-GOVERNO PREVÊ NOVE PRIVATIZAÇÕES EM 2021, ENTRE ELAS CORREIOS E ELETROBRAS
-SANTA CATARINA ANUNCIA TOQUE DE RECOLHER EM TODAS AS CIDADES
-CASAN SUSPENDE RODIZIO E NORMALIZA ABASTECIMENTO DE ÁGUA
-PREFEITO ENTREGA ORDEM DE SERVIÇO PARA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO NA FAISMO
-TCE RECOMENDA APROVAÇÃO DAS CONTAS DO EXERCÍCIO 2019 DE TREVISAN
-COLISÃO EM POSTE DE ILUMINAÇÃO DEIXA DUAS PESSOAS FERIDAS NO SÃO JORGE
-MULHER AJUDA A MANOBRAR VEÍCULO E MORRE ATROPELADA EM MARAVILHA
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo seis reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Reino Unido anunciou, nesta quarta-feira, que deve começar a vacinar sua população na semana que vem contra a Covid-19. Profissionais de saúde deverão estar entre os primeiros a serem vacinados. A Rússia já havia anunciado a imunização de equipes de saúde e, ao mesmo tempo, da população como um todo. Nesta quarta, o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, pediu que a vacinação em massa comece na próxima semana. A Organização Pan-Americana de Saúde espera que, nas próximas semanas, vacinas contra a Covid-19 sejam liberadas pela Organização Mundial da Saúde.
DONALD TRUMP deu a entender que pode estar disposto a seguir em frente e planejar outra candidatura à Presidência dos Estados Unidos em 2024. O presidente se recusa a reconhecer a vitória do democrata JOE BIDEN, e seus advogados continuam a apresentar contestações legais do resultado da eleição de três de novembro, alegando fraude eleitoral sem apresentar provas. Ele disse que está “tentando ficar mais quatro anos", mas, em seguida disse a seguinte frase: "Senão, vejo vocês em quatro anos."
O governo boliviano começou a injetar mais de 587 milhões de dólares no país nesta quarta-feira em bônus destinados a mais de quatro milhões de pessoas com recursos limitados. A medida de auxílio e tem o objetivo de reativar a economia do país, atingido pela pandemia de Covid-19. O governo entregará um auxílio de milbolivianos, cerca de 143 dólares por pessoa. O pagamento começou por meio dos sistemas bancários estadual e privado e vai até março do próximo ano para pessoas entre 18 e 60 anos que pertençam a grupos como gestantes, deficientes físicos, sem renda fixa e desempregados.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que destinou um bilhão 990 milhões de reais para o Ministério da Saúde viabilizar a produção ou a aquisição de 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford" contra o novo coronavírus. O texto segue agora para análise do Senado. A matéria precisa ser aprovada até esta quinta-feira para não perder a validade. A proposta foi aprovada na Câmara em votação simbólica, sem a contagem de votos no painel. Por se tratar de uma medida provisória, o dinheiro foi liberado assim que o texto foi publicado no "Diário Oficial da União", em agosto deste ano. No entanto, a MP caducará se não for aprovada no prazo de 120 dias.
O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal classificou nesta quarta-feira como “inconstitucional” as contratações intermitentes, modalidade estabelecida pela reforma trabalhista que permite a admissão de um profissional por hora ou por um período específico de tempo. Relator da ação que julga os dispositivos estabelecidos pela reforma, FACHIN disse que o trabalho intermitente coloca o profissional como “mero objeto” e cria uma “imprevisibilidade sobre o elemento essencial da relação trabalhista formal” pela prestação do serviço. FACHIN foi o único a votar na ação até o momento.
O governo anunciou nesta quarta-feira que pretende realizar nove privatizações em 2021, entre as quais as de estatais como Correios e Eletrobras. A proposta é do Programa de Parceria de Investimentos, por meio do qual são feitas concessões, privatizações e parcerias com o setor privado para obras e serviços públicos. O Ministério da Economia já tinha listado 126 projetos no PPI e nesta quarta-feira, o governo informou a ampliação da lista, que passa a contar com 201 projetos. De acordo com o Ministério da Economia, 115 estão previstos para 2021, com expectativa de geração de 367 bilhões de reais em investimentos.
