-COPOM SE REÚNE HOJE E MERCADO FINANCEIRO PREVÊ NOVA ALTA DA SELIC
-ESTADO RECUPERA 13 MILHÕES DESVIADOS NA COMPRA DE RESPIRADORES EM 2020
-MÁQUINA DE CONCRETAR A BR-163 DEVERÁ FICAR PARADA POR ATÉ DEZ DIAS
-PREFEITURA REALIZA REUNIÃO PARA DISCUTIR O PROJETO PLANTANDO ÁGUA
-NOVO DIRETOR DE CULTURA DEVE PROPOR A CRIAÇÃO DE NOVAS OFICINAS
-ASFALTAMENTO DA RUA DO BAIRRO XAVANTES DEVE INICIAR EM ALGUNS DIAS
-CONDER EMITIU MAIS DE MIL LICENÇAS AMBIENTAIS NO PRIMEIRO SEMESTRE
-SETOR SOCIAL VAI ENTREGAR 49 MATRÍCULAS NAS PRÓXIMAS SEMANAS
-PF COMBATE DESCAMINHO DE VINHOS E ELETRÔNICOS NA FRONTEIRA
-HOMEM PERDE MOTO DE 12 MIL E 500 REAIS EM GOLPE PELA INTERNET
O tempo está ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 26 centavos. O euro está valendo cinco reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.
O primeiro carregamento autorizado de grãos ucranianos desde o início da guerra, em 24 de fevereiro, chegou nesta terça-feira em Istambul na Turquia. Só foi possível enviar o carregamento por causa de um acordo assinado entre os governos da Ucrânia e Rússia para tentar aliviar a crise alimentar mundial. O cargueiro " tem 26 mil toneladas de milho destinadas ao Líbano. De acordo com o governo da Ucrânia, outros 16 navios cargueiros de grãos "estão esperando sua vez" para zarpar de Odessa, a cidade portuária que, antes da guerra, concentrava 60 por cento da atividade marítima do país.
O chanceler alemão, OLAF SCHOLZ, afirmou nesta quarta-feira que "poderia fazer sentido" prolongar a exploração das três últimas usinas nucleares ativas na Alemanha, país que sofre especialmente a escassez de gás russo e que teme uma crise energética. A Alemanha planejava abandonar a produção de energia nuclear no final de 2022. No entanto, a redução do fornecimento de gás russo à Alemanha trouxe de volta ao primeiro plano a questão de manter em funcionamento as últimas usinas do tipo por mais tempo que o esperado. Com isso, Berlim deve decidir nas próximas semanas sobre uma possível ampliação da vida útil das usinas.
O maior incêndio florestal deste ano na Califórnia, nos Estados Unidos, já deixou quatro mortos, disseram as autoridades locais nesta terça-feira. Equipes de busca continuam a procura por mais possíveis vítimas do fogo. As chamas começaram na última sexta-feira, no Parque Nacional de Klamath, e já queimaram mais de 22 mil hectares. A porta-voz do xerife declarou que quatro mil e 500 pessoas receberam ordens de evacuação e acrescentou que cerca de 100 estruturas, de galpões a casas, foram impactadas pelas chamas.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira uma medida provisória que altera a forma de análise e concessão de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social. A MP segue para análise do Senado. Como se trata de uma medida provisória, o texto já está em vigor desde que foi editado pelo Executivo, no dia 20 de abril. Entre outros pontos, a proposta permite que o Ministério do Trabalho dispense a emissão de parecer conclusivo da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade laboral. Nesta situação, a concessão do auxílio-doença será feita por meio de análise documental, incluídos atestados ou laudos médicos, realizada pelo INSS.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reúne nesta quarta-feira para definir a nova taxa básica de juros da economia, a taxa Selic. A expectativa entre os analistas do mercado financeiro é que a Selic passe dos atuais 13 vírgula 25 por cento ao ano para 13 vírgula 75 por cento ao ano. Se confirmado, este será o décimo segundo aumento consecutivo na taxa de juros, que chegará ao maior patamar desde novembro de 2016, quando estava em 14 por cento ao ano. A decisão será anunciada após as 18 horas. Analistas dos bancos avaliam que, após esse aumento, a taxa Selic permanecerá neste nível até maio de 2023, quando começará a cair.
