-TRIBUTAÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS DO IMPOSTO DE RENDA CAI PARA 15%
-SC PRETENDE VACINAR 550 MIL ADOLESCENTES CONTRA COVID ATÉ O FINAL DO MÊS
-SJO E TUNÁPOLIS NA LISTA DE CIDADES SEM CASOS ATIVOS DE COVID
-VIGILÂNCIA VAI INTENSIFICAR FISCALIZAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS
-EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
-PRESIDENTE DA ALESC MANIFESTA APOIO AO PROJETO PRÓ-PONTE
-CORPO DE BOMBEIROS REGISTRA TRÊS OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIOS
-POLÍCIA FLAGRA CAMINHONEIROS NA CONTRAMÃO EM LOCAL DE ACIDENTE
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 27 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 14 centavos. O euro está valendo seis reais e 11 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O primeiro-ministro do Japão, YOSHIHIDE SUGA, anunciou nesta sexta-feira que não buscará a reeleição e deixará o cargo após um ano de mandato. SUGA anunciou sua decisão durante reunião de emergência de líderes do Partido Liberal Democrático. O primeiro-ministro, de 72 anos, que sucedeu a SHINZO ABE que renunciou em setembro por motivos de saúde - deveria buscar a reeleição como líder do PLD, em votação marcada para 29 de setembro. As eleições gerais devem ser convocadas até o final de outubro e a projeção é que o PLD permaneça no poder.
Dezenas de pessoas morreram nos estados de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia devido à tempestade tropical Ida no nordeste dos Estados Unidos, que já deixou outras seis mortes e causou um rastro de destruição no sul do país. Não há um consenso sobre o número de mortes. A agência France Presse diz que foram 41 na região de Nova York até o final da tarde desta quinta-feira. O governador de Nova Jersey, PHIL MURHPY, disse que 23 pessoas morreram no estado, a maioria motoristas que não conseguiram escapar de seus carros.
Os desastres climáticos quintuplicaram nos últimos 50 anos e provocaram danos importantes, mas os avanços nos sistemas de alerta permitiram reduzir o número de mortes. A informação foi divulgada pela ONU em um relatório publicado na quarta-feira. A Organização Meteorológica Mundial da ONU estudou a frequência, mortalidade e as perdas econômicas provocadas por desastres vinculados a fenômenos meteorológicos extremos entre 1970 e 2019. Mais de 11 mil desastres atribuídos aos fenômenos extremos foram registrados no mundo desde 1970. Os cálculos apontam que provocaram mais de dois milhões de mortes e danos materiais que superam três trilhões 640 milhões de dólares.
Associações e sindicatos de produtores rurais afirmaram nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal que o chamado “marco temporal” deve ser mantido para garantir a segurança jurídica sobre propriedades. O STF retomou nesta semana o julgamento que discute se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério chamado de "marco temporal". Por essa regra, os índios só podem reivindicar terras que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988. Na quarta, representantes de organizações e comunidades indígenas afirmaram que o chamado "marco temporal" é inconstitucional e, por isso, não pode ser usado como critério para a demarcação de terras. Mais de 30 entidades se manifestaram sobre o tema no STF.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional, criada em 1983, na ditadura militar. O presidente sancionou a lei com cinco vetos em relação ao projeto aprovado pelo Congresso. O presidente vetou integralmente o capítulo relativo aos crimes contra a cidadania e dois artigos do capítulo relativo a crimes contra o funcionamento das instituições democráticas no processo eleitoral. Um dos trechos vetados pelo presidente prevê punição a atos de "comunicação enganosa em massa", as chamadas fake News. Com isso, foram vetados os dispositivos que criminalizam a comunicação enganosa em massa e o atentado ao direito de manifestação.
A Câmara dos Deputados concluiu na tarde desta quinta-feira a votação da proposta de reforma do Imposto de Renda de pessoas físicas, empresas e investimentos. O texto segue, agora, para o Senado. A única mudança aprovada pelos parlamentares durante a votação dos destaques foi a redução da tributação de lucros e dividendos para 15 por cento. Foram 319 votos a 140. O texto-base da proposta, aprovado nesta quarta-feira, previa a tributação de 20 por cento. Autor do destaque, o deputado HUGO MOTTA do Republicanos da Paraíba, disse que a redução trará "avanços significativos" para a proposta e que a mudança é um "gesto em reconhecimento à importância do setor produtivo".
