ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-12-2021 Sexta-feira

-PIB TEM NOVA QUEDA NO ÚLTIMO TRIMESTRE E PAÍS ENTRA EM RECESSÃO TÉCNICA

-SANTA CATARINA AMPLIA PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR E EÓLICA

-ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO SINTRAF DE IPORÃ DO OESTE SERÁ NA TARDE DE HOJE

-ABERTURA DAS FESTIVIDADES NATALINAS EM DESCANSO SERÁ NESSA SEXTA

-CASA FAMILIAR RURAL CONCLUI BANCAS DE ESTÁGIO E ABRE PERÍODO DE MATRÍCULAS

-SETOR DE OBRAS DE TUNÁPOLIS SEGUE TRABALHOS EM RITMO REDUZIDO ATÉ FINAL DO ANO

-ACIDENTES NO CENTRO DA CIDADE DEIXAM SEIS FERIDOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

-ÔNIBUS COM 25 PASSAGEIROS É TOTALMENTE DESTRUÍDO POR INCÊNDIO


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 63centavos. O euro está valendo seis reais e 37centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.


O PAPA FRANCISCO pediu nesta quarta-feira mais solidariedade com aqueles que sofrem com o vírus HIV para garantir os cuidados dos que vivem nos lugares mais pobres do mundo. Falando em sua audiência geral, FRANCISCO disse que o Dia Mundial de Combate à Aids é uma ocasião importante para lembrar das pessoas afetadas pelo vírus. Ele afirmou que em algumas áreas do mundo não existe acesso a cuidados essenciais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 37 milhões e 700 mil pessoas conviviam com o HIV no final de 2020, mais de dois terços delas na África.


A Alemanha decidiu nesta quinta-feira aumentar as restrições a pessoas não vacinadas contra a Covid-19 para tentar conter uma quarta onda de infecções. O futuro chanceler OLAF SCHOLZ disse que a situação é muito complicada. Ele se reuniu com a líder do governo em final de mandato, ANGELA MERKEL, e com os líderes das 16 regiões do país. Para lidar com as infecções, as autoridades decidiram aplicar restrições a pessoas não vacinadas, que representam cerca de um terço da população. Elas não poderão participar, por exemplo, das festa de final de ano no país.


Os Estados Unidos confirmaram, na quarta-feira, o primeiro caso de Covid-19 ligado à variante ômicron do coronavírus. A informação é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Além dos EUA, há casos confirmados desta mutação - identificada pela primeira vez na África do Sul -, em ao menos outras 24 nações. Por conta dessa confirmação, passageiros de aviões destinados aos Estados Unidos enfrentarão regras de exames de Covid-19 mais rigorosas. O governo analisa alterações na regra de teste para viajantes estrangeiros.


O Senado aprovou nesta quinta-feira a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC dos Precatórios, principal aposta do governo para bancar o programa social Auxílio Brasil. A expectativa do governo é que o projeto abra espaço superior a 106 bilhões no orçamento. É uma parte desses recursos que será usada para bancar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. O texto já havia sido aprovado pela Câmara. Entretanto, como sofreu alterações na tramitação pelo Senado, a PEC voltará a ser analisada pelos deputados. A PEC limita o pagamento anual das dívidas reconhecidas pela Justiça, ou seja, permite ao governo reduzir o valor que terá que desembolsar nos próximos anos para cumprir essas decisões judiciais.


O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, cinco casos positivos para Covid-19 com a variante africana ômicron. Três deles foram identificados em São Paulo e dois no Distrito Federal. Todos os passageiros vieram de vôos do continente africano e passaram pelo teste, tendo o resultado confirmado no Brasil. Agora, a pasta reforça a vigilância genômica, responsável pelos sequenciamentos capazes de identificar variantes. O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, defendeu que ainda não é o momento para um "fechamento total" após a confirmação dos casos da variante Ômicron no Brasil. Ele disse que ainda não se sabe o impacto da variante na saúde das pessoas e por isso ainda não é hora de um fechamento da economia.


O Produto Interno Bruto do Brasil caiu zero vírgula um por cento no terceiro trimestre de 2021, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, confirmando a entrada do país em uma nova recessão técnica. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em relação a igual período de 2020, houve crescimento de quatro por cento. A recessão técnica é caracteriza por dois trimestre seguidos de retração. /A última tinha sido registrada nos dois primeiros trimestres de 2020, quando o PIB 'encolheu' dois vírgula três por cento e, em seguida, oito vírgula nove por cento.



Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas estaduais de Santa Catarina terão aprovação automática em 2021. Em razão das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, não haverá retenção de estudantes por desempenho do primeiro ao quinto ano. Apenas quem não cumpriu a carga horária mínima exigida será reprovado. O ano letivo é considerado atípico pela Secretaria de Estado da Educação porque o atendimento aos estudantes esteve condicionado à evolução dos mapas de risco do coronavírus. Havia crianças nas salas de aula, outras no ensino híbrido e ainda aquelas que realizavam atividades cem por cento em casa.


Santa Catarina tem mais de cinco milhões de pessoas completamente imunizadas com a segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19.Agora já são cinco milhões 11 mil e 80 pessoas completamente imunizadas, o que corresponde a 81 por cento da população vacinável, acima de 12 anos ou 69 por cento da população total do estado. A marca foi alcançada na última quarta-feira. O índice de cobertura vacinal ultrapassou 80 por cento na população com 30 anos ou mais. Para os adultos jovens, de 18 a 19 anos e 20 a 29 anos, a cobertura ainda é de 68 e 74 por cento respectivamente, o que mostra que muitos ainda não retornaram para completar o esquema vacinal com as duas doses.


Nos últimos três anos, Santa Catarina teve aumentos significativos na produção de fontes alternativas e energia, especialmente as solares e eólicas. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, entre 2018 e 2020, o Estado teve um crescimento de 179 por cento na produção de energia eólica: passou de 190 Gigawatt-hora para 533 gigawatt-hora em três anos. Este é o segundo maior crescimento do país.. Santa Catarina só fica atrás de São Paulo. Já em relação a energia solar, o crescimento foi de 509 em três anos. Em 2018, a produção catarinense era de 36 gigawatt-hora enquanto em 2020, o número saltou para 224 gigawatt-hora. Atualmente o Estado conta com 18 empreendimentos para a produção de energia eólica e oito usinas fotovoltaicas.


-NOVEMBRO DE 2021 FOI O SEGUNDO MAIS SECO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

-ELEIÇÃO DA NOVA DIRETORIA DO SINTRAF DE IPORÃ DO OESTE SERÁ NA TARDE DE HOJE

-ABERTURA DAS FESTIVIDADES NATALINAS EM DESCANSO SERÁ NESSA SEXTA

-CASA FAMILIAR RURAL CONCLUI BANCAS DE ESTÁGIO E ABRE PERÍODO DE MATRÍCULAS

-SETOR DE OBRAS DE TUNÁPOLIS SEGUE TRABALHOS EM RITMO REDUZIDO ATÉ FINAL DO ANO


Deputada aponta avanço em conquistas para a região com a Bancada do Oeste. Anúncio de recursos são frequentes e em maior volume. A deputada MARLENE FENGLER cita como exemplo os oito milhões e 800 mil reais para a SC 163 de Itapiranga a Iporã do Oeste. O projeto para recuperação parcial da rodovia foi concluído e hoje o governador CARLOS MOISÉIS deve entregar a ordem de serviço e anunciar o início das obras em evento na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste. A parlamentar considera que o valor vai permitir obras para deixar a via em condições de trafegabilidade. No momento a situação é caótica, em que o motorista precisa escolher o buraco que vai passar porque evitar todos é impossível. MARLENE também elogia a sensibilidade do governador em entender a importância da região.


A parlamentar diz que a atuação da Bancada do Oeste contribuiu de maneira significativa para destinação de 100 milhões de reais para a BR 163, além dos 250 milhões de reais para a BR 282. Também vão ocorrer investimentos em projeto para a pavimentação da SC 283, no trecho de Mondaí a Itapiranga pela Estrada Beira Rio. MARLENE FENGLER reconhece que as obras demoram mais que o desejado por questões burocráticas de aprovação de projetos, licitações e liberação de recursos. Ela diz que o mais importante é que o governo estadual possui recursos e a liberação está garantida, bastando pequenos ajustes em vários encaminhamentos. Segundo MARLENE, são vários projetos em conjunto dos 15 deputados de vários partidos da região Oeste. Cada um possui suas questões individuais, porém as principais reivindicações contam com a união dos parlamentares.


