-LÍDERES DISCUTEM ACORDO PARA VOTAÇÃO DE VETO À DESONERAÇÃO DA FOLHA
-GOVERNADORA DETERMINA AÇÃO INTEGRADA PARA REDUZIR EFEITOS DA ESTIAGEM
-NÚMERO DE CASAMENTOS CAI PELA METADE DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
-CAMPANHA DE DOAÇÃO PARA OS BOMBEIROS JÁ TEM MAIS DE QUATRO MIL ADESÕES
-EMPRESÁRIO DIZ QUE INTEGRAÇÃO COM A ARGENTINA REGREDIU NOS ÚLTIMOS ANOS
-PM INTERDITA DOIS BARES E FLAGRA FESTA COM 60 PESSOAS EM RESIDENCIA
-POLÍCIA PROCURA DUPLA QUE ASSALTOU VENDEDOR DE GÁS NO INTERIOR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 69 centavos. O euro está valendo seis reais e 66 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O número de mortos após o forte terremoto no Mar Egeu que atingiu a Turquia e a Grécia na semana passada aumentou para 100. A informação foi divulgada nesta terça-feira pela Agência de Gestão de Emergências e Desastres do país. O terremoto de magnitude sete deixou 994 feridos, dos quais 147 ainda estão hospitalizados. A agência não informou ainda o número de pessoas desaparecidas.
JOE BIDEN e DONALD TRUMP disputam nesta terça-feira uma eleição presidencial que deve bater recorde histórico de participação, com mais de 150 milhões de votos. O número se torna ainda mais impressionante ao lembrar que o voto não é obrigatório nos Estados Unidos. Em 2016, cerca de 60 por cento dos 240 milhões dos cidadãos aptos votaram, mas este ano a porcentagem deve ficar acima dos 65 por cento. Para vencer a eleição e se tornar presidente, não basta conquistar a maior quantidade de votos populares. Os Estados Unidos adotam o sistema de Colégio Eleitoral, que tem 538 integrantes. Um candidato à presidência precisa garantir 270 deles para chegar ao cargo.
O presidente americano, DONALD TRUMP, candidato do Partido Republicano, fez, nesta segunda, cinco comícios em quatro estados. A primeira parada, na Carolina do Norte, durou mais de uma hora. TRUMP afirmou que haverá fraude se as cédulas de votação puderem ser recebidas e contadas após o dia três e também chamou as pesquisas de opinião que dão vantagem a JOE BIDEN de falsas. Já a campanha do democrata BIDEN está alertando os eleitores norte-americanos de que, sob nenhuma circunstância, eles devem aceitar uma declaração antecipada de vitória de TRUMP na noite de terça-feira. BIDEN disse que “o presidente não irá roubar esta eleição”.
O Banco Central dá início, nesta terça-feira, à primeira etapa das operações do PIX, o novo sistema de pagamentos eletrônicos no Brasil. Nesta primeira fase, que funcionará como teste da nova modalidade, somente clientes selecionados pelos bancos terão acesso à todas as funcionalidades. Chamada de fase restrita, essa etapa se estende até o dia 15 de novembro. Neste período, apenas alguns clientes bancários poderão realizar operações de pagamento, em horários determinados. Somente a partir do dia 16 o PIX irá funcionar integralmente, para todos os clientes cadastrados, 24 horas por dia, 7 dias da semana.
O líder do governo no Congresso, senador EDUARDO GOMES, disse que já há maioria para aprovar a autonomia do Banco Central no Senado. A votação de um dos projetos de lei a respeito do tema está prevista para esta terça. O líder do governo no Senado, FERNANDO BEZERRA, acredita ter cerca de 50 votos e expectativa para uma votação rápida na Câmara. Se aprovado no Senado, o projeto vai à Câmara dos Deputados. Para integrantes do governo, o projeto será uma boa sinalização para o mercado num momento em que a agenda econômica está paralisada no Congresso.
Líderes de partidos da Câmara e do Senado se reúnem na tarde desta terça-feira para tentar chegar a um acordo sobre a votação da desoneração da folha de pagamentos de setores da economia. O presidente do Congresso Nacional, DAVI ALCOLUMBRE, afirmou que pretende colocar em o tema em discussão na sessão desta quarta-feira, mas líderes partidários ainda precisam chegar a um acordo sobre a pauta da sessão. Ao sancionar a medida provisória que permitiu a redução da jornada de trabalho e do salário durante a pandemia do novo coronavírus, o presidente JAIR BOLSONARO vetou o trecho que previa a prorrogação até 2021 da desoneração da folha de pagamentos de empresas. Apesar de o trecho sobre a desoneração da folha ter sido vetado, a palavra final caberá aos parlamentares. Deputados e senadores podem derrubar o veto e restabelecer o texto enviado à sanção.
