O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 24 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 31 centavos. O euro está valendo seis reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
O Uzbequistão, país da Ásia Central, optou por fazer o vestibular ao ar livre para um milhão e 400 mil estudantes, para evitar a propagação do coronavírus. Ao todo, o processo levará duas semanas. Nesta quarta-feira, os estudantes compareceram à primeira parte das provas em um dos estádios em Tashkent, usando máscaras. As mesas para os estudantes ficam em pistas de corrida e a prova tem duração de três horas. Eles disputam 150 mil vagas em universidades em um sistema centralizado de admissão.
A eleição interna no Partido Liberal Democrata para definir o sucessor do primeiro-ministro SHINZO ABE, que anunciou a renúncia ao cargo por motivos de saúde, acontecerá em 14 de setembro. O favorito é o braço direito de ABE, YOSHIBIDE SUGA. A campanha interna começará em oito de setembro. Após a eleição no partido acontecerá uma votação no Parlamento, provavelmente em 16 de setembro que é considerada uma mera formalidade, já que o PLD controla as duas Câmaras ao lado de seu aliado, o partido Komeito.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos enviou um plano inicial de vacinação contra a Covid-19 para os 50 estados americanos, cinco grandes cidades e autoridades de saúde. Os documentos, publicados pelo jornal "The New York Times" nesta quarta-feira, preveem o início da campanha de imunização em novembro, com uma aplicação mais massiva em 2021. O CDC não detalhou qual deve ser o fornecedor das primeiras doses. Segundo o mais recente balanço da OMS, cerca de 176 pesquisas estão em desenvolvimento e ao menos 33 delas já foram registradas em fase clínica, que é a etapa de teste em humanos.
O presidente JAIR BOLSONARO encaminhou ao Congresso Nacional a proposta do governo para a reforma administrativa. A mensagem foi publicada na edição da madrugada desta quinta-feira do "Diário Oficial da União". Segundo a secretaria-geral da Presidência da República, a proposta sugere, entre outros pontos, a vedação de mais de trinta dias de férias por ano, a proibição de promoções ou progressões exclusivamente por tempo de serviço e vedação da incorporação de cargos em comissão ou funções de confiança à remuneração permanente. A medida só afeta a carreira dos futuros servidores, ou seja, não alteram o regime dos atuais servidores.
O Tribunal de Contas da União determinou nesta quarta-feira que a Receita Federal indique providências ou métodos de controle para reduzir o número de CPF irregulares que continuam ativos. Dados da Receita Federal apontam que o Brasil tem, hoje, cerca de 12 milhões e 500 mil CPFs ativos a mais que a soma da população brasileira viva. Em pelo menos três milhões e 300 mil casos há indícios de que o titular do cadastro já tenha morrido. O tribunal deu prazo de 120 dias para que a Receita Federal aponte as medidas que serão tomadas para resolver o problema. O órgão não quis comentar a decisão.
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça decidiu nesta quarta-feira manter WILSON WITZEL afastado do cargo de governador do Rio de Janeiro por suspeitas de corrupção. Por 14 votos a um, os ministros decidiram manter decisão do relator, ministro BENEDITO GONÇALVES, que afastou WITZEL do cargo na Operação que investiga irregularidades e desvios em recursos da saúde do Rio de Janeiro. A Corte Especial do STJ é formada pelos 15 ministros mais antigos do STJ. WITZEL disse que respeita a decisão do Tribunal, mas voltou a negar as acusação e reafirmou que jamais cometeu os atos ilícitos apontados na operação.
Cinco regiões de Santa Catarina permanecem em risco gravíssimo para a Covid-19, de acordo com o mapa de monitoramento do Centro de Operações de Emergência em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde. As outras 11 regiões continuam em nível grave. O levantamento é realizado semanalmente pelo governo estadual. Das cinco regiões em risco gravíssimo, quatro já estavam na situação mais crítica da doença no boletim da semana anterior: Alto Vale do Rio Itajaí, Carbonífera, Meio-Oeste e Nordeste. A região Oeste, que estava em nível grave, voltou à classificação gravíssima. Em relação ao levantamento anterior, o Extremo Sul Catarinense passou do risco gravíssimo para grave.
