ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em Foco Itapiranga - 03/10/2020

GLOBO EM FOCO – 03/10/20

-PRODUÇÃO INDUSTRIAL BRASILEIRA TEM QUARTA ALTA MENSAL SEGUIDA

-REGIÕES EM RISCO GRAVE SÓ PODEM TER AULAS PRESENCIAIS INDIVIDUALIZADAS

-FALTA DE CHUVA CAUSA PREOCUPAÇÃO COM RACIONAMENTO DE ÁGUA

-EXTREMO OESTE VOLTA A SER REGIÃO DE GRAVE RISCO DO CORONAVÍRUS

-NÚCLEO DA MULHER EMPRESÁRIA AJUSTA PROGRAMAÇÕES

-CRESCE A PROCURA POR CERTIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES

-ACIDENTE ENTRE CARRO E MOTO DEIXA DOIS FERIDOS EM ITAPIRANGA

-BOMBEIROS LEVAM SETE HORAS PARA COMBATER INCÊNDIO

O Tempo em Itapiranga apresenta-se parcialmente nublado. A previsão para as próximas horas é de sol com muitas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 42 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 67 centavos. O euro está valendo seis reais e 64 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O presidente da Guatemala, ALEJANDRO GIAMMATTEI, ordenou nesta sexta-feira a prisão e deportação de cerca de três mil migrantes hondurenhos que haviam acabado de cruzar a fronteira do país em uma "caravana" humana na esperança de chegar aos Estados Unidos. Em pronunciamento na TV, GIAMATTEI disse que “os protocolos de entrada no país e de saúde estabelecidos para garantir a proteção dos cidadãos não foram respeitados”. Ele afirmou que os migrantes vão ser presos, "devolvidos à fronteira de seu país e colocados sob a vigilância das autoridades hondurenhas".


A Venezuela recebeu nesta sexta-feira um carregamento de vacinas russas contra o novo coronavírus, com o objetivo de participar da fase de ensaios clínicos. A vacinação vai começar neste mês em Caracas. Em 11 de agosto, a Rússia foi o primeiro país a aprovar uma vacina contra a covid, que chamou de Sputnik V. No entanto, não houve nenhuma publicação de um estudo detalhado que permita verificar de forma independente os resultados dos primeiros testes.


O presidente norte-americano DONALD TRUMP foi levado para um hospital nesta sexta-feira após ter o exame positivo para Covid. Segundo o governo americano, a decisão pela internação foi tomada por precaução. A porta-voz do governo disse que TRUMP tem sintomas leves, trabalhou ao longo do dia e "permanece animado". Comunicado divulgado mais cedo pela Casa Branca dizia que o presidente sentia fadiga e que ele recebeu uma dose de oito gramas de um coquetel antiviral ainda em fase de testes nos Estados Unidos.



A produção industrial brasileira cresceu três vírgula dois por cento em agosto, na comparação com julho. A informação foi divulgada ontem pelo IBGE. Apesar de marcar a quarta alta seguida, o ritmo de recuperação do setor mostrou foi menor do que nos meses anteriores. O indicador ainda não eliminou totalmente a perda de 27 por cento acumulada entre março e abril. Com o número positivo de agosto,a indústria brasileira ainda permanece dois vírgula seis por cento abaixo do nível visto em fevereiro, antes do início das restrições impostas para a contenção do coronavírus.


A Polícia Federal adiou o depoimento do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública SERGIO MORO no inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal sobre as manifestações antidemocráticas. SÉRGIO MORO seria ouvido na condição de testemunha nesta sexta-feira. A Polícia Federal informou a defesa do ex-ministro que o adiamento se deve a questões técnicas e logísticas. O depoimento ainda não foi reagendado. A investigação do STF apura a organização e o financiamento de atos antidemocráticos e tramita em segredo de Justiça.


A comissão do Senado que acompanha as ações contra as queimadas no Pantanal aprovou nesta sexta-feira, requerimento para que o ministro do Meio Ambiente, RICARDO SALLES, preste informações sobre as multas ambientais aplicadas peloIbama em cada bioma brasileiro, especialmente Amazônia e Pantanal. O requerimento é de autoria da senadora SIMONE TEBET. No texto, ela pede que sejam prestadas informações das multas aplicadas entre 2015 e 2020 decorrentes de ações de fiscalização para combate ao desmatamento e às queimadas ilegais. SALLES tem 30 dias para prestar as informações, sob pena de crime de responsabilidade.