Numa sequência de crescimentos acima do esperado nos últimos quatro meses devido à pandemia, a arrecadação de impostos de Santa Catarina fechou outubro com alta de 17 vírgula oito por cento frente ao mesmo mês do ano passado e alcançou dois bilhões 790 milhões em valores nominais. Responsável por mais de 80 por cento da receita total, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços arrecadou 18 por cento mais frente ao mesmo período do ano anterior e somou dois bilhões 227 milhões. Com esse resultado, o Estado superou em vírgula quatro por cento as perdas de receita causadas pela pandemia no ano.
A governadora interina, DANIELA REINEHR anunciou na segunda-feira o novo chefe da Casa Militar de Santa Catarina. O coronel da Polícia Militar, SINVAL SANTOS DA SILVEIRA JÚNIOR, foi nomeado para o cargo. A assessoria de DANIELA confirmou que esta é a terceira mudança anunciada em uma semana à frente do Estado. Na quinta-feira, a nomeação de LUIZ DAGORBERTO CORRÊA BRIÃO como novo procurador-geral foi publicada no Diário Oficial do Estado. Antes, na terça-feira passada, a alteração foi na Casa Civil e quem assumiu o cargo foi o general da reserva RICARDO MIRANDA AVERSA.
A governadora interina DANIELA REINEHR se reuniu nesta segunda-feira, com o secretário de Estado da Agricultura, RICARDO DE GOUVÊA, para discutir sobre a situação da estiagem em Santa Catarina, que atinge principalmente as regiões Oeste, Meio-Oeste, Extremo-Oeste e Planalto Sul. No encontro, foram abordados os programas de apoio aos produtores e a atuação do gabinete de crise, criado para unir as forças do Estado no combate à estiagem. Santa Catarina se encontra em situação de estiagem desde junho de 2019 - com períodos mais amenos no primeiro semestre de 2020 e que volta a se agravar no segundo semestre.
Os católicos participaram nesta segunda-feira da tradicional Celebração do Dia de Finados em São Miguel do Oeste. A missa, que geralmente ocorre no cemitério São Miguel Arcanjo, neste ano foi celebrada na Igreja Matriz em razão da pandemia do coronavírus. Segundo o padre da paróquia São Miguel Arcanjo, IVO ORO, a missa foi celebrada em comemoração a vida e a ressureição. Ele destacou que o momento foi para recordar as pessoas que já partiram e para renovar a esperança. O público foi limitado em 180 pessoas. As imagens e fotos da celebração especial do Dia de Finados estão no portal da Peperi na internet.
Cerca de cinco mil pessoas passaram pelo cemitério São Miguel e Almas no feriadão de finados deste ano. A informação é da administradora do local, IVANETE POVALA. Ela disse que ficou surpresa com a quantidade de pessoas que circularam pelo cemitério neste feriadão. Durante a semana passada, o local ficou aberto entre sete da manhã e oito da noite. IVANETE comentou que a movimentação foi muito grande durante a toda a semana para a limpeza dos túmulos e jazigos. O maior número de visitas foi registrado no domingo e no feriado desta segunda-feira.
O número de animais vendidos no leilão de gado geral do último sábado ficou abaixo do esperado. A avaliação é do presidente da Associação dos Criadores de Bovinos do Extremo-oeste, MOACIR PIROCA. Ele disse que a entidade esperava receber entre 450 e 500 animais, mas apenas 305 foram levados ao parque de exposições. PIROCA explicou que o baixo número de lotes neste leilão ocorreu em razão da estiagem e da preocupação dos vendedores com a alimentação dos animais. O remate do último sábado não teve a presença de compradores no local. Os negócios foram realizados de forma online.
O preço do quilo do boi vivo comercializado no remate de gado geral de sábado foi “razoavelmente bom”. O comentário é do presidente da Associação dos Criadores de Bovinos do Extremo-oeste, MOACIR PIROCA. Ele disse que o valor médio do quilo do macho ficou em oito reais e 77 centavos. Já as fêmeas foram vendidas em média a oito reais e 17 centavos o quilo. PIROCA citou que os valores foram bons para vendedores e compradores, mas a associação esperava números maiores neste final de semana. O próximo leilão de gado geral está marcado para o dia cinco de dezembro.
