. Em um comunicado, o secretário de Estado americano, ANTONY BLINKEN, afirmou que os lançamentos recentes de mísseis norte-coreanos, incluindo o teste de um míssil balístico intercontinental com capacidade para alcançar o território continental dos Estados Unidos, "representam graves riscos para a segurança da região e do mundo inteiro". A ação de Washington, anunciada na quinta-feira, bloqueia os ativos de três funcionários do regime norte-coreano nos Estados Unidos.
O senador eleito WELLINGTON DIAS, coordenador do núcleo de Orçamento da equipe de transição de governo, informou que a equipe do presidente eleito irá propor salário mínimo de mil 320 reais no ano que vem. Se aprovado pelo Congresso Nacional, o novo valor ficará acima dos mil 302 propostos pelo governo JAIR BOLSONARO. O salário mínimo atual é de mil 212. Para que a proposta de aumento do salário mínimo para mil 320 seja implementada, segundo DIAS, é necessária a aprovação da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC do Estouro ou da Transiçao. Cada um real de aumento adicional no salário mínimo representa despesa adicional de 370 milhões por ano - segundo cálculos do Ministério da Economia. Assim, se confirmados os 18 a mais de aumento na comparação entre as propostas de BOLSONARO e da equipe LULA equivalem a seis bilhões e 600 milhões de reais em novas despesas em 2023.
O presidente eleito LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA confirmou, na manhã desta sexta-feira, que a presidente do PT e deputada federal GLEISI HOFFMANN não será ministra do seu governo. Segundo ele, 80 por cento dos nomes que comandarão os ministérios já estão definidos. LULA falou com a imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, sede do governo de transição. Ele passou a semana na capital tratando, principalmente, da tramitação da PEC do Estouro e definição dos ministérios. Entre as propostas está destacar Agricultura Familiar e Alimentação Saudável do Ministério da Agricultural - sob o comando do deputado PEDRO UCZAI - e também dividir o Ministério do Desenvolvimento Regional e criar as pastas de Integração Nacional e Cidades.
Representantes de estados e do governo federal fecharam um acordo nesta sexta-feira para criar um grupo de trabalho que vai discutir formas de evitar perdas de arrecadação dos governos estaduais com as alterações feitas na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre combustíveis. Como é um imposto estadual, governadores alegaram que perderiam arrecadação e entraram na Justiça. Para tentar resolver o impasse, o ministro GILMAR MENDES decidiu criar uma comissão onde estados e União pudessem chegar a um consenso. Os encontros da comissão terminaram nesta sexta, sem consenso sobre compensação para perdas de arrecadação. O tema ficará agora para o grupo de trabalho criado ontem.
Subiu para três o número de mortes por conta das chuvas que atingiram Santa Catarina nas últimas semanas. A nova vítima, confirmada pela Defesa Civil estadual, é um morador de Gravatal, no Sul do Estado, que morreu de causas naturais em um abrigo da cidade. Nesta sexta-feira, são ao menos 195 pessoas estão desabrigadas e 882 desalojadas. As outras duas mortes são: um homem em Palhoça, na Grande Florianópolis, que foi eletrocutado ao atravessar uma área alagada; e um homem em Brusque, no Vale do Itajaí, que morreu soterrado em um deslizamento. Além disso, um bombeiro militar desapareceu nas margens do Rio Itajaí-Açu em Navegantes. Segundo a Defesa Civil, ao menos trinta municípios decretaram situação de emergência.
Acontece na próxima segunda-feira, na Assembleia Legislativa, a solenidade de premiação das empresas e entidades com fins não econômicos selecionadas para receber a Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Responsabilidade Social - Destaque SC. Neste ano, serão reconhecidas 61 empresas e entidades com fins não econômicos, escolhidas por se destacarem na promoção de práticas socioambientais. A transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental em Santa Catarina também são requisitos importantes para que a empresa possa conquistar a certificação. Durante a solenidade também serão conhecidas as organizações que tiveram os melhores projetos.
