ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco terça-feira 03 08 2021

-TSE ABRE INQUÉRITO CONTRA BOLSONARO E PEDE APURAÇÃO NO SUPREMO

-SANTA CATARINA LANÇA DÉCADA DE INCENTIVO A AGRICULTURA FAMILIAR

-CORONEL DO LITORAL TOMA POSSE COMO NOVO COMANDANTE DA NONA REGIÃO DA PM

-MUNICÍPIO VAI VACINAR PESSOAS COM 32 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA NA PRAÇA DO CENTRO

-SECRETÁRIO DIZ QUE PROJETO DE VEREADORA SOBRE CALÇADAS TEM VÍCIO DE ORIGEM

-IDOSO DE 75 ANOS É FERIDO A GOLPES DE FACÃO

-ACUSADO DE MATAR E ESCONDER CORPO DA COMPANHEIRA VAI A JURI NESTA SEXTA

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de cinco graus.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 23 centavos. O euro está valendo seis reais e 22 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Alemanha começará, em primeiro de setembro, a aplicar uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 às pessoas mais velhas e vulneráveis, assim como a quem não recebeu a injeção com a tecnologia de RNA mensageiro. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira. Em comunicado, o governo alemão informou que essa decisão é "do interesse da atenção sanitária preventiva" e considera as preocupações sobre uma "resposta imunológica reduzida ou em rápida diminuição" em pessoas vulneráveis.

As farmacêuticas Pfizer e Moderna aumentaram os preços de sua vacina contra a covid-19 por meio de um acordo com a União Europeia. O preço da vacina da Pfizer aumentou de 15 vírgula 50 euros para 19 vírgula 50 a unidade e a da Moderna, de 19 para 21 vírgula 50 euros. O reajuste ocorre em pleno aumento de casos na Europa por causa da variante Delta, contra a qual as vacinas das americanas Pfizer e Moderna devem ser eficazes para evitar formas graves da doença, segundo os primeiros estudos. As farmacêuticas não se manifestaram sobre o aumento dos preços.

Incêndios florestais de grandes proporções vêm atingindo a costa sul da Turquia há seis dias, deixando ao menos oito mortos, segundo as autoridades locais. Nesta segunda-feira, a União Europeia enviou três aviões para auxiliar no combate às chamas. Na Grécia, moradores foram retirados de casa por causa de incêndios. Ao menos sete dos 130 incêndios registrados durante a última semana ainda estão ativos, segundo informe da Direção de Florestas, autoridade ligada ao governo turco. Mais de mil e cem pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas no fim de semana.

O presidente JAIR BOLSONARO deu nesta segunda-feira a primeira sinalização de que pode voltar a implementar o horário de verão para lidar com a crise hídrica do País. Em entrevista à Rádio ABC de Novo Hamburgo, o presidente afirmou que, mesmo sendo contra a medida, se a maioria da população mudar de opinião sobre o tema, ele "segue a maioria". Ele disse que é um democrata e segue a maioria para em seguida afirmar que se a se a maioria da população quiser a volta do horário de verão ele pode fazer. BOLSONARO chegou a sugerir que irá falar com uma rádio que "ouve quase sempre", para que a emissora faça uma pesquisa com seus ouvintes e veja a "vontade popular" com relação ao tema.

O governo federal estuda usar o valor arrecadado com privatizações para duas frentes: incrementar o novo Bolsa Família, através de um fundo de erradicação da pobreza, e também pagar precatórios. A proposta foi apresentada por ministros nesta segunda-feira aos presidentes do Senado, RODRIGO PACHECO e da Câmara, ARTHUR LIRA. O governo ainda vai apresentar uma PEC dos precatórios para escalonar o pagamento de dívidas e, com isso, abrir espaço fiscal para o financiamento do programa social do governo. A ideia é aumentar os valores do Bolsa Família, que pode ser rebatizado de Auxílio Brasil. Também participaram da reunião os ministros PAULO GUEDES, da Economia; CIRO NOGUEIRA, da Casa Civil; e FLÁVIA ARRUDA, da Secretaria de Governo.

O ministro do Superior Tribunal Federal e também presidente do Superior Tribunal Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, fez um pronunciamento na noite desta segunda-feira para marcar a abertura do segundo semestre no TSE. Além de rebater as acusações de fraude eleitoral feitas pelo presidente JAIR BOLSONARO, o tribunal também pediu que o STF abra inquérito para investigá-lo sobre os ataques às urnas eletrônicas. Todos os ministros do TSE votaram favoravelmente ao pedido de abertura do inquérito que vai apurar se houve abuso econômico e campanha antecipada por parte de BOLSONARO. O presidente também será investigado sobre suas afirmações contra o sistema eleitoral brasileiro.

