-TRIBUTAÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS DO IMPOSTO DE RENDA CAI PARA 15%
-SC PRETENDE VACINAR 550 MIL ADOLESCENTES CONTRA COVID ATÉ O FINAL DO MÊS
-CTG PORTEIRA ABERTA CONFIRMA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA
-MUNICÍPIO DA REGIÃO TORNA OBRIGATÓRIA VACINAÇÃO CONTRA COVID PARA SERVIDORES
-ESCOLAS DO ESTADO VÃO RETOMAR AULAS PRESENCIAIS A PARTIR DA SEMANA QUE VEM
-HOMEM É PRESO EM FLAGRANTE POR PLANTIO DE MACONHA EM PROPRIEDADE
-POLÍCIA CIVIL IDENTIFICA SUSPEITO DE APLICAR O GOLPE DO AMOR NA CIDADE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O primeiro-ministro do Japão, YOSHIHIDE SUGA, anunciou nesta sexta-feira que não buscará a reeleição e deixará o cargo após um ano de mandato. SUGA anunciou sua decisão durante reunião de emergência de líderes do Partido Liberal Democrático. O primeiro-ministro, de 72 anos, que sucedeu a SHINZO ABE que renunciou em setembro por motivos de saúde - deveria buscar a reeleição como líder do PLD, em votação marcada para 29 de setembro. As eleições gerais devem ser convocadas até o final de outubro e a projeção é que o PLD permaneça no poder.
Dezenas de pessoas morreram nos estados de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia devido à tempestade tropical Ida no nordeste dos Estados Unidos, que já deixou outras seis mortes e causou um rastro de destruição no sul do país. Não há um consenso sobre o número de mortes. A agência France Presse diz que foram 41 na região de Nova York até o final da tarde desta quinta-feira. O governador de Nova Jersey, PHIL MURHPY, disse que 23 pessoas morreram no estado, a maioria motoristas que não conseguiram escapar de seus carros.
Os desastres climáticos quintuplicaram nos últimos 50 anos e provocaram danos importantes, mas os avanços nos sistemas de alerta permitiram reduzir o número de mortes. A informação foi divulgada pela ONU em um relatório publicado na quarta-feira. A Organização Meteorológica Mundial da ONU estudou a frequência, mortalidade e as perdas econômicas provocadas por desastres vinculados a fenômenos meteorológicos extremos entre 1970 e 2019. Mais de 11 mil desastres atribuídos aos fenômenos extremos foram registrados no mundo desde 1970. Os cálculos apontam que provocaram mais de dois milhões de mortes e danos materiais que superam três trilhões 640 milhões de dólares.
Associações e sindicatos de produtores rurais afirmaram nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal que o chamado “marco temporal” deve ser mantido para garantir a segurança jurídica sobre propriedades. O STF retomou nesta semana o julgamento que discute se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério chamado de "marco temporal". Por essa regra, os índios só podem reivindicar terras que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988. Na quarta, representantes de organizações e comunidades indígenas afirmaram que o chamado "marco temporal" é inconstitucional e, por isso, não pode ser usado como critério para a demarcação de terras. Mais de 30 entidades se manifestaram sobre o tema no STF.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional, criada em 1983, na ditadura militar. O presidente sancionou a lei com cinco vetos em relação ao projeto aprovado pelo Congresso. O presidente vetou integralmente o capítulo relativo aos crimes contra a cidadania e dois artigos do capítulo relativo a crimes contra o funcionamento das instituições democráticas no processo eleitoral. Um dos trechos vetados pelo presidente prevê punição a atos de "comunicação enganosa em massa", as chamadas fake News. Com isso, foram vetados os dispositivos que criminalizam a comunicação enganosa em massa e o atentado ao direito de manifestação.
