-PIB TEM NOVA QUEDA NO ÚLTIMO TRIMESTRE E PAÍS ENTRA EM RECESSÃO TÉCNICA
-SANTA CATARINA AMPLIA PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR E EÓLICA
-CASAN CONFIRMA QUE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE VOLTA AO RITMO NORMAL
-VEREADORES APROVAM PROJETO DE APADRINHAMENTO PARA CRIANÇAS ACOLHIDAS
-VENCEDORES DO DESTAQUE EMPRESARIAL 2021 SERÃO CONHECIDO HOJE
-TRATOR AGRÍCOLA PASSA POR CIMA DE MULHER QUE SOFRE APENAS LESÕES LEVES
-MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM COLISÃO CONTRA CARRO NO BAIRRO SÃO LUIZ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 63 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O PAPA FRANCISCO pediu nesta quarta-feira mais solidariedade com aqueles que sofrem com o vírus HIV para garantir os cuidados dos que vivem nos lugares mais pobres do mundo. Falando em sua audiência geral, FRANCISCO disse que o Dia Mundial de Combate à Aids é uma ocasião importante para lembrar das pessoas afetadas pelo vírus. Ele afirmou que em algumas áreas do mundo não existe acesso a cuidados essenciais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 37 milhões e 700 mil pessoas conviviam com o HIV no final de 2020, mais de dois terços delas na África.
A Alemanha decidiu nesta quinta-feira aumentar as restrições a pessoas não vacinadas contra a Covid-19 para tentar conter uma quarta onda de infecções. O futuro chanceler OLAF SCHOLZ disse que a situação é muito complicada. Ele se reuniu com a líder do governo em final de mandato, ANGELA MERKEL, e com os líderes das 16 regiões do país. Para lidar com as infecções, as autoridades decidiram aplicar restrições a pessoas não vacinadas, que representam cerca de um terço da população. Elas não poderão participar, por exemplo, das festa de final de ano no país.
Os Estados Unidos confirmaram, na quarta-feira, o primeiro caso de Covid-19 ligado à variante ômicron do coronavírus. A informação é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Além dos EUA, há casos confirmados desta mutação - identificada pela primeira vez na África do Sul -, em ao menos outras 24 nações.
Por conta dessa confirmação, passageiros de aviões destinados aos Estados Unidos enfrentarão regras de exames de Covid-19 mais rigorosas. O governo analisa alterações na regra de teste para viajantes estrangeiros.
O Senado aprovou nesta quinta-feira a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC dos Precatórios, principal aposta do governo para bancar o programa social Auxílio Brasil. A expectativa do governo é que o projeto abra espaço superior a 106 bilhões no orçamento. É uma parte desses recursos que será usada para bancar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. O texto já havia sido aprovado pela Câmara. Entretanto, como sofreu alterações na tramitação pelo Senado, a PEC voltará a ser analisada pelos deputados. A PEC limita o pagamento anual das dívidas reconhecidas pela Justiça, ou seja, permite ao governo reduzir o valor que terá que desembolsar nos próximos anos para cumprir essas decisões judiciais.
O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, cinco casos positivos para Covid-19 com a variante africana ômicron. Três deles foram identificados em São Paulo e dois no Distrito Federal. Todos os passageiros vieram de vôos do continente africano e passaram pelo teste, tendo o resultado confirmado no Brasil. Agora, a pasta reforça a vigilância genômica, responsável pelos sequenciamentos capazes de identificar variantes. O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, defendeu que ainda não é o momento para um "fechamento total" após a confirmação dos casos da variante Ômicron no Brasil. Ele disse que ainda não se sabe o impacto da variante na saúde das pessoas e por isso ainda não é hora de um fechamento da economia.
O Produto Interno Bruto do Brasil caiu zero vírgula um por cento no terceiro trimestre de 2021, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, confirmando a entrada do país em uma nova recessão técnica. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em relação a igual período de 2020, houve crescimento de quatro por cento. A recessão técnica é caracteriza por dois trimestre seguidos de retração. A última tinha sido registrada nos dois primeiros trimestres de 2020, quando o PIB 'encolheu' dois vírgula três por cento e, em seguida, oito vírgula nove por cento.
Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas estaduais de Santa Catarina terão aprovação automática em 2021. Em razão das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, não haverá retenção de estudantes por desempenho do primeiro ao quinto ano. Apenas quem não cumpriu a carga horária mínima exigida será reprovado. O ano letivo é considerado atípico pela Secretaria de Estado da Educação porque o atendimento aos estudantes esteve condicionado à evolução dos mapas de risco do coronavírus. Havia crianças nas salas de aula, outras no ensino híbrido e ainda aquelas que realizavam atividades cem por cento em casa.