A Federação das Indústrias vai lançar, na próxima segunda-feira, a Agenda Estratégica para a Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2023. O evento será na sede da entidade em Florianópolis. O documento traz uma radiografia das demandas catarinenses nos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário. Recentemente, a entidade fez um novo levantamento sobre a situação das rodovias federais em Santa Catarina que apontou que as estradas estão em condições precárias. Agenda Estratégica para a Infraestrutura será entregue para deputados, senadores e para o governador eleito, JORGINHO MELLO.
A matriz São José deu início à elaboração das festividades alusivas ao Natal que vão marcar o encerramento das ações da igreja católica em 2022. Os detalhes são do padre SÉRGIO MELZ. O encontro com os ministros já foi realizado para definição do tríduo e neste ano as atividades terão como tema: ‘Casa e Comunidade de Amor’. Ao mesmo tempo será realizada a renovação do conselho para o próximo ano. Também acontece na terça e quarta-feira um debate sobre o plano de ações do ano que vem.
Dois estudantes do colégio Cedrense participaram esta semana da Décima Quarta Feira Estadual de Ciência e Tecnologias na cidade de São José. A informação é da orientadora MARLI ULIANA. Este feira ocorreu nos dias 28 e 29 de Novembro. Ao todo foram mais de 100 projetos expostos no evento estadual que serviu para troca de experiências entre os participantes. Na ocasião, o colégio de São José do Cedro esteve representando a coordenadoria regional de Dionísio Cerqueira. O projeto escolhido foi 'Biomé' que foi apresentado pelos alunos CAROL SMANIOTTO e MARCOS BORGHETTI. Ambos os alunos foram destaques no evento que reuniu as regionais de Educação de Santa Catarina.
Ontem à noite foi realizada a programação alusiva à abertura do ‘Natal Luz’ na Praça Giuseppe Palú, em Guaraciaba. O evento marcou o acendimento das luzes com a chegada do Papai Noel. A informação é do prefeito VANDECIR DORIGON. Inúmeras pessoas acompanharam o evento de abertura do Natal. O poder público mais uma vez buscou trazer o clima de final de ano, principalmente para alegrar as crianças. O prefeito lembrou que nos dois últimos anos este momento especial não pôde ser realizado em virtude das restrições impostas pela pandemia. Contudo, toda a programação de ontem à noite e a ornamentação, desenvolvidas pelas secretarias de Educação e Assistência Social, teve a intenção de reviver esta época natalina. Foram aplicados mais de 90 mil reais na ornamentação. Ele disse que este gasto é menor se comparado com os demais municípios da região que investiram valores maiores. Contudo, o objetivo principal, conforme DORIGON, foi garantir que o espírito natalino continue vivo nas crianças visando dias positivos para os moradores.
O público lotou o ginásio municipal de esportes na noite de ontem para acompanhar as últimas apresentações da ‘Semana Cultural’ em São José do Cedro. Durante toda esta semana o departamento de Cultura promoveu atividades alusivas ao final de ano. As celebrações começaram ainda na segunda-feira à noite no Distrito de Padre Réus onde foram realizadas diversas apresentações artísticas. O Distrito de Mariflor e a Linha São Vendelino também foram contemplados com este cronograma, na terça e quinta-feira, respectivamente. O objetivo, conforme o diretor de Cultura ACARAÍ ASSMANN, foi contemplar os moradores da área rural e do perímetro urbano. Assim contribuindo para boa participação do público em todos os eventos comemorativos. Outro ideia adotada, segundo o diretor, foi as apresentações diferentes em cada localidade, o que garantiu a participação do público em todas as noites. Para marcar o encerramento, foi promovido a ‘Noite Cultural’ na cidade na noite de ontem no ginásio, onde garantiu uma massiva participação dos moradores.