A retomada dos eventos em Santa Catarina terá um cronograma definido. O primeiro passo ocorre nesta sexta-feira com a reunião do grupo de trabalho que foi montado no governo do Estado para discutir a volta do setor diante da pandemia do coronavírus. O objetivo é montar uma programação até o final da temporada de verão. Fazem parte dos debates órgãos públicos e representantes dos eventos. A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina é quem preside os trabalhos. Depois que o coronograma for definido nesta sexta-feira, o grupo vai enviar a programação para a secretaria de Estado da Saúde, que dará o aval final para os eventos. A tendência é que haja a publicação de uma portaria para a oficialização do calendário.
Apesar da demora para a chegada de novas doses da Pfizer, a Secretaria de Estado da Saúde mantém a ideia de vacinar aproximadamente 550 mil crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, no mês de setembro. O secretário André Motta disse que todo calendário de vacinação para adolescentes e o reforço em idosos com 85 anos ou mais deve ser cumprido este mês. Até o fim da tarde desta quinta, quase 90 cidades de Santa Catarina haviam começado a vacinação em adolescentes com comorbidades porque ainda tinham doses armazenadas. Até o fim da tarde desta quinta, quase 90 cidades de Santa Catarina haviam começado a vacinação em adolescentes com comorbidades porque ainda tinham doses armazenadas. Sobre a aplicação do reforço, o Estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde para iniciar a partir do dia 15.
Santa Catarina registrou menos de mil mortes por Covid-19 em um mês pela primeira vez em 2021. Em agosto foram 670 óbitos, o menor número desde outubro do ano passado. Em relação a julho, que teve mil e 64 mortes, houve uma queda de 37 por cento. Já se comparar com março, quando o Estado registrou o maior número de vítimas da Covid, a redução foi de 81 por cento. Ao todo, 143 municípios não registraram nenhuma morte no último mês, 45 a mais que em julho, quando 98 cidades não tiveram vítimas da Covid. Das 670 mortes de agosto, 426 foram de idosos com 60 anos ou mais. Joinville é a cidade que mais registrou mortes por Covid em agosto. Ao todo foram 113 vítimas, o que representa 16 por cento do total do mês no estado.
São João do Oeste entra para a lista de cidades sem casos ativos de Covid. São João do Oeste recebeu confirmou que não há no momento casos de Covid-19 no município. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico. O prefeito, GENÉSIO ANTON, acredita que este é um resultado do trabalho de toda equipe de saúde pela alta eficiência na vacinação dos munícipes. Para ele, a conquista é motivo de comemoração. Ressalta que mesmo assim, o vírus ainda circula e o apelo é para a população ficar atenta, usar máscara e evitar aglomerações. O prefeito cita que o decreto estadual ainda limita algumas atividades, evitando aglomerações para a segurança de todos. Até o momento, o município contabilizou 739 casos e 10 óbitos em decorrência da doença. São João do Oeste vacinou até o momentoquatro mil 773 pessoas com pelo menos uma dose.
Tunápolis também passou a integrar a lista de cidades sem casos da Covid no momento. A informação foi divulgada no boletim que fechou os dados do mês de agosto com chave de ouro. O número de casos zerados permanece também no boletim desta quinta-feira. Tunápolis já teve até o momento mil 323 casos confirmados do Coronavírus eoito óbitos. O município já aplicou cinco mil 783 doses da vacina. Duas mil e 71 pessoas também já foram imunizadas com a segunda dose. Já Itapiranga ainda segue com um caso ativo conforme boletim divulgado nesta quinta-feira. O município contabiliza desde o início da pandemiadois mil 803 casos confirmados e 20 óbitos em decorrência da doença.
Itapiranga mantém medidas restritivas da secretaria de Estado da Saúde. Com o novo regramento, fica estipulado um número máximo de pessoas de acordo com o nível no mapa da Covid-19 no Estado, não abrindo mão do distanciamento, que também muda a depender da matriz de risco. No nível gravíssimo, fica permitido até 100 pessoas, desde que respeitado o distanciamento de dois metros. Com matriz de risco no nível grave, liberado até 200 pessoas. No nível alto, autorizado até 300 pessoas. A matriz de risco no nível moderado, permitido até 500 pessoas. No caso de bares e restaurantes, as portarias não trazem uma capacidade máxima pré-definida. Neste caso, será necessário respeitar o distanciamento exigido em cada nível de risco. Pistas de danças permanecem proibidas. Somente é permitido ficar sem máscara nas mesas, durante o consumo.
O fiscal sanitário do município, ALCENIR BENACHIO, alerta que a Vigilância Sanitária irá fiscalizar o cumprimento das novas regras. Ele explica que ao ser constatado o descumprimento, os responsáveis são penalizados conforme prevê a Lei, em razão do prejuízo causado à saúde coletiva. Segundo BENÁQUIO, a Vigilância Sanitária já aplicou 143 multas a pessoas que descumpriram as regras sanitárias, somando mais de 120 mil reais. O fiscal sanitário reforça a importância da vacinação e os cuidados para prevenir a propagação do vírus.
