-COPOM SE REÚNE HOJE E MERCADO FINANCEIRO PREVÊ NOVA ALTA DA SELIC
-ESTADO RECUPERA 13 MILHÕES DESVIADOS NA COMPRA DE RESPIRADORES EM 2020
-CAESP/APAE DE IPORÃ DO OESTE PROMOVE CAMPANHA AGOSTO LARANJA
-SINDICATO DE MONDAÍ RECEBE PEDIDOS DE SEMENTES DE MILHO ESPECIAL
-EDUCAÇÃO DE DESCANSO FARÁ CAPACITAÇÃO PARA USO DE NOVAS TECNOLOGIAS
-PROJETO DO VALE LIVRO É APROVADO PELOS VEREADORES DE TUNÁPOLIS
-CAMINHÃO SAI DA PISTA E DEIXA MULHER FERIDA NA SC 283
-HOMEM PERDE MAIS DE 12 MIL REAIS AO VENDER MOTO NA INTERNET
O tempo é de sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM de Iporã do Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O primeiro carregamento autorizado de grãos ucranianos desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, chegou nesta terça-feira em Istambul na Turquia. Só foi possível enviar o carregamento por causa de um acordo assinado entre os governos da Ucrânia e Rússia para tentar aliviar a crise alimentar mundial. O cargueiro tem 26 mil toneladas de milho destinadas ao Líbano. De acordo com o governo da Ucrânia, outros 16 navios cargueiros de grãos "estão esperando sua vez" para zarpar de Odessa, a cidade portuária que, antes da guerra, concentrava 60 por cento da atividade marítima do país.
O chanceler alemão, OLAF SCHOLZ, afirmou nesta quarta-feira que "poderia fazer sentido" prolongar a exploração das três últimas usinas nucleares ativas na Alemanha, país que sofre especialmente a escassez de gás russo e que teme uma crise energética. A Alemanha planejava abandonar a produção de energia nuclear no final de 2022. No entanto, a redução do fornecimento de gás russo à Alemanha trouxe de volta ao primeiro plano a questão de manter em funcionamento as últimas usinas do tipo por mais tempo que o esperado. Com isso, Berlim deve decidir nas próximas semanas sobre uma possível ampliação da vida útil das usinas.
O maior incêndio florestal deste ano na Califórnia, nos Estados Unidos, já deixou quatro mortos, disseram as autoridades locais nesta terça-feira. Equipes de busca continuam a procura por mais possíveis vítimas do fogo. As chamas começaram na última sexta-feira, no Parque Nacional de Klamath, e já queimaram mais de 22 mil hectares. A porta-voz do xerife declarou que quatro mil e 500 pessoas receberam ordens de evacuação e acrescentou que cerca de 100 estruturas, de galpões a casas, foram impactadas pelas chamas.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira uma medida provisória que altera a forma de análise e concessão de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social. A MP segue para análise do Senado. Como se trata de uma medida provisória, o texto já está em vigor desde que foi editado pelo Executivo, no dia 20 de abril. Entre outros pontos, a proposta permite que o Ministério do Trabalho dispense a emissão de parecer conclusivo da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade laboral. Nesta situação, a concessão do auxílio-doença será feita por meio de análise documental, incluídos atestados ou laudos médicos, realizada pelo INSS.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne nesta quarta-feira para definir a nova taxa básica de juros da economia, a taxa Selic. A expectativa entre os analistas do mercado financeiro é que a Selic passe dos atuais 13 vírgula 25 por cento ao ano para 13 vírgula 75 por cento ao ano. Se confirmado, este será o décimo segundo aumento consecutivo na taxa de juros, que chegará ao maior patamar desde novembro de 2016, quando estava em 14 por cento ao ano. A decisão será anunciada após as 18 horas. Analistas dos bancos avaliam que, após esse aumento, a taxa Selic permanecerá neste nível até maio de 2023, quando começará a cair.
A redução do índice do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos terá um impacto médio de 12 por cento sobre as tarifas de energia. A informação é da diretora-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, CAMILA BOMFIM. A Lei Complementar 194, de 2022, que limita a cobrança do ICMS de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, foi sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO. A medida fixou o imposto desse itens em 17 e 18 por cento. Por isso, os estados tiveram que reduzir os percentuais do ICMS, o que provocou a redução dos preços da gasolina e da energia elétrica. Em Santa Catarina, o ICMS da energia elétrica, por exemplo, caiu de 25 por cento para 17 por cento depois da lei sancionada pelo presidente.