A forte chuva registrada na última quinta-feira na área rural de São José do Cedro causou alguns danos nas estradas recém-patroladas. A declaração é do secretário de Obras LUIZ TREVISOL. As comunidades de Linha Peperi, Sarandi e o Distrito de Padre Réus foram as mais atingidas com esta chuva. Conforme ele, foram mais de 100 milímetros registrados em pouco mais de uma hora. Em virtude disso, o prefeito, secretário de Agricultura e um representante do setor de Obras estiveram nestas comunidades para avaliar a proporção dos danos gerados pelas enxurradas. Durante as visitas foram notados estragos nas estradas e tubulações danificadas por não suportar o volume de água. O secretário comentou que, depois dos serviços realizados nestas localidades, parte dos trabalhos voltariam a situações emergenciais devido ao início das férias dos servidores. Porém, agora, a equipe que ficará de plantão vai precisar retornar ao trecho para recuperar a malha viária e desobstruir as valetas.
Esta semana os trabalhos também foram executados na estrada que liga as comunidades de Linha São Germano até a Rosangeles em São José do Cedro. Já ontem, parte da equipe esteve na área urbana para realizar os serviços e outra continua na Padre Réus. O secretário de Obras LUIZ TREVISOL, comentou que para a semana que vem os servidores vão ser empenhados na região da Linha Peperi para recuperar as estradas danificadas. Ele ainda pediu que os agricultores executem a limpeza dos bueiros e, se necessitar, chamem o setor para prestar auxílio na limpeza. Para ele, alguns moradores não comunicam o setor por politicagem e que não querem ver o município se desenvolver. Em locais danificados, a rede de tubos será substituída por outras. O setor adquiriu de aproximadamente 60 tubos de diferentes tamanhos para atender as demandas emergenciais. TREVISOL salientou que fará aquisição de mais tubos com tamanhos maiores para instalar em algumas comunidades a partir de janeiro.
A produção leiteira no extremo-oeste vem sendo acompanhada pela regional da Epagri de São Miguel do Oeste, principalmente naquelas propriedades com alimentação a base de pastagem permanente. A afirmação é do extensionista JONAS RAMON. Também vem sendo acompanhada a diminuição do preço pago ao produtor, o que afeta diretamente na renda. Desta forma, mostra-se importante melhorar cada vez mais a parte administrativa e não se esquecer de buscar formas de produzir mais com menor custo de produção. Conforme ele, as propriedades que trabalham com a alimentação à base de pastagem permanente, que dependem menos da silagem e ração, conseguem obter uma margem de lucro maior se comparado com as demais. Por isso, a Epagri vem trabalhando fortemente na questão de planejamento, piqueteamento e a implantação de novas pastagens. Inclusive, isso se deve ao período de baixas temperaturas fora de época que prejudicou a produção da safra de verão e pastagens anuais, a exemplo de sorgo.
A regional da Epagri com sede em São Miguel tem conseguido notar a migração de atividade dentro de algumas propriedades rurais no extremo-oeste. Em muitos casos, os agricultores acabam migrando para a bovinocultura de corte. A afirmação é do extensionista JONAS RAMON. Segundo ele, muitos acham que esta atividade é mais tranquila se comparada com as outras, mas isso não é verdade. Para produzir, principalmente em pequena propriedade, é necessário estar com uma produção intensiva e estar disposto buscar informações sobre o novo ramo, já que o custo de produção também está alto. O concentrado está a mais de 2 reais e a silagem acima de 50 centavos, o que também gera grandes despesas ao produtor. Ele ainda citou o custo de até 2 mil e 500 reais em um terneiro de gado de corte. O extensionista disse que um dos objetivos da atividade é ter um boi rentável e não apenas “bonito”. RAMON afirmou que a migração acontece, mas também é necessário estar atento às capacitações da empresa visando ter rentabilidade neste novo ramo.
Novos veículos foram ofertados pela gerência estadual à Epagri regional de São Miguel do Oeste. A entrega ocorreu nesta semana em Florianópolis. A informação é do gerente SIDINEI SIMON. Conforme ele, os novos veículos vão reforçar a atual frota e proporcionar um trabalho mais ágil nos 18 municípios de abrangência. Ao todo, a regional vai receber 5 veículos novos, o que vai oportunizar a renovação na frota de veículos, principalmente nos carros mais antigos da gerência de São Miguel. Estes veículos foram comprados com o dinheiro arrecadado na venda dos automóveis antigos dos escritórios. Assim, a empresa terá uma maior economia, visto que os índices de manutenções serão menores que na comparação com veículos antigos. Neste ano, cerca de 80 por cento de todas as famílias rurais foram atendidas pelos escritórios municipais da Epagri no Extremo-Oeste catarinense, o que reforça a importância de uma frota adequada para prestar o trabalho na região.