Santa Catarina tem mais de cinco milhões de pessoas completamente imunizadas com a segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Agora já são cinco milhões 11 mil e 80 pessoas completamente imunizadas, o que corresponde a 81 por cento da população vacinável, acima de 12 anos ou 69 por cento da população total do estado. A marca foi alcançada na última quarta-feira. O índice de cobertura vacinal ultrapassou 80 por cento na população com 30 anos ou mais. Para os adultos jovens, de 18 a 19 anos e 20 a 29 anos, a cobertura ainda é de 68 e 74 por cento respectivamente, o que mostra que muitos ainda não retornaram para completar o esquema vacinal com as duas doses.
Nos últimos três anos, Santa Catarina teve aumentos significativos na produção de fontes alternativas e energia, especialmente as solares e eólicas. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, entre 2018 e 2020, o Estado teve um crescimento de 179 por cento na produção de energia éolica: passou de 190 Gigawatt-hora para 533 gigawatt-hora em três anos. Este é o segundo maior crescimento do país.. Santa Catarina só fica atrás de São Paulo. Já em relação a energia solar, o crescimento foi de 509 em três anos. Em 2018, a produção catarinense era de 36 gigawatt-hora enquanto em 2020, o número saltou para 224 gigawatt-hora. Atualmente o Estado conta com 18 empreendimentos para a produção de energia eólica e oito usinas fotovoltaicas.
Durante o mês de dezembro, o Peperi Debates vai fazer uma reflexão sobre o ano que está terminando. Os programas marcados para os dias quatro, 11 e 18 serão de avaliação de 2021 e projeções para 2022. A edição deste sábado vai reunir entidades ligadas ao setor produtivo. O programa vai contar com a presença do presidente do Sinduscon, CLEONOR MAHL, o vice-presidente da Acast, RAVIER CENTENARO e o representante da Acismo. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
A Secretaria de Agricultura de Guaraciaba está agendando os serviços de confecção de silagem para os agricultores. O prazo para agendar uma data para receber as maquinas na propriedade vai até o dia 10 deste mês. A informação é do Secretário SÉRGIO THALHEIMER. Ele explicou que os interessados devem apresentar as notas referentes à venda de leite nos últimos 12 meses e regularizar eventuais débitos junto à Secretaria de Agricultura. O serviço, mais uma vez, será terceirizado. As horas maquinas para confecção de silagem serão licitadas com base no volume dos pedidos. O serviços será feito por roteiros nas comunidades, o que facilita o trabalho das equipes.
A prefeitura de Guaraciaba promoveu, nesta semana, uma Audiência Pública para validação e lançamento do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. De acordo com a responsável pelo setor de planejamento, ELEANDRA KUNZ, o trabalho foi realizado via Conder de forma integrada com demais municípios da Ameosc. A mobilização para o Plano de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos iniciou em janeiro. O município levantou os dados referentes aos resíduos sólidos do Município, desde coleta, destinação e outras ações. A partir disso, uma empresa realizou o diagnóstico do município e a proposta para implantação do plano com ações de médio e longo prazo.
A Casan de São Miguel do Oeste segue realizando trabalhos de melhorias na rede de abastecimento do município. A informação é do chefe da agência local, VITOR DE GOUVEIA. De acordo com ele, entre as ações executadas, estão a verificação de vazamentos ocultos em diversas áreas da cidade e a desativação das redes antigas localizadas no meio das ruas, passando as mesmas para as laterais das vias. Conforme ele, além disso, foi finalizado nesta semana um trabalho em frente à Casan. Segundo GOUVEIA, as ações ocorrem sempre onde a prefeitura fará asfaltamento em breve.
A agência da Casan de São Miguel do Oeste também está trabalhando na construção de uma estação de recalque intermediário. A afirmação é do chefe da empresa, VITOR DE GOUVEIA. Ele lembrou que atualmente existe uma estação de bombeamento no Rio das Flores que por sua vez, encaminha água para o Rio Cambuim. Ele destacou que a ideia agora é instalar essa nova estação com a finalidade de auxiliar no bombeamento de água para o município. GOUVEIA pontuou que a partir dessa construção, o fluxo de água vai aumentar e a situação não ficará crítica em períodos de estiagens no município.
A Casan de São Miguel do Oeste já está trabalhando no projeto e também na aquisição de equipamentos para que a estação de recalque de água esteja em funcionamento o quanto antes. O comentário é do chefe da empresa no município, VITOR DE GOUVEIA. Ele disse que simulações já foram realizadas e a equipe acredita que a vasão de água aumente em até 25 por cento. Ele explicou que a Casan está resolvendo questões burocráticas para conseguir uma área de terra e conversas já estão em andamento com os proprietários do imóvel desejado. GOUVEIA salientou que a expectativa é que em no máximo 60 dias a nova estrutura já esteja em pleno funcionamento.
