-CNI DIZ QUE ALTA DE PREÇOS DE ENERGIA PROVOCARÁ PERDA DE 166 MIL EMPREGOS
-CRIANÇA DE SEIS ANOS É VACINADA CONTRA A COVID POR ENGANO NO SUL DO ESTADO
-FLOR DO SERTÃO É UM DOS DOIS MUNICÍPIOS DE SC SEM ÓBITOS DO CORONAVÍRUS
-BARRA BONITA RETOMA AULAS E LIBERA FUNCIONAMENTO DE BARES E RESTAURANTES
-REDUÇÃO DO RITMO DO SALDO DE EMPREGOS FORMAIS NA CIDADE PREOCUPA ENTIDADES
-CINCO PESSOAS FICAM FERIDAS EM SAÍDA DE PISTA DE VEÍCULO NA SC 161
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS AO COLIDIR VEÍCULO EM CARROS ESTACIONADOS NO CENTRO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 68 centavos. O euro está valendo seis reais e 58 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
Um ataque com explosivos contra o maior hospital militar do Afeganistão deixou, nesta terça-feira, pelo menos 19 mortos e 50 feridos em Cabul, onde o Talibã enfrenta uma série de ações mortais do grupo rival Estado Islâmico. O ataque não foi reivindicado até o fim da tarde desta terça-feira, mas o porta-voz do Talibã acusou o braço afegão do grupo Estado Islâmico. Um líder do Talibã explicou que houve uma primeira explosão na porta do hospital militar e uma segunda nas proximidades do centro de saúde, ambas seguidas de tiroteios.
O painel de especialistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos - CDC na sigla em inglês - aprovou por unanimidade a aplicação da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças com idades entre cinco e 11 anos. Resta apenas a autorização da diretora da entidade, ROCHELLE WALENSKY, para que a imunização de 28 milhões de crianças possa ser iniciada. Ontem, o presidente JOE BIDEN disse que o programa de vacinação contra a Covid-19 para crianças irá começar nos próximos dias e operar plenamente a partir da próxima semana, do dia oito de novembro. Ele afirmou que os cidadãos podem estar confiantes de que a vacinação para crianças estará disponível e será fácil e conveniente.
Dezenas de líderes mundiais reunidos na grande conferência da ONU sobre o clima anunciaram nesta terça-feira planos para reduzir suas emissões do muito poluente metano e acabar com o desmatamento em 2030. No terceiro dia da COP26 na cidade escocesa de Glasgow, os líderes decidiram reduzir em 30 por cento suas emissões de metano no final desta década. O compromisso foi assinado por mais de 80 nações, entre elas o Brasil. O presidente norte americano JOE BIDEN pediu que "mais países se juntem". O metano tem um efeito estufa 80 vezes mais potente que o CO2.
O PIX, meio de pagamento digital, instantâneo e gratuito do Banco Central, completa um ano nesta quarta-feira. Desde sua primeira fase, quando ficou disponível apenas para cinco por cento dos clientes com conta bancária, o PIX vem aumentando a quantidade de transações mês a mês. De 30 de novembro de 2020 a 30 de setembro de 2021 - últimos dados divulgados no site do Banco Central – foram feitas 872 milhões de transações pela modalidade pagamento. O valor total das transações foi de seis bilhões 929 milhões de reais nesse primeiro ano de funcionamento do PIX. Segundo o BC, uso da modalidade cresceu três mil por cento no país nesse período.
A alta na conta de luz apertou o orçamento das famílias brasileiras nos últimos meses e vai impactar diretamente a recuperação da atividade econômica. De acordo com estudo da Confederação Nacional da Indústria, divulgado nesta quarta-feira, a inflação sobre a energia elétrica resulta em uma queda de zero vírgula 11 por cento do PIB, Produto Interno Bruto de 2021 e de zero vírgula 19 por cento no indicador do ano que vem. Os valores são equivalentes a perdas de oito bilhões e 200 milhões de reais e 14 bilhões e 200 milhões, respectivamente. O levantamento da CNI apontou que a inflação sobre a energia elétrica deve resultar em uma perda de 166 mil empregos neste ano e 290 mil empregos em 2022.
