-GOVERNO PREVÊ NOVE PRIVATIZAÇÕES EM 2021, ENTRE ELAS CORREIOS E ELETROBRAS
-SANTA CATARINA ANUNCIA TOQUE DE RECOLHER EM TODAS AS CIDADES
-SETOR DE URBANISMO INSTALA NOVAS LIXEIRAS NOS BAIRROS
-SETOR SUPERMERCADISTA SUPERA EXPECTATIVA DE VENDAS PARA O ANO JÁ NO MÊS DE OUTUBRO
-ESCRITOR RELATA EM LIVRO A EVOLUÇÃO DE COMUNIDADE DE SÃO JOÃO DO OESTE
-SANTA HELENA IRÁ APRESENTAR PLANO DE TURISMO NA PRÓXIMA SEMANA
-ESCOLA DE TUNÁPOLIS PERMANECE COMO PROJETO PILOTO DO NOVO ENSINO MÉDIO INOVADOR
-TEMPORAL CAUSA VÁRIOS DANOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO
-MULHER MORRE APÓS SER ATROPELADA POR CAMINHÃO EM ACIDENTE DE TRABALHO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 28 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 20 centavos. O euro está valendo seis reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
O Reino Unido anunciou, nesta quarta-feira, que deve começar a vacinar sua população na semana que vem contra a Covid-19. Profissionais de saúde deverão estar entre os primeiros a serem vacinados. A Rússia já havia anunciado a imunização de equipes de saúde e, ao mesmo tempo, da população como um todo. Nesta quarta, o presidente russo, VLADIMIR PUTIN, pediu que a vacinação em massa comece na próxima semana. A Organização Pan-Americana de Saúde espera que, nas próximas semanas, vacinas contra a Covid-19 sejam liberadas pela Organização Mundial da Saúde.
DONALD TRUMP deu a entender que pode estar disposto a seguir em frente e planejar outra candidatura à Presidência dos Estados Unidos em 2024. O presidente se recusa a reconhecer a vitória do democrata JOE BIDEN, e seus advogados continuam a apresentar contestações legais do resultado da eleição de três de novembro, alegando fraude eleitoral sem apresentar provas. Ele disse que está tentando ficar mais quatro anos", mas, em seguida disse a seguinte frase: "Senão, vejo vocês em quatro anos."
O governo boliviano começou a injetar mais de 587 milhões de dólares no país nesta quarta-feira em bônus destinados a mais de quatro milhões de pessoas com recursos limitados. A medida de auxílio e tem o objetivo de reativar a economia do país, atingido pela pandemia de Covid-19. O governo entregará um auxílio de mil bolivianos, cerca de 143 dólares por pessoa. O pagamento começou por meio dos sistemas bancários estadual e privado e vai até março do próximo ano para pessoas entre 18 e 60 anos que pertençam a grupos como gestantes, deficientes físicos, sem renda fixa e desempregados.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a medida provisória que destinou um bilhão 990 milhões de reais para o Ministério da Saúde viabilizar a produção ou a aquisição de 100 milhões de doses da chamada "vacina de Oxford" contra o novo coronavírus. O texto segue agora para análise do Senado. A matéria precisa ser aprovada até esta quinta-feira para não perder a validade. A proposta foi aprovada na Câmara em votação simbólica, sem a contagem de votos no painel. Por se tratar de uma medida provisória, o dinheiro foi liberado assim que o texto foi publicado no "Diário Oficial da União", em agosto deste ano. No entanto, a MP caducará se não for aprovada no prazo de 120 dias.
O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal classificou nesta quarta-feira como “inconstitucional” as contratações intermitentes, modalidade estabelecida pela reforma trabalhista que permite a admissão de um profissional por hora ou por um período específico de tempo. Relator da ação que julga os dispositivos estabelecidos pela reforma, FACHIN disse que o trabalho intermitente coloca o profissional como “mero objeto” e cria uma “imprevisibilidade sobre o elemento essencial da relação trabalhista formal” pela prestação do serviço. FACHIN foi o único a votar na ação até o momento.
