-GOVERNO BOLSONARO ENVIA REFORMA ADMINISTRATIVA AO CONGRESSO
-MOISÉS E DANIELA ENTREGAM DEFESA À COMISSÃO QUE ANALISA IMPECHMENT
-ESCOLA BALDUÍNO RAMBO ADIA SEGUNDA ETAPA DE INTERCÂMBIO COM A ALEMANHA
-ESTADO REDUZ VERBA PARA ESCOLAS DA REGIÃO
-SAFRA DE GRÃOS INICIA COM PROJEÇÃO DE BONS PREÇOS, MAS PREOCUPAÇÃO COM CUSTO DE PRODUÇÃO
-CIDASC OFERECE CURSOS ONLINE NA ÁREA DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
-AFUBRA ORIENTA PRODUTORES A LIMITAR PLANTIO DO FUMO BURLEY
-OPERAÇÃO INTEGRADA VISTORIA MAIS DE 300 VEÍCULOS NO EXTREMO OESTE
-DOIS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS EM INTERVALO DE MEIA HORA COM TRÊS MOTOCICLISTAS FERIDOS
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O Uzbequistão, país da Ásia Central, optou por fazer o vestibular ao ar livre para um milhão e 400 mil estudantes, para evitar a propagação do coronavírus. Ao todo, o processo levará duas semanas. Nesta quarta-feira, os estudantes compareceram à primeira parte das provas em um dos estádios em Tashkent, usando máscaras. As mesas para os estudantes ficam em pistas de corrida e a prova tem duração de três horas. Eles disputam 150 mil vagas em universidades em um sistema centralizado de admissão.
A eleição interna no Partido Liberal Democrata para definir o sucessor do primeiro-ministro SHINZO ABE, que anunciou a renúncia ao cargo por motivos de saúde, acontecerá em 14 de setembro. O favorito é o braço direito de ABE, YOSHIBIDE SUGA. A campanha interna começará em oito de setembro. Após a eleição no partido acontecerá uma votação no Parlamento, provavelmente em 16 de setembro que é considerada uma mera formalidade, já que o PLD controla as duas Câmaras ao lado de seu aliado, o partido Komeito.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos enviou um plano inicial de vacinação contra a Covid-19 para os 50 estados americanos, cinco grandes cidades e autoridades de saúde. Os documentos, publicados pelo jornal "The New York Times" nesta quarta-feira, preveem o início da campanha de imunização em novembro, com uma aplicação mais massiva em 2021. O CDC não detalhou qual deve ser o fornecedor das primeiras doses. Segundo o mais recente balanço da OMS, cerca de 176 pesquisas estão em desenvolvimento e ao menos 33 delas já foram registradas em fase clínica, que é a etapa de teste em humanos.
O presidente JAIR BOLSONARO encaminhou ao Congresso Nacional a proposta do governo para a reforma administrativa. A mensagem foi publicada na edição da madrugada desta quinta-feira do "Diário Oficial da União". Segundo a secretaria-geral da Presidência da República, a proposta sugere, entre outros pontos, a vedação de mais de trinta dias de férias por ano, a proibição de promoções ou progressões exclusivamente por tempo de serviço e vedação da incorporação de cargos em comissão ou funções de confiança à remuneração permanente. A medida só afeta a carreira dos futuros servidores, ou seja, não alteram o regime dos atuais servidores.
O Tribunal de Contas da União determinou nesta quarta-feira que a Receita Federal indique providências ou métodos de controle para reduzir o número de CPF irregulares que continuam ativos. Dados da Receita Federal apontam que o Brasil tem, hoje, cerca de 12 milhões e 500 mil CPFs ativos a mais que a soma da população brasileira viva. Em pelo menos três milhões e 300 mil casos há indícios de que o titular do cadastro já tenha morrido. O tribunal deu prazo de 120 dias para que a Receita Federal aponte as medidas que serão tomadas para resolver o problema. O órgão não quis comentar a decisão.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta quarta-feira manter WILSON WITZEL afastado do cargo de governador do Rio de Janeiro por suspeitas de corrupção. Por 14 votos a um, os ministros decidiram manter decisão do relator, ministro BENEDITO GONÇALVES, que afastou WITZEL do cargo na Operação que investiga irregularidades e desvios em recursos da saúde do Rio de Janeiro. A Corte Especial do STJ é formada pelos 15 ministros mais antigos do STJ. WITZEL disse que respeita a decisão do Tribunal, mas voltou a negar as acusação e reafirmou que jamais cometeu os atos ilícitos apontados na operação.