Termina nesta quarta-feira o prazo de inscrições para o concurso recém-aberto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para convocar trabalhadores temporários para o Censo 2022. Em Santa Catarina, são ofertadas 1.271 vagas para recenseadores em 227 municípios. Na região, as cidades de Maravilha e Guaraciaba tem vagas abertas. O processo seletivo é uma chamada complementar de servidores, para preencher as vagas que não haviam sido ocupadas em concurso anterior, e teve edital publicado na última quinta no Diário Oficial da União. Em Santa Catarina, 953 vagas são destinadas à ampla concorrência, 234 são voltadas às pessoas pretas ou pardas, e 84 às pessoas com deficiência.
O orçamento público previsto para Santa Catarina em 2023 foi aprovado pelo deputados estaduais na noite desta terça-feira. O texto prevê que o Estado terá 43 bilhões e 400 milhões de reais de receitas e despesas, um aumento de 17 por cento em relação aos valores deste ano. O documento ainda precisará receber sanção do governador. O texto que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para o ano que vem passou pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina com três modificações em relação ao que havia sido consolidado na etapa anterior de sua tramitação, quando esteve na Comissão de Finanças e Tributação. Uma delas foi a determinação de que o teto de gastos com despesas primárias seja imposto apenas ao Poder Executivo.
Santa Catarina obteve decisão favorável ao acesso a mais de 13 milhões de reais usados na operação de compra dos respiradores pulmonares nos primeiros meses da pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada nesta terça-feira durante sessão da terceira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, e acolhe pedido apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado em Agravo de Instrumento. Segundo o governo, a procuradoria defendeu o direito do Estado ao imediato acesso do que foi depositado em juízo por duas das empresas envolvidas na operação: cerca de 11 pela Oltramed e pouco mais de dois milhões pela TS Eletronic. Dessa forma, os procuradores do Estado explicaram que não havia motivo para que a Administração Pública continuasse sem receber esse montante, já que inexistem dúvidas sobre a origem desses recursos.
Debates eleitorais na Peperi iniciam no final deste mês. A Rede Peperi começou a fazer os primeiros contatos com os assessores e com os partidos políticos para os debates eleitorais deste ano. O projeto eleições 2022 da Peperi está formatado e assim que os candidatos forem registrados, serão feitos os convites formais e a reunião com os partidos para a definição dos detalhes dos programas. Neste ano, a Peperi fará cinco debates eleitorais com candidatos a deputado federal, deputados estadual, senador, vice-governador e governador. Além disso, o projeto contempla um programa especial no sábado do dia primeiro de outubro e a cobertura completa da eleição no domingo do dia dois outubro.
Os debates eleitorais da Peperi serão transmitidos pelas emissoras afiliadas da Rede e por rádios de outras cidades e regiões. Segundo o diretor da Rede Peperi de Comunicação, jornalista ADILSON BALDISSERA, outras emissoras do estado já manifestaram interesse em retransmitir os debates, principalmente para governador. O primeiro debate do projeto eleições 2022 será no dia 27 de agosto com candidatos a deputado estadual. No dia três de setembro o programa vai reunir os candidatos a deputado federal. O debate para o senado está programado para o dia 10 de setembro. No dia 17 será a vez dos candidatos a vice-governador. O debate para governador será no dia 24 de setembro. Os programas serão realizados no Cine Peperi em São Miguel do Oeste.
O programa Gestão Ambiental do Conder segue realizando os trabalhos ao longo deste ano e mesmo com o incremento de novos municípios, os prazos seguem sendo cumpridos rigorosamente. A declaração é do diretor do programa, JOSÉ MORA. De acordo com ele, atualmente são 29 municípios atendidos, sendo da região da Ameosc e de outros próximos. Conforme ele, os últimos a serem beneficiados foram os municípios de Campo Erê, Saudades e Flor do Sertão. Segundo ele, pela lógica, com o aumento de municípios a demanda também aumentou, porém, frisa que mesmo assim os profissionais estão conseguindo dar a resposta esperada.