O governo anunciou nesta quarta-feira que pretende realizar nove privatizações em 2021, entre as quais as de estatais como Correios e Eletrobras. A proposta é do Programa de Parceria de Investimentos, por meio do qual são feitas concessões, privatizações e parcerias com o setor privado para obras e serviços públicos. O Ministério da Economia já tinha listado 126 projetos no PPI e nesta quarta-feira, o governo informou a ampliação da lista, que passa a contar com 201 projetos. De acordo com o Ministério da Economia, 115 estão previstos para 2021, com expectativa de geração de 367 bilhões de reais em investimentos.
Os deputados de Santa Catarina aprovaram nesta quarta-feira, por maioria de votos, a inclusão da rede pública e privada de educação entre as atividades essenciais no Estado. A lei, que agora depende da sanção do governador CARLOS MOISÉS, prevê que as escolas não estão sujeitas a fechamento pelo Governo do Estado durante a pandemia de Covid-19. O texto original é do deputado CORONEL MOCELIN do PSL e estabelece o comércio de alimentos, atividades industriais, de saúde, segurança, funerárias e telecomunicações como serviços que devem funcionar mesmo em estado de calamidade. O deputado BRUNO SOUZA do Novo apresentou, na terça-feira, uma emenda que incluiu na lista a educação.
O governo do estado atualizou o mapa de risco da Covid-19 nesta quarta-feira e aumentou o número de regiões em estado gravíssimo. Do total de 16 regiões de saúde, 15 estão na bandeira vermelha para a doença. Apenas o Extremo Oeste está em bandeira laranja, ou seja, em bandeira laranja.De acordo com o boletim divulgado nesta quarta pelo governo do estado, Santa Catarina tem 378 mil 621 casos confirmados de coronavírus, com três mil 855 mortes. Joinville, cidade com mais óbitos no estado, chegou a 400 mortes por Covid-19 nesta quarta. A ocupação dos leitos de UTI é de 85 vírgula sete por cento e há 207 leitos vagos atualmente.
Santa Catarina terá um toque de recolher durante a madrugada como forma de prevenção ao contágio da Covid-19. A medida foi decidida em reunião entre o governador CARLOS MOISÉS e representantes da Federação Catarinense de Municípios nesta quarta-feira. Também foi decidido que o transporte coletivo será mantido, desde que seja respeitada uma ocupação máxima de 70 por cento da capacidade dos ônibus. As medidas valerão para todo o estado por um período de 15 dias a partir edição do decreto, que deverá ser publicado em até 48 horas. Também será tornado obrigatório o uso da máscara em todos os ambientes, com exceção dos espaços domiciliares.
-SETOR DE URBANISMO INSTALA NOVAS LIXEIRAS NOS BAIRROS
-SETOR SUPERMERCADISTA SUPERA EXPECTATIVA DE VENDAS PARA O ANO JÁ NO MÊS DE OUTUBRO
-ESCRITOR RELATA EM LIVRO A EVOLUÇÃO DE COMUNIDADE DE SÃO JOÃO DO OESTE
-SANTA HELENA IRÁ APRESENTAR PLANO DE TURISMO NA PRÓXIMA SEMANA
-ESCOLA DE TUNÁPOLIS PERMANECE COMO PROJETO PILOTO DO NOVO ENSINO MÉDIO INOVADOR
Mondaí define calendário municipal de eventos. O secretário de Esporte, Juventude, Turismo e Lazer de Mondaí, GILMAR STUD, explica que a reunião na última semana teve a presença de representantes das comunidades e entidades do município. Ele afirma que o objetivo é definir as datas no calendário anual para evitar que eventos coincidem em comunidades próximas. STUD enfatiza que as datas são definidas por meio de acordo entre as entidades, e nos quatro anos da atual gestão não foram enfrentados problemas quanto a isso. Conforme o secretário, as entidades têm relatado dificuldades na sua manutenção, em função de que este ano não foram possíveis eventos para arrecadar os recursos necessários no pagamento das despesas. Ele lembra que a área de lazer está aberta para visitação, inclusive com atendimento de restaurante, onde também deve ser feita a reserva dos quiosques. Somente o acampamento não é permitido.