Santa Catarina registrou uma queda de 25 por cento em duas semanas no número de pacientes em tratamento contra a Covid-19. O dado é de uma pesquisa do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da Universidade Federal de Santa Catarina. Conforme o documento, publicado nesta segunda-feira, a tendência é que esse número caia ainda mais. Em 16 de julho, havia 17 mil 974 pacientes em tratamento contra a Covid-19 no estado. Já em 30 de julho, eram 13 mil 523. Nesta segunda, o número de casos ativos que ainda podem transmitir o vírus caiu para 11 mil 829.

Santa Catarina alcançou a marca de cem por cento da população estimada dos grupos prioritários com a primeira dose da vacina contra à Covid-19. São mais de dois milhões de pessoas que já estão com o seu esquema vacinal iniciado. Já com a segunda dose são um milhão 271 mil 313 catarinenses, dos grupos prioritários, que estão totalmente imunizados e receberam ou as duas doses da vacina ou a dose única até às seis da tarde, desta segunda. Essa marca equivale a média entre todos os grupos levando em consideração uma estimativa populacional de cada categoria. Nesta segunda, foram distribuídas 187 mil 410 doses de vacina para as 17 regionais de saúde.

Com um agronegócio baseado em pequenas propriedades rurais, Santa Catarina lança a Década da Agricultura Familiar, de 2019 a 2028, focada na valorização do setor produtivo. A ação faz parte do plano de ação global contra a fome e a pobreza liderado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Com atraso por causa da pandemia, o lançamento aconteceu nesta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e marca a união do Governo do Estado, parlamentares, iniciativa privada e produtores rurais para incentivar a agricultura familiar. Em Santa Catarina, 78 por cento dos estabelecimentos agropecuários e 72 e meio por cento das pessoas ocupadas na agricultura são da agricultura familiar.

Vai iniciar hoje à noite em São Miguel do Oeste o curso de Libras promovido pela Associação dos Pais e Amigos dos Surdos. A informação é da presidente da APAS, IRMA WAGNER. De acordo com ela, o curso será realizado no auditório da secretaria de Educação a partir das sete horas da noite. Conforme ela, ao todo, serão 40 horas de duração, sendo que os encontros vão ocorrer todas as terças-feiras entre sete e 10 horas da noite.Segundo IRMA, foram ofertadas 35 vagas para os interessados, sendo que cada um teve que pagar o valor de 150 reais de taxa de inscrição.

O curso de Libras ofertado pela APAS de São Miguel do Oeste teve uma boa procura por parte da comunidade local e regional. A afirmação é da presidente da associação, IRMA WAGNER. Ela destacou que isso ocorreu pois no ano passado o curso não foi realizado em virtude da pandemia da Covid-19. Ela ressaltou que neste ano, a ação será realizada, porém, respeitando todos os protocolos de Saúde, visando evitar um possível contágio do vírus. IRMA explicou que o curso vai possibilitar aos participantes um conhecimento amplo sobre a cultura surda.

O curso de Libras é extremamente importante na sociedade atual. O comentário é da presidente da APAS, IRMA WAGNER. Ela disse que por meio dele as pessoas aprendem a se relacionar com os surdos de maneira em geral, além de aprender os sinais da Língua Brasileira de Sinais. Ela lembrou que atualmente a socialização desse público é precária no Brasil e esses cursos visam diminuir isso. Para a presidente, IRMA WAGNER, os cursos dessa natureza visam aumentar ainda mais a inclusão efetiva dos surdos na comunidade local, regional, nacional e mundial.

A escola do Senai firmou parceria com seis prefeituras da região para cursos profissionalizantes e de contra turno para alunos da educação básica das redes municipais. Além disso, outros municípios estão em fase de negociação para efetivação dos projetos. Já estão em andamento os cursos de Tecnologia e Robótica nas cidades de Itapiranga, Guaraciaba, Descanso, Mondaí e Anchieta. Em Dionísio Cerqueira o projeto é de Robótica Kids. Em alguns municípios da região, também está em andamento o projeto da Educação de Jovens e Adultos. O foco da Federação das Indústrias, por meio da Escola S, é capacitar os alunos em fase escolar e futuros trabalhadores com cursos profissionalizantes, iniciando assim o caminho no mercado de trabalho já qualificados, especialmente familiarizados com a Indústria quatro ponto zero.

A Secretaria de Educação de Guaraciaba retomou nesta segunda-feira, o Projeto Jornada de Educação Tecnológica Um. A informação é da Secretária de Educação SANDRA GASPERIN. Ela explicou que após um período de suspensão das aulas, em virtude da Pandemia, a Secretaria retornou com as atividades para as turmas já existentes. As aulas serão realizadas todas as segundas-feiras no Centro de Multiplouso Professor Alfredo Ames, ao lado do Corpo de Bombeiros. São 50 alunos matriculados do sexto ao nono ano. O Projeto Jornada de Educação Tecnológica prevê 15 encontros e os investimentos por parte da Administração Municipal para a realização do Projeto são de cerca de 28 mil reais.