Cinco regiões de Santa Catarina permanecem em risco gravíssimo para a Covid-19, de acordo com o mapa de monitoramento do Centro de Operações de Emergência em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde. As outras 11 regiões continuam em nível grave. O levantamento é realizado semanalmente pelo governo estadual. Das cinco regiões em risco gravíssimo, quatro já estavam na situação mais crítica da doença no boletim da semana anterior: Alto Vale do Rio Itajaí, Carbonífera, Meio-Oeste e Nordeste. A região Oeste, que estava em nível grave, voltou à classificação gravíssima. Em relação ao levantamento anterior, o Extremo Sul Catarinense passou do risco gravíssimo para grave.
O Superior Tribunal de Justiça determinou que a Polícia Federal investigue o caso da compra de 200 respiradores feita pelo Governo de Santa Catarina em março deste ano. Na decisão do dia 10 de agosto, o ministro BENEDITO GONÇALVES, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal, determinou a instauração de inquérito "em face do governador CARLOS MOISÉS e demais agentes públicos" e delegou a investigação à PF.O ministro ainda determinou que seis dos investigados, incluindo o ex-secretário DOUGLAS BORBA, não saiam do país e entreguem seus passaportes. O caso tramita em sigilo. Questionada se já há um inquérito em andamento, a Polícia Federal disse que a instituição não confirma a existência de possíveis investigações.
A Comissão Especial do Impeachment na Alesc recebeu na tarde desta quarta-feira as defesas do governador CARLOS MOISÉS, da vice-governadora DANIELA REINEHR e do secretário de Estado da Administração, JORGE TASCA. Eles foram denunciados por crime de responsabilidade ao conceder reajuste salarial aos procuradores do estado em 2019 visando à equiparação com os procuradores jurídicos da assembleia. Os nove integrantes da comissão receberam as cópias das defesas já na reunião da manhã desta quinta. A defesa do governador afirmou que não houve crime por parte de MOISÉS e que a autorização de equiparação salarial ocorreu em cumprimento de uma determinação judicial orientada pela própria Procuradoria-Geral do Estado.A defesa de DANIELA REINEHR disse que "a vice-governadora não praticou ato algum que justifique esse impeachment.
-ESCOLA BALDUÍNO RAMBO ADIA SEGUNDA ETAPA DE INTERCÂMBIO COM A ALEMANHA
-ESTADO REDUZ VERBA PARA ESCOLAS DA REGIÃO
-SAFRA DE GRÃOS INICIA COM PROJEÇÃO DE BONS PREÇOS, MAS PREOCUPAÇÃO COM CUSTO DE PRODUÇÃO
-CIDASC OFERECE CURSOS ONLINE NA ÁREA DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
-AFUBRA ORIENTA PRODUTORES A LIMITAR PLANTIO DO FUMO BURLEY
Mês da bíblia chama atenção para a solidariedade com o próximo. Segundo o padre da paróquia Santo Estanislau Kostka de Descanso, NELSO LIBANO, a proposta da Confederação Nacional dos Bispos para este mês dedicado a palavra de Deus é estudar a bíblia com o lema “abre tua mão para o teu irmão”. O padre considera que o lema é propício devido ao momento que vivemos, de pensar mais no outro e ser mais solidário. Ele lembra que a própria Campanha da Fraternidade também tratava deste assunto, com o lema “viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Padre NELSO enfatiza que setembro também é o mês para reforçar a leitura e a reflexão da bíblia em família, pois a palavra de Deus dá mais sentido e amor à vida. Ele lembra que esta palavra deve ser interpretada para que seja devidamente entendida. Na próxima semana a paróquia de Descanso fará reunião para decidir sobre a retomada ou não das celebrações com presença de público.
