ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 03/09/21

O primeiro-ministro do Japão, YOSHIHIDE SUGA, anunciou nesta sexta-feira que não buscará a reeleição e deixará o cargo após um ano de mandato. SUGA anunciou sua decisão durante reunião de emergência de líderes do Partido Liberal Democrático. O primeiro-ministro, de 72 anos, que sucedeu a SHINZO ABE que renunciou em setembro por motivos de saúde - deveria buscar a reeleição como líder do PLD, em votação marcada para 29 de setembro. As eleições gerais devem ser convocadas até o final de outubro e a projeção é que o PLD permaneça no poder.

Dezenas de pessoas morreram nos estados de Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia devido à tempestade tropical Ida no nordeste dos Estados Unidos, que já deixou outras seis mortes e causou um rastro de destruição no sul do país. Não há um consenso sobre o número de mortes. A agência France Presse diz que foram 41 na região de Nova York até o final da tarde desta quinta-feira. O governador de Nova Jersey, PHIL MURHPY, disse que 23 pessoas morreram no estado, a maioria motoristas que não conseguiram escapar de seus carros.

Os desastres climáticos quintuplicaram nos últimos 50 anos e provocaram danos importantes, mas os avanços nos sistemas de alerta permitiram reduzir o número de mortes. A informação foi divulgada pela ONU em um relatório publicado na quarta-feira. A Organização Meteorológica Mundial da ONU estudou a frequência, mortalidade e as perdas econômicas provocadas por desastres vinculados a fenômenos meteorológicos extremos entre 1970 e 2019. Mais de 11 mil desastres atribuídos aos fenômenos extremos foram registrados no mundo desde 1970. Os cálculos apontam que provocaram mais de dois milhões de mortes e danos materiais que superam três trilhões 640 milhões de dólares.

Associações e sindicatos de produtores rurais afirmaram nesta quinta-feira no Supremo Tribunal Federal que o chamado “marco temporal” deve ser mantido para garantir a segurança jurídica sobre propriedades. O STF retomou nesta semana o julgamento que discute se a demarcação de terras indígenas deve seguir o critério chamado de "marco temporal". Por essa regra, os índios só podem reivindicar terras que já eram ocupadas por eles antes da data de promulgação da Constituição de 1988. Na quarta, representantes de organizações e comunidades indígenas afirmaram que o chamado "marco temporal" é inconstitucional e, por isso, não pode ser usado como critério para a demarcação de terras. Mais de 30 entidades se manifestaram sobre o tema no STF.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou o projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional, criada em 1983, na ditadura militar. O presidente sancionou a lei com cinco vetos em relação ao projeto aprovado pelo Congresso. O presidente vetou integralmente o capítulo relativo aos crimes contra a cidadania e dois artigos do capítulo relativo a crimes contra o funcionamento das instituições democráticas no processo eleitoral. Um dos trechos vetados pelo presidente prevê punição a atos de "comunicação enganosa em massa", as chamadas fake News. Com isso, foram vetados os dispositivos que criminalizam a comunicação enganosa em massa e o atentado ao direito de manifestação.

A Câmara dos Deputados concluiu na tarde desta quinta-feira a votação da proposta de reforma do Imposto de Renda de pessoas físicas, empresas e investimentos. O texto segue, agora, para o Senado. A única mudança aprovada pelos parlamentares durante a votação dos destaques foi a redução da tributação de lucros e dividendos para 15 por cento. Foram 319 votos a 140. O texto-base da proposta, aprovado nesta quarta-feira, previa a tributação de 20 por cento. Autor do destaque, o deputado HUGO MOTTA do Republicanos da Paraíba, disse que a redução trará "avanços significativos" para a proposta e que a mudança é um "gesto em reconhecimento à importância do setor produtivo".

A retomada dos eventos em Santa Catarina terá um cronograma definido. O primeiro passo ocorre nesta sexta-feira com a reunião do grupo de trabalho que foi montado no governo do Estado para discutir a volta do setor diante da pandemia do coronavírus. O objetivo é montar uma programação até o final da temporada de verão. Fazem parte dos debates órgãos públicos e representantes dos eventos. A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina é quem preside os trabalhos. Depois que o cronograma for definido nesta sexta-feira, o grupo vai enviar a programação para a secretaria de Estado da Saúde, que dará o aval final para os eventos. A tendência é que haja a publicação de uma portaria para a oficialização do calendário.

Apesar da demora para a chegada de novas doses da Pfizer, a Secretaria de Estado da Saúde mantém a ideia de vacinar aproximadamente 550 mil crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, no mês de setembro. O secretário André Motta disse que todo calendário de vacinação para adolescentes e o reforço em idosos com 85 anos ou mais deve ser cumprido este mês. Até o fim da tarde desta quinta, quase 90 cidades de Santa Catarina haviam começado a vacinação em adolescentes com comorbidades porque ainda tinham doses armazenadas. Até o fim da tarde desta quinta, quase 90 cidades de Santa Catarina haviam começado a vacinação em adolescentes com comorbidades porque ainda tinham doses armazenadas. Sobre a aplicação do reforço, o Estado vai seguir a orientação do Ministério da Saúde para iniciar a partir do dia 15.