O Superior Tribunal de Justiça determinou que a Polícia Federal investigue o caso da compra de 200 respiradores feita pelo Governo de Santa Catarina em março deste ano. Na decisão do dia 10 de agosto, o ministro BENEDITO GONÇALVES, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal, determinou a instauração de inquérito "em face do governador CARLOS MOISÉS e demais agentes públicos" e delegou a investigação à PF. O ministro ainda determinou que seis dos investigados, incluindo o ex-secretário DOUGLAS BORBA, não saiam do país e entreguem seus passaportes. O caso tramita em sigilo. Questionada se já há um inquérito em andamento, a Polícia Federal disse que a instituição não confirma a existência de possíveis investigações.
A Comissão Especial do Impeachment na Alesc recebeu na tarde desta quarta-feira as defesas do governador CARLOS MOISÉS, da vice-governadora DANIELA REINEHR e do secretário de Estado da Administração, JORGE TASCA. Eles foram denunciados por crime de responsabilidade ao conceder reajuste salarial aos procuradores do estado em 2019 visando à equiparação com os procuradores jurídicos da assembleia. Os nove integrantes da comissão receberam as cópias das defesas já na reunião da manhã desta quinta. A defesa do governador afirmou que não houve crime por parte de MOISÉS e que a autorização de equiparação salarial ocorreu em cumprimento de uma determinação judicial orientada pela própria Procuradoria-Geral do Estado. A defesa de DANIELA REINEHR disse que "a vice-governadora não praticou ato algum que justifique esse impeachment.
Rede Peperi lança campanha institucional para reforçar o compromisso que tem com um jornalismo sério e responsável. A campanha que está no ar a partir de hoje explica que as notícias divulgadas pelas emissoras da Rede Peperi são produzidas a partir de pesquisas, entrevistas e contatos com fontes diretamente relacionadas aos fatos. A Peperi não divulga nada no “achismo” e as fontes usadas pelas rádios e pelo portal na internet são juízes, promotores, advogados, empresários, professores, mestres, doutores, sindicalistas, representantes de classescategoria, autoridades, políticos e pessoas da comunidade. A Peperi trabalha com fatos concretos e só publica informações com fontes de credibilidade.
A Peperi não divulga informações sem uma fonte. A declaração é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. Ele ressalta que as fontes usadas pela Peperi tem nome, sobrenome e endereço. O diretor destaca que a Peperi é apenas o meio tecnológico de transmitir a notícia e deixar a população informada dos acontecimentos que são relevantes para o seu dia-a-dia. Ele reforça que o rádio ainda é o meio mais popular e confiável de obter informações sérias sobre os mais variados assuntos.
CDL São Lourenço do Oeste segue firme na Campanha de Fim de Ano. Quem comenta é o presidente SIDINEI KASBURG. Conforme ele, esse ano existe uma parceria com ACISLO. As duas entidades, juntas, fazem, já, a campanha natalina. Mais de 60 empresas da cidade participam. O dirigente diz que a pandemia serve para unir ainda mais as duas entidades, por isso estão trabalhando juntas.
Cada lojista contribui com mil reais na campanha de fim de ano da CDL e Acislo. KASBURG informa que cada um pode pagar em até quatro parcelas de 250 reais, para facilitar a participação. Os sorteios dos prêmios serão realizados dentro das empresas participantes mesmo. Os clientes concorrem a um valor de 300 reais em vales compras.
Município não irá fazer desfile de sete de setembro. Conforme MARCIA JACOB – secretária de educação de Santa Terezinha do Progresso, a decisão foi tomada por causa da pandemia. A suspensão esse ano ocorre para evitar aglomerações e dificultar a disseminação do vírus. Além da caminhada, todas as demais atividades que normalmente acontecem na semana da pátria estão impedidas de acontecer. Ela lamenta a decisão, porém entende ser necessária devido a situação.