A Câmara dos Deputados concluiu na tarde desta quinta-feira a votação da proposta de reforma do Imposto de Renda de pessoas físicas, empresas e investimentos. O texto segue, agora, para o Senado. A única mudança aprovada pelos parlamentares durante a votação dos destaques foi a redução da tributação de lucros e dividendos para 15 por cento. Foram 319 votos a 140. O texto-base da proposta, aprovado nesta quarta-feira, previa a tributação de 20 por cento. Autor do destaque, o deputado HUGO MOTTA do Republicanos da Paraíba, disse que a redução trará "avanços significativos" para a proposta e que a mudança é um "gesto em reconhecimento à importância do setor produtivo".
A retomada dos eventos em Santa Catarina terá um cronograma definido. O primeiro passo ocorre nesta sexta-feira com a reunião do grupo de trabalho que foi montado no governo do Estado para discutir a volta do setor diante da pandemia do coronavírus. O objetivo é montar uma programação até o final da temporada de verão. Fazem parte dos debates órgãos públicos e representantes dos eventos. A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina é quem preside os trabalhos. Depois que o coronograma for definido nesta sexta-feira, o grupo vai enviar a programação para a secretaria de Estado da Saúde, que dará o aval final para os eventos. A tendência é que haja a publicação de uma portaria para a oficialização do calendário.
Apesar da demora para a chegada de novas doses da Pfizer, a Secretaria de Estado da Saúde mantém a ideia de vacinar aproximadamente 550 mil crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, no mês de setembro. O secretário André Motta disse que todo calendário de vacinação para adolescentes e o reforço em idosos com 85 anos ou mais deve ser cumprido este mês. Até o fim da tarde desta quinta, quase 90 cidades de Santa Catarina haviam começado a vacinação em adolescentes com comorbidades porque ainda tinham doses armazenadas. Até o fim da tarde desta quinta, quase 90 cidades de Santa Catarina haviam começado a vacinação em adolescentes com comorbidades porque ainda tinham doses armazenadas. Sobre a aplicação do reforço, o Estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde para iniciar a partir do dia 15.
Santa Catarina registrou menos de mil mortes por Covid-19 em um mês pela primeira vez em 2021. Em agosto foram 670 óbitos, o menor número desde outubro do ano passado. Em relação a julho, que teve mil e 64 mortes, houve uma queda de 37 por cento. Já se comparar com março, quando o Estado registrou o maior número de vítimas da Covid, a redução foi de 81 por cento. Ao todo, 143 municípios não registraram nenhuma morte no último mês, 45 a mais que em julho, quando 98 cidades não tiveram vítimas da Covid. Das 670 mortes de agosto, 426 foram de idosos com 60 anos ou mais. Joinville é a cidade que mais registrou mortes por Covid em agosto. Ao todo foram 113 vítimas, o que representa 16 por cento do total do mês no estado.
O pacto federativo é o tema do Peperi Debates deste sábado. O programa de amanhã vai discutir a divisão dos recursos públicos entre a União, os Estados e os Municípios. O debate também vai olhar para a arrecadação tributária e o uso desse valores entre os entes da federação. O Peperi Debates vai contar com a participação do prefeito de Anchieta e vice-presidente da Ameosc, IVAN CANCI, do vereador do PSD de São Miguel do Oeste, PAULO DRUMM e do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. O Peperi Debates, ao vivo, começa as oito horas da manhã.
O Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta de São Miguel do Oeste divulgou nesta semana a programação completa relativa à Semana Farroupilha. Conforme o patrão campeiro, EDSON SENGER, as ações vão ocorrer entre os dias 17 e 20 deste mês, totalizando quatro dias de festividades no município. Segundo ele, o objetivo é comemorar o Dia do Gaúcho e não deixar a data passar em branco. De acordo com ele, diante da pandemia da Covid-19, as atividades serão realizadas respeitando todos os protocolos exigidos pelos órgãos de Saúde.
A realização de um carreteiro de costela e a tertúlia livre serão os primeiros eventos realizados no dia 17 deste mês em alusão à Semana Farroupilha. A informação é do patrão campeiro do CTG Porteira Aberta, EDSON SENGER. Ele destacou que ambas atividades vão ocorrer na sede do Centro de Tradições Gaúchas de São Miguel do Oeste e contarão com a participação de artistas locais. Já nos dias 18 e 19 todo o trabalho estará concentrado na Sede Campeira, localizada na Linha Gramadinho. No local, vai ocorrer a quinta edição do Acampamento Farrapo e a realização do primeiro torneiro de tiro de laço de vaca mecânica.
