-COPOM REDUZ TAXA BÁSICA DE JUROS PARA 13 VÍRGULA 25 POR CENTO
-NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS CRESCE MAIS DE 120% NESTE ANO EM SC
-PROJETO PODE AUMENTAR PARA 20 NÚMERO DE DEPUTADOS FEDERAIS DE SC
-CONSELHO DAS ENTIDADES REFORÇA PEDIDOS INVESTIMENTOS NAS SCs DA REGIÃO
-BISPO NÃO GARANTE A PERMANÊNCIA DE TRES PADRES NA PARÓQUIA EM 2024
-HOMEM SOFRE FERIMENTOS AO SER ATROPELADO POR CAMINHÃO NA BR 158
-COLISÃO ENTRE MOTOCICLETA E CAMINHÃO DEIXA HOMEM FERIDO NA SC 163
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 81 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.
A China propôs novas medidas para reduzir o tempo que crianças e adolescentes podem passar em seus telefones. A medida vem para tentar cultivar “boa moralidade” e “valores socialistas” entre os menores. Uma proposta divulgada pela Administração do Ciberespaço da China, o principal regulador da Internet do país, na quarta-feira, exige que todos os dispositivos móveis, aplicativos e lojas de aplicativos tivessem um “modo para crianças e adolescentes” integrado que restringiria o tempo diário de tela a no máximo duas horas por dia, dependendo da faixa etária. As restrições, se aprovadas, marcariam uma expansão das medidas existentes implementadas nos últimos anos, já que Pequim pretende limitar o tempo de tela entre as crianças e reduzir sua exposição a “informações indesejáveis”.
Aproximadamente 10 mil 749 civis foram mortos e 15 mil 599 feridos na Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro de 2022, de acordo com o Departamento de Crimes de Guerra da Ucrânia no Gabinete do Procurador-Geral. O número de mortos inclui 499 crianças, disse YURIY BELOUSOV, chefe do Departamento de Crimes de Guerra da Procuradoria-Geral da Ucrânia. Ele disse que assim que os territórios ocupados da Ucrânia forem libertados, espera-se que o número de mortos “aumente muitas vezes”. Em 7 de julho, a ONU informou que havia confirmado a morte de “mais de nove mil civis, incluindo mais de 500 crianças”, mas que o número real deve ser maior.
Os preços globais de alimentos estão subindo, depois dos frequentes ataques russos à infraestrutura da Ucrânia. Durante a madrugada desta quarta-feira, a Rússia atacou um porto ucraniano no Rio Danúbio - o porto do outro lado do rio da Romênia, país membro da Otan, tem servido como a principal rota alternativa da Ucrânia para as exportações de grãos, desde que a Rússia voltou a bloquear os portos ucranianos do Mar Negro, em julho, e abandonou o acordo dos grãos. Em Chicago, os valores saltaram quatro por cento após o ataque e ainda subiram cerca de dois e meio por cento no final da manhã.
Acompanhada por alguns colegas de partido, a deputada federal CARLA ZAMBELLI do PL de São Paulo negou ter pagado o hacker WALTER DELGATTI NETO para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça e de outros tribunais. Ela conversou com a imprensa nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados e disse que está à disposição da Justiça. Conhecido como o hacker da “Vaza Jato”, DELGATTI foi preso preventivamente por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES. Já a deputada ZAMBELLI foi alvo de busca e apreensão e teve a casa e o gabinete vistoriados pela Polícia Federal. A deputada disse que fez um pagamento de três mil a DELGATTI para que ele fizesse melhorias no site dela, além de interligar a página com suas redes sociais.
CRISTIANO ZANIN toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira. A entrada dele completará a formação dos 11 magistrados da Corte, que ficou desfalcada com a aposentadoria do então ministro RICARDO LEWANDOWSKI, em abril. Com 47 anos, Zanin vai ficar quase três décadas no cargo, até 2050, quando completará 75 anos. ZANIN ocupará uma vaga na Primeira Turma do STF, considerada mais rigorosa. Ele foi indicado pelo presidente da república, LUIS INÁCIO LULA DA SILVA. Dos 41 votos favoráveis mínimos de que precisava, ele recebeu 58. Outros 18 senadores votaram contra. ZANIN foi advogado do presidente nos processos da Lava Jato.
