ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-11-2023 Sexta-feira

-STF VAI RETOMAR NA SEMANA QUE VEM PROCESSO SOBRE CORREÇÃO MONETÁRIA DO FTGS

-SANTA CATARINA CHEGA À MARCA DE 100 MIL CIRURGIAS ELETIVAS REALIZADAS EM 2023

-GRUPO DE ESCOTEIROS DE IPORÃ DO OESTE COMEMORA 30 ANOS EM NOVEMBRO

-TEMPORAL DA MADRUGADA CAUSA PREJUÍZOS E TRANSTORNOS EM BELMONTE

-CHEIA DO RIO URUGUAI VOLTA A CAUSAR DIVERSOS TRANSTORNOS NA REGIÃO

-AFUBRA REGISTRA DANOS EM CERCA DE 20 POR CENTO DAS LAVOURAS DE FUMO

-RESIDÊNCIA É TOTALMENTE DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NA MADRUGADA

-HOMEM É PRESO POR TENTAR AGREDIR POLICIAL COM FACÃO EM BELMONTE


O tempo apresenta-se encoberto em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de céu nublado, sem chuva. A temperatura máxima registrada hoje foi de 19 graus. A mínima deve ocorrer entre a tarde e à noite, quando deve cair para 10 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 17 graus. Umidade relativa do ar 99 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


A Ucrânia anunciou na quarta-feira que a Rússia bombardeou mais de cem locais do seu território nas últimas 24 horas, o maior número de alvos em um único ataque desde o início do ano. Desde o lançamento de sua ofensiva, em fevereiro de 2022, as forças russas dispararam milhões de projéteis de artilharia contra vilarejos e cidades ucranianas perto das linhas da frente, reduzindo muitas a escombros em todo o país. Além disso, um ataque russo a uma refinaria de petróleo provocou grandes estragos. A Ucrânia e os seus aliados ocidentais temem que a Rússia intensifique seus ataques às infraestruturas energéticas do país antes do inverno, como fez no ano passado.

As Forças de Defesa de Israel anunciaram na noite desta quinta-feira que cercaram completamente a Cidade de Gaza, enclave de onde partiram os ataques terroristas perpetrados pelo grupo terrorista islâmico Hamas no dia 7 de outubro e que deixaram mais de mil 400 mortos em território israelense. Em resposta à declaração, o braço armado do Hamas disse que Gaza seria uma "maldição" para Israel e que seus soldados voltariam para casa "em sacos pretos". Depois de quase quatro semanas de conflito, o número de mortos na Faixa de Gaza ultrapassou os nove mil, sendo três mil 760 crianças, de acordo com informações divulgadas por autoridades locais.

O governo dos Estados Unidos disse nesta quinta-feira que está explorando a possibilidade de pedir uma série de pausas no conflito entre Israel e Hamas para ajudar as pessoas a saírem de Gaza com segurança e permitir a entrada de ajuda humanitária. Os americanos são contra um cessar-fogo total. O porta-voz da segurança nacional, JOHN KIRBY, disse a jornalistas que essas pausas devem ser temporárias e localizadas, e insistiu que elas não impedirão Israel de se defender. O presidente norte-americano, JOE BIDEN, falou na quarta-feira sobre a necessidade de uma pausa para dar tempo para a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas, mas descartou a possibilidade de um cessar-fogo total.

A massa de rendimento salarial paga aos trabalhadores brasileiros cresceu de novo e fechou o terceiro trimestre deste ano em 293 bilhões de reais. O valor, dois vírgula sete por cento maior do que o estimado nos três meses anteriores, renova o maior patamar da série história, iniciada em 2012. O resultado recorde, apurado pelo IBGE, acompanha a evolução do rendimento médio dos trabalhadores, que finalizou o período em dois mil 982 reais, alta de um vírgula sete por cento em relação ao trimestre encerrado em junho. A remuneração é a maior desde março de 2021. A evolução salarial dos trabalhadores no terceiro trimestre foi puxada pelo aumento das remunerações médias pagas pela indústria e administração pública. As demais atividades não apresentaram variações significativas.

O ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD, admitiu nesta quinta-feira que as novas exceções de benefícios incluídas pelo relator no Senado, EDUARDO BRAGA, elevam a alíquota padrão do futuro imposto sobre valor agregado federal, estadual e municipal para até 27 e meio por cento. A primeira versão do relatório da reforma tributária no Senado Federal foi apresentada por BRAGA no fim de outubro. O texto traz algumas exceções, ou seja, regimes especiais de cobrança de impostos — ou seja, redução ou definição específica de tributos para determinadas atividades em comparação com a alíquota padrão. A expectativa é que o relatório seja votado em novembro. Segundo HADDAD, esse conjunto de exceções representa um aumento de meio ponto percentual em relação ao texto que passou na Câmara dos Deputados.