Dos mil 518 leitos de UTI da rede pública de Santa Catarina, 60 por cento estão ocupados. Do total de leitos no estado, 612 ainda livres. Dos 906 ocupados, 212 são por pacientes da Covid e 694 por pacientes com outras enfermidades. As informações são do boletim epidemiológico desta sexta-feira. Apesar dos mais de 600 leitos livres, três unidades hospitalares do Estado estão com todos os seus leitos de UTI ocupados. A lotação máxima ocorre no Hospital São José, em Maravilha, Hospital São Vicente, em Mafra, e a Maternidade Darcy Vargas, em Joinville.


Começa na próxima segunda-feira uma campanha de multivacinação em Santa Catarina. O público-alvo são crianças e adolescentes com menos de 15 anos. O objetivo é vaciná-los contra a poliomielite e atualizar as doses que estejam faltando contra outras doenças. A campanha vai até 30 de outubro. O chamado Dia D, quando os postos de saúde abrem no sábado, será dia 17 de outubro. No caso da poliomielite, o alvo são crianças entre um e 4 anos. Esse grupo abrange 342 mil 285 crianças. A meta é vacinar pelo menos 95 por cento delas, o que corresponde a 325 mil 684.


O secretário estadual da Educação, NATALINO UGGIONI, confirmou que a volta das aulas presenciais no estado vai seguir o mapa de risco para o coronavírus. Somente as regiões classificadas como risco alto ou moderado para a doença poderão ter aulas presenciais a partir de 13 de outubro. Atualmente, cinco regiões estão em risco alto e 11 estão em risco grave, entre elas o extremo-oeste. No final da tarde de ontem, a secretaria de Educação emitiu uma nova portaria que prevê que nas regiões de risco grave “fica facultado aos estabelecimentos de ensino desenvolver atividades de reforço pedagógico individualizado” e proíbe aulas presenciais coletivas.

Itapiranga pode registrar falta de água. Consumo elevado e problemas na distribuição reduzem estoques dos reservatórios. O Departamento de Água de Itapiranga emitiu um alerta que as temperaturas elevadas nos últimos dias e a tendência de seguir o mesmo quadro até a próxima semana, preocupam o sistema municipal de captação, tratamento e distribuição. O consumo de água registra um acréscimo acentuado devido ao intenso calor, colocando em risco o abastecimento regular. A solicitação é para que os consumidores não usem água da rede pública para lavar carros, calçadas e molhar jardins. Os cuidados no consumo são fundamentais para garantir o abastecimento de água na cidade e interior.

Falta de chuva causa preocupação com racionamento de água. Estiagem aliado com o forte calor gera problema principalmente no setor agrícola. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Tunápolis, PEDRO BAUMGRATZ, atualmente a situação é mais grave do que na época da estiagem em março. O engenheiro agrônomo alerta que temperaturas acima de 40 graus agravam o problema em lavouras e também para o abastecimento de água em granjas de grande consumo. De acordo com BAUMGRATZ, o solo com pouca reserva de água provoca redução drástica no volume das fontes. Ele aponta que diversas famílias já estão vulneráveis em situação de emergência. Principal preocupação é com água potável, porém o abastecimento para animais também gera alerta devido a reservatórios estarem se esgotando.

Fontes de água estão secando e os produtores rurais não tiveram condições para armazenamento devido ao pouco volume de chuva. O coordenador da Defesa Civil de Tunápolis, considera que a situação é grave. PEDRO BAUMGRATZ lembra que o município saiu recentemente da situação de emergência que perdurou por 180 dias. Com agravamento da situação, é provável de ocorre novo decreto por parte da Defesa Civil do município. BAUMGRATZ lembra que 2020 está sendo surpreendente e com muitas variáveis. O ano começou com uma supersafra de milho, em seguida teve falta de chuva, prosseguindo com vendaval e diversos prejuízos na região. A situação atual de estiagem e recorde de temperatura causa grande preocupação, pois está afetando as lavouras de milho e feijão e ainda atrasando outros plantios.

Extremo Oeste volta a ser classificado como região de grave risco de contágio do coronavírus de acordo com o novo mapa divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde na manhã desta sexta-feira. A região saiu da bandeira amarela e passou para a cor laranja. Em tese, significa que os indicadores pioraram em relação a semana passada. No estado, são 11 regiões em nível grave e cinco em nível alto para a doença. Não há regiões em nível gravíssimo. A nova avaliação de risco divulgada nesta sexta passou por uma atualização na forma de mapeamento. Conforme o governo, a mudança na análise dos indicadores propõe um foco maior na atenção primária, tendo em vista a mudança do momento da Covid-19 em Santa Catarina.

