-PIB DO BRASIL CRESCE UM VIRGULA QUATRO POR CENTO NO SEGUNDO TRIMESTRE
-PREFEITO DE CRICIÚMA É PRESO EM OPERAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
-CERCA DE 615 AGRICULTORES SE INSCREVARAM NO PROGRAMA DE BÔNUS AGRÍCOLA
-EPAGRI FAZ PROJEÇÃO OTIMISTA PARA AS CULTURAS DA SAFRA 20232024 NA REGIÃO
-MUNICÍPIO TEM SALDO DE 67 EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA NO MÊS DE JULHO
-CADÁVER É ENCONTRADO ENTERRADO EM TERRENO BALDIO NO INTERIOR DE PALMITOS
-SEQUÊNCIA DE ACIDENTES DEIXA CONDUTOR DE MOTOCICLETA FERIDO NA BR 282
O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 16 graus. A máxima pode chegar a 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 58 centavos. O euro está valendo seis reais e 17 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Ao menos 129 pessoas morreram durante uma tentativa de fuga da prisão central de Makala, capital da República Democrática do Congo. A informação foi confirmada pelo governo do país nesta terça-feira, segundo a agência Reuters. A tentativa de fuga aconteceu na noite de domingo. Conforme o governo, nesta terça a situação já havia sido controlada. Além das mortes, outras 59 pessoas ficaram feridas. Em uma declaração postada no X no início desta terça-feira, o ministro do Interior, SHABANI LUKOO, disse que também houve um incêndio no prédio administrativo da prisão, nos depósitos de alimentos e em um hospital.
Após a recuperação dos corpos de seis reféns na Faixa de Gaza pelo Exército israelense, 64 deles ainda permanecem sequestrados, e supostamente vivos. A informação foi divulgada pela agencia France Press. Estes reféns são usados como moeda de troca pelo Hamas para obter um cessar-fogo e a libertação de prisioneiros. Até dois de setembro, dos 251 reféns e corpos levados a Gaza no dia sete de outubro de 2023, 117 foram libertados, principalmente mulheres, crianças e trabalhadores estrangeiros. Do total, 64 seguem em cativeiro e supostamente vivos. Por outro lado, 70 morreram.
A Justiça da Venezuela acatou um pedido do Ministério Público para emitir um mandado de prisão contra o opositor EDMUNDO GONZÁLEZ, que concorreu à eleição presidencial de julho. O documento expedido pela Justiça foi compartilhado pelo MP nesta segunda-feira. GONZÁLEZ é investigado por crimes como usurpação de funções da autoridade eleitoral, falsificação de documentos oficiais, incitação de atividades ilegais, sabotagem de sistemas e associação criminosa. O mandado de prisão formaliza a acusação contra GONZÁLEZ por esses delitos. O órgão é aliado do presidente NICOLÁS MADURO e controlado por chavistas.
A equipe econômica informou que espera arrecadar 700 milhões de reais com a taxação de encomendas internacionais neste ano. A informação consta na proposta de orçamento do ano que vem, encaminhada na última sexta-feira ao Congresso Nacional.
Após acordo com o Legislativo, o governo passou a taxar com uma alíquota de 20 por cento de imposto de importação as compras feitas em sites internacionais com valor de até dólares, que estavam isentas desde agosto de 2024. A medida, que ficou conhecida como "taxa das blusinhas" está em vigor, mas não incidirá sobre medicamentos. Além do imposto de importação, também incide sobre as compras internacionais o ICMS que vai para os estados, de 17 por cento e que já existia.
O ministro KASSIO NUNES MARQUES será o relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental do partido Novo que questiona a suspensão do X no Brasil e pede uma liminar para derrubar a decisão. A ação foi apresentada nesta segunda-feira ao presidente do Supremo Tribunal Federal, LUÍS ROBERTO BARROSO, e questiona a constitucionalidade da decisão de MORAES sob argumento de que ela fere princípios fundamentais como o direito à liberdade de expressão, o devido processo legal e a proporcionalidade. NUNES MARQUES foi nomeado ministro pelo presidente JAIR BOLSONARO e se posicionará pela primeira vez sobre a questão.