Em uma semana encurtada pelo feriado, o governo espera conseguir aprovar a PEC dos Precatórios ainda nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados, onde a votação já foi adiada outras vezes no mês passado. O texto muda regras no orçamento, abre espaço para mais gastos em 2022 e é a aposta do governo de conseguir implantar o Auxílio Brasil no valor de 400 reais. O principal desafio está em conseguir garantir uma presença em massa dos parlamentares na volta do feriado e somar os votos mínimos necessários para que o texto seja aprovado. Por se tratar de uma PEC, que altera a Constituição Federal, são necessários ao menos 308 votos a favor do total de 513 deputados. O texto propõe o parcelamento no pagamento dos precatórios, que são dívidas do poder público que já tiveram o pagamento determinado pela Justiça.
Uma criança de seis anos foi vacinada por engano contra a Covid-19 em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O caso aconteceu no dia 26 de outubro e a técnica de enfermagem responsável foi afastada. Conforme o secretário de saúde do município, ACÉLIO CASAGRANDE, a família da criança procurou a unidade de saúde no bairro Santa Bárbara para fazer a vacinação contra a gripe. O erro foi classificado como engano por CASAGRANDE. A criança é monitorada pelosprofissionais da epidemiologia do município. Ela teria sentido apenas dor no local da aplicação da dose. A criança recebeu a vacina da Pfizer, que vem sendo aplicada no Brasil em adolescentes com até 12 anos. Uma sindicância foi instaurada pela prefeitura para apurar o caso.
Foi aprovado pela Assembleia Legislativa um projeto de lei que amplia as opções para isso da restituição do excedente para os contribuintes que arrecadam Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços em Santa Catarina por substituição tributária. A proposta de autoria do deputado BRUNO SOUZA foi aprovada por unanimidade e agora falta a sanção do governador CARLOS MOISÉS. Entre as mudanças da nova lei estão a possibilidade de transferência do crédito excedente a outros contribuintes do Estado para compensação de imposto próprio e também transferência a outros contribuintes de outros estados inscritos como substitutos tributários. O objetivo, segundo SOUZA, é oferecer mais justiça no recolhimento do tributo e, assim, mais dinamismo à atividade econômica.
O governo de Santa Catarina formalizou o edital de licitação e definiu o projeto de concessão do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro. Dentro da estrutura está prevista a construção de um mirante, bondinho, circuito de montain bike, ponte de vidro, lago cênico, pista de patinação, estação de ski e tirolesa. A proposta vencedora apresentou um estudo de arquitetura e engenharia, com um valor estimado em 127 milhões. A Santur e a SC Participações e Parcerias deve publicar o edital para a obra e gestão do equipamento nos primeiros meses de 2022. Com o estudo definido para o projeto, o processo de licitação do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro terá uma consulta pública e uma audiência pública em dezembro com a região da Serra catarinense para uma discussão dos impactos e benefícios da obra.
O Governo Municipal de Descanso confirmou que vai manter o atendimento nas creches do município no período de recesso escolar. De acordo com o prefeito SADI BONAMIGO, com o atendimento durante as férias, os pais poderão deixar os filhos na unidades e continuar trabalhando com tranquilidade. Segundo o secretário de Educação, MAICON ROSIN, o atendimento das crianças de um a quatro anos que frequentam as duas creches do município será realizado do dia cinco de janeiro até o dia primeiro de fevereiro. As crianças serão atendidas na Creche Professora Gracinha. Ele explicou que os pais que necessitam do atendimento durante o recesso, devem fazer a inscrição na Creche Professora Gracinha entre os dias 25 de outubro e cinco de novembro.