Nos primeiros seis meses de 2022, o programa Gestão Ambiental do Conder já emitiu mais de mil licenças ambientais e a expectativa é que até o final deste ano, os números sejam maiores que os registrados em 2021. A afirmação é do diretor do programa, JOSÉ MORA. Ele lembra que no ano passado foram cerca de duas mil licenças emitidas e neste ano a projeção é que o número ultrapasse esse índice. Ele pontua que o número de serviços também foi ampliado, como por exemplo, a licença de adesão e compromisso, conhecida por LAC. MORA explica que nessa modalidade, o técnico do empreendedor declara as informações e ocorre a liberação da licença, sendo esse procedimento finalizado no período máximo de seis dias.
O programa Gestão Ambiental do Conder registrou no mês de junho deste ano o recorde de licenças já emitidas em um único mês desde a sua criação. O comentário é do diretor do programa, JOSÉ MORA. Ele destaca que foram 205 licenças, índice considerável na visão do profissional. Questionado sobre a maior demanda existente atualmente, ele cita que continua sendo do setor do agronegócio, onde suinocultura e avicultura somam juntas, 35 por cento da demanda total de licenciamentos emitidos pelo programa. Já em relação ao processo trifásico, MORA define como o procedimento mais complexo feito pela equipe do programa de Gestão Ambiental do Conder.
A região Extremo Oeste de Santa Catarina vem registrando um aumento considerável dos pedidos para liberação de licenças para energia solar fotovoltaica. A informação é do diretor do programa Gestão Ambiental do Conder, JOSÉ MORA. Ele ressaltou que o procedimento é simples, sendo necessário apenas um cadastro para a liberação do certificado de certidão ambiental. O profissional pontua que atualmente compõem a equipe do programa, seis técnicos e dois estagiários, sendo suficiente para atender a demanda e cumprir os prazos estipulados. MORA lembra ainda que a licença de adesão e compromisso também otimiza o trabalho prestado aos municípios atendidos pelo programa Gestão Ambiental do Conder.
São João do Oeste vai implantar Projeto UVR - Unidade de Valorização de Recicláveis. Será uma unidade de segregação de materiais recicláveis para separar os itens por categoria. Na sequência tudo será colocado em fardos para posterior destinação às indústrias de transformação e reaproveitamento destes materiais. O município de São João do Oeste foi buscar várias referências no Paraná. Na última visita o prefeito, GENÉSIO ANTON, foi acompanhado pelo diretor de Assistência Social, ALBERTO MANSKE, e profissionais do CRAS. O foco esteve nas iniciativas da Usina Hidrelétrica de Itaipu, que desde 2018 possui projeto sócio ambiental contribuindo na solução de problemas ambientais e sociais. O prefeito informa que vários municípios do Paraná já foram contemplados com Unidades de Valorização de recicláveis.
Objetivo é a geração de renda e ainda a contribuição com o meio ambiente. O prefeito de São João do Oeste estabeleceu o prazo de um ano para a implantação da Unidade de Recicláveis. GENÉSIO ANTON comenta que a equipe técnica do município já está atualizada nas questões da legislação e trabalha para estabelecer corretamente o tamanho do galpão e a compra de máquinas. O prefeito demonstra empolgação na parceria com o Parque Tecnológico Itaipu, uma referência nacional e internacional em projetos ambientais. A Usina tem restrição para investimento financeiro do Paraná, porém, pode prestar assistência técnica que será fundamental no projeto em São João do Oeste. A prefeitura possui terrenos disponíveis, mas ainda está analisando o local adequado para a implantação da Unidade de Valorização de Recicláveis.
Município ainda necessita de recursos para implantação da Unidade de Valorização de Recicláveis. Meta é buscar apoio na Assistência Social em Florianópolis e Brasília. O prefeito GENÉSIO ANTON afirma que é preciso ter um projeto bem elaborado para buscar recursos nos governos estadual e federal. Cita ainda que os investimentos podem ser viabilizados por meio do Fundo Social de grandes empresas que destinam recursos para projetos sociais e ambientais. O prefeito considera que a criação do Departamento de Assistência Social contribui para o município avançar em projetos em prol de famílias carentes. ANTON destaca ainda a grande preocupação com as questões ambientais e neste sentido, a Unidade de Valorização de Reciclados dará importante contribuição.
Projeto que concede o Vale Livro é aprovado pelos vereadores de Tunápolis. A informação é do líder do Governo na Câmara, vereador FERNANDO WEISS. De acordo com ele, o Projeto aprovado na sessão desta segunda-feira autoriza a concessão de um vale no valor de 30 reais para cada estudante da rede municipal de ensino. O objetivo é de incentivar a compra de exemplares durante a feira anual do livro. WEISS ressalta que neste ano a feira será promovida durante a Semana Municipal de Incentivo à Leitura e a Cultura nos dias seis, sete e oito de novembro. No total, serão beneficiados 460 estudantes desde a educação infantil até o quinto ano. FERNANDO WEISS enfatiza que o Projeto vai de encontro ao Plano Municipal de Educação sancionado através de uma Lei em 2015, que estabelece que é dever do município manter e ampliar os programas de incentivo à leitura.