Os deputados de Santa Catarina aprovaram nesta quarta-feira, por maioria de votos, a inclusão da rede pública e privada de educação entre as atividades essenciais no Estado. A lei, que agora depende da sanção do governador CARLOS MOISÉS, prevê que as escolas não estão sujeitas a fechamento pelo Governo do Estado durante a pandemia de Covid-19. O texto original é do deputado CORONEL MOCELIN do PSL e estabelece o comércio de alimentos, atividades industriais, de saúde, segurança, funerárias e telecomunicações como serviços que devem funcionar mesmo em estado de calamidade. O deputado BRUNO SOUZA do Novo apresentou, na terça-feira, uma emenda que incluiu na lista a educação.
O governo do estado atualizou o mapa de risco da Covid-19 nesta quarta-feira e aumentou o número de regiões em estado gravíssimo. Do total de 16 regiões de saúde, 15 estão na bandeira vermelha para a doença. Apenas o Extremo Oeste está em bandeira laranja, ou seja, em bandeira laranja.De acordo com o boletim divulgado nesta quarta pelo governo do estado, Santa Catarina tem 378 mil 621 casos confirmados de coronavírus, com três mil 855 mortes. Joinville, cidade com mais óbitos no estado, chegou a 400 mortes por Covid-19 nesta quarta. A ocupação dos leitos de UTI é de 85 vírgula sete por cento e há 207 leitos vagos atualmente.
Santa Catarina terá um toque de recolher durante a madrugada como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. A medida foi decidida em reunião entre o governador CARLOS MOISÉS e representantes da Federação Catarinense de Municípios nesta quarta-feira. Também foi decidido que o transporte coletivo será mantido, desde que seja respeitada uma ocupação máxima de 70 por cento da capacidade dos ônibus. As medidas valerão para todo o estado por um período de 15 dias a partir edição do decreto, que deverá ser publicado em até 48 horas. Também será tornado obrigatório o uso da máscara em todos os ambientes, com exceção dos espaços domiciliares.
Uma moradora do bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste, que preferiu não ter o nome divulgado, recebeu sementes misteriosas do Estado do Paraná. Ela disse que não fez nenhum pedido desse tipo e as sementes chegaram em sua casa nesta quarta-feira. A família ficou preocupada porque o fato tem semelhança com outras sementes que foram enviadas pela China para a região. Após o recebimento, ela levou a encomenda até a Cidasc para os devidos encaminhamentos. A moradora pediu que outras pessoas que também receberam essa encomenda façam o mesmo e não plantem as sementes.
A associação de criadores de bovinos do extremo-oeste vai realizar neste sábado o último leilão de gado geral de 2020. O evento está confirmado para iniciar a uma e meia da tarde de sábado no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com o presidente da entidade, CLOVIS BOFF, cerca de 450 animais devem ser comercializados no remate. Ele comentou que a chuva dos últimos dias aumentou o otimismo dos criadores para o leilão. Como a região está em bandeira laranja, o remate será virtual pelo site Pampa remates. O próximo evento vai acontecer em fevereiro de 2021.
A Secretaria de Cultura vai realizar, no próximo domingo, a Feira Municipal de Artesanato. O evento está programado para a área coberta e praça central Walnir Bottaro Daniel das duas da tarde as oito da noite. A feira contará com a participação de aproximadamente 20 artesãos que estarão expondo seus trabalhos. A atividade é destina somente para artistas do município. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas no Museu Histórico Municipal “Ruy Arcádio Luchesi” até amanhã. O evento observará todos os protocolos deste momento, como: distanciamento social, uso de álcool em gel e máscara. Quem for visitar a feita também deve observar esses cuidados.
Termina nesta sexta-feira o prazo para as novas matrículas na rede municipal de ensino. As matrículas serão feitas em horário agendado pela família com a direção da escola. De acordo com a secretaria municipal de educação, a matrícula deve obedecer o critério de zoneamento de residência, ou seja, a escola escolhida pela família deve ser a mais próxima possível de casa. A Educação Infantil Quatro atende crianças a partir de quatro anos de idade completos ou a completar até 31 de março de 2010. O Infantil Cinco envolve crianças a partir de cinco anos completos ou a completar até 31 de março de 2021. O Ensino Fundamental, contempla estudantes que possuem seis anos completos ou a completar até 31 de março de 2021, para ingressar no primeiro ano. Os editais completos e a relação de documentos podem ser acessados no site da prefeitura.