O CAESP/APAE Caminho de Luz, de Iporã do Oeste, realizou na última terça-feira o Dia das Madrinhas na escola. De acordo com a diretora ELIANE BRUGNEROTTO, o evento já acontece há muito tempo e a programação prossegue todos os anos. Em edições anteriores era realizada a Noite Natalina com as madrinhas. Já nesse ano, de modo a evitar aglomeração devido à pandemia, a equipe do CAESP decidiu fazer a programação durante o dia, onde as madrinhas foram convidadas para estarem no período que o aluno frequenta. ELIANE destaca que todos os alunos da escola têm sua madrinha e em algumas situações as famílias ainda trazem um casal, para também representar o padrinho. Para ser madrinha, a diretora do CAESP detalha que a pessoa deve deixar o nome na lista da escola especial. Caso alguém que esteja há mais tempo na função de madrinha queira passar a função para outra pessoa, ela terá essa oportunidade. Ainda no Dia das Madrinhas do CAESP de Iporã do Oeste houve apresentação do professor MARCOS, da escola de música do Indaci, que cantou junto com a MADALENA STREGE, que foi convidada pelo professor para acompanhar.


O mês de novembro registrou 69,5 milímetros de chuva na região./ A informação é de VIANEI SCHUTZ, morador de SJO que há dez anos anota diariamente os volumes pluviométricos./ Na comparação com anos anteriores, segundo SCHUTZ, o novembro de 2021 foi o segundo mais seco da última década./ Apenas em novembro de 2012 choveu menos que no mês que transcorreu, com 37 milímetros./ Considerando os 11 meses que se findaram no ano, em 2021 o registro é de mil 542 milímetros de chuva, o que representa 657,5 milímetros abaixo da média anual./ VIANEI SCHUTZ comenta que no ano passado, no período de 12 meses, foi registrada média de 145,67 milímetros./ Já em 2021 a média por mês é 140,22 milímetros, portanto esse ano ainda pode ser o mais seco da última década


A Secretaria de Urbanismo de Descanso está fazendo a troca das lâmpadas convencionais por led. Segundo o responsável da pasta, CLAIR PEREZ, as ruas que recebem o material são a Marechal Deodoro, Dois de Julho, Ladis Lava Polleto e ainda parte da Humberto de Campos. O investimento aproximado é de 80 mil reais, com recursos próprios da administração municipal. A expectativa é de que os trabalhos serão finalizados ainda nessa sexta-feira. CLAIR PEREZ comenta que as lâmpadas de led vão proporcionar iluminação melhor na cidade e que as pessoas vão notar a diferença, além de registrarem maior economia em relação às convencionais. Ainda conforme o secretário de Urbanismo de Descanso, as ruas da cidade contam agora com 49 lâmpadas de 150 watts, e outras 129 de cem watts. 70 por cento da cidade já está coberta com as lâmpadas de led.


O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Iporã do Oeste (SINTRAF), terá eleições na tarde de hoje para definir a diretoria que vai comandar os trabalhos pelos próximos quatro anos. Apenas uma chapa, encabeçada por ODALVO “MAIER”, da Linha Iratim, se inscreveu para concorrer, portanto o associado deverá votar SIM ou NÃO. Os locais de votação serão nas comunidades de Macucozinho, São Lourenço, Aparecida, São Vendelino e Esperança, além da sede, e os associados poderão votar das 13 às 17h. A atual presidente do SINTRAF, CANÍSIO REINEHR, lembra que o estatuto prevê que todos os associados em dia com a entidade deverão comparecer a uma das urnas para dar seu voto de confiança. Caso contrário, é necessário justificar a ausência, pois segundo o estatuto, ele corre risco de sofrer multa pela omissão.


Descanso fará a partir das 18h de hoje a abertura das festividades natalinas. A programação será na praça da cidade e também vai marcar o início das comemorações alusivas aos 65 anos de emancipação, no dia 16 de dezembro. Haverá apresentações culturais de talentos locais, brinquedos infláveis para as crianças, acendimento das luzes de Natal, Feira do Artesanato e da Agricultura Familiar, e também apresentação da Banda Velha Infância. O secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN, lembra que devido à nova portaria do Governo do Estado, emitida na terça-feira, todos os participantes do evento deverão levar caderneta de vacinação. Maiores de 18 anos deverão obrigatoriamente apresentar as duas doses da vacina contra Covid-19 e adolescentes de 12 a 17 anos no mínimo uma dose, ou teste negativo para o vírus nas últimas 48 horas. Já os menores de 12 anos deverão vir acompanhados dos pais ou responsáveis.