O abastecimento de água em São Miguel do Oeste está praticamente em sua total normalidade. A declaração é do chefe da agência local da Casan, VITOR DE GOUVEIA. Ele frisou que apenas questões pontuais de falta de água ainda ocorrem, como por exemplo, rompimento da rede ou entupimento de ramais. Ele ressaltou que no momento a situação não é preocupante e a empresa está conseguindo atender todos os bairros de São Miguel do Oeste, além de também manter o abastecimento na área industrial de Descanso. GOUVEIA agradeceu o auxílio da população em relação aos cuidados em relação a água e pediu que medidas como captação da água da chuva e reutilização da água da máquina sejam mantidas, evitando dessa forma que a situação piore novamente e o abastecimento seja comprometido.
Quatro pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. Outras três mulheres entraram para a lista de recuperados. 16 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel, a taxa de ocupação está em 40 por cento com oito pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, são quatro casos confirmados e ocupação de 25 por cento. Sobre a campanha de vacinação, hoje será ofertada a segunda dose para adultos e adolescentes com a injeção em atraso, a terceira dose para adultos que receberam a segunda dose até o dia três de julho e segunda dose da coronavac para vacinados em 5 de novembro. A vacinação está ocorrendo na praça Walnir Botaro Daniel.
A Acismo vai entregar, hoje a noite, o troféu Destaque Empresarial para nove empresários do município. A votação ainda está aberta e os vencedores serão anunciados em evento marcado para as oito horas da noite no Clube Comercial com transmissão ao vivo pela rádio Peperi FM. Ao todo, são 27 finalistas da indústria, comercio e serviços. Em cada segmento, há uma nova divisão em pequeno, médio e grande negócio. O evento deste ano tem como tema “Destaque Empresarial 2021, o ano da superação dos empreendedores”. A edição também celebra os 52 anos da Acismo. De acordo com o coordenador do Destaque Empresarial, GIOVANI GOBII, o objetivo do evento é eleger os empresários que tiveram destaque nos negócios ao longo dos últimos dois anos. O encerramento com a escolha dos vencedores deve reunir cerca de 500 pessoas no Clube Comercial.
Os finalistas da categoria Serviços de grande porte são os empresários ROGÉRIO DOS SANTOS, MIGUEL ÂNGELO BOCALON e EDEMAR FRONCHETTI. Na categoria serviços de médio porte os finalistas são FRANCISCO JOÃO HERDINA, VILMAR LIMA DE SOUZA e VICTORIO BOLFE. Entre os prestadores de serviços de pequeno porte, os empresários que receberam mais votos e estão na final são TATIANE PIVETTA, VANEIDE TROIAN e ADAIR LUIZ ORSO. Na indústria grande porte, os finalistas são VOLMIR MEOTTI, ACARI LUIZ MENESTRINA e ASTOR KIST. Entre os empresários industrias de médio porte os classificados são DIOVANA STRIEDER SCHACKER, VITOR VALAR e LUIZ ANTÔNIO FOPPA. Na indústria de pequeno porte a final será entre VILMAR LIMA DE SOUZA, ANDRÉ DE SIQUEIRA e GUILHERME BRUSTOLIN.
Na categoria comércio os nove finalistas escolhidos na primeira etapa da votação são os seguintes: FRANCISCO ANTÔNIO CRESTANI, FLÁVIA TREVISAN e FABIO SCHAURICH na sub-categoria de grande porte e EDUARDO BEDIN, ANDRONEI MACARI e EULO CENTENARO de médio porte. No comércio de pequeno porte, os finalistas são TIAGO SABEDOTT, MARCELO FOPPA e JUARES DOS SANTOS JR. O evento de anuncio dos vencedores hoje a noite no Clube Comercial contará com a participação do governador do estado, CARLOS MOISÉS DA SILVA.
A Câmara de Vereadores aprovou, nesta quinta-feira, o projeto que dispõe sobre o Programa de Apadrinhamento destinado às crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas idosas em serviços de acolhimento sob responsabilidade do município. O Projeto de Lei de autoria do Executivo foi aprovado por unanimidade. Conforme o texto, o programa tem por finalidade estabelecer e proporcionar vínculos aos acolhidos, além do serviço de acolhimento para fins de convivência familiar e comunitária. O programa será coordenado pelo Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras e Equipe de Alta Complexidade.
