ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo Em Foco Itapiranga - 03/12/2021

GLOBO EM FOCO – 03/12/21

-PIB TEM NOVA QUEDA NO ÚLTIMO TRIMESTRE E PAÍS ENTRA EM RECESSÃO TÉCNICA

-SANTA CATARINA AMPLIA PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR E EÓLICA

-ITAPIRANGA REALIZA HOJE CONCURSO DE ORATÓRIA

-COOPERATIVA CRIA PROGRAMA PARA CORREÇÃO DO SOLO

-PARCERIA COM O SEBRAE VIABILIZA EVENTO SOBRE PRTEÇÃO DE DADOS

-DEPUTADA DESTACA ALTO VALOR INVESTIDO NA REGIÃO

-COLISÃO LATERAL ENTRE VEÍCULOS DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS

-ENTREGADOR FICA FERIDO EM ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 34 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 63 centavos. O euro está valendo seis reais e 37 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O PAPA FRANCISCO pediu nesta quarta-feira mais solidariedade com aqueles que sofrem com o vírus HIV para garantir os cuidados dos que vivem nos lugares mais pobres do mundo. Falando em sua audiência geral, FRANCISCO disse que o Dia Mundial de Combate à Aids é uma ocasião importante para lembrar das pessoas afetadas pelo vírus. Ele afirmou que em algumas áreas do mundo não existe acesso a cuidados essenciais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 37 milhões e 700 mil pessoas conviviam com o HIV no final de 2020, mais de dois terços delas na África.


A Alemanha decidiu nesta quinta-feira aumentar as restrições a pessoas não vacinadas contra a Covid-19 para tentar conter uma quarta onda de infecções. O futuro chanceler OLAF SCHOLZ disse que a situação é muito complicada. Ele se reuniu com a líder do governo em final de mandato, ANGELA MERKEL, e com os líderes das 16 regiões do país. Para lidar com as infecções, as autoridades decidiram aplicar restrições a pessoas não vacinadas, que representam cerca de um terço da população. Elas não poderão participar, por exemplo, das festa de final de ano no país.


Os Estados Unidos confirmaram, na quarta-feira, o primeiro caso de Covid-19 ligado à variante ômicron do coronavírus. A informação é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças. Além dos EUA, há casos confirmados desta mutação - identificada pela primeira vez na África do Sul -, em ao menos outras 24 nações. Por conta dessa confirmação, passageiros de aviões destinados aos Estados Unidos enfrentarão regras de exames de Covid-19 mais rigorosas. O governo analisa alterações na regra de teste para viajantes estrangeiros.

O Senado aprovou nesta quinta-feira a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC dos Precatórios, principal aposta do governo para bancar o programa social Auxílio Brasil. A expectativa do governo é que o projeto abra espaço superior a 106 bilhões no orçamento. É uma parte desses recursos que será usada para bancar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. O texto já havia sido aprovado pela Câmara. Entretanto, como sofreu alterações na tramitação pelo Senado, a PEC voltará a ser analisada pelos deputados. A PEC limita o pagamento anual das dívidas reconhecidas pela Justiça, ou seja, permite ao governo reduzir o valor que terá que desembolsar nos próximos anos para cumprir essas decisões judiciais.


O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira, cinco casos positivos para Covid-19 com a variante africana ômicron. Três deles foram identificados em São Paulo e dois no Distrito Federal. Todos os passageiros vieram de vôos do continente africano e passaram pelo teste, tendo o resultado confirmado no Brasil. Agora, a pasta reforça a vigilância genômica, responsável pelos sequenciamentos capazes de identificar variantes. O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, defendeu que ainda não é o momento para um "fechamento total" após a confirmação dos casos da variante Ômicron no Brasil. Ele disse que ainda não se sabe o impacto da variante na saúde das pessoas e por isso ainda não é hora de um fechamento da economia.


O Produto Interno Bruto do Brasil caiu zero vírgula um por cento no terceiro trimestre de 2021, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, confirmando a entrada do país em uma nova recessão técnica. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Em relação a igual período de 2020, houve crescimento de quatro por cento. A recessão técnica é caracteriza por dois trimestre seguidos de retração. /A última tinha sido registrada nos dois primeiros trimestres de 2020, quando o PIB 'encolheu' dois vírgula três por cento e, em seguida, oito vírgula nove por cento.

Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental nas escolas estaduais de Santa Catarina terão aprovação automática em 2021. Em razão das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, não haverá retenção de estudantes por desempenho do primeiro ao quinto ano. Apenas quem não cumpriu a carga horária mínima exigida será reprovado. O ano letivo é considerado atípico pela Secretaria de Estado da Educação porque o atendimento aos estudantes esteve condicionado à evolução dos mapas de risco do coronavírus. Havia crianças nas salas de aula, outras no ensino híbrido e ainda aquelas que realizavam atividades cem por cento em casa.


Santa Catarina tem mais de cinco milhões de pessoas completamente imunizadas com a segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19. Agora já são cinco milhões 11 mil e 80 pessoas completamente imunizadas, o que corresponde a 81 por cento da população vacinável, acima de 12 anos ou 69 por cento da população total do estado. A marca foi alcançada na última quarta-feira. O índice de cobertura vacinal ultrapassou 80 por cento na população com 30 anos ou mais. Para os adultos jovens, de 18 a 19 anos e 20 a 29 anos, a cobertura ainda é de 68 e 74 por cento respectivamente, o que mostra que muitos ainda não retornaram para completar o esquema vacinal com as duas doses.


Nos últimos três anos, Santa Catarina teve aumentos significativos na produção de fontes alternativas e energia, especialmente as solares e eólicas. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, entre 2018 e 2020, o Estado teve um crescimento de 179 por cento na produção de energia éolica: passou de 190 Gigawatt-hora para 533 gigawatt-hora em três anos. Este é o segundo maior crescimento do país.. Santa Catarina só fica atrás de São Paulo. Já em relação a energia solar, o crescimento foi de 509 em três anos. Em 2018, a produção catarinense era de 36 gigawatt-hora enquanto em 2020, o número saltou para 224 gigawatt-hora. Atualmente o Estado conta com 18 empreendimentos para a produção de energia eólica e oito usinas fotovoltaicas.

São João do Oeste realiza roteiro de reuniões administrativas visando o contato direto com os munícipes. Participam o prefeito GENÉSIO ANTON, vice-prefeito RUDI RASCH e secretários. Objetivo é ouvir os anseios da comunidade. Conforme RUDI RASCH, o roteiro iniciou no dia 24 de novembro e até o momento já atendeu os munícipes de Itacuruçu, Cristo Rei, Palmeiras, Beato Roque, Vale Pio, medianeira, Alto Macuco e Macuco e Ervalzinho. Nesta sexta-feira, às 19 horas e 30 minutos, a reunião acontece em Linha Jaboticaba, na segunda-feira dia seis em Fortaleza e dia oito de dezembro na sede de São João do Oeste. O vice-prefeito, RUDI RASCH, considera uma atividade fundamental para apresentar a população como o trabalho da administração está sendo exercida e projetar as principais ações para 2022.

Reuniões administrativas já aconteciam na gestão de 1997. RUDI RASCH lembra que implantou a atividade quando prefeito. Conforme ele, o intuito das reuniões é mostrar com transparência onde o dinheiro público é investido, quais programas estão à disposição e os avanços nos trabalhos da prefeitura. Para ele, é direito do munícipe estar informado. RUDI RASCH destaca a boa adesão dos munícipes expondo suas opiniões. Ressalta que os principais anseios das comunidades são em relação aos problemas de água e solicitação de auxílio no setor da agricultura. O vice-prefeito destaca que a população se mostra também muito satisfeita com a área da saúde, onde aconteceram os maiores avanços, se destacando como referência. RUDI RASCH lembra que as demais comunidades serão atendidas até a primeira quinzena de dezembro.