A redução do índice do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos terá um impacto médio de 12 por cento sobre as tarifas de energia. A informação é da diretora-presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica, CAMILA BOMFIM. A Lei Complementar 194, de 2022, que limita a cobrança do ICMS de combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo, foi sancionada pelo presidente JAIR BOLSONARO. A medida fixou o imposto desse itens em 17 e 18 por cento. Por isso, os estados tiveram que reduzir os percentuais do ICMS, o que provocou a redução dos preços da gasolina e da energia elétrica. Em Santa Catarina, o ICMS da energia elétrica, por exemplo, caiu de 25 por cento para 17 por cento depois da lei sancionada pelo presidente.
Termina nesta quarta-feira o prazo de inscrições para o concurso recém-aberto do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para convocar trabalhadores temporários para o Censo 2022. Em Santa Catarina, são ofertadas 1.271 vagas para recenseadores em 227 municípios. Na região, as cidades de Maravilha e Guaraciaba tem vagas abertas. O processo seletivo é uma chamada complementar de servidores, para preencher as vagas que não haviam sido ocupadas em concurso anterior, e teve edital publicado na última quinta no Diário Oficial da União. Em Santa Catarina, 953 vagas são destinadas à ampla concorrência, 234 são voltadas às pessoas pretas ou pardas, e 84 às pessoas com deficiência.
O orçamento público previsto para Santa Catarina em 2023 foi aprovado pelo deputados estaduais na noite desta terça-feira. O texto prevê que o Estado terá 43 bilhões e 400 milhões de reais de receitas e despesas, um aumento de 17 por cento em relação aos valores deste ano. O documento ainda precisará receber sanção do governador. O texto que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado para o ano que vem passou pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina com três modificações em relação ao que havia sido consolidado na etapa anterior de sua tramitação, quando esteve na Comissão de Finanças e Tributação. Uma delas foi a determinação de que o teto de gastos com despesas primárias seja imposto apenas ao Poder Executivo.
Santa Catarina obteve decisão favorável ao acesso a mais de 13 milhões de reais usados na operação de compra dos respiradores pulmonares nos primeiros meses da pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada nesta terça-feira durante sessão da terceira Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, e acolhe pedido apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado em Agravo de Instrumento. Segundo o governo, a procuradoria defendeu o direito do Estado ao imediato acesso do que foi depositado em juízo por duas das empresas envolvidas na operação: cerca de 11 pela Oltramed e pouco mais de dois milhões pela TS Eletronic. Dessa forma, os procuradores do Estado explicaram que não havia motivo para que a Administração Pública continuasse sem receber esse montante, já que inexistem dúvidas sobre a origem desses recursos.
A coordenação estadual do Sinte vai promover um seminário virtual de formação no próximo dia 19 a partir das 19 horas. As inscrições já estão abertas para quem estiver interessado no curso. Segundo o secretário de Formação ALDOIR KRAEMER, essa capacitação é aberta para o público em geral, mas com foco nos profissionais da educação de todo o Estado catarinense. O seminário vai trazer assuntos voltados ao tema “Educação do Futuro será feita por Gente”. O intuito será discutir qual o melhor modelo de aprendizado dos estudantes e qual deles humaniza mais as crianças. O seminário será ministrado por um palestrante de Portugal. KRAEMER também destacou que a coordenadoria regional do Sinte em São Miguel do Oeste vai promover neste dia seis de agosto uma reunião para discutir o novo planejamento da nova diretoria. A nova coordenação estadual do sindicato será empossada no dia 13 deste mês em Florianópolis.