Vinte e cinco pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira em São Miguel do Oeste. Outros 14 pacientes entraram para a lista de recuperados. No total, mil 110 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais 918 já se recuperaram e 184 estão com o vírus ativo. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais um óbito relacionado ao coronavírus, o de um idoso de 77 anos, de Iraceminha. A taxa de ocupação é de 72 por cento com 13 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são quatro positivos e três suspeitos com taxa de ocupação de 43 por cento.
Os prefeitos da região participaram nesta semana da assembleia ordinária da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina. A pauta da reunião foi a avaliação do novo mapa de risco publicado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde e os encaminhamentos que os municípios irão dar a partir deste novo mapa. Ainda, foram debatidas as definições da reunião do Comitê de Crises de segunda-feira. Mesmo que o Comitê tenha sugerido restrições de horário para o funcionamento de bares, por exemplo, os prefeitos decidiram que vão seguir as portarias do Estado. Nesta semana, o comitê regional recomendou o fechamento dos bares e casas noturnas as dez da noite.Os prefeitos reforçaram a importância do fortalecimento das ações de prevenção e fiscalização nos espaços públicos e privados.
A estiagem também esteve na pauta da assembleia de prefeitos desta semana. O presidente, PLÍNIO DE CASTRO, apresentou as dificuldades e os prejuízos resultantes da falta de chuvas para o abastecimento humano e animal, além dos impactos econômicos, principalmente na atividade da agropecuária. Neste sentido, os prefeitos deliberaram para que o governo flexibilize as cobranças dos documentos e relatórios com relação a homologação dos decretos de estiagem. Dessa forma, outro documento será encaminhado ao Governador CARLOS MOISÉS e à Secretaria de Estado da Agricultura para dar agilidade na homologação dos decretos e na liberação dos recursos.
O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta quarta-feira, os decretos de situação de emergência de nove municípios do estado de Santa Catarina devido à seca. Na lista, estão quatro cidades do extremo-oeste: Descanso, Iraceminha, Bandeirante e Barra Bonita. Com a portaria publicada no Diário Oficial da União, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população. São Miguel do Oeste, que decretou no mesmo dia que Barra Bonita, ainda não teve o decreto reconhecido pelo governo federal.
O temporal da tarde desta quarta-feira deixou estragos em alguns municípios do extremo-oeste. Em Guaraciaba, por exemplo, foi registrada chuva de granizo em comunidades rurais, como a Linha Caravagio. O Corpo de Bombeiros também atendeu uma ocorrência de destelhamento na cidade. Em Itapiranga, a SC 163 ficou parcialmente interditada em razão da queda de árvores e galhos. A igreja da cidade teve parte do telhado arrancado. Várias ocorrências de destelhamentos também foram registradas. Em Descanso, o temporal destelhou casas, galpões e causou a queda de árvores no interior do município. As principais comunidades prejudicadas foram linha Gaúcha, linha Leste e linha Santa Catarina.
Após as chuvas do final de semana que caíram na região Extremo Oeste de Santa Catarina a Casan de São Miguel do Oeste anunciou a suspensão do rodízio no abastecimento de água em todos os bairros do município. A informação é do chefe da agência local da empresa, EDNILSON MELLO. Em contato com a Peperi, ele destacou que o volume de chuva do final de semana de 76 milímetros ajudou bastante a situação do abastecimento. Conforme ele, a situação da estiagem está longe de ser resolvida, porém, os mananciais puderam se recuperar e por isso a empresa resolveu suspender o formato de rodízios que vinha sendo realizado de forma mais intensa há cerca de duas semanas em São Miguel do Oeste.
A Casan de São Miguel do Oeste está monitorando constantemente a questão das previsões de chuvas para a região. A afirmação é do chefe da estatal no município, EDNILSON MELLO. De acordo com ele, ontem foi realizada uma reunião com a equipe para discutir e analisar as previsões. Segundo ele, existe a possibilidade de um volume considerável de chuva ainda para essa semana e por isso a expectativa é grande. MELLO revelou que os níveis de água nos reservatórios também estão sendo acompanhados e caso voltem a baixar o retorno do rodízio não está descartado.
Todas as regiões da cidade estão sendo abastecidas 24 horas por dia. O comentário é do chefe da agência local da Casan, EDNILSON MELLO. Ele disse que mesmo com o abastecimento normalizado as pessoas devem ainda ter um cuidado e não desperdiçar água, visto os reservatórios ainda não estarem com a capacidade total. Ele estimou que para resolver essa situação de vez no município será necessário cerca de 300 milímetros de chuva. MELLO reforçou que o momento ainda é delicado e os consumidores devem estar conscientes e economizarem água para evitar que um rodizio mais drástico volte a ocorrer em São Miguel do Oeste.