A proposta prevê três modalidades de apadrinhamento: afetivo, prestador de serviços e material. Também estabelece os critérios para participar do programa em cada uma das modalidades, as formas de cadastramento e as atribuições dos padrinhos.
O projeto que cria o Programa de Apadrinhamento destinado às crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pessoas idosas em serviços de acolhimento foi aprovado com duas emendas na noite de ontem. Os vereadores ELÓI BORTOLOTTI, PAULO DRUMM, MARIA TEREZA CAPRA, CARLOS AGOSTINI e ALFREDO SPIER, apresentaram uma emenda modificativa e aditiva. Uma das alterações previstas pela emenda é que fica vedada qualquer forma de publicidade ou divulgação do apadrinhamento. Outra alteração prevista na emenda diz respeito a obrigação do padrinho participar de capacitação. A redação original do projeto já previa isso, porém a emenda especifica que a capacitação deverá ser de no mínimo 12 horas e ser realizada por profissionais com experiência na demanda com crianças e adolescentes.
Os vereadores também aprovaram quatro projetos de lei em segunda votação na sessão desta quinta-feira. Entre as matérias que passaram pelo plenário estão a autorização para a prefeitura para receber uma ambulância doada pelo estado, a concessão de incentivo econômico em horas máquina e a alteração do sistema viário do município. Também foi aprovado em segundo turno que trata sobre a construção, o funcionamento, a utilização, a administração e a fiscalização dos cemitérios públicos particulares e a execução dos serviços funerários. A nova redação do artigo prevê que "nenhuma exumação poderá ser feita antes d o prazo de três anos, contados da data do sepultamento, prazo que pode ser reduzido para dois anos no caso de criança até a idade de seis anos.
O vereador RAVIER CENTENARO apresentou uma indicação solicitando à prefeitura que crie uma praça inclusiva em alguma das áreas públicas de São Miguel do Oeste. O vereador explica que a praça inclusiva é um espaço adaptado para atender adequadamente as pessoas que apresentam qualquer tipo de necessidade especial. De acordo com RAVIER, a criação desse espaço tornaria a cidade de São Miguel do Oeste pioneira nesse tema na região. Ele explicou que a praça contaria com todos os brinquedos e equipamentos atendendo às normas específicas de acessibilidade. A proposta aprovada em plenário será encaminhada ao prefeito WILSON TREVISAN.
A Polícia Militar localizou um depósito clandestino de vinhos argentinos nesta quinta-feira em Dionísio Cerqueira. O galpão fica em uma propriedade rural da Linha Separação, interior do município. A Polícia Militar foi informada sobre o depósito e uma guarnição foi até o endereço por volta das cinco horas da tarde de ontem. Dentro do galpão foram encontradas mais de 600 caixas de vinho totalizando mais de três mil e 400 garrafas, todas oriundas da Argentina e sem o devido desembaraço aduaneiro. A Receita Federal estima que a mercadoria tem um valor aproximado de 345 mil no mercado brasileiro. As caixas de vinho foram apreendidas e encaminhadas à Receita Federal.
Uma mulher de 55 anos de idade sofreu ferimentos ao cair de um trator nesta quinta-feira no interior de Dionísio Cerqueira. Segundo populares, depois da queda, uma das rodas do veículo passou por cima da mulher. Os bombeiros foram chamados e atenderam a vítima. Ela sofreu algumas escoriações nos braços e pernas, mas não chegou a ter ferimentos ou fraturas graves. A vítima foi encaminhada ao hospital municipal de Dionísio Cerqueira.
Uma colisão lateral entre dois veículos deixou duas pessoas feridas em São Miguel do Oeste nesta sexta-feira. O acidente aconteceu por volta das seis e meia da manhã e envolveu um Pálio de Mondaí e um Uno de São Miguel. A colisão foi no cruzamento das ruas Marcilio Dias e Itaberaba no centro da cidade. De acordo com informações repassadas à PM, o Uno seguia pela Itaberaba e cortou a frente do Pálio que transitava pela Marcilio Dias. O condutor do Uno sofreu ferimentos leves e a passageira do veículo também foi atendida e levada para o Hospital Regional.
Um motociclista ficou ferido em um acidente ontem
á noite no bairro São Luiz. A colisão aconteceu por volta das oito e 15 da noite e envolveu um entregador de pizzas e um Astra no cruzamento das ruas Marcilio Dias e Tiradentes. De acordo com a PM, o condutor do Astra contou que transitava pela Rua Tiradentes quando atravessou a Marcilio Dias e a moto acabou colidindo na lateral do carro. Com o impacto, a motocicleta ficou presa entre o pneu e a porta do veículo. O motociclista recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado com ferimentos leves ao Hospital Regional.