Para garantir o atendimento na creche durante o recesso escolar de janeiro em Descanso os pais devem apresentar um comprovante de que estará trabalhando no mês de janeiro. A informação é do secretário de Educação, MAICON ROSIN. Ele destacou que as crianças têm direito a um mês de férias por ano e por isso os pais deverão informar, no ato da inscrição, quando será o período de férias do filho. Os pais devem ter consciência que caso o filho frequente a creche no período de recesso, ele deverá ter férias em outro momento do ano. ROSIN disse ainda que entre os dias dois e sete de fevereiro não haverá atendimento na creche. O ano letivo de 2022 em Descanso vai começar no dia oito de fevereiro.
Iniciou na última semana a obra de construção de uma área coberta na Rua Reinoldo Ritter, em frente à Escola Municipal Padre Alfredo Kasper de Guaraciaba. A informação é da Secretária de Educação, SANDRA GASPERIN. Ela destacou que os investimentos serão de aproximadamente 420mil reais, com recursos próprios da Municipalidade. A secretária explicou que essa cobertura interligará a Escola com a Quadra Poliesportiva Escolar, construída ao lado do Centro de Multiplouso Professor Alfredo Ames. Ela ressaltou a cobertura será construída com o objetivo de proporcionar mais segurança para os alunos que frequentam o Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Alfredo Kasper, como também abrigará a comunidade escolar em dias de chuva.
Cerca de sete mil pessoas passaram pelos cemitérios municipais nesta terça-feira, dia de Finados. Este é o segundo ano consecutivo em que as visitas aos cemitérios ocorrem em meio à pandemia de covid-19. Com as flexibilizações, o número de pessoas que procuraram os cemitérios foi maior neste ano. De acordo com o Secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, a Administração Municipal investiu na realização de manutenções pontuais, além de melhorias nos cemitérios São Miguel e Almas no centro da cidade e no Santa Rita no bairro Santa Rita, o que facilitou a circulação das pessoas nesses espaço. A celebração do Dia de Finados na Igreja Matriz também reuniu um grande público. Todos os espaços internos foram ocupados e muitas pessoas acompanharam a missa do lado de fora.
Os municípios da região atingidos por um temporal de granizo na semana passada estão contabilizando os prejuízos, principalmente na agricultura. As chuvas foram mais fortes na sexta e sábado nos municípios de Guarujá do Sul e Palma Sola foram os mais atingidos. O coordenador da Defesa Civil de Palma Sola, DOUGLAS RIBEIRO disse mais de 100 mil pés de fumo foram totalmente perdidos com a chuva de granizo. Já nas lavouras de milho, ele comentou que ainda não há levantamento oficial sobre a quantidade, mas boa parte dos agricultores deverão acionar o seguro agrícola em razão das perdas. As comunidades mais atingidas foram as Linhas Triches, Formosa e São Luiz.
Depois do feriadão do Dia de Finados, a secretaria de saúde de São Miguel do Oeste retomou hoje a campanha de vacinação contra o coronavírus na praça Walnir Botaro Daniel. Nesta quarta-feira, será aplicada a segunda dose do laboratório CoronavacButantan para as pessoas vacinadas no dia quatro de Outubro. Hoje também estão sendo oferecidas doses para os adultos retardatários que ainda não se vacinaram. O município tem 500 doses disponíveis para esse público. Amanhã, o atendimento será a domicílio para aplicar a terceira dose em pessoas acamadas. Na sexta-feira será aplicada a segundo dose para pessoas em atraso com imunizantes da OxfordAstrazeneca e CoronavacButantan, além da primeira dose para adultos que ainda não se vacinaram. Para receber a segunda ou terceira dose, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação, RG e CPF. Para a primeira dose, também é necessário um Comprovante de Residência.
Apenas duas cidades não registraram nenhum óbito provocado pelo coronavírus em Santa Catarina. Os municípios sem mortes da doença são Novo Horizonte e Flor do Sertão. Elas são as únicas do Estado que não registraram mortes desde o início da pandemia. As duas têm menos de cinco mil habitantes. No caso de Flor do Sertão, de acordo com dados do IBGE, são mil 575 mil moradores. A estrutura para atendimento à população também é a mesma: os dois municípios contam com apenas uma unidade de saúde, o que os obrigou a realizar mudanças durante a pandemia. Em todo o estado, foram contabilizadas cerca de 20 mil mortes provocadas pelo coronavírus.