Alesc debate possível reabertura das quadras esportivas privadas. Os empresários do setor estão preocupados com a falta de um encaminhamento para a reabertura desses espaços. A prática de esportes coletivos amadores, como o futebol entre amigos, está proibida desde março em Santa Catarina. O deputado ONIR MOCELIN explicou que as quadras estão fechadas e isso representa um prejuízo muito grande. Ele está levando a demanda dos empresários para a secretaria de saúde e para o grupo que está discutindo a reabertura dos setores. A proposta deve ser analisada pelo grupo de ações coordenadas do governo. O deputado comentou que muitos negócios fecharam e outros estão trabalhando na clandestinidade, o que é perigoso do ponto de vista da saúde.
O governo de Santa Catarina fez um trabalho muito bem feito no enfrentamento da pandemia do coronavírus. A análise é do deputado do PSL, ONIR MOCELIN. Ele citou que as medidas adotadas pelo governo desde o mês de março foram adequadas para proteger a população. Ao mesmo tempo, a liberação das atividades ocorreu de forma gradual para permitir que a economia tivesse um impacto menor. MOCELIN disse que esse equilíbrio se reflete nos número da saúde e da economia. Ele comentou que o governo trabalha com foco no equilíbrio entre a economia e a saúde das pessoas e isso também deve ocorrer no setor das quadras esportivas e atividades coletivas amadoras. Ele vê a questão com bastante otimismo e crê na retomada do segmento.
Bancada do Oeste vai debater impasse sobre importações via Dionísio Cerqueira. Os deputados querem definir quais estratégias serão adotadas no enfrentamento do impasse gerado pela prorrogação por parte do governo do Estado da vigência de uma Lei. A legislação previa o dia oito de agosto como data de início da obrigatoriedade para empresas importadoras que têm benefícios fiscais em Santa Catarina trazerem importações pelo porto seco. Mas, houve prorrogação para agosto do ano que vem. Diante da afirmação que parte das empresas não teria sido consultada durante a elaboração e votação da lei a deputada LUCIANE CARMINATTI propôs que o assunto seja debatido com todos os setores envolvidos, incluindo a Alesc, o governo e entidades como Fiesc e Facisc. Já o deputado MAURÍCIO ESKUDLARK acredita que é preciso criar um projeto para suspender essa prorrogação e que a Lei comece a valer imediatamente.
Lei que condiciona passagem de cargas importadas através do Extremo Oeste é fruto da luta de mais de 30 anos da população. A afirmação é do coordenador da bancada do Oeste, MAURÍCIO ESKUDLARK. Ele lembra que a legislação ganhou um diferencial altamente positivo para a região com a emenda apresentada pelo deputado MAURO DE NADAL e que facilitou a aprovação por unanimidade na Alesc, antes de ter sido sancionada. O ato garantiria à aduana de Dionísio Cerqueira uma possível movimentação de até cinco bilhões de reais em produtos, já que as empresas que têm 1,5 por cento de benefício no ICMS dariam como contrapartida a importação pelos portos secos catarinenses. Uma representante das importadoras KELLY MARTARELLO justificou que o pedido da prorrogação ao governador é pela falta de estrutura do Ministério da Agricultura e da Anvisa em Dionísio Cerqueira. Ela citou ainda as péssimas rodovias da região.
Senar promove treinamentos na região. Capacitações atendem medidas preventivas e beneficiam produtores rurais em 10 municípios na região. Trabalho é realizado em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais. Conforme a supervisora regional do Senar, GRASIANE BITTENCOURT VIÊRA, são qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda. Destaca opções em artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. GRASIANE diz que a formação também engloba inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas, turismo rural e organização dos estabelecimentos.
Serão 24 treinamentos em 10 municípios no Extremo Oeste de Santa Catarina. Novas demandas podem ser atendidas conforme solicitações que devem ser feitas nos Sindicatos dos Produtores Rurais. A supervisora regional do Senar, GRASIANE VIÊRA, diz que o objetivo é capacitar o trabalhador rural para maior produtividade e melhor qualidade de vida. Ela também chama atenção para a assistência técnica e gerencial em bovinocultura de leite e de corte. Para GRASIANE, a formação profissional rural é fundamental para o produtor ter maior renda. Cita que as capacitações também ocorrem em pequenas agroindústrias, de derivados de leite e processamento de carne de frango visando agregar valor na comercialização de produtos.
