-COPOM REDUZ TAXA BÁSICA DE JUROS PARA 13 VÍRGULA 25 POR CENTO
-NÚMERO DE TURISTAS ESTRANGEIROS CRESCE MAIS DE 120% NESTE ANO EM SC
-INSCRIÇÕES PARA CONSELHEIRO TUTELAR ENCERRAM AMANHÃ EM IPORÃ DO OESTE
-ESCOLA PADRE VENDELINO SEIDEL REALIZA NONA EDIÇÃO DO CAFÉ LITERÁRIO
-CRAS DE TUNÁPOLIS REALIZA HOJE MAIS UM ENCONTRO COM O GRUPO DOS LÍRIOS
-DESCANSO MANTÉM MAIS DE 15 CREDENCIAMENTOS NA ÁREA DA SAÚDE
-HOMEM SOFRE GRAVES FERIMENTOS AO SER ATROPELADO POR CARRETA
-HOMEM É PRESO APÓS CORTAR CABELO DE MULHER COM FACA EM MONDAÍ
O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima das últimas horas foi de 13 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 81 centavos. O euro está valendo cinco reais e 26 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula sete centavos.
A China propôs novas medidas para reduzir o tempo que crianças e adolescentes podem passar em seus telefones. A medida vem para tentar cultivar “boa moralidade” e “valores socialistas” entre os menores. Uma proposta divulgada pela Administração do Ciberespaço da China, o principal regulador da Internet do país, na quarta-feira, exige que todos os dispositivos móveis, aplicativos e lojas de aplicativos tivessem um “modo para crianças e adolescentes” integrado que restringiria o tempo diário de tela a no máximo duas horas por dia, dependendo da faixa etária. As restrições, se aprovadas, marcariam uma expansão das medidas existentes implementadas nos últimos anos, já que Pequim pretende limitar o tempo de tela entre as crianças e reduzir sua exposição a “informações indesejáveis”.
Aproximadamente 10 mil 749 civis foram mortos e 15 mil 599 feridos na Ucrânia desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro de 2022, de acordo com o Departamento de Crimes de Guerra da Ucrânia no Gabinete do Procurador-Geral. O número de mortos inclui 499 crianças, disse YURIY BELOUSOV, chefe do Departamento de Crimes de Guerra da Procuradoria-Geral da Ucrânia. Ele disse que assim que os territórios ocupados da Ucrânia forem libertados, espera-se que o número de mortos “aumente muitas vezes”. Em 7 de julho, a ONU informou que havia confirmado a morte de “mais de nove mil civis, incluindo mais de 500 crianças”, mas que o número real deve ser maior.
Os preços globais de alimentos estão subindo, depois dos frequentes ataques russos à infraestrutura da Ucrânia. Durante a madrugada desta quarta-feira, a Rússia atacou um porto ucraniano no Rio Danúbio - o porto do outro lado do rio da Romênia, país membro da Otan, tem servido como a principal rota alternativa da Ucrânia para as exportações de grãos, desde que a Rússia voltou a bloquear os portos ucranianos do Mar Negro, em julho, e abandonou o acordo dos grãos. Em Chicago, os valores saltaram quatro por cento após o ataque e ainda subiram cerca de dois e meio por cento no final da manhã.
Acompanhada por alguns colegas de partido, a deputada federal CARLA ZAMBELLI do PL de São Paulo negou ter pagado o hacker WALTER DELGATTI NETO para invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça e de outros tribunais. Ela conversou com a imprensa nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados e disse que está à disposição da Justiça. Conhecido como o hacker da “Vaza Jato”, DELGATTI foi preso preventivamente por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal ALEXANDRE DE MORAES. Já a deputada ZAMBELLI foi alvo de busca e apreensão e teve a casa e o gabinete vistoriados pela Polícia Federal. A deputada disse que fez um pagamento de três mil a DELGATTI para que ele fizesse melhorias no site dela, além de interligar a página com suas redes sociais.