Nova matriz usada pela secretaria de saúde e que resultou na mudança do Extremo Oeste para grave risco de contágio avalia índices de transmissibilidade, monitoramento, dimensões, mortalidade e capacidade de atenção na região. Os níveis de risco do mapa anterior vinham sendo calculados a partir da combinação de quatro fatores: isolamento social, investigação, testagem e isolamento de casos, reorganização de fluxos assistenciais e ampliação de leitos. A mudança na classificação de risco tem impactos nas atividades econômica e sociais. O ingresso no grupo de grave risco impede, por exemplo, que o Extremo Oeste retome as aulas presencias nas escolas.

O gabinete de crise econômica criado pelo governo do estado para discutir o que pode e o que não pode ser feito pelos setores durante a pandemia se reuniu nesta terça-feira em Florianópolis. Desde o mês de março, quando houve um fechamento geral, com exceção de atividades essenciais, o estado vem promovendo a reabertura dos segmentos. O grupo é composto por representantes do governo e também do setor produtivo, como o comércio. O presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, que faz parte do gabinete, disse nesta quinta-feira que as entidades estão conquistando avanços importantes no sentido de flexibilizar os setores. Os principais assuntos dessa semana foram à ampliação dos percentuais de ocupação do público nos locais de eventos e outras medidas para voltar à normalidade.

Alguns setores ainda estão sentindo os efeitos da pandemia com mais intensidade, como o turismo. A avaliação é do presidente da FCDL, IVAN TAUFFER. Ele diz que muitos hotéis, por exemplo, ainda estão fechados ou com o movimento muito reduzido. TAUFFER cita a importância da retomada dos setores, mas fez um alerta em relação aos cuidados de saúde para evitar o contágio por coronavírus. O empresário comenta que as pessoas devem manter o uso da máscara e evitar aglomerações porque se os casos voltarem a crescer, novas medidas restritivas podem ser adotadas e isso teria um impacto muito negativo para os setores produtivos.

Irmãs da Congregação das Servas da Santíssima Trindade de Descanso oferecem palavras de consolo à população. A irmã VITORIA BALBINOT comenta que por serem do grupo de risco, ela e suas colegas não estão fazendo o atendimento presencial em sua residência. Além da irmã VITÓRIA, a congregação de Descanso contempla também a irmã TEREZINHA e a irmã EDELVAIS, e mais uma irmã que no momento está cuidando de sua mãe. A religiosa cita que muitas pessoas que procuram palavras de consolo estão sendo atendidas por telefone, ou então permanecem do lado de fora da residência. Ela afirma que adotando os devidos cuidados, em alguns casos, como de pessoas idosas ou doentes, as irmãs realizam a visita domiciliar. A nível nacional, irmã VITÓRIA ressalta que a congregação, com sede em Rio de Janeiro, também tem promovido capacitações e reuniões online.

Após seis meses com atividades paralisadas devido a pandemia,Termas São João abre temporada de verão. A reabertura ocorreu nesta quinta-feira, com reservas das sete as 19 horas. Anualmente, o parque de águas termais recebe em média 70 mil visitantes, número que este ano será comprometido. Conforme o presidente do Termas, DANIEL PALAMBP, o período sem atendimento foi aproveitado para realização de melhorias no espaço, treinamento dos funcionários e a sequencia da construção do hotel que deverá ser finalizado até a temporada de verão de outubro de 2021. O hotel Risort cinco estrelas terá investimento de 15 milhões de reais. O presidente cita que o espaço interno do Termas conta também com restaurante, sorveteria, café, boliche, lojas de confecção, agência de turismo, bazar e mini mercado. Os estabelecimentos também ficaram fechados durante os seis meses, e aproveitaram este período para realizar melhorias.

A reabertura do Termas São João exigiu a adoção de várias medidas de prevenção a Covid. O presidente destaca que os funcionários retomaram os trabalhos cerca de 20 dias antes da reabertura para limpeza, organização e higienização de todo o espaço, que contempla 65 cabanas. DANIEL PALAMBP garante que os visitantes podem se sentir seguros porque todos os protocolos de segurança são adotados. As piscinas atendem metade da capacidade de público, cerca de 800 pessoas. O presidente lembra que há boa expectativa para o feriado da próxima semana. As vagas para acomodações estão praticamente esgotadas, mas há ainda o espaço de camping. O fator positivo das restrições da pandemia, segundo o presidente do Termas, é que a população local passou a optar mais pelos atrativos regionais. Ele considera que todo o turismo regional será favorecido, porque quem vem para o Termas aproveita para visitar outros atrativos próximos.