Dos 5 veículos recebidos pela regional da Epagri de São Miguel, três já têm o seu destino definido. Os escritórios de Guarujá do Sul, Guaraciaba e Bandeirante vão receber os novos veículos. Já o destino dos outros dois automóveis serão discutidos nos próximos dias. O gerente regional SIDINEI SIMON, também informou que a região extremo-oeste vai receber este mês, pela primeira vez, um evento estadual da Epagri. A partir do dia 13 de Dezembro vai ocorrer a reunião de encerramento dos dirigentes estaduais. Na oportunidade, toda a equipe da Epagri estará na região onde serão debatidos e analisados diversos assuntos ligados ao órgão. O evento também proporcionará demonstração de experiências de sucesso obtidas nos municípios do extremo-oeste. SIMON avaliou como sendo um grande momento para a região com aquisição de veículos e reuniões estaduais e que isso serve para reforçar o compromisso da Epagri estadual, que investiu nos 40 municípios da região, sendo ao todo mais 90 milhões de reais nos últimos anos.
O poder público de Princesa adquiriu uma mini escavadeira sobre esteiras de borracha. O maquinário foi entregue nesta semana e será destinado para várias ações na área rural e urbana. De acordo com o secretário da Agricultura ELDOR BARTH, o equipamento possui motor a diesel, profundidade mínima de escavação 2 metros, com altura mínima de despejo de 2 metros e meio e alcance máximo no nível do solo de 4 metros. Ele disse que o tamanho do maquinário facilita a praticidade em diversos serviços, até mesmo em terrenos acidentados, além de possibilitar o seu deslocamento em espaços pequenos com pouca necessidade de reposicionamento. Para esta aquisição foram investidos 211 mil reais. Destes, 143 mil através de recursos oriundos de convênio com o governo Federal e o restante de recursos próprios.
Os casos de Covid-19 estão aumentando na região extremo-oeste e em Guarujá do Sul já são 7 confirmados em uma semana. Pensando nisso, a secretaria de Saúde realizará um mutirão de vacinação contra o vírus para as pessoas que ainda não receberam as doses. Os detalhes são da secretária VERIDIANA BARTH. Na próxima segunda-feira, dia 5 de Dezembro, a equipe da Sala de Vacinas estará aplicando doses na Câmara de Vereadores entre às 8 da manhã às 2 horas da tarde, sem fechar ao meio dia. Para a secretária, o número de casos registrado em poucos dias, gerou preocupação no setor quanto a velocidade da propagação do vírus. Por isso, em Guarujá também retomou a orientação quanto ao uso de máscara nas unidades de saúde. A mesma decisão já foi adotada por Guaraciaba, Princesa e São José do Cedro. A secretária destacou que em 2022 os serviços no posto de saúde mais do que triplicaram se comparado a anos passados. De certa forma isso gerou um alerta ao setor que voltou a recomendar a proteção facial.
Em Guarujá do Sul, assim como em demais municípios, o número de pessoas vacinadas decaiu conforme avançava a disponibilização de novas doses contra a Covid. A secretária de Saúde VERIDIANA BARTH, atribuiu este fato às notícias falsas veiculadas nas redes sociais. Porém, ela lembrou que é comprovado que a pessoa com o ciclo vacinal completo sente sintomas leves se for infectado. Para tentar contemplar as pessoas com as injeções necessárias, a equipe efetuou a busca ativa informando quanto que às doses estão à disposição para imunização. Contudo, mesmo assim algumas pessoas se recusaram a tomar as doses subsequentes à primeira. Para a secretária, isso preocupa o setor devido à possibilidade de novos casos surgirem com maior frequência daqui pra frente.