Senar registra queda acentuada no número de treinamentos devido às restrições da pandemia. Trabalho que ocorria com grupos de 15 pessoas, atualmente tem no máximo 10 participantes. A supervisora regional do Senar salienta que qualquer trabalhador rural possui direito de participar das capacitações sem qualquer custo, com base nos impostos pagos como o Funrural. GRASIANE VIÊRA reforça que surgindo a demanda o Senar tem condições de atender as solicitações. Ela chama atenção que o Senar oferece capacitação na própria comunidade ou nos salões comunitários sendo a maior escola ao ar livre. As inscrições devem ser feitas nos Sindicato dos Produtores Rurais. GRASIANE cita que na região terá doma racional de equídeos, em Tunápolis, no período de 14 a 18, organização da propriedade rural - Programa 5S em Itapiranga, dias 23 e 24. Descanso encerrou ontem o curso sobre derivados de leite.
Rede Peperi lança nesta quinta-feira uma campanha institucional para reforçar o compromisso que tem com um jornalismo sério e responsável. A campanha que está no ar a partir de hoje explica que as notícias divulgadas pelas emissoras da Rede Peperi são produzidas a partir de pesquisas, entrevistas e contatos com fontes diretamente relacionadas aos fatos. A Peperi não divulga nada no “achismo” e as fontes usadas pelas rádios e pelo portal na internet são juízes, promotores, advogados, empresários, professores, mestres, doutores, sindicalistas, representantes de classes ou categoria, autoridades, políticos e pessoas da comunidade. A Peperi trabalha com fatos concretos e só publica informações com fontes de credibilidade.
A Peperi não divulga informações sem uma fonte. A declaração é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. Ele ressaltou que as fontes usadas pela Peperi têm nome, sobrenome e endereço. O diretor destacou que a Peperi é apenas o meio tecnológico de transmitir a notícia e deixar a população informada dos acontecimentos que são relevantes para o seu dia-a-dia. Ele reforçou que o rádio ainda é o meio mais popular e confiável de obter informações sérias sobre os mais variados assuntos.
Escola Balduíno Rambo de Tunápolis adia segunda etapa de intercâmbio com estudantes da Alemanha. O assessor de direção e coordenador do ensino médio inovador, VIANEI HAMMERSCHMITT, destaca que o intercâmbio com os estudantes de Ahaus, na Alemanha, ocorreu há dois anos entre os meses de setembro e outubro. Já os estudantes de Tunápolis estiveram no país alemão retribuindo a visita em janeiro de 2019. HAMMERSCHMITT cita que os aprendizados com o intercâmbio foram principalmente sobre rotinas familiares, organização social, situação econômica, a manifestação das tradições culturais e os hábitos escolares. O assessor comenta que para este ano já havia sido agendado um novo intercâmbio, entre outubro e novembro, em que novamente seriam recebidos os alunos alemães. Devido à pandemia a programação foi adiada ainda no mês de maio.
A projeção é que o intercâmbio com os estudantes da Alemanha e os estudantes da escola Balduíno Rambo de Tunápolis seja mantido nos mesmos moldes para o próximo ano. Conforme o assessor de direção, havendo a necessidade e o interesse essa troca de experiências entre estudantes e profissionais, e que acabam envolvendo também toda a comunidade escolar, podem ser organizadas também com outros países além da Alemanha. VIANEI HAMMERSCHMITT comenta que o primeiro intercâmbio serviu para convivência, imersão, acompanhamento e estudos para obter experiência e melhorar a aprendizagem nos próximos eventos que forem organizados. O assessor lembra que com relação à Semana da Pátria foram organizadas atividades cívicas às oito e às 13 horas e 15 minutos, em que mais de 70% dos alunos estão participando. Na segunda-feira, sete de setembro, a hora cívica será as oito e 30 com pronunciamento de autoridades.