Hoje à tarde será promovido o espetáculo teatral em Princesa a partir das 15 horas no clube da sede. Trata-se do projeto que está percorrendo o Estado de Santa Catarina com apresentações culturais. A realização é da Fundação Catarinense de Cultura. Dentro deste roteiro, hoje Princesa receberá o espetáculo intitulado “Assombros, causos e outros encontros”. O grupo fará uma única apresentação no município, com enfoque ao teatro, a arte e a cultura. O espetáculo será acompanhado pelos alunos dos quartos e quintos anos do colégio Renascer, os alunos da Antenor Nascentes e do CRAS. O evento é aberto a população em geral e será gratuito.
A administração de São José do Cedro promoveu a instalação de parquinhos em escolas e creches. Receberam os parquinhos a Escola Santo Isidoro a Creche Nossa Senhora Aparecida e a Creche São Domingos. O custo girou em torno de 62 mil reais para cada parque instalado. Esses investimentos são importantes para o desenvolvimento das crianças, além de brincadeira também é uma atividade física e, como tal, traz benefícios para a saúde das crianças. Os brinquedos do parque infantil ajudam as crianças em áreas específicas pois, ajudam a desenvolver a socialização a imaginação e coordenação motora.
Foi apresentado pela Ameosc o projeto Plantando Água durante a manhã de ontem na Câmara de Vereadores de São José do Cedro. Estiveram presentes 170 pessoas. O município aderiu à iniciativa da Associação. A informação é do vice-prefeito ELMAR HENTZ. Na oportunidade foram apresentadas as metas e diretrizes do programa em nível regional. Segundo o vice-prefeito, o projeto consiste em fazer um trabalho pontual em algumas áreas consideradas como produtoras de água. O município conta com o Rio das Flores com boa vazão, responsável por abastecer a Estação de Tratamento de Água do Semae. O projeto incentiva o poder público a ter um olhar mais avançado quanto aos pequenos córregos que levam água até esse rio, por exemplo. Um novo encontro será realizado para aprofundar o assunto com as entidades que sinalizaram interesse em participar do projeto. Esse encontro deve acontecer ainda neste mês onde também será elaborado um plano de execução e estratégias ambientais.
O projeto Plantando Água deve necessitar de cinco milhões de reais para o efetivo funcionamento em todo o Extremo-Oeste. Os valores irão possibilitar a plantação de um milhão de mudas de árvores nativas, recuperar mais 400 quilômetros de estradas e também o solo degradado. Parte dos valores serão bancados pelos municípios em serviços com máquinas e outra parte pelas entidades envolvidas, além de empresas privadas em Santa Catarina. A Ameosc também deve buscar convênio com a Agência das Águas, com sede em Brasília, que objetiva remunerar os produtores rurais que realizam trabalhos em prol do meio ambiente. A projeção é desenvolver esse projeto pelos próximos seis anos. A iniciativa está sendo apresentada aos 19 municípios da Ameosc com foco em parcerias público-privadas para financiar as ações.
Mesmo com o incremento de novos municípios consorciados, o Conder Ambiental continua seguindo os prazos rigorosamente. A declaração é do diretor JOSÉ MORA. Atualmente são 29 municípios atendidos, sendo da região da Ameosc e outros próximos. Conforme ele, os últimos a serem beneficiados foram os municípios de Campo Erê, Saudades e Flor do Sertão. Com isso a demanda também aumentou, porém mesmo assim os profissionais estão conseguindo dar a resposta esperada. Nos primeiros seis meses de 2022, o programa já emitiu mais de mil licenças ambientais e a expectativa é que até o final deste ano, os números sejam maiores que os registrados em 2021. No ano passado, foram cerca de duas mil licenças emitidas. O número de serviços também foi ampliado, a exemplo, a licença de adesão e compromisso, conhecida por LAC. MORA explicou que nessa modalidade, o técnico do empreendedor declara as informações e ocorre a liberação da licença, sendo esse procedimento finalizado no período máximo de seis dias.