Um projeto de lei que quer mudar o hino de Santa Catarina será discutido em audiência pública no dia 15 de agosto na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A proposta cita a letra do hino atual como "abolicionista" e já provocou reações e críticas entre parlamentares e pessoas ligadas à cultura. O projeto foi apresentado em fevereiro pelo deputado IVAN NAATZ do PL. O objetivo é criar um concurso para eleger a nova música com uma letra citando as "belezas naturais, a cultura catarinense e sua história", segundo o projeto. No texto, NAATZ destacou que o projeto não busca desrespeitar a importância do hino, mas sim "melhor traduzir a história dos catarinenses". A canção foi composta em 1892 e se tornou a canção-símbolo do estado em 1895.
Santa Catarina passou a registrar 90 mortes por dengue em 2023, o mesmo número de óbitos causados pela doença no estado durante todo o ano passado. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense em boletim desta quarta-feira. O boletim da Dive indicou que o Estado teve 98 mil 704 casos de dengue até a última segunda. No ano passado inteiro foram 85 mil 908. Há ainda 14 mil e 72 episódios suspeitos e oito óbitos sob investigação. O cenário mobiliza uma visita técnica do Ministério da Saúde desde terça-feira e com previsão de ser encerrada nesta quinta para alinhar ações preventivas ao próximo período sazonal da doença, concentrado nos meses mais quentes e chuvosos, favoráveis à proliferação do Aedes aegypti.
Santa Catarina recebeu 204 mil turistas internacionais no primeiro semestre deste ano, número que representa um aumento de 120 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Estado registrou 92 mil 957 entradas estrangeiras. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo. O número representa seis vírgula três por cento do total de turistas que desembarcaram no Brasil de janeiro a junho. Em Santa Catarina, a maioria deles chegaram da Argentina: 168 mil 107. Também estiveram em solo catarinense chilenos, uruguaios, paraguaios, americanos, italianos e alemães, nacionalidades de maior número também em âmbito nacional. A média do número mensal é de 34 mil desembarques internacionais em todo o Estado.
Após um período de recesso, alunos das escolas da rede municipal de Belmonte retornaram às salas de aula nesta quarta-feira. Pelo menos 390 crianças foram recebidas nas unidades escolares do município. Os professores e demais integrantes das equipes pedagógicas e técnica retornaram ainda no dia 31, quando participaram de treinamentos específicos. De acordo com a Secretaria de Educação, DAIANA VILLA BASSO, as atividades desse semestre até pelo menos dia 11 de dezembro. O transporte escolar também foi retomado nessa semana e segue os mesmo roteiros e horários.
Uma figura popular de São Miguel do Oeste faleceu na manhã desta quinta-feira. JOÃO DE ALMEIDA, de 58 anos, conhecido como JOÃO DA BIKE, faleceu por volta das sete horas da manhã no Hospital Regional. Ele tinha 58 anos e residia na Linha Santa Catarina, interior de São Miguel do Oeste. JOÃO DA BIKE estava internado na Unidade de Terapia Intensiva há cerca de 20 dias e faleceu em decorrência de problemas pulmonares. Segundo uma cunhada de JOÃO DA BIKE, ele esteve recentemente na Argentina e precisou da ajuda de familiares para retornar ao Brasil. Ele foi sepultado agora à pouco.
A Polícia Militar realizou, nesta quarta-feira, a formatura de 153 alunos do projeto Protetores do Lar em São Miguel do Oeste. O programa atendeu estudantes das escolas de Educação Básica Professor Jaldyr Faustino da Silva e Escola de Educação Básica São Miguel. O Projeto é realizado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil e Secretaria de Assistência Social.Durante as aulas, os alunos recebem instrução sobre a legislação penal, saúde mental e prevenção da violência no lar. O projeto também está sendo desenvolvido em outras escolas na área do nono Comando Regional da Polícia Militar de Fronteira.
Começa hoje à noite a Jornada da Advocacia do Extremo-oeste. O evento, voltado para profissionais e acadêmicos de Direito, será realizado no centro cultural da Unoesc. A abertura está programada para as seis e meia da tarde. A primeira palestra será sobre a Advocacia nos tribunais. Ainda na noite de hoje, ocorre a segunda palestra sobredireito trabalhista: avanços, desafios e oportunidades pós-reforma e pós-pandemia. Amanhã, a Jornada será retomada as oito e 15 da manhã e durante todo o dia serão debatidos temas como acordo de não persecução penal, liberdade de expressão e fake News, cibersegurança e proteção de dados na advocacia, execução civil, marketing e publicidade na advocacia e recursos aos tribunais. As inscrições podem ser feitas no site da OAB.