A programação da Semana Farroupilha vai encerrar em uma segunda-feira, dia 20 de setembro, data em que é comemorado o Dia do Gaúcho. A afirmação é do patrão campeiro do CTG Porteira Aberta, EDSON SENGER. Ele salientou que na oportunidade haverá um desfile pelas principais ruas de São Miguel do Oeste as quatro horas da tarde. O momento vai contar com a participação do grupo de Cavalarianos e dos piquetes de laçadores. SENGER pontuou que o encerramento vai ocorrer na sede do próprio CTG com a realização de um café campeiro na parte da noite.
Algumas atividades que serão realizadas durante a Semana Farroupilha terão a cobrança de ingressos. O lembrete é do patrão campeiro do CTG Porteira Aberta, EDSON SENGER. Ele comentou que no evento de sexta à noite a cobrança para o carreteiro de costela será de 25 reais. Já no sábado não haverá qualquer cobrança e os participantes poderão levar comida e bebidas para a Linha Gramadinho. No domingo o valor cobrado para o churrasco será de 30 reais. SENGER disse que no evento de encerramento o valor do café campeiro será de 25 reais. O patrão campeiro explicou que os interessados em adquirir fichas de almoço ou janta para a Semana Farroupilha devem procurar os integrantes do CTG Porteira Aberta ao longo dos próximos dias.
O município de Paraíso vai receber, a partir da próxima semana, as inscrições para o programa de melhoramento genético no rebanho leiteiro. A iniciativa prevê a concessão de incentivo financeiro para aquisição de sêmen para inseminação artificial. O prazo de inscrições começa no dia oito de setembro e vai o dia 31 de dezembro na secretaria de Agricultura. Serão beneficiados os agricultores com bloco ativo de Produtor Rural no município de Paraíso e inscritos junto à Secretaria Estadual da Fazenda. Para participar, os produtores devem apresentar a comprovação da sanidade do rebanho através dos exames de Brucelose e Tuberculose. Segundo o secretário de Agricultura, VALNEI TRENTIN, os produtores deverão comprovar o bloco ativo por meio da emissão de no mínimo uma nota de produção em 2020 ou neste ano.
O Programa de Melhoramento Genético no Rebanho Leiteiro de Paraíso vai repassar 25 reais por dose de sêmen adquirido pelos agricultores inscritos na ação. De acordo com o secretário de Agricultura, VALNEI TRENTIN, a administração vai subsidiar um total de sete mil e 200 doses de sêmen distribuídas entre os produtores de leite, conforme a média de produção de cada um. Além disso, o município poderá fornecer, anualmente, incentivo para a aquisição de uma dose de sêmen por vaca em lactação existente na propriedade. TRENTIN afirmou que o programa vai proporcionar um melhoramento genético dos animais e aumento da produção de leite no município. Ele disse também que o programa vai contribuir para o incremento de renda nas propriedades.
As escolas da rede estadual de ensino vão retomar as aulas cem por cento presenciais gradativamente na região de São Miguel do Oeste. A informação foi confirmada pela coordenadoria regional de Educação. Na próxima segunda-feira, dia seis de setembro, o primeiro grupo de escolas volta ao modelo tradicional. No dia 13 de setembro, mais um grupo de escolas retoma as aulas cem por cento presenciais. De acordo com a coordenadora regional de educação, ELIANE GALIAZZI, todas as escolas da rede estadual estarão de volta ao modelo presencial até o dia 30 de setembro. Ela explicou que as unidades estão se adaptando os planos de contingência para esse retorno. Somente os estudantes com comorbidades descritas em decreto estadual poderão permanecer no modelo de aulas remotas.