Núcleo da Mulher Empresária de Itapiranga ajusta programações do Outubro Rosa. Mobilizações com eventos públicos foram afetadas pela prevenção ao novo Coronavírus. Viagens e palestras foram excluídos dos projetos deste ano. Objetivo é não deixar a passar sem mobilização por parte do Núcleo da Mulher Empresária. Planejamento inicial precisou ser alterado devido as restrições provocadas pela pandemia. Meta é promover o Outubro Rosa para conscientização na questão de cuidado da mulher, em especial o câncer de mama. De acordo com coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, MARIANE GRÜTZMANN, no dia sete de outubro, 19 horas, terá missa na Igreja Matriz. Serão adotados todos os cuidados dos protocolos de segurança para ter tranquilidade em momento de reflexão, gratidão e resgate de um espirito positivo.

MARIANE GRÜTZMANN faz um convite especial para as integrantes no núcleo para sensibilizar as mulheres da importância da prevenção. Destaca ainda que haverá distribuição de mimos para as mulheres que comparecerem na celebração. Segundo MARIANE GRÜTZMANN, o Núcleo da Mulher Empresária está cada vez mais fortalecido e firme nos seus propósitos. Atualmente são 22 nucleadas que mantém contato em reuniões virtuais e debates de ações em prol da classe. MARIANE diz que a missa de quarta-feira será uma oportunidade para um retiro em busca de energias positivas para a sequência dos trabalhos do núcleo.

Cresce a procura por certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose na região. Vantagens são obtidas após um processo demorado de exames e regularização do rebanho. Conforme o gestor regional do projeto de certificação livre Brucelose e Tuberculose, LAZIE DE COL, o projeto iniciou em Itapiranga há três anos. O programa possui recursos do Sebraetec, por meio do I-FAI, Instituto de Desenvolvimento Regional que é mantido pelo Centro Universitário Uceff. Em Santa Catarina, já são mil e 45 propriedades certificadas com o apoio do Sebraetec que fomenta projetos de consultoria e inovação. DE COL atua como consultor do Sebrae e mantém equipe com dois veterinários credenciados no Ministério da Agricultura para a realização do processo de saneamento e certificação de propriedades agrícolas.

Vantagens da certificação são obtidas após longo processo. O gestor destaca que é necessário bastante trabalho e empenho para atender a demanda dos produtores rurais obedecendo a legislação. LAZIE DE COL salienta que as normativas são rigorosas e podem gerar impacto negativo nas finanças no início de processo, porém com benefícios de uma certificação após uma bateria de exames. É preciso ter cuidado desde inventário de animais e estar preparado para exame positivo de brucelose ou tuberculose, neste caso a propriedade interditada e pode ocorrer baixas no plantel para garantir a sanidade. O coordenador chama atenção que a certificação não é apenas realizar exames e sim manter o acompanhamento e seguir todas as normativas da Cidasc e do Ministério da Agricultura que atesta a saúde do rebanho. LAZIE DE COL faz avaliação positiva das novas adesões de secretarias municipais da agricultura e proprietários rurais.

Programa de certificação possui abrangência em toda região oeste. O Instituto I-Fai é credenciado pela Cidasc para atuação em todos os municípios desde a região de Chapecó até o Extremo Oeste. LAZIE DE COL informa que está crescendo a procura de municípios para integrarem o programa. Após Itapiranga, Caibi, Riqueza e Campo Ere fizeram a adesão. Neste ano passaram a fazer parte do programa de certificação, Palma Sola, Santa Helena, Belmonte e Maravilha. DE COL alerta que normativa publicada este ano estabelece a obrigatoriedade de testes em 100% do plantel do rebanho leiteiro. Ele observa que os cuidados com o gado segue os passos do frango que já possui compartimentação e suínos com rastreamento dos animais. Pioneiro no programa de certificação livre de Brucelose e Tuberculose, Itapiranga já possui 168 propriedades certificadas.

Acidente entre carro e motocicleta deixa dois feridos na SC 163. Foi por volta das 12 horas e 10 minutos de ontem, em Linha Santa Fé Alta. A guarnição dos bombeiros de Itapiranga socorreu duas vítimas. O condutor da motocicleta apresentava escoriações nos braços e suspeita de fratura fechada no membro no pé direito. Foi atendido também a caroneira da motocicleta. Ela sofreu escoriações na perna e braço direito. As vítimas foram encaminhadas ao hospital Sagrada Família. O motorista do veículo nada sofreu e permaneceu no local.