A Secretaria de Urbanismo acionou, na manhã desta quinta-feira, os três novos conjuntos semafóricos instalados em cruzamentos da Avenida Willy Barth. Os dispositivos estão situados nos cruzamentos com as ruas Arno Schwambach, Sete de Setembro e Mem de Sá. De acordo com o secretário, JEFERSON DIAS, nas primeiras semanas após a instalação, os equipamentos passaram por testes e regulagens e permaneceram somente em modo piscante para visualização e adaptação dos usuários. Somente hoje, os equipamentos entraram em operação normal. A partir desta quinta-feira, motoristas que não respeitarem a sinalização e cruzarem no sinal “vermelho”, poderão ser multados.
Se dependesse somente da vontade da Administração Municipal, o semáforo da Avenida Willy Barth teriam sido instalados há muito tempo ou sequer teriam sido retirados. A afirmação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. Ele comentou que a administração teve que atender a uma determinação do DNIT e teve que retirar os equipamentos. DIAS explicou que o município conseguir reverter a situação e obteve as autorizações necessárias do governo federal para voltar a instalar os semáforos. O município licitou novos equipamentos com recursos próprios do Município e reinstalou os aparelhos. Em relação ao conjunto que estava instalado no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, e agora foi transferido para uma quadra ao lado, na Rua Sete de Setembro, DIAS disse que a iniciativa atende a uma das prioridades elencadas pelos moradores do Bairro Andreatta no Programa O Povo Fala, a fim de garantir tranquilidade, fluidez e segurança na saída do bairro Andreatta.
Uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados pode alterar a quantidade de deputados federais que representam cada estado. O projeto de lei complementar foi apresentado pelo deputado RAFAEL PEZENTI do MDB. Ele esteve no Peperi Entrevista desta quarta-feira e explicou que o projeto estabelece que o tamanho das bancadas seja alterado de acordo com os resultados do Censo Demográfico 2022. Pela proposta, sete estados perderiam parlamentares e outros sete ganhariam. Doze estados e o Distrito Federal manteriam o tamanho atual de suas bancadas. No caso de Santa Catarina, a bancada ficaria maior e o estado teria mais representantes na câmara federal.
A Constituição prevê que cada estado deve ter entre oito e setenta deputados, de acordo com o tamanho da população, mas a última atualização foi em 1993. A explicação é do deputado RAFAEL PEZENTI. Os estados mais beneficiados, se a proposta for aprovada, seriam o Pará e Santa Catarina, que teriam um aumento de quatro deputados federais, cada. O deputado comentou que decidiu apresentar o projeto quando percebeu uma distorção e até uma certa injustiça com Santa Catarina no tamanho atual das bancadas por estado.
O projeto do deputado RAFAEL PEZENTI prevê ainda que, no ano anterior a toda eleição, o tamanho das bancadas seja automaticamente ajustado, de acordo com os últimos dados populacionais disponíveis. Para ser aprovado, o projeto precisa passar pelas comissões e ser aprovado no plenário da Câmara por maioria absoluta, ou seja 257 deputados. Em seguida, iria ao Senado, onde precisaria de 41 votos favoráveis. PEZENTI disse que o número atual de deputados dos estados que ganhariam parlamentares ou que ficariam na mesma situação é suficiente para aprovar o projeto. Ainda não há previsão de quando a proposta será votada em plenário.
A Diocese de Chapecó promoveu nesta semana em São Miguel do Oeste o tradicional Encontro do Presbitério. A informação é do bispo, DOM ODELIR MAGRI. Ele foi entrevistado ontem no RPN Segunda Edição e comentou que o evento ocorre anualmente sempre no começo do mês de agosto, sendo que neste ano, a ação teve iniciou na última segunda-feira e terminou na manhã de hoje. Conforme ele, o encontro serve, entre outras finalidades, para celebrar as vocações, especialmente o dia do padre que é comemorado em quatro de agosto. DOM ODELIR citou que durante os três dias houveram vários momentos religiosos, de encaminhamentos, formação e também de lazer.
Um dos focos principais abordados no Encontro do Presbitério foi em relação a saúde mental do clero no contexto pós pandemia, depressão e demais situações semelhantes. Ele classificou o momento como fundamental no auxílio dos padres e irmãs da Diocese de Chapecó. Segundo DOM ODELIR, ao todo, cerca de 50 padres e outros 30 religiosos das mais variadas congregações, além de duas irmãs participaram da ação, totalizando mais de 80 pessoas envolvidas. Ele lembrou que além desse encontro, outros três são realizados todos os anos com a equipe da Diocese. Questionado sobre a quantidade de padres atuando em todas as paróquias, o bispo afirmou que sempre são necessários novos sacerdotes, haja visto o tamanho da Diocese e também a demanda existente.