Tomou posse na manhã de hoje, o novo comandante da nona região de Polícia Militar. O Coronel ALFREDO VON KNOBLAUCH vai comandar a instituição no lugar do tenente coronel JAILSON FRANZEN. O novo comandante vem da terceira região da Polícia Militar com sede em Balneário Camburiu. Ele tem passagens pelo Gaeco de Itajaí e estava como chefe do Estado Maior da terceira região da PM. A transmissão do cargo foi realizada na manhã de hoje no décimo primeiro batalhão. As fotos da cerimônia estão no portal da Peperi na internet.

A Conferência Municipal de Assistência Social de São Miguel do Oeste está confirmada para a próxima semana. O evento será realizada no dia 11 de agosto, quarta-feira da semana que vem, a partir da uma e meia da tarde no centro de convivência dos idosos no bairro Agostini. De acordo com LECIANE MATIELLI, que integra o Conselho de Assistência Social, o objetivo é discutir os principais aspectos envolvem o financiamento e a execução das políticas públicas do setor. O tema deste ano é “Assistência Social: um direito do povo e dever do estado com financiamento público para enfrentar as desigualdades e garantir a proteção social”. Hoje, o programa Boa Tarde Peperi vai repercutir a importância dessas conferencias com os municípios do extremo-oeste.

Mais um grupo de doadores de sangue do município de Paraíso foi encaminhado ao Hemosc de Chapecó no final julho. O transporte dos cerca de 10 doadores foi viabilizado pela Secretaria de Saúde do município. De acordo com o secretário de Saúde, VALDECIR MENEGAIS, o grupo integra o quadro de funcionário de umaindústria da cidade município que incentivou a ação. O secretário pediu que mais pessoas se tornem doares de sangue e lembrou que a doação de uma única pessoa pode salvar até quatro vidas. Atualmente, o único ponto de coleta de sangue na região fica no Hemosc de Chapecó.

Dezesseis pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira. No total, seis mil 375 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais seis mil 227 já se recuperaram. 78 moradores estão com o vírus ativo. Nesta segunda-feira, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso registrou mais dois óbitos provocados pela Covid, duas mulheres de 55 e 74 anos municípios de Galvão e de São João do Oeste. A ocupação dos leitos de UTI Covid está em 80 por cento com 20 pacientes confirmados. Na enfermaria, são 12 pessoas internadas com taxa de ocupação em 75 por cento.

A população de 32 anos de idade também foi incluída no cronograma de vacinação contra covid desta semana em São Miguel do Oeste. A imunização deste grupo ocorrerá amanhã, das oito da manhã as seis da tarde na Praça Walnir Bottaro Daniel. O restante do cronograma da semana está mantido. Hoje pela manhã foram vacinadas as pessoas com 33 anos de idade. Amanhã, será aplicada a primeira dose para pessoas com 33 anos e a segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz para as pessoas que receberam a primeira em 26 de maio. Na quinta-feira, o município vai aplicar a segunda dose da vacina CoronavacButantan para as pessoas que receberam a primeira dose em oito de julho. Na sexta, será aplicada a segunda dose da vacina OxfordAstraZenecaFiocruz para as pessoas que receberam a primeira aplicação em 28 de maio.

O Sine de São Miguel do Oeste é o segundo com mais vagas de emprego em Santa Catarina. Ao todo, o estado tem oito mil 643 vagas abertas pelo Sistema Nacional de Emprego, 181 delas para pessoas com deficiência. A lista foi atualizada pelo órgão nesta segunda-feira e inclui vagas para diferentes áreas e níveis de formação profissional. No momento, as vagas com mais postos em aberto são para cargos de representante comercial, vendedor, consultor de vendas e costureira. Em menor número, há maior diversificação de áreas, como motoristas, vigilantes, cozinheiro, garçom, auxiliar de pagamento, entre outras. O posto com maior número de ofertas é Concórdia mil 169 oportunidades. A agência de São Miguel do Oeste é a segunda com 808 ofertas.

O secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, se manifestou nesta segunda-feira, no Peperi Entrevista, sobre os projetos que tramitam na câmara de vereadores e que tratam da responsabilidade sobre a construção ou adequação dos passeios públicos. O entendimento atual é de que esse é um dever dos proprietários dos imóveis. Na semana passada, a vereadora CRIS ZANATTA protocolou dois projetos que alteram o Código de Obras e o Plano Diretor estabelecendo que a obrigação das calçadas é da prefeitura e não dos moradores. CRIS disse que a lei orgânica já prevê que essa é uma obrigação do município. DIAS citou que a administração não tem dúvida nenhuma de que a legislação é clara ao estabelecer, desde 2011, que a obrigação pelas calçadas é dos proprietários.