Biblioteca de Tunápolis terá atendimento normal até final do ano. Segundo a secretária de Educação, ANGELITA BOURSCHEIDT, a biblioteca de Tunápolis está localizada junto a Casa da Cultura, com a disponibilidade de um amplo acervo de livros para todas as faixas etárias. Ela explica que o empréstimo é feito por meio de um cadastro do leitor, e a anotação em uma carteirinha com data da retirada e data prevista para devolução. ANGELITA comenta que a biblioteca contempla também o acervo da educação infantil, pois o educandário que atende estes alunos não tem espaço para armazenar as obras literárias. A secretária lembra que novos livros foram adquiridos no ano passado, além da compra de gibis que são muito procurados pelos mais jovens. O atendimento na biblioteca é feito por duas professoras da rede municipal.
Diretora de escola em Descanso avalia que apesar das restrições, foi possível desenvolver bons projetos em 2020. Segundo a diretora da escola de Educação Básica Everaldo Beckhauser, JACINTA ORO, 2020 foi um ano desafiador para a educação, em que foi preciso se reinventar com novas atividades para garantir o aprendizado dos alunos, considerando que vários eventos tradicionais do educandário também não puderam ser realizados, a exemplo das viagens de estudos e as excursões com a turma do terceiro ano do ensino médio. Apesar disso, JACINTA ressalta que foi possível desenvolver o trabalho sobre profissões com os alunos do segundo ano, em que foram realizadas entrevistas com vários profissionais, como forma de facilitar a escolha da carreira pelos jovens. A diretora cita também a pesquisa bibliográfica com o desenvolvimento de um artigo científico pelos alunos do terceiro ano do ensino médio inovador.
Os alunos do curso técnico em vendas realizaram o estágio no comércio local e fizeram o seu trabalho de conclusão de curso. A diretora da escola Everaldo Beckhauser de Descanso comenta que neste curso técnico irão se formar este ano 15 estudantes, em que uma das atividades obrigatórias é o estágio de 48 horas nas empresas da cidade. O período de permanência dos estudantes nas lojas foi reduzido este ano devido à pandemia. Os alunos concluem tanto o ensino médio regular, como a formação técnica em vendas. JACINTA ORO ressalta que muitos alunos já conseguem emprego durante a realização do estágio. Da mesma forma no ensino médio inovador, em que os estudantes conseguem o encaminhamento para o mercado de trabalho durante as atividades letivas realizadas durante o ano.
Escritor relata em livro a evolução de comunidade de São João do Oeste. É bastante comum a publicação de livros sobre a história, colonização e cultura da região da antiga Porto Novo, atualmente territórios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Algumas particularidades também ganham destaque. É o caso da comunidade de Beato Roque, São João do Oeste, que teve sua trajetória de 80 anos colocada em um livro. O professor e escritor ROQUE JUNGBLUT afirma que o trabalho teve contribuição dos moradores com relatos sobre os principais fatos ao longo de oito décadas. Ele já possui sete publicações de livros. A obra, a História da Comunidade de Beato Roque, será lançada nesta sexta-feira, às 19 e 30, no pavilhão da comunidade. Será controlado o acesso de pessoas para autógrafos e compra do livro. No lançamento o preço será de 50 reais com postos de venda na comunidade e também pela internet.
Atualmente a comunidade de Beato Roque é considerada uma referência regional. O movimento econômico agropecuário do ano de 2019 foi de 54 milhões e 500 mil reais. A localidade ainda possui instaladas 26 empresas com CNPJ e 19 Microempreendedores Individuais. ROQUE JUNGBLUT destaca que o livro destaca a trajetória dos imigrantes alemães que vieram para o Brasil em busca de melhores perspectivas de vida. Os seus descendentes tiveram que fazer o mesmo, anos mais tarde no Extremo Oeste de Santa Catarina. Dos pioneiros de Beato Roque, ninguém vive mais. Os seus filhos e netos estão continuando a obra que eles iniciaram há mais de 80 anos. ROQUE JUNGBLUT, cita que Beato Roque é uma localidade colonial, urbana, centro comercial e industrial, esportiva, recreativa e católica.