CRISTIANO ZANIN toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira. A entrada dele completará a formação dos 11 magistrados da Corte, que ficou desfalcada com a aposentadoria do então ministro RICARDO LEWANDOWSKI, em abril. Com 47 anos, Zanin vai ficar quase três décadas no cargo, até 2050, quando completará 75 anos. ZANIN ocupará uma vaga na Primeira Turma do STF, considerada mais rigorosa. Ele foi indicado pelo presidente da república, LUIS INÁCIO LULA DA SILVA. Dos 41 votos favoráveis mínimos de que precisava, ele recebeu 58. Outros 18 senadores votaram contra. ZANIN foi advogado do presidente nos processos da Lava Jato.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira reduzir a taxa Selic de 13 vírgula 75 para 13 vírgula 25 por cento ao ano. O placar no Copom foi de cinco votos para derrubar a taxa para 13 e 25 e quatro votos a favor de 13 vírgula 50 por cento. Esse foi o primeiro corte da taxa básica de juros em três anos. A última queda havia acontecido em agosto de 2020, em meio à fase mais aguda da pandemia de Covid-19, quando a taxa Selic caiu de dois e meio para dois por cento ao ano. No comunicado divulgado após a reunião, o comitê argumentou que a melhora do cenário para a inflação possibilitou a redução da Selic. Segundo o comunicado, o Copom chegou a avaliar a possibilidade de reduzir a Selic em um patamar menor, mas que considerou "apropriado" reduzir em meio ponto percentual em função da melhora do quadro inflacionário.
Um projeto de lei que quer mudar o hino de Santa Catarina será discutido em audiência pública no dia 15 de agosto na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. A proposta cita a letra do hino atual como "abolicionista" e já provocou reações e críticas entre parlamentares e pessoas ligadas à cultura. O projeto foi apresentado em fevereiro pelo deputado IVAN NAATZ do PL. O objetivo é criar um concurso para eleger a nova música com uma letra citando as "belezas naturais, a cultura catarinense e sua história", segundo o projeto. No texto, NAATZ destacou que o projeto não busca desrespeitar a importância do hino, mas sim "melhor traduzir a história dos catarinenses". A canção foi composta em 1892 e se tornou a canção-símbolo do estado em 1895.
Santa Catarina passou a registrar 90 mortes por dengue em 2023, o mesmo número de óbitos causados pela doença no estado durante todo o ano passado. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense em boletim desta quarta-feira. O boletim da Dive indicou que o Estado teve 98 mil 704 casos de dengue até a última segunda. No ano passado inteiro foram 85 mil 908. Há ainda 14 mil e 72 episódios suspeitos e oito óbitos sob investigação. O cenário mobiliza uma visita técnica do Ministério da Saúde desde terça-feira e com previsão de ser encerrada nesta quinta para alinhar ações preventivas ao próximo período sazonal da doença, concentrado nos meses mais quentes e chuvosos, favoráveis à proliferação do Aedes aegypti.
Santa Catarina recebeu 204 mil turistas internacionais no primeiro semestre deste ano, número que representa um aumento de 120 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o Estado registrou 92 mil 957 entradas estrangeiras. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo. O número representa seis vírgula três por cento do total de turistas que desembarcaram no Brasil de janeiro a junho. Em Santa Catarina, a maioria deles chegaram da Argentina: 168 mil 107. Também estiveram em solo catarinense chilenos, uruguaios, paraguaios, americanos, italianos e alemães, nacionalidades de maior número também em âmbito nacional. A média do número mensal é de 34 mil desembarques internacionais em todo o Estado.
São Miguel do Oeste vai sediar, no começo do mês que vem, uma audiência da Assembleia Legislativa para discutir os impactos do aumento da importação do leite na cadeia produtiva de Santa Catarina. A iniciativa é do presidente da comissão de agricultura da Alesc, ALTAIR SILVA. Ele disse que serão promovidos dois encontros na região Oeste. O primeiro na próxima sexta-feira em Seara e o segundo, dia primeiro de setembro, em São Miguel do Oeste. SILVA explicou que as audiências públicas vão envolver o setor produtivo, indústrias, governos estadual e federal. Ele disse que a questão da importação do leite é grave e o governo federal precisa encontrar uma solução para proteger a indústria nacional e os produtores.
Com custo menor e queda do dólar, a importação do leite vindo da Argentina e Portugal vem gerando uma verdadeira crise no setor lácteo catarinense, em função dos custos que inviabilizam competir com o produto do país vizinho. A afirmação é do deputado, ALTAIR SILVA. De acordo com ele, a importação do leite aumentou cerca de 300 por cento neste ano no país, gerando um excedente do produto e criando dificuldades para indústrias e produtores do estado. SILVA defende uma ação mais forte do governo federal, no sentido de evitar a importação predatória do leite em pó.