Santa Catarina registrou menos de mil mortes por Covid-19 em um mês pela primeira vez em 2021. Em agosto foram 670 óbitos, o menor número desde outubro do ano passado. Em relação a julho, que teve mil e 64 mortes, houve uma queda de 37 por cento. Já se comparar com março, quando o Estado registrou o maior número de vítimas da Covid, a redução foi de 81 por cento. Ao todo, 143 municípios não registraram nenhuma morte no último mês, 45 a mais que em julho, quando 98 cidades não tiveram vítimas da Covid. Das 670 mortes de agosto, 426 foram de idosos com 60 anos ou mais. Joinville é a cidade que mais registrou mortes por Covid em agosto. Ao todo foram 113 vítimas, o que representa 16 por cento do total do mês no estado.

Professoras dos sétimos anos trabalham o gênero notícia com seus alunos. A professora STEFANI PERISSON, da escola estadual Emílio Médici, trouxe seus alunos para a Rádio Atalaia para receber as informações e aliar o conteúdo da escola com a prática. A ideia é sair um pouco das provas. Com os dados da emissora os estudantes vão produzir notícias para poder entender melhor o assunto. Conforme ela, um desafio da disciplina de português é fazer com que as aulas sejam, atrativas. É que geralmente os alunos tem receio da disciplina e da gramática. A professora salienta que vários alunos leem bastante, enquanto outros tem preconceito ao assunto.

A pandemia se transformou num grande desafio para a educação. Conforme a professora STEFANI PERISSON, a partir de agora se trabalha firme na tentativa de recuperar os prejuízos de aprendizado. A Escola Médici faz preparativos para saber o que os alunos aprenderam e os conhecimentos que não conseguiram absorver. Os professores dão preferência aos conteúdos mais importantes. No final de cada semestre o conselho escolar se reúne, com todos os professores, para discutir a situação de cada aluno.

Duas escolas encerram Momento Cívico em Campo Erê. Hoje foi a vez da Escola Nossa Senhora de Fátima da Linha Doze de Novembro junto com o CEI Balão Mágico também da comunidade e do CEI Nilci Sander. O Colégio Nossa Senhora é a única escola rural em funcionamento do município de Campo Erê. Diferente de toda a semana, por conta das pancadas de chuva dessa manhã, o ato foi realizado no Centro de Eventos e não em frente a prefeitura. O cronograma seguiu o mesmo, só mudou o local. Após o canto dos hinos, cada a diretora de cada escola leu o histórico de sua instituição.

Dia sete de setembro haverá mais um Momento Cívico, destinado a população em geral. Como não pode ser realizado o tradicional desfile, o governo municipal junto com a educação e cultura, decidiram por realizar esse momento para a comunidade poder exercer seu amor a Pátria. A programação começa cedo com o desfile da Fanfarra Municipal, pelo centro da cidade até o pátio da prefeitura. Lá será cantado os hinos, nacional, estadual e municipal. Em caso de chuva o evento acontece igual, mas no Centro de Evento.

Prefeita fala sobre o “Dia do Fico”. Desde segunda-feira até hoje, no Momento Cívico a prefeita ROZANE MOREIRA, em breves palavras destacou algum ponto da Independência do Brasil. Hoje foi o sobre o “Dia do Fico”. Em 9 de janeiro de 1822 foi levado a DOM PEDRO, um abaixo-assinado com oito mil assinaturas de aristocratas e representantes do comércio. O documento pedia sua permanência no Brasil e lhe oferecia a possibilidade de reinar sobre um império na América. A prefeita propôs uma reflexão sobre isso: “tudo na vida é feito de escolhas” DOM PEDRO escolheu o Brasil, lutou e amou seu país.

Assim é na nossa vida, disse a chefe do executivo -Feita de escolhas. Devemos amar, lutar e escolher o nosso Brasil, fazer boas escolhas no decorrer de nossa vida e fazer com que essas escolhas façam a diferença na nossa vida e na vida das pessoas. Agradeceu a presença das escolas durante toda essa semana e convidou a população em geral para acompanhar o ato dia sete de setembro.