Concurso de Oratória das Escolas será realizado hoje. Evento visa contribuir na autoestima e desenvolvimento dos estudantes de forma pessoal e profissional. A programação iniciou com a etapa escolar, definindo os representes dos educandários para a fase municipal. De acordo com o idealizador do concurso, vereador de Itapiranga, LEONARDO SAUSEN, o concurso de oratória envolve alunos do terceiro ano da Escola São Vicente, Humberto Machado de Linha Popi, Escola São José de Sede Capela eo Colégio Sagrada Família de Itapiranga. SAUSEN considera uma grande oportunidade para evolução do protagonismo jovem. LEONARDO SAUSEN incentiva os estudantes do terceiro ano do ensino médio a participarem devido a mudança que terão a partir do ano que vem com ingresso no ensino superior.

A premiação será voltada ao futuro dos jovens com bolsas de estudos oferecidas pela Uceff aos melhores colocados da fase municipal. LEONARDO SAUSEN enfatiza que as escolas escolheram os finalistas de cada turma do terceiro ano para o evento municipal que acontece nesta sexta-feira, com início às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Itapiranga. O concurso que tem parceria do Léo Clube terá como tema: “O impacto da influência digital na pandemia.” O vereador cita que este é um tema relevante pelo formato diferenciado que as pessoas foram obrigadas a se reinventar e se adaptar durante a pandemia.

A Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, encerrou nessa semana as atividades das bancas de estágio curricular, com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. O estágio é realizado por todos os estudantes da escola agrícola, em nível de Ensino Médio. De acordo com o professor e coordenador de curso, HÉLIO KUHN, estudantes do primeiro ano têm carga horária de 60 horas de estágio, enquanto o segundo ano cumpre 120 e o terceiro 180 horas de estágio. As atividades de estágio iniciam em propriedades de familiares ou colegas, preferencialmente ligados à agricultura familiar. No decorrer do curso os alunos dedicam os estudos ao funcionamento de cooperativas e à agropecuária em geral, com estágio em empresas da região, embora o estudante também esteja liberado para fazer em outros estados.

O professor HÉLIO KUHN enfatiza que a Casa Familiar Rural Esperança dispõe de 90 alunos, que desde o primeiro até o terceiro ano realizaram estágio em várias áreas. Entre elas, cita os ramos da suinocultura, gado de leite e de corte, ou nas lavouras de soja ou trigo. Nessas diversas áreas, os alunos estudam e tentam se aprofundar para implantar nas propriedades. Em relação às matrículas para o próximo ano, o coordenador de curso da escola agrícola de Iporã do Oeste salienta que elas estão abertas para alunos que vão estudar no primeiro ano em 2022. Segundo KUHN, a princípio os alunos já fizeram pré-matrícula, mas a partir da próxima semana eles farão na escola. Os estudantes também podem entrar em contato com a direção ou professores.

Cooperativa lança programa para correção de solo e aumento da produtividade. O Programa Revitalizar foca na recuperação de solo com uso adequado de produtos em busca de alta produtividade. O agrônomo da Cooper A1, CELIPMAR CRESTANI, lembra que os produtores possuem acesso ao Programa Terra Boa do Governo Estadual com troca-troca de calcário, porém isso não é suficiente para atender toda a demanda. A cooperativa vai oferecer condições de até cinco anos para o pagamento, além de assistência técnica para identificar os problemas com a coleta de solo de maneira correta. Cita a importância de disponibilizar nutrientes para corrigir as deficiências que o solo possui.

Serão até 50 toneladas de calcário por produtor em um programa permanente, com a rotatividade de recursos mantido pelo pagamento dos primeiros contemplados. CRESTANI avalia que a região possui muitas áreas bastante exploradas por safra e safrinha e até áreas destinadas a pecuária. O agrônomo observa que não resolve colocação de adubo e ureia, sem proporcionar equilíbrio dos nutrientes do solo. Existe inclusive a possibilidade de fazer correção gradativa de propriedades maiores, selecionando áreas em cada ano. Segundo CELIOMAR CRESTANI, tudo é definido pelo resultado da análise de solo que vai indicar as medidas que devem ser adotadas.