Setor de Urbanismo instala novas lixeiras nos bairros de Iporã do Oeste. O diretor de Urbanismo, EVANDRO TRAPP, explica que além da instalação de novas lixeiras, outras já instaladas nos bairros estão recebendo melhorias. Ele comenta que 400 novas lixeiras foram adquiridas, contemplando dois cestos identificados para lixo orgânico e lixo seco. As lixeiras também contem informações sobre o dia de recolha de cada material, como lixo orgânico nas segundas, quartas e sextas-feiras, e lixo seco nas terças e quintas-feiras e sábados. Segundo o diretor de Urbanismo, o pedido é que a população contribua mais com a correta separação dos materiais, para facilitar a recolha, o reaproveitamento e a destinação final de cada lixo. A previsão é instalar todas as lixeiras até metade do mês. EVANDRO lembra que o setor normalizou a recolha de galhos na segunda e terça-feira, e de entulhos nas quartas-feiras, além dos serviços de limpeza e roçadas na cidade.
Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas divulga projeção das vendas para o final de ano. De acordo com o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, com base nos dados obtidos a expectativa é de um aumento de 5% nas vendas de Natal. Conforme ele, a entidade faz esse levantamento constantemente visando orientar e ajudar os lojistas nas várias datas comemorativas ao longo do ano. Segundo TAUFFER, o aumento se dá na comparação ao Natal de 2019 em Santa Catarina. O dado obtido é positivo, porém ao mesmo tempo gera preocupação, visto a piora no quadro do coronavírus em Santa Catarina. O presidente destacou que o Natal é a data mais importante para o comércio e com a expectativa de vendas positivas e o aumento de casos de Covid-19 a apreensão é grande. Ele ressaltou que 46,6% dos lojistas esperam esse aumento de 5%. Já 32% dos empresários projetam um crescimento superior a 5% com as vendas desse ano.
Valor médio que deve ser gasto pelos catarinenses neste final de ano é de quase 200 reais. O presidente da FCDL diz que o preço do tíquete médio deve ser de 198 reais por presente. Entre os produtos que devem ser mais procurados neste ano pelos consumidores estão roupas e calçados, seguido de brinquedos, eletroeletrônicos, chocolates, móveis e eletrodomésticos, além de livros e itens de papelaria. IVAN TAUFFER ressalta que neste ano a novidade é a volta dos brinquedos como uma das primeiras opções de presentes nesta época do ano. Mais da metade dos clientes devem fazer o pagamento das compras de Natal por meio do cartão de crédito. Com base no levantamento feito pela Federação, estimasse que 60,5% deve optar por esse método. Já 14,8% devem optar pelo crediário e 14,5% devem efetuar o pagamento à vista no cartão de débito. Apenas 9,7% dos catarinenses devem fazer o pagamento em dinheiro.
Setor supermercadista supera expectativa de vendas para o ano já no mês de outubro. Conforme o presidente da Associação Catarinense de Supermercados, ACATS, PAULO CESAR LOPES, os mercados foram privilegiados durante a pandemia por serem contemplados na lista de atividades essenciais, e por isso, não precisaram paralisar seus serviços, como ocorreu com outros segmentos. Ele lembra que houve muita incerteza e insegurança quanto à saúde dos colaboradores, bem como, dos clientes que vinham até os estabelecimentos. Para tanto, o presidente comenta que a ACATs definiu um protocolo de segurança que foi adotado por todo o segmento supermercadista, o que permitiu passar por este momento, até de forma tranquila. De janeiro a outubro, LOPES cita que o índice de vendas foi de 7.88% a mais do que no ano passado. A previsão, feita ainda antes da pandemia, era fechar o ano com 5% de aumento, índice que já foi superado até outubro.