A solicitação da Secretaria de Educação de Descanso é para que as pessoas também usem máscara e alguns pontos com álcool em gel estarão disponíveis no local. MAICON ROSIN detalha que haverá duas entradas para a praça, trancadas com quatro cabeceiras de ruas, e com responsáveis para verificar se as pessoas estão aptas a participar do evento. A pessoa que passar na portaria será identificada com uma fita preta.


Já o município de Iporã do Oeste entra no clima natalino na noite de hoje, com o acendimento das luzes. A programação das atrações culturais alusivas ao Iporã Natal Show 2021 inicia no domingo, na Praça Reinoldo Ruschel, às 19h. Haverá apresentação do Grupo de Flauta, Grupo Italiano “Um Toquetim Della Itália”, corais de Quilombo e São Lourenço, Grupo de Danças Immer Lustig e o do Grupo Italiano “Amicci Della Cantoria”. As festividades natalinas em Iporã do Oeste prosseguem ainda com eventos nos dois domingos seguintes, dias 12 e 19 de dezembro, com atrações diversas.


A Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, encerrou nessa semana as atividades das bancas de estágio curricular, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O estágio é realizado por todos os estudantes da escola agrícola, em nível de Ensino Médio. De acordo com o professor e coordenador de curso, HÉLIO KUHN, estudantes do primeiro ano têm carga horária de 60 horas de estágio, enquanto o segundo ano cumpre 120 e o terceiro 180 horas de estágio. As atividades de estágio iniciam em propriedades de familiares ou colegas, preferencialmente ligados à agricultura familiar. No decorrer do curso os alunos dedicam os estudos ao funcionamento de cooperativas e à agropecuária em geral, com estágio em empresas da região, embora o estudante também esteja liberado para fazer em outros estados.


O professor HÉLIO KUHN enfatiza que a Casa Familiar Rural Esperança dispõe de 90 alunos, que desde o primeiro até o terceiro ano realizaram estágio em várias áreas. Entre elas, cita os ramos da suinocultura, gado de leite e de corte, ou nas lavouras de soja ou trigo. Nessas diversas áreas, os alunos estudam e tentam se aprofundar para implantar nas propriedades. Em relação às matrículas para o próximo ano, o coordenador de curso da escola agrícola de Iporã do Oeste salienta que elas estão abertas para alunos que vão estudar no primeiro ano em 2022. Segundo KUHN, a princípio os alunos já fizeram pré-matrícula, mas a partir da próxima semana eles farão na escola. Os estudantes também podem entrar em contato com a direção ou professores.


A Secretaria Transportes, Obras e Urbanismo de Tunápolis segue os trabalhos em ritmo reduzido até final do ano. Segundo o responsável da pasta, ADRIANO GASSEN, o município intercala as férias dos servidores do Setor desde o início do ano, mas nessa reta final o ritmo dos trabalhos será reduzido levando em conta a situação climática e também das máquinas. O secretário reitera que os trabalhos nas propriedades agrícolas não param e existem vários serviços pendentes por parte da Secretaria de Obras no interior, que serão executados ainda nesse ano, na medida do possível. GASSEN observa que nos últimos meses houve chuvas torrenciais e com as temperaturas elevadas dos dias mais recentes, as estradas foram danificadas, e por isso precisam atenção especial. Conforme o secretário, muitos pontos com problemas serão recuperados para as estradas voltarem a ficar boas.


O parque de máquinas de Tunápolis, de acordo com o secretário de Obras, ADRIANO GASSEN, já tem certa idade, o que também gerou problemas, principalmente com máquinas danificadas. Ele ressalta que a municipalidade procura agilizar a reposição de peças e a manutenção, ainda que muitas vezes isso não dependa apenas do setor, mas também da disponibilidade do material e das empresas que fazem a restauração. O Setor de Obras busca aproveitar ao máximo cada máquina, juntamente com a umidade das estradas nos períodos de chuva, para atender com êxito as propriedades e estradas do município. Outra situação que desperta preocupação da Secretaria de Obras é a estiagem, que apesar de amenizar nos últimos meses, ainda não solucionou os problemas no abastecimento de água. GASSEN observa que as áreas de produção agrícola e de instalações no interior cresceram muito, porém a quantidade de água não aumentou, enquanto o consumo é muito mais alto do que em anos anteriores. Conforme o secretário, não existe perspectiva muito positiva em relação a chuvas que abasteçam mananciais e açudes.