Deputado MAURO DE NADAL pede alteração nas regras para o esporte amador em Santa Catarina. Após a publicação do novo decreto do governo do Estado que mantém a proibição de presença de público nos estádios de futebol e nas outras praças esportivas, o presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL do MDB, protocolou uma Indicação direcionada ao secretário de Estado da Saúde para alteração nas regras. De acordo com o parlamentar, diversas atividades estão retomando o normal e é importante a volta das competições amadores no seu total. DE NADAL defende o acesso de público a competições esportivas. O pedido do deputado sugere que o regramento adotado para a flexibilização de acesso de público em outras atividades pode ser seguido no caso de liberação de acesso de público em competições amadoras, durante e após o evento.
Pavimentação da Avenida Uruguai tem nova etapa. A pista de rodagem e o acostamento da avenida, que margeia o rio Uruguai, está pronta para receber a camada asfáltica. Na tarde de ontem, a empresa que realiza os serviços concluiu mais uma etapa da base. A revitalização da Avenida Uruguai segue nesta sexta-feira, na pista sentido centro ao porto da barca. O primeiro trecho a receber a última camada de base será entre as esquinas da rua São José, no Fórum e rua Padre João Rick, na rua da rodoviária. Serão realizadas alterações no trânsito. Os condutores, ao trafegar pela Avenida, devem redobrar a atenção e respeitar a sinalização.
Vigilância vai intensificar fiscalização em estabelecimentos comerciais. A informação é do fiscal sanitário de Tunápolis, VANDERLEI STOFFEL. Segundo ele a retomada dasinspeções de rotina visam uma avaliação mais ampla nos estabelecimentos que integram a lista de fiscalização da vigilância. Durante a situação mais grave da pandemia ocorreu uma flexibilização com foco em questões mais urgentes. O fiscal explica que na área de alimentos, é observado principalmente a higiene, procedência dos produtos, saúde dos manipuladores dos alimentos, estrutura física e outras questões pertinentes a qualidade dos produtos comercializados. Dependendo do grau da infração as exigências variam desde as adequações e até processo administrativo.
Também são estabelecidos prazos diferenciados dependendo das adequações na estrutura física ou apenas uma questão sanitária. VANDERLEI STOFFEL afirma que procura manter uma boa relação que facilita o trabalho de fiscalização e dos empresários. O fiscal avalia que é possível um trabalho conjunto em prol dos clientes sem afetar o trabalho de quem fiscaliza e de quem produz ou comercializa. Por ser um município pequeno e situação é considerada tranquila em ações harmoniosas e sempre visando a qualidade dos alimentos disponibilizados aos consumidores.
A secretaria da Educação de São João do Oeste está em fase de avaliação do teste seletivo simplificado emergencial para contratação de professores. As vagas disponíveis são para berçário na creche, educação física e auxiliar de educação infantil. Conforme o secretário da Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, os classificados serão definidos por provas de títulos e a contratação conforme o grau de instrução e experiência dos candidatos. A equipe trabalha na homologação dos candidatos e pretende chamar os selecionados a partir de oito de setembro. O secretário informa que estão sendo estudadas alterações para o próximo ano letivo. Objetivo é contemplar diferentes áreas para estagiários ampliando número de vagas para estudantes do ensino médio e nível superior.
De acordo com CLAUNEI WEBER, o município não tem dificuldades para preenchimento de vagas de estagiários devido à baixa demanda na rede municipal de ensino. O secretário da Educação de São João do Oeste faz avaliação positiva no sistema progressivo de aulas presenciais. Conforme CLAUNEI WEBER, são 35 professores atuando na educação infantil, séries iniciais, inglês, alemão, artes, educação física e informática. Também fazem parte do quadro de profissionais da educação os auxiliares de educação infantil que atuam na creche.
Presidente da Alesc apoia construção de ponte no Rio Uruguai. O Movimento Pró-Ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Itapiranga a Barra do Guarita no Rio Grande do Sul, é antigo. Há décadas o pedido é repetido e ocorrem mobilizações. Porém nunca este pedido contou tantos argumentos e apoio significativo. Associações Empresariais dos dois estados, Facisc e parlamentares estão juntos nesta luta. O presidente da Alesc, deputado MAURO DE NADAL reforçou a mobilização. Por iniciativa do presidente, foi aprovado na Assembleia Legislativa uma moção enviada ao Ministro da Infraestrutura TARCÍCIO FREITAS e ao presidente JAIR BOLSONARO. Segundo o presidente da ALESC, a moção surgiu após contato com o prefeito de Barra do Guarita, RODRIGO LOCATELLI TISOTT, coordenador do Movimento Pró-Ponte RS-SC.