A falta de matéria prima na indústria vai provocar um aumento dos preços de materiais de construção. A afirmação é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele explicou que as empresas que tem os contratos em INCC ou CUB devem repassar a diferença de valores para os consumidores. Em entrevista para a Peperi, KIST citou que o anúncio de que o governo estuda reduzir as tarifas de importação de materiais de construção é uma boa notícia para o setor e para os consumidores. Ele citou que essa medida serve para segurar os valores e vai contribuir para a manutenção das obras no extremo-oeste.
O cartório de registro civil de São Miguel do Oeste não teve diferenças significativas no número de separações e divórcios neste ano. De acordo com a Oficial Registradora do município, FLAVIA LAGMANN, os números se equiparam aos do ano passado. Ela explicou que o cartório averbou 71 divórcios durante o ano de 2019 e em 2020 foram 67 separações entre janeiro e o final de outubro. Ela comentou que a impressão social de que a pandemia aumentou o número de separações não se confirmou no dia-a-dia do cartório. FLAVIA ressaltou, no entanto, que muitas casais podem ter rompido a relação neste ano de pandemia, mas ainda não oficializaram o divórcio no cartório de registro civil.
O número de casamentos caiu pela metade neste ano na comparação com o ano passado. De acordo com a Oficial Registradora do município, FLAVIA LAGMANN, o cartório de registro civil contabilizou 130 casamentos civis e religiosos com efeitos civis durante todo o ano passado. Neste ano, entre janeiro e o final de outubro, foram 64 casamentos. FLAVIA disse que apesar de ainda restarem dois meses para o final do ano, 2020 teve terminar com um número muito menor de casamentos do que no ano passado. Ela comentou que muitos casais já haviam procurado o cartório para encaminhar o casamento, mas a impossibilidade de fazer uma festa em razão da pandemia provocou o adiamento dessas uniões.
O índice de aceitação da população na campanha de doação de valores via conta de luz para o Corpo de Bombeiros é muito grande. A avaliação é do comandante da primeira companhia de São Miguel do Oeste, FABIANO GALIAZZI. Ele disse que a comunidade tem dado uma boa resposta ao pedido de ajuda para a corporação. Atualmente, apenas um bombeiro comunitário está visitando as família para solicitar a doação de qualquer valor na fatura de energia elétrica. Além disso, o bombeiro que faz a visita repassa informações e orientações sobre prevenção e cuidados para evitar acidentes domésticos. O trabalho foi interrompido no primeiro semestre e está sendo retomado aos poucos em cinco municípios que compõem a primeira companhia.
Mais de quatro mil famílias aderiram à campanha e autorizaram a doação de valores para o Corpo de Bombeiros via conta de luz. A informação é do comandante da primeira companhia de São Miguel do Oeste, FABIANO GALIAZZI. Ele citou que o objetivo é visitar todas as residências dos municípios da companhia e obter o maior número possível de doações. O número oscila já que algumas famílias ocupam imóveis alugados e podem, em caso de mudança, deixar de contribuir. O valor mais comum de doação fica entre três e cinco reais. O recurso arrecadado pelos bombeiros é usado para a aquisição de materiais e equipamentos para melhorar as condições de trabalho da instituição.
A câmara dos deputados da Argentina está analisando um projeto que torna a província de Missiones, que faz fronteira com a região extremo-oeste, uma área de zona franca. A informação é do empresário JOSÉ CARLOS FIORINI, ex-secretário regional e que tem um trabalho de longa data com a provincia de Missiones. De acordo com ele, a proposta, que já passou pelas primeiras etapas de aprovação, integra Missiones a Zona Franca de Puerto Iguazu. Com isso, a região vai receber isenções e benefícios para a instalação de empresas. FIORINI esteve no Peperi Entrevista de ontem e afirmou que o projeto terá impactos positivos para a região que faz fronteira com Santa Catarina e pode ter reflexos também para a economia do extremo-oeste.
A discussão em torno de uma zona franca envolvendo Missiones e o Extremo-oeste começou em 1998. De acordo com o empresário e ex-secretário regional, JOSÉ CARLOS FIORINI, um encontro que reuniu deputados e lideranças dos dois países em 98 em São Miguel do Oeste resultou na elaboração de um projeto de criação de uma região comercial envolvendo os municípios catarinenses e do lado argentino. A ideia, segundo FIORINI, era criar uma área de zona franca entre as duas regiões, com incentivos e taxas diferenciadas para estimular a instalação de empresas e promover o desenvolvimento de Missiones e do Extremo-oeste catarinense. Ele disse que a Argentina deu continuidade a essa ideia, mas o Brasil não fez o mesmo.