O Município de São Miguel do Oeste está com inscrições abertas para o processo seletivo para a contratação de técnico em enfermagem, médico clínico geral e motorista. Para técnico de enfermagem é exigido ensino médio completo e curso profissionalizante com registro no órgão fiscalizador. O interessados na vaga de médico devem ter ensino superior em Medicina com registro no órgão fiscalizador da categoria. Para motorista, é preciso ter CNH categorias C, D ou E, com ensino médio completo e curso de motorista socorrista e transporte coletivo. As inscrições começam na próxima segunda-feira e seguem até o dia 15 de setembro, no departamento de Desenvolvimento de Pessoa no Centro Administrativo. O edital, na íntegra, pode ser acessado no site da Prefeitura www.saomiguel.sc.gov.br, no link Concursos e Editais.
O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN e o comandante da nona região de Polícia Militar, coronel ALFREDO VON KNOBLAUCH discutiram, na manhã desta quinta-feira, os detalhes para a implantação de dois voltados a promoção da segurança, civismo e cidadania. Um deles é a instalação de uma base policial comunitária na praça Walnir Botaro Daniel. O município deve ceder um espaço para instalação de uma base da PM que servirá como um novo ponto de referência para a segurança pública. No local serão desenvolvidos serviços da Rede Catarina e demais programas preventivos da instituição. A base deve ser instalada no espaço atualmente usado pela secretaria de Cultura. O projeto deve ser executado nas próximas semanas.
Além de uma base da PM na praça, a prefeitura deve retomar o programa Estudante Cidadão. A iniciativa foi desenvolvida em 2019 na Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva e teve que ser interrompido em virtude da pandemia do coronavírus. Agora, serão definidos novas escolas para receber a ação em parceria com a Polícia Militar. Segundo o prefeito WILSON TREVISAN, o objetivo é proporcionar a presença e interação de policiais militares com a comunidade escolar, realizando atividades com foco no aprimoramento da formação do estudante, estimulando valores positivos, mudando referenciais negativos e incentivando a responsabilidade com o ambiente escolar. O programa complementa outra iniciativa da Administração Municipal que vai estimular o estudo e canto dos hinos nacional e municipal nas escolas, como forma de fomento ao civismo.
A vacinação contra a Covid-19 se tornou obrigatória para todos os servidores municipais, efetivos e temporários, terceirizados, estagiários e voluntários dos órgãos públicos da administração municipal de São Loureço do Oeste. A decisão foi divulgada pela prefeitura nesta quinta-feira. O decreto municipal leva em conta a recente decisão do Supremo Tribunal Federal que diz ser constitucional a obrigatoriedade de imunização por meio de vacina, não se caracterizando violação à liberdade de consciência e de convicção filosófica das pessoas. De acordo com a prefeitura, a recusa da vacina contra a Covid-19, sem justa causa, caracteriza falta disciplinar do servidor e estará passível das medidas administrativas cabíveis. A Diretoria de Recursos Humanos, com o apoio da Secretaria de Saúde e da Controladoria Geral do município, fará o levantamento dos dados de cada servidor.
Apenas uma mulher foi diagnosticada com covid-19 nesta quinta-feira em São Miguel do Oeste. No total, seis mil 546 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais seis mil 456 já se recuperaram. 20 moradores ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso foi confirmada uma morte provocada pela doença: a paciente tinha 49 anos e morava em Iporã do Oeste. A taxa de ocupação dos leitos de UTI caiu para 28 por cento com sete pacientes internados. Na enfermaria, são três pacientes com taxa de ocupação em 18 por centos. Das 10 pessoas internadas com Covid no Hospital Regional, duas são de São Miguel do Oeste, duas de Campo Ere e as demais de Bandeirante, Formosa do Sul, Saudades, Maravilha,São Bernardo do Campo e Sul Brasil.