Tradicionalmente, o segundo semestre do ano é melhor para o setor supermercadista em vendas. O presidente da ACATS ressalta que as festas de final do ano, somadas ao valor extra do décimo terceiro dos trabalhadores geram um volume grande de vendas nesta época do ano. PAULO CESAR LOPES comenta que a expectativa é ainda maior se considerado que este ano a projeção é que as famílias não viajem, e permaneçam em casa para as comemorações. Ele considera que Santa Catarina é um estado diferenciado, pelos bons resultados que vem apresentando na economia. Em outubro foram gerados 32 mil empregos diretos no estado, que possui uma taxa de desemprego de 6.6%, já no Brasil a média é de 14.6%. O presidente da ACATs enfatiza que tudo isso contribui para o sucesso das vendas e a recuperação da economia. Ele lembra que há produtos em falta nos mercados devido à seca ou devido à falta de algumas embalagens.
Audiência pública para apresentação do Plano de Turismo será realizada na próxima semana em Santa Helena. A secretária de Educação, ROSA FOLETTO, explica que na segunda-feira, dia sete, a partir das 13 horas e 30 minutos no clube Eresch, o município fará uma audiência pública para apresentar o Plano Municipal de Turismo, elaborado durante o ano com a parceria do Conselho Municipal de Turismo, as sugestões da população e a consultoria do Sebrae. Uma apresentação prévia do plano foi feita ao conselho nesta semana, e após aprovação em audiência será encaminhado ao legislativo. ROSA enfatiza que o plano serve de documento para planejar as ações no setor do turismo. Entre os atrativos já estruturados e em desenvolvimento no município, a secretária cita a pousada Riacho das Hortências, os chocolates Di Pietro, as propriedades rurais que trabalham com produtos orgânicos, o moinho de Pedra Marafon e a pizza em metro feita a mão.
Governo adia implantação obrigatória do novo ensino médio e escola de Tunápolis permanece como projeto piloto. No estado 120 escolas estavam fazendo a implantação do novo ensino médio neste ano como projeto piloto, sendo que a proposta do governo do estado era abranger todas as escolas com esta nova modalidade a partir de 2021. Devido à pandemia, a obrigatoriedade da implantação foi adiada para 2022. O assessor de direção e coordenador do ensino médio da Escola Padre Balduíno Rambo de Tunápolis, VIANEI HAMMERSCHMITT, avalia que o adiamento na obrigatoriedade é visto de forma positiva em função de ser um projeto novo, e que traz novas exigências aos profissionais que tem a missão de contribuir para dar maior autonomia e independência aos estudantes, mas ao mesmo tempo, mais responsabilidade aos jovens.
Até o mês de março, quando foi possível realizar as aulas presenciais, o coordenador do ensino médio inovador da Escola Padre Balduíno Rambo de Tunápolis avalia que foi possível introduzir as disciplinas e havia boa aceitação pelos alunos. Ele cita que a principal diferença desta nova modalidade de ensino é a oferta de disciplinas que podem ser optadas pela comunidade escolar, considerando a realidade local. VIANEI HAMMERSCHMITT enfatiza que a opção da escola havia sido por áreas voltadas a musicalização, a língua estrangeira alemã com vista a um novo intercâmbio com a Alemanha, o que também não se concretizou, além da iniciação a pesquisa, o reforço da produção textual e o projeto de vida, disciplina obrigatória na grade curricular e que contribui para o aperfeiçoamento dos jovens neste ano. O ano letivo encerra no dia 18 de dezembro, com posterior conselho de classe e entrega dos boletins.
Com a mudança no processo de ensino aprendizagem, o assessor de direção e coordenador do ensino médio da Escola Padre Balduíno Rambo de Tunápolis considera que os desafios foram além daqueles projetados pela instituição, considerando a dificuldade em manter a conectividade com os estudantes. VIANEI HAMMERSCHMITT afirma que como escola piloto a desenvolver o novo ensino médio inovador, a expectativa era de realizar várias vivencias com os alunos, o que era a proposta desta modalidade de ensino, inclusive com recursos que já haviam sido disponibilizados para esta finalidade. O assessor de direção enfatiza que semanalmente os professores se reúnem de forma online para discutir e avaliar as ações realizadas, e a dificuldade no acesso aos canais digitais, principalmente no interior, e na execução das tarefas escolares por alguns estudantes sempre tem aparecido entre as dificuldades apontadas.