Apesar da proximidade territorial, a integração comercial entre o extremo-oeste e a provincia de Missiones não avançou nos últimos anos. A avaliação é do empresário e ex-secretário regional, JOSÉ CARLOS FIORINI. Ele disse que a relação entre Brasil e Argentinanão evoluiu como deveria nos últimos 20 anos nessa região. FIORINI destacou que desde o encontro realizando em 1998 a ideia de uma zona franca bi-nacional foi deixada de lado e a integração não foi ampliada.
Termina hoje o trabalho de configuração das urnas eletrônicas que serão usadas na votação do dia 15 de novembro na região. O trabalho está ocorrendo no colégio São Miguel. Todas as urnas, inclusive as de reserva, estão recebendo as informações para a eleição, como nome, número e fotos dos candidatos. Esse trabalho faz parte da organização da Justiça Eleitoral para a eleição que vai apontar os novos prefeitos e vereadores da região. A configuração das urnas envolve os equipamentos que serão usados nas duas zonas eleitorais da região, a quadragésima quinta e a octogésima segunda.
142 urnas eletrônicas que serão usadas na eleição de 15 de novembro foram configuradas nesta semana pelo cartório eleitoral de São Miguel do Oeste. A informação é da chefe do cartório da quadragésima quinta zona, DEANA FANTON. Ela explicou que foram configuradas 121 urnas que serão usadas nas seções de votação e mais 21 de contingencia, ou seja, os equipamentos de reserva para substituição em caso de problema na eleição. DEANA comentou que na segunda-feira, dia nove ocorre a audiência de verificação das urnas. Até agora, apenas duas urnas apresentaram problemas no sistema de testes exaustivos. Os dois equipamentos foram encaminhados para manutenção.
Os municípios da octogésima segunda zona eleitoral também estão passando pelo processo de configuração das urnas eletrônicas nesta terça-feira. Ao todo, são 62 urnas para as seções de votação e mais 17 equipamentos de contingência nos municípios de Anchieta, Barra Bonita, Guaraciaba, Paraíso e Romelândia. Cinco técnicos trabalham desde ontem na inserção dos dados de eleitores e candidatos nas urnas. De acordo com o chefe do cartório eleitoral da zona 82, ALEX GONÇALVES, esse é um trabalho minucioso e responsável para garantir a segurança dos equipamentos que receberão os votos do eleitores no dia 15.
Os candidatos a prefeito de São Miguel do Oeste seguem fazendo visitas e contatos com os eleitores nesta terça-feira. O candidato do PT, ADILSON PANDOLFO tem gravação de vídeos e fotos e visita ao comércio e empresas da cidade. O candidato do MDB, JOÃO GRANDO tem visitas para empresários e comerciantes. Já o candidato do PSD, WILSON TREVISAN, tem reuniões no interior e visitas a eleitores e empresários nesta terça-feira. No próximo sábado, PANDOLGO, GRANDO e TREVISAN participam do debate eleitoral na Peperi.
A Polícia Militar interditou dois bares que não respeitaram as regras de distanciamento, uso de máscaras e aglomeração de pessoas durante o feriadão do Dia de Finados. Um dos estabelecimentos fica na Waldemar Rangrab e outro fica na Almiranta Tamandaré. Os dois estabelecimentos foram interditados. Além disso, a Polícia Militar flagrou uma aglomeração expressiva de pessoas em uma casa na rua Marco Domênico Orso. Cerca de 60 pessoas estavamno local desrespeitando o distanciamento social, muitas sem uso de máscaras de proteção. Foi confeccionado o termo circunstanciado para o homem responsável pela residência. A Polícia Militar já atendeu outras ocorrências no mesmo local durante a pandemia.
A nona região de Polícia Militar realizou uma série de Operações de Trânsito durante o feriadão do Dia de Finados. Entre os dias 30 de outubro e dois de novembro os policiais militares abordaram 759 motoristas. 26 motoristas foram autuados por se recusarem a realizar o teste de alcoolemia. Eles foram notificados com uma multa de dois mil 934 reais cada um, além de terem a Carteira Nacional de Habilitação recolhida e o veículo retido. Foram expedidas 81 notificações de trânsito e apreendidos nove veículos em decorrência de infrações de trânsito diversas.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de roubo nesta segunda-feira no interior de São Miguel do Oeste. O crime aconteceu por volta das nove horas da manhã de ontem. De acordo com a PM, um homem informou que foi realizar a entrega de gás na localidade, quando o suposto comprador entrou no veículo, mostrou uma arma e anunciou o assalto. Em seguida, outra pessoa apareceu e dois suspeitos levaram 300 reais em dinheiro e três botijões de gás. A Polícia Militar iniciou as buscas, mas a dupla que cometeu o assalto não foi localizada.