MAURO DE NADAL diz que apoiar o projeto para a construção da ponte é apoiar o progresso das regiões Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. O Movimento Pró-Ponte entre os municípios de Barra do Guarita, no Rio Grande do Sul, e Itapiranga, em Santa Catarina já ganha destaque em toda região sul do país. O deputado elogia o trabalho que está sendo realizado, sem interesse político e com articulação que envolve entidades e autoridades de diferentes setores. Segundo MAURO DE NADAL, o coordenador do Movimento Pró-Ponte interestadual Barra do Guarita e Itapiranga está conseguindo mobilizar importante apoio nos dois estados.
Corpo de Bombeiros de Itapiranga registra três ocorrências de incêndios. A primeira ação de ontem foi na mesma propriedade que os bombeiros já haviam atuado duas vezes. Por volta das 13 horas e 40 minutos, a guarnição retorno a uma propriedade em linha Presidente Becker. Foi realizada extinção de focos de incêndio que já haviam sido combatidos em duas oportunidades. Em função da baixa umidade, as condições climáticas estão propícias para reativação dos focos de incêndio. Ás 17h20min, foi extinto incêndio em vegetação rasteira em Linha Maria Goretti, interior de Itapiranga. Foram eliminados focos em diferentes locais na propriedade afetada por fogo que se propagou de uma queimada ao lado. Outro combate a incêndio ocorreu em Sede Capela. Foram eliminadas chamas em lixo eletrônico e vegetação rasteira ao redor.
O Corpo de Bombeiros alerta para risco de incêndios. Região tem registrado um aumento significativo de ocorrências de queimadas que fogem do controle. Alguns produtores rurais insistem em limpas lavouras com uso do fogo e muitas vezes perdem o controle da situação e necessitam recorrer aos bombeiros. O quartel de Itapiranga alerta que está em vigor o decreto que proíbe o emprego do fogo no território nacional pelo prazo de cento e vinte dias. O risco de queimadas fora do controle exige a colaboração de todos.
A Polícia Militar de SMO prendeu por volta das 22h30 de ontem um homem por adulterar a placa da moto. O flagrante ocorreu durante barreira de trânsito realizada na Operação Hórus. O piloto da motocicleta Honda CG 125 foi abordado e ao consultar a placa no sistema, constatou-se que a placa era de outra motocicleta. O condutor relatou à guarnição que comprou a moto há poucos dias, mas acabou perdendo a placa original. Como a transferência levaria certo tempo e dependia do antigo proprietário, decidiu pegar uma placa aleatória em uma oficina mecânica e acoplar na moto, afim de que pudesse utilizá-la até a regularização. Os Policiais Militares prenderam o homem pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor e apreenderam a motocicleta.
PRF inicia operação independência 2021. A Polícia Rodoviária Federal iniciou nesta sexta-feira, em todo o Brasil, a Operação Independência 2021. A mobilização termina na terça, dia sete de setembro. Apesar das autoridades da saúde ainda recomendarem o distanciamento social, o nível de isolamento caiu consideravelmente, retornando a patamares próximos ao período pré Covid-19. Por isso, a tendência é que haja grande aumento da circulação de veículos nas rodovias devido ao feriado cívico. O objetivo principal da PRF é prevenir condutas que aumentam o risco de ocorrências graves ou que agravem as lesões das vítimas, como ultrapassagens indevidas, consumo de álcool e falta de equipamentos de segurança.
Polícia flagra onze caminhoneiros transitando na contramão próximo à curva da morte em Romelândia. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste realizou nesta quinta-feira, uma operação na Rodovia SC 161 em Romelândia no local onde ocorreram dois acidentes envolvendo caminhões carregados com milho. A ação busca o incremento da fiscalização de trânsito principalmente em ultrapassagens irregulares e descumprimento de normas de circulação e conduta. De acordo com os agentes da PMRv do Posto 12, foram flagrados 11 condutores de veículos carretas transitando na contramão de direção em declive para desviar de redutor de velocidade física, a lombada.
Operação da Polícia Militar Rodoviária também flagrou 12 condutores por descumprirem normas gerais de circulação e conduta. Foram autuados 23 condutores de veículos. Nos últimos 20 dias, foram realizadas cinco operações nas proximidades com o mesmo objetivo. A PMRv Destaca ainda que no local existem lombadas físicas, porém os condutores de veículos em algumas situações acabam desviando e para agravar a situação, quando se trata de caminhões e carretas, chegando em curva fechada em velocidade incompatível, acabam perdendo o controle, saindo de pista, causando acidentes.