A Secretaria Transportes e Obras de Tunápolis segue os trabalhos em ritmo reduzido até final do ano. Segundo o responsável da pasta, ADRIANO GASSEN, o município intercala as férias dos servidores do Setor desde o início do ano, mas nessa reta final o ritmo dos trabalhos será reduzido levando em conta a situação climática e também das máquinas. O secretário reitera que os trabalhos nas propriedades agrícolas não param e existem vários serviços pendentes por parte da Secretaria de Obras no interior, que serão executados ainda nesse ano, na medida do possível. GASSEN observa que nos últimos meses houve chuvas torrenciais e com as temperaturas elevadas dos dias mais recentes, as estradas foram danificadas, e por isso precisam atenção especial. Conforme o secretário, muitos pontos com problemas serão recuperados para as estradas voltarem a ficar boas.

O parque de máquinas de Tunápolis, de acordo com o secretário de Obras, ADRIANO GASSEN, gera problemas, principalmente com problemas mecânicos. Ele ressalta que a municipalidade procura agilizar a reposição de peças e a manutenção, ainda que muitas vezes isso não dependa apenas do setor, mas também da disponibilidade do material e das empresas que fazem a restauração. O Setor de Obras busca aproveitar ao máximo cada máquina, juntamente com a umidade das estradas nos períodos de chuva, para atender com êxito as propriedades e estradas do município. Outra situação que desperta preocupação é a estiagem, que apesar de amenizar nos últimos meses, ainda não solucionou os problemas no abastecimento de água. GASSEN observa que as áreas de produção agrícola e de instalações no interior cresceram muito, porém a quantidade de água não aumentou, enquanto o consumo é muito mais alto do que em anos anteriores.

Obras mantém parceria com Secretaria de Agricultura para atender os produtores. De acordo com o secretário de Transportes e Obras de Tunápolis, ADRIANO GASSEN, a parceria visa oferecer trabalhos de terraplanagem para construção de chiqueiros, aviários, e agora principalmente na produção leiteira, em sistemas de Compost Barn. O secretário destaca que o município auxilia na obra construída, com subsídio de quatro reais por metro quadrado e limite de seis mil por produtor. O agricultor contrata máquina particular, faz a terraplanagem e depois o município paga o valor. O Setor de Obras também auxilia nos trabalhos do Urbanismo, que está integrado na mesma Secretaria, com ações de embelezamento da cidade, plantio de flores, limpeza de calçadas e ruas, e agora especialmente na decoração natalina.

Parceria viabiliza evento para capacitação visando exigências da Lei de Proteção de Dados. O evento vai ocorrer no dia sete de dezembro, terça-feira, com início às 19 horas, no Auditório da Assemit. A palestra será viabilizada na parceria entre prefeitura de Itapiranga, Sebrae e Associação Empresarial. Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, ALEXANDRE SIQUEIRA, esta foi uma demanda apresentada pelos empresários que apontam diversas dúvidas a nova lei de proteção de dados a LGP. O secretário afirma que o Sebrae disponibilizou a advogada, JÉSSICA MOTA, especialista em proteção de dados, propriedade intelectual e direito digital. Serão vagas limitadas devido à restrição de público para respeitar os protocolos vigentes.

De acordo com ALEXANDRE SIQUEIRA, a nova lei de proteção de dados trouxe consigo duvidas para os empresários. Objetivo é proporcionar uma palestra produtiva com intuito de aprofundar o assunto e evitar transtornos com divulgação indevida de dados. O evento será direcionado especialmente aos empresários de Itapiranga . O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo,considera que está programação é mais uma etapa da jornada de trabalho do ano. ALEXANDRE SIQUEIRA diz que a demanda de serviços é grande e a secretaria está preparada para trabalhar em parceria com os empresários do município.

Deputada aponta avanço em conquistas para a região com a Bancada do Oeste. Anuncio de recursos são frequentes e em maior volume. A deputada MARLENE FENGLER, cita como exemplo os oito milhões e 800 mil reais para a SC 163 de Itapiranga a Iporã do Oeste. O projeto para recuperação parcial da rodovia foi concluído e hoje o governador CARLOS MOISÉIS deve entregar a ordem de serviço e anunciar o início das obras em evento na câmara de vereadores de São Miguel do Oeste. A parlamentar considera que o valor vai permitir obras para deixar a via em condições de trafegabilidade. No momento a situação é caótica em que o motorista precisa escolher o buraco que vai passar porque evitar todos é impossível. MARLENE também elogia a sensibilidade do governador em entender a importância da região.