O Supremo Tribunal Federal julga na próxima terça-feira o processo que discute a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A ação seria julgada em outubro, mas foi adiada após pedido de integrantes do governo federal. Atualmente, o FGTS é corrigido pela Taxa Referencial mais três por cento. O Solidariedade, que apresentou a ação, afirma que desde 1999 o índice não é suficiente para repor o poder aquisitivo dos trabalhadores. Em abril, quando os ministros começaram a votar o caso, o ministro NUNES MARQUES havia pedido vista, ou seja, mais tempo para analisar o tema. No voto, Barroso, que é o relator, entendeu que não há inconstitucionalidade no uso da TR nem previsão constitucional para que os valores do FGTS sejam indexados à inflação.

Santa Catarina registrou a abertura de 12 mil vagas formais de trabalho na economia em setembro. O setor de serviços apresentou a maior contribuição, com sete mil e cem empregos, enquanto a indústria gerou mil e 400 vagas. De acordo com análise do Observatório FIESC, a continuidade do processo de desinflação, com a queda nos preços de alimentos e o reajuste do salário mínimo real vêm sustentando o consumo das famílias e o ritmo de geração de empregos no estado. O aumento da demanda das famílias por produtos de higiene e beleza e artefatos em material plástico, por exemplo, além do fornecimento de embalagens para setor alimentício, estimulou a geração de 538 vagas no setor. Já a fabricação de alimentos ocupou a segunda posição em setembro, com 522 empregos, principalmente nas indústrias de produtos panificados, laticínios e pratos prontos.

A Comissão de Finanças e Tributação apresentou, nesta semana, os pareceres preliminares dos projetos de leis que tratam da Lei Orçamentária Anual de 2024 e do Plano Plurianual para o período 2024-2027. A ação segue o cronograma estabelecido pelo colegiado para a tramitação das matérias, de procedência do Executivo, e abre o prazo até o dia 13 deste mês para vista coletiva aos integrantes da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça de SC, Ministério Público de SC e Tribunal de Contas do Estado. Com a apresentação dos pareceres, os deputados e bancadas regionais também ficam autorizados a apresentar, até o dia 22, emendas de caráter impositivo e não impositivo. Com previsão de receitas e despesas em 48 bilhões e 800 milhões de reais, a LDO contém as ações que o governo pretende desenvolver no ano que vem, entre obras, custeio da máquina e repasse aos demais poderes.

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina atingiu a marca de 100 mil cirurgias eletivas feitas neste ano. Os procedimentos fazem parte do mutirão iniciado em janeiro para zerar a fila de espera de pacientes. Segundo informações do governo de Santa Catarina, o volume de procedimentos ajudou a reduzir a fila no Estado. Em 30 de janeiro, quando teve início o mutirão, 105 mil pessoas aguardavam por operações que não são consideradas de urgência em todo o Estado. Atualmente, esse número caiu para 46 mil e cem. O número representa uma redução de 56 por cento. Além das cerca de 60 mil cirurgias feitas para pacientes que já estavam na fila quando o mutirão começou, no fim de janeiro deste ano, os outros 40 mil procedimentos executados no decorrer deste ano atenderam pessoas que entraram na fila já neste ano, a partir de fevereiro.

O forte temporal que atingiu a região na madrugada desta sexta-feira causou uma série de prejuízos no município de Belmonte. Além dos danos ocasionados pelas fortes chuvas dos últimos dias, o mau tempo da madrugada acarretou em mais danos nas estradas, pontes, bueiros e sistemas de escoamentos na cidade e interior. Conforme levantamento preliminar nesta manhã, vários pontos da malha viária do interior sofreram danos significativos, lavouras sofreram forte erosão, vários moradores relataram danos ocasionados pelos ventos e chuva forte, além de terem parte das casas inundadas pela enxurrada. O prefeito, JAIR GIUMBELLI, percorreu alguns trechos e já mobilizou as equipes de trabalho para a realização de uma operação emergencial visando a liberação de trechos comprometidos e auxílio a alguns moradores.

Barca interrompe travessia no Rio Uruguai em Itapiranga. O Rio Uruguai apresenta novamente grande elevação, chegando próximo a nove metros. O trabalho de travessia da Barca Aliança, entre Itapiranga e Barra do Guarita, foi interrompido na noite desta quinta-feira e segue sem travessia nesta sexta-feira. Devido a cheia do Rio Uruguai e a dificuldade de embarcar e desembarcar os veículos, a travessia não está ocorrendo. Os responsáveis pela barca também seguem orientações dos bombeiros sobre a segurança para o transporte em períodos de intensas chuvas e elevação de nível de água do Rio Uruguai. Entre Mondaí e Vicente Dutra, a travessia da barca no Rio Uruguai também está interrompida.