Estado reduz verba para escolas da região. O orçamento para 2020 era superior a 400 mil reais. Recurso estava empenhado para reformas de escolas nos cinco municípios da Regional da Educação. Atualmente a ordem de serviço disponível é de 230 mil reais para pequenas melhorias. Segundo o coordenador regional, VILSON VON BORSTEL, a queda no orçamento ocorreu em virtude dos problemas causados pela pandemia, além de 420 escolas terem sido danificadas por temporais em Santa Catarina. Segundo VON BORSTEL, na regional apenas os educandários de Santo Antônio e Cristo Rei tiveram pequenos danos com vento e granizo. O coordenador destaca que, mesmo na ausência dos alunos, as manutenções são necessárias. Ele destaca inclusive pedidos de diretores solicitando investimentos para deixar os prédios em perfeitas condições em uma eventual volta às aulas.
Empresa vencedora de licitação está com obras em atraso. O coordenador regional de educação diz que foi infelicidade uma empresa de Minas Gerais ganhar a licitação para obras em Santa Catarina. De acordo com VILSON VON BORSTEL, a empreiteira não consegue atender a demanda de serviço e inclusive já responde judicialmente pelos atrasos. Conforme VON BORSTEL, cobranças são feitas com frequência, porém os projetos de engenharia encaminhados não possuem resultado prático nas obras. Atualmente a empresa trabalha na escola de Santa Helena e na sequência vai para escola Madre Benvenuta de São João do Oeste. O planejamento estabelece prioridade para situações de extrema urgência para reforma de telhado, troca de portas e janelas que apresentam problemas. VON BORSTEL reconhece necessidade de maior investimentos na infraestrutura, mas entende que existem outras prioridades em período de pandemia.
Coordenador regional de educação não faz projeção para volta as aulas presenciais. VILSON VON BORSTEL diz que são circunstâncias difíceis na educação que exigem muita cautela nas decisões. Ele elogia as medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Educação que foi pioneira na implantação de plataforma para aulas não presenciais. Afirma que isso proporcionou maior agilidade no sistema remoto e possibilitou a manutenção do calendário escolar. VON BORSTEL lembra que a previsão é de retorno em 12 de outubro, mas ressalta que a definição será da Secretaria de Estado da Saúde que possui o monitoramento completo da pandemia. Particularmente, VON BORSTEL projeta a conclusão do ano letivo sem aulas presenciais.
Safra de grãos inicia com projeção de alta nos preços, mas preocupação com custo de produção. Conforme o gerente de cereais da Cooper A1, SANTO TUMELERO, a safra 2020/2021 está iniciando com otimismo por parte dos produtores com base na projeção dos bons preços da safra que passou e desta que já iniciou. O problema na alta destes preços, conforme o gerente, foi também o aumento nos custos de produção. Ele afirma que o último plantio foi um dos mais caros em custo de produção. TUMELERO diz que com base nas últimas safras, a área de milho destinada para silagem tem aumentado bastante, e já ocupa mais da metade do total da produção de grãos. O gerente de cereais lembra que nos últimos anos os produtores não tem conseguido produzir milho suficiente para atender a demanda, principalmente nas atividades leiteira e suinocultura. Com isso, há necessidade da compra de milho de outros estados, a exemplo do Mato Grosso do Sul.
Cidasc oferece cursos online na área de inspeção de produtos de origem animal. O coordenador do serviço de inspeção estadual na Cidasc regional de SMOeste, veterinário ALEXANDRE SCHWENGBER, destaca que o público alvo das capacitações são principalmente os proprietários e colaboradores das agroindústrias, os veterinários responsáveis pela inspeção destes estabelecimentos e os responsáveis técnicos. Ele explica que os cursos são elaborados pelos veterinários da Cidasc que trabalham a campo, na fiscalização das agroindústrias, e são disponibilizados em plataforma digital do governo estadual. O veterinário lembra que são 500 vagas por turma em cada curso, com inscrições abertas no site da Cidasc pelo período de 15 diase válidas para o aluno fazer o curso no período de 30 dias.
O mesmo curso disponibilizado pela Cidasc é repetido no período de três meses para atender outros alunos. ALEXANDRE SCHWENGBER cita que no momento estão disponíveis cursos de inspeção sanitária de suínos, inspeção sanitária de leite e derivados e introdução as praticas de inspeção de produtos de origem animal. Estes cursos estão com as inscrições abertas até dia 15 de setembro. Até final de ano, em outubro e novembro, o coordenador do serviço de inspeção estadual na Cidasc regional de SMOeste lembra que também será liberado o curso de inspeção sanitária de ovos, pescados e mel e derivados e o curso de inspeção sanitária de carne e derivados.