Gripe aviária gera expectativa de impacto na suinocultura. Segundo o Presidente da Associação Catarinense dos Criadores de Suínos, ainda não é possível dimensionar o impacto que isso pode causar no mercado internacional da carne. LOSIVANIO DE LORENZI salienta que Santa Catarina é o único estado brasileiro que segue exportando carne suína para o Japão. Ele observa que este é um cenário que pode mudar rapidamente, pois os países mais exigentes do mundo não toleram nenhuma possibilidade de insegurança alimentar. DE LORENZI cita que a proteína animal tem diferentes segmentos bem distintos na criação de frango, suíno e gado, porém, a sanidade pode afetar estas atividades de forma coletiva.
Para o presidente da ACCS, os governos estadual e federal adotam medidas de proteção e ainda tem o alto profissionalismo dos produtores, porém, não existe garantia absoluta de interferência. LOZIVANIO DE LOREBZI lembra que até o momento a gripe aviária não ocorreu em atividade comercial no Brasil. Salienta ainda que é preciso manter o máximo de atenção para evitar prejuízos gigantescos em decorrência de falhas na sanidade animal. DE LORENZI afirma que Santa Catarina é referência em controle de doenças e a região Extremo Oeste possui uma situação ainda mais relevante nos cuidados em granjas. Segundo o Presidente da ACCS, os preços nos mercados brasileiro e do exterior também podem oscilar, dependendo do comportamento dos consumidores.
O presidente da ACCS lamenta que as exigências do mercado acabam sufocando os pequenos produtores de suínos. Segundo LOSIVANIO DE LORENZI, quem sustentou a suinocultura por muitos anos, agora está sendo excluído do ciclo de produção. Menciona que as agroindústrias formam granjas com grande concentração de animais e muitos não conseguem acompanhar a necessidade de alto investimento. DE LORENZI informa que os produtores independentes devem ganhar um incentivo nos próximos dias, com subsídio de juros para investimentos. Sem o suporte das cooperativas e agroindústrias no sistema de integração, os produtores independentes enfrentam grandes dificuldades nas oscilações dos preços pago pelo suíno.
O SINTE Regional de São Miguel do Oeste vai realizar na próxima segunda-feira, um Encontro Regional para trabalhadores da educação – Especialistas e Professores Temporários – de unidades escolares da região. O encontro está marcado para às sete horas da noite no auditório do Instituto Federal de São Miguel do Oeste. Na pauta, informes jurídicos, principalmente aos Especialistas, como supervisores, orientadores, assistentes pedagógicos e assistentes educacionais. Também serão abordados assuntos específicos aos professores admitidos em caráter temporário, como as situações de atestados e auxílio família. O evento também serve de preparação para a Assembleia Estadual do SINTE, que ocorre no dia 17 de agosto, em Florianópolis.
O município de Descanso recebeu uma emenda parlamentar de 600 mil reais destinada ao setor habitacional. A informação é do prefeito, SADI BONAMIGO. De acordo com ele, o recurso foi uma indicação do deputado estadual, padre PEDRO BALDISSERA. O prefeito explicou que os recursos obtidos por meio da emenda parlamentar serão investidos na construção de quatro casas, proporcionando moradia digna e melhor qualidade de vida para famílias que necessitam. BONAMIGO destacou que o município está em processo de cadastramento junto ao programa Minha Casa, Minha Vida para que Descanso seja contemplado com outros recursos para reduzir o déficit habitacional.
Nove candidatos estão aptos a concorrer a uma das cinco vagas do Conselho Tutelar de Belmonte. A eleição ocorre no dia primeiro de outubro, quando a população poderá ir às urnas para definir os titulares e suplentes que serão os responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município. Os candidatos já passaram pela capacitação voltada aos direitos da criança e do adolescente, ao Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes e ainda sobre noções de informática básica. Também foram submetidos a uma prova objetiva. Agora, eles vão a campo desenvolver suas campanhas para divulgar suas propostas de mandato. A eleição é no dia 1º de outubro, das oito da manhã as cinco da tarde, no Centro Social de Belmonte, onde três urnas estarão disponíveis aos eleitores.
