ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 03-10-2023 Terça-Feira

-SENADO APROVA PROJETO QUE LIMITA JUROS DO CARTÃO DE CRÉDITO

-MP PEDE PRISÃO DE PREFEITO APÓS CONDENAÇÃO NA OPERAÇÃO MENSAGEIRO

-NÚCLEO DA MULHER EMPRESÁRIA DA ACIIOCDL ORGANIZA MAIS UM BINGO ROSA

-COMUNIDADE SE PREPARA PARA A ROMARIA EM HONRA À NOSSA SENHORA APARECIDA

-CAMPANHA RECOLHE MAIS DE CINCO MIL LÂMPADAS E 66 QUILOS DE PILHAS

-SÃO JOÃO DO OESTE ENCAMINHA TERMO DE IRMANDADE COM MUNICÍPIO GAÚCHO

-POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE CAUSOU DANOS NA CASA DA IRMÃ

-HOMEM É PRESO POR DIRIGIR MOTO SEM PLACA E SEM DOCUMENTOS


O tempo apresenta-se encoberto. A previsão para as próximas é de aumento da nebulosidade, temporais severos e chuva volumosa a partir da tarde e noite. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima pode chegar a 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 24 graus. Umidade relativa do ar 63 por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e oito centavos. O euro está valendo cinco reais e 32 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.


O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, deve anunciar em novembro que concorrerá às eleições presidenciais russas de 2024. As informações foram divulgadas por um jornal local nesta terça-feira, citando fontes próximas ao governo. O anúncio deve ser feito em uma conferência marcada para o próximo mês. De acordo com o jornal, que é um dos principais da Rússia, PUTIN avalia outros cenários antes de tomar uma decisão final. As eleições presidenciais da Rússia devem acontecer em março de 2024. Caso PUTIN concorra e seja eleito, ele poderá ficar no poder até, pelo menos, 2030.

A Índia pediu para que o Canadá retire cerca de 40 diplomatas que trabalham no país, informou o jornal "Financial Times" nesta terça-feira. O pedido representa uma escalada na crise diplomática entre os dois países após uma troca de acusações envolvendo um assassinato. De acordo com o jornal, a Índia deu o prazo de 10 de outubro Servidores que permanecerem na Índia após essa data podem perder a imunidade diplomática. Ainda segundo a reportagem, existem mais diplomatas do Canadá na Índia do que o contrário. Um dos objetivos do governo indiano em determinar a repatriação de canadenses seria equiparar o número de profissionais da área nos dois países.

O Conselho de Segurança da ONU decidiu, nesta segunda-feira, enviar uma missão internacional para o Haiti, liderada pelo Quênia, que era solicitada desde o ano passado pelo país caribenho, assolado pela violência criminal. A resolução, aprovada com 13 votos a favor e duas abstenções, também impõe um embargo de armas leves, que até então só era aplicado aos líderes de gangues criminosas. A resposta ao pedido do Haiti foi atrasada pela dificuldade de encontrar um país que liderasse a missão de segurança. O Quênia se prontificou em julho, com a promessa de enviar mil policiais à nação. Bahamas, Jamaica e Antígua e Barbuda também desejam enviar ajuda.

Após dois meses sem avanços, a produção industrial no Brasil cresceu zero vírgula quatro por cento em agosto, segundo dados revelados nesta terça-feira pelo IBGE. A alta na comparação com o mês de julho reverte a sequência de dois meses consecutivos sem ganhos do setor, responsável por mais de 20 por cento do Produto Interno Bruto nacional. O setor vinha de uma queda de zero vírgula seis por cento em julho e de uma variação nula em junho. Com as oscilações, a Pesquisa Industrial Mensal mostra que a indústria ainda opera em nível um vírgula oito por cento abaixo do patamar apurado em fevereiro de 2020.

O presidente do Senado, RODRIGO PACHECO, do PSD mineiro, afirmou nesta segunda-feira que é favorável à ideia de mandato com prazo fixo para os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal. Atualmente, um ministro do STF pode ficar no posto até completar 75 anos, idade-limite para aposentadoria no serviço público. Tramita no Senado uma proposta de emenda à Constituição, de autoria do senador PLÍNIO VALÉRIO PSDB do Amazonas, que fixa em oito anos o mandato dos ministros da Corte, sem direito à recondução. O tema, que já apareceu no Congresso em anos anteriores, ganhou força novamente com recentes julgamentos no STF sobre temas de forte impacto social. Além disso, PACHECO também afirmou que é favorável à mudança da idade mínima para a condução ao cargo, que atualmente é de 35 anos.