Vereadores de Tunápolis possuem compromisso na aprovação de Projetos em prol da população. A afirmação é do líder do Governo na Câmara, FERNANDO WEISS. O vereador enfatiza que um bom trabalho vem sendo desenvolvido em parceria com o Executivo, com todos os Projetos recebidos durante 2021 e nos primeiros meses deste ano sendo aprovados por unanimidade. WEISS avalia que isso significa que todos os nove vereadores de Tunápolis se preocupam em debater e aprovar projetos de interesse de toda a população do município. Cita a existência de um bom diálogo entre os Edis antes, durante e após as Sessões, o que facilita o entendimento das proposições. Para o vereador FERNANDO WEISS, quem ganha são os munícipes através de obras e melhorias em vários setores.
Campanha Agosto Laranja alerta para prevenção e conscientização das deficiências. A informação é da fisioterapeuta do CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste, ALINE SPANIOL. De acordo com ela, a rotina dos trabalhos realizados pela instituição possui foco na qualidade de vida das pessoas com deficiência. No entanto, a missão de todas as APAES também é de prevenir novos casos. A profissional ressalta que com base nos dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas de 70 por cento das deficiências poderiam ser evitadas com cuidados antes, durante e após a gestação. ALINE enaltece que o objetivo da Campanha Agosto Laranja é disseminar conhecimentos sobre medidas preventivas simples para a diminuição gradual dos novos casos de deficiências intelectuais e múltiplas e a identificação precoce de casos.
Prevenção das deficiências ocorre em três níveis. A afirmação é da fisioterapeuta do CAESP/APAE Caminho de Luz de Iporã do Oeste, ALINE SPANIOL. A profissional enfatiza que a etapa primária é para prevenção do surgimento de casos, a secundária prevê agilidade no encaminhamento das pessoas com deficiência para os serviços de referência e a terciária prevê atendimento especializado para que as sequelas não sejam agravadas e para garantir o direito de convívio social. ALINE destaca que durante o mês de agosto e no restante do ano serão promovidas ações para alertar sobre a importância da prevenção em diferentes setores da sociedade. Estão previstas palestras em escolas, capacitações para profissionais da saúde e assistência social, divulgação de informações pelos meios de comunicação e decoração da cidade alusiva ao tema em parceria com o departamento de cultura.
O Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mondaí está recebendo pedidos de sementes de milho. De acordo com o coordenador da entidade, FLÁVIO ZANG, trata-se de uma semente que era disponibilizada pela Epagri em anos anteriores. Como a Epagri parou de realizar os pedidos, o Sintraf assumiu a responsabilidade neste ano para que os agricultores continuem tendo acesso a variedade SCS 155 Catarina, com alta tecnologia, maior produtividade e menores custos de produção. Os interessados podem procurar o sindicato ainda nesta semana para efetuarem os pedidos. ZANG explica que essa semente passou por modificações e necessita de alguns cuidados especiais de cultivo por não ser transgênica, o que impede a aplicação de agrotóxicos nas lavouras.
O coordenador do Sintraf de Mondaí ressalta que a quantidade de sementes será disponibilizada conforme a necessidade de cada agricultor. O custo da bolsa com 10 quilos é de 180 reais. O pagamento pode ser feito à vista ou com boleto para 30 dias. FLÁVIO ZANG acredita que o plantio dessa variedade deve crescer ano após ano, pois ela demanda de um preparo anterior das lavouras, com cobertura verde, para maior controle das pragas. O objetivo da entidade sindical no fornecimento dessa variedade de milho é de buscar alternativas para a lucratividade, melhorar a qualidade dos alimentos e aumentar o volume colhido. ZANG também enaltece que a variedade de milho SCS 155 Catarina possui plantas mais resistentes às intempéries climáticas e aos ataques de diferentes pragas agrícolas.