A Sala de Vacinas da secretaria de Saúde de São José do Cedro está atendendo a população para a vacinação contra a Covid-19. Até ontem eram cerca de 7 casos ativos do vírus. A informação vem da enfermeira DÉBORA PALÚ. A sala está com doses disponíveis para adultos acima de 30 anos, infantil de 5 a 11 anos e doses para maiores de 3 anos de idade. Também está sendo ofertada as doses da ‘Pfizer Baby’ para bebês acima de 6 meses de vida que tenham comorbidades. São consideradas prioritárias às crianças que tiveram diabete, problemas cardíacos e pulmonares, além de sobrepeso. Neste caso, os pais precisam apresentar um laudo médico apontando a comorbidade. Ela informou que todas as doses infantis necessitam ser agendadas na sala. A enfermeira comentou que durante esta semana a procura por testes aumentaram se comparado com a semana anterior. Por isso, cada cidadão que buscar a unidade de saúde deve estar usando máscara de proteção.
A secretaria de Assistência Social de São José do Cedro vem registrando, nos dois últimos meses, o bloqueio de benefícios do Auxílio Brasil. A afirmação vem do secretário IRONI FEDRIZZI. Mensalmente o setor registra cerca de 150 atendimentos em relação ao Cadastro Único do governo Federal. Desde junho, conforme ele, o número de pedidos de cadastro aumentou 5 vezes se comparado com os meses anteriores. Porém, do montante, a maioria não consegue desbloquear o benefício. Ele estima que são mais de 10 bloqueios diários. O secretário destacou que a decisão de bloqueio vem do ministério responsável e não da secretaria local. FEDRIZZI também afirmou que os requerentes de benefícios terão que passar, a partir de janeiro próximo, de um levantamento socioambiental. Por isso, aos que procuram o setor, a equipe social está informando quanto a nova decisão.
Um motorista que dirigia embriagado bateu em um carro estacionado em São Miguel do Oeste, fugiu caiu em vala e acabou preso. O caso aconteceu às 8 da noite, no Bairro São Jorge. De acordo com a PM, o condutor do Gol de 50 anos bateu em um veículo que estava estacionado e saiu do local. O proprietário ao perceber acompanhou o causador da colisão até o Bairro São Jorge. No local ele perdeu o controle da direção e caiu em uma vala. A PM foi acionada e prendeu o homem em flagrante por embriaguez ao volante. Ele foi entregue na delegacia de Polícia.
No final da tarde de ontem, a Polícia Militar foi acionadas para atender acidente de trânsito na Rua Waldemar Rangrab, proximidades do trevo com a 15 de Novembro. No local, os ocupantes dos veículos já se encontravam fora dos veículos, com um dos condutores queixando-se de dores na região torácica. Apresentava ainda ferimento cortante no braço esquerdo. Realizados procedimentos de primeiros socorros, o rapaz foi conduzido ao Hospital Regional para atendimento médico. Durante o atendimento, notou-se que um dos envolvidos no acidente e familiares do ocupante do outro veículo acabaram brigando. Imediatamente os bombeiros separaram os dois até a chegada da Polícia Militar, que assumiu a ocorrência.
Um homem foi preso por violência domestica em São Miguel do Oeste. Por volta das 3 horas da tarde, a Rede Catarina de Proteção à Mulher do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira recebeu uma denúncia de que constantemente uma aluna de uma escola passava mal quando chegava na hora de ir para casa isso, pois, estava presenciando problemas com os pais. A aluna estava amedrontada e relatou a guarnição policial o pai agride com a mãe com frequência. A mulher confirmou para a PM que conseguiu uma Medida Protetiva de urgência, mas o homem voltou a morar na residência. Na segunda-feira, ele teria dado um soco no rosto dela durante uma discussão e que a cena foi presenciada por seus dois filhos menores. O Conselho Tutelar foi acionado e conduziu a menor até a DPCAMI. O autor dos fatos foi localizado e preso pela Polícia Militar pelos crimes de descumprimento de Medida Protetiva de Urgência, Lesão Corporal leve e Ameaça.