Mais um suplente de vereador tomou posse nessa semana na câmara de São Miguel do Oeste. Depois de NELVIO PALUDO ocupar a vaga de MARLI DA ROSA no PSD, ontem foi a vez do MDB promover um rodizio na bancada do partido. O suplente SILVIANO ANTONIO MACHADO, o BUFFO, assumiu a vaga de MOACIR FIORINI que se licenciou por 30 dias, durante o mês de setembro, dando espaço para que o primeiro suplente do MDB assumisse. BUFO é pedreiro e disse ontem, no discurso de posse, que tem orgulho de assumir a vaga de vereador.
A câmara de vereadores rejeitou, na noite de ontem, o Projeto de Lei que institui o Programa Medicamento em Casa. A proposta, de autoria do vereador do MDB CARLOS AGOSTINI tem o objetivo de encaminhar os medicamentos de uso contínuo diretamente para a residência das pessoas acamadas e cadeirantes. Atualmente, familiares dessas pessoas devem retirar os remédios na farmácia do município. O projeto esteve em discussão em primeiro turno e foi rejeitado por maioria na sessão desta quinta-feira. A proposta recebeu os votos contrários de ELÓI BORTOLOTTI, NÉLVIO PALUDO, PAULO DRUMM, RAVIER CENTENARO, VAGNER PASSOS e VILMAR BONORA, e os votos favoráveis de BUFO, CARLOS AGOSTINI, CRIS ZANATTA e VALNIR SCHARNOSKI. Os vereadores GILMAR BALDISSERA e MARIA TEREZA CAPRA. Com a rejeição, a proposta foi arquivada e não volta à pauta da Câmara.
Um homem foi detido por adulteração de sinal identificador de uma motocicleta. O homem foi abordado por volta das dez e meia da noite de ontem em uma barreira de transito da operação Horus. Ao consultar as informações da moto Shineray XY no sistema, a PM constatou que havia alguma irregularidade entre o número do chassi e da placa. O condutor relatou à guarnição que comprou a moto há poucos dias, mas acabou perdendo a placa original. Como a transferência levaria um certo tempo para acontecer, ele decidiu pegar uma placa aleatória em uma oficina mecânica e acoplar na moto. A moto foi apreendida e o homem foi levado para a delegacia de polícia.
A guarnição do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste atendeu uma ocorrência de incêndio no final da tarde de ontem em uma empresa de pneus na rua Waldemar Rangrab. O princípio de incêndio foi registrado no exaustor de borracha "cilo" da empresa. Os funcionários efetuaram o combate e a extinção das chamas com a utilização do sistema hidráulico preventivo contra incêndio da própria empresa. Os bombeiros fizeram o rescaldo e finalizaram o trabalho. Segundo o gerente da empresa, o fogo atingiu aproximadamente 70 metros quadrados de um total de mil e 400 metros de área construída.
Um homem foi preso em flagrante por tráfico de drogas nesta quinta-feira em Itapiranga. Ao vistoriar uma área de mata, na tentativa de localizar uma trilha que levasse a uma plantação de maconha, os policiais militares se depararam com o autor saindo do local. O suspeito levou os policias até o local onde estavam diversas plantas da droga. Na residência do homem foram encontradas algumas plantas em período de secagem, bem como restos de plantas picadas. O morador foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. A PM também apreendeu 51 plantas de maconha, que resultaram em cerca de um quilo 858 gramas da droga.
A Polícia Civil identificou um homem responsável por aplicar o golpe do amor contra uma mulher em São Miguel do Oeste. De acordo com a delegada da DPCAMI, LISIANE JUNGES, os suspeitos se aproximam propositalmente das mulheres, especialmente por meio de redes sociais. O objetivo é conquista-lás para obter vantagens patrimoniais. Ontem, a delegacia especializada cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. No local, foram encontrados alguns objetos, como uma televisão e um notebook, que o suspeito teria conquistado através do golpe. O homem, que se apresentou com um nome falso a vítima, pode ser indiciado pelo crime de estelionato que prevê pena de um a cinco anos de reclusão. A Polícia Civil alerta sobre os riscos de aproximação com pessoas desconhecidas por meio da internet e orienta a comunidade a procurar imediatamente uma delegacia mais próxima quando perceber indícios da prática de alguma conduta criminosa.