Obras mantém parceria com Secretaria de Agricultura para atender os produtores. De acordo com o secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, a parceria visa oferecer trabalhos de terraplanagem para construção de chiqueiros, aviários, e agora principalmente na produção leiteira, em sistemas de Compost Barn. O secretário destaca que o município auxilia na obra construída, com subsídio de quatro reais por metro quadrado e limite de seis mil por produtor. O agricultor contrata máquina particular, faz a terraplanagem e depois o município paga o valor. O Setor de Obras também auxilia nos trabalhos do Urbanismo, que está integrado na mesma Secretaria, com ações de embelezamento da cidade, plantio de flores, limpeza de calçadas e ruas, e agora especialmente na decoração natalina.


-ACIDENTES NO CENTRO DA CIDADE DEIXAM SEIS FERIDOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

-ÔNIBUS COM 25 PASSAGEIROS É TOTALMENTE DESTRUÍDO POR INCÊNDIO



A Polícia Militar de São Miguel do Oeste abordou na madrugada de ontem um condutor que trafegava com sinais de embriaguez. O fato foi registrado por volta da meia noite, em rondas da polícia na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. O motorista do veículo Astra não era habilitado e quando a PM ofereceu ao homem o teste de bafômetro, o mesmo recusou-se a fazer. Diante dos fatos, foram confeccionadas as notificações cabíveis e o veículo foi liberado para condutor habilitado.


Pelo menos seis pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito registrados no centro das cidades de Descanso e São Miguel do Oeste, entre a tarde de ontem e a manhã de hoje. Na primeira ocorrência, por volta das 14h45 desta quinta-feira, houve colisão envolvendo moto e carro, na Rua São Jorge, em Descanso. O piloto da moto foi atendido pelos bombeiros e conduzido ao Hospital. Já às 18h de ontem um casal sofreu ferimentos em acidente na Avenida Santa Helena, também no centro de Descanso. A colisão envolveu uma Honda/Bis e um VW/Voyage, placas de Descanso. O Corpo de Bombeiros prestou atendimento ao casal que trafegava com a moto, que sofreu ferimentos e foi conduzido ao Hospital de Descanso. Já o condutor do veículo não sofreu ferimentos. A Polícia Militar esteve no local e realizou os procedimentos necessários.


Um entregador de delivery ficou ferido ao se envolver em acidente com um carro. A colisão entre a motocicleta que ele pilotava e o veículo Astra ocorreu no cruzamento das ruas Marcílio Dias e Tiradentes, no Bairro São Luiz, em São Miguel do Oeste, por volta das 20h15 de ontem. De acordo com a PM, o condutor do Astra relatou que transitava pela Rua Tiradentes, quando atravessou a Marcílio Dias, momento que o motociclista colidiu na lateral. Com a colisão, a motocicleta ficou presa entre o pneu e a porta do veículo. O trabalhador recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado com ferimentos leves ao Hospital Regional.


Um quarto acidente, este na manhã de hoje, deixou duas pessoas feridas em São Miguel do Oeste. Foi uma colisão lateral por volta das 6h30, envolvendo um Palio de Mondaí e um Uno, com placas de São Miguel do Oeste, no cruzamento das ruas Marcílio Dias e Itaberaba, centro da cidade. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves. De acordo com informações repassadas à Polícia Militar, o Uno seguia pela Itaberaba e cortou a frente do Palio, que transitava pela Marcílio Dias. O condutor do Uno precisou ser atendido com ferimentos leves e no Pálio a passageira do veículo foi encaminhada ao Hospital Regional, pois estava muito assustada.


Um ônibus de uma empresa de Ponte Serrada foi completamente destruído por incêndio na tarde de ontem, no município de Lacerdópolis, no Oeste de Santa Catarina. O coletivo seguia pela SC-150 quando as chamas se iniciaram, por volta das 13h. O ônibus pertence à empresa 'Castilho & Cia' e transportava trabalhadores até um frigorífico no município de Joaçaba. Equipes do Corpo de Bombeiros tiveram trabalho para controlar as chamas, que atingiram altas labaredas e deixaram uma fumaça preta no céu. Segundo a assessoria jurídica da empresa, além do motorista, cerca de 25 passageiros estavam no veículo, mas ninguém se machucou. A assessoria ainda informou que o coletivo tinha seguro, a exemplo de toda a frota, e passou por revisão periódica na mecânica da própria empresa. O fogo começou na parte da frente, e nesse momento o motorista avisou aos passageiros, que conseguiram sair a tempo antes das chamas tomarem conta do veículo. Uma perícia deverá apontar as causas do incêndio.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.