O Senado aprovou nesta segunda-feira o projeto que limita os juros rotativos do cartão de crédito e regulamenta o Desenrola, programa de renegociação de dívidas do governo federal. O texto, que já havia sido aprovado pela Câmara, segue para a sanção do presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. O Desenrola foi implementado por medida provisória, que perderia validade nesta terça. Após acordo entre líderes e o governo, o texto foi incluído em um projeto de lei que tratava de outro assunto: limitar os juros rotativos do cartão de crédito. Atualmente, a taxa média anual dos juros rotativos do cartão de crédito é de 445 por cento. O projeto não impõe o valor do teto, mas dá prazo de 90 dias, a partir da publicação da norma, para que as emissoras de cartões apresentem uma proposta de teto, a ser aprovada pelo Conselho Monetário Nacional.

O Ministério Público de Santa Catarina solicitou a prisão preventiva do prefeito de Lages, ANTÔNIO CERON e dois ex-secretários investigados na Operação Mensageiro em caso de condenação. A decisão consta nas alegações finais apresentadas pela promotoria na ação que apura fraudes em contratos de coleta de lixo e iluminação pública firmados com prefeituras catarinenses. Além de pedir a condenação dos réus pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva, o MP solicita o ressarcimento de quase quatro milhões aos cofres públicos por meio do bloqueio de contas bancárias e dos montantes apreendidos durante a operação. Os valores, de acordo com a promotoria, são equivalente ao que os réus teriam recebido em propina nos acordos com a Serrana Engenharia, empresa pivô da Operação Mensageiro.

No Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, o Governo de Santa Catarina lançou a campanha “A cor da esperança é rosa” com ações que vão desde a busca pelo diagnóstico precoce até mutirões para a cirurgia de reconstrução mamária. O lançamento ocorreu nesta segunda-feira em encontro entre o governador JORGINHO MELLO, a secretária de Estado da Saúde, CARMEN ZANOTTO e representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina. Em Santa Catarina, 58 mulheres aguardam pelo procedimento. 21 pacientes já foram direcionadas ao Hospital Universitário Santa Terezinha de Joaçaba. No Estado, 10 hospitais estão habilitados para realizar o procedimento de reconstrução mamária pelo SUS.

Os municípios catarinenses terão até o dia 30 de novembro para realizar as Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que desempenham um papel fundamental na promoção de políticas públicas inclusivas e na discussão de desafios enfrentados. As conferências municipais são eventos participativos e democráticos, nos quais representantes da sociedade civil e do poder público se reúnem para debater e propor ações que visem à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. Neste ano, a conferência tem como tema “O cenário atual e futuro da implementação dos direitos da pessoa com deficiência”. A conferência estadual está agendada para os dias 19, 20 e 21 de março de 2024, na Grande Florianópolis e a nacional acontece em julho em Brasília.

A Defesa Civil emitiu dois avisos meteorológicos para o estado: um sobre temporais e outro sobre chuva volumosa, condições que ocorrem devido a uma frente fria. Entre a tarde de hoje e a madrugada de quarta-feira, estão previstos temporais acompanhados de rajadas de vento e chuvas intensas. O risco é alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores, danos a rede elétrica, alagamentos e enchentes. Já para quarta-feira, a previsão indica chuva volumosa em todo o Estado, podendo registrar acumulados acima de 100 milímetros. O Engenheiro Agrônomo da Clima Terra, RONALDO COUTINHO, e o Meteorologista PITER SCHÓIER, já alertam há alguns dias sobre a formação de tempestades severas com chuva intensa, raios, granizo e vendavais acima dos 80 ou 100 km por hora, além da chuva intensa durante a transição da frente fria, que pode passar dos 100 a 150 milímetros, com destaque para as cidades da região Oeste.

Grande procura dos expositores motiva organização por novos espaços. A Comissão Central Organizadora da quinta Expo São João avalia possibilidades para aumentar o número de espaço aos expositores. Os 160 estandes colocados à disposição foram comercializados em poucos dias e existe uma grande lista de espera. Conforme o coordenador geral da Exposição Feira de São João do Oeste, JOEL FOLLMANN, o planejamento está sendo feito para uma nova estrutura temporária para abrigar até 18 espaços para expositores próximo à praça de alimentação. Esta mobilização ocorre em virtude da grande procura e até insistência das empresas em fazerem parte da Expo São João. FOLLMANN explicou que foi priorizado espaços para os empresários locais e todos que tiveram interesse, vão marcar presença na Exposição Feira.