O programa Gestão Ambiental do Conder registrou no mês de junho deste ano o recorde de licenças já emitidas em um único mês desde a sua criação. O comentário é do diretor JOSÉ MORA. Ele disse que foram 205 licenças. Sobre a maior demanda existente atualmente, ele citou que continua sendo o setor do agronegócio, onde suinocultura e avicultura somam mais de 35 por cento da demanda total de licenciamentos emitidos pelo programa. Já em relação ao processo trifásico, MORA definiu como o procedimento mais complexo feito pela equipe do programa. A região Extremo-Oeste também vem registrando um aumento considerável dos pedidos para liberação de licenças para energia solar fotovoltaica. Ele disse que atualmente compõem a equipe do programa seis técnicos e dois estagiários, sendo suficiente para atender a demanda e cumprir os prazos estipulados. MORA ainda lembrou que a licença de adesão e compromisso também otimiza o trabalho prestado aos municípios atendidos pelo programa Gestão Ambiental do Conder.
Prazo para regularização fiscal termina nesta sexta-feira em Guaraciaba. O expediente do Setor de Tributação acontece das sete e 30 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. O objetivo é recuperar valores inadimplentes de créditos tributários e não-tributários, relativos as dívidas ativas dos contribuintes com o município de Guaraciaba que já ultrapassa um milhão e 40 mil reais. Os contribuintes em débito, que regularizarem sua situação, poderão renegociar o valor da dívida em até 24 parcelas.
A regularização fundiária foi retomada pela secretaria de Assistência Social de Palma Sola. Os processos ficaram interrompidos devido às férias do responsável pelo setor. Segundo o secretário IVANOR DE MOURA, ao retornar das férias, foi informado pelo Cartório de Registros de Dionísio Cerqueira que mais 49 matrículas foram regularizadas através do Reurb-S. As 49 famílias contempladas moram na área próxima da estrada geral sentido a cidade de São José do Cedro. Foram mais de 20 anos de espera para obter as matrículas. A entrega deve acontecer nas próximas semanas. O secretário destacou que cerca de 200 famílias já foram beneficiadas com as regularizações de quatro bairros, além do Distrito de Novo Cerro Azul. Agora o setor procura enquadrar os lotes da Linha Brasil que possuem mais de 40 anos em situação irregular. Ele comentou que a regularização possibilita o morador realizar melhorias na estrutura da residência. Assim como o poder público. A ideia é contemplar mais 120 famílias até 2024.
O trecho da rua que liga o Bairro Xavantes e o Ginásio de Esportes de Anchieta deve receber a camada asfáltica dentro de alguns dias. Este mesmo trecho já recebeu os serviços de limpeza, drenagem e instalação dos encanamentos. A afirmação é do vice-prefeito EDGAR BENETTI. As obras no local sofreram uma paralisação em virtude das chuvas alguns meses atrás. Frente aos problemas em várias localidades do município, foi necessário empenhar as máquinas da secretaria de Obras na limpeza dos entulhos. Mas os recursos para essa pavimentação já foram entregues à administração ainda em meados de junho. Alguns trabalhos foram retomados no trecho com intenção de iniciar a colocação da camada asfáltica nos próximos dias. Em virtude de todo esse cenário que atrapalhou a execução das obras, é necessário ter paciência quanto às obras em Anchieta. O vice-prefeito relatou que algumas pessoas acabam cobrando a municipalidade quanto aos trabalhos parados. Porém, não procuram entender os cenários adversos enfrentados.