Os profissionais da Educação do município de Descanso recebem constantes capacitações e atividades de formação continuada. De acordo com o secretário, MAICON ROSIN, no período das férias escolares do meio do ano optou-se por manter as escolas fechadas para que os professores e demais membros das equipes também pudessem aproveitar o descanso. Com a retomada das atividades escolares nesta semana, a pasta já trabalha em mais uma capacitação prevista para ocorrer no dia 25 de agosto. Na oportunidade será trabalhada a plataforma iônica, que dispõe de materiais virtuais para os trabalhos pedagógicos no dia a dia em sala de aula e até no contra turno escolar. ROSIN enfatiza que no período da pandemia houve um salto tecnológico no processo de ensino, o que demanda constantes treinamentos para que os professores lidem de forma adequada com essa nova realidade implantada e consolidada nas escolas.
Plataformas digitais e sistema de apostilado contratados pelo município são extremamente importantes no processo de aprendizado. A avaliação é do secretário de educação de Descanso, MAICON ROSIN. De acordo com ele, apesar de não substituírem totalmente a presença do professor em sala de aula bem como os livros, cadernos e demais atividades, a tecnologia aliada ao bom hábito da leitura proporciona uma visão mais ampla dos conteúdos propostos para estudos. Cita que a pasta também adquiriu cerca de mil livros para a nova biblioteca pública, que será inaugurada nos primeiros dias do mês de setembro.
MAICON ROSIN enfatiza que para os próximos meses a meta é introduzir um componente curricular de produção textual para os alunos das séries iniciais da rede municipal. O secretário de educação de Descanso considera que o trabalho da pasta é contínuo na busca por melhorias tanto para os alunos, quanto para todos os demais profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem. Ele lembra ainda que nesta quinta-feira, quatro de agosto, será encerrado o prazo para os pedidos de bolsas de estudos. Os interessados devem acessar o site do município para formalizar a inscrição e depois providenciar a entrega da documentação exigida para que possam receber o pagamento. Para o segundo semestre, a expectativa do secretário de educação de Descanso, MAICON ROSIN, é pela continuidade dos bons trabalhos já desenvolvidos nos primeiros meses de 2022.
Polícia Militar Rodoviária promove atividades alusivas aos 45 anos da corporação em Santa Catarina. Aniversário será comemorado no dia 11 de agosto. De acordo com o comandante do posto 12 de Iporã do Oeste, EDSON BARBOSA, nesta quarta-feira a sede da corporação que foi construída no município em dezembro de 1985, está aberta ao público e com atividades voltadas à conscientização para um trânsito mais seguro, bem como para demonstrar o trabalho de competência da Polícia Militar Rodoviária. Estão ocorrendo visitações nas instalações do quartel e demonstrações práticas de operação de equipamentos como medidores de velocidade, etilômetro e armamentos utilizados no dia a dia como granadas, escudos e outros. A atividade iniciou pela manhã e seguirá a partir das 14h com o recebimento de alunos das escolas.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de estelionato em Guaraciaba. O fato foi registrado por volta das 09h da manhã de ontem. A guarnição atendeu um homem que relatou que havia anunciado a venda de uma motocicleta na internet e fechado um negócio no valor de 12 mil e 500 reais com uma pessoa. A forma de pagamento combinada com o comprador foi por meio de um depósito via TED. Segundo a vítima, o valor apareceu disponível para compensar no último domingo e ele entregou a motocicleta para o comprador. Porém, na segunda feira o valor não havia entrado na conta. Ele tentou fazer contato com o comprador, mas não obteve êxito. Diante dos fatos, o homem foi orientado quanto aos procedimentos a serem adotados.
Caminhão sai da pista e deixa mulher ferida na SC 283. O acidente foi atendido pelo Corpo de Bombeiros por volta das 09h20 da manhã de ontem. O fato ocorreu próximo a ponte do Rio Barra Grande, na divisa entre os municípios de Palmitos e São Carlos. De acordo com relatos do condutor, um buraco na via provocou a saída de pista. No local foi atendida a caroneira, uma mulher de 50 anos, que estava consciente, porém, com uma lesão na perna direita. Após a realização dos procedimentos pré-hospitalares, ela foi imobilizada em maca rígida e encaminhada ao Hospital de São Carlos. Foi necessário fazer o corte de árvores para que a equipe pudesse efetuar a retirada da vítima, que estava no interior do veículo. O motorista não se feriu. O trecho onde o acidente aconteceu está em obras e com sinalização precária. A orientação é para que os motoristas tenham prudência ao trafegar na rodovia, enquanto as obras não forem concluídas.