Bombeiros levam sete horas para combater incêndio em vegetação. Nesta sexta-feira o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi chamado para atender a uma ocorrência de incêndio florestal na linha Rosário, interior de Saltinho. O local era de difícil acesso e íngreme, e foram constatados diversos focos de fogo em pontos diferentes. Os Bombeiros levaram cerca de sete horas para combater as chamas e fazer o rescaldo, utilizando bombas costais, abafadores, sopradores, aceiros mecânicos e ainda cerca de 100 litros de água. Ao todo aproximadamente 15 mil metros quadrados de mata foram queimados e cerca de 100 mil metros quadrados foram salvos.

Polícia Civil prende homem por posse irregular de arma de fogo e munições. Na última quarta-feira a Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira e Divisão de Investigação Criminal de Fronteira de São Lourenço do Oeste, com apoio do Núcleo de Operações com Cães e Agência de Inteligência da Polícia Militar, cumpriram mandado de busca e apreensão na linha Coxilha Rica, interior de São Bernardino. Um homem de 54 anos foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, uma espingarda calibre 32, e munições do mesmo calibre. A diligência teve origem a partir de investigação de um crime de roubo ocorrido em São Lourenço do Oeste no início do mês de setembro. Foi arbitrada fiança e o homem foi posto em liberdade. Na oportunidade, outro rapaz de 18 anos foi conduzido a delegacia pela posse de petrechos para recarga.

PM de Iporã do Oeste aborda ocupantes de carro consumindo drogas e motorista tem CNH recolhida. Na madrugada deste sábado, durante abordagem de rotina, a PM encontrou com o motorista de um Gol, com placas de Brusque, três invólucros plásticos com cocaína, parcialmente consumidos. Os ocupantes, que seriam todos jovens, informaram que adquiriram a droga em outra cidade, e que vinham ingerindo a substância durante o trajeto. A guarnição ofereceu o teste de alcoolemia ao condutor, o qual se recusou, sendo autuado e teve sua CNH recolhida, pela segunda vez em 14 dias. Os envolvidos responderão a um Termo Circunstanciado por posse de drogas para uso pessoal e oferecer droga a outra pessoa para consumo. Após assinar o termo foram liberados. Auxiliaram na ocorrência, as guarnições da PM de Mondaí e da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste.

Bombeiros de SMOeste atendem dois acidentes com vítimas. Por volta das 16 horas de ontem o Corpo de Bombeiro atendeu um acidente as margens da BR 282, na linha Gramadinho em SMOeste em direção a Paraíso. No local, um Voyage LS, emplacado em São Miguel, perdeu o controle, saiu de pista e capotou. Uma viatura de Guaraciaba prestou apoio na ocorrência. O carro estava capotado com apenas o motorista de ocupante. Bombeiros retiraram a vítima do carro e fizeram o encaminhamento para o Hospital Regional. Pouco após a meia noite de hoje os bombeiros atenderam uma colisão entre carro e moto, na rua 15 de Novembro, no centro de SMOeste. O motociclista foi encontrado consciente e orientado caído em via publica, já sem o capacete, que ele mesmo havia retirado. A vitima apresentava escoriações leves nas pernas, e relatava ainda fortes dores nas genitais. O motociclista foi encaminhado para o Hospital Regional.

Incêndio destrói mais da metade de residência em SMOeste. O fato ocorreu por volta das duas horas da madrugada deste sábado, em uma edificação unifamiliar mista de aproximadamente 40 metros quadrados. Quando bombeiros chegaram ao local a residência estava com chamas visíveis através do telhado. A guarnição realizou o combate pela frente da residência e fundos. Devido intensidade do incêndio, aproximadamente 70% da residência ficou destruída. Não houve vitimas e o proprietário informou que não estava em casa durante o ocorrido.

Suspeito de comércio de cocaína é preso em flagrante preparando droga para venda em Palmitos. Nesta sexta-feira, após um mês de investigação, foi realizada a prisão preventiva de suspeito responsável pelo comércio de entorpecentes no Bairro Progresso, em Palmitos. A Polícia Civil verificou que o investigado realizava o comércio de cocaína em via pública, em frente a um bar, sem qualquer preocupação, mesmo durante o dia. Esse comércio gerava intensa movimentação de usuários no local. Quando do cumprimento da prisão, a Polícia Civil ainda apreendeu o entorpecente no exato momento em que o preso estava separando e preparando a cocaína para o comércio, sentado na mesa da cozinha de sua residência. Participaram da operação as delegacias de São Carlos e Palmitos, com apoio das unidades de Águas de Chapecó e Cunhataí, além do Canil da 12DRP, sob coordenação do delegado ANDRÉ BECKMAN.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.