O Produto Interno Bruto do Brasil cresceu um virgula quatro por cento no segundo trimestre de 2024, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. O dado foi divulgado pelo IBGE nesta terça-feira. Este é o décimo segundo resultado positivo consecutivo do indicador em bases trimestrais. O saldo vem depois de a atividade econômica brasileira crescer um por cento no primeiro trimestre, com uma forte expansão do comércio. O resultado anterior, de zero vírgula oito foi revisado pelo IBGE. Neste segundo trimestre, a Indústria, que cresceu um virgula oito por cento, e o setor de Serviços, um por cento, tiveram altas importantes e compensaram a queda de dois virgula três por cento da Agropecuária. Em valores correntes, o PIB totalizou dois trilhões e 900 bilhões de reais.
Dez pessoas foram presas preventivamente nesta terça-feira em uma operação do Gaeco do Ministério Público que apura crimes envolvendo a concessão de serviço funerário de Criciúma, no Sul de Santa Catarina. O prefeito da cidade, CLÉSIO SALVARO, também foi detido. Procurada, a administração municipal afirmou que não foi comunicada oficialmente dos fatos. Já a equipe de Salvaro divulgou um vídeo em que o político nega envolvimento em crimes e cita questões políticas. Ele está no segundo mandato e não pode concorrer à reeleição. Nesta manhã, outros investigados foram detidos em Jaraguá do Sul, no Norte, São José, na Grande Florianópolis, e em Florianópolis. As investigações estão sob sigilo e não há informação sobre quais crimes foram cometidos pelos alvos dos mandados cumpridos nesta manhã.
Santa Catarina já registrou mil 311 focos de incêndio neste ano, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe. A quantidade já é maior do que a soma de todo o ano passado, quando foram contabilizados mil focos de incêndio no Estado. O Inpe acompanha em tempo real focos de incêndio pelo país com informações obtidas por satélites. São contabilizados incêndios com mais de 30 metros de frente de fogo, que são as ocorrências que causam mais danos. Nos últimos dez anos, 2020 ainda é o ano com mais focos de incêndio registrados em Santa Catarina: mil 936. Depois, vem 2021, quando foram contabilizados mil 849 incêndios em todo o ano.
Os processos de violência doméstica demoram, em média, dois anos até o primeiro julgamento em Santa Catarina. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça, que apontou que, em 2024, sete mil e 400 casos de violência contra a mulher foram julgados no estado. Com base nos dados de 2023 e junho de 2024, o CNJ apontou que Santa Catarina demora, em média, 690 dias para julgar um caso deste tipo, o equivalente a um ano e 11 meses. Desde 2023, mais de 23 mil processos de violência doméstica foram julgados, cerca de 15 mil e 600 só no ano passado. Entre janeiro e julho de 2024, 17 mil 917 mulheres requisitaram medidas protetivas em Santa Catarina.
A Polícia Militar realizou, na última semana, a vigésima sétima Edição do Curso Nacional de Atendimento à Mulher vítima de Violência Doméstica em Florianópolis.
O curso foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e teve o objetivo de capacitar os profissionais que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher. O encontro contou com a participação de PMs do extrem-oeste. Duas policiais militares que do nono comando regional da PM que atuam na Rede Catarina de Proteção a Mulher realizaram o treinamento.
O município de Descanso registrou um caso de Tuberculose no mês de agosto. De acordo com a secretaria de saúde, o paciente está sendo atendido com acompanhamento da Unidade de Saúde. Conforme a enfermeira do Setor de Vigilância Epidemiológica DÉBORA WESCHENFELDER MAGRINI, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos como ossos, rins e membranas que envolvem o cérebro. Ela citou que apesar de ser uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública.
Os principais sintomas da tuberculose são tosse por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, suores noturnos, dor no peito e febre ao final do dia. A explicação é da enfermeira do Setor de Vigilância Epidemiológica DÉBORA WESCHENFELDER MAGRINI. De acordo com ela, caso sejam notados sintomas da doença, é importante que a pessoa procure atendimento na Unidade Básica de Saúde, para que seja possível ter o diagnóstico da doença, por meio de exames laboratoriais. DEBORA citou que o tratamento da tuberculose dura em torno de seis meses e é feito por meio de medicamentos. Tanto os exames quanto os remédios são disponibilizados ao paciente deforma gratuita pelo SUS.