O prefeito WILSON TREVISAN assinou, nesta quarta-feira, a ordem de serviço para a construção de uma sede social para o Grupo de Idosos e Clube de Mães do bairro Jardim Peperi. Durante o ato de entrega do documento, o prefeito pediu que a empresa que a empresa que venceu a licitação atue com agilidade e preze pela qualidade na prestação dos serviços. Uma comissão formada por moradores do bairro, que será nomeada por meio de Decreto, vai fiscalizar a obra junto com a equipe técnica do município. A obra vai custar cerca de 274 mil reais para a construção de uma estrutura pré-fabricada e metálica, localizada no Loteamento Domeneghini Dois. A sede será utilizada para a realização de atividades comunitárias e eventos sociais.
Também nesta quarta-feira foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma nova praça de alimentação no Parque de Exposições Rineu Gransotto. A assinatura ocorreu na presença de representantes do Conselho das Entidades, secretários municipais, engenheira responsável e diretor da empresa licitada para a obra. De acordo com o prefeito WILSON TREVISAN serão investidos 773 mil reais na construção do espaço. São 423 mil reais de recursos próprios do município e mais 350 mil do Estado, oriundos de emenda do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK. Nos últimos dias, também foi assinado o contrato com a empresa que será responsável pela reforma e ampliação da cobertura do pavilhão principal. O investimento será de 98 mil reais.
O projeto da nova praça de alimentação no parque de exposições Rineu Gransotto prevê a construção de um pavilhão pré-fabricado com área de mil 816 metros quadrados. A informação é do prefeito WILSON TREVISAN. A obra será executada no espaço onde existe a estrutura que até então era utilizada como restaurante e está em condições bastante precárias. Ele comentou que a nova praça de alimentação estará pronta para ser utilizada a partir da próxima edição da Faismo. TREVISAN comentou que esse projeto soma-se a outros importantes investimentos que foram realizados no parque, como a construção de dois pavilhões, pórtico, cercamento, aquisição de nova área para estacionamento e revitalização das áreas externas. A intenção, segundo o prefeito, é deixar o espaço em condições de receber, além da Faismo, outros eventos de médio e grande porte.
O Tribunal de Contas do Estado decidiu recomendar a aprovação das contas do prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, relativas ao exercício de 2019. O relatório foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do TCE e será encaminhado para avaliação da Câmara de Vereadores nos próximos dias. O TCE entendeu que o município aplicou corretamente os índices constitucionais e demais recursos vinculados, entre outros quesitos legais. Na Saúde e Educação, por exemplo, a Administração de São Miguel do Oeste investiu acima do percentual mínimo exigido em Lei. TREVISAN, que também teve aprovadas as contas dos exercícios 2017 e 2018, ressalta que isso é sinal de respeito com a população e resultado de um trabalho sério, transparente e comprometido da equipe de governo.
A Polícia Militar recuperou um veículo com registro de furto nesta quarta-feira em Riqueza. As guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático realizavam a Operação Horus quando receberam a informação de que um veículo, que possuía registro de furto ou roubo poderia estar passando por Riqueza. Os policiais abordaram o carro e o condutor foi identificado. Foi confirmado que o veículo havia sido furtado e o condutor foi preso em flagrante. A PM não repassou detalhes sobre o crime e nem sobre o veículo.
Um casal ficou ferido em um acidente de transito na noite de ontem no bairro São Jorge. De acordo com a Polícia Militar, o condutor de um Gol perdeu o controle da direção e bateu contra um poste de iluminação na rua Waldemar Rangrab por volta das dez horas da noite. O casal que estava no carro sofreu ferimentos leves. Eles foram socorridos e encaminhados ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso para atendimento médico. Chovia muito no momento do acidente e isso pode ter contribuído para a colisão.
Uma mulher morreu atropelada no começo da manhã desta quarta-feira em Maravilha. O acidente aconteceu por volta das sete horas na Linha Três Coqueiros. Segundo a Polícia Militar, uma mulher auxiliava um motorista de caminhão a manobrar o veículo. O condutor do caminhão efetuou a manobra de marcha ré e acabou atingindo a mulher que morreu na hora.