O Presidente da Associação Comercial salientou que a maior mobilização é do setor agropecuário, em virtude da importância que possui nos municípios da região. Conforme JOEL FOLLMANN, indústria, comércio e prestação de serviços também terão espaço considerável nos quatro dias do evento. A Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de São João do Oeste vai ocorrer de oito a 11 de dezembro. A partir de agora as subcomissões vão trabalhar no detalhamento da programação, planejamento de estruturas, estacionamento e ornamentação. A principal atração musical será João Bosco e Vinicius, no sábado, dia nove de dezembro.

O Município de Iporã do Oeste concluiu mais uma etapa da Campanha “Penso, Logo Destino”, realizada através da parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e o Instituto do Meio Ambiente. Através dos diversos pontos de coleta espalhados pela cidade, incluindo as escolas, foram coletados 66 quilos de pilhas e baterias, 250 quilos de eletrônicos e cinco mil 340 lâmpadas. Conforme o engenheiro agrônomo do Município e responsável pela recolha, MARCOS POHLMANN, os resíduos recolhidos foram encaminhados para a empresa parceira do programa, que fará o descarte correto e a reciclagem dos materiais. De acordo com POHLMANN, campanhas como essa são importantes, pois permitem a destinação correta dos resíduos, ao mesmo tempo que minimizam os impactos ambientais gerados pelo descarte irregular.

O programa “Penso, Logo Destino” foi criado há dois anos para reduzir a quantidade de materiais descartados incorretamente pelos municípios. A informação é do diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA. Ele destacou que já foram realizadas quatro campanhas nesse período para a intensificação da coleta. Em Iporã do Oeste, até o momento foram realizadas três campanhas, sendo recolhidos mais de 180 quilos de pilhas e baterias, mais de dez mil e 300 lâmpadas e mais de 500 quilos de eletrônicos. Em todo o estado, foram 47 toneladas de eletroeletrônicos. Só na região, foram 22 toneladas. Além disso, foram coletadas 12 toneladas de pilhas e baterias e 208 mil unidades de lâmpadas em Santa Catarina. Na região, foram duas toneladas de pilhas e baterias e 143 mil lâmpadas. Além das campanhas especiais, com reforço da ação para coletar os resíduos, o “Penso, Logo Destino” se tornou uma campanha permanente nos 29 municípios da região.

O diretor do Conder Ambiental, JOSÉ MORA, salientou que as cidades menores recolhem os entulhos e encaminham para um dos quatro pontos de consolidação: São José do Cedro, São Miguel do Oeste, São João do Oeste e Maravilha. Desse pontos, o material segue para empresas especializadas em reciclagem e reaproveitamento. Ele disse que apesar da grande quantidade de materiais coletados pela campanha, ainda tem muito resíduos que vão para o lixo comum, com risco de poluição ambiental. Em entrevista para a Rede Peperi, MORA também atualizou os dados relativos a emissão de licenças ambientais pelo órgão. Em quatro anos de atividades, o Conder emitiu sete mil e 500 licenças. Somente neste ano, foram mil 946, especialmente para empreendimentos do agronegócio, principalmente suínos e aves. De acordo com ele, há uma crescente demanda por licenças ambientais na região, com destaque para novas usinas solares.

A Epagri de Mondaí vai promover um encontro para tratar sobre a produção orgânica de hortaliças. Conforme o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, PAULO ROBERTO KUHN, será na tarde da próxima terça-feira, dia 10 de outubro, na propriedade de VALDORI STEINHAUS, na Linha Alto Mondaizinho. Ele destacou que o objetivo é proporcionar conhecimentos aos produtores de hortaliças para que eles consigam usar, de forma alternativa, produtos naturais para o controle de insetos e doenças nas plantas. O agrônomo observou que geralmente são utilizados inseticidas ou fungicidas sintéticos comprados nas casas agropecuárias e que não possuem registro para o controle de doenças e pragas nas hortaliças, o que prejudica a segurança alimentar do consumidor final, além de causar riscos ao próprio produtor durante a pulverização dos agrotóxicos.