O município de Flor do Sertão registrou, desde o início da pandemia, 198 casos de Covid-19. Cinco moradores ainda continuam em recuperação. Segundo a secretária de saúde, MARISTELA VALLER, isso significa que 12 e meio por cento da população já foi infectada pelo vírus. De acordo com ela, a maioria dos pacientes teve sintomas leves. Apenas dois precisaram ser encaminhados a hospitais da região para intubação. MARISTELA explicou que o município também adotou medidas para evitar a disseminação do vírus. A primeira delas foi remanejar a estrutura da única unidade básica de saúde do município e aumentar o horário de atendimento para os moradores. Além disso, o município passou a adotar um protocolo diferenciado com os profissionais que atuavam na linha de frente: todos os uniformes, utilizados por eles, eram lavados na própria unidade. O objetivo era evitar a circulação do vírus.
A aulas nas escolas de Barra Bonita foram retomadas nesta quarta-feira depois de uma suspensão das atividades em razão do aumento de casos de Covid na cidade. A medida foi tomada após o diagnóstico de 27 novos casos 9 nos últimos 10 dias no município. Destes, 14 casos foram diagnosticados em alunos da Escola Estadual Professora Cecilia Lotin, a maioria em alunos do oitavo ano. Na quinta-feira, as aulas foram suspensas seguindo orientação do comitê de crise. Além disso, houve a manutenção dos serviços essências, mas bares e restaurantes ficaram fechados até ontem. Os cultos e atividades esportivas também foram suspensos. Hoje, o decreto com as restrições deixou de vigorar e escolas, bares, restaurantes, igrejas e outros templos religiosos voltaram a funcionar.
A Câmara de Vereadores de Paraíso aprovou há cerca de 15 dias um projeto de lei que visa tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19 no município. A matéria é de autoria do vereador RENATO BERTICELLI do PSD e foi aprovado por três votos favoráveis e cinco abstenções. O secretário de Saúde, VALDECIR MENEGAIS conversou com a reportagem da Peperi e destacou que a população tem se preocupado com a vacinação, sendo registrado uma procura intensa pela mesma. Conforme ele, o cronograma vem sendo realizado da forma esperada pelo setor e conta com um forte trabalho das agentes comunitárias de Saúde.
No primeiro momento, apenas alguns moradores de Paraíso se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19, porém, logo após, procuraram a unidade de saúde e tomaram o imunizante. O lembrete é do secretário de Saúde, VALDECIR MENEGAIS. Ele classificou que o município já está com mais de 100 por cento de cobertura vacinal, visto que as primeiras doses já foram realizadas e segundas doses estão ocorrendo, além das doses de reforço. Ele reforçou que o receio que havia nos moradores em relação à vacinação foi praticamente extinta no município.
Na visão do secretário de Saúde de Paraíso, o projeto que obriga a vacinação contra Covid-19 não é necessário. VALDECIR MENEGAIS pontuou que o tema não é alarmante no município e por isso acredita que o mesmo não precisava ser aprovado.
O projeto que obriga a vacinação contra Covid-19 em Paraíso já está no gabinete da prefeita MARLENE GIACOMINI. Ela disse que juntamente com a equipe jurídica da prefeitura realizou a análise da matéria, porém, ainda não tem uma opinião formada se vai aprovar ou vai vetar o documento. Ela comentou que o tema é polêmico e por isso existem dois entendimentos sobre o assunto. MARLENE GIACOMINI salientou que a decisão deve ser tomada nos próximos dias. Em caso de veto da matéria, a mesma volta para a Câmara de Vereadores e os vereadores decidem se mantém ou sancionam o projeto, se tornando lei em Paraíso.