Mais de 390 alunos voltaram às aulas nesta quarta-feira em Belmonte. De acordo com a Secretaria de Educação, DAIANA VILLA BASSO, os professores e demais integrantes das equipes pedagógicas e técnica retornaram ainda no dia 31, última segunda-feira, quando participaram de treinamentos específicos. DAIANA ressalta que ontem os alunos foram recebidos com atividades musicais, brincadeiras e lanches em comemoração aos aniversariantes do primeiro semestre. A Secretária ressalta que no mês de novembro serão comemorados os aniversariantes do segundo semestre letivo, também com lanches especiais. Ela ressalta que a pasta está seguindo o planejamento, com muitas atividades previstas para ocorrer no restante do ano. Os destaques são o Dia dos Pais, a Semana da Pátria, Semana do Meio Ambiente, Dia das Crianças e outras datas que terão debates e ações específicas.
A Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel de Iporã do Oeste está realizando a nona edição do tradicional Café Literário. O evento iniciou nesta quarta-feira e segue até amanhã, na sede do educandário. De acordo com a professora de Língua Portuguesa e Literatura e coordenadora da atividade, SIMONE SPIES, o café literário está ocorrendo nos três turnos com visitação aberta para toda a comunidade. Ela destaca que outras escolas da região estão visitando Iporã do Oeste para assistir as apresentações dos alunos. Além das apresentações temáticas, também está sendo feita uma feirinha de livros, com diversos títulos disponíveis aos interessados. SIMONE salienta que o café literário é organizado a partir das obras indicadas para o estudo preparativo aos vestibulares das principais universidades particulares e comunitárias da região Oeste catarinense.
Nos últimos anos, os alunos passaram a estudar também as obras literárias indicadas pelas universidades gaúchas e paranaenses, já que muitos prestam vestibulares nesses dois Estados. A novidade deste ano é a abertura para as obras da Universidade Federal da grande Dourados, em Mato Grosso do Sul, já que a Escola Padre Vendelino Seidel teve alunos que prestaram vestibular e estudam nessa instituição. A professora e coordenadora do café literário, SIMONE SPIES, salienta que a abertura do leque para outras universidades com estudo e interpretação de obras novas evita a repetição das apresentações já realizadas nas edições anteriores. Ela menciona que desde o início do ano foi feito um estudo aprofundado sobre o período literário de cada obra escolhida para ser trabalhada, sobre a vida do autor e demais aspectos para a aplicação de uma prova teórica com cinco questões de múltipla escolha e uma questão dissertativa.
SIMONE SPIES salienta que as Universidades não escolhem as obras literárias dos vestibulares por acaso, mas sim aquelas que tenham relação com alguma situação que esteja acontecendo atualmente na sociedade. A coordenadora do café literário da Escola de Educação Básica Padre Vendelino Seidel ressalta que o objetivo do trabalho é fazer com que os alunos entendam que a literatura vai além da escrita apenas como ficção e que eles possuem ligação com a realidade, mesmo sendo obras dos séculos passados. Ela observa que as Universidades tem dado preferência para as obras modernistas e contemporâneas não só de livros, mas também de músicas, que passaram a ser consideradas obras literárias. SIMONE SPIES salienta que o café literário, além de preparar os alunos para os vestibulares, melhora a socialização e a comunicação oral e corporal, através das apresentações feitas para a comunidade e para os alunos de outras escolas.
Termina amanhã o prazo para inscrição no Processo Suplementar que visa o preenchimento de vaga de conselheiro tutelar, em Iporã do Oeste. O Processo Suplementar do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente conta com uma vaga de membro titular e mais cinco suplentes. As inscrições seguem até esta sexta-feira, quatro de agosto, e deverão ser feitas na sede da prefeitura das 7h45 às 11h45 e das 13h15 às 17h15. Entre os requisitos para assumir a vaga estão a necessidade de ter no mínimo 21 anos e residir em Iporã do Oeste há pelo menos três meses. O perfil dos candidatos para assumir a vaga é de pessoas proativas, que tenham interesse em aprender e colocar em prática a defesa dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes. A escolaridade mínima exigida é Ensino Médio completo. A divulgação do resultado do Processo Suplementar será no dia 10 de agosto.
O CRAS de Tunápolis vai realizar mais um encontro com o Grupo dos Lírios nesta quinta-feira, a partir das 14h, no Centro dos Idosos. Conforme a assistente social do CRAS, CLEONICE YESS, o grupo é composto pelos homens idosos acima de 80 anos. Ela observa que houve crescimento no número de integrantes nos últimos meses e por isso foi necessário mudar o local dos encontros para o Centro dos Idosos, que dispõe de um espaço mais adequado. CLEONICE ressalta que o encontro dos Lírios acontece uma vez por mês e é diferente dos tradicionais encontros de idosos, já que possui atividades com cantos e jogos voltados especialmente aos homens.