PAULO ROBERTO KUHN frisou que o encontro da semana que vem terá abordagens sobre a necessidade de garantir a segurança alimentar dos consumidores finais, bem como sobre a segurança do produtor durante o trabalho na propriedade agrícola. O Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri de Mondaí destacou que toda a cadeia produtiva será beneficiada a partir da implantação da metodologia orgânica, já que nesse modelo são usados produtos naturais para o controle de doenças e pragas. Os interessados em participar do evento da próxima terça-feira podem se inscrever até hoje, pessoalmente no escritório da Epagri de Mondaí, ou pelo telefone e WhatsApp: (49) 3462-4047. PAULO KUHN explicou que após a inscrição, será feito contato individual com cada pessoa, já que os inscritos deverão levar alguns produtos para compor as receitas dos biofertilizantes, inseticidas e fungicidas naturais que serão repassadas no encontro.

A comunidade de Linha Aparecida, no interior de Iporã do Oeste, está se preparando para a realização de mais uma Romaria em honra à Nossa Senhora Aparecida, no dia 12 de outubro. De acordo com o festeiro, JORGE MALLMANN, como tradicionalmente ocorre, a Romaria terá início no pórtico de entrada às 08h30 da manhã, seguindo até o centro da comunidade, onde será celebrada missa campal no santuário, às 09h. Ele observou que a população já tem o costume de participar da Romaria, inclusive com procissão a pé saindo da cidade e indo em direção ao santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado junto a igreja da comunidade. MALLMANN destacou que após a celebração, ao meio-dia, será servido churrasco com completa copa e buffet a todos os Romeiros devotos de Nossa Senhora Aparecida. As fichas estão sendo vendidas de forma antecipada e também serão disponibilizadas no dia do evento.

O Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste vai realizar mais uma edição do tradicional Bingo Rosa, no dia 18 de outubro. De acordo com a integrante do Núcleo, ROSELI VIZENTIN, a programação deste ano vai ocorrer novamente no Pavilhão Católico, a partir das 19h. Ela destacou que as participantes começarão a ser recepcionadas às 18h15 e que o Bingo Rosa tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Além disso, o Bingo serve como um momento de encontro, alegria e trocas de experiências entre as mulheres do município.

A integrante do Núcleo da Mulher Empresária da ACIIO-CDL destacou que os ingressos limitados para o Bingo Rosa começaram a ser vendidos nesta terça-feira pelas nucleadas. ROSELI VIZENTIN explicou que serão vendidas mesas fechadas com oito lugares, sendo que cada ingresso no valor de 50 reais dará direito a entrada no pavilhão e uma cartela para jogar a noite toda. Conforme a integrante do Núcleo da Mulher Empresária da ACIIO-CDL, ROSELI VIZENTIN, por ser beneficente, parte do lucro arrecadado será revertido para o CAESP-APAE Caminho de Luz. Todos os prêmios do Bingo Rosa foram doados por empresas locais.

O Município de São João do Oeste está encaminhando a assinatura de um Termo de Irmandade com o Município gaúcho de Campinas das Missões. Conforme o prefeito, GENÉSIO ANTON, neste final de semana uma comitiva local retribuiu visita a Campinas das Missões, onde ocorreu o maior festival de Música Popular Brasileira do Rio Grande do Sul. Ele lembrou que representantes daquela cidade haviam participado do Festioeste, realizado no mês de maio, em São João do Oeste. ANTON destacou que ocorreram importantes trocas de experiências, pois o Festival realizado em Campinas das Missões é de alto nível e só aceita inscrições de calouros que já se consagraram campeões em algum outro festival anteriormente. Conforme o prefeito, na manhã de sábado a comitiva catarinense foi recebida na Prefeitura de Campinas das Missões, onde ocorreram importantes debates sobre a assinatura do Termo de Irmandade.

GENÉSIO ANTON destacou que o Termo deve ser assinado da mesma forma como já foi feito por Campinas das Missões com Nova Petrópolis, um Município da Alemanha e outro Município da Rússia. O prefeito salientou que a ideia de assinar o Termo surgiu diante de aspectos em comum e da possibilidade de trocar experiências, em vários segmentos. A partir da assinatura, poderão ser compartilhados projetos de sucesso, até mesmo aqueles que foram elaborados de forma paga por algum dos Municípios irmãos. Outro ponto destacado pelo Prefeito de São João do Oeste é o estreitamento de laços com a maior colônia russa do Brasil residente em Campinas das Missões, o que pode dar resultados positivos nas áreas da cultura, artes, turismo, economia e agronegócio. O prefeito de São João do Oeste, GENÉSIO ANTON, avaliou que as viagens e parcerias com outros Municípios são importantes para que sejam feitas melhorias em diversos setores locais, favorecidos pelas ideias e projetos já implantados em outras regiões.