-TEMPORAL CAUSA VÁRIOS DANOS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO
-MULHER MORRE APÓS SER ATROPELADA POR CAMINHÃO EM ACIDENTE DE TRABALHO
Polícia recupera veículo com registro de furto na SC 283. O fato ocorreu por volta das 17 horas de ontem, na SC 283, em Riqueza. As guarnições do Pelotão de Patrulhamento Tático realizavam a Operação Hórus no município de Maravilha, quando receberam a informação de que um veículo, que possuía registro de furto, poderia estar passando por Riqueza. Deslocado em direção a região informada, uma das guarnições se deparou com o veículo, o qual estava retornando do município de Riqueza. A polícia realizou o acompanhamento e a abordagem. O condutor foi identificado e constatado que se tratava de um carro com registro de furto. O veículo foi apreendido o veículo e o motorista preso.
Casal fica ferido após colisão em poste de iluminação. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atenderam por volta das 22 horas e 20 minutos desta quarta-feira uma colisão em poste de iluminação na Rua Waldemar Rangrab, bairro São Jorge em São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas pela reportagem do Portal Peperi, no Gol, placas de Itapiranga havia um casal que sofreu ferimentos leves. Eles foram socorridos e encaminhados ao hospital regional. Chovia muito no momento do acidente.
Temporal causa danos em Descanso. O temporal no final da tarde desta quarta-feira destelhou casas, galpões e causou a queda de árvores no interior de Descanso. As principais comunidades prejudicadas foram linha Gaúcha, linha Leste e linha Santa Catarina. As localidades foram atendidas por duas equipes das secretarias de Transportes, Agricultura, Obras e Serviços Urbanos e da Defesa Civil Municipal que realizaram a distribuição de lona, desobstrução de estradas e uma avaliação prévia dos estragos. O município disponibiliza de telefones de plantão caso haja necessidade de lona. São os números 47 99665 9612 e 49 99124 4296. Em Iporã do Oeste os bombeiros foram acionados para efetuar três cortes de árvores, sendo que apenas uma ocorrência se confirmou, um corte de árvore no interior de Tunápolis. Em Mondaí também houve queda de árvores, em que uma delas atingiu uma residência, e falta de energia elétrica em alguns pontos. Alguns destelhamentos foram registrados também em Belmonte.
Vendaval danifica dezenas de edificações em Itapiranga. A chuva acompanhada de fortes ventos causou estragos por volta das 15 horas e 15 minutos de ontem em Itapiranga. Foram registrados destelhamentos na cidade e interior, além de queda de diversas arvores sobre estradas rurais, SC 163, residências e rede elétrica. As guarnições do Corpo de Bombeiros tiveram que realizar vários cortes de arvores além de fornecer lonas para residências que tiveram seus telhados danificados pelo vendaval. Ao total foram efetuados 11 cortes de arvores e entregues lonas em 18 residências. Atuaram no evento nove bombeiros, auxiliados pela Polícia Militar e Polícia Militar Rodoviária com seis integrantes que auxiliaram no corte de arvores ao longo da rodovia SC 163. Diversos moradores resolveram seus problemas com a retiradas de galhos e colocação de lona nos telhados.
Mulher morre após ser atropelada por caminhão em acidente de trabalho. Uma mulher, de 54 anos, morreu após ser atropelada por um caminhão carregado de lenha na própria propriedade, na Linha Três Coqueiros, no interior de Maravilha. A fatalidade aconteceu no início da manhã desta quarta-feira, por volta das sete horas, quando a moradora fazia as atividades no aviário da propriedade rural. Segundo a Polícia Civil, a mulher estava ajudando o motorista a manobrar o caminhão, quando passou por trás do veículo e acabou sendo atropelada. Segundo os bombeiros, a vítima sofreu ferimentos pelo corpo e esmagamento do crânio. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Civil estiveram no local.