Previsão de retorno para as aulas presenciais em 12 de outubro. MARCIA destaca que ainda não é nada concreto, e por enquanto vão seguir com o ensino municipal acontecendo via internet. A secretária frisa que está disponível para dar suporte tanto aos professores quanto às famílias no esclarecimento de duvidas. Ela comemora que, Santa Terezinha, através do material impresso, consegue chegar a todos os alunos do município com atividades e orientações. Acrescenta que a escola está aberta e disponível a população.
Marmeleiro não vai promover desfile de sete de setembro. Conforme MARILSE BEDNARSKI – diretora do Departamento de Educação do município, não existe a possibilidade da caminhada acontecer devido à pandemia do coronavírus. Comenta que foi feita somente a abertura da semana da pátria, com solenidade de hasteamento da bandeira e canto do hino nacional. Destaca a importância do desfile não acontecer esse ano, até porque com as aulas suspensas não faria sentido reunir os estudantes.
Semana da pátria está sendo trabalhada de forma online. A diretora orientou os professores de Marmeleiro que, através de atividades online, trabalhem a data para não passar despercebida. O desfile acontece tradicionalmente todos os anos no dia sete, reunindo estudantes e entidades do município. Salienta que as aulas não foram paralisadas na rede municipal, mas são feitas em casa, utilizando principalmente o WhatsApp. Para os que não tem acesso, MARILSE frisa que os pais vão a cada 15 dias na escola retirar atividades, e as explicações são passadas através de vídeo-aulas.
Sete de setembro é dia letivo no calendário escolar. Conforme MAURICIO TREVISAN – diretor da escola Emilio Garrastazu Médici de Campo Erê, é necessário organizar atividades para os alunos também nesse dia. Comenta que cada escola se organiza de uma maneira, e na Médici os educadores vão trabalhar a data através de atividades. Segundo o diretor, o ensino online chegou de surpresa para as escolas, inicialmente previsto para um curto período de tempo, se estendeu, e agora a data prévia de retorno é 12 de outubro conforme decreto estadual.
Acompanhamento da família faz a diferença para o aprendizado do estudante no ensino online. Segundo TREVISAN, há duas principais situações que acontecem. Existem famílias que acompanham e cobram de seus filhos, e também as em que não há um acompanhamento e o aluno acaba tendo um aproveitamento abaixo do esperado. Salienta que está frequentemente em contato com as famílias. Com a ajuda do município e do conselho tutelar faz a entrega das atividades impressas aos estudantes, buscando aumentar o aprendizado.
Diretor da escola Médici lamenta cancelamento de desfile de sete de setembro. MAURICIO salienta que a comemoração é tradicional, mas entende que se não houver o impedimento, o contágio pelo vírus pode ser muito grande numa aglomeração como essa. Uma ideia levantada foi à realização de um drive thru, porém foi logo vetada pelas autoridades. Informa que até 18 de setembro as escolas do estado precisam fazer um concelho de classe, quando vão atribuir notas aos alunos. Na Emilio Médici foram definidos os dias 14, 15 e 16 para a reunião, nos três turnos, para ter tempo suficiente de analisar aluno por aluno, em todas as situações.
Nesta semana se comemora Dia do Nutricionista. MARINA BERNARDI – de Campo Erê, explica que a data é muito importante para sua profissão. Explica que os nutricionistas são os profissionais responsáveis por melhorar e recuperar a saúde através da alimentação. Eles indicam alimentos para serem adicionados ou reduzidos na dieta do paciente, pois, segundo ela, a alimentação saudável deve ser lembrada constantemente. MARINA informa que os especialistas em nutrição tem enfrentado problemas, principalmente na valorização profissional.
Alimentação é assunto sério. Assim fala a nutricionista, destacando que tem observado uma crescente na prescrição de cardápios por pessoas da mídia, ou não formada na área de nutrição. MARINA BERNARDI comenta que algumas pessoas acabam seguindo essas dietas e orientações, que deveriam ser feitas por um profissional formado. A nutricionista esclarece que, ao seguir orientações não especializadas, as pessoas podem até estar colocando sua saúde em risco.