Órgãos da saúde questionam reposição de aditivos no fumo burley e produtores devem limitar plantio da variedade. Conforme o presidente da Afubra com sede em Santa Cruz do Sul, BENÍCIO WERNER, os questionamentos da Anvisa e da Organização Mundial da Saúde em relação ao fumo Burley ocorrem porque durante a secagem a tendência é a perda de açúcar, e com isso, precisa haver a reposição de aditivos para que o tabaco desta espécie seja palatável. Os órgãos que lutam pelo combate ao tabagismo defendem que esta reposição de aditivos não seja feita para não melhorar o gosto do cigarro e incentivar o consumo. O presidente da Afubra ressalta que a indústria de tabaco todos os anos se depara com este questionamento dos órgãos da saúde, e por isso, os produtores devem seguir a orientação de apenas cultivar a quantidade de mudas na variedade Burley que for a recomendada e registrada com a empresa.
O presidente da Afubra cita que a Bélgica é o país de entrada de praticamente toda a produção de tabaco que é destinada e redistribuída na Europa. Outros países como Alemanha, Itália e Polônia fazem a compra direta do tabaco. BENÍCIO WERNER destaca que individualmente o maior importador é a China, que até no ano passado comprava 43 mil toneladas de fumo, e este ano passará para 53 mil toneladas. O segundo maior importador, apesar de ser produtor, é os Estados Unidos. Segundo o presidente da Afubra, os produtores e entidades representativas são contra os novos produtos derivados do tabaco que surgiram no mercado, como o cigarro eletrônico, a nicotina líquida e o narguilé, pois não há informações claras sobre o quanto de nicotina é extraída do tabaco para a transformação destes derivados. WERNER cita ainda que o que tem prejudicado a produção interna é o cigarro ilegal, que representa 57% do total do consumo.
-OPERAÇÃO INTEGRADA VISTORIA MAIS DE 300 VEÍCULOS NO EXTREMO OESTE
-DOIS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS EM INTERVALO DE MEIA HORA COM TRÊS MOTOCICLISTAS FERIDOS
Polícia Federal apreende carga ilegal de feijão. Na manhã de terça-feiraa Polícia Federal apreendeu, em Barracão um caminhão carregado com aproximadamente 16 toneladas de feijão importadas ilicitamente da Argentina e efetuou a prisão em flagrante do condutor do veículo. A ação decorreu de diligências realizadas pelos policiais federais na região dos fatos, já conhecida por ser local utilizado para prática dos crimes de contrabando e descaminho. As diligências indicaram que o caminhão veio da Argentina carregado com a mercadoria, utilizando nota fiscal fria para justificar o transporte. A mercadoria foi avaliada em aproximadamente 60 mil reais. O veículo e a mercadoria foram encaminhados para a Receita Federal. O condutor do veículo foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema penitenciário. O crime de contrabando, previsto no Código Penal, tem pena de dois a cinco anos de reclusão.
Homem é preso com 50 munições no interior de veículo. A prisão ocorreu no final da noite de ontem pela Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira, com apoio do Núcleo de Operações com Cães de São Lourenço do Oeste. O fato ocorreu durante investigações eu objetivam apurar crime de roubo ocorrido no interior de São Lourenço do Oeste. No momento em que policiais realizavam a barreira móvel, um veículo foi abordado para revista porque se aproximou em alta velocidade, não reduzindo mesmo diante de diversos sinais luminosos. No interior do veículo havia dois homens. Em busca veicular foram encontradas 50 munições, calibre nove milímetros Luger, no porta-objeto da porta dianteira direita do carro. O condutor do veículo assumiu a propriedade das munições. Ele foi preso por porte ilegal de munição de uso permitido. Após o pagamento de fiança, o preso foi liberado.