Cerca de 615 agricultores se inscreveram no programa de Bônus Agrícola deste ano no município. A informação é do secretário de Agricultura, NILO BEDIN. O número é menor do que a edição do ano passado. O prazo para inscrição terminou no último sábado. Agora, o município fará a confecção dos cartões com o crédito que poderá ser gasto em mercadorias e serviços nas empresas credenciadas no programa. Os valores serão pagos de acordo com o Movimento Econômico das notas de venda emitidas no ano de 2022. Os agricultores que emitiram notas eletrônicas neste período, apresentaram o relatório da movimentação até este sábado pelo site da prefeitura a fim de definir o valor que cada família terá direito.
Os valores dos benefícios do programa Bonus Agrícola variam entre 50 e dois mil e 500. A informação é do secretário de Agricultura, NILO BEDIN. Ele reforçou que o valor é definido de forma proporcional às notas de venda emitidas no ano-base 2022. BEDIN destacou que os cartões serão carregados e poderão ser gastos a partir da primeira quinzena de outubro. O prazo para usar o crédito termina no dia 30 de novembro. Ao todo, valor do bônus agrícola será de 730 mil reais neste ano, cerca de 30 mil reais e menos do que em 2023. Esta é a terceira edição do programa.
A safra de verão 20242025 em Santa Catarina promete ser melhor que a anterior para os cultivos da soja, arroz, feijão, milho, maçã e banana. Isto é o que apontam os analistas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri. Eles apresentaram as estimativas iniciais para a safra nesta segunda-feira em evento online. De acordo com o gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON, o crescimento da produtividade e consequentemente da produção em comparação com a safra anterior se deve à perspectiva de uma safra com menos intercorrências climáticas. Isso porque a safra de 20232024 não teve bons resultados em virtude do excesso de chuva no último trimestre de 2023 e o primeiro de 2024.
A área plantada com milho deve ter uma queda de sete por cento na safra 20242025 na comparação com o período anterior. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Mesmo com a queda na área destinada à cultura, a produção e a produtividade devem aumentar em 12 por cento. Nos municípios de Palma Sola, Dionisio Cerqueira e Descanso, a maior parte da área é usada para o plantio do milho grão. Já em São Miguel do Oeste e Guaraciaba, onde a produção de leite é mais expressiva, os produtores destinam a maior parte das lavouras de milho para a produção de silagem a fim de alimentar os animais.
A área ocupada pelas lavouras de soja no extremo-oeste deve aumentar dois e meio por cento na safra 20242025. A projeção é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele explicou que o retorno financeiro e o menor custo de produção da soja explicam esse crescimento que vem ocorrendo nos últimos anos. SIMON comentou que a projeção geral de uma safra melhor neste ano vai ter um impacto positivo para a agricultura e para a economia da região.
Cerca de cinco por cento das vagas de trabalho no Sistema Nacional de Empregos de Santa Catarina estão na agencia local de São Miguel do Oeste. Em todo o estado, são oito mil 881 vagas abertas de emprego. No município, são 412 oportunidades, uma delas para pessoa com deficiência. A agencia da cidade é a quarta com maior número de vagas abertas, atras de São José, Florianópolis e Joinville. O Sine fica no térreo da prefeitura. Além do contato presencial, o acompanhamento das vagas também pode ser feito via aplicativo do Sine Fácil. Na ferramenta, o trabalhador pode conferir as oportunidades de emprego, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego.
As quatro agencias do Sine no extremo-oeste tem 520 vagas de empregos disponíveis ofertadas pelas empresas de diferentes setores. Em São Miguel do Oeste, reforçando, são 412 oportunidades. Em São Lourenço do Oeste, o Sine tem 48 vagas, duas para pessoas com deficiência. Em Maravilha, são 33 oportunidades de trabalho. No Sine de Dionísio Cerqueira, estão abertas 27 vagas de emprego. Na grande região oeste, o Sine tem mais de mil ofertas de trabalho. Chapecó, por exemplo, tem cerca de 270, quase a metade de São Miguel do Oeste.
São Miguel do Oeste encerrou o mês de julho com a geração de 67 postos de trabalho. O número é a diferença entre o total de admitidos e desligados de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. Em julho do ano passado, a cidade teve saldo negativo e fechou oito empregos formais. No mês de julho deste ano, o setor de serviços teve o melhor desempenho com a abertura de 58 vagas. A indústria teve saldo de 22 empregos com carteira assinada. O comércio teve sete contratações a mais do que o total de demissões. Dois setores tiveram desempenho negativo: a construção civil perdeu 17 postos de trabalho e o agropecuário, três.