A Diocese de Chapecó enfrenta dificuldades para ampliar ou manter o número de padres na região. Há muito tempo, existe uma carência de pessoas com interesse em seguir o sacerdócio, não só na região, mas em todo o estado. Durante a entrevista concedida nesta quarta-feira para a Peperi, o bispo da diocese, DOM ODELIR MAGRI citou que esse quadro tem reflexos na paróquia. Ele não garantiu a permanência de três padres na paróquia São Miguel Arcanjo para o ano de 2024 e explicou a situação atual da Diocese de Chapecó.
O presidente do Conselho das Entidades Empresariais de São Miguel do Oeste e presidente da CDL, JUARES JUNIOR e o comandante da nona região da Polícia Militar, coronel RICARDO ALEXANDRE SABATINI SILVA, participaram de uma audiência em Florianópolis com o Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, JERRY COMPER. Eles discutiram algumas carências de infraestrutura do município e do extremo-oeste. Durante o encontro, JUARES apresentou os pedidos discutidos pelo Conselho das Entidades Empresariais, como a adequação do aeroporto municipal, a ampliação e reforma do Hospital Regional Teresinha Gaio Basso, a revitalização das rodovias no extremo oeste catarinense e a construção da sede administrativa do novo Comando Regional de Policia Militar de Fronteira.
A audiência com o secretário de infraestrutura, JERRY COMPER, foi extremamente positiva para o desenvolvimento da região. A avaliação é do presidente do Conselho das Entidades, JUARES DOS SANTOS JÚNIOR. Ele comentou que os pedidos reforçados pelo conselho das entidades são centrais para a região e precisam ser atendidos pelo governo. JUARES comentou que na próxima semana, o Secretário de Estado vai visitar São Miguel do Oeste para uma agenda focada nas pautas elencadas. Ele reforçou que a CDL e demais entidades empresariais vão reforçar, mais uma vez, os pedidos e entregar as demandas e as possibilidades de execução pelo Governo do Estado.
A Polícia Militar Rodoviária de São Lourenço do Oeste recuperou um veículo que havia sido furtado em Chapecó nesta quarta-feira. A equipe da Policia recebeu informações de que um veículo teria abastecido em um posto da região e não teria pagado pelo combustível. A Guarnição iniciou buscas na tentativa de localizar o carro e abordou o veiculo na SC 157. O Polo com as características repassadas estava sendo conduzido por um homem de 21 anos. Durante a abordagem, ele confirmou que furtou o carro, abasteceu em um posto e saiu sem pagar. Diante dos fatos, o homem foi preso e encaminhado para Delegacia de São Lourenço do Oeste.
Um homem foi preso no final da tarde de ontem por violência doméstica em Mondaí. O que chama a atenção, nesse caso, foi o tipo de agressão cometida. De acordo com a Polícia Militar, a vítima relatou que havia sido agredida pelo companheiro e que o fato teria ocorrido na casa do casal. O marido teria pegado uma faca para cortar o cabelo da mulher, que ao tentar se proteger, foi atingida nas mãos. Mesmo assim, o homem conseguiu cortar um pedaço do cabelo da companheira. Ela também disse que o homem a ameaçou de morte, caso fizesse a denúncia para a Polícia. O agressor foi localizado e preso em flagrante pelo crime de lesão corporal. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia.
Um homem de 54 anos foi atropelado por um bitrem na BR-158 nesta quarta-feira. O acidente aconteceu por volta da uma e meia da tarde em Cunha Porã. Segundo os socorristas do Corpo de Bombeiros, a vítima estava consciente, mas desorientada, caída em um barranco com hemorragia externa e politraumatizada. Ela foi imobilizada e levada ao Pronto Socorro da Fundação Hospitalar de Cunha Porã. O condutor da carreta não precisou de atendimento. Os bombeiros tiveram o apoio da equipe do Samu.
Uma colisão entre uma motocicleta e um caminhão de transporte de suínos foi registrada na SC-163, na Linha Aparecida, interior de Iporã do Oeste nesta quarta-feira. O acidente aconteceu por volta das 11 e meia da manhã. A colisão aconteceu no momento em que o caminhão, que se deslocava no sentido Itapiranga a Iporã do Oeste, fez uma manobra para entrar à esquerda, atingindo a moto que se deslocava no sentido contrário. O condutor do caminhão relatou que não percebeu a aproximação da moto. O motociclista foi atendido pelos Bombeiros com suspeita de luxação em um dos ombros e encaminhado em estado estável ao Hospital de Iporã do Oeste.