Pandemia aumenta o consumo médio de alimento. Segundo a nutricionista MARINA BERNARDI de Campo Erê, devido à ansiedade e stress, as pessoas tem comido cada vez mais. Um ponto positivo observado por ela, é um aumento no interesse da população por refeições preparadas em casa. Com restaurantes fechados e pessoas trabalhando em home office, foi necessário se adaptar e começar a cozinhar mais. Destaca a importância de uma boa alimentação para a saúde, e orienta que as pessoas reflitam sobre seus hábitos alimentares. Segundo ela, é necessário mudar agora para sentir os efeitos no futuro, e nunca é tarde para começar.
Infecção por coronavírus está estabilizada. A informação vem de ELIZANDRA DA SILVA – secretária de Saúde de Campo Erê. A maioria dos exames tem vindo negativo, mas muitas pessoas estão aguardando analise. Conforme ela, tem aumentado 1 ou 2 casos por semana e isso se deve muito aos cuidados da população. Apesar de comemorar esse fato, ELIZANDRA faz um alerta: mesmo com a situação melhorando não pode haver relaxamento na prevenção. Problema é que os leitos de UTI’s continuam com 90 por cento de ocupação.
Curva do vírus achatou mas permanece no alto. Com esse comentário, ELIZANDRA DA SILVA justifica a continuidade da proibição para atividades ao ar livre. Acessos a parques e praças não são permitidos. Ela salienta que está havendo insistência para liberação de campos de futebol, mas isso não é possível, até para cumprir determinação do Ministério pública. A volta as aulas presenciais é muito discutida pelas autoridades sanitárias e de educação. ELIZANDRA garante que quando isso ocorrer, escolas de Campo Erê estarão tecnicamente aptas para receber alunos e professores.
PM e empresa de segurança iniciam campanha para evitar furtos de veículos. Ontem, as equipes policiais militares de Marmeleiro e Renascença, em conjunto com agentes da empresa, iniciaram um projeto de conscientização nos dois municípios. Foram verificados inúmeros veículos estacionados em via pública, sujeitos à prática do crime de furto, sendo que nestes automóveis foram deixados panfletos com dicas de segurança e como evitar esse tipo de crime. A ideia do projeto surgiu após o aumento dos furtos de veículos na região, muitos deles poderiam ser prevenidos com ações simples. Como evitar deixar os veículos estacionados em via pública, instalar aparatos de segurança como alarmes e se certificar de que todas as portas estão fechadas. A ação é preventiva e continuará a ser realizada, durante as madrugadas, em toda a área do segundo Pelotão.
PM apreende carga de vinho em Marmeleiro.Ao ser abordado ontem, o condutor de 45 anos apresentou sinais de nervosismo e afirmou que o veículo estava carregado com vinhos argentinos. Ainda conforme os policiais, o motorista contou que receberia dez reais para transportar cada caixa até Francisco Beltrão.No automóvel haviam aproximadamente 20 caixas da bebida, que juntamente com o carro e o preso, foram encaminhados à sede do segundo Pelotão de Marmeleiro.
Homem é preso com munições 9mm na SC-157. Um homem de 29 anos foi preso ontem, por portar 50 munições calibre 9mm Luger em seu carro. A abordagem aconteceu no contorno viário Armindo Echer, em São Lourenço do Oeste. A ação foi através da Polícia Civil, Delegacia de Polícia de Comarca de Fronteira, com apoio do Núcleo de Operações com Cães. Segundo a Polícia, a prisão se deu durante diligências investigativas com objetivo de apurar um crime de roubo ocorrido no interior de São Lourenço.
O veículo foi abordado para revista porque se aproximou em alta velocidade e não a reduziu mesmo diante de diversos sinais luminosos. Dentro do carro estavam dois homens. Em buscas foram encontradas as 50 munições. O motorista assumiu a propriedade e recebeu voz de prisão pelo crime de portar ilegalmente munição de uso permitido. O envolvido foi liberado depois de pagar fiança.
Duas pessoas ficam feridas em capotamento. Foi por volta das quatro
horas da madrugada de hoje, na SC-482, em Quilombo. O Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência informou que houve uma saída de pista com capotamento de um Fiesta. As duas ocupantes do veículo, apresentavam dores na região do tórax, mas estavam conscientes. Elas foram conduzidas ao Hospital São Bernardo.
O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.