A prefeitura de Palma Sola está incentivando os trabalhadores rurais a terem o Serviço de Inspeção Municipal, o SIM. Este projeto está envolvendo os setores como Epagri, secretaria de Agricultura e o comércio local. A informação é da agente de Desenvolvimento, ALINE BELLÉ. Segundo ela, um dos objetivos deste projeto é incentivar os empresários rurais a terem o selo de SIM para comercializar os produtos de origem animal nos supermercados da cidade. A agente disse ainda que com este selo o agricultor poderá vender os produtos nos 19 municípios da Ameosc

Antes de colocar a disposição o selo, a prefeitura realizou uma consulta ao comércio local para saber sobre esta ideia. Ela disse ainda que o objetivo foi ver se há produtos dos agricultores à venda nos mercados da cidade. Foi então constatados a comercialização de ovos e aipim no comércio local. A gente destacou que a proposta do selo foi bem recebida pelos fornecedores de hortifrutigranjeiros .

O próximo passo a ser dado pelo município é mostrar a importância do selo aos agricultores em Palma Sola. A agente de Desenvolvimento, ALINE BELLÉ comentou que estão sendo avaliados alguns incentivos para o produtor que aceitar a implantação do SIM. Conforme ela, serão necessárias algumas reuniões com as pessoas interessadas para detalhar a forma que deverá funcionar este selo. Atualmente apenas uma indústria de ovos possui o Serviço de Inspeção Municipal em Palma Sola. Porém, mais quatro empresários rurais que produzem mel, queijo, frango e embutidos de carne já estão avaliando a adesão. Além destes, há mais oito produtores interessados em participar desta iniciativa.

Atualmente em Palma Sola apenas uma indústria de ovos possui o Selo SIM. A estimativa, segundo o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente JULIANO ZANDONÁ, é de que com esse trabalho em conjunto até o fim deste ano tenham o Selo mais quatro empresários rurais que produzem mel, queijo, frango e embutidos de carne. Além desses, o município tem mais oito produtores interessados em participar desta iniciativa e com isso ampliar as possibilidades de vendas de seus produtos. ZANDONÁ ressalta que outra ação da Prefeitura é a reformulaçãoatualização da legislação municipal, que é do ano de 2000, e observa as determinações da Inspeção Federal.

Município vai trabalhar para a flexibilização para implementação e criação de pequenas indústrias. O secretária de agricultura e meio ambiente JULIANO ZANDONÁ, comenta que além disso, para auxiliar essas agroindústrias a realizarem as adequações necessárias, a intenção do governo municipal é contratar o serviço de técnico terceirizado.

O fomento dos pequenos negócios rurais remete a atuação da Sala do Empreendedor de Palma Sola. O comentário é da assessora de Gestão em Administração e Planejamento, IZABEL VISSOTTO. Ela disse que é importante destacar que essa prestação de serviço gratuita aos empresários é realizada por meio da parceria com o SebraeSC na execução do Programa Cidade Empreendedora. Com isso, reforça que os empresários rurais terão à disposição consultorias gratuitas para aprimorar seus negócios.

Polícia Militar Rodoviária flagra onze caminhoneiros transitando na contramão próximo à curva da morte em Romelândia. A guarnição de Iporã do Oeste realizou ontem, uma operação na SC-161, local onde ocorreram dois acidentes envolvendo caminhões. A ação busca aumentar a segurança no trânsito, principalmente em ultrapassagens irregulares e descumprimento de normas de circulação e conduta. De acordo com os agentes do Posto 12, foram flagrados 11 motoristas de carretas dirigindo na contramão para desviar da lombada.

Outros 12 condutores foram flagrados por descumprirem normas gerais de circulação e conduta. Nos últimos 20 dias, foram realizadas cinco operações nas proximidades com o mesmo objetivo. A Polícia destaca que existem lombadas no local, mas os motoristas acabam desviando, o que se torna mais perigoso quando se trata de veículos pesados, que após desviarem chegam na curva em alta velocidade e acabam saindo da pista.

Bombeiros de São Lourenço do Oeste auxiliam em combate de incêndio em Xaxim. As chamas numa empresa de embalagens de ráfia começaram na tarde de ontem, e envolveram as guarnições da região. A empresa emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido: "Comunicamos que os maiores danos foram materiais e todas as medidas foram tomadas priorizando a integridade física dos colaboradores.

Em nota a empresa disse ainda: “Tivemos alguns feridos, que estão recebendo todo o acompanhamento e o atendimento médico necessário". Ainda no comunicado, a empresa garante que "todas as medidas de segurança envolvendo bombeiros, policiais e órgãos auxiliares já foram tomadas visando conter o fogo e preservar as vidas". A empresa não deu detalhes sobre o que causou o fogo, e agradeceu a todos que auxiliaram na ocorrência.

Polícia Militar realiza Operação Presença, na praça da Liberdade. O objetivo da ação é garantir a segurança dos frequentadores do espaço, que é público. De acordo com a Polícia Militar, foram feitas vistorias e abordagens de pessoas suspeitas, com consulta criminal. Nas revistas pessoais, foi localizada certa quantia de maconha com um jovem de 19 anos. A PM ressalta que está agindo de forma constante na praça, para proporcionar segurança à população e diminuir a criminalidade.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.