O secretário de Urbanismo JEFERSON DIAS, também afirmou que os projetos de alteração da responsabilidade sobre a construção e adequação dos passeios públicos tem vício de origem e não pode ser apresentado por um vereador. Ele disse que a proposta terá impactos na receita da prefeitura e, desse modo, somente o poder executivo pode ser o autor de um projeto desse tipo. DIAS também estranhou o fato da vereadora CRIS ZANATTA levantar esse assunto neste momento. Ele citou que a vereadora já foi presidente do legislativo e poderia ter proposto essa alteração quando o prefeito era do partido dela. O secretário disse ainda que o executivo não vai pedir a rejeição dos projetos e que os vereadores tem toda a liberdade para analisar e votar as matérias em plenário.

O município deve fazer a calçada padrão nos bairros mais carentes do município. De acordo com o secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS, um levantamento feito à pedido do prefeito WILSON TREVISAN apontou que são necessários cerca de um milhão de reais para os passeios no Morada do Sol, Vila Nova Um e Dois e das comunidades da Pedreira, São Francisco e Vila Maria. DIAS disse que a prefeitura fará a calçadas para essas famílias. Além disso, o município criou um programa de colaboração para ajudar as pessoas que não tem condições para fazer os passeios. Ele explicou que uma comissão está recebendo e analisando esses pedidos.

O secretário de Urbanismo também discorda da posição da vereadora CRIS ZANATTA a respeito de um eventual ressarcimento para os moradores que já fizeram as calçadas dentro das regras da acessibilidade. Na semana passada, CRIS disse que em caso de aprovação dos projetos que fixam a responsabilidade pelos passeios para o município, os proprietários de imóveis poderiam pedir a devolução dos valores gastos nas calçadas. DIAS citou que mesmo que os projetos sejam aprovados, eles não serão retroativos e só teriam efeitos a partir da promulgação das leis. Ele reforçou que o dever é dos moradores, de acordo com a legislação municipal, e que o TAC firmado com o Ministério Público apenas estabelece prazos para que as pessoas façam as construções ou adequações dos passeios.

Um incêndio atingiu quatro edificações no começo da manhã desta terça-feira no Bairro Salete. Segundo a corporação, o fogo começou em uma edificação do tipo comercial, residencial e industrial no mesmo lote que fica na rua Almirante Tamandaré e as chamas se espalharam para um edificação industrial próxima ao local. O espaço onde funcionava uma metalúrgica, bar e residência no pavimento superior foi destruído pelo incêndio. Os bombeiros usaram cerca de 12 mil litros de água no combate às chamas e rescaldo. Ninguém ficou ferido e as causas do incêndio não foram confirmadas oficialmente.

Mais um incêndio foi registrado na madrugada de hoje na região. O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro atendeu a ocorrência por volta das cinco e meia na Linha Derrubada Alta, interior do município. O fogo atingiu máquinas de uma madeireira. Quando os Bombeiros chegaram ao local, funcionários já haviam iniciado o combate às chamas com mangueiras de jardim. As chamas atingiram a mesa de ferramentas e esteira da indústria. As causas do incêndio ainda não foram confirmadas. Ninguém ficou ferido.

Um idoso de 75 anos foi agredido a golpes de facão nesta segunda-feira em São Lourenço do Oeste.O crime aconteceu no bairro São Francisco. De acordo com a Polícia Militar, um homem de 35 anos atacou o idoso com um facão, provocando lesões no rosto da vítima. A PM informou que o agressor tem problemas mentais. O idoso foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e levado até a Unidade de Pronto Atendimento em Saúde 24 horas.

Um homem acusado de matar e esconder o corpo da companheira vai a júri popular na sexta-feira no Fórum de São Miguel do Oeste. CLEVITON DE LIMA DE CARVALHO, é acusado de matar ANGÉLICA SABRINA SEIBERT em março de 2019. A mulher desapareceu no dia 16 de março de 2019, depois de sair de Dionísio Cerqueira com CLEVITON para visitar parentes dela em São Miguel do Oeste. O corpo dela foi encontrado em uma propriedade rural em Barra Bonita. Dias depois do crime a polícia localizou o veículo do casal em um posto de combustíveis no Paraná. CLEVITON teria pedido carona para ir à São Paulo e foi preso somente no dia 30 de agosto em Novo Progresso no Pará. Ele está preso deste então e será julgado nesta sexta-feira, a partir das oito horas da manhã.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.