A parlamentar diz que a atuação da Bancada do Oeste contribuiu de maneira significativa para destinação de 100 milhões de reais para a BR 163, além dos 250 milhões de reais para a BR 282. Também vão ocorrer investimentos em projeto para a pavimentação da SC 283, no trecho de Mondaí a Itapiranga pela Estrada Beira Rio. MARLENE FENGLER reconhece que as obras demoram mais que o desejado por questões burocráticas de aprovação de projetos, licitações e liberação de recursos. Ela diz que o mais importante é que o governo estadual possui recursos e a liberação está garantida, bastando pequenos ajustes em vários encaminhamentos. Segundo MARLENE, são vários projetos em conjunto dos 15 deputados de vários partidos da região oeste. Cada um possui suas questões individuais, porém as principais reivindicações contam com a união dos parlamentares.

A deputada MARLENE FENGLER considera que a ponte sobre o rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita, é um caminho sem volta. Segundo a deputada a mobilização já avançou com a conquista de 10 milhões de reais para elaboração do projeto para a obra. Este pontapé inicial já despertou interesse do governo federal em investir alto para a execução da obra que será fundamental para o desenvolvimento regional. MARLENE alerta que não é algo rápido e ainda exige muita mobilização de diferentes seguimentos para a construção da ponte constar no orçamento do governo federal, que será responsável pela obra.

Recursos para escolas especiais e hospitais estão entre os destaques na atuação da deputada MARLENE FENGLER. Ela relata que destinou emendas parlamentares para os hospitais de São João do Oeste e Iporã do Oeste, recursos para a saúde de Itapiranga e Tunápolis. 400 mil reais para a APAE de Itapiranga e 500 mil para APAE de São João do Oeste. A deputada MARLENE FENGLER, cita que o seu município de origem, Itapiranga, já teve a destinação de um milhão e 500 mil reais. Segundo a parlamentar, diversos encaminhamentos já estão sendo feitos para o próximo visando contemplar os municípios da região.

Corpo de Bombeiros de Itapiranga registrou nas últimas 24 horas, três ocorrências, com destaque para um atropelamento por volta das 19 horas de ontem no loteamento Ruchel, em Linha Santa Fé Alta. A condutora de um veículo Onix, placas de Itapiranga, relatou que não viu o pedestre, um senhor de 66 anos ao ser ofuscada pelo sol e acabou atingindo a vítima que teve escoriações nos braços e nas pernas. Ele foi atendido pela guarnição dos bombeiros e conduzido ao Hospital de Itapiranga.

Uma colisão lateral entre dois veículos deixou duas pessoas feridas em São Miguel do Oeste nesta sexta-feira. As vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos leves. O acidente aconteceu às seis horas e 30 minutos no cruzamento das ruas Marcilio Dias e Itaberaba no centro de São Miguel do Oeste e envolveu um Pálio de Mondaí e um Uno de São Miguel do Oeste. De acordo com informações repassadas à PM, o Uno seguia pela Itaberaba e cortou a frente do Pálio que transitava pela Marcilio Dias. O condutor do Uno precisou ser atendido com ferimentos leves, no Pálio a passageira do veículo precisou ser encaminhada ao Hospital Regional pois estava muito assustada.

Um entregador de delivery ficou ferido ao se envolver em um acidente no cruzamento das ruas, Marcilio Dias e Tiradentes no Bairro São Luiz em São Miguel do Oeste. A colisão envolvendo a motocicleta e o Astra aconteceu por volta das 20 horas. De acordo com a PM, o condutor do Astra, contou que transitava pela Rua Tiradentes quando atravessou a Marcilio Dias, momento que o motociclista colidiu na lateral. Com a colisão a motocicleta ficou presa entre o pneu e a porta do veículo. O trabalhador recebeu atendimento do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado com ferimentos leves ao Hospital Regional.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.