Cheia do Rio Uruguai volta a criar transtornos em Itapiranga. Nível de água tem se mantido acima do normal nos últimos 30 dias. Em outubro foram três períodos com maior elevação, alagamentos e pontes interrompidas. O mês de novembro já iniciou com registro de grande volume de chuva e novamente o Rio Uruguai causando problemas para moradores e estabelecimentos comerciais. Pontes na Estrada Beira Rio, a SC 283 de Itapiranga a Mondaí, estão submersas nas comunidades de Santa Fé Baixa, Dourado e Sede Capela. A cheia também afeta áreas de lazer e algumas edificações nas Avenidas Beira Rio e Uruguai. A água já atinge a base da pista da ponte sobre o Rio Macaco, em linha Laranjeira, porém, a travessia de veículos segue liberada.

Centro de Educação de Jovens e Adultos projeta nova turma de alunos para 2024. CEJA de Itapiranga, que integra os cinco municípios da regional de Educação, projeta encerramento do ano letivo e tem expectativa de aumento de alunos em 2024. Língua portuguesa para estrangeiro contou com cinco turmas na unidade de Itapiranga neste ano. Conforme a Diretora do CEJA de Itapiranga, LOIVA SCHAEFER, o Centro de Educação de Jovens e Adultos busca ampliar as ações com envolvimento dos estudantes em vários eventos como é o caso da Feira das Profissões da UCEFF, além de Festival da Canção Estudantil em cada município de abrangência. A diretora avalia que os alunos possuem interesse em integrar eventos da educação fora da sala de aula e isso também proporciona novas experiências.

De acordo com LOIVA SCHAEFER, os alunos do CEJA apresentam grande aproveitamento nos diferentes estágios. As reprovações ocorrem basicamente por excesso de faltas e não pode deficiência de notas. A Diretora do CEJA, destaca que as novas matrículas estarão disponíveis de 27 de novembro a 13 de dezembro, nos municípios de Itapiranga, São João do Oeste, Tunápolis, Santa Helena e Iporã do Oeste. Segundo LOIVA SCHAEFER já existe grande procura para turmas do ensino fundamental e média, além do nível básico e intermediário de língua portuguesa para estrangeiros. O desafio agora é conseguir a liberação da Secretaria de Estado da Educação para disponibilizar o nível avançado devido ao grande número de alunos que já concluíram as demais etapas.

O Grupo de Escoteiros Tupã de Iporã do Oeste vai comemorar 30 anos no dia 11 de novembro. De acordo com a presidente, LUCIANE KIST, está sendo organizado um jantar, que contará com a presença de integrantes e ex-integrantes do grupo, bem como de pessoas que possuem ligação ou que são simpatizantes dos Escoteiros. LUCIANE destacou que atualmente são 95 integrantes registrados junto à União de Escoteiros do Brasil entre chefias, diretorias e jovens. Ela ressaltou que o grupo é dividido em faixas-etárias, iniciando com as crianças do grupo Lobinhos, seguidos dos Escoteiros Sênior e Pioneiros. Para ser integrante do Grupo de Escoteiros Tupã, é necessário que a criança possua idade mínima de seis anos e meio, podendo assim, integrar o grupo Lobinhos.

LUCIANE KIST destacou que na Sede dos Escoteiros, há um integrante responsável pelas novas inscrições. Os interessados também podem entrar em contato com um integrante da diretoria para deixar o nome à disposição. A presidente do Grupo de Escoteiros Tupã frisou que os interessados fazem uma pré-inscrição e ficam na lista de espera aguardando a liberação de novas vagas. As atividades dos Escoteiros são realizadas aos sábados, a cada 15 dias, tanto na sede do grupo, quanto à campo. Para a comemoração de aniversário, LUCIANE destacou que haverá venda de fichas para o jantar à base de churrasco e que as comemorações contarão com a presença do Presidente da União dos Escoteiros de Santa Catarina, NARCIZO SAFFÉRIO GIRALDI.

As chuvas acima da média e os temporais registrados no mês de outubro causaram prejuízos aos fumicultores de toda a região sul do país. De acordo com o representante da AFUBRA – Associação dos Fumicultores do Brasil, com sede em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, FABRÍCIO MURINI, os principais impactos das condições adversas do tempo, em meio ao fenômeno El Niño, foram causados pelas chuvas em excesso, visto que o fumo é uma planta sensível que se desenvolve melhor nos períodos com chuva abaixo da média climatológica. Com as chuvas em excesso, foram registrados vários problemas de desenvolvimento das plantas, que acabaram concentrando muita água em suas folhas. MURINI explicou que isso diminui a qualidade final do produto.