No acumulado dos sete primeiros meses do ano, São Miguel do Oeste abriu 647 postos de trabalho, 68 a mais do que o mesmo período do ano passado. De acordo com dados do Caged, o saldo, entre janeiro e julho de 2023, foi de 579. Neste ano, o setor de serviço abriu 259 vagas formais na cidade. A indústria teve 229 contratações a mais do que demissões. As empresas do comércio geraram 110 empregos com carteira assinada e a construção civil teve saldo de 59. O agropecuário foi o único com resultado negativo nos sete primeiros meses do ano e fechou 10 postos de trabalho em São Miguel do Oeste.
Um homem saiu ileso de um capotamento na tarde de ontem no interior de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das três horas na Estrada Beira Rio, nas proximidades do CTG. O condutor de uma caminhonete Duster, um homem de 64 anos, perdeu o controle da direção do veículo e capotou. O motorista não sofreu ferimentos e dispensou atendimento dos bombeiros. A Polícia Militar esteve no local e controlou o transito.
Um grave acidente entre uma van e um caminhão, na PR-180, trecho entre Campo Erê e Marmeleiro, deixou uma pessoa ferida. A colisão aconteceu por volta das sete e meia da manhã de ontem. O condutor da van, um homem de 56 anos, ficou preso nas ferragens. Ele sofreu ferimentos na cabeça e na mão, além de apresentar suspeita de fratura no ombro esquerdo. A vítima ainda se queixava de dores no peito. Ele foi desencarcerado pela equipe dos bombeiros e conduzido ao Hospital Santo Antônio de Campo Erê.
Uma colisão frontal entre um Fiat Cronos, de Chapecó, e um furgão Renault Master, de Xaxim, mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU na tarde de ontem em São Miguel do Oeste. O acidente aconteceu por volta da uma e 15 da tarde na BR 282. Com o impacto, o veículo de passeio ficou com a frente destruída. O motorista apresentava escoriações em um dos braços e relatou dores na face. Ele foi atendido pelo SAMU e liberado no local. O motorista do Furgão não precisou de atendimento.
Um outro acidente, logo depois da colisão entre um Cronos e um furgão, deixou um motociclista ferido na BR 282. Quando as equipes de socorro estavam terminando o atendimento do primeiro acidente, um motociclista colidiu na traseira de um caminhão que estava parado na fila que se formou na rodovia. Ele sofreu escoriações generalizadas e também recebeu atendimento das equipes de emergência. O homem não teve ferimentos graves. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para realizar os procedimentos de trânsito no local dos dois acidentes.
Um corpo em estado avançado de decomposição foi localizado neste domingo em um terreno baldio na linha Três Pinheiros, interior do município de Palmitos. Conforme informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima é um jovem de 23 anos, que possuía passagens policiais por furto, violência doméstica, posse de drogas, ameaça e vias de fato. Ele estava desaparecido desde o dia 29 de agosto. Ainda de acordo com a PM, testemunhas informaram que o jovem teria sido ameaçado de morte por um homem, no entanto, a motivação para o crime ainda é desconhecida. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
A Divisão de Investigações Criminais da Polícia Civil de Maravilha, cumpriu na tarde desta segunda feira, um mandado de prisão preventiva contra o suspeito de um homicídio ocorrido no dia 30 de agosto, no interior do município de Palmitos. De acordo com as investigações, o crime teria ocorrido após uma discussão entre a vítima e o suspeito, motivada por questões relacionadas ao uso compartilhado de drogas. Na ocasião, o suspeito atraiu a vítima para o fundo da residência onde ambos residiam e desferiu três golpes de machado contra a cabeça do homem. Na sequência, ele transportou o corpo para um local próximo, onde o enterrou em uma cova rasa. O corpo da vítima foi encontrado no último domingo. No mesmo dia, o suspeito compareceu à Delegacia de Polícia de Palmitos e confessou o crime. Após investigações, a equipe da DIC de Maravilha localizou o suspeito no interior do município de Riqueza. Ele foi preso na tarde desta segunda feira.