Moradores de SMOeste são flagrados com mercadorias do Paraguai. Na terça-feira policiais militares de Pérola Do Oeste, PR, realizaram abordagem a um Sandero na entrada da cidade. Durante vistoria ao veículo, foram localizados em uma sacola sobre o banco traseiro cinco celulares. Em busca minuciosa no veículo, foram encontrados mais nove aparelhos camuflados nas forrações das portas traseiras. O veículo era ocupado por dois homens, sendo o condutor de 44 anos e o passageiro de 18, os dois moradores da cidade de São Miguel do Oeste. Conforme informações repassadas pelos ocupantes, eles adquiriram os produtos no Paraguai e venderiam ao valor de 21 mil reais a uma loja revendedora de aparelhos celulares. Diante dos fatos, o veículo e os produtos foram apreendidos e encaminhados para a Receita Federal de Santo Antônio do Sudoeste. O condutor e passageiro foram orientados e responderão pelo crime de descaminho.
Colisão traseira deixa um ferido na SC 163 em São Miguel do Oeste. Uma pessoa ficou ferida em um acidente de trânsito com dois veículos por volta das 10 horas e 15 minutos desta quinta-feira, na SC 163, proximidades do trevo no Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. Foi uma colisão traseira envolvendo um Celta e um Corolla. O Corpo de Bombeiros atendeu o condutor do Celta. Ele relatou dores na lombar e foi encaminhado ao Hospital Regional. O ocupante do Corolla não se feriu. A Polícia Militar também atendeu a ocorrência. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste foi chamada para registrar os fatos e realizar o levantamento técnico.
Operação integrada vistoria mais de 300 veículos no Extremo Oeste. Nesta quarta-feira a Polícia Militar, Polícia Ambiental e PMRe realizaram uma série de ações voltadas ao enfrentamento aos crimes transnacionais na área da fronteira e nas divisas com Rio Grande do Sul e do Paraná. No Extremo Oeste as equipes vistoriaram 322 veículos, dos quais 65 foram notificados por irregularidades de trânsito diversas e 13 veículos foram retidos por irregularidades de trânsito. Um motorista ainda foi autuado por se negar a realizar o teste de alcoolemia. Foram abordadas e identificadas 446 pessoas, sendo duas delas presas por possuírem mandado de prisão. Outras três pessoas irão responder a procedimento penal por terem sido flagradas por drogas, sendo apreendidas no total 104 gramas de maconha com estas pessoas. Ações como esta realizada ontem estão inseridas no contexto da Operação Hórus.
Bombeiros de Iporã do Oeste atendem dois acidentes em intervalo de meia hora. O primeiro acidente ocorreu por volta das 14h, na SC 163, linha Aparecida em Iporã do Oeste. No local ocorreu uma colisão traseira entre duas motos, uma Honda CG Titan 160, com placas de Tunápolis, pilotada por um homem de 49 anos, e uma XTZ Lander 250 de Iporã do Oeste pilotada por um homem de 29 anos. As duas motos trafegavam no sentido da comunidade de Aparecida ao trevo de Iporã do Oeste. Segundo populares, a colisão ocorreu quando a XTZ foi entrar a esquerda da rodovia, e a CG, que trafegava logo atrás, colidiu na traseira. Os bombeiros de Iporã do Oeste atenderam os motociclistas com escoriações.
O segundo acidente ocorreu logo na sequencia, cerca de meia hora depois, na avenida Gustavo Fetter, em frente a Agropecuária Oeste. Foi uma colisão entre uma moto Yamaha XTZ 150 Crosser, placa de Chapecó, conduzida por uma mulher de 30 anos, e uma Fiat Strada de Iporã do Oeste, conduzida por um homem de 63 anos. O motorista relatou a reportagem da Rádio Oeste que estava com o carro estacionado as margens da avenida, em frente a agropecuária, quando ao fazer manobra para entrar na via, cortou a frente da moto que fazia o mesmo sentido, da avenida em direção ao trevo. O motorista disse ainda que teve a visão ofuscada em função de outro veículo ter estacionado atrás da Strada, e ao entrar na avenida não viu a moto se aproximando. A motociclista foi atendida pelos bombeiros, e teve apenas escoriações. Em função do susto, o motorista da Strada também recebeu atendimento. As vítimas dos acidentes foram conduzidas ao hospital.