Outras ruas da área urbana de Anchieta vão receber intervenções nas próximas semanas com a conclusão de alguns trabalhos. O vice-prefeito EDGAR BENETTI, citou o trecho da Avenida Brasil e também do Bairro Cohab que depois do término no Bairro Xavantes vai começar a trabalhar em ambos os trechos. Ele acredita que nesse local a execução dos serviços não devem demorar devido a infraestrutura do trecho. O local já conta com drenagem pluvial e calçamento com pedras irregulares. O vice-prefeito também lembrou da conclusão do calçamento no Bairro Cantu, na Rua Osmar Cesca e parte da São Paulo Alto. A administração de Anchieta está buscando a pavimentação de mais um trecho na comunidade da Café Filho. A intervenção de aproximadamente 300 metros já está sendo viabilizada pelo poder público. O vice-prefeito aproveitou para relatar sobre as obras com uso dos rejeitos de asfalto dados pelo DNIT ao município. A ideia é colocar em determinadas comunidades para diminuir os problemas melhorando o tráfego.
O colégio Cemeg recebeu obras de lixamento do assoalho durante o período de recesso escolar em São José do Cedro. Com o retorno aos trabalhos, os professores estranharam a qualidade do sintéco utilizado na melhoria. Em virtude disso, a vereadora MÁRCIA DEMOSSI, solicitou na sessão ordinária de segunda-feira que a empresa seja oficialmente notificada pelo trabalho executado. Segundo a vereadora, a empresa já foi questionada por algumas pessoas, mas sempre apresentou desculpas quanto aos péssimos serviços prestados. Ela ainda disse que a responsável pela obra deveria voltar ao colégio e solucionar o problema, principalmente, no corredor do educandário. Para a vereadora, o trabalho ficou de péssima qualidade, sendo que isso ocorre com empresas de fora com baixo custo de mão de obra. MÁRCIA destacou que a decisão foi unânime entre os presentes para saber se o município já fez o pagamento.
A criação de novas oficinas está incluída no planejamento criado pelo novo responsável pelo departamento de Cultura de São José do Cedro. O empresário ACARAÍ ASSMANN, assumiu o cargo de diretor depois da saída da então diretora FRANCIELI BEAL, na última segunda-feira. O novo diretor relatou estar contente pela administração ter confiado o departamento a ele. Segundo ele, os trabalhos desempenhados no setor vêm de encontro às intenções que tinha antes mesmo de entrar no setor público. A partir de agora, o intuito é tomar conhecimento daquilo que a sociedade aguarda do departamento, entre elas, a criação de novas oficinas para atender o público mais jovem. O diretor citou a oficina de street dance voltados aqueles que não se simpatizam com nenhum grupo disponível. A ideia é inicial e precisa ser amadurecida com mais debates e discussões entre os demais integrantes. Tendo em vista que as oficinas precisam passar pelos processos licitatórios. Mas a intenção é provocar um envolvimento entre toda a comunidade, sendo que o município possui diversos pontos para desempenhar as atividades.
O diretor de Cultura, ACARAÍ ASSMANN, também relatou sobre a possibilidade de implantar um projeto focado no aprendizado de uma língua estrangeira. Com isso, melhorando também os índices da educação municipal e facilitando o ingresso de estudantes no mercado de trabalho. Assim como o departamento de Cultura, a secretaria de Educação também teve mudança na gestão do setor. A secretária oficializada pela administração foi a professora SIMONE TREVISOL. A secretária destacou a alegria de assumir o cargo de um setor que os trabalhos estão em andamento. Segundo ela, a intenção é justamente dar continuidade aos serviços já planejado pelas duas secretárias que antecederam o seu ciclo na secretaria. Como também implantar novas ideias debatidas pela equipe da Educação. SIMONE também informou que amanhã uma equipe estará se reunindo para discutir a realização do primeiro desfile cívico de sete de setembro.