O saldo de empregos formais em São Miguel do Oeste no mês de setembro foi o menor desde o começo do ano. No mês passado, o município teve 618 admissões e 596 desligamentos, o que resultou em 22 novos postos de trabalho. O número é menos da metade do saldo de agosto que foi de 52. Em julho, foram abertas 129 vagas de trabalho com carteira assinada. No acumulado do ano, São Miguel do Oeste tem 849 contratações a mais do que demissões. A redução do saldo nos últimos três meses vem gerando uma certa preocupação. Na última semana, o Boa Tarde Peperi repercutiu a redução do ritmo da geração de empregos na cidade e ouviu a opinião de lideranças locais sobre essa queda e as projeções para os últimos dois meses do ano.
A redução do saldo de empregos formais em agosto e setembro é pontual e o ritmo das contratações deve voltar a subir na cidade nos últimos meses do ano. A avaliação é do vice-prefeito EDENILSON ZANARDI. De acordo com ele, o volume de vagas abertas reduziu por conta de vários fatores, entre eles, a queda histórica de contratações nos meses de inverno, a alta dos juros e a instabilidade política e econômica que atinge o país. Outro ponto citado por ele é a falta de mão de obra qualificada que deixou muitas vagas abertas nos últimos anos. ZANARDI ressaltou, no entanto, os números vão voltar a subir já a partir de outubro. Ele tem uma visão otimista e voltou a projetar que São Miguel do Oeste vai fechar o ano de 2021 com saldo de mais de mil vagas de trabalho abertas.
O coordenador do coletivo sindical de São Miguel do Oeste, JAIR STHELER, tem uma preocupação maior em relação a redução do saldo de emprego formal na cidade. Ele disse que os sindicatos ligados aos trabalhadores entendem que a situação econômica que atinge o país há mais tempo começa a chegar na região e uma das consequências é o possível aumento das demissões e queda das contratações. STHELER afirmou que o sinal de alerta está ligado e a tendência é de que o ritmo da geração de emprego possa cair ainda mais, especialmente no ano que vem. Ele também projeta que os números melhorem na reta final do ano, mas a realidade pode ser muito diferente em 2022, com o aumento das demissões e maiores dificuldades para a recolocação de trabalhadores no mercado.
A redução do emprego formal na cidade se explica pela falta de trabalhadores qualificados na cidade. A avaliação é do Gerente de operações SESI SENAI Oeste e Extremo Oeste, IVANOR FINATTO. De acordo com ele, o momento é de pleno emprego, mas as vagas não são preenchidas porque faltam pessoas com a qualificação exigida. Com isso, o saldo de empregos vem diminuindo nos últimos dois meses. A indústria, que lidera a geração de empregos há muitos anos, teve apenas um posto de trabalho de saldo em setembro. Segundo FINATTO, o setor continua gerando vagas, mas a falta de trabalhadores ainda é maior, tanto que as empresas estão buscando trabalhadores em outros estados e até fora do país. Ele destacou que a região está em pleno emprego, mas que o problema da falta de mão de obra também está crescendo.
Cinco pessoas ficaram feridos em um acidente na tarde de ontem na SC 161. A colisão envolveu uma caminhonete Toro e um caminhão, ambos com placas Mercosul. Os dois veículos se deslocavam na direção de Campo Erê para Anchieta quando ocorreu o acidente. Cinco pessoas ficaram feridas, todas ocupantes da caminhonete. No caminhão estava somente o motorista, que saiu ileso. As vítimas foram levadas pelos bombeiros para o hospital de Anchieta. Todas tiveram ferimentos leves.
Um acidente deixou uma pessoa ferida no centro de São Miguel do Oeste na noite desta terça-feira. Segundo a Polícia Militar, o condutor de um Prisma perdeu o controle da direção e colidiu contra um uma caminhonete Hilux e um Fox que estavam estacionados na rua Duque de Caxias. O motorista, de 24 anos, sofreu ferimentos leves. Ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. O acidente aconteceu por volta das oito e meia da noite. A guarnição da Polícia Militar que esteve no local informou que o motorista do Prisma apresentava sinais de embriaguez. Não foi feito teste de alcoolemia, mas os policiais confeccionaram o termo de constatação de embriaguez. Segundo a PM, o homem também estava com a CNH suspensa.