FABRÍCIO MURINI observou que o tempo chuvoso também impediu que os fumicultores fizessem os tratos culturais adequados nas lavouras. Como agravante, citou que algumas regiões registraram chuvas de granizo, que resultaram na perda total do fumo plantado. Até o dia 31 de outubro, cerca de 20 por cento das lavouras de fumo da região sul do país haviam registrado danos parciais ou totais em decorrência do tempo no sistema de seguro. O representante da AFUBRA destacou que existe um amparo aos fumicultores através do sistema mutualista de seguro, que dá garantia nos casos de granizo ou tufões de vento. No caso das enchentes, a Associação ampara os produtores com abatimento do valor, por meio de uma parceria com as empresas integradoras.

FABRÍCIO MURINI enalteceu que desde 1993, o Brasil é o segundo maior produtor de tabaco do mundo, se mantendo atualmente no topo do ranking mundial de exportações do produto. Ele destacou que na última safra foram produzidas 605 mil 703 toneladas de fumo, das quais mais de 500 mil foram exportadas e geraram renda para mais de 125 mil famílias, além de inúmeros empregos nas fábricas de processamento e logística do cigarro. MURINI destacou que isso ajudou a impulsionar a economia do país, mas mesmo assim, a cultura não é bem vista e não recebe muitos incentivos públicos.

A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de feminicídio no bairro Martin Luther, em Palmitos, na madrugada desta quarta-feira. A vítima, uma mulher de 27 anos, relatou que seu ex-companheiro havia invadido sua casa, feito agressões contra ela e a deixado inconsciente. Após recuperar a consciência, ela percebeu que estava dentro de um carro ouvindo ameaças do agressor de que iria jogar o carro contra uma carreta. A mulher conseguiu, em certo momento, puxar o volante bruscamente, evitando assim a colisão, mas resultando em uma saída de pista. A situação só terminou quando outra pessoa interveio e prestou socorro a ambos, encaminhando a vítima ao Hospital Regional de Palmitos com hematomas no pescoço e nos olhos, além de uma lesão no braço direito. O agressor foi conduzido até a rodoviária da cidade. Segundo informações, ele fugiu para a cidade de Riqueza, onde possui familiares.

Uma residência foi destruída por um incêndio na madrugada de ontem, em Palmitos. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência por volta das quatro horas, na comunidade de Linha Toniolli, no interior do município. Foi um incêndio em residência unifamiliar. Ao chegar no local, a guarnição se deparou com a residência totalmente consumida pelas chamas. A casa de aproximadamente 100 metros quadrados, construída em alvenaria e madeira, não tinha outras residências próximas ou outros locais para onde o fogo pudesse se alastrar. A guarnição combateu os focos principais do incêndio utilizando aproximadamente dois mil litros de água e outros dois mil litros foram utilizados para o rescaldo. O trabalho teve duração de aproximadamente uma hora e meia. No momento da ocorrência não havia pessoas na residência e não foi possível identificar onde o fogo começou.

Um homem foi preso depois de tentar agredir um policial militar com um facão em Belmonte. O fato foi registrado por volta da meia noite e 20 minutos da madrugada de ontem. De acordo com a Polícia Militar, no local estava ocorrendo uma briga em via pública com vários envolvidos, dos quais um homem estava com um facão. Enquanto a guarnição de Belmonte aguardava apoio das viaturas de Descanso e Santa Helena, foi avistado em via pública, próximo da Delegacia, um homem com um ferimento na cabeça. Logo após foram ouvidos gritos e várias pessoas foram vistas correndo na rua com facões e facas se agredindo mutuamente. Dois homens foram em direção da guarnição com facões, sendo necessário que o Policial Militar efetuasse um disparo de arma de fogo em legítima defesa para repelir a agressão, bem como para dispersar os possíveis agressores até a chegada do apoio.

Assim que as viaturas de Descanso, Santa Helena e do Tático do Batalhão de Polícia Militar de Fronteira de São Miguel do Oeste chegaram em Belmonte, foram até a residência onde ocorreu o início da briga. No local, os policiais conversaram com um casal para entender o motivo da discussão e das agressões, sendo que, tanto o homem quanto a mulher, estavam embriagados e gritando. Dentro da casa, os policiais encontraram o homem que tentou agredir a guarnição de Belmonte com um facão. Os policiais pediram que ele ficasse em posição de revista pessoal, mas ele não obedeceu e ainda tentou agredir um Policial Militar, sendo necessário um disparo de dispositivo elétrico incapacitante para contê-lo, sendo então o homem imobilizado, algemado e preso pela Polícia Militar.

Conforme relato dos envolvidos na confusão, o motivo pelo qual o autor dos fatos agrediu o homem com um facão, foi porque ele teria jogado o filho do agressor, um bebê de apenas 25 dias, no chão. Diante do fato, o bebê foi conduzido para o Hospital Regional de São Miguel do Oeste para ser examinado. Já o homem agredido foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. O Conselho tutelar foi acionado e acompanhou todos os procedimentos, bem como acompanhou o bebê, que ficou sob sua responsabilidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.