A então secretária de Educação de São José do Cedro, SANDRA KUNZLER, voltou para a coordenação pedagógica. Em entrevista à Rádio Cedro, ela avaliou seu trabalho à frente do setor como extremamente positivo, onde pôde realizar diversas ações previstas em seu planejamento. Entre elas, a implantação da Sala do Atendimento Especializado na rede municipal de ensino. Para ela, esse foi um dos maiores objetivos enquanto esteve respondendo pelo setor. A instalação desta sala estava sendo buscada desde em 2021 quando a secretaria era dirigida pela atual vereadora TÂNIA DOS SANTOS. Conforme o levantamento inicial, cerca de 25 crianças são atendidas na sala de atendimento especializado. SANDRA também destacou que ainda neste mês vai promover uma oficina programada pela secretaria.
A pavimentadora da TORC, responsável por aplicar o concreto na BR-163 entre Dionísio Cerqueira e Guaraciaba, vai ficar parada por até dez dias. A máquina está estacionada em uma oficina às margens da rodovia federal para reprogramação. A Rádio Cedro obteve a informação que a máquina estava programada para pavimentar trechos da pista com a terceira faixa. Agora, com a mudança, a concreteira será reprogramada para concretar apenas um sentido da via por vez. A pavimentadora estava programada até então em oito metros e 40 centímetros e passará para quatro metros e 70 centímetros. Com isso, será possível fechar os segmentos incompletos. A Rádio Cedro ainda obteve a informação que esse é um processo esperado pela empreiteira, não ocorrendo nada fora do esperado. Foram pavimentados 14 quilômetros, sendo oito quilômetros totais e seis parciais.
A Polícia Federal de Dionísio Cerqueira cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Francisco Beltrão, PR. No curso da investigação se apurou que uma pessoa do grupo teria constituído uma empresa “fantasma” na cidade de Campo Erê, que foi utilizada para emitir notas fiscais fraudulentas para conferir aparente legalidade aos produtos eletrônicos e vinhos introduzidos clandestinamente em território nacional - sem a comprovação da regular importação. Ficou constatado que essa empresa teria emitido 11 mil e 28 notas fiscais. As notas fiscais emitidas entre 2017 e 2019 comprovam negociações superiores a 24 milhões de reais em vendas ilegais de vinhos argentinos e smartphones. Além do cumprimento de mandados de busca e apreensão, nesta manhã, também estão sendo bloqueados valores existentes em contas bancárias e aplicações em operações de criptomoedas de três pessoas integrantes desse esquema criminoso de descaminho.
Os eletrônicos descaminhados e os vinhos oriundos da Argentina eram comercializados através de plataformas de comércio eletrônico na internet, utilizando os Correios da região do Extremo-Oeste para a entrega das mercadorias ilícitas vendidas. Segundo a PF, as remessas eram, em sua maioria, realizadas em nome de terceiros, com a intenção de não chamar a atenção sobre os verdadeiros envolvidos. O líder dessa associação investigada já foi condenado criminalmente na ação penal decorrente da Operação Formiga, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro de 2016, na qual também se investigou atividade de descaminho de produtos oriundos da Argentina. Já os envolvidos nesta operação são investigados pelo crime de descaminho, praticado em associação criminosa e com utilização de documentos ideologicamente falsos, os quais, somando-se as penas máximas, totalizam 12 anos de reclusão.
Um homem sofreu um prejuízo de 12 mil e 500 reais após vender sua motocicleta e não receber o valor do comprador. De acordo com a PM, o caso ocorreu ontem, por volta das nove horas, em Guaraciaba. A vítima relatou para os policiais militares que tinha colocado sua moto à venda por aquele valor numa plataforma de escambo, nas redes sociais. Uma pessoa entrou em contato com o dono da motocicleta para fechar negócio. Após a negociação, ficou acertado que o pagamento seria por meio de TED programado para acontecer no domingo, dia 31, porém, na data seguinte, segunda-feira, o valor da moto não havia sido depositado na conta. O rapaz até tentou fazer contato com o comprador, porém sem êxito. A Polícia Militar orientou a vítima quanto aos procedimentos cabíveis.