Um Policial Militar Rodoviário de Iporã do Oeste concluiu o curso de Unidades Especializadas de Fronteira, realizado entre os dias 18 de setembro a 02 de outubro, na sede do Núcleo Especial de Polícia Marítima, da Polícia Federal, localizado em Guaíra – Paraná. A Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina foi representada pelo Cabo PM EDSON CAPELLO, que atua no Posto 12, com sede em Iporã do Oeste. O Curso teve carga horária de 104 horas, com instruções de Gestão da Informação em Segurança Pública, Técnicas de Entrevista, Procedimentos Frente a Ocorrências Fronteiriças, Identificação Veicular e Principais Fraudes Associadas, Policiamento em Embarcação, Técnicas de Abordagem Policial, Georreferenciamento Aplicado à Segurança Pública, Tiro Policial, Natação Utilitária, Atendimento Pré Hospitalar Tático, entre outras disciplinas.

Conforme a Polícia Militar Rodoviária, o principal objetivo foi capacitar os profissionais de segurança pública que atuam nas Unidades Especializadas de Fronteira no combate à criminalidade, frente às diversas especificidades que envolvem as regiões fronteiriças, visando fortalecer a prevenção, o controle e a repressão dos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira. Ofertado pela SENASP, por meio da Unidade de Capacitação da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, o curso contou com a presença de policiais civis, militares e federais de diversas unidades da federação.

A Diretoria de Polícia da Fronteira divulgou, nesta segunda-feira, os números de mandados de prisão e de busca e apreensão cumpridos nos primeiros nove meses do ano nos 89 municípios que compõem a área de atuação da Diretoria. Na região oeste, em comparação com o mesmo período de 2022, a quantidade de mandados de prisão aumentou 65 por cento, com 794 cumprimentos. Já o cumprimento de mandados de busca e apreensão aumentou 43 por cento no comparativo com 2022, totalizando 945 cumprimentos. São Miguel do Oeste foi o sétimo município com maior número de mandados de prisão efetuados, com 23 no total. A cidade com maior número de prisões foi Chapecó, com 276.

Uma ocorrência de contrabando movimentou a Polícia Militar de Paraíso, nesta segunda-feira. O fato foi registrado por volta das 13h na estrada de acesso à Linha Fundo União, no interior do município. No local, populares informaram que um veículo estava estacionado nas proximidades da localidade e que o mesmo estava carregado com óleo diesel da Argentina, sendo encontrados três tonéis de 120 litros de óleo diesel e um galão com quatro litros de gasolina. O dono do veículo informou que reside em Chapecó e se deslocou até a cidade argentina de San Pedro para abastecer o automóvel e trazer o óleo para consumo. Diante dos fatos, o carro foi guinchado e juntamente com a mercadoria, ambos foram entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira. Já o proprietário foi orientado e liberado em seguida.

Um acidente de trânsito foi registrado na noite desta segunda-feira, na SC-496 entre Descanso e Belmonte. O fato foi por volta das 20h e no local, segundo a PM, uma Saveiro que estava em uma estrada secundária invadiu a preferencial de um Pálio. Com o impacto, a camionete capotou. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os atendimentos necessários ao condutor da Saveiro, que sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital. Já o condutor do Pálio não sofreu ferimentos. A Polícia esteve no local e fez todos os levantamentos necessários.

Um homem foi preso por descumprir Medida Protetiva de Urgência e por causar danos em uma residência no bairro Capivara, em Mondaí. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar por volta do meio-dia de ontem, na Rua das Flores. Ao chegar no local dos fatos, os policiais conversaram com a vítima, que possui Medida Protetiva em desfavor do seu irmão. A mulher disse que o homem foi até sua casa embriagado e bateu na parede, provocando danos. Com o relato, o autor foi preso e conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Mondaí, onde foram dadas as providências cabíveis ao caso.

Um homem foi preso nesta segunda-feira, em Romelândia, após ser flagrado conduzindo uma motocicleta sem placa no município. O fato foi no final da manhã na Avenida Brasil e no local, a guarnição realizava rondas, quando avistou a situação e fez a abordagem. Em conversa com o condutor, ele relatou que havia trocado uma vaca pela moto e que estava se deslocando para uma mecânica, pois a moto estava apresentando problemas mecânicos. De acordo com os policiais, a moto estava sem placa, com a numeração do motor e chassi suprimidos e o condutor não possuía nenhum documento consigo capaz de identificar o veículo e a sua origem. Também não foi possível identificar o modelo correto, haja visto que a mesma apresentava carenagem possivelmente modificada e repintada. Diante de todos os fatos, o homem foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.