CLEONICE YESS destaca que o CRAS de Tunápolis, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, também mantém as atividades do Grupo das Margaridas, voltado para as mulheres idosas acima de 80 anos. A assistente social do CRAS enfatiza que existe grande participação nas atividades e bons resultados através das rodas de conversa e interação, que servem como um espaço de acolhimento e trocas de vivências e experiências. O Grupo das Margaridas possui encontros quinzenais na sede do CRAS de Tunápolis.
A Secretaria de Saúde de Descanso mantém mais de 15 credenciamentos para a realização de exames de imagem, consultas especializadas e diversos procedimentos. Conforme o Secretário de Saúde do município, CLEBER RECH, as parcerias serão mantidas no segundo semestre para o bom atendimento dos munícipes. Ele cita que nos primeiros seis meses do ano foram feitas mais de 600 ultrassonografias, 250 ressonâncias magnéticas e 110 colonoscopias e endoscopias. Além disso, foram disponibilizadas 73 consultas de oftalmologia com recursos próprios através do credenciamento com o Hospital de Iporã do Oeste, onde também foram feitas 43 cirurgias de cataratas, pterígio e pálpebras por meio da parceria com o Governo do Estado.
CLEBER RECH salienta que no mês de agosto será trabalhado sobre a prevenção das deficiências em parceria com a APAE. Nesta sexta-feira, dia quatro, serão realizados testes rápidos de hepatites B e C para os trabalhadores da área industrial, que também serão orientados sobre a doença. Ainda neste mês, será promovida uma palestra sobre qualidade de vida, uso de álcool, drogas e cigarro. Em outubro será trabalhado o câncer de colo de útero com as mulheres e em novembro as abordagens serão voltadas aos homens para a prevenção do câncer de próstata. Sobre a dengue, o Secretário de Saúde pontua que Descanso registrou 31 focos do Aedes Aegypti, seis casos confirmados e 54 descartados neste ano. CLÉBER RECH reforça a importância da colaboração da população no combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue. Ele enaltece que Descanso possui três Unidades Básicas de Saúde, com equipes completas para bem atender a população.
A Polícia Militar Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste foi acionada em decorrência de um acidente de trânsito e adulteração de sinal identificador do veículo. Foi ontem, por volta das 13 horas e 15 minutos, na cidade de São Miguel do Oeste. Foi constatado uma colisão transversal no mesmo sentido, envolvendo um veículo Fiat Fastback emplacado em Tunápolis, conduzido por uma mulher de 49 anos e uma motocicleta Honda Biz emplacada em São José do Cedro, conduzida por uma mulher de 28 anos. A condutora da moto sofreu lesões leves. Não foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para atendimento. Durante a verificação das placas, foi constatado um erro em uma letra na placa traseira do Fastback, que foi levado para a delegacia de São Miguel do Oeste.
Homem sofre graves ferimentos ao ser atropelado por carreta. O atropelamento ocorreu ontem, por volta das 13 horas e 30 minutos, na BR-158, em Cunha Porã. O homem foi atingido por uma carreta bitrem. As guarnições do Corpo de Bombeiros de Cunha Porã encontraram a vítima deitada de bruços em um barranco. O homem de 54 anos apresentava grande hemorragia e múltiplos traumas. A vítima foi encaminhada ao Pronto Socorro da Fundação Hospitalar de Cunha Porã. A ação de resgate contou com o apoio das equipes do SAMU, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, que auxiliaram no atendimento e na organização do trânsito na rodovia.
Um homem foi preso por agredir a companheira, em Mondaí. O fato aconteceu por volta das 17h45 desta quarta-feira. A guarnição da Polícia Militar foi acionada e se deslocou até o Bairro Antas para averiguar uma denúncia de violência doméstica. No local, a vítima relatou que teria sido agredida pelo seu companheiro e que o fato teria ocorrido na residência do casal. O marido teria pegado uma faca para cortar o cabelo da mulher, que ao tentar se proteger, foi atingida no dedo mínimo, sofrendo uma lesão. Mesmo assim, o homem conseguiu cortar um pedaço do cabelo da companheira. Ela também disse que o homem a ameaçou de morte, caso fizesse a denúncia para a Polícia. O agressor foi localizado e preso em flagrante pelo crime de lesão corporal. Ele foi conduzido e entregue na Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.